gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 1 de junho de 2019

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 2018 / 2019 – XIX – Final Four


FINAL FOUR – 2019

Iniciou-se a disputa da Final Four, da Taça de Portugal em Masculinos (1/2 Finais e Final), no Pavilhão Multiusos de Sines. Lamenta-se mais uma vez, que esta época, ao contrário do que já foi feito e bem em épocas anteriores o portal da Federação, não tenha disponibilizado as estatísticas dos jogos, em directo.
Infelizmente mais uma vez referimos, não se deu continuidade ao processo de disputa das Finais Four dos dois géneros serem disputadas em simultâneo.

PO 20 – Taça de Portugal Seniores Masculinos

Recordamos apenas as equipas que estarão presentes na Final Four - FC Porto, Águas Santas, Madeira SAD, e Póvoa AC (uma estreia).

Resultados e Calendário

1/2 Final
Dia 01-06-19
Águas Santas 24 – 22 Madeira SAD
FC Porto 30 – 23 Póvoa Andebol Clube

O sorteio fosse qual fosse, daria sempre uma das 1/2 Final, a ser disputada entre duas equipas da PO01, e na outra entraria sempre a equipa da 2.ª Divisão que meritoriamente atingiu esta Fase da Prova. Numas 1/2 Finais, disputadas sem ocorrências disciplinares, mas com completo exagero no número de espectadores assinalados nos Boletins de Jogo.

Felizmente tivemos as 1/2 Final, com transmissão pela Andebol TV.

FC Porto 30 – 23 Póvoa Andebol Clube

Num Pavilhão, com uma moldura humana longe do mínimo desejável, tivemos como previsível, um encontro de sentido único, com o FC Porto, apesar de não se apresentar em bom momento (na nossa opinião), comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, com Thomas Bauer, na baliza no primeiro tempo a fazer a grande diferença, proporcionando rápidas transições defesa / ataque, apesar de a sua defesa não estar ao nível a que nos habitou durante a época, o Póvoa AC, fez o seu jogo, com muita dignidade, tentado jogar pausadamente para que o resultado não se desequilibra-se, e por diversas vezes conseguiu os seus intentos, pois aos 24 minutos de jogo, perdia apenas por um golo (9-8). Com Angel Hernandez (7 golos), e Miguel Alves (5 golos) a fazerem a grande diferença, enquanto no Póvoa AC, os experientes Ricardo Avila (5 golos), e Tiago Heber (3 golos), tudo tentavam para minimizar os prejuízos, e o intervalo chegou sem surpresa nenhuma com o FC Porto, a vencer por 14-10. No segundo tempo, o FC Porto, entrou mais “vivo”, e aproveitando a cansaço que se começava a apoderar da equipa adversária, apesar da rotação do plantel que era feita, chegou rapidamente aos 8 golos de vantagem (19-11), aos 36 minutos de jogo, para conseguir chegar aos 10 golos de diferença aos 51 minutos (26-16), e com o resultado praticamente construído, entrou-se na fase de rotações totais nos dois planteis de tal forma, que no FC Porto tivemos 12 jogadores a marcarem golos, enquanto o Póvoa AC, marcaram 11 jogadores, o que diz bem da rotação que foi feita em ambos os planteis, uma referencia ainda para o facto das falhas técnicas que o Póvoa cometeu ao longo dos 60 minutos, incluindo os remates precipitados foram em número bastante superior aos do FC Porto. Dirigiu o encontro a dupla de Lisboa, constituída por André Gameiro, e Renato Marques, que num jogo que não foi complicado, na nossa opinião apenas estiveram exagerados em termos disciplinares, pois a desqualificação de Fábio Magalhães, e disso um exemplo, pois a sua exclusão era perfeita, pois comete falta intencional sobre o adversário.

Águas Santas 24 – 22 Madeira SAD

Jogo, onde se definia o segundo finalista da prova, disputada num pavilhão em que a moldura humana, ainda era pior que no jogo anterior, e que era previsivelmente muito mais equilibrado. Foi um e encontro com um inicio de equilíbrio, com ambas as equipas a apresentarem esquemas defensivos diferenciados, mas que resultavam, com o Águas Santas em 5:1, e o Madeira como é tradicional, com uma defesa mais aberta e mais profunda, muito próxima do 3:2:1, e desta for aos 8 minutos de jogo, o marcador apresentava uma igualdade 2 golos, igualmente devido à extraordinária prestação dos dois guarda-redes, António Campos pelos maiatos e Gustavo Capdeville pelos insulares (seria de enorme interesse termos estatísticas), pois na nossa opinião foram sem duvida nenhuma os homens do jogo. A Partir deste momento o Águas Santas, assume o comando marcador que nunca mais perdeu, chegando ao intervalo a vencer por 12-9, a máxima diferença que se verificou no primeiro tempo, sendo de destacar Gonçalo Vieira (6 golos) no Águas Santas, e Elias António no Madeira SAD (7 golos). No segundo tempo, a equipa maiata entrou melhor, com o Madeira SAD a nunca aproveitar as superioridades numéricas, e acometer mais falhas técnicas, aos 41 minutos o Águas Santas vencia por 18-12, maior diferença registada em todo o encontro, que repetiu aos 44 minutos (20-14), mas com a equipa insular a dar excelente réplica e ao chegar aos 50 minutos com a diferença a ser de apenas 2 golos (20-18), diferencial que se repete aos 54 minutos (22-20), como Madeira SAD a chegar a um golos de diferença aos perto dos 59 minutos, (23-22), mas com Pedro Peneda (4 golos) a cometer uma falha técnica no ataque imediato (perca de bola), e o Águas Santas a consolidar o marcador em 24-22, a 15 segundos do fim do jogo. Na equipa maiata, lembrar o trabalho defensivo de Belmiro Alves (3 golos), e de Pedro Cruz (5 golos) a defender e a controlar o ataque. No Madeira SAD, além dos elementos já referidos uma palavra para o labor de Elledy Semedo (3 golos), mas a pouca rotação do plantel foi determinante para o resultado final, Com esta vitória a equipa do Águas Santas, além de estar presente na final, ganhou o direito a estar na próxima época na Challenge CUP. Dirigiu este encontro a dupla Internacional de Leiria, constituída por Daniel Martins, e Roberto Martins, que realizaram uma arbitragem, bastante positiva.

Final
Dia 02-06-19
FC Porto – Águas Santas (17H00) TVI24

Arbitragem - Infelizmente e ao contrário do que foi efectuado para a Taça no Feminino, a FAP, através do seu CA, não ter divulgado as nomeações para os jogos, critérios, pois não se entende esta dualidade de critérios, que já foi por nós divulgado e comentado. Depois destes encontros não será difícil prever aa dupla da final (Ruben Maia, e André Nunes – Aveiro), não se compreende como surge um Delegado, que não estava nomeado, nem fazia parte dos nomes divulgados, na circular 021 do CA.

De resto desejamos que o que falta da prova decorra com grande desportivismos.

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Este paulo Fidalgo é um artista...Muito bom treinador. Mas muito bom "enguia"....