gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXVI


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2019/2020

Continuamos na análise ao Planeamento das Provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos Comunicados Oficiais N.º 24 e 25 da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Embora para a prova que hoje vamos analisar, têm uma alteração que é uma verdadeira novidade conforme já referimos e que eventualmente pode ser positiva, que diz respeito, ao facto de a equipa coloca em 3.º Lugar na Fase Final, ir disputar com o 10.º Classificado da PO09, jogos de apuramento no sistema casa / Fora. Recordamos que em 2018/2019, a participação nesta prova foi de 25 equipas, esta época veremos o que se irá passar, e se a existência de equipas B, será ou não uma realidade. É pena, mas verifica-se que a maioria das Associações ainda não criaram a prova, no Portal da Federação, o que torna tudo muito mais difícil.

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO10

PO10 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Femininos

Na análise anterior, constatava-se que o número de zonas se mantêm conforme a época 18/19, verificando-se agora o mesmo número de zonas (3), mas com uma alteração passando a AA Leiria, da Zona 3, para a Zona 2, numa tentativa provavelmente de diminuição de custos, com um total de apenas 9 Associações participantes, com o desaparecimento de Setúbal. Recordamos que as últimas participações foram de 20 em 14/15, 24 em 15/16, 23 em 16/17, 23 em 17/18, e de 25 em 18/19, e agora apesar dos constrangimentos já enunciados a participação será superior à da última época.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 25 da presente época, é um modelo que sofreu uma boa alteração que já referimos anteriormente, esperamos que este modelo seja bem mais adequado ao escalão.

Os clubes apurados na 1.ª Fase (8 equipas), formam uma zona única, que será disputada no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º Classificado, é a Campeã Nacional, e as duas primeiras classificadas, ascenderão á 1.ª Divisão Nacional (PO09). Com o 3.º Classificado a disputar jogos de acesso com o 10.º Classificado na PO09.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 24

Zona 1 (12 equipas) – Porto, e Braga – Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 2 (???) – Aveiro, Leiria, Castelo Branco e Viseu - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 3 (???) – Lisboa, Algarve, e Santarém – Apura previsivelmente 2 equipas

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta

O Analista

Sem comentários: