gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Crónica de fim-de-semana No Feminino – 02 – 2019 / 2020


Crónica dedicada ao Feminino, dedicada a sua principal prova do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Parece-nos que iremos ter com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
1.ª Jornada
Dia 21-09-19
SIR 1.º Maio/CIB 26 - 18 Juventude Lis
Dia 12-10-19
Colégio Gaia - CA Leça (18H00)
2.ª Jornada
Dia 21-09-19
Alavarium 32 - 23 Assomada
Benfica 27 - 26 ARC Alpendorada
Maiastars 19 - 25 Colégio Gaia
Dia 29-09-19
ABC - CA Leça (18H00)
Dia 06-10-19
Madeira SAD - SIR 1.º Maio CJB (16H00)
CS Madeira - Juventude Lis (12H00)

Depois de termos iniciado a prova com dois jogos adiados (um disputou-se este fim-de-semana), tivemos, como vai ser normal, infelizmente, mais encontros adiados, uns pelo facto da existência de jornadas duplas, e outro cujo motivo, nos é totalmente desconhecido. Quanto às estatísticas previstas no Artigo 11.º do Regulamento da Prova, é certamente para esquecer, reforçando o que já dissemos na crónica anterior “ou então será talvez uma brincadeira de mau gosto”, pois nem uma foi publicada, até ao momento. Jogos onde globalmente se registaram boas assistências, e sem o registo de ocorrências disciplinares.

Benfica 27 – 26 ARC Alpendorada

Encontro disputado num pavilhão quase sem público, face à sua dimensão e à prova em disputa. Assistimos a um encontro de total equilíbrio, entre duas equipas com estado de preparação completamente diferenciados, por um lado um Benfica, recheado de nomes, mas que ainda funciona pouco como equipa, por lado tivemos o ARC Alpendorada que funcionou já como uma verdadeira equipa, e, e não fossem as faltas técnicas cometidas em especial no segundo tempo, e a excepcional exibição da guarda-redes do Benfica, Agatha Silva que entrou a substituir Luísa Cortes, que juntamente com Joana Resende (6 golos) e melhor marcadora da equipa teríamos provavelmente uma grande surpresa nesta 2.ª jornada. O ARC Alpendorada, que nestes primeiros 30 minutos, comandou a maior parte do tempo o jogo e o marcador, com Ângela Pessoa (6 golos) e Patrícia Silva na baliza em grande plano, chegando a ter uma vantagem de 4 golos (8-4), quando estavam decorridos cerca 15 minutos de jogo, com o Benfica a igualar cerca dos 27 minutos de jogo a 9 golos, mas com uma boa reacção da equipa de Alpendorada, que foi para o intervalo a vencer por 11-10. Nos segundos 30 minutos, pesaram na equipa do ARC Alpendorada, as desqualificações sofridas, (2 por acumulação de exclusões, e 1 directa), mas que mesmo assim não invalidaram o colectivo apresentado, onde Viviana Rebelo (7 golos), foi outra das suas figuras, permitiram que aos 39 minutos de jogo, se registasse nova igualdade, agora a 16 golos, para o Benfica chegar a ter agora uma vantagem também de 4 golos (21-17) cerca dos 45 minutos, para termos nova igualdade aos 55 minutos a 24 golos, situação que demonstra plenamente a forma como decorreu o encontro, sendo o encontro decidido nos últimos minutos. Dirigiu o encontro a dupla da Santarém constituída por João Vinagre e João Garcia, que na nossa opinião estiverem completamente precipitados em termos da sanção progressiva, tem uma falha grave cerca dos 57, 58 minutos quando Vera Freitas, numa tentativa de remate (sem guarda-redes na baliza do Benfica), é tocada por Joana Resende retirando as condições ideais para um remate com sucesso, além desta situação deveremos ainda dizer que em termos da lei da vantagem, e das violações da área, não estiveram bem. Devem ver o vídeo do jogo e analisar todas as situações, para uma forte melhoria de qualidade, que estão a necessitar. 

Na Marinha Grande, com uma razoável moldura humana, realizou-se o Dérbi de Leiria, em atraso da 1.ª Jornada o SIR 1.º Maio/CJB / Juventude Lis. Jogo totalmente comandado pela equipa da Marinha Grande durante os 60 minutos, chegando ainda no primeiro tempo a ter vantagens de 6 golos (11-5), e de 7 golos (12-5), vantagem igual à que se verificava ao intervalo (13-6), no segundo tempo, embora a reacção da Juventude de Lis se verificasse, provocando um maior equilíbrio, a equipa visitada, continua a dilatar o marcador, passando por 17-6, ou seja inicio o período com um parcial de 4-0, para cerca do 45 minutos vencer por 19-12, voltando ao ritmo normal, terminando com uma vantagem de 12 golos. Na equipa do SIR 1.º Maio/CJB, com 10 atletas a marcarem golos, Telma Amado com 8 e Patrícia Fernandes com 7 foram as suas principais marcadoras. Na equipa da Juventude lis, onde apenas 5 jogadores concretizaram golos, foram Joana Espinha e Joana Oliveira, ambas com 5 golos as suas melhores marcadoras.

No Municipal da Maia, com boa assistência, disputou-se um dos jogos, mais esperados da jornada, o Maiastars / Colégio Gaia, esperando para se ver a reacção da equipa do Colégio Gaia, depois das derrotas verificadas nos seus jogos para as provas Europeias. Conforme se esperava foi um encontro de grande equilíbrio em determinados momentos, mas com a equipa do Colégio Gaia e sua experiência, a chegar ao intervalo na frente do marcador por 11-8, no segundo tempo uma excelente resposta da equipa maiata, colocou o resultado numa igualdade a 15 golos, mas o Colégio Gaia a reagir de imediato, e levar o resultado para 17-15, e 21-17 a seu favor, para terminar com uma margem mais confortável, e confirmar assim a sua vitória. Total destaque para os 10 golos de Ana Silva que foi a melhor marcador do Maiastars e do jogo, por sua vez o Colégio Gaia, onde apenas 5 jogadoras marcaram golos, teve em Maria Duarte com 7 golos, a sua melhor marcadora.

No Pavilhão do Alavarium, também bem composto de público, disputou o Alavarium / Assomada, onde a equipa visitada fez jus ao favoritismo que lhe era atribuído, comandando o jogo e o marcador durante os 60 minutos. Depois de um parcial inicial de 4-0, chega aos 7-4, diferencial que manteve, até se atingir o intervalo (13-10), o que diz bem da réplica oferecida pela equipa da Assomada, uma das que maior “sangria” sofreu esta época. No segundo tempo a equipa da Assomada teve uma nítida quebra de rendimento, permitindo que o Alavarium como era esperado fosse dilatando o marcador, conforme era esperado, fazendo uma total gestão do seu plantel, onde 12 jogadoras marcaram golos, sendo o reforço Diana Oliveira com 6 golos, a sua principal marcadora. Na equipa da Assomada, a regressada Miriam Almeida com 6 golos, foi a sua melhor marcadora.

Não publicamos qualquer classificação, por entendermos que ainda não se justifica.

O Noticias

7 comentários:

Anónimo disse...

Pois,pois, É só ver o jogo do Benfica como Alpendurada. O lance que o Banhadas descreve é anormalmente avaliado pelos árbitros e influenciou o resultado final. Não sei se foi por ser a Resende, mas é muito difícil jogar com os grandes sendo pequenino. Pelo menos na Luz vai acontecer muito assim. Como é que o Benfica com uma equipa daquelas ganha daquela forma. Tenham vergonha

Anónimo disse...

Não se esqueçam que no lance analisado pelo banhadas era a terceira exclusão da Joana (e seria se não fosse Resende), mas o nome faz muito.. Tanto que tem outro lance que a libertar-se de uma adversária bate com o braço esquerdo na cara desta, mas mais uma vez nada... O que não vale ter Resende no nome

Anónimo disse...

Não se preocupem que não vai mais acontecer, agora tudo vai ser devidamente analisado pelos árbitros que temos, é que eles são tão fraquinhos e depois sofrem tantas pressões que ficam sem saber que fazer.

Anónimo disse...

Não acredito que o nome Resende esteja relacionado com a fraca prestação da equipa de Arbitragem e do Delegado ao Jogo.
Acredito sim, na incompetência da Dupla e do Delegado, que já são conhecidas de todos os que assistem aos seus jogos.

Anónimo disse...

E o jogo na Marinha Grande, ninguém fala??? O treinador Frederico com um comportamento a fazer corar as pedras da calçada, se a ganhar por 10 é assim, quando for equilibrado???? Dizem-me que um senhor que estava na bancada a insultar tudo e todos é diretor do Sir 1º Maio, se for verdade, o clube está bem representado. No resto vi um andebol de inicio de época com um clube claramente mais forte (SIR) e outro muito jovem mas com qualidade, aliás a grande diferença foi a GR e a pivô fez um jogo extraordinário. Nota-se trabalho na Marinha e pareceu que o treinador da Juve é muito tenrinho nestas andanças.

Anónimo disse...

Porque estamos a falar da terceira exclusao ou nao de Joana Resende?
Certo, é 7m. Mas não há direito a sanção disciplinar naquele caso. Seria única e exclusivamente 7m.

Anónimo disse...

Não estou a gostar dos reforços do ilhavario só a guarda redes tem mostrado. A lateral passeia mania é vedetismo deiam uma bola só para ela jogar. A canhota só nome é reina a confusão vamos ver no bemfica se não trazemos um saco