gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Alterações as Regras de Jogo – 2022 /2023 – Divulgação - II

 
ALTERAÇÃO ÀS REGRAS DE JOGO 2022 / 2023

(EM VIGOR EM 1 DE JULHO DE 2022)

Na continuidade de anterior texto sobre o tema damos hoje por concluído a divulgação das alterações que entrarão em vigor, em 2022 / 2023, e lamentamos que o CO N.º 99 de 09-06-12, que segundo se entende deveria divulgar as alterações, apenas nos remete para links, onde poderão ser lidas ou feitos downloads, do novo livro de Regras, mais uma oportunidade perdida de termos uma correta divulgação das alterações. Hoje apenas nos iremos referir a duas das alterações.

Regra 7 – Manejo de Bola e Jogo Passivo

Regra 7:12 – onde diz 6 passos, passa a dizer 4 passos mantendo-se todo o restante texto.

Em todo o texto das Regras onde é referido os 6 passos para o jogo passivo, passa a dizer 4 passos, esta é uma das normas, que a IHF refere, que se altera para tornar o jogo mais rápido e atrativo.

Também nos Esclarecimentos é alterado tudo o que se refere a 6 passos para 4 passos, em especial no seu ponto 4 (jogo passivo).

Em Orientações e Interpretações, quando são referidos os anexos, também a redação para o Anexo 3 foi reajustada, de 6 passos para 4 passos.

Esta é a alteração de que se falava em relação ao jogo passivo, pois tudo que existia, mantêm-se na sua totalidade.

Regra 8 – Faltas e Condutas Antidesportivas

Conduta Antidesportiva que deve ser sancionada com uma exclusão direta de 2 minutos

Regra 8:8 – Foi introduzida uma nova alínea (d)), e acrescentadas Notas.

Alínea d) Quando um remate de jogador sem impedimentos, rematando numa situação de jogo sem oposição, atinge a cabeça do guarda-redes.

Notas:

Critérios para atingir o guarda-redes com a bola na cabeça-

  • A regra só é aplicável em situações de jogo sem oposição, ou seja sem nenhum a existência de nenhum defensor entre o rematador e o guarda-redes. 
  • A cabeça deve ser o primeiro ponto de contato da bola. A regra não se aplica se a bola atingir a cabeça do guarda-redes depois de atingir o mesmo em outra qualquer parte do corpo em primeiro lugar. 
  • A regra não se aplica se o guarda-redes se estiver movendo a cabeça na direção da bola.
  • Se o guarda-redes, tentar enganar os árbitros para provocar uma sanção ao seu adversário (por exemplo a bola atingir o peito do guarda-redes), o guarda-redes deve ser punido de acordo com a Regra 8:7d.

Esta é a regra introduzida para salvaguarda da condição física do guarda-redes, e não é sempre aplicável, quando a bola atinge a cabeça do guarda-redes como se dizia.

Regra 10 – O Lançamento de Saída

Regra 10:5 – Novo ponto introduzido

a)      O Lançamento de saída é executado e qualquer direção desde a área de lançamento sempre precedido de um apito, devendo ser executado nos 3 segundos seguintes (Regras 13:1a, 15:7 3.º Paragrafo)

b)      O apito dos árbitros pode ser dado quando a bola está dentro da área do Lançamento de saída, e o executante tem pelo menos um pé dentro da respetiva área do Lançamento de saída.

c)      O executante não pode cruzar a linha de lançamento de saída com qualquer parte do corpo, até que o lançamento seja considerado executado (Regras 13:1a, 15:7 3.º Paragrafo)

d)     O executante pode mover-se dentro da área de lançamento de saída, mas não pode bater a bola após o apito do árbitro (Regras 13:1a, 15:7 3.º Paragrafo)

e)      A execução pode ser feita em movimento, mas não é permitido saltar durante a execução do lançamento de saída (Regras 13:1a, 15:7 3.º Paragrafo)

f)       O lançamento de saída é considerado executado quando:

a.       A bola saiu primeiro da mão do executante, e depois cruzou completamente a linha da área do lançamento de saída, ou

b.      A bola foi passada e tocada ou controlada por um companheiro de equipa, mesmo dentro da área do lançamento de saída

g)      Os companheiros de equipa do executante não podem cruzar a linha central, antes do apito, exceto se estiverem dentro da área do lançamento de saída (Regra 15:6)

h)      Os jogadores da equipa que defende, devem estar fora da área do lançamento de saída e não podem tocar na bola ou os adversários dentro da área do lançamento de saída, até que o lançamento seja considerado executado (Regras 15:4, 8:7c). Eles estão autorizados a estar diretamente fora da área do lançamento de saída.

Uma alteração que era pretendida por muito boa gente, estamos a referir-nos ao jogar no ataque com 7 jogadores de campo mantêm-se como até agora.

Terminamos com o que foi alterado, e aconselhamos a ver os vídeos que a IHF disponibiliza no Youtube sobre as mesmas, e que são completamente esclarecedores.

O Regras de Andebol

Sem comentários: