gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Sorteios – PO02 - 2020 / 2021 - Sorteio

Embora a Federação não tenha realizado nenhuma publicação atempada, sobre as equipas que participam em definitivo nesta prova, conforme é referido no CO n.º 73 de 12-05-20, depois de concluída a PO02A, e já com as diversas equipas devidamente apuradas (esperamos nós), mas com total desconhecimento do enquadramento das Zonas, que apenas se soube durante a realização do Sorteio, que se realizou-se hoje (22-09-20).

Devemos recordar que esta prova é disputada em 3 Zonas com 12 (mais 2 do que na época anterior) clubes em cada zona, com um total de 36, criando certamente algumas dificuldades na constituição das zonas, conforme já por nós previsto, no texto de análise da prova.

Tal como prevíamos na sua analise a PO02, no seu formato competitivo, não sofreu alterações, apesar do aumento de participantes, passou de 30 para 36, aumentando o número de equipas (este aumento de equipas, não é eventual, pois no Regulamento da PO03, prevêem-se 6 subidas), dividindo a prova em 3 zonas de 12 equipas (1.ª Fase, TxT a 2 voltas), a Fase Final (Grupo A) passa a ser disputada por apenas 6 equipas (Bem), tendo como grande novidade o impedimento da participação das equipas B na fase Final, numa decisão de bom senso, tal na época anterior, as equipas apuradas, transportarão consigo os resultados dos jogos disputados entre si, Existindo uma outra grande novidade, é que apenas ascende de Divisão o vencedor da prova (aqui discordamos), e o 2.º classificado disputará um Play Off com 15.º Classificado da PO01. Não existe disputa do Grupo B, sendo despromovidos os 2 últimos classificados em cada zona, num total de 6 descidas, com todas as outras equipas a disputarem a PO02 na época seguinte.

E tal como se previa na zona 1 não se registaram grandes mexidas com a inclusão do São Mamede, Boavista FC B, CDC Santana, SC Espinho, e saída previsível do CD Feirense. Verificou-se ainda que a Zona 2 devido à necessária integração das equipas que subiram de divisão, foi das zonas que sofreram mais alterações, incluindo a passagem do CD Feirense que estava na Zona 1, salientando-se a passagem do Marítimo da Zona 3 para esta Zona, e a mudança do CD Mafra para a Zona 3, Na Zona 3 a principal alteração diz respeito à integração do CD Marienses na mesma, com esta Zona, a ir de Lisboa ao Algarve, passando pelos Açores, em termos de formato teremos de dizer que não estamos de acordo, pois existem equipas a mais, mas finalmente e como já referimos deixou de ser permitido e bem (na nossa opinião) que as equipas B, estejam presentes na Fase Final.

Foi uma prova que mais uma vez sofreu um forte alargamento no seu número de participantes, aumento esse que no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresentar equipas “B” (o que não resultou), esperando ainda, de que tal facto originasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano, mas apesar da alteração dos escalões que se verificou, constata-se que os objectivos, estão longe de serem atingidos. Com a adesão a continuar a ser um autêntico Fracasso.

Pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fase Final Nacional

A 1.ª Fase terá início em 03-10-20 e terminará em 24-04-21.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1Arsenal, Xico Andebol, AC Fafe, São Mamede, CDC Santana, FC Porto B, CA Penafiel, Modicus, SP. Oleiros, GC Santo Tirso, SC Espinho, e Boavista FC B.

1.ª Jornada

03-10-20

Zona 2 – Marítimo, Estarreja AC, Alavarium, São Bernardo, Juventude Lis, AC Sismaria, ADC Benavente, Académica Coimbra, AD Albicastrense, CD Feirense, AD Academia Andebol SPS, e Académico Viseu FC.

1.ª Jornada

03-10-20

Zona 3Sporting B, CF Sassoeiros, 1.º Dezembro, CDE Camões, Oriental Lisboa, Alto Moinho, CD Mafra, Lagoa AC, Vela Tavira, Almada AC, Évora AC, e CD Marienses.

1.ª Jornada

03-10-20

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Zona Sul fraquissima à excepção do Alto do Moinho que já é um habitue nas fases finais dos últimos anos, a subida há-de acontecer eventualmente a médio curto prazo.
Zona Centro muito equilibrada mas as equipas mais fortes encontram-se a norte. Vamos voltar a ter um Xico na primeira.