gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 26 de setembro de 2020

Crónica de Fim-de-semana – 04 – 2020 / 2021 – I

 

Crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01, relativa aos encontros à 3.ª Jornada.

Mais uma vez continuamos a dar valor acrescentado às diversas transmissões que estão a ser realizadas, em especial pelos canais próprios de alguns clubes, via internet e não só, tal como se saúda o positivismo das diversas Transmissões da Andebol TV, e esta época com a novidade do regresso da Bola TV. Apenas desejamos que se verifique uma forte melhoria nos seus comentadores.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

1.ª Jornada

Belenenses - Boa Hora  (ADIADO)

Dia 31-10-20

SC Horta - FC Gaia (21H00)

Madeira SAD - Póvoa AC

2.ª Jornada

Águas Santas - Belenenses (ADIADO)

3.ª Jornada

Dia 14-10-20

Belenenses - Madeira SAD (19H00)

Dia 26-09-20

Águas Santas 34 – 24 Boavista FC

Benfica 32 – 25 FC Gaia

Sporting 32 – 29 ABC

SC Horta 25 – 22 Ismai

FC Porto 34 – 27 AA Avanca

Vitória FC 21 – 26 Póvoa AC

AD Sanjoanense 24 – 24 Boa Hora

Voltamos a referir que mais um encontro foi adiado (Belenenses / Madeira SAD), que mais uma não mereceu qualquer explicação por parte da Federação o que torna, à evidência, a fraca informação da FAP, o que se lamenta. Realizaram –se os restantes encontros, de que realizamos esta ligeira crónica. Com a certeza de que provavelmente apenas teremos um simples relatório estatístico, pois os diretos terminaram (um forte retrocesso na modalidade, na nossa modalidade), com a Federação mais uma vez a esquecer-se da matéria regulamentar por si elaborada e aprovada, ver ponto 8 do Artigo 11.º do Regulamento da prova. Continuaremos a falar neste tema até que alguém venha a público esclarecer o que se passa na realidade, mas como já referimos a informação é “pobre”. Quanto ao chamado Relatório Estatístico, esta semana surgiram mais cedo no Portal da FAP, embora apenas passado bastante tempo após o términus dos encontros. Nos jogos que se realizaram, não se registaram ocorrências disciplinares.

Sporting 32 – 29 ABC

Jogo disputado no pavilhão João Rocha, e quando se esperava um encontro onde a superioridade do Sporting, fosse notória, eis que a equipa do Sporting, foi surpreendida por um ABC, a jogar com grande qualidade, a saber o que fazer e com grande aproveitamento da sua juventude, o Sporting, acaba por vencer o encontro, não porque tivesse praticado um andebol mais qualidade, mas sim porque dispõe de um plantel onde a sua gestão permite que se encontrem soluções que possam em determinado momento resolver o jogo. Neste encontro, o Sporting, apenas conseguiu passar para a frente do marcador (9-8), quando estavam passados cerca de 23 minutos de jogo, para se colocar a vencer por 4 golos (13-9), aos 25 minutos, para voltar a ter excesso de confiança, e chegar ao intervalo a vencer pela diferença mínima (14-13), e porque teve um Carol (8 golos), em dia sim, enquanto no ABC, Cláudio Silva na baliza defendia tudo e mais alguma coisa, e tinha na sua frente uma defesa que sabia o que estava a fazer, enquanto Manuel Gaspar do outro lado não tinha sequer quem defendesse, pois a recuperação era nula. No segundo tempo o ABC volta a entrar melhor e iguala a 14 golos, e a 15 cerca dos 32 minutos, para então o Sporting, passar em definitivo para o comando do marcador, chegando aos 46 minutos a vencer por 26-20 (máxima diferença, registada ao longo dos 60 minutos), mas a jovem equipa do ABC, comandada por André José (6 golos, e com o seu pivô Erekle (8 golos) em grande plano, bem acompanhados por outro jovem Rui Batista (3 golos),levaram a equipa minhota aos 3 golos de diferença por exemplo aos 58 minutos (31-28), valendo ao Sporting a reconhecida qualidade de Skok (entrou no segundo tempo), e de Ruesga (5 golos), muito bem acompanhados por Darko Dukic (7 golos) e história final do encontro poderia ter sido outra. Jogo dirigido e mal pela dupla de Lisboa constituída por Tiago Correia e João Aranha possuidores do “síndroma da sanção progressiva” perguntando nós como é possível aos 39 minutos de jogo, durante a assistência a ser prestada ao atleta do Sporting Schongarth, um treinador do ABC, entrar dentro de campo para dar instruções aos jogadores, sem qualquer intervenção da dupla de arbitragem, nem do delegado ao jogo, aqui cabe perguntar quais são as suas funções e para que serve.

No Pavilhão da Luz 2, mais uma vez e lamentavelmente sem publico, (cuja transmissão foi um autêntico fracasso), realizou-se o Benfica / FC Gaia, e que foi plenamente demonstrativo, do bom jogo praticado pela jovem equipa do FC Gaia, que conseguiu dar uma excelente réplica à forte equipa do Benfica, apesar das ausências de Keita e de Petar, de tal forma que aos 13 minutos de jogo, verificava-se uma igualdade a 13 golos, momento em que o Benfica passou para frente do marcador, chegando à vantagem máxima de 4 golos aos 27 minutos (16-12), para terminar a chegar ao intervalo a vencer por 17-13, com 17.º golos a ser marcador de livre de 7 metros em cima dos 30 minutos. A equipa do FC Gaia, que defendeu durante este período de jogo, com um sistema aberto e com grande profundidade, atacando sobre a supervisão e comando de Luís Carvalho (3 golos) que realizou um bom jogo, enquanto o Benfica defendeu no seu habitual 6:0 com Capdeville na baliza que esteve bem, tal como Manuel Borges na baliza do FC Gaia. No segundo período de jogo o Benfica chega aos 5 golos de vantagem (18-13, e 20-15 por exemplo), mas com o FC Gaia sempre a reagir, e nunca deixar a vantagem alargar-se em demasia, bem pelo contrário a colocar o marcador por diversas vezes em somente 3 golos de diferença (24-21, e 26-23) mas com o Benfica a controlar o jogo e o diferencial, nunca permitindo aproximações que pudessem colocar em causa a sua vitória, que nunca chegou a estar em causa, para nos momentos finais do encontro alargar a sua vantagem, chegando aos 32-25, maior diferencial que se registou em todo o encontro, terminando com este resultado. Paulo Moreno com 7 golos, e João Pais com 6 golos, foram os melhores marcadores do Benfica, com Mário Silva e os seus 5 golos a ser o principal marcador dos 11 atletas que marcaram pelo FC Gaia.

No Municipal das Travessas, disputou-se o AD Sanjoanense / Boa Hora, que foi um encontro de grande equilíbrio, com diversas alternâncias no marcador, e algumas igualdades, com nenhuma das equipas nos primeiros 30 minutos a chegar a ter mais de dois golos de vantagem, com a equipa da AD Sanjoanense, depois de uma igualdade a 6 golos, passar para a frente do marcador e chegar aos 9-7, e posteriormente aos 13-11, resultado que se verificava ao intervalo. No segundo tempo voltamos a ter um jogo de grande equilíbrio, com o resultado a estar numa igualdade a 14 golos, com a equipa do Boa Hora a entrar melhor neste período, mas a toada de equilibro a manter-se, com as igualdades e as alternâncias a repetirem-se e cerca dos 42 minutos tínhamos uma igualdade a 16 golos, que se repetiu por diversas vezes, a última das quais a 24 golos, que foi o resultado final, com a AD Sanjoanense a marcar o 24 golo nos momentos finais do encontro. Jefferson Bastos com 6 golos, foi o melhor marcador da AD Sanjoanense, com Victor Talmazan a marcar 9 golos e a ser o melhor marcador da equipa e do jogo, acompanhado por Joaquim Nazaré com 5 golos, e desta forma o Boa Hora, obtém duas igualdades seguidas.

No Dragão Arena, realizou-se o FC Porto / AA Avanca, com a equipa do FC Porto em modo de gestão por força dos seus compromissos europeus, permitiu que a AA Avanca, criasse problemas durante algum tempo no inicio do jogo (4-4), para a equipa visitada, rapidamente meter tudo em devida ordem após um oportuno Time-Out, e passado algum tempo já vencia por 10-7, mesmo assim ainda permitiu o 15-14, mas chegou ao intervalo a vencer por 17-14, para nos segundo 30 minutos vincar a sua total superioridade, veio ao de cima, depois do 21-16, passou para 30-22 (8 golos) de diferença, para terminar a vencer por 34-27. No FC Porto com 11 atletas a concretizarem golos, António Areia com 6 golos, foi o seu principal marcador, curiosamente na AA Avanca, tivemos o mesmo número de jogadores a marcarem golos, com o seu pivô Nuno Carvalho e os seus 5 golos a ser o seu principal marcador.

No Pavilhão Antoine Velge, disputou-se um dos mais esperados encontros desta jornada o Vitória FC / Póvoa AC, jogo onde esperava grande equilíbrio conforme se veio a verificar, mas era esperado mais qualidade por parte da equipa visitada, que foi bem contrariada no seu favoritismo, pela equipa visitante. Grande equilíbrio durante os primeiros 30 minutos com diversa igualdade a verificarem-se (a 7, e 10 golos), para no entanto o Póvoa AC, chegar ao intervalo já na frente do marcador por 12-11. No segundo período de jogo a equipa visitante nunca deixou o comando do jogo, chegando aos 20-18, e só a partir deste momento começou a dilatar a sua vantagem para terminar a vencer com 5 golos de vantagem. Na equipa do Vitória FC, Ruben Santos com 6 golos, e Francisco Silva com 5 golos, foram os seus marcadores de serviço, por sua vez André Caldas com 7 golos, e Alan Silva com 6 golos foram os seus principais marcadores.

No pavilhão do Águas Santas, realizou-se o Águas Santas / Boavista FC, que foi o resultado mais desequilibrado da jornada, conforme era esperado. Encontro de sentido único com os maiatos a chegaram com facilidade ao 5-0, permitindo depois alguma reação do Boavista FC, que chegou a colocar o marcador em 10-7, ainda no primeiro tempo, para a partir daqui o Águas Santas, ir paulatinamente dilatando resultado chegando ao intervalo a vencer por uns claros 16-10, no segundo tempo foi um encontro sem história com o Boavista FC a dar a réplica possível, mas não conseguindo evitar que o resultado se fosse dilatando. No Águas Santas onde 11 jogadores marcaram golos, o inevitável Pedro Cruz com 9 golos, foi o seu principal marcador. No Boavista FC António Aparício com 7 golos, e Dinis Mota com 6 golos, foram os seus melhores marcadores.  

Tivemos ainda na Horta, o SC Horta / Ismai, jogo, sem informações no Portal da FAP, pois nem boletim de jogo, devidamente elaborado existiu, no entanto a informação disponível em outros locais dava que o resultado ao intervalo era uma igualdade a 12 golos. Mais uma vez lamentável as falhas no portal da FAP, poi sem oficiais de Mesa CROM ou não CROM, é impossível existir uma informação credível, e o Portal da FAP, mais uma vez falha em termos de informação. Pois apenas já com segundo tempo em andamento, começou a surgir informação no Portal da FAP. No segundo tempo apesar do bom início do SC Horta com um parcial de 3-0, colocando o resultado em 15-12, permitiu a recuperação do Ismai, temos novas igualdades a 17, 18, e 19 golos, para o SC Horta passar então para a frente do marcador até final do encontro, nunca ultrapassando os 3 golos de vantagem. Miguel Gomes com 7 golos, e Bruno Landim com 5 golos, foram os melhores do SC Horta, no Ismai o seu melhor marcador não passou dos 4 golos e foi João Furtado.

Classificação, após esta jornada – 1.º FC Porto, Sporting, Benfica, (9 pontos), 4.º Póvoa AC (-1 jogo), e Vitória FC (6 pontos), 6.º AA Avanca, e ABC (5 pontos), 8.ºSC Horta (-1 jogo), Boa Hora (-1 jogo), AD Sanjoanense, Ismai, Águas Santas (-1 jogo), (4 pontos), 13.º Boavista FC (3 pontos), 14.º Madeira SAD (-2 jogos), e FC Gaia (-1 jogo), (2 pontos), 16.º Belenenses (-3 jogos) (0 pontos).

O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez surpreendente pela negativa o ismai, vai de mal a pior...

Anónimo disse...

O inevitável Pedro Cruz? Oh mentalidade pequenina....
Equipa senhores. Equipas e não unidades. O andebol é um jogo coletivo...E as inevitabilidades devem aparecer em todos os jogos. No àguas, no slb, no SCP, no FCP...aqui, na China ou no Japão.
Por exemplo o inevitável Quintana, no ultimo jogo foi o inevitável MitresKi.
Perguntem-lhe se se acha inevitável?

Anónimo disse...

Antes do início do Campeonato em conversa com pessoas especializadas em Andebol falamos do Ismai e no que estaria para vir e a resposta foi simples
O Maia Ismai não é um clube não tem sócios e adeptos muito poucos (famíliares dos jogadores) é um clube dirigido por alguém que nem as regras sabe é que arranjou um emprego a um treinador fraquinho boa pessoa mas fraquinho,depois perdeu (Despediu)os melhores jogadores ,Delcio Pina o Borges e o Lima e sem ovos não se fazem omeletes
Descer não desce mas é triste comparar o Ismai do Professor Rui Silva com oIsmai do Alexandre Melo

Anónimo disse...

O meu ABC só com os miúdos ainda vai dar cabo de muitos, força A.... B.... C.....

Anónimo disse...

Para já passadas 3 jornadas nada de especial os 3 grandes normais , o Águas normal ,os outros normais .
Excepções duas
Ismai uma vergonha
Póvoa uma agradável surpresa

Anónimo disse...

Infelizmente mais do mesmo vamos chegar a Fevereiro com o Porto Campeão e a fazer uma autêntica passeata
Socorro ajudem o meu Benfica

Anónimo disse...

VERGONHA OS MENINOS BONITOS DO SPORTING! ESTAVAM ASSIM TÃO CANSADOS? É O QUE DÁUM TREINADOR QUE ERA BOM NOUTROS LADOS ONDE HÁ PRESSÃO ZERO! DEPOIS QUANDO SE PODE... COMPRAR PORQUE AFINAL O CLUBE É RICO, TUDO ESTÁ DITO!

Anónimo disse...

Nunca vou perceber como continuam a falar do Lima como bom jogador..

Mas ele já fez a diferença em algum sitio por onde passou ? Tirando aquele ano no Boavista com uma equipa miseravel !?
Nem no póvoa é titular, joga o Roberto que infelizmente não é um predestinado..conclusão até o jogador banal lhe tira o lugar. O rapaz é mesmo preseguido! Haja paciência.

Anónimo disse...

Vitória merecido do Póvoa em Setúbal. Entre uma arbitragem desastrosa e um treinador desastroso lá se foram mais 2 pontos. Este treinador é um pai.

Anónimo disse...

È dos livros...
Em Dezembro terá o "hipercampeonato" tuga todas as equipas? Tenham vergonha srs dirigentes!!!
Mete dó ver alguns jogos em Portugal Não admira que tantos emigram. Não é só por dinheiro. È que aqui anda-se a treinar, mais nada!

Anónimo disse...

Como é que o Setubal, tem um treinador sem currículo, para estar numa equipa que investiu tanto e bem....vai sair-lhes caro. Quando tem dentro de si um treinador conceityado que se conhece no mundo do andebol+pr Picas

Antonio Santos disse...

Mas afinal quem são os meninos bonitos do Sporting da pena ver o Banhadas com pessoas sem escrúpulos

Antonio Santos disse...

Este pessoal ressabiado que vem para aqui opinar apenas tem um nome frustrados!
O Ismai fez 3 jogos perdeu com o Porto normal,perdeu com o Horta nos Açores nada de anormal e empatou com o Setúbal acho tb nada de anormal então porquê este alarido todo ,o treinador e o mesmo tem de se ter calma.

Anónimo disse...

Claro que sim. Tudo normal. Recrutaram muitos "bons" jogadores, que militavam na 2div e foram dispensados desse mesmo clube, outros flops dispensados do Gaia. Ou seja, estavam à espera de quê? Boa sorte LOLOLOL