gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 17 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, em especial à PO09. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
15.ª Jornada
Dia 02-02-19
JAC-Alcanena 22 - 26 SIR 1-º Maio/CJB
CS Madeira 25 - 20 Passos Manuel
Maiastars 21 - 33 Colégio Gaia
Madeira SAD 34 - 14 Assomada
ARC Alpendorada 33 - 34 CA Leça
Dia 10-02-19
Juventude Lis - Alavarium (18H00)
16.ª Jornada
Dia 03-02-19
CS Madeira 33 - 26 Assomada
Madeira SAD 38 - 12 Passos Manuel

Como é normal disputaram os jogos da 15.ª jornada e os jogos da 16.ª jornada, correspondentes às normais jornadas duplas das equipas madeirenses e das equipas continentais que as defrontam, tivemos ainda um encontro adiado, por motivo da participação do Alavarium, nas Provas Europeias. Nos sete (7) encontros disputados em apenas dois (2), se verificaram alterações dos resultados ocorridos na 1.ª volta, e felizmente foi uma jornada disputada, sem ocorrências disciplinares. Mas teremos ainda de referir pela positiva as razoáveis assistências que se verificaram em praticamente todos os jogos. E felizmente com mais uma transmissão pela Andebol TV, desta vez com comentários, o que se agradece.

JAC-Alcanena 22 – 26 SIR 1.º Maio/CJB

Encontro disputado no pavilhão da Escola Secundária de Alcanena, que se apresentou mais público que o normal, e onde foi confirmado o resultado da 1.ª volta. As duas equipas que se apresentaram com sistemas defensivos diferente, com o JAC-Alcanena com uma defesa mais aberta, e o SIR 1.º Maio com tradicional 6:0. O JAC Alcanena que iniciou muito bem o encontro, chegando com alguma facilidade a 6-1 aos 10 minutos de jogo, e 10-3, aos 16 minutos, maior diferença registada durante o encontro e que se repetiu, cerca dos 24 minutos (14-7), com destaque pela positiva para a guarda-redes Luísa Cortes, e para a experiente Neuza Valente (8 golos), para nos últimos minutos do primeiro tempo sofrer um parcial de 3-0, o que levou a que o resultado ao intervalo fosse de 16-12, a favor do JAC-Alcanena, perante um SIR 1.º Maio/CJB, que melhorou substancialmente a partir dos 26 minutos de jogo. No Segundo tempo o SIR 1.º Maio/CJB, com Ana Isabel Silva na baliza a revelar-se preponderante na recuperação da sua equipa, bem acompanhada pela subida de rendimento de Miriam Almeida (4 golos), e com Telma Amado (6 golos) em dia sim, numa equipa que acabou com 10 atletas a concretizarem golos, teve uma entrada em jogo no segundo tempo, que levou a equipa a realizar um parcial de 7-3, e a igualar a 19 golos aos 44 minutos, para de seguida o SIR 1.º Maio/CJB, realizar um parcial de 3-0, e ficar em definitivo no comando do marcador por 22-19 (51 minutos), o JAC-Alcanena, apresentou-se neste período de jogo algo descrente, e sem força anímica e física, perante o jogo do adversário, com especial realce para Neuza Valente, que não concretizou qualquer golo, neste segundo tempo. O SIR 1.º Maio utilizou por diversas vezes no segundo tempo, a forma de atacar com 7 jogadores de campo, sem guarda-redes. Jogo dirigido pela dupla de Leiria, constituída por Francisco Remígio e Miguel Mendes, que na nossa opinião estiveram bem, dirigindo o encontro de forma equilibrada.

No Pavilhão da Escola Bartolomeu Perestrelo, tivemos uma jornada dupla com o CS Madeira a realizar o jogo da 15.ª Jornada, diante o Passos Manuel, e vencendo sendo um dos encontros onde se verificou a rectificação do resultado ocorrido na 1.ª volta. A equipa do Passos Manuel, realizou uma primeira parte de grande equilíbrio, e alternâncias no marcador, com o intervalo a chegar com o CS Madeira na frente do marcador por 11-10. No segundo tempo o equilíbrio então verificado, diminuiu e o CS Madeira, aumentou o diferencial final com que venceu o encontro. Jessica Gouveia com 7 golos, e Cláudia Aguiar com 6, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, Mariana Faleiro com 8 golos, e Joana Pereira com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel. No jogo relativo à 16.ª jornada a equipa insular defrontou a Assomada e venceu, confirmando o resultado da 1.ª volta, num encontro muito similar ao da véspera, pois no primeiro tempo tivemos algum equilíbrio, e alternâncias do marcador, para nos minutos finais deste período, o CS Madeira assumir em definitivo o comando do jogo, e chagar ao intervalo a vencer por 15-13. No segundo tempo a Assomada começou a sentir fisicamente o jogo, e permitiu que a equipa madeirense, alargasse a sua vantagem. Cláudia Aguiar com 11 golos, Jessica Gouveia com 7, e Ana Andrade com 6, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, Edna Oliveira com 8 golos, Odete Tavares e Rute Fernandes, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada. Com estas duas vitórias o CS Madeira, sobe ao 5.º lugar à condição pois tem mais um jogo.

O Madeira SAD, disputou igualmente uma jornada dupla precisamente com as mesmas equipas, mas, realizando o seu primeiro encontro com a equipa da Assomada, num encontro de sentido único com as insulares a comandarem o marcador desde cedo, chegando ao intervalo a vencer por 14-3, sendo aqui de destacar pela negativa, os 3 golos, concretizados pela equipa da Assomada durante 30 minutos, No segundo tempo sem abrandar muito o ritmo de jogo, mas fazendo uma gestão do plantel, o Madeira SAD, consolidou a sua vitória por uma margem bastante expressiva. Mihaela Minciuna, e Mónica Soares, ambas com 7 golos, e Sara Gonçalves com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, enquanto as melhores marcadoras da Assomada não passaram dos 4 golos (Marta Coelho, e Rute Fernandes). No Segundo jogo, o Madeira SAD, defrontou e venceu igualmente com grande facilidade a equipa do Passos Manuel, confirmando também o que se verificou na 1.ª volta, tal como no jogo anterior foi um encontro de sentido único, com a Madeira SAD a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando ao intervalo a vencer por unas esclarecedores 20-7, para mais uma vez gerir equipa e jogo no segundo tempo onde a equipa do continente apenas concretizou cinco (5) golos. No Madeira SAD onde 10 atletas marcaram golos, Mónica Soares com 9 golos, e Mihaela Minciuna com 7, foram as principais marcadoras do Madeira SAD, por sua vez, no Passos Manuel a sua melhor marcadora não passou dos 4 golos (Mariana Faleiro). Com estas duas vitórias, o Madeira SAD, igualou à condição o Colégio Gaia no topo da classificação nesta Fase da Prova.

No Municipal da Maia, disputou-se o Maiastars / Colégio Gaia, que terminou com a folgada vitória do Colégio Gaia, que assim não só confirmou o resultado ocorrido na 1.ª volta como se manteve como a única sem equipa sem derrotas nesta Fase da Prova, até ao momento. O Colégio Gaia, que realizou uns primeiros 30 minutos de grande eficácia, ao chegar ao intervalo a vencer por uns esclarecedores 20-8, para depois gerir o resultado e permitir um segundo tempo bastante equilibrado (Igualdade a 13 golos neste parcial), mas com total gestão dos seus recursos. Ana Silva com 8 golos, foi a melhor marcadora do Maiastars, enquanto Joana Resende com 6 golos, e Sandra Santiago, Maria Duarte, e Sara Andrade, todas com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia.

Por fim tivemos o resultado surpresa da jornada, coma vitória do CA Leça no jogo ARC Alpendorada / CA Leça, mas disputado em Leça da Palmeira por inversão do recinto, e que foi um dos resultados alterado em relação ao que se verificou na 1.ª volta. Com esta vitória a equipa do CA Leça, quebra um ciclo negativo que se vinha registando. A vitória foi pela diferença mínima, com o ARC Alpendorada após um primeiro tempo equilibrado, chegou ao intervalo a vencer por 18-15. No segundo tempo o ARC Alpendorada ainda chegou a comandar por quatro golos de vantagem como por exemplo aos 26-22, para o Ca Leça em reacção chegar a estar a perder pela diferença mínima aos 27-26, para posteriormente dar a volta ao resultado e defender o mesmo até final do encontro. Sara Barbosa com 10 golos, Ângela Pessoa, e Cristiana Vieira, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada. Mariana Gomes com 8 golos. Maria Santos com 7 golos, e Catarina Oliveira com 6 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça.

Classificação Actual – 1.º Colégio Gaia, e Madeira SAD (+ 1 jogo 44 pontos), 3.º Alavarium (-1 jogo, 36 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (33 pontos), 5.º CS Madeira (+ 1 jogo, 29 pontos), 6.º ARC Alpendorada (28 pontos), 7.º Maiastars (27 pontos), 8.º Passos Manuel (+1 jogo), e Assomada (+1 jogo) (26 pontos), 10.º JAC-Alcanena (25 pontos), 11.º Juventude Lis (-1 jogo), e CA Leça (23 pontos).

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Banhadas vocês podiam aproveitar as vossas crónicas e escreviam por exemplo para o Record, e assim ficava tudo equilibrado, ou não precisam