gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Crónica Intermédia de fim-de-semana – 76 – 2018 / 2019 – I


As crónicas sobre a PO01, referem-se agora apenas ao Grupo B, que vai definir as descidas de Divisão.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “B”

13.ª Jornada
Dia 25-04-19
Boa Hora 38 - 27 Arsenal (J/Comentado)
Dia 05-06-19
AC Fafe 24 – 26 AA Avanca
CCR Fermentões 19 – 27 ABC
SC Horta 28 – 27 Ismai

Descem de Divisão – AC Fafe, e Arsenal

A uma jornada do fim deste Grupo B, a importância da mesma para a definição das equipas que descem de divisão, foi de extraordinária importância. Com mais um encontro onde a foi invertida a ordem dos pavilhões (SC Horta / Ismai), e onde já ficaram determinadas as equipas que descem de divisão, face à derrota do AC Fafe diante a AA Avanca, sendo disputada sem ocorrências disciplinares. Assim teremos que a última jornada do Grupo será para cumprir Calendário.

No Municipal da Maia, realizou-se um dos mais importantes jogos da jornada, o SC Horta / Ismai, que como se poderia entender estaria a ser realizado na Horta, mas como já referimos, foi realizado na Maia, jogo, sempre disputado com grande equilíbrio, e com o SC Horta, a estar também na frente do marcador nos primeiros 30 minutos, embora aos 15 minutos de jogo, o Ismai vencesse por 9-5, maior diferencial registado neste período de jogo, com SC Horta a igualar a 9 golos aos 21 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 14-13. No segundo tempo, o equilíbrio continuou a ser a nota dominante do encontro, com a equipa maiata a comandar mais vezes o marcador, no entanto aos 41 minutos de jogo, tínhamos uma igualdade a 19 golos, igualdade que se repetiu aos 45 minutos agora a 21 golos, para de seguida a equipa insular passar a ser ela a estar no comando do jogo, e aos 50 minutos, estar a vencer por 24-22, chegando a registar cinco golos de vantagem aos 56 minutos (28-23), para de seguida permitir que o Ismai fizesse um parcial de 4-0. Esta vitória da equipa do SC Horta, coloca a equipa num lugar de manutenção. Pedro Silva (86% de eficácia), José Silva (60% de eficácia), e Ricardo Silva (86% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), todos com 6 golos, cada, foram os melhores marcadores do SC Horta, que teve em Lucas Santana na baliza com 21% o seu melhor elemento de posto, por sua vez, no Ismai onde 10 jogadores concretizaram ocasiões de golos Délcio Pina com 6 golos (75% de eficácia), foi o seu principal marcador, com Manuel Borges na baliza a atingir os 30% de eficácia.

No Pavilhão Fernando Távora, realizou-se o CCR Fermentões / ABC, que foi um encontro onde foi alterado o resultado final, em relação ao ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta. Foi um encontro de equilíbrio durante os primeiros 30 minutos, com constante alterações no comando do marcador e diversas igualdades a registarem-se, chegando o ABC, na frente do marcador ao intervalo pela diferença mínima (11-10). No segundo tempo tudo se tornou diferente com o ABC, a ir progressivamente distanciando-se no marcador, e aos 45 minutos, já vencia por 19-13, para aos 58 minutos chegar à diferença máxima durante todo o encontro (27-17). Sérgio Ribeiro com 5 golos (45% de eficácia) foi o melhor marcador do CCR Fermentões, que realizou uma exibição aquém do desejado e esperado, apesar de ter na baliza um Pedro Carvalho que chegou aos 31% de eficácia. No ABC Miguel Baptista com 8 golos (100% de eficácia), e Rafael Peixoto com 5 golos (100% de eficácia), foram os seus melhores marcadores, com Humberto Gomes na baliza a ter 27% de eficácia. Apesar de derrotado o CCR Fermentões, ainda não desce de divisão, pois mesmo em caso de igualdade pontual com o AC Fafe, têm vantagem no sistema de desempate.

No Municipal de Fafe, realizou-se um dos mais importantes jogos da jornada, pois a conjugação de resultados, poderia definir, a uma jornada do fim do Grupo, as equipas que desceriam de divisão, e foi sobre este espectro que se realizou o AC Fafe / AA Avanca. Foi um encontro em que equipa visitante entrou a todo o “gás” e aos 12 minutos vencia por 6-1, com a equipa do AC Fafe a recuperar deste mau inicio e aos 20 minutos, estabelecer uma igualdade a 9 golos., para nos 10 minutos finais do primeiro tempo apenas se marcar 1 golo, para cada equipa chegando ao intervalo com a equipa visitante na frente do marcador pela diferença mínima (13-12). Nos segundos 30 minutos o AC Fafe, comandou o marcador até aos 56 minutos, quando Rafael Andrade estabelece nova igualdade a 22 golos, e a partir deste momento a equipa da AA Avanca, decidiu o resultado a seu favor. Com esta derrota o AC Fafe, é uma das equipas que desce de divisão, segundo o regulamento da prova. O Melhor marcador do AC Fafe, não passou dos 4 golos e foram, (Rui Rolo, 67% de eficácia, Admilson Furtado, 67% de eficácia, e Guather Furtado, com apenas 36% de eficácia), Nelson Reyniel na baliza a chegar aos 28% de eficácia. Na AA Avanca, Ruben Ribeiro com 7 golos (78% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Diogo Silva com 5 golos (56% de eficácia) a serem os seus melhores marcadores, e com Luís Silva na baliza a chegar aos 41% de eficácia.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (61 pontos), 2.º Ismai (58 pontos), 3.º Boa Hora, e AA Avanca (50 pontos), 5.º SC Horta (46 pontos), 6.º CCR Fermentões (43 pontos), 7.º AC Fafe (41 pontos), 8.º Arsenal (22 pontos).

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

Ja esta tudo decidido , e agora FAP proxima epoca como é? descida do FAFE o campeonato passa para 16 equipas vejam lá estao a vontade

Anónimo disse...

Concordo com o primeiro o comentário, Augusto agora deve estar a pensar numa fórmula de impedir que o AC Fafe desça... Finalmente no lugar que merecem!!!

Anónimo disse...

Então se as 14 equipas foi para o Fafe se manter ha uns anos, podemos por favor voltar ao formato das 12 com playoffs, que faz 10x mais sentido? Obrigado

Anónimo disse...

Lamento a descida do Fafe. Apesar das tropelias do seu presidente para evitar as descidas nos últimos anos é um clube bem estruturado e com muitos miúdos na formação que merecia ser melhor orientado. Como é possível descer com um plantel superior (em qualidade e quantidade) ao Horta e ao Fermentões?