gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 39 – 2018 / 2019 – I – Actualizada


Crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01, com a novidade de ser totalmente disputada.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
15.ª Jornada
Dia 04-03-19
Benfica - Madeira SAD (19H30)
Dia 13-02-19
SC Horta - Arsenal (21H00)
16.ª Jornada
Dia 06-02-19
Madeira SAD - Ismai (19H00)
Sporting - Águas Santas (20H00)
Dia 27-02-19
AA Avanca - AC Fafe (21H00)
17.ª Jornada
Dia 13-02-19
AC Fafe - Sporting (21H00)
Dia 06-03-19
Sporting - FC Porto (20H00)
19.ª Jornada
Dia 09-03-19
Benfica - Sporting (18H30)
21.ª Jornada
Dia 02-02-19
Belenenses 37 – 30 Boa Hora
CCR Fermentões 23 – 26 AA Avanca
Benfica 32 – 14 SC Horta
FC Porto 36 – 22 ABC
AC Fafe 23 – 29 Águas Santas
Ismai 29 – 23 Arsenal
Dia 03-02-19
Madeira SAD 19 - 31 Sporting

Felizmente este fim-de-semana temos um regresso à regularidade, e tivemos uma jornada completamente disputado, o que é uma forte novidade nos últimos tempos. Hoje nesta nova jornada tivemos a disputa de um dos clássicos da modalidade (FC Porto / ABC). De lamentar a não existência de estatísticas em dois encontros, sendo que um deles era dos mais importantes da jornada /Madeira SAD / Sporting, simplesmente lamentável, registando-se a confirmação de todos os resultados registados na 1.ª volta até ao momento, e com apenas um encontro com registo de ocorrências disciplinares.

Actualização

No Pavilhão do Funchal tivemos o Madeira SAD / Sporting, com a equipa madeirense a entrar bem no jogo, e a comandar o marcador até aos 5-4, para o Sporting de seguida fazer um parcial de 5-0, e passar para a frente do marcador por 9-5, situação que não mais largou até final do encontro, vencendo e confirmando resultado ocorrido na primeira volta, pois ao intervalo já vencia por uma confortável margem 15-8, maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos. No segundo tempo o Madeira SAD, volta a entrar bem com um parcial de 3-0, mas rapidamente o Sporting recupera e aos 50 minutos de jogo estava novamente a vencer por uma margem de 7 golos (24-17), para ir progressivamente aumentando o diferencial até final, com o resultado final a registar a maior diferença verificada nos 60 minutos regulamentares, com esta vitória, o Sporting, regressa ao terceiro lugar da tabela classificativa, embora com menos 3 jogos disputados (2 em relação ao actual 1.º). Neste encontro Bruno Landim com 6 golos foi o melhor marcador do Madeira SAD, enquanto no Sporting, Valentin Ghionea com 9 golos, e Frankis Carol com 5 golos, foram os melhores marcadores do Sporting. 

Belenenses 37 – 30 Boa Hora

Encontro disputado no Pavilhão Acácio Rosa, que se encontrava com pouco público, para uma prova de topo do Andebol Nacional. Foi um encontro onde as duas equipas privilegiaram as transições rápidas e o chamado jogo interior, mas que cometeram faltas técnicas em excesso, de salientar que no Belenenses não participou Digo Domingos, e sem lugar surgiu inscrito o júnior Diogo Feio, por sua vez a equipado Boa Hora, sem qualquer dos seus jovens guarda-redes, pois Manuel Gaspar regressou ao Sporting, e Diogo Valério, não estava inscrito, estando inscritos António Ribeiro, que esteve muito bem, assim como Roney Franzini, na nossa opinião o homem do jogo, nas redes do Belenenses. Durante os primeiros 30 minutos o Belenenses, depois de uma igualdade a 3 golos aos 3 minutos assumiu o comando do jogo e do marcador, mas a vantagem média foi quase sempre de apenas 3 golos, e a sua marcação de aproximação de Nelson Pina a Rui Barreto foi bastante proveitosa, e com os seus jogadores mais experientes a fazerem a diferença, como Nuno Roque, que se lesionou aos 39 minutos, enquanto no Boa Hora destaca-se a boa prestação atacante de André Alves, e de Francisco Tavares. E o intervalo chegou com a equipa do Belenenses a vencer por 19-16. O Boa hora entro bem no segundo tempo e reduz para apenas 1 golo de diferença aos 33 minutos (20-19), mas a partir deste momento o Belenenses, aproveitando e bem as deficiências defensivas do Boa Hora, e a eficácia de João Ferreira e de Pedro Sequeira, começa a dilatar o resultado chegando aos 10 golos de vantagem, aos 53 minutos (34-24), e repete a diferença, aos 56 minutos (36-26, para de seguida entrar em modo de gestão, sendo um dos encontro onde foi confirmado resultado ocorrido na 1.ª volta. Dirigiu o jogo a dupla Internacional de Leiria, constituída por Eurico Nicolau e Ivan Caçador, que dirigiu sem dificuldades o encontro onde o comportamento dos atletas e dos bancos, facilitou e bastante a arbitragem.

Benfica 32 – 14 SC Horta

Jogo disputado na Luz 2, que como habitualmente, se encontrava com menos pouco público, que o desejado, e que terminou com a vitória da equipa favorita, o Benfica, mas que foi de forte equilíbrio até cerca dos 14 minutos quando se verificava uma igualdade a 3 golos, com o guarda-redes Rui Pereira (21% de eficácia) a ser uma grandes figuras do encontro até este momento, a partir deste momento e com técnico do Benfica a altera todo o seu sistema atacante, o Benfica faz um parcial de 7-0, que coloca a equipa a vencer por 10-3 cerca dos 24 minutos do primeiro, a equipa insular que não contou com Pedro Silva e Pavel Hernandez, começou a dar mostras de uma grande fragilidade em especial em termos ofensivos, também por “culpa” da prestação de Miguel Espinha (52% de eficácia) na baliza do Benfica, cuja equipa tinha os seus golos bastante distribuídos, devido à uma rotação do plantel, que não era permitida ao SC Horta por falta de elementos que permitissem a mesma rotação. E o intervalo chega com o Benfica a vencer por 14-5. No segundo tempo com a entrada de Nuno Grilo (12 golos, 7 em 7 de 7 metros), numa equipa “órfã” do seu central de raiz Pedro Seabra, igualmente por lesão, não baixou o ritmo e continuou a fazer uma total rotação do plantel, e com o SC Horta, a demonstrar forte indícios, de uma deficiente condição física, foi aumentando o diferencial, aproveitando e bem todas as falhas técnica cometidas pelo conjunto insular, onde apesar de tudo tinha no jovem André Lima (5 golos, mas apenas 42%de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), um dos seus principais elementos. E aos 45 minutos o resultado já se situava em 21-8, para chegar aos 15 golos de diferença quando estavam corridos cerca de 51 minutos. Para terminar com a maior diferença registada durante todo o encontro. O Benfica confirmou o resultado da 1.ª volta, continua a estar nos primeiros lugares da classificação nesta Fase da Prova. Jogo dirigido pela dupla de Santarém, constituída por Fábio Gonçalves, e João Vinagre, que num jogo fácil de dirigir, esteve bem a nível disciplinar, mas exagerada na marcação dos 7 metros, não fazendo a diferença entre defender dentro da área, e ser projectado para dentro da mesma, e deve tomar especial atenção à falta do atacante.

FC Porto 36 – 22 ABC

Entro realizado no Dragão Caixa, com o público em bom número, encontro onde o FC Porto, era total favorito, apesar de o encontro ser considerado um dos clássicos da modalidade, e após o ABC, ter sofrido uma inesperada derrota na última jornada. A verdade é que a equipa do ABC, se apresentou demasiado frágil diante um FC Porto, com excelente ritmo competitivo, com rapidez na troca de bola, e bom bloco defensivo intratável no bom sentido, com uma excelente eficácia, aproveitando e bem as diversas faltas técnicas cometidas pelos bracarenses longes dos seus “melhores tempos”, e que se apresentaram neste encontro com uma completa ineficácia, permitindo ao FCP aproveitar todas as oportunidades, sempre com grande eficácia, e que apresentaram igualmente com uma excelente velocidade na troca de bola, nas situações de ataque planeado. No segundo tempo o ABC, apresenta algumas melhorias, cometendo menos faltas técnicas, e sendo mais eficazes no ataque, mas esta melhoria foi completamente insuficiente para uma melhoria do resultado, apenas deu origem a que este período fosse disputado com mais equilíbrio. Tudo o que dissemos está reflectido, na eficácia dos guarda-redes das duas equipas, no FC Porto, Alfredo Quintana (30% de eficácia), e Thomas Bauer (38% de eficácia), enquanto o desampara Humberto Gomes chegou aos 15% de eficácia, e o jovem Cláudio Silva a apenas 13% de eficácia, números completamente esclarecedores. O Andamento do resultado é igualmente esclarecedor pois o ABC ao sofre um parcial de 10-1, entre os cerca de 14 e os 24 minutos de jogo, com o resultado a ficar em 16-6, para o intervalo chegar com uns impensáveis 20-9. No segundo tempo verificou-se o maior diferencial cerca dos 46 minutos, quando o FC Porto, vencia por 27-13 (14 golos de diferença, e terminou com 14 jogadores a marcarem golos, sendo Yoan Balasquez com 6 golos (86% de eficácia,) o seu principal marcador. Hugo Rocha no ABC (4 golos, 57% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foi o seu melhor marcador, com esta vitória o FC Porto confirmou não só resultado da 1.ª volta, como o comando da classificação embora à condição face ao número de jogos disputados. Jogo dirigido pela experiente dupla de Aveiro, constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva., que na nossa opinião por vezes demonstraram algum excesso na sanção progressiva, em especial não estiveram ao seu nível em termos de falta do atacante.

No Pavilhão Fernando Távora, disputou-se o CCR Fermentões / AA Avanca, que foi um dos encontros onde o resultado da primeira volta foi confirmado, sendo no entanto o único encontro que terminou com ocorrências disciplinares registadas. Encontro disputado com grande equilíbrio, conforme se constata pelo resultado, que aos 18 minutos de jogo, apresentava uma igualdade a 7 golos, momento em a AA Avanca, passou pata o comando do marcador, situação que mais não largou até final do tempo regulamentar, o intervalo chegou já com a equipa visitante na frente do marcador por 13-11. Já no segundo tempo a diferença chegou aos 6 golos, aos 49 minutos (22-16), e aos 51 (23-17), com o CCR Fermentões, a tentar tudo por tudo para diminuir o diferencial que terminou com apenas 3 golos. Enquanto na baliza do CCR Fermentões Pedro Carvalho apenas chegou aos 21% de eficácia, na baliza da AA Avanca, Luís Silva chegou aos 33% de eficácia, e Emanuel Ribeiro aos 38% de eficácia, Gonçalo Areias com 5 golos, foi o melhor marcador do CCR Fermentões. Nuno Carvalho (100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), Diogo Silva (83% de eficácia), e Jenilson Monteiro (100% de eficácia), todos com 5 golos, cada, foram os melhores marcadores da AA Avanca,

No Municipal de Fafe, realizou-se o AC Fafe / Águas Santas, encontro que criava algumas expectativas, após a inesperada vitória do AC Fafe em Braga, mas a equipa maiata, venceu o jogo, comandando o mesmo e o marcador praticamente durante os 60 minutos, e com esta vitória, não só confirmou o resultado da 1.ª volta, como face á derrota do ABC, conforma cada vez o estatuto de equipa a classificar-se nos 6 primeiros lugares nesta Fase da Prova, e no consequente apuramento para o Grupo A. Neste encontro já vencia ao intervalo por 17-12, atingindo o maior diferencial cerca dos 38 minutos quando vencia por 20-13. Na equipa do AC Fafe, Nuno Silva na baliza chegou aos 34% de eficácia, com Gualter Furtado com 7 golos (78% de eficácia), e Rui Rolo com 5 golos (mas apenas 45% de eficácia), foram os melhores marcadores do AC Fafe, por sua vez na baliza maiata, esteve António Campos com 38% de eficácia, Gonçalo Vieira (70% de eficácia), Mário Loureço (79% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), ambos com 7 golos, cada, foram os melhores marcadores do Águas Santas.

Realizou-se ainda, no Municipal da Maia o Ismai / Arsenal, com uma excelente moldura humana, foi o único da jornada disputado até ao momento sem qualquer indicação estatística, O encontro teve um primeiro tempo disputado com equilíbrio, e a equipa maiata, chegou ao intervalo a vencer pro apenas 2 golos de diferença (13-11), e só no segundo tempo conseguiu, alargar o diferencial. Com esta vitória confirmou o resultado da 1.ª volta, e o Arsenal continua a ser a única equipa que apenas contabiliza vitórias até ao momento. Na equipa do Ismai onde 11 jogadores marcaram golos, André Azevedo com 7 golos, foi o principal marcador do Ismai, Pedro Dantas com 5 golos, foi o melhor marcador do Arsenal

Classificação actual – 1.º FC Porto (- 1 jogo, 58 pontos), 2.º Benfica (-2 jogos, 53 pontos), 3.º Sporting (- 3 jogos, 52 pontos), 4.º Águas Santas (-1 jogo, 51 pontos), 5.º Belenenses (48 pontos), 6.º ABC (45 pontos), 7.º Madeira SAD (-2 jogos, 43 pontos), 8.º Boa Hora (+1 jogo, 38 pontos), 9.º Ismai (-1 jogo, 37 pontos), 10.º AA Avanca (-1 jogo, 34 pontos), 11.º CCR Fermentões (28 pontos), 12.º AC Fafe (-2 jogos, 27 pontos), 13.º SC Horta (- 1 jogo, 26 pontos), 14.º Arsenal (- 1 jogos, 20 pontos). 

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o Belenenses-Boa hora! Rivalidade como deve ser! E até teve direito a uma arbitragem de luxo, com os melhores. È um ano de transição no Belém e há que ter os pés na terra! O tempo de jogadores que ganhavam acima da média para o clube... passou!
Na Venezuela é que se paga bem aos militares para ter o poder!

Anónimo disse...

Quando é que o Sr pseudo treinador do boa hora se vai embora?! Jogam sempre os mesmos, motivados ou não, jogando bem ou nao... E ele sentado a olhar.

Anónimo disse...

Quem é que deveria jogar? O Denis, o Queirós, o Tiago ou o Gomes? Jogaram os melhores e que estão a fazer uma excelente época. Não deu para ganhar por questão de pormenores no decorrer do jogo mas estiveram sempre na luta.

Anónimo disse...

Podem mandar o treinador embora que os resultados não se alteram
O treinador é bom para comer e beber..
Tem uma pança para alimentar.
De andebol percebe pouco a sorte é dos empréstimos dos Sporting e do Benfica que tem muita qualidade

Anónimo disse...


ABC e Arsenal da Devesa clubes da "melhor cidade europeia do desporto"...
Fantástica demagogia!
Parabéns senhores da CMB. São melhores que o Luís de Matos!
E os pavilhões gimnodesportivos? Uma categoria! Os melhores do Mundo e talvez da Europa...
E as presenças em jogos de andebol, para mostrar à cidade (e aos seus empresários...) o agrado que a CMB terá no apoio aos clubes desportivos da cidade?
Uma treinadora de atletismo com cara de quem está a fazer um frete ou um vice perdido na bancada é muito pouco...
E as outras Instituições da Cidade e da Região por onde andam? Alguém sabe?
Não as tenho visto...
E os "VIP" alguém os tem visto? Alguns talvez apareçam este ano mas mais lá para a frente, mas tal só está garantido em em 2021... Mas não será por apoiarem seja o que for mas para serem apoiados...
E a procissão, perdão o funeral, lá vai fazendo o seu percurso...

Anónimo disse...

Neste paraíso de cidade é assim...
Uma vida inteira desde os tempos do Mesquita Machado, em que a pr. do clube SCBraga se confunde com pr.da Câmara Municipal de Braga e, claro está reina a impunidade! È um fartar de despesas com o Futebol e, até o atletismo acabou por aqui! Mas Campeão nacional só temos o ABC!!! Ainda por cima mais de metade dos adeptos do SCBraga são do Benfica e, se calhar em muitos casos, até têm o SCBraga como segundo clube!...
Não queremos uma Câmara como os visinhos do Porto dos futebóis que, dá para tudo, desde subsídios até piscinas á borla! Quer se concorde ou não, o Andebol è Rei nesta cidade!!! Esperemos que não nos aconteça como em Guimarães ao Xico...

Anónimo disse...

seja em que cidade for o Andebol Rei so se for de um enclave no meio de um reino maior

o futebol, o futsal são predadores. comem tudo.

e os presidentes de camara são meninos que querem votos dao o guito a quem da mais votos.

bons velhos tempos do mesquita machado que com uma rotunda pagava o andebol.

hoje nem rotunda nem triangulo. e so avenidas para o futebol.