gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Torneios de Selecções Regionais (Masculinos e Femininos) - II


Conforme já referido e dando sequência ao realizado nas últimas épocas a Federação vai e bem organizar as provas de Selecções Regionais, quer em Masculinos, quer em Femininos, na presente época.

Serão provas onde teremos de sempre de louvar o esforço que alguns vão ter de fazer incluindo sacrifícios pessoais, para acompanhar os seus jovens, e para que os mesmos tenham as condições mínimas.

Esta época volta-se a colocar os mesmos problemas da última época, ou seja a agravante de que apenas se poderão candidatar associações com um mínimo de 4 clubes e de 50 atletas (ver CO N.º 21 de 29-08-19), continuamos infelizmente a dar passos seguros para a eliminação de associações, e quem vai perder mais uma vez será certamente o interior do Pais.

Assim a FAP através do seu CO N.º 37 (18-10-19), deu a conhecer a estrutura da prova masculina.

Torneio Selecções Regionais Masculinos - Prova destinada a atletas nascidos em 2005 e 2006.

Verificaram-se as inscrições das seguintes Associações – Algarve, Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém/Portalegre, Setúbal, e Viseu/Guarda. Total de 12 Associações, mas quatro constituem duas equipas, pelo que teremos apenas 10 equipas, verificando em relação á última época um aumento de duas equipas, depois de 14, em 16/17, e 10 em 17/18, passamos para apenas 8 em 18/19, conseguindo desta vez inverter o ciclo negativo que se vinha verificando.

Como primeira consequência, temos o regresso da Fase Intermédia.

Assim a 1.ª Fase - 3 Zonas (2 zonas com 3 equipas e 1 zonas com 4 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º classificado de cada Zona, mais o 2.º classificado da zona com 4 equipas para a Fase Final. As restantes equipas disputam a Fase Intermédia.

Zona 1 – n.º 1 Porto, n.º 2 Braga, e n.º Viseu/Guarda.
Zona 2 - n.º 1Aveiro, n.º 2 Leiria, e n.º 3 Santarém/Portalegre.
Zona 3 – n.º 1 Lisboa, n.º 2 Madeira, n.º 3 Setúbal, e n.º 4 Algarve.

Nota – Chamamos equipas em vez de Associações, pois existem equipas formadas por duas Associações.

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo a zona 3.

Os jogos desta Fase, deverão ser obrigatoriamente disputados no sábado e domingo, sendo que as Associações intervenientes, deverão acordar o mesmo calendário até ao dia 08-11-2019, caso não definam a FAP informa que as datas das jornadas serão:

1.ª Jornada – Dia 15-12-2019
2.ª Jornada – Dia 16-12-2019
3.ª Jornada – Dia 16-12-2019

Não se entende esta posição, sabendo que vão existir grandes dificuldades, em se chegar a um consenso, entre um vasto número de Associações, porque razão a FAP, não marcou logo em termos definitivos, as respectivas datas.

Esta Fase será disputada: Será disputada de 14 e 15-12-2019

Fase intermédia – 2 Zonas (com 3 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º classificado de cada Zona para a Fase Final. 

Esta Fase será disputada: Será disputada de 14 e 15-03-2020

Fase Final – Participam as 6 equipas apuradas Num grupo chamado (Grupo A). Que numa 1.ª Fase serão agrupadas em 2 zonas de 3 equipas, jogando TxT a 1 volta, com os 1.º e 2.º classificados de cada zona, a disputarem as 1/2 Final, enquanto os 3.º classificados farão um jogo de definição do 5.º e 6.º Lugar. Os vencedores das 1/2 Final, disputam a final, e os vencidos o jogo para o 3.º / 4.º lugar.

Nota – As equipas não apuradas para a Fase Final, disputaram nas mesmas datas uma Fase Final, denominada de Grupo B, no sistema de TxT, a 1 volta, caso haja candidatura para essa prova.

Estranha-se que este Grupo B, apenas se realiza se houver candidaturas, o que pressupõe desde já que não auguramos futuro, à sua realização, quando a mesma teria todo o interesse, pois daria mais actividade aos não apurados, critérios muito subjetivos.

Esta Fase será disputada: Será disputada de 22 a 24-05-2020

A prova dará origem no mínimo a um total de 5 concentrações, será que vai haver candidaturas para todas? Duvidamos (data limite para a 1.ª Fase 30-10-19), e neste caso, o local será sorteado (A região autónoma da Madeira, não participa no Sorteio), com os pavilhões a serem da responsabilidade da Associação sorteada, mas alimentação da responsabilidade de cada participante, e temos esta época uma grande novidade, pois o alojamento se houver necessidade do mesmo é da responsabilidade de cada Associação?

A data limite para candidatura da Fase Intermédia é 10-01-2020

Como grande novidade e face ao meritório trabalho em prol do desenvolvimento da arbitragem, as mesmas serão da responsabilidade das Associações na 1.ª Fase, e na Fase Intermédia, mas qual delas?

A data limite para candidatura da Fase Final (Grupos A e B) é 31-03-2020

Iremos elaborar artigo semelhante para a prova Feminina.

O Formador

1 comentário:

Anónimo disse...

O CA prometeu aos árbitros um esforço de colocar os pagamentos a 60 dias a verdade é que o fosso continua a aumentar e não tem fim à vista.
Exigam respeito à direção da federação.