gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 4 de junho de 2019

P004 – Fase Final – 2018 /2019 – XI


Última crónica da Fase Final Nacional da PO04, que foi disputada nos mesmos moldes da época anterior, reiteramos a nossa opinião, de que, agora é que pode existir a tão desejada competitividade no escalão que todos dizem não existir.

SPORTING CAMPEÃO NACIONAL
(SUCEDE AO BENFICA)
(Foto FAP)
PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

Fase Final
10.ª Jornada
Dia 02-06-19
Águas Santas 25 - 33 FC Gaia
Sporting 35 - 25 Belenenses
ABC 30 - 28 Benfica SD

Descem de Divisão
Zona 1 – CD Feirense, e Estarreja AC
Zona 2 – AC Sismaria, e Juventude Lis

Última jornada da Prova, e com a título de Campeão Nacional, a ser decidido, nos termos Regulamentares, no desempate, entre os jogos das equipas em igualdade pontual (Sporting, e ABC), pela diferença de um golo, nos jogos disputados entre si. Jornada totalmente disputada, com os jogos todos á mesma hora conforme o estabelecido regulamentarmente, disputada com o registo de casos disciplinares num encontro, mas desta vez, em apenas um dos encontros se registou algum equilíbrio. Lamentavelmente a Andebol TV fez “tábua rasa” esta prova. Nesta jornada dois resultados foram rectificados em relação ao corrido na jornada homóloga da 1.ª volta.

No Pavilhão do Águas Santas, realizou-se o Águas Santas / FC Gaia (encontro com ocorrências disciplinares), foi um encontro onde a equipa maiata, que esteve órfã de alguns dos seus principais elementos, que se encontravam em Sines, integrados na equipa que estava a disputar a Final Four da Taça de Portugal, cedeu perante o FC Gaia, e por uma assinalável diferença, pois o FC Gaia, que obteve a sua segunda vitória nesta Fase esteve praticamente sempre no comando do jogo, chegado ao intervalo a vencer por uns esclarecedores (20-11), com a equipa maiata a reagir no segundo tempo, chegando a ter um diferencial de apenas 4 golos (21-17), para voltar a permitir que o FC Gaia, consolidasse a sua vitória. Afonso Sequeira com 9 golos, foi o melhor marcador do Águas Santas, com João Couto e os seus 8 golos, Diogo Ferreira com 6 golos, foram os melhores marcadores do FC Gaia. Este foi um resultado rectificado em relação ao ocorrido na 1.ª volta. O outro resultado onde se verificou uma alteração em relação ao verificado na 1.ª volta, foi no ABC / Benfica, que terminou com a vitória do ABC, num encontro, em que o Benfica, durante os primeiros 30 minutos, ainda chegou a comandar confortavelmente o marcador, quando vencia por exemplo por 10-5, comandando praticamente durante este período o jogo e o marcador chegando ao intervalo a vencer por 14-12, no segundo tempo o ABC, rectificou a sua forma de jogar e começou a superiorizar-se ao adversário, chegando aos 20-18 a seu favor, mantendo este diferencial até final do encontro, com esta derrota o Benfica, ficou afastado do titulo Nacional. No ABC, onde 10 jogadores marcaram golos, André José com 6 golos, foi o seu principal marcador. No Benfica, Gonçalo Nogueira com 7 golos, e Pedro Loureiro com 6 golos, foram os seus melhores marcadores. Pavilhão Fernando Tavares tivemos o Sporting / Belenenses, jogo que terminou com a vitória do Sporting, que praticamente comandou o marcador e o jogo durante os 60 minutos, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 19-13, para no segundo tempo, o Belenenses, equilibrar mais o jogo, mas sem nunca colocar verdadeiramente em perigo o resultado final. Com esta vitória o Sporting, venceu o Campeonato do escalão. Na equipa do Sporting onde 11 jogadores a marcarem golos, João Guerreiro com 7 golos, foi o seu principal marcador. No Belenenses, Ernesto Gonzalez com 5 golos, foi o seu melhor marcador.

Classificação – 1.º Sporting (24 pontos), 2. ABC (24 pontos), 3.º Benfica (23 pontos), 4.º Águas Santas (18 pontos), 5.º Belenenses (17 pontos), 6.º FC Gaia (12 pontos).

O Noticias.

4 comentários:

Anónimo disse...

lá se foi o tetra. hi hi hi hi

Anónimo disse...

Benfica e Sporting festejam mas, que futuro? O Sporting não dá nenhum jogador para a selecção. E tudo leva a crer, o Benfica para ter mais rendimento, vai ter que mandar vir um saco de estrangeiros! Falta elogiar o Porto que, transforma Cubanos em Portugueses, como água em vinho. È isto o nosso Andebol...

Anónimo disse...

E os rapazes do BELENENSES a serem determinantes nesta luta pelo título, pois o seu empate contra o Benfica e vitória sobre o ABC acabou por retirar a estes pontos importantes e que em muito teriam alterado a classificação final. Bela Fase Final, com resultados saborosos para uma equipa que parecia condenada a apenas cumprir calendário e arredada destas andanças há já alguns anos!
Acabou por se safar o SPORTING, que apesar dos resultados miseráveis (para não dizer humilhantes!) contra o eterno rival e de retificar a derrota caseira com os minhotos, como não perdeu pontos com os azuis, conseguiu vencer o campeonato.
Paupérrimo início do BENFICA com 5 pontos perdidos à 3ª jornada, que depois de uma cavalgada triunfante acabou por morrer na praia de Braga!
Intermitência do ABC que com 3 derrotas sucessivas após o meio do campeonato deitou a perder a vantagem pontual confortável que tinha sobre os diretos adversários.
O ÁGUAS SANTAS pareceu desistir demasiado cedo, pois os 4 pontos perdidos à 3ª jornada também dificultaram a recuperação de uma equipa que no final já apostava os seus trunfos na Taça e Campeonato de seniores.
Também o GAIA pareceu prometer mais, mas a partir de determinada altura e quando a luta pelo título de juniores já estava difícil, decidiu apostar (com sucesso) todas as fichas na subida de divisão em seniores.
De qualquer forma, parece-me que este campeonato deveria ser repensado, talvez esticando a idade até aos sub-21 ou sub-23 (apesar dos muitos jovens de 17 anos mas que depois até jogam pelos seniores!) e incorporando as equipas nas 2ª/3ª divisões, pois é manifesta a falta de competitividade, principalmente a sul, durante a fase de apuramento. Facto que levou alguns clubes a criarem equipas B de seniores para que os seus atletas possam ter mais competição... mas também mais desgaste em fins de semana de competição. Quanto a mim, esta remodelação até poderia permitir que os clubes acompanhassem e fidelizassem alguns atletas durante mais tempo. Mas, a FPA é que sabe!

Anónimo disse...

Grande Benavente, com que então estava tudo feito para as equipas de Leiria não descerem???? E se o disseram, melhor o fizeram e estiveram a gerir o jogo todo com o Torrense para estes não descerem e assim entalarem os de Leiria. Parabéns ficam a haver uma do Torrense, mas cuidado que a memória de algumas pessoas não é curta. Parabéns à FAP pelo que se passou em Benavente.