gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 8 de junho de 2019

Crónica de fim-de-semana – 77 – 2018 / 2019 – I


Última crónica sobre a PO01, referente agora apenas ao Grupo B, e com as classificações finais decididas.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “B”

14.ª Jornada
Dia 08-06-19
AA Avanca 33 – 21 CCR Fermentões
Arsenal 33 – 34 AC Fafe
ABC 31 – 15 SC Horta
Ismai 32 – 28 Boa Hora

Descem de Divisão – AC Fafe, e Arsenal

Jornada que na nossa opinião apenas serviu para cumprir calendário pois já todas as classificações estavam praticamente definidas, em especial as descidas de divisão, conforme já tínhamos anunciado, esta jornada, cada por clarificar as classificações finais da PO.01. Com todos os encontros a disputarem-se à mesma hora, conforme determina o Regulamento Desportivo da Prova, jornada onde em relação à jornada homóloga da 1.ª volta, apenas um resultado (AA Avanca / CCR Fermentões), foi diferente, sendo disputada sem ocorrências disciplinares.

No Flávio Sá Leite, tivemos, o ABC / SC Horta, que foi um dos encontros com a o resultado mais dilatado da jornada, e que foi na prática um encontro de um só sentido, apesar do SC Horta, ter sido a primeira equipa a marcar, e cerca dos 10 minutos de jogo o resultado ser uma igualdade a 4 golos, a partir deste momento, apenas existiu em campo uma equipa, o ABC, que foi progressivamente dilatando o resultado, chegando ao intervalo a vencer por um esclarecedor 15-8. No segundo tempo nada se alterou, e o SC Horta, também nada fez para alterar o rumo dos acontecimentos, pois a sua situação estava resolvida, tal como a do ABC, que foi progressivamente dilatando a sua vantagem, que chegou a ser de 17 golos (31-14). Foi um encontro em que todos os Jogadores do ABC, tiveram tempo de jogo, com 14 atletas a marcarem golos, sendo Dario Andrade com 5 golos (100% de eficácia), o seu principal marcador, na baliza tivemos os dois jovens, Carlos Oliveira (56% de eficácia), e Cláudio Silva (43% de eficácia), no SC Horta, o seu melhor marcador foi André Lima com 5 golos (50% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), enquanto na baliza desta vez o seu principal elemento foi Rui Pereira, com 24% de eficácia. O ABC confirma assim o resultado da 1.ª volta.

Em Maximinos, disputou-se o Arsenal / AC Fafe, encontro entre as duas equipas já despromovidas, e que acaba por ser o encontro que termina com o resultado mais equilibrado da jornada, com a vitória do AC Fafe, que confirmou o resultado da 1.ª volta, com a diferença, de que desta vez foi um encontro de forte equilíbrio e com alternâncias no marcador, apesar de ao intervalo o AC Fafe, vencer por 17-16, com um golo marcado em cima dos 30 minutos, e como Arsenal a comandar diversas vezes o marcador, como por exemplo aos 23 minutos quando vencia por 13-11, maior diferença registada neste período por qualquer das equipas. No segundo tempo o AC Fafe, chegou a ter vantagens de 4 golos (24-20 – 39 minutos, ou 27-23 - 47 minutos, por exemplo), para o Arsenal responder a preceito e aos 56 minutos iguala a 33 golos. Assim a equipado Arsenal, termina a prova, sem registar uma única vitória. No Arsenal onde 10 jogadores marcaram golos, sendo Pedro Pando com 6 golos (mas apenas 43% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), o seu principal marcador. Na baliza dos 3 atletas utilizados, João Costa e Nuno Brito tiveram a mesma eficácia, 29%. NO AC Fafe, Eduardo Sampaio com 9 golos (75% de eficácia), e Luís Nunes com 7 golos (mas só 41% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores. Com os homens de baliza a ter uma prestação bastante positiva, Nelson Reyniel (45% de eficácia), e Nuno Silva (36% de eficácia).

No Pavilhão Adelino Costa, tivemos o AA Avanca / CCR Fermentões, que não comentamos como gostaríamos, devido à falha verificada, por diversas vezes na transmissão. Foi um dos encontros que terminou com o resultado final mais dilatado, vencendo a equipa da AA Avanca, que desta forma foi a única equipa que realizou um resultado diferente do verificado na 1.ª volta. A AA Avanca, entra com toda a força e rapidamente chega a 7-1, quando estavam decorridos, cerca de 8 minutos de jogo, para se chegar ao intervalo com o marcador em 21-9 a favor da equipa visitada. O que espelha bem o que se passou em campo. No segundo tempo nada se alterou com a equipa visitada a controlar o jogo e o marcador, embora o CCR Fermentões tenha melhorado e até ter equilibrado o encontro em determinados momentos, com a maior diferença a registar. Neste período de jogo (13 golos), a última das quais aos 57 minutos quando a equipa da casa vencia por 33-20. A AA Avanca, com 10 jogadores a marcarem golos, teve em Rafael Azevedo (75% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Rafael Andrade (75% de eficácia), ambos com 6 golos, os seus principais marcadores, com Luís Silva na baliza a chegar aos 49% de eficácia. O CCR Fermentões, que teve igualmente 10 atletas a marcarem golos, com João Barbosa (7 golos, 88% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), o seu principal marcador, e com David Cunha com 27% de eficácia, a ser o seu guarda-redes, mais produtivo.

Realizou-se no Municipal da Maia, o Ismai / Boa Hora, que terminou com a vitória do Ismai, que começou com total domínio da equipa maiata, que aos 13 minutos de jogo, já vencia por 10-6, para a equipa do Boa Hora, reagir e chegar ao intervalo a perder por apenas um diferencial de 2 golos, 18-16. No segundo tempo a equipa do Boa Hora dando boa sequência aos últimos minutos do primeiro tempo, coloca-se na frente do marcador e aos 39 minutos vencia por 21-20, para a partir deste momento, e até cerca dos 45 minutos termos um encontro equilibrado e que registava uma igualdade a 23 golos, para a equipa do Ismai, fazer um parcial de 5-0, e aos 52 minutos vencia por 28-23, maior diferencial registado durante todo o encontro, a equipa visitante ainda reage e chega à diferença mínima (29-28), mas equipa maiata, nunca baixou os braços e com um parcial de 3-o mesmo em inferioridade numérica, termina com um diferencial a seu favor de 4 golos. No Ismai, com 12 atletas a marcarem golos, o que diz bem da gestão do plantel que foi feita, teve em António Almeida com 5 golos (83% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros) o seu principal marcador, e dos três guarda-redes utilizados, Manuel Borges com 47% de eficácia, foi o mais produtivo. No Boa Hora, Francis Tavares com 7 golos (88% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e João Raquel com 6 golos (60% de eficácia), foram os seus melhores marcadores, enquanto dos três guarda-redes utilizados, Denis Tiselita com 50% de eficácia, foi o mais produtivo.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (64 pontos), 2.º Ismai (61 pontos), 3.º AA Avanca (53 pontos), 4.º Boa Hora (51 pontos), 5.º SC Horta (47 pontos), 6.º CCR Fermentões (44 pontos), 7.º AC Fafe (44 pontos), 8.º Arsenal (23 pontos).

Classificação final do Campeonato

1.º FC Porto (64 pontos)
2.º Sporting (60 pontos)
3.º Benfica (60 pontos)
4.º Águas Santas (46 pontos)
5.º Belenenses (44 pontos)
6.º Madeira SAD (44 pontos)
7.º ABC (64 pontos)
8.º Ismai (61 pontos)
9.º AA Avanca (53 pontos)
10.º Boa Hora (51 pontos)
11.º SC Horta (47 pontos)
12.º CCR Fermentões (44 pontos)
13.º AC Fafe (44 pontos) – Desce de Divisão
14.º Arsenal (23 pontos) – Desce de Divisão

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

Tal como já tinha feito aqui a antevisão na Fase Regular, o Fafe vai pelo caminho natural: o da descida.

Mesmo tendo melhor plantel do que o do ano passado, conseguem fazer pior...

Trocam treinadores, jogadores, mas os pedreiros dos dirigentes são os mesmos, com a conivencia dos adeptos papás que preferem o tempo de jogo dos filhos (que não têm nível para 1ª Divisão) às vitórias do clube.

Sinceramente? Têm o que merecem.

A coisa boa é que já não tenho de fazer 100 km às 21h de quarta-feira para ver alguns jogos de qualidade reduzida.

Anónimo disse...

Parabéns ao Ismai e ao seu Treinador que apostando em jovens jogadores fez um Campeonato Tranquilo

Anónimo disse...

o rui silva não sai da cepa torta, todos os anos uma boa equipa e nada

Anónimo disse...

Fafe foi para lugar deles , ou já se esqueceram que o campeonato tem 14 equipas por causa que o srº Augusto nao queria o Fafe na segunda, se calhar proxima epoca como desceram duas equipas da associação de BRAGA vamos passar a ter um campeonato de 16 equipas