gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 4 de outubro de 2020

Crónica de Fim-de-semana – 05 – 2020 / 2021 – I – Atualizada

 

Crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01, relativa aos encontros à 4.ª Jornada.

Mais uma vez continuamos a dar valor acrescentado às diversas transmissões que estão a ser realizadas, em especial pelos canais próprios de alguns clubes, via internet e não só, tal como se saúda o positivismo das diversas Transmissões. No entanto gostaríamos que se verificasse uma forte melhoria nos seus comentadores. Por exemplo não fossem tão “caseiros” como por vezes se revelam, poderiam ser mais objetivos.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

1.ª Jornada

Belenenses - Boa Hora  (ADIADO)

Dia 31-10-20

SC Horta - FC Gaia (21H00)

Madeira SAD - Póvoa AC

2.ª Jornada

Águas Santas - Belenenses (ADIADO)

3.ª Jornada

Dia 14-10-20

Belenenses - Madeira SAD (19H00)

4.º Jornada

Dia 03-10-20

Boavista FC 25 – 28 Belenenses

FC Gaia 27 – 35 Águas Santas

ABC 28 - 29 Benfica

Ismai 27 – 34 Sporting

AA Avanca 26 – 27 SC Horta

Póvoa AC 23 – 35 FC Porto

Boa Hora 22 – 24 Vitória FC

Dia 04-10-20

Madeira SAD 31 - 24 AD Sanjoanense

Assinalamos com prazer o regresso à competição da equipa do Belenenses, que nesta jornada realizou o seu primeiro encontro, apesar de existir qualquer explicação por parte da Federação o que torna, à evidência, a fraca informação da FAP, o que se lamenta. Realizaram –se os restantes encontros, de que realizamos esta ligeira crónica. Finalmente nalguns encontros, existiram estatísticas, nos termos regulamentares, mas apenas um relatório final, pois os diretos terminaram (um forte retrocesso na modalidade, na nossa modalidade), com a Federação mais uma vez a esquecer-se da matéria regulamentar por si elaborada e aprovada, ver ponto 8 do Artigo 11.º do Regulamento da prova. Continuaremos a falar neste tema até que alguém venha a público esclarecer o que se passa na realidade, mas como já referimos a informação é “pobre”. Quanto ao chamado Relatório Estatístico, esta semana surgiram mais cedo no Portal da FAP, mais cedo nalguns jogos, noutros é ainda para esquecer. Nos jogos que se realizaram, não se registaram ocorrências disciplinares. Mas voltámos aos encontros com inversão de campos.

Atualização

No pavilhão Bartolomeu Perestrelo, disputou-se o Madeira SAD / AD Sanjoanense, que terminou com a esperada vitória do Madeira SAD, diante o primo divisionário AD Sanjoanense, cujo resultado final poderá ser indicativo de algumas facilidades, mas na realidade, o mesmo poderá ser enganador, já que a equipa do Madeira SAD, apesar de ter comandado o marcador durante os 60 minutos, nem sempre teve a vantagem com que terminou o encontro, pois durante os primeiros 30 minutos a AD Sanjoanense, conseguiu equilibrar o jogo, chegando a estar a perder pela diferença mínima por diversas vezes (10-9, e 12-11, por exemplo), para chegar ao intervalo a perder por 14-12. NO segundo tempo o Madeira SAD evidenciou a sua maior experiencia e valia do plantel, ao chegar rapidamente aos 20-15, para posteriormente colocar o resultado em 24-18, e atingir o máximo diferencial aos 27-19, e 29-21, por exemplo, para a AD Sanjoanense, ainda conseguir reduzir o diferencial final para apenas 7 golos. No Madeira SAD onde 10 jogadores concretizaram golos, Elias António e Elledy Semedo ambos com 6 golos, foram os seus principais marcadores. Na AD Sanjoanense, Vinícios Carvalho com 6 golos, e Lourenço Santos com 5 golos, foram os seus melhores marcadores. A nota negativa, não é relacionada diretamente com o jogo, mas com o facto de passado mais uma hora após o terminar do encontro o Boletim de jogo, não estar devidamente concluído, o que invalida a atualização automática das classificações, e ao mesmo tempo não termos relatório da estistica, é uma pena.

Póvoa AC 23 – 35 FC Porto

Disputado no Dragão Arena, em encontro com a inversão de pavilhão, tivemos um encontro, que na prática, teve sentido único, com FC Porto a chegar aos 4-0 aos 5 minutos de jogo, e com o Póvoa sempre atrás do marcador, com algumas aproximações, como por exemplo aos 9 minutos quando o FC Porto vencia por 6-5, para aos 16 minutos estar o FC Porto a vencer por 11-6 (maior diferença registada nos primeiros 30 minutos), que se repetiu, aos 28 minutos (16-11), para o intervalo chegar com o resultado em 17-12, tivemos um FC Porto de gestão, com Fábio Magalhães (6 golos) em bom plano assim como Diogo Branquinho (6 golos), enquanto no Póvoa AC, Rare Fodorean (6 golos) era o chamado “abono de família” da equipa, que se apresentou com organização, não esquecendo as positivas atuações dos dois guarda-redes, Humberto Gomes pelo FC Porto, e Nikola Mitrevski pelo FC Porto. No segundo período de jogo, verificou-se uma nítida quebra física da equipa do Póvoa, perante a completa rotação dos jogadores do FC Porto, onde a sua qualidade foi uma constante, e o diferencial foi-se dilatando, de tal forma que chegou aos 13 golos, por diversas vezes, como por exemplo aos 25 minutos quando o FC Porto vencia por 33-20, terminando com 12 golos de diferença, e terminou com 13 jogadores a marcarem golos, embora José Rolo (5 golos), esteve bem. Encontro dirigido pela dupla feminina do Porto, constituída por Flávia Santos e Sara Pinto, que foram uma agradável surpresa, e gostaríamos de ver num encontro com outro grau de dificuldade.

ABC 28 – 29 Benfica

No Pavilhão Flavio Sá leite, realizou-se o ABC / Benfica, e onde a jovem equipa do ABC, entrou com todo o “gaz”, e a provar que o seu último jogo, não tinha sido por acaso, e com os jovens André José (6 golo, 66% de eficácia), e Rui Batista (6 golos, 60% de eficácia), assim como Cláudio Silva (23% de eficácia) na baliza, rapidamente chegaram aos 5-1 (cerca dos 6 minutos), e aos 7-3 (cerca dos 9 minutos), quando se verifica um oportuno Time-Out do Benfica, o que leva a equipa a registar algumas melhoras, em especial através de Keita (3 golos, 100% de eficácia), e aos 18 minutos o ABC vence por 10-9, para rapidamente e com o seu reforço Ceballos (6 golos, 75% de eficácia) em bom plano, chega aos 13-10 (22 minutos), para comandar o resto do jogo até ao final dos primeiros 30 minutos, que terminou como ABC na frente do marcador por 16-13, num primeiro tempo que comandou sempre o marcador para surpresa de muita gente, com o Benfica abaixo do esperado, incluindo o seu guarda-redes Sergey Hernandez (32% de eficácia), que foi substituído por Capdeville (16% de eficácia), que voltou e muito bem no segundo tempo, onde tudo mudou desde a atitude do Benfica, que faz um parcial de 5-0, e coloca o resultado em 18-16 a seu favor, situação, onde a diferença dos planteis teve toda a influência, e Petar (8 golos, 61% de eficácia) e Paulo Moreno (8 golos, 100% de eficácia) em grande plano, o Benfica, foi-se mantendo no comando do marcador, apesar da excelente réplica da jovem equipa do ABC, que consegue igualar o marcador a 22 aos 48 minutos de jogo, para de seguida o Benfica, com um aumento da sua profundidade defensiva, recupera novamente o comando do marcador, chegando aos 4 golos de vantagem 27-23, aos 54 minutos, mas o ABC apesar do maior número faltas técnicas cometidas, consegue nos últimos minutos com uma defesa mais aberta, chegar à diferença mínima com que terminou o encontro. Dirigiu o encontro a dupla de Aveiro, constituída por Ramiro Silva, e Mário Coutinho, que na nossa opinião tiveram uma arbitragem bastante positiva, embora não isenta de algumas indecisões.

Boa Hora 22 – 24 Vitória FC

Jogo realizado no pavilhão Fernando Tavares, entre duas equipas onde impera a juventude, e que proporcionaram um bom espetáculo de andebol, emotivo, pese as muitas e diversas faltas técnicas cometidas por qualquer das equipas. Jogo onde a juventude inexperiência de alguns elementos estiveram em evidência, podemos por exemplo referir o pivô do Boa Hora, Benjamin (2 golos, 40% de eficácia), com falhas importantes durante o jogo, nas duas equipas destaque para a prestação dos dois guarda-redes, Bruno Lima (34% de eficácia) no Boa Hora e Alan Lima com a mesma eficácia no Vitória FC, uma referência para o facto do Boa Hora em especial raramente aproveitar as diversas superioridades numéricas de que dispôs, pois o Vitória chegou a esta com 4 jogadores de campo, raramente aproveitados pelo ataque do Boa Hora, encontro que se manteve equilibrado até cerca dos 10 minutos, igualdade a 4 golos, para o Vitória FC passar para a frente do marcador, situação que não mais abandonou, chegando ainda nos 30 minutos iniciais, chegou a ter 4 golos de vantagem (12-8), cerca dos 23 minutos, para o intervalo chegar com o resultado em 13-11. No segundo período de jogo, boa entrada da equipa do Vitória, perante uma defesa do Boa Hora sem agressividade, e onde apenas Alexandre se mostrava com alguma capacidade defensiva, e tinha Victor Talmazan (7 golos, 87% de eficácia) o seu melhor marcador, no Vitória FC, Nuno Gonçalves (4 golos, 100% de eficácia), tantos como Ruben Santos mas apenas 57% de eficácia, usando toda a sua experiencia e André Alves (3 golos, 100% de eficácia), bem como Bruno (3 golos, 50% de eficácia), estabeleciam o diferença, quer defensiva quer atacante, embora o Boa Hora aos 53 minutos colocasse o resultado em 21-20, favorável ao Vitória FC. Através de um livre de 7 metros, nunca conseguiu, ultrapassar a barreira defensiva do Vitória com eficácia. Encontro dirigido e bem pela dupla Internacional de Leiria composta por Ivan Caçador e Eurico Nicolau.

No pavilhão Adelino Costa, disputou-se o AA Avanca / SC Horta, que foi o encontro que nossa opinião teve o resultado mais surpreendente da jornada, ao terminar com a vitória do SC Horta pela diferença mínima, num encontro em que a equipa da Região Autónoma, comandou a grande maioria do tempo o marcador, chegando a ter vantagens confortáveis de 4 e 5 golos, chegando ao intervalo a vencer por 14-12, no segundo tempo, o jogo tornou-se mais equilibrado, com a AA Avanca a conseguir igualar o marcador a 26 golos no último minuto, mas a permitir que o SC Horta nos últimos segundos do encontro ainda marcasse o golos da vitória. André Sousa com 6 golos (75% de eficácia), e Rafael Andrade com 5 golos (55% de eficácia), foram os melhores marcadores da AA Avanca, que nos guarda-redes utilizados, Ricardo castro foi o mais eficaz (30%), mas esteve pouco tempo na baliza, Bruno Landim com 6 golos (75% de eficácia), e Miguel Gomes (62% de eficácia), juntamente com José Silva (100% de eficácia), ambos com 5 golos, foram os melhores marcadores da equipa do SC Horta, com Haris Pleh na baliza a chegar aos 26% de eficácia.

No Municipal Maia, realizou-se o Ismai / Sporting, encontro que apenas foi equilibrado nos momentos iniciais, desseguida o Sporting, passou para o comando do jogo e do marcador ao intervalo a vencer por um confortável 21-14. No segundo tempo o Sporting, continuou a dominar e chegou aos 11 golos de vantagem 26-15, para depois abrandar e a fazer gestão do plantel, e terminar por vencer pelo diferencial quetinha ao intervalo, permitindo alguma recuperação à equipa do Ismai. O Sporting com 11 jogadores a marcarem golos, teve em Pedro Valdez (9 golos, 75% de eficácia), o seu principal marcador, com Manuel Gaspar na baliza a chegar aos 26% de eficácia, por sua vez no Ismai, Manuel Lima (6 golos, 75% de eficácia), e João Edra com 33% de eficácia, o seu guarda-redes mais eficaz dos 3 utilizados.

No recinto do FC Gaia, realizou-se o FC Gaia / Águas Santas, que terminou com a esperado vitória da equipa maiata, diante a jovem e remodelada equipa do FC Gaia, que já perdia ao intervalo por 17-12, margem que permitiu à equipa do Águas Santas gerir o seu plantel, e ainda aumentar a diferença nos segundos 30 minutos. Na equipa do FC Gaia o seu “maestro” Luís Carvalho (7 golos, 63% de eficácia) foi o seu melhor marcador, e teve em Manuel Borges na baliza outro dos seus principais elementos com 30% de eficácia, nos comentários da jornada anterior houve quem não gostasse da utilização da palavra “inevitável”, e desta forma não a vamos utilizar, mas diremos que conforme é normal, Pedro Cruz (10 golos, 66% de eficácia), foi o melhor marcador da equipa e do jogo, sendo bem acompanhado por Fábio Teixeira (85% de eficácia) e Pedro Seabra (54% de eficácia), ambos com 6 golos, com o seu guarda-redes António Campos a chegar aos 31% de eficácia,

No pavilhão da Escola Fontes P. Melo, realizou-se o Boavista FC / Belenenses, com a equipa do Belenenses, a realizar o seu primeiro jogo da época, diante uma das mais fracas equipas do campeonato (na nossa opinião), mas que conseguiu fazer como se costuma dizer a “vida negra”, à equipa do Belenenses, pois vencia ao intervalo por 15-14, com a equipa visitante a apenas ultrapassar a equipa visitado nos segundos 30 minutos, e terminar como vencedora este seu primeiro encontro. António Aparício com 15 golos (75% de eficácia), foi não só o melhor marcador do Boavista FC, como do encontro, alcançando números, imagináveis nesta prova, mas que por vezes acontecem, e teve em Carlos Guimarães na baliza o seu melhor elemento no posto com 50% de eficácia, no Belenenses, Nelson Pina com 6 golos (85% de eficácia), Tiago Ferro (83% de eficácia), juntamente com Gonçalo Valério (83% de eficácia), que obtiveram ambos 5 golos, foram os melhores marcadores do Belenenses, com João Moniz na baliza a chegar aos 44% de eficácia.

Classificação, após esta jornada – 1.º FC Porto, Sporting, Benfica, (12 pontos), 4.º Vitória FC (9 pontos), 5.º Águas Santas (-1 jogo), SC Horta (-1 jogo), e Póvoa (-1 Jogo (7 pontos), 8.º AA Avanca, e ABC (6 pontos), 10.º Madeira SAD (-2 jogos), Boa Hora (-1 jogo), Ismai, e AD Sanjoanense (5 pontos), 14.º Boavista FC (4 pontos), 15.º Belenenses (-3 jogos), e FC Gaia (-1 jogo), (3 pontos). 

O Banhadas Andebol

10 comentários:

Anónimo disse...

Continua a bobagem de chamar a isto campeonato? Benfica e Sporting estão fracos. Porto vai passear...

Anónimo disse...

O Avanca que não sofreu mudanças a nivel de jogadores, está sem qualidade de jogo....os jogadores baixaram seu nivel, apresentam um jogo sem critério....a pergunta que se coloca qual é o papel do consagrado treinador...

Anónimo disse...

Campeonato muito a baixo do esperado ...
Póvoa a equipa surpresa do campeonato.
Rares e Humberto boas contratações , João Santos , Roberto e Rui Lourenço excelentes surpresas relativamente ao ano passado .
Porto vai andar a passear este ano num campeonato quase amador a nível do profissionalismo dos jogadores .
Vitória de Setúbal e Benfica para mim está a ser a desilusão pelo andebol praticado.


Anónimo disse...

Benfica frágil demais... Que equipa?

Anónimo disse...

O Madeira que é pago or todos portugueses não consegue dar uma alegria á Madeira...

Anónimo disse...

O Setúbal tem o 5º orçamento e com a qualidade de jogo não fica nos 8 primeiros. Contra um Boa Hora mais experiente não sei se em vez de susto era mais alguma coisas. Treinador sem capacidade, jogam andebol de não perder. Outro problema vai ser o dinheiro para pagar aquilo tudo com o futebol onde está. O Teca e o Iraniano estão a guardar para o Natal.

Anónimo disse...

Faltou a bateria na câmara do avanca? Não ouvi o ricardinho na entrevista após esta derrota vergonhosa

Anónimo disse...

o ABC-Benfica definiu bem o que vai ser este "campeonato"...
Olhem a diferença! Rito no Benfica teria dois reforços! Este desconhecido Espanhol teve uma equipa nova!

Anónimo disse...

O problema não é ser conhecido ou desconhecido. O problema é ter ou não ter qualidade e isso ninguém sabe porque ele tem um ano como adjunto em França. Deixou de jogar e ao fim de um ano lidera um projeto chamado Benfica, isto só é possível exatamente por ser conhecido agora a qualidade é o que vamos ver. As saídas e entradas foram muitas então tem um trabalho a começar de zero.

Anónimo disse...

Feliz pelo excelente espetáculo dos meus ABC\Benfica! Isto diverte e só é pena não podermos estar lá no Pavilhão! Estar dentro dele é viver Andebol, porque olhamos para as paredes e, estamos no nosso mundo! Enquanto jogador tanto da casa como num dos adversários, sempre foi a minha sala preferida! Nenhum dos meus clubes irá ser Campeão mas, nenhum vai andar pelas ruas da amargura.