gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Planeamento Desportivo – Época 2021/2022 – XI

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2020/2021

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que tomamos conhecimento através do Anexo II do Comunicado Oficial n.º 1 da época 21/22. Mais uma vez a PO03, que tal como nas últimas épocas, com a responsabilidade da organização a ser da Federação, pensamos nós, ainda sem a indicação das Associações responsáveis por zona, mas com a indicação através do CO N.º 12 (13-08-21), de que a data limite para as inscrições é 17-09-21, com início previsto para 23-10-21, conforme o previsto no Anexo V ao CO N.º 1 da presente época.

PO03 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 3.ª Divisão - É uma prova que já dispõe de Regulamento desportivo elaborado, o que entendemos como positivo, embora depois no seu modelo competitivo, fique dependente da criação da elaboração provavelmente de um CO com a indicação da estrutura e da Calendarização da mesma. O modelo competitivo, é praticamente o mesmo da época anterior, embora continue a ser uma prova não fixa, com a única alteração a ser no ponto 2 do Artigo 3 (modelo competitivo), pois o número de Zonas geográficas na 2.ª Fase, que agora fica ao critério da Federação ao desaparecer o limite de 2/3, mas cuja organização passou para a Federação, que poderá ou não delegar competências nas suas associações, consoante as zonas que forem criadas, em especial na 1.ª Fase da Prova, onde serão constituídas diversas Zonas. Só se podendo ter uma noção mais exata da estrutura da prova após essa data. Não se sabendo quantas equipas ascenderão à PO02.

Na PO03, na alínea b) do ponto 2, do Artigo 2.º continua-se a verificar, a chamada de atença para os constrangimentos na alínea anterior, quando na mesma não existem quaisquer constrangimentos. Na sua alínea f) a mesma foi ajustada, ficando igual ao está descrito na PO02, e acrescentada a alínea g) e consequente renumeração das seguintes, que contêm matéria de relevo, pois impede que os atletas inscritos na equipa de letra mais baixa (A), após o términus da sua prova, não poderão participar em jogos da equipa das outras designações (B, C, …), uma das mais significativas alterações e que vai evitar o que se passou esta época. Alteração também significativa.

Verifica-se a continuação da redação em relação às equipas B (e que na nossa opinião não são coerentes, por exemplo, manteve-se os dois “estrangeiros”, digamos assim, qual a justificação?), e mantêm a permissão destas equipas estarem presentes na Fase Final, Felizmente que desta vez continuou a ser previsto a existência de equipas das Regiões Autónomas, aguardando a forma como as mesmas participarão, se o vierem a fazer. Continua a prever-se que a final seja com mais de duas equipas, ou seja a disputa da Fase Final, em concentração (3 ou mais clubes), colocando-se ainda a hipótese de a Final ser disputada num único jogo em campo neutro (apenas 2 equipas na Fase Final) curiosamente nesta prova, continua-se a não obrigar à existência do Regulamento de Segurança na homologação dos Pavilhões. Porquê? Aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nesta prova, e sua divisão em Zonas Geográficas na 1.ª Fase, para elaborar um completo a esta análise.

O Analista

Sem comentários: