gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Crónica de fim-de-semana No Feminino – 01 – 2020 / 2021

 

Crónica dedicada ao Feminino, onde como é hábito, tentaremos acompanhar o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

1.ª Jornada

Dia 17-10-20

CS Madeira 24 - 28 Madeira SAD

Benfica 22 - 22 Maiastars

Assomada 24 - 36 ABC

AD Academia Andebol SPS 26 - 19 Santa Joana

Colégio Gaia 24 - 24 Juventude Lis

ARC Alpendorada 25 - 23 SIR 1.º Maio/CJB

Dia 09-01-20

CA Leça -Alavarium (18H15)

Infelizmente iniciamos o Campeonato, com um jogo adiado, completamente justificado, pois é devido à presença de uma das equipas nas provas Europeias de Clubes. Não se entende o aparecimento do símbolo de relatório d estatísticas junto aos Boletins de jogo, quando esta época nem são obrigatórias, nem existe nenhuma realizada. Felizmente não temos a registar ocorrências disciplinares.

CS Madeira 24 – 28 Madeira SAD

Jogo disputado no Pavilhão do Funchal, que se apresentou com algum público, e que foi disputado como de costume com grande equilíbrio, entre as duas formações da região e que acabou com difícil vitória do Madeira SAD, consolidada apenas nos 5 minutos Finais. Tivemos os 30 minutos iniciais de grande equilíbrio com diversas alternâncias no marcador assim como diversas igualdades, que refletem não só o equilíbrio do jogo em si, mas a determinação e garra que ambas as equipas colocaram em campo, sendo de destacar na nossa opinião as duas principais guarda-redes dos dois conjuntos, Ana Pontes no CS Madeira, embora com algumas fragilidades nas entradas de ponta, e Mónica Correia no Madeira SAD, equipa que se apresentou com um bom conjunto de valores, onde destacamos a Mariana Azevedo (4 golos) quer a defender quer a atacar, assim como a ponta Neide Duarte (7 golos), a ser a melhor marcadora da equipa, o intervalo chegou com o Madeira SAD a vencer por 12-11, mas continuamos a ter um grande equilíbrio quer no jogo, quer no marcador, e aos 38 minutos verificava-se nova igualdade no marcador agora a 16 golos, e só a partir deste momento o Madeira SAD, passou em definitivo para o comando do jogo e do marcador, embora cerca dos 52 minutos tenha ficado com apenas 4 jogadoras de campo, não se perdeu, ainda conseguindo marcar, sendo o resultado de 23-22, para aos 54 minutos ser de 24-23, e depois de um erro defensivo de uma atleta do CS Madeira, o Madeira SAD chega aos 26-23 cerca dos 57 minutos, momento em que consideramos jogo praticamente resolvido, para o último golo do encontro o 28 do Madeira SAD ser através da conversão de um livre de 7 metros, nesta equipa destaque ainda para Maria Duarte com 6 golos, e um bom jogo, e para a jovem Luana Jesus (4 golos), que se apresentou bastante desinibida. No CS Madeira, total destaque para a consagrada Cláudia Aguiar com 7 golos, e para Catarina Ascensão com 5 golos, e um bom jogo. Dirigiu o encontro a dupla da Madeira, constituída por Hugo Fernandes e Gonçalo Aveiro, tal como na última época, que num encontro que não foi fácil de dirigir, realizaram uma arbitragem pela positiva.

Tivemos o Colégio Gaia / Juventude Lis, que foi o encontro da grande surpresa da jornada na nossa opinião, pois a equipa de Leiria, ofereceu uma excelente réplica, de tal forma que ainda no primeiro tempo passou a comandar o jogo e o marcador chegando ao intervalo a vencer surpreendentemente por 15-11, e comandou o resultado e o jogo até cerca do 15-14, já no segundo tempo, permitindo que o Colégio Gaia, com parcial de 5-0, passasse para a frente do marcador por 16-15, continuando no entanto a o equilíbrio a manter-se de tal forma que nos minutos finais, a equipa visitada vencia apenas pela diferença mínima (24-23), para a Juventude Lis, obter a igualdade nos momentos finais do encontro. No Colégio Gaia, Maria Santos com 6 golos, foi a sua melhor marcadora, bem acompanhada por Mariana Rocha com 5 golos, na equipa da Juventude Lis total destaque para Nicole Fonseca com 7 golos, a ser não só a melhor marcadora da equipa como do jogo.

Num encontro entre as duas equipas que ascenderam à 1.ª Divisão esta época, a AD Academia Andebol SPS / ND Santa Joana, a equipa de são Pedro do Sul, dominou completamente os acontecimentos, chegando ao intervalo a vencer pro 14-7, precisamente a mesma diferença que se verificava, quando o encontro terminou, dominando totalmente os primeiros 30 minutos, no segundo tempo entrou em modo de gestão do plantel e do resultado e permitiu que a equipa do Santa Joana equilibrasse o mesmo embora o marcador tenha sido sempre controlado pela equipa da AD Academia Andebol SPS, Bruna Dias com 7 golos, e Marta Coelho com 6 golos, foram as melhores marcadoras da equipa da casa, com 10 jogadoras a marcarem golos, o Santa Joana teve em Constança Sequeira com 5 golos, a sua principal marcadora.

No pavilhão Carlos Queirós, tivemos o Assomada / ABC, jogo com 30 minutos disputado com grande equilíbrio, conforme se pode verificar pelo andamento do resultado que registou uma forte entrada da equipa da Assomada, ao chegar aos 4-3, para ainda conseguir o 14-13, e chegar ao intervalo a perder pela diferença mínima 16-15. Nos segundos 30 minutos a partir de uma igualdade a 18 golos, a equipa do ABC, começou a dilatar o marcador, chegando com alguma facilidade aos 29-20, para terminar com um diferencial de 12 golos, que é perfeitamente demonstrativo da sua superioridade nos segundo 30 minutos. Na equipa da Assomada total destaque para Nádia Fernandes com 12 golos e a sua melhor marcadora, e igualmente a melhor marcadora do jogo, sem acompanhada por Maura Galheta com 5 golos, por sua vez o ABC onde 12 jogadoras marcaram golos, o que demonstra a gestão do plantel que foi realizada, Rita Vieira com 6 golos, foi a sua principal marcadora.

Outro dos resultados mais surpreendentes (na nossa opinião), ocorreu no ARC Alpendorada / SIR 1.º Maio/CJB, que terminou com a vitória da equipa do ARC Alpendorada, que soube construir a vitória nos primeiros 30 minutos, ao chagar ao intervalo a vencer por 11-8, sabendo ainda resistir a forte reação da equipa da Região de Leiria, e conseguindo terminar como vencedora do encontro. No ARC Alpendorada, Mariana Costa com 5 golos, foi a sua melhor marcadora, acompanhada por Sara Barbosa e Leonor Gonçalves, ambas com 4 golos, já no SIR 1.º Maio/CJB, Francisca João com 6 golos, foi a sua melhor marcadora, com Patrícia Fernandes, e Adriana Bastos com 4 golos a serem as suas melhores marcadoras.

No Pavilhão da Luz 2, realizou-se o Benfica / Maiastars, que surpreendentemente terminou com uma igualdade, após um primeiro tempo de forte domínio do Benfica que chegou ao intervalo a vencer por 14-9, de pois de uma forte entrada, onde chegou com alguma facilidade ao 4-0, mas o Maiastars, respondeu a preceito e aos 15 minutos o resultado era 5-4, espelho das forma como as equipas se apresentavam defensivamente, mas a equipa maiata, que é daquelas antes quebrar que torcer, e nos 10 minutos finais ao conseguir um parcial de 7-2, e colocando o marcador na margem mínima, para concretizar o golo da igualdade a em cima dos 60 minutos. Cláudia Correia com 8 golos, foi não só a melhor marcadora do Benfica, como do jogo, bem acompanhada por Rute Fernandes com 5 golos, na equipa maiata, Nathalia Baliana, e Soud Feraoume, ambas com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras.

Não publicamos qualquer classificação, por entendermos que ainda não se justifica.

O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente segunda parte do ABC terminando da melhor forma o arranque deste campeonato! Vamos!!!

Anónimo disse...

O Benfica com o plantel que tem ficou bem longe da expectativa realçando apenas a excelente exibição da Guarda redes que do meu ponto de vista é uma excelente aquisição! Maiastars que não se deixou abalar pelo diferencial de 5 golos e que agarra um empate a um Benfica que apesar de ser o primeiro jogo do campeonato transparece demasiada confiança...

Pedro Marques disse...

Sabem-me dizer onde é que foi transmitido o jogo Gaia-Juve?

Anónimo disse...

O Benfica continua a ser o clube dos mistérios...
Não sendo campeão porque aparecem tão motivadas as adversárias?
Para completar o ramalhete há arbitragens que, se sentem bem com oque fazem (fizeram)!
O silêncio impera quanto a dirigentes...

Anónimo disse...

Não se chateiem porque mais cedo ou mais tarde vão aparecer casos de Covid e isto para tudo.
E é mais uma época para esquecer.
Não se fazem testes, não se controlam as equipas antes dos jogos... vamos esperar o quê?

E no masculino é igual.

Anónimo disse...

o benfica é horrivel. o que nao se compreende é como é que a treinadora depois da epoca miseravel que fez continue com o alto investimento que foi feito. e continua o investimento altissimo e continuam sem jogar nada. e nao culpem os arbitros pelo ultimo lance foi sim uma má preparação de um lance final. a 15 segundos do fim com bola e sem serem muito pressionadas nem pelos arbitros com passivo nem pelas adversarias fazem uma falha técnica. deu ideia que nada foi preparado ou se foi as atletas nao o fizeram. têm de longe o melhor plantel da PO9 e vão ganhar jogos naturalmente e até se arriscam a jogar pelo titulo, mas só porque têm muito mais plantel que o resto, porque como equipa são fraquinhas.

Anónimo disse...

Sairam e entraram jogadoras, mas o problema do Benfica é quem comanda a equipa. Este ano e à semelhança do ano passado, tem dos melhores (se não o melhor) planteis da Po09 mas as ideias e a organização de jogo são de à 20 anos atrás... É certo que foi só o primeiro jogo, mas não espero grandes melhorias.

Anónimo disse...

Cheira-me que o Benfica, terá de ir ao mercado!...