gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 19 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, em especial à PO09. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
17.ª Jornada
Dia 16-02-19
Passos Manuel 16 - 17 SIR 1.º Maio/CJB
Maiastars 28 - 27 JAC- Alcanena
Colégio Gaia 29 - 20 CS Madeira
Assomada 30 – 34 Alavarium
CA Leça 22 - 31 Juventude Lis
ARC Alpendorada 20 - 30 Madeira SAD
18.ª Jornada
Dia 17-02-19
Colégio Gaia 23 - 24 Madeira SAD
ARC Alpendorada 26 - 28 CS Madeira

Novo fim-de-semana, em que algumas equipas realizaram jornadas duplas como é normal e nestes oito (8) encontros, apenas em dois (2) se verificou, um resultado diferente da jornada homóloga da 1.ª volta, e felizmente tivemos uma total disciplina em todos os encontros. E com mais uma transmissão pela Andebol TV.

Colégio Gaia 23 – 24 Madeira SAD

Jogo disputado no Pavilhão do Colégio Gaia, e que registou uma boa assistência, e que terminou com a vitória do Madeira SAD, pela mesma diferença que se verificou na jornada homóloga da 1.ª volta, no segundo jogo disputado por ambas as equipas. Assistiu-se a um emotivo jogo de andebol feminino, com duas equipas que apresentaram esquemas defensivos distintos, o Madeira SAD, com o tradicional 6:0, assim como o Colégio Gaia, no seu 5:1, jogo bastante equilibrado, com a equipa visitada a estar na frente do marcador por 7-4 aos 9 minutos de jogo, para se registar a igualdade no marcador a 8 golos, aos 17 minutos, de seguida o Madeira SAD assume o comando do marcador e chega ao intervalo a vencer por 12-11, destaca-se a excelente prestação das guarda-redes, Ana Catarina Ferreira no Colégio Gaia, e de Liya Mingaleeva no Madeira SAD, esta em especial no 1.^tempo, pois no segundo tempo reentrou Mónica Correia, que tinha sido substituída ainda no primeiro tempo, que neste período de jogo foi decisiva para a vitória da sua equipa, nomeadamente aos 59 minutos de jogo, quando defendeu um contra-ataque que daria a igualdade no marcador. Ambas as equipas apostaram nas transições rápidas defesa ataque, e com sucesso, destacando-se Neide Duarte (4 golos) no Colégio Gaia, nestas acções, e tivemos uma Patrícia Lima (5 golos), que começa a regressar à sua boa forma, bem como Maria Duarte com os seus 5 golos, o encontro teve na nossa opinião o seu momento decisivo, quando se verificava uma igualdade a 18 golos, aos 44 minutos, e o Madeira SAD, faz um parcial de 4-0, colocando-se na frente do marcador e do jogo, pela maior diferença registada em todo o encontro, vencendo por 22-18, aos 49 minutos. De destacar ainda, no Madeira SAD a experiente Renata Tavares (7 golos), e a jovem Diana Oliveira (6 golos). Com esta vitória do Madeira SAD, a equipa madeirense, aproximou-se do 1.º lugar da classificação desta Fase da Prova. Dirigiu o encontro a dupla Internacional Feminina, do Porto, constituída por Marta Sá e Vânia Sá, que na nossa opinião estiveram poucos equilibradas em termos disciplinares, e exageradas no jogo passivo. Na véspera em jogo relativo à 17.ª Jornada, a equipa do Madeira SAD, venceu de forma clara o ARC Alpendorada, repetindo a vitória da 1.ª volta, num jogo, em que o equilíbrio foi apenas no inicio do encontro até igualdade a 4 golos, a partir deste momento o Madeira SAD assumiu o comando do jogo e do marcador chegando ao intervalo já a vencer por 18-11. No segundo tempo, entrou em modo de gestão face ao jogo que iria disputar no dia seguinte. Tânia Ferreira com 7 golos, e Beatriz Figueiredo com 5, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada, por sua vez, Mónica Soares com 14 golos, foi a melhor marcadora do Madeira SAD.

O CS Madeira, como é normal, foi outra das equipas que realizou jornada dupla, tendo defrontada, no jogo relativo à 17.ª Jornada o Colégio Gaia, e repetiu o resultado da 1:º volta não em números, mas sim termos da derrota que ocorreu, e por números expressivos, pois ainda 1.º tempo a equipa do continente chegou a ter 7 golos de vantagem, quando vencia por exemplo por 15-8, para o intervalo chegar com o resultado em 17-12. No segundo tempo, verificou-se uma boa reacção da equipa insular que chegou aos 2 golos de diferença (19-17), para a partir deste momento a equipa do Colégio “acordar” e voltar a marcar a diferença, terminando com um expressivo resultado final. Na equipa do Colégio Gaia, onde 10 jogadoras marcaram golos, Patrícia Lima com 9 golos, foi a sua principal marcadora, por sua vez no CS Madeira, Ana Franco com 7 golos, e Joana Ribeiro com 5, foram as suas melhores marcadoras. No segundo jogo que disputaram, confirmaram diante o ARC Alpendorada, a sua vitória da 1.ª volta, num encontro de algum equilíbrio, mas que o 1.º tempo, resolveu na prática o jogo, quando o CS Madeira chega ao intervalo a vencer por 16-13, a boa reacção do ARC Alpendorada no segundo tempo, já não foi suficiente para dar a volta ao resultado. Sara Barbosa com 10 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, Jessica Gouveia com 10 golos, e Ana Andrade com 6 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira.

No Municipal da Maia, disputou-se o Maiastars / JAC-Alcanena, que foi o único encontro onde se verificou alteração de resultado em relação ocorrido na 1.ª volta, sendo que desta vez, venceu o Maiastars, pela diferença mínima, depois do JAC-Alcanena, ter comandado o jogo e o marcador durante grande parte do tempo, chegando ao intervalo a vencer por 16-11, no segundo tempo o JAC-Alcanena, contou com uma boa reação da equipa da “casa”, e ainda comandou o marcador até aos 23-22, para a equipa maiata, chegar aos 26-24, e ainda aos 28-26. Uma referência para o facto da equipa de Alcanena, se apresentar com apenas 11 jogadoras inscritas. Ana Silva com 10 golos, e Cristiana Alves com 8 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, enquanto, Neuza Valente com 8 golos, e Carolina Justino com 6 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena.

Num dos jogos, onde o resultado é o reflexo da forma de defensiva como as equipas jogaram, tivemos o Passos Manuel / SIR 1.º Maio/CJB, que terminou tal como na 1.ª volta, com a vitória da equipa da Marinha grande pela diferença mínima, e com o resultado ao intervalo a ser completamente esclarecedor da forma como as equipas se apresentaram, sendo de 9-6, a favor da equipa da Marinha Grande, o Passos Manuel, mesmo reagindo no segundo tempo, não foi o suficiente para poder obter outro resultado. Mariana Faleiro e Joana Reis, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, Patrícia Fernandes com 6 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB. Com esta vitória a equipa da Marinha Grande já garantiu um lugar nos Play OFF.

Realizou-se ainda o Assomada / Alavarium, encontro onde igualmente foi confirmado o resultado da primeira volta, com a difícil vitória da equipa do Alavarium, que igualmente confirmou o seu lugar no Play OFF, neste encontro ao intervalo o Alavarium vencia por 19-15, para depois de suportar a excelente reacção da equipa do Assomada, que procurou de todas as formas diminuir a vantagem que o adversário tinha ao intervalo, mas foi difícil, apesar da igualdade a 15 golos, ocorrida no segundo parcial, com o jogos faltam disputar consideramos que Tanto a Assomada, como Juventude Lis, Passos Manuel e JAC-Alcanena, incluindo o próprio Maiastars, se encontram em posição de discutir um lugar no Play OFF. Rute Fernandes com 11 golos, Odete Tavares e Marta Coelho ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada. Mariana Azevedo com 7 golos, Grecy Santos, e Carolina Monteiro, ambas com 6 golos cada, foram as melhores marcadoras do Alavarium.

Por último, disputou-se ainda o CA Leça / Juventude Lis, que foi mais um encontro onde coma vitória da equipa de Leiria, tivemos mais uma confirmação do que se verificou na 1.ª volta. Foi um jogo de sentido único com a Juventude Lis a comandar o marcador durante os 60 minutos, embora no primeiro tempo a equipa visitada, tenha tido alguns momentos de equilíbrio, sendo a maior diferença de apenas 4 golos (14-10, a favor da Juventude Lis), para intervalo chegar com o resultado em 15-12 a favor da equipa visitante. No segundo tempo acentuou-se a superioridade da equipa da Juventude Lis, que foi progressivamente dilatando o resultado. Catarina Silva com 5 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, com Francisca Marques (8 golos), e Margarida Oliveira com 7 golos, a serem as melhores marcadoras da Juventude Lis.

Classificação Actual – 1.º Colégio Gaia (+ 1 jogo, 48 pontos), 2.º Madeira SAD (+ 1 jogo, 50 pontos), 3.º Alavarium (45 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (39 pontos), 5.º CS Madeira (+1 jogo), e ARC Alpendorada (+1 jogo) (33 pontos), 7.º Maiastars (31 pontos), 8.º Juventude Lis (28 pontos), 9.º Assomada, Passos Manuel, e JAC-Alcanena (27 pontos), 12.º CA Leça (25 pontos).

O Noticias

25 comentários:

Anónimo disse...

Isto realmente é lindo. 2 pesos e 2 medidas. Inscrições terminaram às 18H de dia 15 de fevereiro. Joana Garces conclui a inscrição no Alavarium no dia 18 de fevereiro da parte da tarde. Querem levar o homem do bombo ao colo para ser campeão?

Anónimo disse...

Calma que vai haver pior. Vão aparecer 2 atletas só dia 19, com sorte.

Anónimo disse...

Meus senhores (ou senhoras) a data da entrada conta... qual é o problema se a Federaçao aprovou dia 18 a inscrição da atleta?

Anónimo disse...

Vai estar ao rubro as ultimas jornadas, para apuramento do 5º ao 8º.

Anónimo disse...

Aos anónimos de 19/fev às 11:33 e 13:48...

Se conhecessem os regulamentos não faziam esta figura ridícula...

até sexta ainda poderão aparecer mais atletas inscritas, Cinco dias úteis para a FAP tratar das inscrição depois de darem entrada nos serviços da FAP!!!

Anónimo disse...

O mal do alavarium não está nas atletas. Com aquela equipa até o homem do bombo e um ceguinho eram campeões. O problema é mesmo o treinador que só tem olhos para a ponta direita e o resto zero: na jogam nadinha. Já estamos fartos do homem, mas ele não vai embora pelo próprio pé e a direção parece que gosta de ver estas tristes figuras de jogo para jogo. Quem viu o nosso alavarium e o vê agora! Que tristeza. Por isso cada vez somos menos na bancada.

Anónimo disse...

Estão tão ocupados com as inscrições que até se esqueceram de tirar os pontos ao Alpendorada pela inscrição irregular da Rita Alves contra o Jac! Ou será que o tal inquérito fica concluído só quando terminar o campeonato?

Anónimo disse...

Obrigado Brousse. Controlam tudo...

Anónimo disse...

Porque dizem que houve inscrição irregular da atleta Rita Alves no jogo contra o JAC?

Anónimo disse...

e o MaiaStars que tem dois treinadores mais o adjunto e tem um andebol de trazer por casa…

e o que seria do MaiaStars e da sua figura publica do andebol de Braga se não fosse a miúda central que veio da segunda divisão…

para o MaiaStars deixar de ser aquela pobreza franciscana tem o Sr de Braga de passar para a tribuna e deixar o banco para quem ainda sabe...

Anónimo disse...

Parece que afinal a federação não anda a dormir e lá saiu o resultado do inquérito com castigo para o Alpendorada.

Anónimo disse...

já saiu castigo do Alpendorada, derrota por 15-0, no jogo com a JAC.

Anónimo disse...

Pelos vistos já saiu a decisão de um dos inquéritos (julgo que ainda não saiu o outro do caso das bananas da Marinha Grande). Eu compreendo a frustração dos agentes do ARCA, inclusive nas redes sociais já vieram manifestar o seu desagrado, mas a realidade é que a culpa é única e exclusiva deles pois avançaram com uma inscrição e respetiva utilização da atleta, quando não apresentaram os documentos necessários. Ninguém critica o trabalho, suor e esforço dos dirigentes e das atletas, que têm feito uma época bastante boa, mas também se trabalha com sangue, suor e lágrimas no JAC (que ainda é mais provinciano que vós), no CALE, no Passos Manuel, na Assomada, na Juvelis, no CS Madeira, no Maiastars, e nas outras melhores qualificadas, e não me parece justo que estas equipas saiam prejudicadas por esta irregularidade que vós próprios cometeram.
Um resto de uma boa época.

Anónimo disse...

o Maia tem dois treinadores

oh anonimo das 1604 junte os dois com a agua que metem e não faz um

fraquinhos…

um é novo e pode endireitar o outro já esta fora de prazo e desactualizado mas pensa que sabe tudo

Anónimo disse...

O anónimo de 21 Fevereiro 16:05, que de anónimo não tem nada, toda a gente sabe quem MS, tenha calma pois pelos vistos não conhece todo o processo e o que levou a atleta a jogar, portanto tenha muita calma, nem deite foguetes para o ar!...Quanto a outros comentários anteriores relativamente a atletas da Arca, de estaturas e entrarem desta e daquela maneira (atacantes), não condicione os árbitros, faça o seu trabalho bem feito, pois se o fizer, não precisa de estar constantemente a protestar e a constestar o trabalho da arbitragem. No final cá estaremos para ver quem se ri!...

Anónimo disse...

Eu acho que as bananas eram para a Mónica Soares levar para a Madeira para compensar a primeira vez que esteve lá a jogar e passou fome. Por isso o acto foi de bondade e não tem lugar a inquérito

Anónimo disse...

Calma Alpendorada que vem mais a caminho... é só estarem atentos!! Ainda vão lerpar mais! não é por viver ao lado do hospital que sou bom médico. O mesmo se passa com a incompetência de alguns diretores que pensam que percebem alguma coisa do que fazem. E ainda por cima andam a dizer mal da FAP nas redes sociais, só porque esta aplicou os Regulamentos.

Anónimo disse...

Pensei que o passar fome tinha sido só com as atletas cubanas que lá estiveram e que não foram nada bem tratadas.

Anónimo disse...

Sois mesmo um exemplo a cumprir regulamento a 3 anos quando desistiram de competir em seniores, teriam de estar 2 anos sem ckmpetir nesse escalão, o certo é que passado um ano já estavam novamente a competir!...Ó paulatinos da verdade...aonde estavam os regulamentos ?!... tenham mas é vergonha!...por mim, ides ficar a falar sozinhos !...

Anónimo disse...

Começo mesmo achar que o Alpendorada é mesmo grande!...Pelos vistos incomoda, mas é um problema que vais ter de resolver, pois ou o resolves mesmo ou vaus andar muito tempo incomodado...Ocupa o tempo a resolver os problemas do teu clube. Já no que diz respeito a atletas, dá uns treinos à tua atleta que ao atacar as adversáras leva sempre o braço à frente...esqueceste-te deste pormenor já sei!...

Anónimo disse...

Já agora, gostava que falasse da sua jogadora que quando ataca a adversária, leva sempre à frente o braço que não transporta a bola...isso este senhor não vê !...enfim...

Anónimo disse...

Anónimo de 22 de fevereiro de 2019 às 17:08

O regulamento diz "até duas épocas desportivas" (artigo 62 do RD) e não "por duas épocas". Logo na época seguinte o JAC poderia, e assim o fez, ser inscrito. Se o sr for autuado na estrada, a sua coima pode ir de X até Y, não se aplica imediatamente o Y.
Estamos esclarecidos, ou fico a falar sozinho?

Anónimo disse...

Na altura da inscrição LEGAL do JAC no regresso ao escalão de Seniores, ninguém protestou. Nessa altura estava tudo bem. O caso do jogo ARCA vs JAC foi um caso diferente...

Anónimo disse...

O Brás é um incompetente e depois vem chorar para o Facebook que foram injustiçados a dizer mal de toda a gente! Já foste castigado uma vez pela FAP e bem forte...e para bem do teu clube devias ser castigado outra vez, assim as tuas asneiras não enterravam mais o clube das”rasteirinhas”.

Paulo Brás disse...

Depois de receber uma chamada de um amigo do andebol, a perguntar se já tinha visto o que escreveram de mim no banhadas, eu respondi: "tenho mais que fazer, do que andar a perder tempo com o banhadas, a maior parte gente sem personalidade, gente frustrada, gente com 2 caras!..."
Mas dei-me à curiosidade, e mais uma vez comprovei que a maior parte desta gente, não tem coragem de dar a cara, gente sem carácter...
Quem me conhece, sabe que sou muito frontal, assumo o que digo, não preciso de máscaras!...Por isso, para o bem e para o mal, escrevo o que sinto e penso...gostem ou não!...mas nunca faltando ao respeito a ninguém!...
è a primeira e última vez que aqui venho dizer a este senhor ou senhores, que a incomptetência do Brás e da direção da ARC Alpendorada, está nos resultados apresentados nos últimos anos, fruto do trabalho de todos os que fazem parte deste clube, atletas, técnicos, dirigentes e pais...Ocupem o vosso tempo a tratar dos assuntos dos vossos clubes, se for o caso!...
Um abraço para quem gosta de mim e dois para quem não gosta!...