gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 31 de agosto de 2024

Competições europeias – 2024 /2025 – XIV

 
EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

(ÉPOCA 2024 / 2025)

ABC E MARÍTIMO ANDEBOL SAD – JOGARAM A 1.ª MÃO

RONDA DE QUALIFICAÇÃO

COM RESULTADOS DIFERENTES

ABC e Marítimo Andebol SAD, iniciaram a sua participação nas Competições Europeias de Clubes, (EHF European League). Com a disputa dos jogos da 1.ª Mão desta Ronda de Qualificação para a Fase de Grupos, e terminaram com uma vitória (ABC) e uma derrota (Marítimo Andebol SAD), no entanto na nossa opinião a vida continua difícil para ambos os conjuntos.

Resultados e Calendário – Ronda de Qualificação

1.ª Mão

Dia 31-08-24

ABC 23 - 21 ABANCA Ademar Leon

Ystads IF HF 39 - 31 Marítimo da Madeira Andebol SAD

2.ª Mão

Dia 08-09-24

ABANCA Ademar Leon – ABC (19H00)

Dia 06-09-24

Marítimo da Madeira Andebol SAD - Ystads IF HF (19H00)

Horários no Continente

Na Suécia a equipa do Marítimo Andebol SAD, que se apresentou com apenas 15 jogadores, realizou uma excelente 1.ª parte, comandando o jogo e o marcador até aos 23 minutos quando vencia por 13-12, mas a partir dos 28 minutos, a equipa do  Ystads IF HF, passa apara frente do marcador por 16-15, que foi o resultado com que se atingiu o intervalo, no segundo tempo, a equipa portuguesa ainda deu réplica até aos 36 minutos, quando se verificava uma igualdade a 21, mas o acumular de faltas técnicas (17 no total), foi fatídico, de tal forma que o resultado passa de 23-22, para 27-22, com a equipa sueca a realizar um parcial de 4-0, e aos 53 minutos o resultado era de 34-26, maior diferença até ao momento, para chegar aos 9 golos (38-29), e terminar com uma vantagem de 8 golos para o Ystads IF HF, pensamos que será um resultado difícil de retificar no jogo da 2.ª mão, no Funchal, destaque na equipa do Ystads IF HF, para Linus Fernebrand (11 golos, 73% de eficácia), Kristian Olsen (9 golos, 69% de eficácia) e ainda Niclas Ekberg (7 golos, 78% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), do lado do Marítimo Andebol SAD, deve referir os 9% de eficácia, total dos guarda-redes, o que na nossa opinião é bastante negativo, com Délcio Pina (9 golos, 60% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), Ruben Santos (6 golos, 55% de eficácia), e Melwin Beckman (5 golos, 52% de eficácia).

No Flávio Sá Leite, tivemos dificuldade em acompanhar o jogo, pois a EHF através dos seus sistemas de informação não divulgou quaisquer dados sobre o andamento do jogo, e já mito depois do jogo ter terminado, é que foi divulgado o boletim de jogo, de tal forma que as estatísticas não nos dão confiança nenhuma, algo falhou em Braga. O ABC chega com facilidade aos 5-1, quando estão decorridos 11 minutos. E aos 15 minutos vence por 8-3, e aos 11-5 aos 18 minutos, maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos, com o resultado ao intervalo a ser de 14-10, favoráveis ao ABC, no segundo tempo o ABC chega aos 8 golos de vantagem 38 minutos (20-12), mas de seguida face a 3 exclusões quase em simultâneo, a equipa do Ademar Leon, realiza um parcial de 5-o, colocando o marcador em 20-17 aos 46 minutos, e partir deste momento o jogo foi sempre disputado com grande equilíbrio. André Sousa (7 golos) e Gonçalo Meireles (5 golos), foram os melhores marcadores do ABC, com Carlos Alvarez (10 golos), a ser o melhor marcador da equipa de Espanha, assim o ABC desloca-se para o jogo da 2.ª mão com uma vantagem que terá de ser bem defendida.

CONTINUAÇÃO DE BOA SORTE ÀS EQUIPAS PORTUGUESAS

O Banhadas Andebol

Super Taça Ibérica – 2024 - III

 
SUPER TAÇA IBÉRICA MASCULINA – 2024

TORRELAVEGA (ESPANHA)

1/2 FINAIS

SPORTING VENCE TORRELAVEGA

FC PORTO PERDE COM BARCEELONA

Jogaram-se hoje as 1/2 Finais da Super Taça Ibérica Masculina em Torrelavega (Pavilhão Vicente Trueba, 2500 espectadores), nesta sua terceira edição, com organização conjunta da Federação de Andebol de Portugal, e da Real Federação Espanhola de Andebol.

Participam na prova, os Campeões Nacionais dos dois países, e os vencedores das respetivas das Taças de Portugal e de Espanha, ou os seus substitutos.

RESULTADOS E CALENDÁRIO

Dia 31-08-24

1/2 Final

Bathco Torrelavega 27 – 30 Sporting (C/livres de 7 metros)

Barcelona 39 – 31 FC Porto Porto Canal (deferido ás 00H00)

Dia 01-09-24

3/4 Lugar

Bathco Torrelavega – FC Porto (15H00)

Final

Sporting – Barcelona (17H15)

Bathco Torrelavega 27 – 30 Sporting

Jogo bastante incaracterístico, com a equipa do Sporting a entrar bem, e aos 5 minutos vencia por 5-2, com a equipa do Torrelavega, a usar de imediato um time out, que resultou em pleno, pois o Sporting, perdeu velocidade, passou a defender mal, e foi totalmente ineficaz no ataque onde foi precipitado, e teve pela frente um guarda-redes, Leonardo Vial, que realizou uma exibição para recordar, com uma excelente eficácia, com o resultado a passar de 5-2, para 11-7 aos 19 minutos, diz tudo o que passou em campo, com o Sporting a ser completamente perdulário no ataque, enquanto o Torrelavega, jogava com o cronômetro, construindo ataques demorados, jogando no jogo passivo e na falta de paciência da equipa do Sporting, com o resultado ao intervalo, a ser de 17-12 a favor da equipa da “casa”, no Sporting uma referencia para Martim Costa (8 golos), que têm tanto de bom jogador, como foi ele que falhos mais desde falhas técnicas, com remates que nada resolviam, no segundo com o aumento da agressividade positiva da equipa do Sporting, chega aos 19-18, quando estão decorridos 41 minutos, para igualar o marcador aos 49 minutos a 21, já depois de estar a jogar com apenas 3 jogadores de campo, por ser também atribuído um cartão vermelho seguido de azul ao banco (Carlos Carneiro), por ofensas que foram bem audíveis e perceptíveis na transmissão, depois de exclusões em campo, perfeitamente escusadas, mas equipa do Sporting, com grande determinação, continua a oferecer uma excelente réplica, e com determinação, chega aos 58 minutos a perder por 26-25, e aos 27-26, aos 59 minutos para igualar aos a 15 segundos do fim a 27, com o guarda-redes egípcio a defender 2 livres de 7 metros e a levar o Sporting para o desempate que foi feito por marcação de livres de 7 metros, onde concretizou 3, contra 0 da equipa espanhola, onde mais uma vez. Aly esteve em nível superior, uma referência ainda para Francisco Costa (7 golos), igualmente para Salvador (5 golos). num jogo onde os pontas nunca ou quase nunca foram solicitados, na equipa portuguesa, com esta vitória o Sporting estará presente na final a ser disputada amanhã. Arbitragem de uma dupla espanhola, Raul Oyarzun e Aritz Zaragueta, que foi no mínimo “hilariante”, desde o não sancionamento da agressividade, das faltas do atacante, péssima aplicação da lei da vantagem.

Sobre o jogo do Barcelona / FC Porto, face á não existência de transmissão, e por ainda a Federação Espanhola, ainda não ter disponibilizado quaisquer dados sobre este jogo apenas poderemos informar do resultado, que nos parece um pouco exagerado, pois são 8 golos de diferença.

O Noticias

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – C. F. “Os Belenenses”

 

Nova publicação de equipas participantes na PO01, continuando com a nossa premissa inicial de não existir nenhuma ordem específica. Como nota final temos pena de não publicar mais fotos das equipas, mas esta época, as mesmas não as têm publicadas.

Hoje publicamos o Plantel do Clube F. Os “Belenenses”

C. F. “Os Belenenses”

Pavilhão – Acácio Rosa

Nota – Reinício dos Trabalhos – 29-07-24

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – Póvoa AC

 

Voltamos com nova publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Sendo possível que posteriormente surjam algumas alterações pontuais.

Hoje publicamos o Póvoa AC

Póvoa AC

Pavilhão – Municipal Póvoa Varzim

Nota – Reinício dos Trabalhos – 29-78-24

O Noticias

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Planeamento Desportivo – Época 2024/2025 – XV

PARTICIPANTES NAS PROVAS NACIONAIS NÃO FIXAS

ÉPOCA 2024/2025

PO40 – CAMPEONATO NACIONAL DE VETERANOS (MASCULINOS E FEMININOS)

Conforme na altura informamos e comentamos a FAP, informou que a estrutura organizativa das provas não fixas (com exceção da PO03, e da PO10) só serão comunicadas e divulgadas após o fecho das inscrições, e que na prática é a data limite para as Associações Regionais, indicarem que provas organizam (com parceria ou não de outras Associações, solicitando o nome dos clubes previstos para cada prova.

Esperando que não suceda o mesmo das épocas anteriores onde este prazo foi prolongado, solicitando às Associações Regionais, que comunicassem a estrutura da prova, e quem confirmava a sua candidatura à organização da Fases Regionais desta prova e as equipas participantes.

A PO40 (Campeonato Nacional de Veteranos Masculino e Femininos), é uma prova não fixa, conforme o descrito no Anexo II ao CO N.º 1.

Mais uma vez o Regulamento Desportivo da prova, prevê que a mesma seja realizada em Masculinos e Femininos. Mas esperamos que esta época, seja uma realidade a realização da prova em Femininos, e não seja mais uma vez. um Regulamento Desportivo para “inglês Ver”.

Apenas teremos de referir que o Regulamento da época 2024/2025, não fosse uma alteração, o mesmo seria uma cópia do Regulamento da época anterior, com apenas uma nova redação que não altera os objetivos definidos anteriormente, ao informar na alínea a) do ponto 2.1, que os Veteranos 1 – é de Mais de 35 anos, nascidos em 1989 e antes, esperando nós que seja verdadeiramente cumprido em especial no que diz respeito ao Feminino, pois as idades referidas quer para Veteranos 1 ou 2, são idades para Masculinos, e apenas com muito boa vontade, se poderá interpretar que também servem para os Femininos, pois o único sítio onde existe uma definição pura para os Femininos, é no anexo IV ao CO N.º 1, referente aos tamanhos da Bola.

A alteração ao ponto 4, do Artigo 8.º (Arbitragens), é uma completa anomalia regulamentar, então agora os custos de arbitragem, que serão suportados pelos clubes, apenas serão comunicados após o términus da prova!!! Aonde é que nós chegamos, desta forma o CA, não têm de gerir nada, e as nomeações serão feitas a belo prazer, o que significa, que os clubes poderão ter de pagar, mais do que aquilo que esperavam…

O Analista

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – AA Avanca

 

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos.

Hoje publicamos o Plantel da Associação Artística de Avanca

A. A. Avanca

Pavilhão – Pavilhão Comendador Adelino D. Costa

O Noticias

Mundialito de Clubes – 2024 – IV - Calendário

 
SUPER GLOBE – 2024

IHF MEN’S CLUB WORLD CHAMPIONSHIP

CALENDÁRIO

A 18.ª Edição da IHF Super Globe, agora designado por IHF MEN’S CLUB WORLD CHAMPIONSHIP, que se vai disputar, de 27-09-24 a 03-10-24. Será realizada no Egito, onde irão decorrer as 3 próximas edições, com a IHF a divulgar o Calendário da Prova-

Conforme já tínhamos informado, os participantes, passaram de 12 a 9.

RONDA PRELIMINAR

Grupo A – Veszprem HC, Zamalek, Handbol Taubate.

Grupo B – Barcelona, Al Ahly, Sydney University.

Grupo C - SC Magdeburg, AL Khaleej, Califórnia Eagles

CALENDÁRIO

Dia 27-09-24

Grupo C

Califórnia Eagles - AL Khaleej (13H00)

Grupo B

Sydney University - Al Ahly (16H30)

Grupo A

Handbol Taubate – Zamalek (19H00)

Dia 28-09-24

Grupo A

Veszprem HC - Handbol Taubate (13H00)

Grupo C

SC Magdeburg - Califórnia Eagles (16H30)

Grupo B

Barcelona - Sydney University (19H00)

Dia 29-09-24

Grupo C

AL Khaleej - SC Magdeburg (13H00)

Grupo A

Zamalek - Veszprem HC (16H30)

Grupo B

Al Ahly – Barcelona (19H00) 

Horas no Continente

Os 1.º’s classificados de cada Grupo apuram-se diretamente para as 1/2 Final, e ainda um dos os 2.º’s classificados, para apuramento da quarta equipa ressente nas 1/2 Final

Todos os jogos serão disputados, no New Administrative Capital Hall, com a Fase Preliminar, as 1/2 final no dia 01-10-24, e a Final e o 3/4 Lugar no dia 03-10-24, disputando de 1 a 03-09-24, os jogos classificativos.

As Duplas Já nomeadas são:

Bosnia Herzegovina – Amar KONJICANIN / Dino KONJICANIN

Dinamarca – Mads HANSEN / Jesper MADSEN

Egito – Heidy ELSAIED / Yasmina ELSAIED

França – Raouf GASMI / Karim GASMI

Macedónia do Norte – Gjorgji NACHEVSKI / Slave NIKOLOV

Montenegro – Ivan PAVICEVIC / Milos RAZNATOVIC

Uruguai – Cristian LEMES / Mathias SOSA

Uzbequistão – Khasan ISMOILOV / Khusan ISMOILOV

Recordamos que a 1.ª Edição se realizou na Áustria em 1997, seguido pelo Qatar em 2002, Egito em 2007, e desde 2010 que se realizava em Doha no Qatar, passando depois a ser organizada pela Arábia Saudita, e a partir de 2024, regresso ao Egito.

Os vencedores do Torneio desde 2010, até ao momento foram:

2010 – Atlético Madrid (Espanha)

2011 - THW Kiel (Alemanha)

2012 – Atlético Madrid (Espanha)

2013 – FC Barcelona (Espanha)

2014 – FC Barcelona (Espanha)

2015 - Fuchese Berlin (Alemanha)

2016 - Fuchese Berlin (Alemanha)

2017 – Barcelona (Espanha)

2018 – Barcelona (Espanha)

2019 – Barcelona (Espanha)

2020 – N/organizado

2021 - SC Magdeburg (Alemanha)

2022 – SC Magdeburg (Alemanha)

2023 - SC Magdeburg (Alemanha) 

O Analista

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Planeamento Desportivo – Época 2024/2025 – XIV

 
DISCIPLINA

Estranhamente, até ao momento a FAP através do seu Conselho de Disciplina, ainda não divulgou as sanções disciplinares que transitam de uma época para outra, cuja publicação deve ser feita antes do início de qualquer prova. Bem como a decisão dos possíveis processos disciplinares pendentes.

Apenas questionamos o porquê de tal atraso, será que não existem sanções disciplinares a transitarem da época anterior, temos fortes dúvidas, e pensamos que começa, a tardar a sua divulgação, a não ser que esta época, seja confidencial e não exista divulgação.

Ficaremos a aguarda, serenamente,

O Noticias

Crónica de Fim-de-Semana no Feminino – 01 – 2024 / 2025

 

Tal como na época anterior, iniciamos estas nossas crónicas por lembrar que este fim-de-semana, se inicia a PO09, com a realização completa da 1.ª Jornada, e ainda um jogo antecipado da 2.ª jornada, esperemos que esta venha a ser normalidade e a regularidade que uma prova desta natureza carece. 

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Femininos.

1.ª Jornada

Dia 31-08-24

AD Academia SPS - Gil Eanes (16H00) Andebol TV

Árbitros – Mário Coutinho / Simão Brandão

Delegado – Leonido Flor

Benfica – Colégio Gaia (17H00) Andebol TV

Árbitros – Hugo Xavier / Alexandre Bragança

Delegado – Carlos Oliveira

CA Leça - Almeida Garrett (16H00) Andebol TV

Árbitros – Rui Oliveira / Célio Pereira

Delegado – António Madalena

SIR 1.º Maio/CJB – ABC (17H00) Andebol TV

Árbitros – Daniel Martins / Roberto Martins

Delegado – Hugo Rebelo

Dia 01-09-24

Madeira SAD – Alavarium (15H00) Andebol TV

Árbitros – Francisco Remígio / Fábio Gonçalves

Delegado – Jorge Fernandes

2.ª Jornada (jogo antecipado)

Dia 01-09-24

Almeida Garrett – Benfica (16H00) Andebol TV

Árbitros – Alberto Alves / César Carvalho

Delegado – Manuel Proença

O Banhadas Andebol

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – Águas Santas

 

Continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos.

Hoje publicamos o Águas Santas

Águas Santas

Pavilhão – Pavilhão do Águas Santas

Nota – Reinício dos Trabalhos – 29-07-24

O Noticias

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Competições europeias – 2024 /2025 – XIII

 
EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

(ÉPOCA 2024 / 2025)

ABC E MARÍTIMO ANDEBOL SAD – JOGAM A 1.ª MÃO

RONDA DE QUALIFICAÇÃO

Lembramos que dia 31-08-24 as Equipas Portuguesas do ABC e do Marítimo Andebol SAD, iniciam a sua participação nas Competições Europeias de Clubes, (EHF European League). Esta prova, que têm a participação de 42 Clubes, e será nos nove jogos desta ronda que serão apuradas as equipas que faltam, na fase de Grupo. 

Calendário – Ronda de Qualificação

1.ª Mão

Dia 31-08-24

ABC - ABANCA Ademar Leon (17H00)

Ystads IF HF - Marítimo da Madeira Andebol SAD (15H00)

2.ª Mão

Dia 08-09-24

ABANCA Ademar Leon – ABC (19H00)

Dia 06-09-24

Marítimo da Madeira Andebol SAD - Ystads IF HF (19H00)

Horários no Continente

Não existe informação sobre possíveis transmissões.

O Banhadas Andebol

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – Marítimo Madeira Andebol SAD

 

Continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Eventualmente poderão surgir ligeiras alterações. 

Hoje publicamos do Marítimo Madeira Andebol SAD

Marítimo Madeira Andebol SAD

Pavilhão – do CS Marítimo

Nota – Reinício dos Trabalhos – 28-07-24

O Noticias

Planeamento Desportivo – Época 2024 / 2025 – XIII

 

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2022/2023

 PO03 CAMPEONATO NACIONAL DA 3.ª DIVISÃO MASCULINA

Na continuação de anteriores textos, neste texto iremos analisar o Regulamento Desportivo da PO.03.

O regulamento divulgado pela federação, é na prática uma cópia do regulamento da última época, embora com alguns ajustamentos em especial nas Equipas B, e que algumas já foram analisadas em outras provas.

Prova, que embora aparentemente esteja sob a alçada da Federação, continua conforme se têm verificado nos últimos anos, a estar na sua 1.ª Fase sobre a responsabilidade das Associações, que em princípio, deverão ter delegação de competências na sua organização, sendo responsáveis pela nomeação das arbitragens e da parte disciplinar. Sendo a estrutura da prova por Zona na 1.ª Fase. Sabendo-se continuam a ser 6 equipas a subir à PO02. 

Verifica-se na redação sobre as equipas B (e que na nossa opinião não são coerentes, por exemplo, alterou-se de dois para três os “estrangeiros”, digamos assim, qual a justificação?), na nossa opinião é um texto que irá limitar o desenvolvimento da formação. Felizmente que continuou a ser previsto a existência de equipas das Regiões Autónomas, mas esperamos que esta participação seja real, e não apenas previsões apenas duvidamos de quem a vai organizar, pressupomos que serão as Associações. OU será que temos Clubes participantes nesta Fase a organizar a mesma!!! No entanto estamos de acordo que a mesma exista, mas estaremos cá para confirmar… Com esta estrutura de prova, continua a verificar-se que na 1.ª Fase vão disputar-se verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Voltamos a afirmar que desta forma se obriga as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel.

O Modelo Competitivo é o Seguinte:

Participantes (S/Limites)

● Por inscrição, através de ofício para a FAP.

O que significa na nossa opinião que ainda não existe, uma definição para a estrutura definitiva da prova, pelo que a mesma será apenas definida, após o fecho das inscrições, e com a posterior divulgação em CO

Modelo Competitivo

·       1ª Fase Zonas Geográficas com Delegação de competências nas Associações Regionais

·     2ª Fase Nacional zonas geográficas de acordo com o número de inscritos na 1ª Fase, O que dissemos para a n.º de participantes aplica-se na totalidade aqui, o que a suceder uma inscrição similar ao verificado na época anterior, teremos muito provavelmente, a constituição de zonas geográficas, e seria interessante ter sido divulgado a forma de disputa (o que mais uma vez não foi), se as fases são disputadas TxT, a uma ou duas voltas, entendemos que é uma descrição demasiado fraca, para a realidade do Andebol Nacional.

·       Fase Final –  para atribuição do Titulo, é uma descrição igual á da última época, e é uma descrição confusa, pois podem ser 3 ou mais equipas, o que não nos diz nada, pois não se indica como na realidade, como se realizam os apuramentos, estando apenas definidos que as equipas das Regiões Autónomas, poderão estar presentes, e refere que caso sejam apenas 2 clubes, jogam casa/fora em campo neutro, e não explica como poderá existir apenas 2 clubes, será que a definição dos participantes nesta fase final será definida ao sabores da “maré”

Classificações finais

● Sobem 6 equipas à PO.02

Repetimos como são definidas, pois que são 6 equipas, a subir de divisão, já se sabia pela leitura do modelo competitivo da PO02.

Na alínea b) do ponto 2 do Artigo 2.º (Participantes) foi transcrito o mesmo erro da época anterior, pois refere constrangimentos da alínea anterior, alínea que têm quaisquer constrangimentos, bem pelo contrário.

Refere no último paragrafo do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), que no final da prova, se for disputada apenas por dois clubes, refere que se aplica o disposto no regulamento de Desempates da EHF, para eliminatórias a duas mãos, ou regras de jogo no caso de final em campo neutro. Apenas gostaríamos de saber quais são atualmente as regras de desempate da EHF, pois estes textos vêm sendo transcrito de época para época, sem atualização, e a Federação já deveria ter esclarecido estas Regras que foram recentemente alteradas.

Em próximos textos iremo-nos dedicar as restantes provas, ainda não comentadas.

O Analista

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Super Taça Ibérica – 2024 - II

 
SUPER TAÇA IBÉRICA MASCULINA – 2024

TORRELAVEGA (ESPANHA)

Está época, infelizmente continua FAP, não publicar qualquer, já sendo conhecido localização onde vai realizar a Super Taça Ibérica Masculina, e as datas da sua realização, Prova que na nossa opinião, é certamente um marco na modalidade) a chamada Super Taça Ibérica Masculina em Torrelavega (Pavilhão Vicente Trueba, 2500 espectadores), esta que será a terceira edição da mesma, com organização conjunta da Federação de Andebol de Portugal, e da Real Federação Espanhola de Andebol.

Participam na prova, os Campeões Nacionais dos dois países, e os vencedores das respetivas das Taças de Portugal e de Espanha, ou os seus substitutos.

Clubes Participantes

Portugal – FC Porto e Sporting.

Espanha – Barcelona e Bathco Torrelavega.

Calendário

Dia 31-08-24

1/2 Final

Bathco Torrelavega – Sporting (17H00) Sporting TV

Barcelona – FC Porto (19H15) Porto Canal

Dia 01-09-24

3/4 Lugar

(15H00)

Final

(17H15)

Mas face ao momento que se vive na arbitragem nacional, gostaríamos de colocar algumas questões, como por exemplo quem serão as duplas de Portugal, que estarão presentas na prova.

Provavelmente e tal como na última época, os jogos não poderão terminar, sem vencedor definido, existindo certamente prolongamentos e livres de 7 metros, presumimos nós, com a prova a ser realizada estilo Final Four

O Noticias

Crónica de Fim-de-semana – 01 – 2024 / 2025 – II

 

Ligeira crónica de fim de semana, relativa ao jogo que se realizou entre as equipas insulares, jogo antecipado da 2.ª jornada, ao mesmo tempo serve de divulgação dos jogos da 1.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

1.ª Jornada

Dia 31-08-24

Avanca – D. Fuas (18H00) Andebol TV

Árbitros – Alberto Alves / César Carvalho

Delegado – Mário Silva

Dia 01-09-24

Belenenses - Póvoa AC (15H00) Andebol TV

Árbitros – Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Delegado – José Oliveira / Jorge Oliveira

Dia 04-09-24

Águas Santas - Sporting (20H30) Andebol TV

Árbitros – Ruben Maia / André Nunes

Delegado – Carlos Oliveira / Rosa Pontes

ABC – SC Horta (21H00) Andebol TV

Árbitros – Hugo Xavier / Alexandre Bragança

Delegado – Mário Silva

Dia 11-09-24

FC Porto – Vitória SC (20H00) Porto Canal

Árbitros – S/Nomeação

Delegado – S/Nomeação

Marítimo Madeira SAD – Benfica (15H00)

Árbitros – S/Nomeação

Delegado – S/Nomeação

 

2.ª Jornada

Dia 24-08-24

SC Horta 28 - 34 Marítimo Madeira SAD

Jogo realizado no recinto do SC Horta, sem qualquer transmissão pela Andebol TV, nem em diferido como tinha sido anunciado, o que não se entende, pois, a regra instituída, era de que todos os jogos da PO01, tinha transmissão pela Andebol TV, algo não esta a correr bem, e é um jogo que hoje ainda não têm qualquer estatística elaborada, o que vai ser difícil pois não existe vídeo para a realizar (pensamos nós), no entanto o encontro foi transmitido pelo Facebook, do AC Horta, e mostrou um recinto onde dos 2 marcadores apenas 1 funcionava e mal, e que era mostrado de vez enquanto o que não permitiu acompanhar bem o jogo, no entanto foi um jogo de total controle por parte do Marítimo Andebol SAD, que ainda nos 30 minutos iniciais, chegou com facilidade aos 8-4, quando estavam decorridos 14 minutos, e aos 11-6, para depois o intervalo chegar com 18-17, após uma boa reação do SC Horta (que se apresentou com apenas 14 jogadores, e 2 oficiais), que no reinicio do jogo chegou mesmo á igualdade a 18 golos, para a equipa Marítimo Andebol SAD, voltar ao comando do jogo e nunca mais o perder, e indo dilatando progressivamente a sua vantagem. Miguel Gomes (9 golos) e Michael Quintino (6 golos), foram os melhores marcadores do SC Horta, com Ruben Santos (7 golos) e Melwin Beckman (5 golos), a serem os principais marcadores do Marítimo Andebol SAD.

O Banhadas Andebol

Planteis – PO01 – Época 2024 / 2025 – S. L. Benfica

Continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. No entanto podem surgem surpresas de última hora 

Hoje publicamos o Plantel do Benfica

Benfica

Pavilhão – Luz 2

Nota – Reinício dos Trabalhos – 16-07-24

O Noticias 

domingo, 25 de agosto de 2024

Super Taças – Masculina – 2024/2025 - IV

SUPER TAÇA MASCULINA - KEMPA

(2024 / 2025)

PÓVOA DE VARZIM

SPORTING – VENCEDOR

REPETE 2023/2024

 

Realizou-se a Final da prova que decorreu na PÓVOA DE VARZIM, Com a Vitória do Sporting, numa final que foi uma reedição da final de 2023 que é a última a ser disputada, em final 4, pois a próxima, será realizada apenas entre o Campeão Nacional e o vencedor da Taça de Portugal.

Os jogos foram realizados no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Resultado

Final

Sporting 37 – 21 Benfica

Sporting 37 – 21 Benfica

O Sporting vence mais uma vez de forma clara, com o Benfica sofrer da defensiva do Sporting, e em especial do seu ataque, Sporting que a partir dos 5 minutos, e até aos 18 minutos, realiza um parcial de 9-1, colocando o resultado em 12-4, com uma grande prestação de André Kridtensen (2 golos) e de Salvador (4 golos), com Martim Costa (9 golos) e a ser um dos seus principais elementos, e usando o contra ataque de forma eximia, com Gustavo Capdeville a ser um dos grande suporte do Benfica, apesar do bom jogo de Belone (6 golos, 2 de 7 metros) e de Grigoras (4 golos), sem surpresa o intervalo chega com o Sporting a vencer por 20-10, que reflete bem a diferença entre as duas equipas, e com o sistema de 7 jogadores de campo usado em diversas ocasiões pelo Benfica, que nada resultou face á dinâmica defensiva do Sporting, e deu origem a contra ataques, com golos com a baliza deserta, no segundo tempo temos ainda de destacar a prestação de Mohamded Aly, que entrou aos 42 minutos, e que deu igual segurança na baliza, tendo em Robert Hoghielm (4 golos), uma mais valia nos 6 metros juntamente com Edney (4 golos), e com a surpreendente prestação de João Gomes (6 golos), chegando com alguma facilidade aos 17 golos de vantagem (34-17) aos 51 minutos, repetindo a mesma aos 42 (35-18), o Sporting a realizar uma boa gestão do seu plantel, com  alteração do sistema defensivo do Benfica, que passou de 6:0, para 5:1, sem resultados, terminando com um resultado que na nossa opinião não reflete a diferença entre as duas equipas. Jogo arbitrado pela dupla de Leira constituída por Eurico Nicolau e Ivan Caçador, que realizou uma boa arbitragem. 

O Noticias

sábado, 24 de agosto de 2024

Super Taças – Masculina – 2024/2025 - III

 
SUPER TAÇA MASCULINA - KEMPA

(2024 / 2025)

PÓVOA DE VARZIM

SPORTING E BENFICA - FINALISTAS

Realizaram-se as 1/2 Final da prova a decorrer na PÓVOA DE VARZIM, Com a Vitória do Sporting sobre o ABC, e do Benfica sobre o FC Porto, pelo que iremos ter uma final Sporting / Benfica, que é uma reedição da final de 2023.

Os jogos estão a ser realizados no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Resultados e Calendário

Dia 24-08-24

1/2 Final

Sporting 37 – 26 ABC

FC Porto 31 – 34 Benfica

Dia 25-08-24

Final

Sporting – Benfica (15H00)

Árbitros – Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Delegados – Mário Silva / João Reis

Todos os jogos são transmitidos na RTP 2.

Sporting 37 – 26 ABC

O Sporting vence de forma clara, apesar de se apresentar com apenas 15 jogadores por ausência de Orri, e estreando o guarda-redes Mohamded Aly que entro a substituir André Kridtensen aos 45 minutos, com ambos a terem boas prestações, tivemos um jogo equilibrado até cerca dos 10 minutos (4-4), depois do ABC ter iniciado o jogo com um parcial de 2-0, com o Sporting a realizar um parcial de 3-0, e a passar o resultado para 3-2, após um time out do ABC, aos 50 minutos, e com um novo parcial de 3-0, o Sporting chega aos 9-5, com Diogo Branquinho (5 golos) em bom plano, e com André José a ser a grande figura do ABC (5 golos), sendo bem acompanhado por Humberto Gomes na Baliza, e por Gonçalo Nogueira (4 golos), por sua vez no Sporting, que termina com 12 jogadores a concretizarem golos, com Pedro Portel (6 golos, 5 de 7 metros), a aproveitaram bem s facilidades que lhes foram concedidas, e com o ABC a usar um sistema defensivo em 5:1, que criou alguns problemas ao Sporting que respondeu com 3:2:1, e aos 27 minutos vencer por 15-10, maior vantagem nos primeiros 30 minutos, com Francisco Costa (5 golos), em bom plano concretizando de livre direto aos 30 minutos o 16 golo do Sporting, que ao intervalo vencia por 16-12, com o ABC a ser precipitado no ataque e que continuou nos segundos 30 minutos, no segundo tempo Gurri (3 golos) e Pedro Garcia (4 golos), foram dos principais atletas do Sporting, quer em termos defensivos, quer em termos atacantes, aproveitando bem as falhas técnicas do ABC, realizando contra-ataques a preceito, no ABC André Sousa (1 golo) a estrear-se na equipa, tentou controlar o seu ataque, jogando e bem pelas pontas, onde se destaca Gonçalo Meireles (4 golos), mas o Sporting, que contou um Salvador (3 golos), a comandar a defesa e a estar bem no ataque, foi dilatando o resultado e aos 47 minutos já vencia por 27-19, para aos 53 minutos estar a vencer por 32-21, diante um ABC que começava a dar mostra de algum cansaço, para aos 26 minutos chegar aos 35-22, maior diferencial em todo o encontro, com o ABC a utilizar as suas derradeiras energias a realizar um parcial de 3-0, e colocar o resultado em 35-25 aos 58 minutos, para terminar com um diferencial de 11 golos, e com esta vitória, estar presenta na Final da prova. Jogo arbitrado pela dupla de Aveiro / Viseu constituída por Simão Brandão / Marc Rodrigues, que esteve bem na sanção progressiva, e nos 7 metros, mas falhou redondamente na lei da vantagem e nas faltas do atacante, onde tem de rever os seus critérios, na nossa opinião.

FC Porto 31 - 34 Benfica

Num dos encontros mais esperados desta supertaça, tivemos um bom jogo de andebol, com rapidez na troca de bola, com bons momentos no ataque, das duas equipas, e apesar da vitória do Benfica, que teve em Capdeville na baliza um dos seus mais influentes jogadores, comandou o jogo e o marcador praticamente durante os 60 minutos, em especial nos primeiros 30 minutos, perante um FC Porto, que cometeu mais falhas técnicas neste período do jogo, com Rui Batista a comandar de forma bem positiva o ataque do Benfica, e aos 11 minutos já vencia por 9-6, obrigando FC Porto a usar um time out, mas com Hedberg (3 golos) e Ole (6 golos, 2 de 7 metros), chegou aos 19 minutos a vencer por 14-9, maior diferencial registado no primeiro tempo, onde Rui Silva, com uma prestação ao seu nível (6 golos), comandava um ataque se mostrava pouco eficaz, onde Gunnarsson (3 golos) procurou exponenciar o seu potencial, mas não foi suficiente, , e com Pedro Valdez (6 golos), a ser o seu principal marcador, de 1.ª linha, o intervalo chega com o Benfica a vencer por 20-15, no segundo tempo o FC Porto reequilibrou o jogo, e com uma entrada com um parcial de 3-0, coloca o marcador aos 34 minutos em 20-18, com as duas equipas a usarem durante bastante tempo o sistema de 7 jogadores de campo no ataque, aos 38 minutos o marcador estava pela diferença mínima (21-20) com Izquierdo (5 golos) a surgir neste período em que o FC Porto, se apresentou com outra dinâmica, em especial no ataque, com o aumento de velocidade na troca de bola, e aproveitando-se das sucessivas falhas técnicas que o Benfica ia cometendo, com o marcador aos 45 minutos a situar-se nos 24-22, e o FC Porto a usar a preceito um time out, e sempre a responder, criou diversas situações de diferença mínima, mas nunca conseguiu estar na frente do marcador nem igualá-lo, , e assim aos 29 minutos o resultado é 32-31, e nem o time out do FC Porto a 20 segundos do fim, evitou que o Benfica, ainda dilatasse a sua vantagem, e com está vitória, o Benfica apura-se para a final. Dirigiu e bem este encontro a dupla de Leiria, Roberto Martins e Daniel Martins, num jogo que não foi fácil.

O Noticias

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Arbitragem – Formação - 2024/2025 - XXVII

FORMAÇÃO

ÉPOCA 2024/2025

1.ª AÇÃO DA ÉPOCA - RESULTADOS

Terminou a a 1.ª ação de Formação da época, nos dias 17 e 18 de Agosto de 2024, destinada ás duplas do Nível Elite, Observadores e Delegados, e somos os primeiros a congratular-nos, com a rápida divulgação dos resultados, em todas as suas vertentes, através do CO N.º5 do CA de 21-08-24.

A Ação que decorreu com um programa deveras interessante, onde foram divulgadas as orientações técnicas, que esperamos sejam divulgadas pelo Portal da Federação (Estranhamente não foram com a informação de serão divulgadas depois da realização da 2.ª Ação de Formação, nos 7 e 8 de Setembro na Maia e em Odivelas), situação de que discordamos em absoluto, pois este fim de semana, temos a realização da Super Taça Masculina, e seria de todo o interesse, que os espectadores estivessem esclarecidos, até com a novas situações das regras, pois entendemos que não se pode agravar o ambiente durante os jogos, mas apenas foi divulgada a intervenção do Presidente do CA, e quem foram os outros intervenientes.

Finalmente verificamos que mesmo com as discordâncias por vezes aqui manifestada, todo os árbitros usaram a camisola de aquecimento, no final são mais as vozes do que as Nozes.

Finalmente vamos aos resultados, “não comparecerem todos os quadros da Madeira”, algo se passou, provavelmente com as viagens, pois é uma situação que não é normal, esperamos e desejamos, que seja retificada em tempo. Testes Físicos, com bons resultados, apenas um não apto (Soraia fetais), que não os realizou, veremos o que acontecerá no futuro, pois se segundo consta é uma situação recorrente.

Nos testes escritos, tivemos uma nota abaixo do limite do razoável (Renato Marques, 56,67%), com a indicação de Apto para arbitrar exceto PO01, mas curiosamente surge logo a dirigir um jogo da PO01, no dia 24, no final em que ficamos!!!

Finalmente, tivemos a divulgação dos Resultados dos testes escritos dos Delegados e Observadores, uns representam a Federação e têm intervenção direta nos jogos (delegados), outros intervém diretamente com a qualidade da arbitragem, e as suas promoções ou não, e trabalham em especial para a melhoria da arbitragem em campo (Observadores), portanto não se entende como podem desempenhar a suas funções elementos, que embora considerados aptos, tenham classificações nos testes escrito, entre 50% e 79%, com estas %, como vão ser olhados pelos clubes e pelos árbitros… Com a curiosidade de nesta funções não terem sido divulgadas o número de respostas corretas.

Divulgamos os resultados destas duas funções.

Delegados

Observadores

 E assim vai a Arbitragem...

O Reticências