gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 33 – 2018 / 2019 – II


Crónica final relativa não só à Fase Final Grupo A da PO02, com a realização da 14.ª e última Jornada desta Fase Final, que esta época sofreu uma alteração face à contagem dos jogos já realizados entre os apurados, que são transportados para a Fase Final, em termos pontuais e de resultados. Como ainda serão referidas as descidas de divisão ocorridas em cada Zona do Grupo B.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

FC GAIA CAMPEÃO NACIONAL
(SUCEDE AO SC HORTA)
Resultados
Fase Final Nacional - Grupo A
14.ª Jornada
Dia 10/06/19
Boavista FC 25 – 24 AD Sanjoanense
Benfica B 32 – 36 Vitória FC
Alto Moinho 28 – 27 São Bernardo
1.º Dezembro 29 – 36 FC Gaia

Campeão Nacional – FC Gaia
Equipas apuradas para a PO01 (2019/2020) – FC Gaia, e Boavista FC
Equipas que desceram de Divisão (2 por Zona).
Zona 1 – Modicus, Marítimo
Zona 2 – Ílhavo, CD Mafra
Zona 3 – Ginásio Sul, IFC Torrense

Nos termos regulamentares toda a jornada devia ser jogada na mesma data (foi cumprido), agora não se compreende nem ninguém justificou, a razão por que um dos encontros foi disputado a horas diferentes dos restantes (Benfica B / Vitória FC), não está em causa se tinha ou não influência na classificação final, mas sim o cumprimento das normas regulamentares em excepções. Jornada em que ficou definido o campeão Nacional, e onde foram confirmados todos os resultados verificados na jornada homóloga da 1.ª volta. Foi também felizmente disputada sem ocorrências disciplinares, e também quase sem público. Voltando a verificar-se equilíbrio, em na maioria dos jogos realizados, destacamos desde a dificuldade do Boavista FC, em levar de vencida a AD Sanjoanense, assim a mesma dificuldade foi sentida pelo Alto Moinho, diante o São Bernardo.

Desta vez elaboramos um período do texto, apenas para o facto de continuarmos a ter de referir, a nossa total discordância, do facto de duas das equipas que se encontravam a disputar esta Fase, que nos termos regulamentares, apenas poderem discutir o título (FC Porto B, e Benfica B), pois a sua presença nesta fase pode influenciar negativamente as classificações finais. (mas esta é uma opinião, as outras serão sempre respeitadas pela nossa parte).

Lamentar a total ausência da Andebol TV nesta fase da prova, pois apenas se limitou a retransmitir sinal do que alguns clubes que realizam transmissões.

Um dos mais importantes jogos da jornada (na nossa opinião) foi aquele que atribuía Titulo de Campeão Nacional o 1.º Dezembro / FC Gaia, com a equipa candidata ao titulo, a vencer o mesmo, dominando o jogo e o marcador de tal forma que ao intervalo já vencia por 19-13, consolidando o resultado num segundo tempo de maior equilíbrio, derivado a uma forte gestão do plantel, e a uma boa reacção da equipa local, num encontro com 13 exclusões, e uma desqualificação directa. José Veiga com 9 golos, e Alexandre pereira com 8, foram os melhores marcadores do 1.º Dezembro, no FC Gaia com 10 jogadores a marcarem golos, Martim Costa com 10 golos, foi o seu principal marcador. Outro encontro em que intervinha um dos possíveis candidatos ao Titulo, foi o Boavista FC / AD Sanjoanense, que foi um encontro onde a equipa do Bessa, passou grandes dificuldades, de tal forma que ao intervalo a equipa visitante, vencia por 15-11, e apenas uma forte reacção no segundo tempo levou a equipa do Boavista FC a vencer com enorme dificuldade. NO Boavista FC, onde 10 atletas marcaram golos, Vasco Areias com 6 golos, foi o seu melhor marcador, Bruno Pinho com 7 golos, e Bruno Castro com 5, foram os melhores marcadores da AD Sanjoanense. Novo jogo de grande equilíbrio, foi o Alto Moinho / São Bernardo que terminou com a vitória do Alto Moinho pela diferença mínima, depois de o resultado ao intervalo perspectivar que o jogo iria continuar a ser de grande equilíbrio, apesar do São Bernardo na altura se encontrar na frente do marcador por 14-13. Ambas as equipas realizaram gestão dos planteis, de tal forma, que tiveram dez marcadores distintos de golos, assim pelo Alto Moinho, Frady Fernandes com 9 golos, foi o seu principal marcador, enquanto, Hélder Carlos, e Leandro Rodrigues, ambos com 5 golos, foram os principais marcadores do São Bernardo, duas equipas que na nossa opinião realizaram uma Fase Final aquém das expectativas. No jogo que foi disputado fora das horas convencionais para a disputa da jornada, o Benfica B / Vitória FC, tivemos a vitória da equipa visitante que construiu o resultado nos primeiros 30 minutos, ao chegar ao intervalo a vencer por 19-11, o que lhe permitiu realizar um segundo tempo de controlo do jogo e do marcador, pois apesar da esperada reacção da equipa do Benfica B, a mesma foi insuficiente para retirar a vitória ao visitante. No Benfica B, Gonçalo Nogueira com 9 golos, e Pedro real com 8, foram os seus melhores marcadores, por sua vez no Vitória FC, com 11 jogadores a marcarem golos, Ricardo Pereira com 14 golos, foi o seu principal marcador.

Classificação Final (entrando em linha de conta com os pontos e resultados transitados – 1.º FC Gaia (43 pontos), 2.º Boavista FC (42 pontos), 3.º FC Porto B (35 pontos), 4.º Vitória FC (33 pontos), 5.º AD Sanjoanense (31 pontos), 6.º Benfica B (30 pontos), 7.º São Bernardo (28 pontos), 8.º Alto Moinho (24 pontos), 9.º 1.º Dezembro (22 pontos).

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao clube de bairro pelo título! Um grupo de miúdos, cheios de garra e ambição, bem liderados por um grande atleta e capitão, como há poucos neste país!
Os meus sinceros parabéns igualmente ao Pedro Rema e ao António Moura pela forma como colocaram a secção num patamar qualitativo fantástico face ao que se via há 2/3 anos.

Anónimo disse...

Parabéns ao Gaia e ao Boavista.

Grande diferença entre o andebol da serie Norte, comparado com o da Sul e Centro.

Anónimo disse...

É de lamentar que um club dito familiar, que tanto tinha orgulho nos seus atletas. Atletas estes que estavam no club a cerca de 20 anos, que tanto dedicaram a sua vida como jogadores, ao Gaia, e que sem o apoio deles o mesmo não teria chegado a primeira divisão. Com muita indignação, venho aqui escrever. Que estes mesmos julgadores ao qual um deles se lesionou ao serviço do club que tanto ama, ser dispensado do F.C.Gaia com uma mera mensagem desprezível, do treinador que nem coragem teve para falar com ele e dizer-lhe na cara que já não era importante para um club que dedicou 20 anos de vida. É triste vermos como a ganância do ser humano cada vez mais turva a consciência do mesmo. É triste vermos que outros tantos jogadores serviram para estar neste club a custo zero, perderem tempo a treinar em vez de estarem com as suas famílias e nem tiveram direito a um HUMILDE pedido de desculpas, por serem dispensados. Pedro Rema tinha-o em melhor consideração, pensei que seria um homem honesto. Mas afinal o que interessava era subir há primeira divisão, custe o que custasse. Luto por Futebol Club de Gaia!!!!