gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXV


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2019/2020

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, na analisar das provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 17 da Época 2019/2020, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, completadas, com a divulgação dos CO N.º 24 e 25 (09-09-19), da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo. Na prova que hoje iremos abordar, verificou-se uma total alteração na estrutura competitiva, quer para a 2.ª Fase, quer para a Fase Final, que já consideramos positiva em texto anterior, embora se constata-se a total manutenção do número de zonas (9), no entanto o número previsto de Associações a participar diminui, passando de 13, para 12, número este agora alterado, com a inclusão de Viana de Castelo na Zona 1 na presente época. Verificando-se no entanto o contínuo desaparecimento das Associações de Évora e Beja, o que referimos anterior mente para a PO07, têm aqui total aplicação, agora deixaram de existir, Castelo Branco e Vila Real. É pena, mas verifica-se que a maioria das Associações ainda não criaram a prova, no Portal da Federação, o que torna tudo muito mais difícil.

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO08

PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos

Constata-se a total manutenção do número de zonas (9), embora o número de Associações a participar, tinha diminuída, passando de 15, em 201772018, para 13 em 2018/2019, e agora para 12, sendo assim teremos apenas 12 Associações a disputar a prova, se não existirem mais desagradáveis surpresas.

Em relação ao número de participante, apenas poderemos dizer que em 13/14, tivemos 110 equipas, passando-se para 99 na época 2014/2015, para 98 em 2015/2016 (entre quais se encontram 7 equipas B), e em 2016/2017, felizmente tivemos alteração na tendência com 109 inscritos o que significa um aumento de 11,2%, o que na nossa opinião foi significativo, para em 2017/2018, voltarmos a aumentar e a ter 112 participantes (com 6 equipas B), no entanto em 2018/2019, voltamos a ter um retrocesso, atingindo 105 equipas, menos 7 que na época anterior, até ao momento estão completamente definidas 2 zonas (Viseu, e Santarém), com 9 participantes inscritos (dados que se encontram disponíveis), ou muito nos enganamos e esperamos que sim mas esta época, voltaremos a ter retrocesso.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 25 da presente época, é um modelo que não sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, incluindo no número de equipas apuradas para a 2.ª fase (passando de 36, para 44).

Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em zonas geográficas, que serão disputadas no sistema de TXT a 2 voltas, no entanto e certamente com intencionalidade, não descritas quantas zonas, o que significa, não saber bem o que vai acontecer nesta Fase. Nem como serão feitos os apuramentos para a Fase Final (16 equipas), sendo esta Fase Final designada e bem na nossa opinião como Encontro Nacional.

Lamenta-se apenas que no CO 25, se omita a estrutura da 2.ª Fase e respectivos apuramentos, remetendo para uma posterior divulgação.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 24

Zona 1 (??? equipas) – Braga, e Viana do Castelo - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 2 (??? equipas) – Porto - Apura previsivelmente 10 equipas
Zona 3 (6 equipas) – Viseu, e Guarda - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 4 (??? equipas) – Aveiro - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 5 (??? equipas) – Leiria – Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 6 (3 equipas) – Santarém e Portalegre - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 7 (??? equipas) – Lisboa - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 8 (??? equipas) – Setúbal - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 9 (??? equipas) – Algarve - Apura previsivelmente 4 equipas

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

Sem comentários: