gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Retoma da actividade, após Covid-19 – Andebol - VIII

 

FAP DIVULGA REGULAMENTO DE ROTAM DAS COMPETIÇÕES

E

PLANO DE CONTINGÊNCIA

EM ESPECIAL COM BASE NA

(ORIENTAÇÃO DA DGS 036/2020 DE 25-08-20)

A Federação de Andebol, com base nas orientações da DGS 036/2020 de 25-08-20, e demorando menos tempo que aquela entidade estatal demorou a analisar os documentos em seu poder, publicou hoje dois documentos de real importância para a modalidade, e que na nossa opinião mereciam talvez uma análise mais cuidada, mas que aconselhamos todos os intervenientes na modalidade a lê-los e bem. Mais uma vez e face ao conhecimento hoje divulgado sobre as aulas de educação física no próximo ano lectivo, estamos crentes de que “ Acabou o Desporto escolar”.

Conforme as competências que foram atribuídas ás Federações a FAP, deu um bom exemplo da sua imagem ao publicar atempadamente os mesmos, mas iremos tratá-los separadamente, tal como merecem, mas desde já os mesmos, têm na generalidade a nossa favorável opinião.

REGULAMENTO DE RETOMA DAS COMPETIÇÕES – SETEMBRO 2020

Chama-se desde já a atenção para o conteúdo da alínea f) do Artigo 4.º (regras Sanitárias gerais para a realização de treinos e competições), deste regulamento, que diz respeito à utilização de mascaras, e quem obrigatoriamente as deve usar, bem como para o teor das alíneas h) partilha de espaços, j) Identificação dos recipientes com bebidas, e l) Ou seja que se deve abster de comparecer aos treinos e às competições.

Depois o ponto 3 do Artigo 6.º (Plano de Contingência), que todas as equipas terão de ter, com a FAP a reservar-se (bem) o direito de o solicitar a qualquer momento.

O Ponto 3 do Artigo 7.º, que torna obrigatório a existência do termo de responsabilidade, para que uma inscrição seja concretizada.

Artigo 8.º (Do número máximo de pessoas no Pavilhão), publicamos uma imagem do descrito para melhor compreensão do indicado.

Pontos 4 e 5 do Artigo 10.º (Zona técnica), que indica as zonas de circulação e todas as áreas do recinto desportivo quando se realiza competição.

No artigo 17.º (Flash interview), deve-se dar especial importância ao seu ponto 3, onde se dá preferência ao flash interview em detrimento da conferência de imprensa.

Ler com atenção o Artigo 20.º (dos estágios e transportes), pois as medidas, irão encarecer e bem os já depauperados clubes.

Verificar no Artigo 23.º (Operacionalização do plano de testes laboratoriais para SARS-COV-2), ou seja poderão ser pedidos, e é mais uma despesa que os clubes terão de suportar, e temos fortes dúvidas sobre a capacidade da grande maioria.

O ponto 5 do Artigo 23.º, merece igualmente uma leitura atenta, pois diz respeito às deslocações às regiões autónomas, onde prevalecem as normas locais em vigor a cada momento.

Os pontos 2 e 3 do Artigo 26.º (número mínimo de jogadores), merece uma análise cuidada, pois remete para a regra 4.1, número mínimo de jogadores para o jogo, e possíveis adiamentos. Poder-se-á interpretar como sempre que se apresentem em campo cinco jogadores, haverá jogo, ou para ser possível adiamento, terão de estar sempre presentes o número mínimo de jogadores previstos na regra. Na Nossa opinião era um texto que merecia uma explicação.

Protocolo de Jogo

Publicamos a imagem divulgada no Regulamento por a mesma ser totalmente esclarecedora.

A Federação elaborou um documento positivo (ver link), que poderão ser ajustado a qualquer momento, e que serve para todos os escalões, mas os tempos previstos nesta tabela não exequíveis, em pavilhões onde existam jogos sequências, e terá de haver uma grande fiscalização no momento da marcação dos mesmos.

Em próximo texto dedicaremos mais atenção ao documento de contingência elaborado

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

estranho parace que o pessoal gosta é de sangue, eu quero ver quantos clubes vão acabar