gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXVIII


Escalões de Minis, Bambis, e Manitas
Regulamentos Pedagógicos
Documento Orientador

Através do seu CO n.º 27 e seus anexos de 17-09-19, a FAP, emitiu um documento com todas as orientações a ser seguidas nas provas a disputar por estes escalões, é um documento em que no seu anexo, esclarece completamente todas as normas a serem seguidas, mas que concede embora limitada autonomia às Associações, para promoverem alguns ajustamentos que julguem convenientes, desde já endereçamos os nossos parabéns aos autores do documento, embora nalguns pontos possamos ter ligeiras discordâncias, mas consideramos o mesmo verdadeiramente positivo.

O Documento encontra-se no seguinte Link.

Discordamos de Balizas “Lastradas”, deveriam ser obrigatoriamente presas, aumentando a segurança, tão necessária nestes escalões.

Estamos de acordo com o tempo de referência para um único jogo, em todos os escalões, mas não existe qualquer indicação, quando se realizarem mais do que um jogo por dia.

Outra das situações onde a redacção poderia ser melhorada, é a redacção para as medidas do campo, pois a indicação de 1/3 do Pavilhão, está completamente errada, pois além de referir pavilhão, significa que engloba no mínimo as chamadas zonas de segurança, e ao dizer um terço se a referência forem as medidas de um campo oficial seria 13 por 6, na nossa opinião bastaria colocar as medidas, conforme é feito para os outros escalões.

Uma outra melhoria, é na referência, à área dos Minis, pois ao especificar “áreas reduzidas”, e dizer “para 5 a 6 m (Circulares) ”, estamos a repetir a medida oficial que é 6 metros, bastaria dizer que pode ser reduzida aos 5 metros.

Todos os jogos são disputados sem árbitro formal, completamente de acordo (até porque não existem, em número suficiente), mas questionamos senão deveria haver formação adequada, face aos regulamentos técnicos indicados, e aos sistemas de disputa, de forma evitarem-se situações desagradáveis.

Face ao conteúdo do documento, aconselhamos a bem do andebol, uma leitura atenta por parte de todos, em especial dos formadores.

O Analista

Sem comentários: