gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2019/2020 - X


Provas Nacionais Fixas - Época 2019/2020

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, e conforme já referimos a Federação, com uma antecedência razoável (o que nos apraz) á data de inicio da época divulgou primeiro o CO N.1 (10-07-19) e o n:º 2, no mesmo dia, embora apenas posteriormente tenham sido divulgados Regulamento Desportivos de todas as provas, que esta época não foram feitas em simultâneo com o CO N.º 1, e o CO N.º 2, que procedia à divulgação das equipas com direito desportivo a participar nas diversas provas Nacionais fixas (infelizmente já sofreram alterações não previstas), segundo o conceito estabelecido na época que agora vai terminar. Não iremos repetir o já foi dito em relação às principais provas de Seniores Masculinos, embora todas as outras mereçam o natural destaque, e serão igualmente analisadas por nós, dando sempre a nossa opinião, e aceitando todas as outras opiniões que contribuam para o melhor andebol.

Felizmente imperou algum bom sendo e desta vez não se verificou qualquer aumento de participantes nas provas, e pelo que nos foi dado observar no CO N.º 2, manteve-se tudo o estava definido em termos competitivos.

No entanto, e respeitando as datas referidas nos respectivos Comunicados Oficiais emitidos até ao momento, em que escrevemos este texto, apenas se poderia ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-19, mas o que tivemos até ao momento, foi "zero" em termos de informação. Veremos então, se não existem mais desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal).

Hoje apenas iremos abordar a PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (Sub-18) Juniores Masculinos.

Manteve-se a fórmula de disputa, embora face à alteração dos escalões tenha sido incluída a designação de Sub-18 (uma designação que na nossa opinião apenas duplica a designação da prova), é uma prova cujo modelo, e voltamos a dizê-lo, não é na nossa opinião o modelo mais desequilibrado entre as equipas participantes, ou seja duas zonas de 10 equipas, com uma fase final (Grupo A) a ser disputada no sistema de TXT, com 6 equipas, 3 de cada Zona, mas registou.se uma forte alteração no Grupo B, que é disputado pelos clubes não apurados para a Fase Final, que passará a ser disputada em 2 voltas de TxT em vez de uma. O Verdadeiro Campeonato Nacional, na nossa opinião apenas vai começar na Fase Final. Esta é uma prova de grandes desequilíbrios competitivos. Temos ainda outra forte alteração que diz respeito à forma de desempate, no caso do Grupo B, que face á alteração competitiva verificada, foi ajustado, para o efeito, sendo o desempate neste Grupo realizado da mesma forma que se realiza no Grupo A, apenas contarão os jogos realizadas na Fase onde se verifica o empate.

Com as equipas descritas no Comunicado N.º 2, e com o mesmo formato de prova, face às subidas e descidas, a FAP, têm um desagradável problema para resolver, que é a constituição das Zonas Geográficas, pois muito provável que uma das da Região de Aveiro (Alavarium) irá disputar a prova na zona 2, mantendo-se o São Bernardo integrado na zona 2 (na nossa opinião e se o critério for geográfico), e ficará ainda por resolver que será a décima equipa da Zona 2 (AD Sanjoanense, ou CD Feirense). Pois a distância é exactamente a mesma.

No entanto uma situação permanece estranha, (no nosso entender), mantêm-se a PO05 (também agora com a segunda designação de Sub-18) como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Qual será a sua Estrutura (em especial, o apuramento e a Fase Final), pois O Regulamento Desportivo, continua a prever um número máximo de subidas (4), ou será disputada tal como na época anterior. Pois continua a informar-se de que na PO04, se registam 4 descidas, duas por zona.

Regulamento Desportivo sem qualquer alteração em relação à época anterior, apenas ajustado em termos de escalão etário. 

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Unknown disse...

Comunicado N.º 2 ou anexo nº 2 ?

Anónimo disse...

Nem é o Feirense nem a Sanjoanense, é o Avanca.

O Banhadas Andebol disse...

Ao anónimo das 18:03, refazendo contas, têm toda a razão, e assim damos-lhe toda a razão, somos suficientemente humildes para reconhecer os nossos erros.