gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.


Crónica dedicada ao Feminino, onde como é hábito, tentaremos acompanhar o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.


1.ª Fase – Resultados

1.ª Jornada
Dia 14-09-19
Madeira SAD 19 – 19 CS Madeira
ABC 23 – 26 Maiastars
Alavarium 32 – 31 ARC Alpendorada
Assomada 19 – 30 Benfica
Dia 21-09-19
SIR 1.º Maio/CJB - Juventude Lis
Dia 12-10-19
Colégio Gaia - CA Leça

Infelizmente iniciamos o Campeonato, com dois jogos adiados, um completamente justificado, pois é devido à presença de uma das equipas nas provas Europeias de Clubes. Quanto às estatísticas previstas no Artigo 11.º do Regulamento da Prova, deverá ser certamente para esquecer, ou então será talvez uma brincadeira de mau gosto, pois nem uma foi publicada. Jogos houve em que se registaram boas assistências, infelizmente temos a registar um encontro com o registo de ocorrências disciplinares.

Madeira SAD 19 – 19 CS Madeira

Jogo disputado no Pavilhão do Funchal, que se apresentou, com uma excelente moldura humana, para ver o encontro que colocada frente a frente as duas formações da Região, e que acabou por terminar numa igualdade, sendo o único encontro com registo de ocorrências disciplinares. Jogo onde a equipa do Madeira SAD, começou da melhor maneira e aos 9 minutos de jogo, já vencia por 8-1, maior vantagem de que dispôs em todo o encontro, com Sara Gonçalves (5 golos), em bom plano e com transições rápidas, face às intervenções algumas de qualidade, outras, não tanto do seu reforço na baliza Lavinia Puscas, apesar do outro estarem duas jovens que realizaram excelentes prestações defensivas, Ana Pontes e Nádia Nunes, no entanto a equipa do CS Madeira nunca se deu por vencida, e com Cláudia Aguiar em bom plano (10 golos, 6 em 6 de 7 metros), chegou ao intervalo a perder somente por 12-9, de destacar ainda o bloco central defensivo do Madeira SAD, com Renata Tavares, Ana Carolina Silva (5 golos) e Marija Gedroit (2 golos), que em termos atacantes praticamente não existiu, no segundo tempo e apesar do Madeira SAD, comandar o marcador a equipa do CS Madeira, cometeu menos erros, e foi mais paciente em termos atacantes, perante um Madeira SAD, que parecia “amarrado” a um sistema quer atacante, quer de defensivo, que neste período pouco resultou, e aos 17 minutos o resultado era apenas de 16-15, momento em que o Madeira SAD, solicita um oportuno Time OUT de equipa, que resultou momentaneamente pois passa para 3 golos de vantagem (18-15), momento em que o CS Madeira, após este parcial de 3-0, solicita o seu Time OUT, e regressa novamente a 1 golo de diferença (18-17) aos 56 minutos, para entramos nos 30 segundos com o resultado em 19-18, a favor do Madeira SAD, momento crucial do encontro, pois chegados aos últimos segundos, é marcado um livre de 7 metros (bem), com a desqualificação acompanhada de cartão azul à técnica do Madeira SAD, resultando deste lançamento a igualdade final do encontro, entre duas equipas, onde ainda se verifica alguma falta de entrosamento entre os seus elementos. Dirigiu o encontro a dupla da Madeira, constituída por Hugo Fernandes e Gonçalo Aveiro, que na nossa opinião estiverem bem em termos disciplinares e de 7 metros, com pequenas falhas na lei da vantagem, que não retira o positivismo da sua actuação.  

Como nota final esperamos que a lesão sofrida por Márcia Abreu (50 minutos), não seja grave e o seu regresso seja breve em pleno.

Tivemos depois um Alavarium / ARC Alpendorada, encontro de grande equilíbrio com a equipa do ARC Alpendorada a surpreender pela positiva, o Alavarium no seu pavilhão que se encontrava bem composto, de tal forma que ao intervalo vencia por 14-12, apenas cedendo no segundo tempo, e pela diferença mínima, o que nos sugere de imediato que a equipa do Alavarium, vai muito provavelmente sofrer mais esta época, para poder alcançar os primeiros lugares, pelo contrário, a equipa do ARC Alpendorada, poderá vir a surpreender muito boa gente durante a prova. Na equipa do Alavarium Soraia Fernandes com 7 golos e o reforço Diana Oliveira com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, por sua vez Viviana Rebelo com 7 golos, e Catarina Mota juntamente com Sara Barbosa, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras da equipa de Alpendorada.

Em mais um encontro de grande equilíbrio, disputou-se o ABC / Maiastars, disputado no Flávio Sá Leite, com a equipa visitada a fazer o seu primeiro encontro na PO09, defrontando uma equipa da mesma Associação, mas já com experiência, na prova. No entanto a réplica das estreantes foi enorme, levando a que o resultado ao intervalo fosse uma igualdade a 14 golos, com a equipa do Maiastars, a superiorizar-se somente nos segundos 30 minutos, onde a sua atleta Ana Silva, foi a grande figura do encontro com 15 golos, e com Nádia Gonçalves a marcar 11 golos e a ser a principal marcadora do ABC, num encontro que ficou marcado pelo elevado número de exclusões (14) e 1 desqualificação por acumulação de exclusões.

No Pavilhão Carlos Queirós, com uma excelente moldura humana, tivemos o Assomada / Benfica, marcando a estreia do Benfica na 1.ª Divisão Nacional, num encontro com duas realidades desportivas, completamente distintas, pois na nossa opinião a equipa da Assomada, que sofreu forte “sangria”, perante um Benfica, que já estava forte e que se reforçou ainda mais. Encontro onde se verificou o resultado mais dilatado até ao momento nesta jornada, onde o Benfica na prática realizou um encontro de sentido único, chegando ao intervalo, já a vencer por uns esclarecedores 16-10, Nos segundos 30 minutos nada se alterou, com a equipa do Benfica a dilatar o marcador, terminando com uma confortável vantagem. Maura Galheta e a regressada Miriam Almeida, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada. Encontro que permitiu á técnica do Benfica realizar total gestão do plantel, onde 11 jogadoras marcaram golos, com os seus reforços Adriana Lage com 7 golos, Patrícia Rodrigues com 5 e Joana Resende, igualmente com 5 golos, foram as suas principais marcadoras.

Não publicamos qualquer classificação, por entendermos que ainda não se justifica.

O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

o larilas o clube do lula da silva quase que perdia pontos frente ao Alpendurada.algo vai mal.o rei do bom vai contratar mais uma estrangeirinha kkkkkkk

Unknown disse...

Este anónimo das 12h10 deve por algum motivo andar ressabiado... Deve ter uma pedra no sapato e alguma coisa contra o Alavarium... Mas esconde se atrás do anonimato porque não deve ter cara para dizer pessoalmente a razão de tanto ranço