gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Europeu de Sub 20 -Masculinos - II

Realizou-se hoje o Sorteio dos Grupos da Fase Final do Europeu que se disputará na Eslováquia de 27 de Julho a 8 de Agosto de 2010.

Portugal ao ficar no pote 2 , evitou nesta 1.ª fase a Croácia a Espanha e a França

Portugal ficou no Grupo A – Juntamente com o Vencedor do Grupo 2 de Qualificação ( Islândia, Servia, Montenegro e Macedónia ), Eslováquia ( que escolheu o Grupo ) e Israel.
È um Grupo que, em principio poderá proporcionar a passagem ás Grupos Principais, sendo na nossa opinião o Grupo mais acessível, a confirmar esta nossa opinião, está a escolhe deste grupo por parte da Eslováquia ( País organizador , que tinha esta opção ). Consideramos ainda o Grupo C, como o Grupo mais forte.

O Noticias

Arbitragem … Incrível

Tomamos conhecimento, de uma situação verificada a 14 de Março último, em Castelo Branco, omitindo o nome dos árbitros ( logicamente ) , mas a mesma não é só noticia , pelo ridículo , caricato e absurdo, mas sim porque não é conhecida nenhuma actuação por quem de direito na Federação, porque pura e simplesmente não deve ter havido, a dupla continua , a arbitrar jogos todas as semanas.

No dia 14-03-10, foi uma dupla nomeada para dois jogos em Castelo Branco , um da PO15 ás 11H00 , que começou atrasado porque a dupla só chegou ás 12H00 ( Curioso a hora inserida no Boletim de jogo , continua a ser 11H00 , o que é uma falsidade ), depois tinha outro jogo na mesma cidade ás 17H00 , para a PO07 , e neste jogo deu-se o insólito , um dos árbitros cerca dos 25 minutos de jogo, abandonou o jogo zangado com o colega. Nós perguntamos será que esta atitude passe em claro aos responsáveis da arbitragem !!! Será que esta dupla tem condições para continuar a actuar em conjunto!!! Sabemos que existe falta de árbitros, mas será que tem de se pactuar com estas atitudes, que nada dignificam os árbitros em especial e a modalidade em geral!!!

Deixamos esta noticia pelo insólito da mesma, julgávamos que isto não era possível.

O Regras

Informação – Clubes – Diversos

MADEIRA SAD
SALGUEIROS
GIL EANES
O Noticias

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Crónica Intermédia de Fim de Semana – 28

Crónica intermédia face à disputa de uma jornada da PO01, a meio da semana. Uma critica , pergunta-se como é possível marcar encontros a uma 4.ª Feira , precisamente à mesma hora em que existe uma transmissão Televisiva de uma meia final de uma prova Europeia de Futebol.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

4.ª Jornada
Grupo “A”
Sporting 24 – 28 Belenenses
Benfica 21 – 20 FC Porto
Madeira SAD 27 – 23 ABC

Uma Jornada, em que a vitória do Benfica sobre o FC Porto, é um dos factores mais significativos. Um Benfica desfalcado de dois dos seus principais elementos ( Rui Silva e Carlos Carneiro ), e que apesar de ter 14 inscritos apenas utilizou 9 , sendo de salientar que Luís Nunes nunca participou no encontro, comandou durante o 1.ª tempo o marcador, chegando ao intervalo já na posição de vencedor ( 13-11 ) , de salientar que neste período O FC Porto num conseguiu marca de 1.ª linha. No segundo tempo , verificou uma toada de equilíbrio constante , com várias situações de igualdade, chegando inclusive o FC Porto a estar no comando do marcador ( entre os 35 até cerca dos 50 minutos ) , falhando o empate a 30 segundos do fim com uma bola no poste. Jogo disputado num pavilhão com meia dúzia de espectadores, Lamentável. O Madeira SAD novamente o venceu o ABC , a equipa de Paulo Fidalgo , mais uma vez fez um jogo inteligente, cometendo poucos erros e utilizando o Contra ataque como uma das suas armas , pois embora durante o 1.º tempo o ABC , comandasse o jogo chegando a intervalo na posição de vencedor ( 13-12 ) , no segundo período ao estar cerca de 8 minutos sem marcar, e ao cometer um excessivo número de falhas técnicas, permitiu aos Madeirenses que após assumir o comando do marcador nunca mais o largaram. O Sporting / Belenenses, foi um jogo impróprio para “cardíacos” como se costuma dizer, de equilíbrio constante até aos 50 minutos ( 19-19 ) , a partir deste momento o Belenenses assume o comando do jogo e do marcador , vencendo um Sporting sem soluções , e teve no seu Guarda Redes António Campos a grande figura do encontro , e em Francisco Bacalhau mais uma vez o seu “artilheiro” de serviço com 9 golos, o Sporting por sua vez não pode falhar 5 livres de 7 metros, e tem de ser mais consistente nas suas exibições. Apesar de derrotado o FC Porto ( 39 pontos ), mantém o 1.ª lugar com uma vantagem confortável, seguido do duo Belenenses e Madeira SAD ( 35 pontos ) que ultrapassaram o ABC ( 34 pontos ), seguido do Sporting e do Benfica ( 33 pontos ).

Grupo B
AC Fafe 34 – 24 Marítimo
SC Horta 28 – 28 Aguas Santas
Xico Andebol 31 – 33 S. Bernardo

O AC Fafe obteve a sua primeira vitória da época e por números que não deixam qualquer margem de duvidas , num jogo em que comandou sempre o marcador , chegando ao intervalo a vencer por ( 18-12 ), de salientar os 10 golos de Tiago Magalhães . Excelente vitória do S. Bernardo em Guimarães, num jogo em que comandou quase sempre o marcador ( ao intervalo vencia 14-13 ) e em que chegou a ter 8 golos de vantagem ( 48 minutos, 27-19 ), destaque para Pedro Maia com 8 golos. Na Horta , tivemos um jogo equilibrado durante o 1.ª tempo ( 15-15 ao intervalo ) , que se manteve durante o 2.º tempo com várias alternâncias no marcador , acabando por prevalecer o empate com o SC Horta a marcar golo no último segundo do encontro, e o Aguas Santas a estabelecer o empate num Livre de 9 metros depois de terminado o tempo de jogo, de salientar a eficácia de Pedro Cruz com 13 golos. Após a realização desta jornada , o Aguas Santas ( mais um jogo ) seguido do SC Horta ( 30 pontos ), e do S. Bernardo ( 29 pontos ) e Xico Andebol ( 27 pontos ), Marítimo e AC Fafe trocaram de posições mas mantêm-se nos dois últimos lugares, AC Fafe ( 20 pontos ) e marítimo ( 19 pontos , mas mais um jogo )
( Rectificação efectuada )

O Banhadas Andebol

Reunião das Equipas do Grupo de Clubes de Andebol ( GCH )

Em tempos já demos noticias deste organismo representativo dos maiores Clubes Europeus ( quiçá Mundiais ) de Andebol.

Nova iniciativa deste Grupo e as informações que possuem devem ser importantes, face ás diversas reuniões entretanto realizadas com a EHF e até com a IHF. Agora que é possível a presença de equipas Portuguesas Lançamos o desafio às que forem convidadas, para estarem presentes, pois os assuntos devem ser de alto interesse.

O Blog Espanhol “ De Rosca “, publicou um texto sobre o tema deveras interessante , e aqui deixamos:

As instituições de Andebol na Europa, continuam trabalhando e , prova disso é a importante reunião que o Grupo de Clubes de Andebol , está preparando, sendo uma das mais importantes reuniões a nível dos clubes Europeus. A mesma será efectuada no mês de Maio, e será realizada em Colónia na Alemanha, por ocasião da Final Four da Liga dos Campeões Europeus no próximo dia 29 de Maio de 2010. O GCH , vai enviar os convites entendidos ( 80 ) para se poder participar no “Fórum Clube de Andebol – Coração do Jogo”.

O CGH , decidiu enviar convites a cerca de 80 de equipas , para o Fórum Clube Andebol. O GCH, convidou os clubes de acordo com os resultados da Época 2009/2010, o seguinte número de Clubes:

  • As últimos 24 equipas que jogaram a Liga dos Campeões.
  • As últimos 16 equipas que jogaram a EHF CUP.
  • As últimos 16 equipas que jogaram a Winnes’ CUP.
  • As últimos 8 equipas que jogaram a Challenge CUP.
  • O Campeão Nacional ou o n.º 1 da Liga Nacional a 26 de Abril de 2010 e qualificado na próxima época , para as Competições Europeias.”
( Fonte blog De Rosca )

O Noticias

terça-feira, 27 de abril de 2010

PO03 – Fase Final - Crónica Semanal/ 03

Passada que foi a semana da Páscoa, reiniciamos as nossas crónicas sobre esta prova , com incidência nos jogos da Fase Final.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

3.ª Jornada
Vitória FC 32 – 31 Santana
Académico de Viseu 31 – 33 Callidas
Albicastrense 23 – 30 Paço Arcos

Tal como prevíamos o jogo em atraso nesta prova , terminou com uma vitória da equipa minhota sobre o Albicastrense ( 38-26 ), mas que terminou com uma série de incidentes e com vários jogadores castigados. A jornada deste fim de semana, disputou-se completa e apesar de apenas estarem disputadas 3 jornadas, pensamos que poderemos arriscar quais as quatro equipas que na próxima época irão disputar a 2.ª Divisão Nacional, e que nossa opinião deverão ser ( Santana, Callidas, Vitória FC e Paço Arcos ). Em Setúbal disputou-se um dos mais interessantes jogos da jornada, aquele que colocava frente , os vencedores das Zonas Norte e Sul, e que terminou com a dificílima vitória do Vitória FC sobre o Santana, num jogo sempre equilibrado, ao intervalo o resultado era ( 18-16 ) Favorável aos Setubalenses. A vitória do Callidas em Viseu, também num jogo equilibrado , ao intervalo o resultado era ( 17-17 ), era espectável . O Paço Arcos venceu um Albicastrense, debilitado pelas ausências, sem qualquer contestação, e comanda isolado a Prova com 9 pontos, seguido pelo Vitória FC e Callidas com 7 pontos e pelo Santana e Académico de Viseu com 5 pontos, em último lugar encontra-se o Albicastrense com 3 pontos.

O Banhadas Andebol

domingo, 25 de abril de 2010

Crónica de Fim de Semana – 27

Regresso ás crónicas completas, com a realização das principais provas do Calendário Nacional.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

3.ª Jornada
Grupo “A”
Sporting 27 – 24 Madeira SAD
FC Porto 26 – 22 ABC
Belenenses 27 – 23 Benfica

Uma Jornada, em que o factor casa foi preponderante e que, começou a meio da semana com um Sporting/Madeira SAD, que tal como se previa foi mais uma vez de elevado equilíbrio , ao intervalo registava-se um empate a 13 golos , acabando por vencer o Sporting , obtendo assim a sua 1.ª vitória esta época sobre os Madeirenses, que apenas cederam aos 48 minutos de jogo , pois nesse momento registava-se um empate a 20 golos. Neste jogo de salientar a excelente exibição ( mais uma ) do Guarda Redes Verkic, e o discernimento dos jovens Pedro Marques e Fábio Magalhães. Com este resultado O Sporting estabelece uma igualdade pontual ( 32 pontos ) com o Madeira SAD e com o Belenenses que venceu um Benfica descaracterizado pelas ausências de Carlos Carneiro e Rui Silva ( encontram-se suspensos ) , e com 3 jogadores inscritos que nunca chegaram a jogar. O Belenenses a partir do momento em que assumiu o comando do jogo cerca dos 15 minutos , nunca mais o largou e já vencia ao intervalo ( 16-13 ) , chegou a atingir os 9 golos de vantagem ( 24 – 15 ) aos 46 minutos , depois foi só fazer a gestão do jogo. Francisco Bacalhau com a mão quente , foi o mais produtivo, com 8 golos . O FC Porto ao vencer o ABC, reforçou a sua posição de comando com uma confortável vantagem ( 38 pontos ) sobre o segundo classificado o ABC ( 33 pontos ), seguindo-se o trio já descrito e em último lugar temos o Benfica ( 30 pontos ).

FC Porto 26 – 22 ABC

Eis um jogo, que poderá foi certamente importante na caminhada para o titulo que se avizinha, e que foi disputado com duas partes distintas. Na 1.ª parte o FC Porto com uma atitude apática, permitiu ao ABC , trocar a bola a seu belo prazer e concretizar, não conseguindo efectuar o contra ataque, o que permitiu ao ABC disfarçar a sua menor envergadura física, não sendo por isso de estranhar que ao intervalo os minhotos se encontram-se na condição de vencedores ( 14-12 ) . No segundo período do jogo, o FC Porto melhorou significativamente a sua atitude defensiva, embora até determinado momento do jogo , a sua forma de atacar, não provoca-se sobressaltos à equipa do ABC , até cerca dos 44 minutos de jogo altura em que o ABC ainda se encontrava na frente do marcador ( 20-19 ) , valeu ao FC Porto o surgimento de Ricardo Moreira ( 9 golos ) e superior rendimento de Hugo Laurentino que tinha substituído Jerkovic. O ABC ficou dois elementos a menos em campo cerca dos 54 minutos fruto de uma “meninice” de Mário Peixoto, e foi neste momento que o FC Porto adquiriu uma vantagem de 4 golos ( 24-20 ) , efectuando a gestão do resultado até final do encontro. No ABC saúda-se o regresso de Luís Bogas aos golos ( 7 ) , embora em termos de eficácia a mesma tenha sido baixa, bem acompanhado por Eduardo Salgado igualmente com 7 golos. A arbitragem esteve a cargo da dupla Madeirense Duarte Santos/Ricardo Vieira, efectuou em termos técnicos uma actuação correctíssima, mas em remos disciplinares foi complacente , com o agarrar e placar constante dos defensores.

Grupo B
SC Horta 27 – 27 AC Fafe
S. Bernardo 28 – 21 Marítimo
Aguas Santas 31 – 29 Xico Andebol

O AC Fafe obteve mais um empate , desta vez no sempre difícil recinto do SC Horta, num jogo de constante equilíbrio em que a maior diferença foi de 2 golos a favor dos Açorianos, ao intervalo o resultado cifrava-se em ( 17-15 ) a favor do SC Horta, tendo os Nortenhos conseguido o empate na última jogada do encontro. O S. Bernardo venceu como se esperava um Marítimo, Num jogo em que a superioridade dos Aveirenses nunca esteve em duvida , ao intervalo já vencia ( 16-10 ). Por fim o Aguas Santas venceu um Xico Andebol , num jogo em que a sua superioridade nunca esteve em causa , vencia ao intervalo ( 19-12 ) , chegando a sua vantagem a cifrar-se em 8 golos aos 31 minutos , permitindo depois uma excelente reacção do Xico Andebol. No Aguas Santas de salientar os 11 golos de Nuno Pimenta e no Xico Andebol os inevitáveis Tui Silva e César Gonçalves ambos com 8 golos. Após a realização desta jornada , o Águas Santas assume o comando do Grupo ( 30 pontos ), seguido Horta ( 28 pontos 9 e duo S. Bernardo / Xico Andebol com ( 26 pontos ) ,Marítimo ( 18 pontos ) e Fafe ( 17 pontos ) , encontram-se nos dois últimos lugares e nosso entender são os fortes candidatos à descida de divisão.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

7.ª Jornada
G. Sul 18 – 18 Camões
Modicus 24 – 24 Maria Balaio
S. Mamede 27 – 22 Sismaria

Jornada atípica , com dois empates registados , e a A.A. S.MANEDE com a sua vitória sobre o Sismaria, já garantiu a sua subida à 1:º Divisão a três jornadas do fim da prova ,comandando a prova com 21 pontos, consumando desta forma o regresso de um histórico da modalidade ao escalão mais alto da modalidade , os nossos parabéns. Sendo este o facto mais relevante da jornada. O empate entre as equipas sulistas , é um resultado esperado mas que mantém as equipas nos mesmos lugares . O Maria Balaio ao ir empatar ao difícil recinto do Modicus, deu mais um passo rumo à sub1da de divisão, encontrando-se em 2.ª lugar com a 16 pontos, e o Modicus manteve a igualdade pontual com as equipas do Sul a 12 pontos. O Sismaria ocupa o último lugar com 11 pontos.
Nota : Nota já depois da elaboração desta crónica de fim de semana, recebemos esta imagem que é o espelho da alegria de quem gosta da modalidade, mais uma vez parabéns AA S. Mamede pelo êxito já alcançado.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

7.ª Jornada
C. Gaia 28 – 16 Alavarium
Gil Eanes 32 – 23 João Barros
Madeira SAD 41 – 14 Juv. Mar
Santa Joana 28 – 26 Juv. Lis

Totalmente caseira, esta jornada, e sem qualquer surpresa , sendo de realçar o resultado alcançado pelo Madeira SAD, pois é um dos resultados que esperávamos que não acontecessem nesta fase da prova. Sendo o principal jogo da jornada, aquele que colocava frente a frente o Gil Eanes e João Barros, terminou com a esperada vitória das Algarvias. O Santa Joana/ Juv. Lis, acabou por ser o jogo mais equilibrado, ao intervalo registava-se uma igualdade a 12 golos , tendo as Leirienses cedido apenas nos últimos minutos. Por fim uma referencia à vitória esperada do C. Gaia diante das Aveirenses do Alavarium. Madeira SAD e G. Eanes ( na nossa opinião os mais fortes candidatos ao titulo Nacional ) continuam no comando com 20 pontos , o João Barros mantém o 3.º posto com 15 pontos, seguido do C. Gaia com 15 pontos. No próximo Fim de Semana regressam as jornadas duplas.

PO06- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos
2. Fase Grupo “A” – Zona 2

Resultados:
Águas Santas 25 – 28 Benfica
FC Porto 37 – 26 EA Moimenta da Beira
Benfica 30 – 22 EA Moimenta da Beira
Águas Santas 3832 FC Porto
FC Porto 27 – 22 Benfica
EA Moimenta da Beira 22 – 41 Águas Santas

Classificação – 1.º Aguas Santas, 2.º FC Porto, 3.º Benfica e 4.º EA Moimenta da Beira

Fase que terminou com 3 equipas empatas no 1.ª lugar ( FC Porto, Benfica e Águas Santas ) a 7 pontos, sendo a classificação decidida pela diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas . falharam algumas previsões dos nossos leitores pois o Benfica não ficou apurado, sendo apurados para a fase seguinte o Águas Santas e o FC Porto.

Os dois primeiros Classificados , encontram-se apurados para a fase final, a que juntarão os dois primeiros classificados do Grupo “A” Zona 1 ( ABC e Sismaria ), a disputar em concentração , no sistema de TXT a uma volta.

O Banhadas Andebol

sábado, 24 de abril de 2010

Competições Europeias 2009 / 2010 - XIII

SPORTING VENCE 1.ª MÃO DAS 1/2 FINAL DA CHALLENGE CUP

O andebol português masculino, esteve mais uma vez este fim de semana em acção nas competições Europeias, representado pelo Sporting, que se encontra a disputar as meias finais da Chellenge CUP com os Eslovenos do RD Slovan. O Nosso lamento vai para a falta de informação do Portal da FAP, sobre a realização deste jogo. Pois só 6.ª Feira cerca das 22h00, publicou a informação. Porquê pergunta-se ??? Mais uma vez critérios editoriais do Portal da FAP, e de quem têm a responsabilidade do mesmo, deixam muito a desejar.

CHALLENGE CUP – Masculina 1/2 Final

1.ª Mão

Sporting 28 – 23 RD Slovan ( Eslovénia )

Jogo, com uma assistência recorde no Pavilhão do Casal Vistoso ( cerca de 1100 espectadores ), criando um extraordinário ambiente de apoio à equipa lisboeta. O Sporting venceu por uma diferença, que embora seja importante, mas face ao valor demonstrado pela equipa Eslovena, poderá não ser suficiente para garantir a presença na fina. O jogo durante o primeiro tempo, foi quase sempre equilibrado, de tal forma que se atingiu o intervalo com uma igualdade a 9 golos. No segundo período de jogo, com algumas melhorias no sector atacante, o Sporting atingiu a maior vantagem aos 40 ( 18-12 ) e aos 52 minutos ( 22-16 ). No Sporting grande destaque para o Guarda Redes Humberto Gomes, que na nossa opinião realizou a melhor exibição que lhe vimos fazer no seu actual clube, fechando autenticamente a baliza, principalmente nos primeiros 30 minutos, Pedro Seabra ( 5 golos ), foi o motor da equipa gerindo com inteligência posse de bola e os movimentos do ataque, sendo o melhor jogador de campo da equipa Portuguesa ( na nossa opinião ), no entanto Pedro Solha foi o mais eficaz com 7 golos. Verifica-se que existem atletas que não se encontram nas melhores condições físicas, sendo os casos mais flagrantes os de Bosko Bjelanovic e de Vladimir Petric, João Pinto fez uma partida muito abaixo do seu valor, uma chamada de atenção , não se podem falhar tantos livres de 7 metros. A equipa Eslovena , sendo uma equipa jovem e muito rápida , tanto nos seus movimentos atacantes como defensivos, e com bom sentido de jogo, nunca permitindo que o Sporting efectuasse os seus normais contra ataques., possuindo um Guarda Redes Jure Vran, pouco exuberante mas de uma excelente eficácia. A arbitragem a cargo dos Israelitas Yoram Peretz e Shlomo Cohen , foi uma arbitragem sem influência no resultado mas tecnicamente um pouco fraca , onde em caso de duvida, decidia quase sempre a favor da equipa da casa.

O Banhadas Andebol

Informação e Divulgação – XXVI Torneio Madeira Handball - II

XXVI – Torneio Madeira Handball 2010

Novas informações sobre um dos mais antigos torneios realizados em Portugal.

O XXVI Torneio Madeira Handball 2010 realiza-se, de 1 a 4 de Julho 2010, para os escalões de Iniciados e Juvenis(Masculinos e Femininos).

Para ajudar a concretizar este sonho, a organização do Torneio, estabeleceu um protocolo com uma agência viagens na Madeira(VTM), para que os clubes tivesse acesso a pacotes mais económicos, com viagens a partir de 160€ por pessoa. Em relação às passagens e planos de voo, deverá ser tratada entre o seu clube e a Agência de viagens VTM.

Contacto
VTM
Sr. Ricardo Jesus
ricardojesus@agenciavtm.com ou 962183322 / 963747263

Para qualquer dúvida, a organização está ao dispor de todos , para que a vossa presença no Torneio seja uma realidade.

Mais informações acdf@netmadeira.com ou paulovieira13@gmail.com
Académico do Funchal tel. 291230535 ou Prof. Paulo Vieira 969038012
O Noticias

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fotos do Ano 2009 – IHF - II

FOTOS DE ANDEBOL DO ANO 2009

Conforme noticiamos em tempo, estava aberto o concurso para a foto do ano de 2009.

Cerca de 40 fotógrafos de todo o mundo participaram com quase 100 temas, no concurso promovido pela IHF. Um júri da IHF, seleccionou 2 vencedores, que irão partilhar o prémio de 5.000 Francos Suíços, são o fotografo Francês Stephane Pillaud, e o Alemão Tilo Wiedensohler.

Stephane Pillaud – Mostra o salto da jogadora francesa Amelie Goudjo, durante o jogo com Angola no recente Munial na China.
Tilo Wiedensohler – Mostra o remate do alemão Holger Glandorf durante o jogo da Super Taça entre a Alemanha e a Noruega.
O Noticias

Informação – Clubes – Diversos

SALGUEIROS

MODICUS SANDIM
GIL EANES
O Noticias

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Audiências e Share’s do Andebol…

A Federação publicou no seu Portal em 14-04-10, um artigo sobre as audiências e Share’s do Andebol, relativos à corrente época, que não mereceu de imediato, qualquer reacção da nossa parte, pois é um texto , que carece de informação complementar, e dados comparativos. Embora não duvidando dos mesmos, são dados que envolvem uma forte componente técnica.

Analisando o número de jogos, diremos que a RTP2, não transmitiu, 21 jogos da 1.ª Fase da PO01, mas apenas 18, neste número de 21 jogos estão certamente incluídos, os 3 jogos da Super Taça de Portimão que mereceram honras de transmissão pela Canal Público.

Embora tendo a consciência, de que trabalhar um documento deste tipo é de um grau de dificuldade elevado e por vezes apenas é possível trabalhar com números. Mas isto não invalidade, que por exemplo, não se tenha divulgado dados comparativos a épocas anteriores ( isto sim, seria relevante ).

Depois não tem relevância nenhuma fazer uma comparação de dados relativos a audiências com publico em pavilhões , quando todos nós sabemos, que dos pavilhões utilizados pelos Clubes na PO01, apenas um Pavilhão tem capacidade para 2000 espectadores ( com excepção do Arena Portimão – apenas usado na Super Taça, que supera este número em muito ). Seria provavelmente mais interessante dar a média de espectadores por jogo ( disputaram-se na 1.ª Fase da PO01 132 jogos ).

Depois ao dizer que “Viram” isto significa do ponto de vista técnico que o total do numero de indivíduos que contactou o suporte ( programa, spot, etc.. ) ou o meio. E deveria esclarecer se estes números se referem directamente e só ao Andebol , que está inserido num programa Desportivo.

Para se chegar ao numero apresentado, a expressão “Perto de 3 milhões “, está a admitir-se que todos os indivíduos eram diferentes…

O que foi feito, foi somar a média da audiências de cada um dos jogos … Voltando a admitir que eram todos indivíduos diferentes para depois se chegar a “Perto de 3 milhões”.

Esquecendo o aspecto anterior, a expressão “Perto” simplifica os 2,7 milhões... Quando na verdade este já é um número fabuloso... Mesmo 185000 indivíduos (o melhor resultado médio de espectadores de um jogo) é um número de respeito (e credível) que multiplica por várias vezes o número de espectadores de bilheteira...

E finalmente teremos de dizer , sendo uma das grandes verdades, é que o Andebol, é um dos grandes contribuintes líquidos para a RTP2 ( Com uma afinidade positiva )… Mas cautela porque a média deste indicador de share ronda os 6,4%... E aos sábados os valores médios do share da RTP2 está acima dos 5%...

O Reticências

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Taça Presidente da Republica ( PO25 ) -1/4 Final - Sorteio

Realizou-se hoje o Sorteio dos 1/4 Final com o seguinte resultado :

1/4 Final – Jogos a realizar em 10-06-10

Santo Tirso – Vitória FC
Belenenses – S. O. Oleiros
Sismaria – G. Sul
AC Fafe - AA S. Mamede

Equipas em prova :

3.ª Divisão ( 1 ) – Vitória FC
2.ª Divisão ( 5 ) – AA S. Mamede, Sismaria, Santo Tirso, G. Sul, S. P. Oleiros.
1.ª Divisão ( 2 ) – AC Fafe e Belenenses.

Uma referência especial, o Jogo Sismaria/G. Sul, dois velhos conhecidos que esta época já se defrontaram várias vezes, e para o jogo AC Fafe/ AA S. Mamede, pois vão defrontar-se um forte candidato a ascender à PO01, e um potencial candidato à descida da PO01 à PO02. O Jogo Santo Tirso/Vitória FC, será outro jogo a seguir com interesse, já no Belenenses/ Oleiro, total favoritismos para a equipa de Belém.

O Noticias

Competições Europeias - Nomeações – EHF

A EHF volta a nomear portugueses, desta vez para os 1/4 de Final da Champions League Masculina e para função de Delegado. Esta é uma nomeação dignificante.

Delegados

Nomeação

CHAMPIONS LEAGUE Masculina

António Goulão – Para o jogo da 2.ª Mão dos 1/4 Final entre, o Montpellier HB ( França ) e o Chekhovskie Medvedi ( Rússia ), que se disputará em 01-05-10 em França.

As nossas felicitações e desejos de boa sorte, ao nomeado.

O Regras

terça-feira, 20 de abril de 2010

Taça Presidente da Republica ( PO25 ) -1/8 Final

Disputaram-se neste fim de semana os jogos relativos aos 1/8 de Final.

1/8 Final – Resultados
S. P. Oleiros 32 - 29 Ílhavo
Alavarium 25 – 36 Belenenses
AA S. Mamede 31 – 26 Académico FC
CD Feirense 25 – 27 AC Fafe
Passos Manuel 30 – 36 Santo Tirso
G. Sul 30 – 19 Almada
Paço Arcos 25 – 29 Sismaria
Vitória FC 28 – 26 SC Horta

Equipas apuradas para os 1/4 de Final, a realizar em 10-06-10, o sorteio realiza-se dia 21-04-10 pelas 17H00 na FAP.

3.ª Divisão ( 1 ) – Vitória FC
2.ª Divisão ( 5 ) – AA S. Mamede, Sismaria, Santo Tirso, G. Sul e S. P. Oleiros.
1.ª Divisão ( 2 ) – AC Fafe e Belenenses.

No dia do sorteio , dissemos que um jogo a ter em atenção Seia o Vitória FC/SC Horta, e confirmou-se a nossa “profecia”, finalmente tivemos um TOMBA GIGANTES e houve Taça, o Vitória FC ( 3.ª Divisão ) , eliminou o SC Horta ( 1.ª Divisão ), num jogo equilibrado e, em que o Vitória comandou sempre o marcador ( ao intervalo vencia 14-12 ), apenas permitindo uma situação de empate a 24 golos. Tínhamos feito uma referência especial ao jogo S. Mamede/Académico FC , e na realidade o factor casa, voltou a ser preponderante, tendo a equipa de S. Mamede ( um histórico da modalidade ), confirmado a excelente época que tem vindo a fazer ao derrotar o Académico FC. No jogo entre vizinhos, venceu como seria de esperar o Ginásio do Sul, J a vitória do AC Fafe ( 1.ª Divisão ) em casa do CD Feirense, não teve as facilidades que poderiam esperar, pois ao intervalo registava-se uma igualdade ( 12-12 ). O Paço Arcos/Sismaria, terminou com uma vitória da equipa Leirienses, embora ainda tivesse passado por um susto pois ao intervalo perdia ( 16-15 ).

O Noticias

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Última Hora – Congresso Extraordinário da IHF

O Congresso Extraordinário da IHF, que deveria realizar-se em Roma nos próximos dias 23 e 24 de Abril de 2010, onde seriam discutidas as controversas propostas do Presidente da IHF, acaba de ser adiado para data a designar em oportunidade, face aos problemas existentes no transporte aéreo na Europa.

O Noticias

Crónica de Fim de Semana – 26

A nossa crónica de fim de semana, face à ausência da realização de jogos das principais provas Nacionais Masculinas, é dedicada essencialmente à PO09 que contou com a realização de uma jornada dupla, e PO06 com a realização da 2.ª fase grupo “A” Zona 1 em Leiria.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

5.ª Jornada
Juv. Mar 24 – 25 Alavarium
Santa Joana 28 – 45 Gil Eanes
C. Gaia 28 – 24 Juv. Lis
Madeira SAD 24 – 19 João Barros
6.ª Jornada
Alavarium 13 – 33 G. Eanes
Juv. Mar 19 – 23 C. Gaia
João Barros 34 – 19 Santa Joana
Juv.Lis 20 – 28 Madeira SAD

Dos jogos destas duas jornadas, o jogo Madeira SAD/João Barros, era aquele que despertava maiores atenções , e em que as Madeirenses venceram um João Barros que lutou sempre e demonstrou ser uma das equipas mais fortes neste momento da prova. O C. Gaia obteve uma difícil vitória sobre a Juv. Lis, que foi construída na primeira parte do encontro ( 16-12 ao Intervalo ) e foi vencer uma Juv. Mar que sofreu duas derrotas caseiras , uma que poderemos considerar não esperada diante do Alavarium. De referir ainda, as goleadas impostas pelo Gil Eanes , ao Santa Joana e ao Alavarium , e ainda a vitória do Madeira SAD em Leiria, que poderemos considerar normal , face ao diferencial existente entre as duas equipas . O João Barros após a boa replica dada na Madeira , voltou a jogar em casa e não deixou de vencer o Santa Joana. Após a realização desta dupla jornada Madeira SAD e Gil Eanes comandam sem derrotas ( 17 pontos ), logo seguidos do João Barros ( 16 pontos ) e do G. Gaia ( 12 pontos ) . No próximo fim de semana volta-se a disputar uma jornada simples, com mais que apetecido Gil Eanes/João Barros.

PO06- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos
2. Fase Grupo “A” – Zona 1

Resultados:
CCF Madeira 16 – 23 Sismaria
Belenenses 25 – 29 ABC
Sismaria 31 – 32 ABC
CCF Madeira 20 – 24 Belenenses
Belenenses 23 – 25 Sismaria
ABC 28 – 27 CCF Madeira

Classificação – 1.º ABC, 2.º Sismaria, 3.º Belenenses e 4.º CCF Madeira

Conforme previsões dos nossos leitores, passaram à fase seguinte, as equipas mais apetrechadas, ABC e Sismaria. De referir pela negativa o número exclusões ( 13 ) no jogo ABC/Belenenses além de duas desqualificações directas . No jogo que decidia o 2.º apurado o Sismaria venceu dificilmente o Belenenses, num jogo em que construí a sua vitória durante o 1.º tempo.

Os dois primeiros Classificados , encontram-se apurados para a fase final, a que juntarão os dois primeiros classificados do Grupo “A” Zona 2 ( Disputa-se em Espinho de 23 a 25-04-10 ), a disputar em concentração , no sistema de TXT a uma volta.

O Banhadas Andebol

domingo, 18 de abril de 2010

Europeu de Sub 20 -Masculinos

PORTUGAL APURADO PARA FASE FINAL DO EUROPEU DE SUB 20

Disputou-se este fim de semana em Peso da Régua o Grupo 7 de apuramento para o Campeonato da Europa Sub 20. E cuja Fase Final se disputa na Eslováquia de 29 de Julho a 8 de Agosto de 2010.

Uma referencia à falta de publico em todos os jogos , não seria de repensar a politica de realização destes Grupos , pois não deveremos esquecer que as Selecções Nacionais sejam elas quais sejam, necessitam sempre de forte apoio , a exemplo do que se verifica noutros Países , pensamos que é altura de pensar mais em termos desportivos e menos em termos economicistas.

Participaram neste Grupo – Portugal , Bósnia e Ucrânia

Resultados
Ucrânia 31 – 31 Bósnia
Bósnia 24 – 29 Portugal
Portugal 22 – 22 Ucrânia

Portugal entrou com tudo e, venceu a Bósnia , num jogo em que a intervalo o resultado já era favorável ás cores Nacionais ( 16-13 ) tendo comandado o marcador na maior parte do tempo de jogo , chegando a ter 7 golos de vantagem ( 27-20 ) , Pedro Portela com 10 golos e Pedro Seabra com 5 golos foram os melhores marcadores. No último jogo do Grupo contra a Ucrânia, era um encontro em que a Portugal para garantir o apuramento bastava um empate, e foi o máximo que conseguimos, depois de uma excelente 1.ª parte , em que a nossa actuação quer defensiva, quer ao nível do ataque sistematizado estivemos bem , e chegamos ao intervalo a vencer ( 13-8 ). No segundo tempo continuamos bem até aos 40 minutos em atingimos um diferencial a nosso favor de 7 golos ( 17-10 ), depois deste período , foi o descalabro total, pois desde os 51 minutos ( 21-18 ) apenas marcamos mais um golo e de livre de 7 metros , enquanto os Ucranianos, seguros a defender e com um Guarda Redes de seu nome Igor Chupryna ( um nome a fixar ), que defendeu tudo e mais alguma coisa, e se juntarmos a isto as constantes falhas técnicas no ataque, a falta de discernimento no momento de decisão do remate , teremos a explicação para o sofrimento da equipa e dos adeptos. Uma última chamada de atenção, não entendemos porque Portugal apenas usou o seu Time Out aos 53 minutos ( 21-20 ), quando a Ucrânia, já tinha quase concretizado a total recuperação no marcador. Na equipa Portuguesa os jogadores com maior discernimento foram no nosso entender Pedro Marques e Rui Silva. Neste jogo os árbitros Islandeses Jonas Eliasson /Ingvar Gudjonsson tiveram um jogo extremamente fácil de dirigir, face ao comportamento das duas equipas, mas mesmo assim falharam sistematicamente no marcação dos Passos.

Apurados:

Grupo 1 – Eslovénia e Suécia
Grupo 2 – ( * )
Grupo 3 – Croácia e Israel
Grupo 4 – Espanha e Finlândia
Grupo 5 – França e Roménia
Grupo 6 – Rússia
Grupo 7 – Portugal
Grupo 8 – Republica Checa
( * ) – Este Grupo que seria disputado na Islândia, não se disputou, pelos problemas ambientais conhecidos.

De salientar o facto de tanto a Hungria como a Noruega, não terem sido apuradas, e o de Israel ser apurada pela 1.ª vez.

Que se juntaram na Fase Final aos Países já apurados ( Eslováquia, Alemanha e Dinamarca )

O Noticias

sábado, 17 de abril de 2010

Jogadores do Ano 2009

A exemplo dos anos anteriores a IHF divulgou a lista dos atletas ( Masculinos e Femininos ) que no seu entender são candidatos a Atletas do ano 2009 .

A Votação decorre até 22 de Maio de 2010, no seguinte link

Candidatos :

Jogador Masculino
Igor Vori ( Croácia – Joga no HSV Hamburg da Alemanha , posição Pivot )








Slawomir Szmal ( Polónia – Joga no Rhein Neckar Lowen da Alemanha , posição Guarda Redes )







Nikola Karabatic ( França – Joga no Montpellier HB da França, posição Lateral Esquerdo )








Jogador Feminino
Alison Pineau ( França – Joga no Handball Metz em França , posição Central )







Liudmila Postnova (Russia – Joga no Zvezda Zvenigorod da Rússia, posição Lateral esquerdo )








Katrine Lunde-Haraldsen ( Noruega – Joga no Viborg HK da Dinamarca, posição Guarda Redes )




O Noticias

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como Trabalha... a AA Lisboa

Uma Associação que em tempos foi uma referencia do Andebol, não é neste momento, mais do que amálgama de “pecados”, e de desavindos. Treinador Regionais que não se conhecem, Planeamento, é o que se vai vendo!!! Acções nem vê-las ( felizmente que existem algumas que dão exemplos positivos, e um dia destes falaremos delas ) .

Agora temos um exemplo de como trabalha ( ou não trabalha ) a Associação de Andebol de Lisboa.

A Transcrição deste documento espelha a verdade nua e crua de que como vai esta Associação, alguém que mete travão nisto, pois Lisboa está em risco de desaparecer do Mapa do Andebol.

“Colaboração, Sim! Subserviência, Não!

Na qualidade de entidade gestora dos escalões de formação do Andebol, o Clube de Futebol «Os Belenenses» deu-nos conhecimento do teor de um ofício emanado na passada 2ª feira pela A.A.L., cujo teor repudiamos veementemente.

Através desse ofício, tem a Direcção da AAL a indelicadeza de ameaçar os nossos atletas com a suspensão de todas as competições em que se encontrem inscritos caso continuarem a faltar aos treinos da selecção regional sem qualquer justificação plausível. E termina com um lamento e com a afirmação de que “… está em causa o papel e a acção desta Instituição, pois consideramos que todos temos um papel importante em prol da modalidade.”

Perante tamanha ameaça, perguntamos:

Quem e quando é que os atletas infantis apoiados por este Núcleo faltaram aos treinos da selecção regional?

Estas ameaças só atingem os atletas que representam o Clube de Futebol «Os Belenenses»?

Quem é que dá apoio médico aos atletas durante os treinos?

Vamos, então, aos factos da passada Segunda-feira, para total esclarecimento de pais, sócios e adeptos:

a) Foi solicitado directamente à Srª. Presidente da A.A.L, pelo coordenador da formação do Clube, a dispensa de um atleta infantil para poder trabalhar no Restelo com a equipa de Iniciados. Esta nossa pretensão foi de imediato recusada e logo surgiu a ameaça da suspensão. O atleta recebeu indicação de comparecer em Paço de Arcos;

b) Foi solicitado directamente pelo pai de um atleta, à treinadora da A.A.L., a dispensa do filho por motivo de lesão, já que para estar em Paço de Arcos pelas 19h00 ficaria impedido de fazer tratamento no clube. Também foi recusado;

c) Ao fim da manhã foi recebido o aludido ofício no Clube;

Acontece que:

Os dois atletas que se encontram lesionados, compareceram no Pavilhão de Paço de Arcos. Levaram uma declaração do fisioterapeuta do Clube, da qual constava de uma forma muito clara que um deles poderia treinar, desde que houvesse alguém que efectuasse os procedimentos necessários para que a lesão não se agravasse, e o outro estava impedido de treinar por se encontrar lesionado na mão direita.

Contudo, Os dois atletas treinaram sem qualquer tipo de acompanhamento médico. Após a manifestação de desagrado do pai deste atleta, ao fim de uma hora de treino é que apareceu uma fisioterapeuta, que, de imediato, impediu o atleta de continuar o treino.

Quem se responsabiliza pelas lesões ou pelo seu agravamento durante os trabalhos na selecção regional?

Será que marcar treinos para Paço de Arcos, para onde os atletas desta idade se têm de deslocar a expensas próprias, é o caminho correcto?

Sendo certo que já se percebeu que para a Direcção da AAL o estado físico dos atletas não é justificação razoável, será o castigo dos pais uma justificação plausível? Se o atleta for impedido pelos pais de treinar na selecção regional será também ameaçado de suspensão?

Face ao exposto, só estamos de acordo num ponto: todos temos um papel importante em prol da modalidade. Mas sem atletas não há clubes, sem clubes não há modalidade nem associações.

Como sempre, continuamos disponíveis para a colaboração e para o diálogo na base da confiança e do respeito mútuo, mas nunca seremos subservientes e nem aceitaremos tratamento discriminatório.”
( News Letter do Núcleo de Amigos do Andebol )

O Noticias

Informação Clubes - Diversos

PAÇO ARCOS

SALGUERIOS
O Noticias

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Carlos Garcia em Hong-Kong – IHF – Mini Andebol

Em 5 de Março, publicamos a noticia da nomeação do Prof. Carlos Garcia , pela IHF , para dirigir em Hong-Kong CHINA, entre 31 de Março e 8 de Abril, afim de ministrar um Curso de Treinadores de Mini Andebol.

Agora é com enorme satisfação que damos conta da referida acção.

Foi uma acção muito participada, com a presença dos seleccionadores chineses bem como uma forte delegação de Macau. Cerca de 40 técnicos participaram no evento.

Onde foi divulgada a experiência, e as perspectivas e ideias de desenvolvimento na área do andebol jovem e do mini-andebol.

O Noticias

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mundial – 2011 – Suécia – Locais dos Jogos do Play Off

1.ª mão do Play Off a 13-06-10 , ás 16H00 , no Pavilhão da EDP ( Estádio da Luz )

Finalmente está confirmado o local e a data da realização da 1.º mão, confirmando-se os “rumores” que circulavam. Poderemos agora dizer, sem qualquer margem para duvidas de que o da 1.ª mão se realizará em 13-06-10 pelas 16H00 , no Pavilhão da EDP em Lisboa ( Estádio da Luz ). Assim ao de vários anos em que os jogos das selecções se realizaram por todo o País , regista-se um regresso à Capital,. Só esperamos que esta designação não seja um “flop” , e que exista uma acção de forte divulgação e de Marketing na promoção do referido evento, para que não exista o “desgosto” , de ver um pavilhão, sem a moldura humana de que a Selecção vai necessitar , com entusiasmo e pressionante. A ver vamos como será .
O Noticias

Europeu de Sub 20 -Masculinos

As principais competições Nacionais de seniores e juniores masculinas, sofrem uma interrupção no fim de semana de 17/18 de Abril, face ao estágio e disputa do Grupo 7 de apuramento para o Campeonato da Europa Sub 20 que se disputará em Peso da Régua de 16 a 18 de Abril de 2010. E cuja Fase Final se disputa na Eslováquia de 27 de Julho a 8 de Agosto de 2010.
Participam neste Grupo Portugal , Bósnia e Ucrânia

Calendário
Dia 16-04-10
Ucrânia – Bósnia ( 16H00 )
Dia 17-04-10
Bósnia – Portugal ( 17H00 )
Dia 18-04-10
Portugal – Ucrânia ( 17H00 )

Portugal tem condições de vencer o Grupo , esperemos que o apuramento seja efectuado, pois existe uma geração de valores que não pode nem deve passar ao lado deste evento. Assim as maiores felicidades ao Grupo.

Deixamos aqui a lista dos seleccionados, sem comentários , ficando os mesmos a cargo dos nossos leitores.
 Noticias

terça-feira, 13 de abril de 2010

PO03 – Fase Final - Crónica Semanal/ 02

Passada que foi a semana da Páscoa, reiniciamos as nossas crónicas sobre esta prova , com incidência nos jogos da Fase Final.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

2.ª Jornada
Santana 38 – 26 Académico de Viseu
Paço Arcos 27 – 26 Vitória FC
Callidas – Albicastrense ( 17-04-10 )

Uma jornada que não ficou completa, face ao adiamento do Jogo Callidas/Albicastrense. Nos jogos que se disputaram , especial saliência para o derby da Zona Sul Paço Arcos/Vitória FC, o Paço Arcos que tinha na 1.ª Fase da Prova perdido os dois jogos disputados, venceu embora pela diferença mínima o “Favorito” Vitória FC, num em que ao intervalo até se encontrava na posição de vencido ( 13-12 ), e com este resultado entra no “rol” dos favoritos ao titulo, apesar de ainda ser cedo para juízos definitivos. O Santana fez valer a sua superioridade e “cilindrou “ positivamente os Visienses, num jogo onde a intervalo a sua superioridade já era notória ( 18-12 ) desfazendo deste modo a má imagem deixada na 1.ª jornada da prova . O outro jogo da jornada ficou adiado para o próximo dia 17 , mas face aos resultados verificados até ao momento, dá-mos na nossa opinião total favoritismo à equipa minhota . Ao fim duas jornadas comanda isolado com 6 pontos o Paço de Arcos.

O Banhadas Andebol

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Europeu de 2012 – Seniores Masculinos

Realizou-se hoje o sorteio dos Grupos de apuramento para a Fase Final do Europeu de 2012 em Seniores Masculinos, que se disputará na Sérvia de 7 a 29 de Janeiro de 2012.

Já se encontram apuradas para a Fase FinalSérvia ( Como País organizador ) e a França ( Campeã em titulo )

Foram constituídos 7 grupos de 4 quatro equipas, em que os dois primeiros classificados de cada um serão apurados para a Fase Final.

Portugal ficou no pote 4 , após sorteio prévio com a Holanda, face à igualdade existente em termos de Ranking Europeu.
Portugal ficou no Grupo 3 , e jogos de qualificação , serão realizados entre 27/28 de Outubro de 2010 e 11/12 de Junho de 2011.

Apesar de termos ficado num Grupo , em que todos os nossos adversários estão situados à nossa frente , em termos de ranking, consideramos que é um Grupo em que poderemos discutir um dos lugares de apuramento.

O Noticias