Regresso ás crónicas completas, com a realização das principais provas do Calendário Nacional.
PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final
3.ª Jornada
Grupo “A”
Sporting 27 – 24 Madeira SAD
FC Porto 26 – 22 ABC
Belenenses 27 – 23 Benfica
Uma Jornada, em que o factor casa foi preponderante e que, começou a meio da semana com um Sporting/Madeira SAD, que tal como se previa foi mais uma vez de elevado equilíbrio , ao intervalo registava-se um empate a 13 golos , acabando por vencer o Sporting , obtendo assim a sua 1.ª vitória esta época sobre os Madeirenses, que apenas cederam aos 48 minutos de jogo , pois nesse momento registava-se um empate a 20 golos. Neste jogo de salientar a excelente exibição ( mais uma ) do Guarda Redes Verkic, e o discernimento dos jovens Pedro Marques e Fábio Magalhães. Com este resultado O Sporting estabelece uma igualdade pontual ( 32 pontos ) com o Madeira SAD e com o Belenenses que venceu um Benfica descaracterizado pelas ausências de Carlos Carneiro e Rui Silva ( encontram-se suspensos ) , e com 3 jogadores inscritos que nunca chegaram a jogar. O Belenenses a partir do momento em que assumiu o comando do jogo cerca dos 15 minutos , nunca mais o largou e já vencia ao intervalo ( 16-13 ) , chegou a atingir os 9 golos de vantagem ( 24 – 15 ) aos 46 minutos , depois foi só fazer a gestão do jogo. Francisco Bacalhau com a mão quente , foi o mais produtivo, com 8 golos . O FC Porto ao vencer o ABC, reforçou a sua posição de comando com uma confortável vantagem ( 38 pontos ) sobre o segundo classificado o ABC ( 33 pontos ), seguindo-se o trio já descrito e em último lugar temos o Benfica ( 30 pontos ).
FC Porto 26 – 22 ABC
Eis um jogo, que poderá foi certamente importante na caminhada para o titulo que se avizinha, e que foi disputado com duas partes distintas. Na 1.ª parte o FC Porto com uma atitude apática, permitiu ao ABC , trocar a bola a seu belo prazer e concretizar, não conseguindo efectuar o contra ataque, o que permitiu ao ABC disfarçar a sua menor envergadura física, não sendo por isso de estranhar que ao intervalo os minhotos se encontram-se na condição de vencedores ( 14-12 ) . No segundo período do jogo, o FC Porto melhorou significativamente a sua atitude defensiva, embora até determinado momento do jogo , a sua forma de atacar, não provoca-se sobressaltos à equipa do ABC , até cerca dos 44 minutos de jogo altura em que o ABC ainda se encontrava na frente do marcador ( 20-19 ) , valeu ao FC Porto o surgimento de Ricardo Moreira ( 9 golos ) e superior rendimento de Hugo Laurentino que tinha substituído Jerkovic. O ABC ficou dois elementos a menos em campo cerca dos 54 minutos fruto de uma “meninice” de Mário Peixoto, e foi neste momento que o FC Porto adquiriu uma vantagem de 4 golos ( 24-20 ) , efectuando a gestão do resultado até final do encontro. No ABC saúda-se o regresso de Luís Bogas aos golos ( 7 ) , embora em termos de eficácia a mesma tenha sido baixa, bem acompanhado por Eduardo Salgado igualmente com 7 golos. A arbitragem esteve a cargo da dupla Madeirense Duarte Santos/Ricardo Vieira, efectuou em termos técnicos uma actuação correctíssima, mas em remos disciplinares foi complacente , com o agarrar e placar constante dos defensores.
Grupo B
SC Horta 27 – 27 AC Fafe
S. Bernardo 28 – 21 Marítimo
Aguas Santas 31 – 29 Xico Andebol
O AC Fafe obteve mais um empate , desta vez no sempre difícil recinto do SC Horta, num jogo de constante equilíbrio em que a maior diferença foi de 2 golos a favor dos Açorianos, ao intervalo o resultado cifrava-se em ( 17-15 ) a favor do SC Horta, tendo os Nortenhos conseguido o empate na última jogada do encontro. O S. Bernardo venceu como se esperava um Marítimo, Num jogo em que a superioridade dos Aveirenses nunca esteve em duvida , ao intervalo já vencia ( 16-10 ). Por fim o Aguas Santas venceu um Xico Andebol , num jogo em que a sua superioridade nunca esteve em causa , vencia ao intervalo ( 19-12 ) , chegando a sua vantagem a cifrar-se em 8 golos aos 31 minutos , permitindo depois uma excelente reacção do Xico Andebol. No Aguas Santas de salientar os 11 golos de Nuno Pimenta e no Xico Andebol os inevitáveis Tui Silva e César Gonçalves ambos com 8 golos. Após a realização desta jornada , o Águas Santas assume o comando do Grupo ( 30 pontos ), seguido Horta ( 28 pontos 9 e duo S. Bernardo / Xico Andebol com ( 26 pontos ) ,Marítimo ( 18 pontos ) e Fafe ( 17 pontos ) , encontram-se nos dois últimos lugares e nosso entender são os fortes candidatos à descida de divisão.
PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final
7.ª Jornada
G. Sul 18 – 18 Camões
Modicus 24 – 24 Maria Balaio
S. Mamede 27 – 22 Sismaria
Jornada atípica , com dois empates registados , e a A.A. S.MANEDE com a sua vitória sobre o Sismaria, já garantiu a sua subida à 1:º Divisão a três jornadas do fim da prova ,comandando a prova com 21 pontos, consumando desta forma o regresso de um histórico da modalidade ao escalão mais alto da modalidade , os nossos parabéns. Sendo este o facto mais relevante da jornada. O empate entre as equipas sulistas , é um resultado esperado mas que mantém as equipas nos mesmos lugares . O Maria Balaio ao ir empatar ao difícil recinto do Modicus, deu mais um passo rumo à sub1da de divisão, encontrando-se em 2.ª lugar com a 16 pontos, e o Modicus manteve a igualdade pontual com as equipas do Sul a 12 pontos. O Sismaria ocupa o último lugar com 11 pontos.
Nota :
Nota já depois da elaboração desta crónica de fim de semana, recebemos esta imagem que é o espelho da alegria de quem gosta da modalidade, mais uma vez parabéns AA S. Mamede pelo êxito já alcançado.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores FemininosFase Final
7.ª Jornada
C. Gaia 28 – 16 Alavarium
Gil Eanes 32 – 23 João Barros
Madeira SAD 41 – 14 Juv. Mar
Santa Joana 28 – 26 Juv. Lis
Totalmente caseira, esta jornada, e sem qualquer surpresa , sendo de realçar o resultado alcançado pelo Madeira SAD, pois é um dos resultados que esperávamos que não acontecessem nesta fase da prova. Sendo o principal jogo da jornada, aquele que colocava frente a frente o Gil Eanes e João Barros, terminou com a esperada vitória das Algarvias. O Santa Joana/ Juv. Lis, acabou por ser o jogo mais equilibrado, ao intervalo registava-se uma igualdade a 12 golos , tendo as Leirienses cedido apenas nos últimos minutos. Por fim uma referencia à vitória esperada do C. Gaia diante das Aveirenses do Alavarium. Madeira SAD e G. Eanes ( na nossa opinião os mais fortes candidatos ao titulo Nacional ) continuam no comando com 20 pontos , o João Barros mantém o 3.º posto com 15 pontos, seguido do C. Gaia com 15 pontos. No próximo Fim de Semana regressam as jornadas duplas.
PO06- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos
2. Fase Grupo “A” – Zona 2
Resultados:
Águas Santas 25 – 28 Benfica
FC Porto 37 – 26 EA Moimenta da Beira
Benfica 30 – 22 EA Moimenta da Beira
Águas Santas 38 – 32 FC Porto
FC Porto 27 – 22 Benfica
EA Moimenta da Beira 22 – 41 Águas Santas
Classificação – 1.º Aguas Santas, 2.º FC Porto, 3.º Benfica e 4.º EA Moimenta da Beira
Fase que terminou com 3 equipas empatas no 1.ª lugar ( FC Porto, Benfica e Águas Santas ) a 7 pontos, sendo a classificação decidida pela diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas . falharam algumas previsões dos nossos leitores pois o Benfica não ficou apurado, sendo apurados para a fase seguinte o Águas Santas e o FC Porto.
Os dois primeiros Classificados , encontram-se apurados para a fase final, a que juntarão os dois primeiros classificados do Grupo “A” Zona 1 ( ABC e Sismaria ), a disputar em concentração , no sistema de TXT a uma volta.
O Banhadas Andebol