gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Arbitragem – Formação – 2019/2020 - VI


ACÇÕES DE FORMAÇÃO
(14-09-19, e 22-09-18)
(2.ª ACÇÃO)
RESULTADOS

Conforme esperávamos, com o nosso texto anterior sobre estas acções desencadeamos, uma série de reacções umas positivas outras negativas, mas alguém leu o nosso texto e apressadamente realizaram e produziram a Circular N.º 9 datando a mesma de 24 de Setembro de 2019, uma forma de enganar “parolos”, mas na realidade, apenas divulgada em 27 de Setembro de 2019, e depois das 20H00, este tipo de atitudes nada dignifica o CA da FAP, que têm de cumprir com clareza e em tempo com todas as suas obrigações, perante o está estabelecido na lei e os estatutos da FAP, (o estabelecido no Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que rectifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações, não é cumprido).

Diremos que lamentavelmente o CA na sua página, realizou “pomposamente” uma notícia, sobre a 1.ª acção que decorreu em Lisboa com fotos e tudo e sobre a segunda acção realizada uma semana depois em Estarreja nada disse, nem nada escreveu.

Continuaremos a referir, para bem da verdade que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP, e assim toda e qualquer Circulares, ou Comunicado Oficial (Chamem-lhe o que quiserem) deveriam ser divulgadas directamente no Portal da FAP, e não apenas na página da arbitragem.

Depois da emissão desta Circular, podemos constatar, se a compararmos com a Circular relativa ao final de época, que passamos no “melhor época da arbitragem”, segundo alguns dos entendidos de 108 quadro árbitros para 111, sem dúvida nenhuma que foi um aumento significativo e demonstrativo da qualidade do trabalho realizado.

Pudemos ainda verificar que muitos quadros foram considerados aptos, com apenas 50% das respostas certas nos testes escritos, é certamente uma brincadeira!!! Contamos pelo menos 8. Pois isto é um reflexo da instrução e dos conhecimentos que lhes são transmitidos, e onde eles será provavelmente os menos culpados.

Um grande destaque destas acções é o número de faltosos, que está directamente ligado ao escândalo dos pagamentos em atraso, aqui também sabemos que este atraso, não será provavelmente para todos.

Ainda em relação a estas acções, como é possível, nesta altura da época ainda não terem sido divulgadas as duplas definitivas, provavelmente sairá mais uma Circular com data anterior à nossa publicação na tentativa de retirar veracidade ao que aqui está escrito.

Repetimos o que já dissemos anteriormente, e será repetido sempre que entendermos, qual a razão por que continua por publicar, em relação à 1.ª acção, o que se passou com os Delegados e Observadores, não se entendendo o porquê… Será que os elementos do CA que desempenham estas funções também realizaram testes…

E mais uma vez perguntamos, para que servem estes exames médicos, se é para os validar perante a Lei, recordamos que deve ser uma estranha coincidência fazerem anos todos ao mesmo tempo. Mais uma falácia completa pois o CA da FAP, não possuiu qualquer competência, quer legislativa, quer estatutária, para executar qualquer inspecção médica.

Continua-se à espera que o CA divulgue as novas Orientações emitidas pela IHF, que estão em vigor desde 01-07-19, e até agora o silencia continua a ser total, com a gravidade de já se terem disputado provas, e nada ter foi divulgado.

Ficamos por aqui, mas voltaremos ao tema das Arbitragens sempre que consideremos que se justifiquem.

O Regras

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho o vosso artigo bastante oportuno.
De fato o C.A. na época passada foi bastante mais rápido e acertivo na emissão dos resultados dos CFIEs. De fato não se compreende a razão pela qual não publicaram os resultados do Observadores e Delegados, uma vez que, os testes foram realizados em agosto.
Relativamente ao resultado dos testes escritos de alguns dos Árbitros, não posso discordar mais com o Banhadas.
Como deveriam saber, não é o livro de regras que apita os jogos, além de que poderão ter existo diversas condicionantes dos proprios Árbitros (pessoais, desportivas, etc.), que poderão ter levado a estes resultados.
Um Árbitro é feito de muito mais do que um livro de regras... o conhecimento das regras é apenas 50%.
Se me permitem uma observação, escrevam os artigos de forma mais precisa e acertiva e não com "raiva" e textos a vermelho!!!

Anónimo disse...

Parabens banhadas e ainda muito ficou por dizer! De facto os que estao calados recebem a tempo e horas. É uma classe desunida com fraca expressão fraca liderança e de péssima gestao.

Anónimo disse...

Só passaram tantos nos escritos porque dá jeito andar a enganar tudo e todos este pseudo conselho de arbitragem...
Como é possivel tanto elemento diretivo e tanta incompetência junta.
E continuam a pagar tarde e lamentávelmente os arbitros continuam sem se unir para fazer frente a este direcao do CA.
Acho que ja chega ou vamos continuar a assobiar e está tudo bem.

Anónimo disse...

Passaram com 50% porque não houve descaramento para o CA os aprovar com notas melhores. Na realidade alguns nem metade dos 50% deviam ter conseguido.

Anónimo disse...

Já chega. Isto está no limite. Demitam-se.

Anónimo disse...

Primeiro importa dizer que não sou árbitro!

Mas o que me faz escrever é ler o constante lamento do enorme atraso de pagamento aos árbitros em geral enquanto as contas estão em dia.... para alguns.

Não só a surpresa que manifestam mas até os apelos diretos ao Miguel Laranjeiro.

Porque afinal ... qual é a surpresa?

Não é exatamente isso que os amigos dele que estão no governo têm feito? Devem a fornecedores como nunca se viu, cativam os serviços públicos, assobiam para o ar mas arranjam dinheiro para safar os mais amigos.

E que tal se os árbitros se queixassem diretamente ao IPDJ que até tem enviado o dinheiro a tempo e horas, cumprindo o contrato programa?

Se calhar é porque não vale a pena queixar-se ao Vítor Pataco que é outro boy!



Anónimo disse...

Isto está do melhor calados... nem em oficios se manifestam.
A culpa nao é deles é de quem lhes deu o voto de confiança
E os arbitros segundo o que sei nem mais 1 mês pago.

Anónimo disse...

Isto tá bonito... caladinhos...