gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 18 – 2018 / 2019 – II


Regresso às nossas habituais crónicas, dedicadas á PO02, constituída por 3 Zonas.

Apuram-se para a Fase Final do Grupo A, a que dá acesso á 1.ª Divisão os 3 primeiros classificados de cada Zona, que transportam os resultados e pontos nos jogos entre si na 1.ª fase, não voltando a defrontar-se na Fase Final, que será disputada no sistema de TxT a duas voltas. Os 2 primeiros classificados da Fase Final ascendem ao Andebol 1.

Alertamos que foi introduzida uma alteração ao Regulamento da Prova (alínea b) do Ponto 2, do Artigo 2), onde indica que as equipas B, podem participar na Fase Final.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

1.ª Fase
Zona 1
15.ª Jornada
Dia 04-02-19
FC Porto B 36 - 23 Xico Andebol
17.ª Jornada
Dia 09-02-19
Marítimo 24 - 31 GC Santo Tirso
FC Porto B 37 - 23 CD Feirense
Póvoa Andebol Clube 34 - 30 Boavista FC
FC Gaia 36 - 25 Xico Andebol
Modicus 20 - 27 SP. Oleiros

Apurados Fase Final – FC Gaia, Boavista FC, e FC Porto B.

Zona onde foi disputado encontro em atraso da 15.ª jornada, FC Porto B / Xico Andebol, foram realizados todos os encontros relativos à 17.ª jornada, e podemos afirmar que todos os encontros foram disputados sem ocorrências disciplinares, o que se saúda. A disputa da jornada, levou ainda a que fosse encontrado o 3.º apurado da Zona para a Fase Final, apesar da Classificação da zona no Portal da FAP, ter um jogo a menos contabilizado ao FC Porto e ao CD Feirense (desconhecemos o motivo), mas na nossa opinião não existem jogos em atraso, pelo que contabilizamos mais 3 pontos ao FC Porto B, correspondentes precisamente à sua vitória sobre o CD Feirense nesta jornada, e um ponto ao CD Feirense pelo mesmo motivo. Nesta jornada tivemos apenas dois resultados diferenciados, em relação ao verificado na 1.ª volta, O Póvoa Andebol Clube / Boavista FC, que desta vez terminou com a vitória da equipa visitada, embora ao intervalo o resultado fosse favorável à equipa do Bessa (17-15), num encontro disputado em “família”. Apesar da vitória a equipa do Póvoa Ficou de fora dos apurados para a Fase Final. O outro encontro onde o resultado foi alterado em relação ao ocorrido na 1.ª volta foi o Modicus / SP. Oleiros, que desta vez terminou com a vitória da equipa do SP. Oleiros, que apenas construiu o resultado no 2.º tempo pois ao intervalo perdia por 12-9, com esta vitória a equipa de Oleiros, igualou o seu adversário em termos pontuais, nos últimos lugares da classificação. Nos restantes jogos foram confirmados os resultados da 1.ª volta, destacando-se a vitória do GC Santo Tirso na Madeira diante o Marítimo, jogo que já vencia ao intervalo por 15-12, e assim começa a amealhar pontos para a fase seguinte da prova, que podem ser importantes. O FC Porto B, que venceu não só o jogo em atraso, diante o Xico Andebol, e rectificou a igualdade, verificada na 1.ª volta, venceu ainda nesta jornada o CD Feirense, num encontro em que ao intervalo, já vencia por um confortável 21-11, e assim garantiu o seu apuramento para a Fase Final (mas não pode subir de Divisão). O FC Gaia, confirmou o seu estatuto de já apurado para a Fase Final ao vencer de forma clara o Xico Andebol, com o resultado ao intervalo a ser de 20-12 a seu favor, e com esta vitória, confirmar o seu primeiro lugar na classificação agora isolado, face à derrota do Boavista FC.

Classificação actual – 1.º FC Gaia (47 pontos), Boavista FC (45 pontos), 3.º FC Porto B (44 pontos), 4.º Póvoa Andebol Clube (39 pontos), 5.º Xico Andebol (33 pontos), 6.º GC Santo Tirso (30 pontos), 7.º Marítimo, e CD Feirense (27 pontos), 9.º SP. Oleiros, e Modicus (24 pontos).

Zona 2
16.ª Jornada
Dia 02-02-19
AD Albicastrense 0 - 15 São Bernardo (F/Comparência, e Derrota)
17.ª Jornada
Dia 09-02-19
Benfica B 32 - 19 SIR 1.º Maio
São Bernardo 30 - 14 AC Sismaria
ADC Benavente 24 - 29 AD Albicastrense
Ílhavo 29 - 26 CD Mafra
Juventude Lis 28 - 22 AD Sanjoanense

Apurados Fase Final – AD Sanjoanense, Benfica B, e São Bernardo.

Jornada que foi disputada, já se conhecendo as decisões da Federação acerca do jogo AD Albicastrense / São Bernardo, felizmente tomadas rapidamente como deve ser, e que ao sancionarem a AD Albicastrense com Falta de Comparência, significa que lhe foram atribuídos 0 pontos, no referido encontro, e ao assinalar com derrota significa, que o resultado foi de 15-0, a favor do São Bernardo. Assim conjugando a decisão com os resultados desta semana, o terceiro apurado nesta Zona foi o São Bernardo, que terminou com um dos resultados que rectificou o verificado na 1.ª volta ao vencer o AC Sismaria, por uma significativa diferença, num encontro onde ao intervalo já vencia por 11-6. A jornada teve ainda outro resultado diferenciado do verificado na 1.ª volta, e que na nossa opinião constitui a verdadeira surpresa desta jornada, e que também foi o único encontro desta zona, com o registo de ocorrências disciplinares, estamos a referir-nos ao Juventude Lis / AD Sanjoanense, que terminou com a vitória da equipa de Leiria, que já vencia ao intervalo por 15-7, e soube defender a diferença no segundo tempo. Esta derrota da AD Sanjoanense, não faz perigar o seu apuramento já completamente definido e serviu para a Juventude Lis amealhar pontos para a Fase seguinte da prova. O Benfica B, venceu o SIR 1.º Maio, e como já encontrava apurada para a Fase Final (mas não pode subir de divisão, tal como na zona 1, acontece ao FC Porto B), neste encontro tivemos uma primeira parte de grande equilíbrio, que chegou ao intervalo como Benfica B, na frente do marcador por 13-11, apenas se desequilibrou no segundo tempo, com a equipa da Marinha Grande, a continuar nos piores lugares da tabela classificativa. Em Benavente tivemos o ADC Benavente / AD Albicastrense, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da AD Albicastrense, que ao intervalo já vencia por uns significativos 15-9, para controlar o jogo e o marcador no segundo tempo. Realizou-se ainda o Ílhavo / CD Mafra, que terminou como na primeira volta com a vitória do Ílhavo, num jogo entre duas equipas que ocupam dois dos lugares do fim da tabela classificativa, e que permitiu à equipa do Ílhavo, amealhar alguns pontos para a Fase Seguinte.

Classificação Actual – 1.º AD Sanjoanense (47 pontos), 2.º Benfica B (45 pontos), 3.º São Bernardo (44 pontos), 4.º Juventude Lis (37 pontos), 5.º AD Albicastrense (35 pontos), 6.º AC Sismaria (33 pontos), 7.º ADC Benavente (29 pontos), 8.º Ílhavo AC (25 pontos), 9.º CD Mafra (23 pontos), 10.º SIR 1.º Maio (21 pontos).

Zona 3
17.ª Jornada
Dia 09-02-19
Alto Moinho 36 - 26 1.º Dezembro
CD Marienses 28 - 20 Zona Azul
IFC Torrense 20 - 26 Lagoa AC
CDE Camões 29 - 24 Ginásio Sul
CF Sassoeiros 18 - 23 Vitória FC

Apurados Fase Final – Vitória FC, Alto Moinho, e 1.º Dezembro

Numa Zona onde os apuramentos já estavam definidos a duas jornadas do fim, esta jornada apenas teve o condão de alguns encontros servirem para rectificar os resultados obtidos na 1.ª volta, e para amealhar pontos para a Fase seguinte da prova, assim nesta jornada tivemos três resultados diferenciados do que aconteceu na 1.ª volta, e foi uma jornada onde mesmo assim tivemos um encontro com ocorrências disciplinares registadas. No Alto Moinho / 1.º Dezembro, defrontaram-se duas equipas que já tinham o apuramento garantido para a Fase Final, pelo este encontro, apenas serviria para dignificar e respeitar as equipas e a prova, e foi um dos resultados alterados em relação ao acontecido na 1.ª volta, e que desta vez terminou com uma expressiva vitória do Alto Moinho que já vencia ao intervalo por 20-10, para no segundo tempo ser altura de controlar o jogo e o marcador. Nos Açores, o CD Marienses, venceu o Zona Azul, e é igualmente outro dos resultados alterados em ralação à 1.ª volta, e com este resultado sobe ao 4.º lugar da classificação, enquanto o Zona Azul, continua nos lugares, considerados de perigo. No jogo, onde talvez se tenha verificado a maior surpresa da jornada, a equipa da Torre da Marinha, que não apresentou o normal técnico, perdeu diante o Lagoa AC, num encontro que apenas foi equilibrado no 1.º tempo que terminou como Lagoa AC na frente por 12-11, sendo este o outro dos resultados alterados em relação ao verificado na 1.ª volta. Nos outros dois encontros tivemos resultados que foram a confirmação do ocorrido na 1.ª volta, como no CDE Camões / Ginásio Sul (único encontro com ocorrências disciplinares), e que o CDE Camões já comanda ao intervalo por 14-10, continuando o Ginásio Sul a ser a única equipa da prova, que não regista qualquer vitória até ao momento. Terminamos com CF Sassoeiros / Vitória FC, que voltou a terminar com a vitória da equipa visitante, e líder da zona, que ao intervalo vencia por apenas 11-10, o demonstra o equilíbrio com que foi disputada a primeira parte.

Classificação Actual – 1.º Vitória FC (46 pontos), 2.º Alto Moinho (44 pontos), 3.º 1.º Dezembro (41 pontos), 4.º CD Marienses (35 pontos), 5.º CDE Camões, IFC Torrense, e CF Sassoeiros (33 potos), 8.º Lagoa AC (29 pontos), 9.º Zona Azul (27 pontos), 10.º Ginásio Sul (19 pontos).

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

vinha por este meio questionar o Banhadas alguns comentários que foram feitos esta semana na cronica. Devia ter mais respeito pelos clubes.

Anónimo disse...

"No Alto Moinho / 1º Dezembro defrontaram-se duas equipas que já tinham o apuramento garantido para a Fase Final, pelo que este encontro apenas serviria para dignificar e respeitar as equipas e a prova..."

BANHADAS, vocês sabem que os pontos e resultados dos jogos na 1ª Fase entre os clubes apurados para a Fase Final contam para essa fase da prova, certo?

Portanto, não foi um jogo só pra "cumprir calendário"... foi um jogo para amealhar mais 3 pontos a transportar para a Fase Final!

Por coincidência, os 2 primeiros classificados de cada Zona vão-se defrontar todos na última jornada e talvez já haja algumas diferenças na classificação no arranque do Grupo A.

O Banhadas Andebol disse...

Ao anónimo das 23:54, tem toda a razão pelo que apresentamos desde já as nossas desculpas, e será certamente rectificado em próximo texto, obrigado pelo alerta.

Anónimo disse...

Tem toda a razão e da Zona Sul é esta a classificação provisória para a Fase Final. Veremos na última jornada como fica:

EQUIPA Pontos Jogos
1º Dezembro 8 4
Setúbal 7 3
Alto Moinho 5 3