gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Inscrições de Árbitros – 2022/2023 - X

INSCRIÇÕES DE ÁRBITROS

E

OFICIAIS DE MESA REGIONAIS

A Federação no seu CO N.º 25 (11-10-22), num dos seus pontos informa, os procedimentos de inscrição para Árbitros e Oficiais de Mesa Regionais, dizendo que esta época será permitido que a ficha de inscrição seja inserida diretamente no sistema, ficando o clube / Associação de remeter à posterior, no prazo de 3 dias, o original para a Federação.

Nada temos quanto a estes procedimentos, no entanto, algumas dúvidas se nos levanta, quando se fala e clubes, por exemplo, será que vão inscrever árbitros? Será que vão inscrever Oficiais de Mesa Regionais? Esta função não foi extinta? E criada no seu lugar a função CROM!

Nos termos regulamentares, os Árbitros, são considerados Agentes Desportivos, ver por exemplo o ponto 3 do Artigo 1.º do Titulo 1 do Regulamento Geral da Federação e Associações, e deste modo conforme se consagra no mesmo Regulamente as inscrições serão feitas na Federação que poderá delegar nas Associações, mas referir Clubes, é no mínimo estranho, a não ser que o texto esteja pouco esclarecedor. Ou será que estamos a referir-nos ao problema das taxas e seguros, referidos no CO N.º 1 da presente época, com a finalidade de considerar, provavelmente estas verbas como subsidio e conta corrente as entidades que os inscreve.

Por outro lado quando se referem a Oficias de Mesa Regionais, quereriam referir-se aos CROM, e estes sim têm de ser inscritos pelos Clubes, mas o texto é completamente omisso, ou estaremos perante uma nova categoria, ou temos uma forma de o CA, dar cumprimento ao está estabelecido (mal, na nossa opinião), no Artigo 56.º do Regulamento de Arbitragem, ou se dia que o CA poderá nomear, sempre que entender, Secretário e Cronometrista, indicando ainda que esta nomeação prevalece sempre sobre a indicação das pessoas indicadas, pelos clubes (situação que pode criar situações de completo anti desportivismo, favorecendo quem entender, na nossa opinião). Uma última questão, será que temos os árbitros a dirigirem provas Nacionais, sem estarem inscritos, na nossa opinião, são situações que deviam ser completamente esclarecidas.

O Regras

Sem comentários: