gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 1 de junho de 2019

Crónica de fim-de-semana – 75 – 2018 / 2019 – I


As crónicas de fim-de-semana da PO01, referem-se agora apenas ao Grupo B, que vai definir as descidas de Divisão.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “B”

12.ª Jornada
Dia 31-05-19
Ismai 28 - 19 CCR Fermentões
Dia 01-06-19
AC Fafe 30 - 29 Boa Hora
AA Avanca 37 - 33 ABC
Arsenal 26 – 30 SC Horta

Jornada importante para a definição das equipas que descem de divisão, com especial destaque para a derrota do CCR Fermentões, e para a vitória do AC Fafe, no entanto, ainda nada está definido quanto a descidas de divisão tirando o Arsenal. Grupo quase em dia pois, existe um encontro disputado por antecipação, relativo à 13.ª Jornada (Boa Hora / Arsenal), Jornada disputada com um encontro a registar ocorrências disciplinares.

No pavilhão Adelino Costa, onde se realizou o AA Avanca / ABC, tivemos a 2.ª derrota da equipa bracarense nesta fase da prova, mas mesmo assim manteve o comando do Grupo, sendo agora seguida do Ismai a 1 pontos. Encontro disputado com “altos e baixos”, de ambas as equipas, pois até cerca dos 7 minutos tivemos um forte equilíbrio, pois verificava-se uma igualdade a 4 golos, a partir deste momento o ABC passou para o comando do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 21-17. NO segundo tempo embora o ABC se tenha mantido no comando do jogo e do marcador durante os primeiros 10 minutos a boa reacção da AA Avanca, coloca o marcador numa igualdade a 25 golos aos 41 minutos após um parcial de 3-0, e passa em definitivo para o comando do marcador aos 50 minutos quando resultado marca 30-29 a seu favor, aproveitando bem as superioridades numéricas de que dispôs. Este resultado foi um dos que foi rectificado em relação ao verificado na 1.ª volta da prova, e não têm influência na discussão pelos lugares de possível descida de divisão. Na AA Avanca, onde 10 jogadores marcaram golos, Ruben Ribeiro com 12 golos (80% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), e Diogo Silva com 8 golos (67% de eficácia) foram os seus principais marcadores, com Luís Silva na baliza a chegar aos 28% de eficácia, por sua vez no ABC, Dario Andrade com 15 golos (83% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), André Rei com 7 golos (70% de eficácia), e Hugo Rocha com 6 golos (67% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros, foram os seus melhores marcadores, com Humberto Gomes na baliza a chegar aos 22% de eficácia.

No Municipal de Fafe, disputou-se o AC Fafe / Boa Hora, que na nossa opinião foi um dos mais importantes jogos da jornada, pois poderá vir a ter influência directa nas descidas de divisão. Foi um encontro que terminou com a vitória do AC Fafe, que assim rectificou o resultado da 1.ª volta, que tinha sido uma igualdade. Foi um jogo de grande equilíbrio durante praticamente os 60 minutos regulamentares, embora a equipa do AC Fafe, chegasse ao intervalo a vencer por 14-10, mas a equipa do Boa Hora com uma excelente reacção, equilibra o marcador e aos 42 minutos iguala o marcador a 19 golos, para daqui em diante o equilíbrio ser total e chegarmos ao minuto final com uma igualdade a 29 golos, que foi desfeita e bem aproveitada pelo AC Fafe, com superioridade numérica nos momentos finais, e com a obtenção do golo da vitória nos momentos finais do encontro. Este encontro encerra em si a curiosidade de a equipa do Boa Hora, nunca ter utilizado os chamados Time-OUT, com esta vitória a equipa do AC Fafe, entra numa discussão directa para evitar a descida de divisão com o SC Horta, e com o CCR Fermentões. Cláudio Mota (100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), e Rui Rolo (88% de eficácia), ambos com 7 golos, foram os melhores marcadores do AC Fafe, com Nuno Silva na baliza a chegar aos 26% de eficácia, no Boa Hora Francisco Tavares com 7 golos (70% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), e Pedro Pinto com 6 golos (86% de eficácia), foram os melhores marcadores do Boa Hora, sendo o melhor elemento na baliza Denis Tiselita com 24% de eficácia.

Em Braga no Flávio Sá Leite, tivemos o Arsenal / SC Horta, jogo, que era também determinante, para os clubes que discutem a forma de evitar a descida de divisão, e que terminou com a vitória do SC Horta, que além de ter confirmado o resultado da 1.ª volta, se coloca em termos classificativos, a duas jornadas do fim da disputa do Grupo, numa posição mais favorável, mas sem ainda poder “cantar de galo”, pois as jornadas seguintes, serão determinantes, se nada de anormal acontecer. Jogo onde a equipa do Arsenal começou por comandar o jogo e o marcador até cerca dos 18 minutos quando se verificou uma igualdade a 10 golos, a partir deste momento a equipa insular passou para o comando do marcador e chegou ao intervalo a vencer por 14-12. No segundo tempo a equipa dos Açores chegou a ter uma vantagem de 5 golos (36 minutos. 17-12), mas o Arsenal nunca se deu por vencido, voltou a equilibrar o jogo, e aos 53 minutos tínhamos nova igualdade, agora a 25 golos, para a equipa insular, realizar um parcial de 5-1 nos minutos finais, e assim vencer o jogo. João Cunha (73% de eficácia), e Miguel Gomes (73% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), ambos com 8 golos, foram os melhores marcadores do Arsenal, que teve em Bruno Silva na baliza com 25% de eficácia, o seu elemento mais produtivo no posto, André Lima com 11 golos (85% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), e em Pedro Silva com 7 golos (100% de eficácia) os seus melhores marcadores, com Rui Pereira na baliza a chegar aos 39% de eficácia.

Terminamos, esta crónica com o Ismai / CCR Fermentões, (jogo com ocorrências disciplinares), encontro disputado no Municipal da Maia, e onde foi confirmado o resultado ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, ou seja a vitória do Ismai., num encontro onde se verificou o resultado mais dilatado da jornada, e que já registava ao intervalo um resultado favorável ao Ismai de 14-8. Foi um encontro praticamente de sentido único, com a equipa maiata a comandar o jogo e o marcador durante a maior do tempo regulamentar. O diferencial final de 9 golos, já se tinha registado cerca dos 50 minutos, quando o Ismai vencia por 23-14. Com esta derrota o CCR Fermentões, coloca-se numa situação pouco confortável em relação a uma possível descida de divisão. Ricardo Mourão com 7 golos (78% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), e Délcio Pina com 5 golos (71% de eficácia), foram os melhores marcadores do Ismai, que utilizou os três guarda-redes inscrito no Boletim de Jogo, e com Manuel Borges a ser o mais eficaz com 43%. O melhor marcador do CCR Fermentões foi José Pinto com 5 golos (56% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), com o seu melhor elemento na baliza a ser Raúl Nunes com 25% de eficácia.  

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (58 pontos), 2.º Ismai (57 pontos), 3.º Boa Hora (+ 1 jogo, 50 pontos), 4.º AA Avanca (47 pontos), 5.º SC Horta (43 pontos), 6.º CCR Fermentões (42 pontos), 7.º AC Fafe (40 pontos), 8.º Arsenal (+ 1 jogo, 22 pontos).

O Banhadas Andebol

Sem comentários: