gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 – XXV

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2020/2021

A FAP, e conforme referido em texto anterior relativo à Taça de Portugal, publicou finalmente o CO N.º 18, onde são referidas todas as equipas participantes na PO03, (onde p “impressionante” número de equipas B (13) e até 1 C (FC Porto), demonstra que algo está errado, pois algumas destas equipas são nitidamente equipas de juniores com aptidão para seniores, e é uma forma de contornar tudo o que está definido em termos competitivos, neste CO é finalmente referido o modelos competitivo e a estrutura da prova bem como a delegação de competências, e que dedica todo o seu texto à PO03. Na continuidade do que temos feito, iremos analisar o mesmo com o devido cuidado, não esquecendo a matéria que já tinha sido divulgada pela FAP.

PO03 Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

Prova, que embora aparentemente tenha passado a estar sob a alçada da Federação, continua conforme se têm verificado nos últimos anos, continua a estar na sua 1.ª Fase, a estar sobre a alçada das Associações, com mais uma vez, a terem delegação de competências na sua organização, continuando a serem responsáveis pela nomeação das arbitragens e da parte disciplinar. Sendo a estrutura da prova muito semelhante à verificada na última época, (passando de 6 para 7 Zonas, na 1.ª Fase). É uma prova que já dispõe de Regulamento desportivo elaborado, o que entendemos como positivo. Sabendo-se desde já que serão seis (6) as subidas à PO02.

Verifica-se a continuação da redação em relação às equipas B (e que na nossa opinião não são coerentes, por exemplo, manteve-se os dois “estrangeiros”, digamos assim, qual a justificação?), e mantêm a permissão destas equipas estarem presentes na Fase Final, Felizmente que desta vez foi previsto a existência de equipas das Regiões Autónomas, mas o CO divulgado com a estrutura da prova omite claramente a hipótese desta participação.

Curiosamente diz o CO que os clubes não apurados para a 2.ª Fase, disputarão Prova Complementar, nós perguntamos qual? Como? Quando? Sobre a responsabilidade de quem? No entanto estamos de acordo que a mesma exista, mas estaremos cá para confirmar… Com esta estrutura de prova, continua a verificar-se que se estarão na 1.ª Fase disputar verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Voltamos a afirmar que desta forma se obriga as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel. Esperamos que face ao ponto 4 do CO N.º 18, os custos de arbitragem serão liquidados na FAP, será que as arbitragens, também serão da responsabilidade do CA da FAP?

São indicados o número de clubes que ser apurados para a 2.ª Fase da prova, que será constituída por 3 zonas de 6 clubes, são apurados pelas diversas Zona geográficas, conforme a seguir descriminamos. Sendo desta forma possível quantificar se existe ou não aumento ou diminuição de clubes participantes. Recordando que 2012 /2013 foram 45 equipas, na época 2013 / 2014 foram 35 (-10), em 2014 / 2015 foi de 34 (-1), e em 2015/2016 foram 42, registando-se um aumento significativo, em relação á época anterior, em 16/17 foram 35 voltando a diminuir drasticamente, mas agora são 39 (dos quais 5 são equipas B), em 17/18 foram 43 (das quais 6 B), em 2018/2019 existiu uma estagnação, pois as equipas foram 41 (com pelo menos 3 B), em 2019/2020 tivemos um ligeiro aumento passando de 48 equipa (4 eram B). Esta época, apesar de ser uma época atípica, a mesma reflete o verdadeiro estado da modalidade pois teremos uma diminuição do número total de equipas 43, das quais 14 são B e C, o que em nosso entender é um mau sinal para a modalidade, pois significa que na realidade a apenas serão 29 equipas por exemplo a participar na PO20.

Importa referir que as datas para a realização das diversas Fases, e que são praticamente as constantes do anexo V do CO N.º 1.

1.ª Fase de 24-10-20 a 27-01-2021

2.ª Fase de 13-03-2021 a 05-0-21

Fase Final de 12 a 27-06-21

O modelo competitivo divulgado, é:

1.ª Fase – 7 Zonas

Zona 1 (9 Clubes, 4 são B) – AA Braga, AA Porto e AA Viana Castelo – Apura 3

Zona 2 (9 Clubes, 1 é C) – AA Porto – Apura 3

Zona 3 (10 Clubes, 4 são B) – AA Aveiro, AA Viseu e Castelo Branco – Apura 3

Zona 4 (8 Clubes, 1 é B) – AA Leiria, e AA Portalegre – Apura 3

Zona 5 (6 Clubes, 1 é B) – AA Santarém, e AA Lisboa - Apura 2

Zona 6 (6 Clubes, 3 são B) – AA Lisboa - Apura 2

Zona 7 (5 Clubes) – AA Algarve, AA Setúbal, AA Évora, AA Beja - Apura 2

A 2.ª Fase onde conforme já referimos, os apurados serão distribuídos por (3) três zonas de 6 equipas cada no sistema de TXT a duas voltas, o 1.º de cada Zona apura-se para a Fase Final, no entanto que os 2 primeiros classificados em cada zona nesta fase ascendem à 2.º Divisão Nacional. A Fase Final, poderá ainda ser disputada em concentração ou no sistema de TxT a 1.ª volta (achamos esquisito, que o número de equipas seja impar, o que dificulta a realização de qualquer concentração).

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Chega a ser surrial Equipa A e B na mesma serie tudo isto para dar competiçao aos juniores, Equipa C para dar competiçao a juvenis e iniciados o que é que estamos a fazer a desporto portugues? para quando o começo das conpeticoes jovens? pois estamos a desvirtuar as competicoes