gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2019/2020 – XXIII


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2019/2020

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, na analisar das provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 15 da Época 2018/2019, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, completadas, com a divulgação dos CO N.º 24 e 25 (09-09-19), da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Verificando-se algumas alterações já anteriormente referidas, com algum significado, em especial nas Estruturas de algumas das provas, Embora se verifique que a maioria das Associações ainda não criaram as provas, no Portal da Federação o que torna tudo muito mais difícil.


Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO07


PO07 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão

Neste últimos CO’s, volta-se a ter 7 zonas, em vez de 6 como divulgado no CO N.º17 desta época, colocando em zonas próprias Setúbal (Zona 6), e Algarve (Zona 7), mantém-se praticamente igual, com o mesmo número de zonas (7), que na época anterior, repetimos que, deixaram de existir as Associações de Beja e Évora, o que conforme já dissemos em tempo é um factor completamente discriminatório, transferindo provavelmente para o litoral as suas competência. No entanto o total de Associações previstas para esta prova, é um número que não sofre qualquer alteração, mantendo-se em apenas 13. Curiosamente o Regulamento Desportivo desta prova, teve de sofrer ajustamentos face ao que está previsto para a PO06, assim o número de subidas, passou de 4 para 8, no restante é praticamente uma cópia fiel do da época 2018/2019.

Em relação ao número de participante, apenas poderemos dizer que em 14/15, tivemos nesta Fase da Prova 51 equipas, e em 15/16, 56 equipas, em 16/17, 58 equipas, em 17/18 um total de 61 equipas, em 18/19, nova descida para 56 equipas, em relação a esta época, com as alterações dos escalões, é provável que existam algumas alterações, que poderão ainda (na nossa opinião) ser mais negativas, mas lamentavelmente não poderemos sequer confrontar os números, pois até ao momento, apenas a AA Viseu criou a prova (9 participantes) as outras zonas, não têm a prova sequer criada.


O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 25 da presente época, é um modelo com algumas alterações, pois passa por exemplo de 3 para 4 zonas na 2.ª Fase, embora os de apurados nesta fase, seja precisamente os mesmos (24 equipas).


Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em quatro (4) zonas, que será disputado no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º Classificado de cada Zona fica apurado para a Fase Final e sobem á 1.ª Divisão. Informa ainda de que os representantes da Madeira e dos Açores participam na Fase Final, felizmente a Fase Final em concentração será disputada com um número equipas par de equipas, uma alteração deveras positiva. A Fase final é disputada por duas séries de 3 equipas, em concentração no sistema de 1/2 Finais e Final), embora não seja fácil entender como será feito com apenas 3 equipas este sistema. Não haverá disputa-se de qualquer Fase de Apuramento, entre os 2.º’s classificados de cada Zona, que será igualmente apuradas para a PO06, (sendo o total de 8 promovidas, como já se informou anteriormente. No texto apresentado não existe qualquer entrave a que os representantes da Madeira, ou dos Açores, possam subir de divisão. Direito que consideramos extramente positivo.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 24

Zona 1 (???) – Porto, Braga e Vila Real – Apura previsivelmente 7 equipas   

Zona 2 (9 equipas) – Viseu, e Guarda – Apura previsivelmente 3 equipas   

Zona 3 (???) – Aveiro - Apura previsivelmente 2 equipas

Zona 4 (???) – Santarém, Portalegre, Leiria, Castelo Branco - Apura previsivelmente 4 equipas   

Zona 5 (???) – Lisboa – Apura previsivelmente 4 equipas   

Zona 6 (???) – Setúbal - Apura previsivelmente 2 equipas   

Zona 7 (???) – Algarve - Apura previsivelmente 2 equipas   


O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

Sem comentários: