gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 18 – 2019 / 2020 – I

Crónica de fim-de-semana, relativa aos jogos que se disputaram por antecipação da 10.ª Jornada do Andebol 1.

PO01 – Campeonato PLACARD Andebol 1 (1.ª Divisão Seniores Masculinos).

1.ª Fase
10.ª Jornada
Dia 30-10-19
FC Porto 41 - 29 Ismai
FC Gaia 27 – 28 Sporting
Dia 31-10-19
SC Horta - Benfica (21H00)
Dia 02-11-19
Águas santas - ABC (18H00) Andebol TV
Vitória FC - Madeira SAD (18H00)
Belenenses - AA Avanca (15H30)
Boavista FC - Boa Hora (18H00)

Crónica conforme já referimos dedicada somente estes dois encontros, onde um deles devido às condições do piso, se iniciou com mais de uma hora de atraso (FC Gaia / Sporting), o motivo da realização destes encontros prende-se com as participações na Liga dos Campeões Europeus. Todos os jogos foram disputados sem ocorrências disciplinares.

FC Porto 41 – 29 Ismai

Jogo disputado no Dragão Arena, com fraca moldura humana, e que foi o encontro onde as preocupações defensivas, não existiram para qualquer das equipas, o que permitiu, um resultado do encontro com 70 golos no total. O FC Porto, que na prática comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, utilizou os seus três guarda-redes inscritos, teve em Alfredo Quintana com 42% de eficácia e no jovem Francisco Oliveira com 38% de eficácia, dois dos seus principais elementos, por sua vez no Ismai, registe-se a curiosidade de quer Ricardo Castro, quer Manuel Borges, apresentarem a mesma eficácia, o encontro fica ainda marcador pelas diversas nuances, quer defensivas, quer ofensivas, que o FC Porto, apresentou, por exemplo em termos defensivos desde o 6:, ao 5:1, ao 3:2:1, tudo experimentou, e no ataque mais uma vez utilizou a sua forma de jogar com 7 jogadores de campo, e aproveitou ao máximo quer as diversas falhas técnicas do Ismai, quer os lançamentos dos seus guarda-redes, para executar rápidas transições defesa ataque, que normalmente terminavam em golo, com Leonel Fernandes a ser o seu atleta mais produtivo (8 golos, 80% de eficácia), pois apesar da ausência de Alexis Borges, Salina (5 golos, 83% de eficácia) resolvia e bem as situações de ligação entre a 1.ª e a 2.ª linha, e depois tinha Angel Hernandez (6 golos, 75% de eficácia), em dia sim, e de poupanças, pois por exemplo Diogo Branquinho, nem participou no jogo. O domínio do FC Porto, traduz ainda no primeiro tempo, quando faz um parcial de 6-0, entre o minutos 7 e o minuto11, e coloca o resultado em 11-3, maior diferença registada neste período de jogo, para chegar ao intervalo a vencer por 19-4, após uma boa reacção do Ismai, que chegou a ter apenas 3 golos de diferença aos 21 minutos (13-10), teve em Délcio Pina (8 golos, 50% de eficácia), e no jovem Miguel Pinto (6 golos, 86% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros. No segundo tempo o ritmo não abrandou e continuaram a não existir preocupações defensivas, e assim o FC Porto, aos 40 minutos voltou aos 8 golos de vantagem, para aos 55 minutos vencer por 13 golos, máxima vantagem em todo o encontro (39-26), para terminar um encontro de grande tranquilidade para qualquer das equipas. Com esta nova vitória o FC Porto, mantêm-se no comando desta Fase sem derrotas. Dirigiu o encontro a dupla de Braga, constituída por Francisco Costa e Diogo Teixeira, que num jogo tranquilo, poderiam ter um critério mais uniforme em especial nos livre de 7 metros.

No Pavilhão previsto do FC Gaia, num encontro que se iniciou com mais de uma hora atraso, face às difíceis condições do piso, e que obrigou à mudança de pavilhão (rectificação), realizou-se o FC Gaia / Sporting, que foi um encontro onde a equipa do Sporting, sem Edmilson Araújo, e Pedro Valdez, comandou o jogo e o marcador até cerca dos 25 minutos, quando se verificou uma igualdade a 13 golos, depois de ter por diversas vezes 5 golos de vantagem, como por exemplo (11-6), aos 15 minutos, mas permitiu que o FC Gaia, com uma boa reacção e com qualidade, chegasse à igualdade e até passasse para a frente do marcador, após um parcial de 5-0, e chegasse ao intervalo a vencer por 15-13, com o FC Gaia a aproveitar e bem as superioridades numéricas. No segundo tempo, uma entrada mais assertiva do Sporting, leva nova igualdade aos 35 minutos, agora a 15 golos, mas com resposta imediata do FC Gaia, entrando-se num período de grande equilíbrio, com diversas igualdades a verificarem-se, e aos 45 minutos de jogo o Sporting estava na frente pela diferença mínima (20-19), mas o equilíbrio continuava a ser uma constante, pois de imediato e após um livre de 7 metros não convertido por Valentin Ghionea, o FC Gaia iguala a 20 golos, para após um Time OUT, oportuno pelo Sporting, o resultado aos 52 minutos era de 26-22 a favor do Sporting, sendo agora a vez do FC Gaia colocar o seu Time OUT, e de seguida reduz para 26-24 aos 56 minutos, momento em o Sporting, volta usar o seu Time OUT (último), e foi um jogo taticamente bem disputado, terminando com a vitória do Sporting pela diferença mínima. No FC Gaia com 10 jogadores a marcarem golos, tendo em Martim Costa com 9 golos (60% de eficácia), o seu principal marcador, por sua vez Frankis Carol com 7 golos (64% de eficácia), acompanhou Valentin Ghionea (78% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros) nos melhores marcadores da equipa onde Carlos Ruesga com 6 golos (67% de eficácia), foi outro dos elementos preponderantes da equipa. Devemos ainda destacar o guarda-redes Diogo Ribeiro do FC Gaia com 40% de eficácia, e um dos homens do jogo, enquanto na baliza do Sporting, o mais produtivo foi Cudic com apenas 21% de eficácia.

Classificação após a realização destes jogos – 1.º FC Porto, e Sporting (+1 jogo) (30 pontos), 3.º Benfica (25 pontos), 4.º Boa Hora (21 pontos), 5.º Ismai (+1 jogo) (20 pontos), 6.º FC Gaia (+1 jogo) (18 pontos), 7. Madeira SAD, Águas Santas, e ABC (17 pontos), 10.º Belenenses (16 pontos), 11.º AA Avanca (14 pontos), 12.º SC Horta (13 pontos), 13.º Vilória, e Boavista FC (11 pontos). 

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

Banhadas, acho piada, vocês e bem rectificaram o texto, em relação ao local do jogo em Gaia, mas o site da Federação nada diz nem acercado atraso, nem da mudança do local por que será, não tiveram tempo, ou faltam empregados, ou avençados

Anónimo disse...

Mas a Federação tem que informar quem ? O facto esta relatado em relatório e chega.

Anónimo disse...

Anónimo1 de novembro de 2019 às 01:09

Ora, eles tinham era que informar o Banhadas na hora da mudança de pavilhão e antes de fazer o relatório... afinal não é o Banhadas que manda na Federação e no andebol nacional? LOOOL