gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Planeamento Desportivo – Época 2022/2023 – XVII

Provas Nacionais Não Fixas - Época 2022/2023 

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos analisar, a PO04 (que já foi uma prova fixa), e que foi uma das provas que na época de 2021/2022 maiores alterações sofreu, tendo como já referimos deixado de existir a PO05, ou seja nesta prova nunca existirão subidas e descidas de divisão, sendo uma agora uma prova que passa na sua 1.ª Fase, para a responsabilidade da organização pelas Associações (presumivelmente por delegação de competências), passando posteriormente a ser da Federação.

A prova continua a ter a designação implementada na última época, Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos, chamamos a atenção de que apesar da sua designação de Sub-20, não significa que os atletas com 20 anos possam participar, ver Anexo III ao CO N.º 1 para a presente época, sendo contudo considerados séniores.

No entanto, teremos de esperar pelos Comunicados Oficiais, onde após terminarem o período de inscrição (29-08-22), pois acerca desta prova e de outras similares até ao momento em que escrevemos este texto nada existe, apesar de o limite das inscrições já ter terminado, mas certamente que teremos de dar tempo a que a informação seja revista e colocada no papel, partindo do principio de que foi cumprido o prazo estabelecido.

PO04 – Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos - É uma prova que dispõe de Regulamento Desportivo elaborado, o que entendemos como positivo, embora depois no seu modelo competitivo, que sofre algumas alterações e relação à época anterior, sendo na nossa opinião algumas incompreensíveis, embora por aquilo que nos é dado a entender, fique dependente da criação e da elaboração provavelmente de um CO com a indicação da estrutura e da Calendarização da mesma.

O modelo competitivo

Tínhamos um modelo que em nossa opinião era equilibrado, embora a verdadeira prova, apenas fosse realizada na Fase Final, com este novo modelo, passamos a ter uma prova aberta, e que provavelmente será muito mais desequilibrada, e que acabará por se traduzir, no equilíbrio que existia antigamente na Fase Final. A prova será disputada numa:

1.ª Fase – Campeonatos Regionais ou Inter-regionais, apuramentos e estrutura da prova a indicar em CO.

Mas não existe nenhuma estrutura definida. Pois podem participar todos os Clubes que se inscreverem regulamentarmente nas Associações Reginais, e se encontrem nas condições estabelecidas no Anexo 10 ao CO N.º 1, tendo sido acrescentado que os apuramentos e estrutura conforme já indicamos serão divulgados em CO.

2.ª Fase – Serão constituídas várias zonas, que jogarão no sistema de TxT a 2 voltas,

Foi excluídos os limites que existiam quer em zonas quer e número de equipas, ou seja a constituição de zonas não têm limites, assim como o número de participantes nesta 2.ª Fase, podendo os números quer das zonas quer dos participantes, serem definidos conforme os vários interesses instalados, ou as pressões que sejam realizadas. Na nossa opinião a fórmula anterior era a mais válida (4 Zonas de 8 clubes cada (32 equipas).

Ainda nesta Fase os vencedores de cada zona, a que se poderão juntar os eventuais representantes das Regiões Autónomas, disputarão em regime de concentração, no sistema de TxT a uma volta, o Titulo Nacional da categoria, mas caso não existam representantes das Regiões Autónomas, a prova será disputada no sistema TxT a duas voltas, no sistema casa/fora. Pergunta-se e se apenas houver um representante das Regiões Autónomas, como será em concentração em termos do número de equipas, poderá ser impar?

No ponto 4 do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), foi bem eliminada a anterior alínea b), que não tinha razão de existir, conforme nosso alerta na época que terminou.

Uma questão que voltamos a colocar, e os clubes que antigamente tinham duas equipas, uma PO04 e outra na PO05, como é? Pois o regulamento é completamente omisso, em relação estas situações, que deveriam ter sido previstas, pois caso contrário, teremos uma significativa perca de praticantes, e do número de equipas.

Aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nesta prova, e sua divisão em Zonas Geográficas na 1.ª Fase, para elaborar uma análise mais completa.

O Analista

Competições Europeias – 2022 /2023 – XV

EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

ÁGUAS SANTAS DISPUTA A 2.ª MÃO

DA 1.ª RONDA DE QUALIFICAÇÃO

(ÉPOCA 2022 / 2023)

Dia 03-09-22 a Equipa Portuguesa no Masculino do Águas Santas, dá continuidade á sua participação nas Competições Europeias de Clubes, (EHF European League). Esta prova, que tê a participação de 46 Clubes, e terá a realização de duas Rondas de Qualificação, onde participam ainda o Belenenses e o Sporting, antes da Fase de Grupos, onde já se encontra qualificado o Benfica, como vencedor da última edição da prova.

Masculinos

EHF EUROPEAN LEAGUE

O Águas Santas, vai disputar o encontro da 2.ª Mão da 1.ª Ronda de Qualificação nesta competição, voltando a defrontar o HC Cocks (Finlândia), com quem perdeu na 1.ª Mão, pela diferença mínima, pela nossa parte esperamos ver a equipa Portuguesa, presente no sorteio da 2.ª Ronda de Qualificação, a realizar no dia 06-09-22.

1.ª Mão

Dia 27-08-222

HC Cocks 22 – 21 Águas Santas

2.ª Mão

Dia 03-09-20

Águas Santas – HC Cocks (18H00) Andebol TV

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – C. F. “Os Belenenses”

Terminamos a publicação das equipas participantes na PO01, hoje publicaremos a última equipa que irá participar na prova, embora se mantenha a nossa premissa inicial de não existir nenhuma ordem específica. Como nota final temos pena de não publicar mais fotos das equipas, mas esta época, as mesmas não as têm publicadas.

Hoje publicamos o Plantel do Clube F. "Os Belenenses”

C. F. “Os Belenenses”

Pavilhão – Acácio Rosa

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 10-08-22

O Noticias

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Planeamento Desportivo – Época 2022/2023 – XVI

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2022/2023

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do anexo ao Comunicado Oficial n.º 1, com o normal CO N.º 111 de 26-07-22, sobre as mesmas, onde é incluído o processo organizativo, incluindo as normas financeiras a observar, nas mesmas, e onde é feita uma primeira divulgação da provas não fixas, com a indicação de previsão de que a estrutura das mesmas, em especial nas suas 1.ª’s Fases (com exceção da PO03, e da PO10, que tal como na últimas épocas, a responsabilidade da organização é da Federação, depois de realizadas as inscrições com data limite de 18-09-22, conforme as indicações previstas no CO N.º 7, e 8 da presente época, podendo a FAP delegar competências), só serão comunicadas e divulgadas após o fecho das inscrições (29-08-22).

Esperamos que após o términus indicado no CO N. 111 (Setembro), indique as constituições das zonas e da delegação de competências, informando quais os apuramentos para as 2.ª’s Fase, ou que as mesmas só serão provavelmente definidas após a estabilização de todas zonas no que respeita à participação dos Clubes. Esperando que estas definições sejam conjugadas os Regulamentos Desportivos de cada prova.

Aguardamos com alguma expectativa que após a data limite ali mencionada 29-08-22, e em especial pelo cumprimento do texto colocada na alínea 2 do ponto D, onde se diz e muito bem “ Obrigatoriedade da realização de Provas Complementares / Encerramento / Taças  para todos os clubes inscritos nas Provas Não Fixas. E que não estejam a disputar as 2.ª Fases…”, isto significa que obrigatoriamente as Associações têm de executar o seu papel, e manter os clubes em atividade.

Em relação, a questão dos encargos com a arbitragem, estamos em completo acordo com o texto, no entanto perguntamos e quais são os tetos máximos dos valores constantes das tabelas e mapas em uso na Federação a nível Nacional, pois se a tabela não é divulgado…

O Analista

Planteis PO09 – Época 2022 / 2023 – Benfica

Na Continuidade do anteriormente publicado (provavelmente com algumas lacunas, ou excessos, dos quais nos penitenciamos desde já) divulgamos os principais dados de mais uma equipa Feminina, participante na PO09, mais divulgaríamos, e com menos lacunas se nos fossem enviados os respetivos dados, pois seria mais uma forma de divulgar o Andebol feminino, e pelo que nos é dado a observar existe quem trabalhe bem em termos de Marketing, e apenas temos de agradecer a todos aqueles que nos enviaram os dados.

Hoje publicamos o Benfica

S. L. Benfica 

Pavilhão – Luz

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 10-08-22

O Noticias

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Alterações as Regras de Jogo – 2022 /2023 - Informação

ALTERAÇÃO ÀS REGRAS DE JOGO 2022 / 2023

(EM VIGOR EM 1 DE JULHO DE 2022)

REGRA 1 - APLICAÇÃO NAS PROVAS NACIONAIS

A Federação através do seu CO N.º 12 (29-08-22), informou de que a alteração introduzida na Regra 1, na seu ponto 9, relacionada com a sua aplicação, que será da seguinte forma:

Regra 1 – Terreno de Jogo

Regra 1:9 - Um círculo com um diâmetro de 4 metros, referido como área de lançamento de saída, é colocado no meio da linha central.

A área de lançamento de saída pode ser

a) Uma área com uma cor diferente do resto do terreno de jogo (com um diâmetro de 4 metros).

B – Uma linha circular.

A Federação que face a alguma dificuldade de alguns clubes que utiliza pavilhões que não são próprios, a implementação desta regra, apenas será obrigatória na PO01, e na PO09, sendo generalizada e obrigatória em todas as competições em 2023/2024.

Estamos de acordo com esta decisão, que foi tomada certamente com base na nota da referida regra que diz o seguinte.

Nota – A área de lançamento de saída é obrigatória para eventos da IHF e ligas profissionais de seniores, sendo opcional para Confederações Continentais e em quais quer eventos organizados por Federações Nacionais.

No entanto existem pelo menos 4 equipas, na PO01 (como exemplo), que utilizam pavilhões Municipais, pergunta-se neste caso como será?

Cabe-nos perguntar, por que razão esta obrigatoriedade não é aplicada nas Super Taças, PO22, e PO24, cuja organização pertence normalmente à Federação, se não for obrigatória nesta provas, teremos clubes a disputarem provas com aplicação de diferentes Regras, criando na nossa opinião, grandes dificuldades, até aos quadros de arbitragem, que dirigirem estes jogos, o mesmo se aplica, às finais em concentração das Taças de Portugal (PO20, e PO23). A Federação na nossa opinião tem de providenciar que nestas finais em concentração, e que normalmente são da sua responsabilidade, devem respeitar textualmente o novo conteúdo da Regra 1:9.

Quais será a regra a aplicar quando os pavilhões de outras provas, já se encontrarem alterados?

O Regras de Andebol

Planteis PO09 – Época 2022 / 2023 – Madeira SAD

Iniciamos hoje, e iremos publicando dentro do possível (provavelmente com algumas lacunas, das quais nos penitenciamos desde já, os principais dados das equipas Feminina, participantes na PO09, mais divulgaríamos, se nos fossem enviados os respetivos dados, pois seria mais uma forma de divulgar o Andebol feminino, e pelo que nos é dado a observar aumentou e bem a qualidade de quem trabalha em termos de Marketing (fortes melhorias), e apenas temos de agradecer a todos aqueles que nos enviaram os dados.

Hoje publicamos o Madeira SAD

Madeira SAD

Pavilhão – Pavilhão do Funchal

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 15-08-22

O Noticias

domingo, 28 de agosto de 2022

Arbitragem – Formação – 2022/2023 - VII

 
ACÇÕES DE FORMAÇÃO

OU

ASSEMBLEIAS COM VOTO DE CONFIANÇA

OBRIGATÒRIO

Numa atitude muito pouco louvável, o CA na 1.ª Ação divulgada pela circular N.º 1 Época 2022/2023, transformou a mesma num autêntico “Comício” das (Não) virtudes do CA.

Apenas escrevemos este texto neste momento, apesar de vários comentários o focarem, mas antes de mais, sentimos a necessidade de confirmar alguns dos aspeto.

Pois a ação iniciou-se com uma intervenção sobre a não convocatória de Eurico Nicolau / Ivan Caçador, focando no essencial, que a mesma se devia a que ele em Leria, estava a vender equipamentos a diversas equipas (Factos que não podemos confirmar, apenas tentamos reproduzir as justificações apresentadas), lamentando que uma ação de formação de quadros, seja transformada no “Comício”, de esclarecimentos, no local menos apropriado para o efeito, o que já de si é um sintoma da perca de confiança dos quadros de arbitragem, pois estas justificações têm é de ser prestadas á Direção da Federação, e a justificação das mesmas deveriam (se comprovadas) e se consideradas incompatíveis com as funções de árbitro, ter existido uma participação disciplinar, mas pelos vistos o apego ao poder é maior do que a gestão da arbitragem.

E essa mesma N/confiança, levou o CA a apresentar aos quadros presentes na ação um documento de nítida pressão, que era assinado em duplicado, ficando um para quem assinou, e o outro em poder do CA, de que manifestavam o seu apoio ao Órgão de arbitragem no seu todo, levando estes documentos já impressos (gastando papel e toner da Federação), ou seja foi uma atitude deliberada, pois a mesma foi entregue sob um clima de coação, pois quem não assinasse só tinha um caminho a seguir demitia-se e muito provavelmente nem recebia as verbas em atraso, esta atitude, perfeitamente condenável, e não aceitável, para mais numa ação de formação em que os formandos custearam a sua própria deslocação.  

Esta atitude deverá com toda a certeza, levada a efeito na próxima ação de formação a decorrer no Luso, mas desde já a alertamos a Federação e especial o seu Presidente e a Direção, que este tipo de atitudes não se enquadram nas funções de gestão técnica da arbitragem, e que deveriam tomar uma atitude relativa às mesmas, devendo certamente estar presente em todos os momentos da ação de formação um elemento da Direção da FAP.

Ficamos por aqui, mas voltaremos ao tema das Arbitragens sempre que considerarmos que se justifiquem.

O Administrador

sábado, 27 de agosto de 2022

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – Vitória FC

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. No entanto podem surgem surpresas de última hora

Hoje publicamos o Plantel do Vitória FC

Vitória FC

Pavilhão – Antoine Velge

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 16-08-22

O Noticias 

Competições Europeias – 2022 /2023 – XIV

EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

ÁGUAS SANTAS PERDE COM HC COCKS

NO JOGO DA 1.ª RONDA DE QUALIFICAÇÃO

(ÉPOCA 2022 / 2023)

O Águas Santas iniciou a sua participação nas Competições Europeias de Clubes, (EHF European League). Disputando a equipa finlandesa do HC Cocks, no jogo da 1.ª mão da 1.ª Ronda de Qualificação.

HC Cocks 22 – 21 Águas Santas

O Águas Santas, iniciou bem este seu jogo diante uma equipa perfeitamente ao seu alcance, disputando este seu primeiro jogo na condição de visitante, e aos 12 minutos vencia por 5-4, para sofrer um parcial de 3-0, o que permitiu que a equipa do HC Cocks, se colocasse na frente do arcador por 8-5 aos 18 minutos de jogo, chegando aos 11-7, aos 23 minutos, e neste primeiro tempo não mais largou o comando do jogo e do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 13-11. Este foi um encontro que as defesas se sobrepuseram aos ataques que estiveram precipitados, com os guarda-redes da equipa da Finlândia, a estarem em bom plano, com Nicolas (35% de eficácia) e Kholmov (44% de eficácia), que são perfeitamente elucidativos da ineficácia da equipa maiata, onde Alexandre Magalhães na baliza do Águas Santas com 42% de eficácia, foi um dos seus esteios, e com um segundo tempo melhor chegou aos 43 minutos com uma igualdade a 18 golos, e daqui até final o jogo registou diversas igualdades, e vantagem foi sempre pela diferença mínima, mas com a equipa do Águas Santas a nunca chegar ao comando do marcador, e aos 53 minutos registava-se uma igualdade a 21 golos, seguindo-se diversos time-out, que apenas resultara do golo que estabeleceu o resultado final, aos 56 minutos, período em que a equipa maiata, foi totalmente inoperante em termos atacantes estando os últimos 7 minutos sem concretizar qualquer ataque, terminando o encontro com 10 jogadores a concretizarem golos, sobressaindo no ataque Miguel Pinto (5 golos, 83% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), na equipa finlandesa, destaca-se Luka Brkjacic (7 golos, 54% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), e Edson Imare (5 golos, 71% de eficácia). Jogo dirigido pela dupla Alemã constituída por Christian Hannes, e David Hannes, que na nossa opinião realizaram uma boa prestação.

1.ª Mão

Dia 27-08-222

HC Cocks 22 – 21 Águas Santas

2.ª Mão

Dia 03-09-20

Águas Santas – HC Cocks (18H00) Andebol TV

O Noticias

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Arbitragem – Formação – 2022/2023 - VI

ACÇÕES DE FORMAÇÃO

(03-09-22, e 04-09-22)

(2.ª AÇÃO – Inicio de Época)

Conforme era espectável o CA informou em 25-08-22 pela sua circular N.º 2 Época 2022/2023, da realização da ação de formação, que desta vez nem sequer foi divulgada no Portal da FAP, nem em Rodapé, (Lamentável, pois assim evitam-se as possíveis criticas!!!) no entanto repetimos de que o CA têm de cumprir e em tempo com todas as suas obrigações, perante o está estabelecido na lei e os estatutos da FAP, (o estabelecido no Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que retifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações, não é cumprido).

Diremos que lamentavelmente o CA na sua página, realizou “pomposamente” uma notícia, sobre a 2.ª ação que decorrerá no Grande Hotel do Luso, coincidências, ou talvez não, com outra ação que vai decorrer e 03-09-22 no mesmo local, e volta-se a convocar observadores e delegados, e quanto aos árbitros desta vez nem se informa, quais as categorias envolvidas, “adoramos” passe o termo pois é divulgada uma lista dos quadros que irão estar presentes, e curiosamente surge a convocação do excluído Ivan Caçador, ver imagem que publicamos, depois de ter sido nitidamente empurrados para se demitirem, para o CA poder promover ou tentar promover uma dupla submissa, e que esteja sempre de acordo e desta forma, pois muito provavelmente vai surgir mais u documento de apoio ao CA, numa situação verdadeiramente escandalosa, mas continua a ausência de Eurico Nicolau, bastante estranho este comportamento do CA.

Estranho que ainda não tenha sido publicado os resultados da 1.ª ação de formação em Viseu, sem razão aparente para tal não ser feito, continuando a não ser divulgado qual os movimentos ocorridos nos quadros de Arbitragem, e ainda se o CA ter publicado qualquer Comunicado ou Circular com a constituição dos diversos níveis, ou tivesse no mínimo divulgado as promoções realizadas, este é o sistema do quero posso e mando,

Continuaremos a referir, para bem da verdade que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP, e assim toda e qualquer Circulares, ou Comunicado Oficial (Chamem-lhe o que quiserem) deveriam ser divulgadas diretamente no Portal da FAP, e não apenas na página da arbitragem.

Do programa da ação de formação consta logo no 1.º Dia, e voltamos a referir, exames médicos a todos os quadros de arbitragem, este ação terá a duração de 3 horas, e servirá provavelmente para a validação do centro de medicina, nós questionamos será que os quadros de arbitragem fazem anos todos os dias, ou haverá um esquema qualquer previsto. E na nossa opinião, mais uma barbaridade, então volta-se a realizar testes escritos, sem existir formação prévia para as novas Regras? Que apenas serão consideradas no dia 4, a seguir aos testes físicos.

Não é divulgado o Orador convidado, qual a razão…

Ficamos com a sensação de que não se pretende ver os conhecimentos das pessoas, mas sim os que erram mas sim avaliar pela negativa.

Ficamos por aqui, mas voltaremos ao tema das Arbitragens sempre que consideremos que se justifiquem.

O Regras

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – ABC

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos.

Hoje publicamos o Plantel do ABC

ABC

Pavilhão – Flávio Sá Leite

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 08-08-22

O Noticias

Super Globe – 2022- II

SUPER GLOBE – 2022

INFORMAÇÔES 

A 15.ª Edição da IHF Super Globe, que se vai disputar, na Arabia Saudita, onde vai continuar pelo menos até 2023 (foi acrescentado mais um ano, em virtude da prova do cancelamento que existiu por motivos do COVID-19).

Esta edição realiza-se de 17 a 23 de Outubro de 2022.

Assim as equipas participantes em 2022, foram aumentadas de 10 para 12, tendo sido atribuídos dois Wild Cards, faltando apenas definir um dos participantes, que será definido, após a liga dos Campeões Árabe, que se disputa na Tunísia de 17 a 27 de Setembro de 2022. Assim os 12 lugares serão distribuídos da seguinte forma:

Mudhar – Representante do País Organizador

Khaleej – Representante do País Organizador

SC Magdeburg – Campeão em Titulo

FC Barcelona – Vencedor da Liga dos Campeões Europeia

Al Ahly – Vencedor da Super Taça Africana (Egipto)

Al-Kuwait - Vencedor da Liga dos Campeões Asiática (Kuwait)

Club Ministros – Vencedor da América do Norte e Caraíbas (México)

HC Taubaté - Vencedor da América do Sul e Central (Brasil)

Universidade de Sydney – Representante da Oceânia (Austrália)

Vencedor do Torneio de Qualificação Árabe

Benfica – Wild Card (Vencedor da European League) (Portugal)

Lomza Vive Kielce – Wild Card (Vice-Campeão Europeu (Polónia)

De salientar que pela primeira vez Portugal estará presente num torneio desta natureza o que prestigia o Andebol Nacional.

O torneio será disputado em 4 grupos de 3 equipas, os vencedores disputarão as 1/2 Finais, com o vencedor do grupo a defrontar o vencedor do Grupo B, e o vencedor do Grupo C a defrontar o vencedor do Grupo D, as restantes equipas disputaram os lugares do 5.º ao 8.º lugar, e do 9.º ao 12.º lugar.

O Sorteio ainda se desconhece e que data será realizado.

Recordamos que a 1.ª Edição se realizou na Áustria em 1997, seguido pelo Qatar em 2002, Egipto em 2007, e desde 2010 que se realizava em Doha no Qatar.

Os vencedores do Torneio desde 2010, até ao momento foram:

2010 – Atlético Madrid (Espanha)

2011 - THW Kiel (Alemanha)

2012 – Atlético Madrid (Espanha)

2013 – FC Barcelona (Espanha)

2014 – FC Barcelona (Espanha)

2015 - Fuchese Berlin (Alemanha)

2016 - Fuchese Berlin (Alemanha)

2017 – Barcelona (Espanha)

2018 – Barcelona (Espanha)

2019 – Barcelona (Espanha)

2020 – N/organizado

2021 - SC Magdeburg (Alemanha)

O Analista

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

APAOMA – Eleições – 2022 - II

 
APAOMA – ASSEMBLEIA GERAL

Depois de um texto, em que classificamos a questão da legalidade desta Associação de Classe, leva a questionar-nos sobre a sua existência, face ao não cumprimento das normas estabelecidas nos Estatutos e Regulamentos da Federação, nomeadamente a validade da sua presença nas Assembleias Gerais da Federação, e das decisões toadas com a sua participação, mas as reticências são tantas, e as dúvidas são tantas, se muita gente já questiona a sua legalidade…

Onde dissemos nomeadamente, “ Ninguém questiona a sua necessidade, o que se coloca em questão é a completa degradação desta Associação de Classe, que após as “Tristemente, e Célebres” eleições realizadas 02-2009, sob o lema “Por uma Nova APAOMA”, não passaram de palavras, pois a situação na atualidade, e já com nova gerência é exatamente a mesma.

Marcam-se eleições para dia 3-09-22, curiosamente no Grande Hotel do Luso, precisamente o local onde se realiza a 2.ª ação de Formação da presente época, com grande divulgação do Conselho de Arbitragem, da Federação na sua página no Portal da FAP, que nos leva a questionar qual o verdadeiro interesse do CA, nestas eleições?

Mas o mais preocupante, é que divulgam um documento emitido pelo presidente da AG desta Associação de Classe, onde diz que foi admitida uma Lista (única), e que à mesma foi atribuída a Letra A, mas com grande surpresa da nossa parte não é divulgada a Lista, será que a mesma, é “gato escondido com rabo de fora”, pela nossa parte estamos sempre dispostos a intervir, quando acharmos que devemos fazer.

O Analista

Andebol de Praia – Final Liga dos Campeões Europeus – I

FINAL LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS

PORTO SANTO – MADEIRA

ATÉ 2024

Depois de termos anunciado que por decisão do Comité Executivo da EHF, tinha sido atribuído a Portugal está prova “EHF Beach Handball Champions CUP 2022 – Atribuído a Portugal – Será disputado na ilha de Porto Santo na Madeira, em Outubro.” Tomámos conhecimento de uma outra notícia de grande agrado, que foi o acordo celebrado com a EHF, e que a Federação, da Associação de Andebol da Madeira, e do Município de Porto Santo, para que esta competição seja realizada em Portugal, mais precisamente na ilha de Porto Santo, sendo de destacar a intervenção de Mário Bernardes responsável pelo Andebol de Praia na Federação, e membro da EHF, endereçamos desde já os nossos parabéns a todos os intervenientes neste acordo, de extraordinário beneficio para esta vertente da modalidade.

A Prova de 2022, realizar-se-á de 20 a 23 de Outubro de 2022.

Estando neste momento a ser previsto que as 600 pessoas que estariam nesta competição a ser provavelmente ultrapassado co claros benefícios para o alojamento, e na sua globalidade para a economia da ilha.

O Noticias

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Competições Europeias – 2022 /2023 – XIII

 
EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

ÁGUAS SANTAS DISPUTA A 1.ª RONDA DE QUALIFICAÇÃO

(ÉPOCA 2022 / 2023)

Dia 27-08-22 uma Portuguesa no Masculino, inicia a sua participação nas Competições Europeias de Clubes, (EHF European League). Esta prova, que tê a participação de 46 Clubes, e terá a realização de duas Rondas de Qualificação, onde participam ainda o Belenenses e o Sporting, antes da Fase de Grupos, onde já se encontra qualificado o Benfica, como vencedor da última edição da prova.

Masculinos

EHF EUROPEAN LEAGUE

O Águas Santas, nesta competição, que inicia a sua participação logo na 1.ª Ronda de Qualificação (20 equipas), onde vai defrontar o HC Cocks (Finlândia). Que poderá ser um adversário complicado e que conta no seu plantel com o português Nuno Santos.

1.ª Mão

Dia 27-08-222

HC Cocks – Águas Santas (14H00)

2.ª Mão

Dia 03-09-20

Águas Santas – HC Cocks (19H00)

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – GC Santo Tirso

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos, embora por vezes seja difícil.

Hoje publicamos o GC Santo Tirso

GC Santo Tirso

Pavilhão – Pavilhão Municipal de Santo Tirso

Nota – Reinicio dos Trabalhos – Previsivelmente inícios de 08-22

 
O Noticias

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Sorteios – PO02 - 2022 / 2023 – Desistência de Participação

LX50 HANDBALL – DESISTE

ACABA O CLUBE

O andebol não merecia uma atuação indigna do “dono” do Clube, que brincou totalmente com a modalidade com declarações que merecem uma séria investigação de quem de direito, pois as mesmas são na nossa opinião completamente ofensivas para a modalidade e para as suas instituições, e acima de tudo indignas, esta é a nossa opinião, esperamos ver qual a atuação da Federação, da Câmara Municipal de Riachos, e porque não da ANCAMP, e até das Associações de Atletas, e Treinadores, pois a indignidade atinge, seriamente os atletas e os seus técnicos, e agora possivelmente começasse a fazer luz sobre a inesperada saída do projeto de Frederico Santos.

Algumas questões devem ser levantadas, como por exemplo;

Qual a situação dos atletas? Quem lhes paga? Podem ou não ser inscritos por uma verdadeira coletividade?

O mesmo se aplica aos técnicos contratados?

Como é possível um clube ser inscrito sem na realidade ter Órgãos Sociais? Na nossa opinião a Associação de Santarém têm uma palavra a dizer, ou será que não?

A questão mais fácil acaba por ser a sua substituição

Pois não existe diferença, entre uma desistência 30 dias antes do início do Sorteio e depois do Sorteio, em que neste caso, o clube substituto fica com o mesmo número do Sorteio do Desistente, no caso presente o substituto por natureza, será o 5.º clube na ordem dos suplentes, o AC Lamego.

Este é um texto que nunca esperamos ter de escrever, pois é sobre uma mancha negra da Modalidade.

O Noticias

Super Taça – Feminina – 2022/2023 - I

SUPER TAÇA FEMININA

GONDOMAR

Finalmente que se sabe alguma coisa acerca da Super Taça Feminina 2022/2023, prova prevista nos Regulamentos da PO09, e da PO23, mas que que infelizmente a informação da FAP continua a ser deficiente, e as noticias vão surgindo a conta-gotas, felizmente desta vez veio através do CO N.º 11 de 23-08-22.

PO24 – Super taça de Seniores Femininos (23.ª Edição)

Participantes nos termos RegulamentaresBenfica e Colégio Gaia (*)

(*) – Curiosamente os finalistas da Taça de Portugal

Benfica – Colégio Gaia

Esta é a ordem das equipas, para o encontro, que é importante para definir por exemplo quem mudará de equipamento se existir necessidade.

Mas perguntamos como foi estabelecida a ordem das equipas, pois até ao momento os CO’s são completamente omissos, sobre a realização de qualquer sorteio?

O jogo será disputados no Pavilhão Multiusos de Gondomar, pelas 19H00 do dia 17-09-22, com transmissão anunciada pelo Canal 11 (esperamos que desta exista, pois o jogo realiza-se a um sábado, e nada nos garante que exista a transmissão).

Em caso de igualdade no final do tempo regulamentar, aplica-se o sistema de desempate previsto nas Regras de Jogo

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – AA Avanca

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. E ainda poderá existir uma ou outra alteração.

Hoje publicamos o Plantel da Associação Artística de Avanca

A. A. Avanca

Pavilhão – Pavilhão Comendador Adelino D. Costa

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 11-08-22

O Noticias

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Nomeações – EHF – 2022 / 2023 – I

A EHF procedeu as primeiras nomeações da época, para a EHF European League, tendo a Portugal sido atribuídas as seguintes:

Árbitros

Eurico Nicolau / Ivan Caçador Foram nomeados para dirigir o encontro da 1.ª Mão da primeira ronda de qualificação da European League Masculina, que se disputa entre o Alpla HC Hard (Áustria) e o HC Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte), na Áustria no dia 27-08-22.

Delegados

José Jorge Foi nomeado para o encontro da 2.ª Mão da primeira ronda de qualificação da EHF European League Masculina, que se disputa entre o GC Amicitia Zurich (Suiça) e o Gornik Zabrze (Polónia), na Suíça no dia 04-09-22.

António Goulão Foi nomeado para o encontro da 2.ª Mão da primeira ronda de qualificação da EHF European League Masculina, que se disputa entre o BM Logrono La Rioja (Espanha) e o TBV Lemgo Lippe (Alemanha), em Espanha no dia 03-09-22.

Manuel da ConceiçãoFoi nomeado para o encontro da 2.ª Mão da 1.ª ronda de qualificação da EHF European CUP Masculina, que se disputa entre o Drenth Groep Hurry-Up (Países Baixos) e o HC Berchem (Luxemburgo), nos Países Baixos em 17-09-22.

Aos nomeados, desejamos as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

O Regras

Planteis – PO01 – Época 2022 / 2023 – FC Gaia

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Continuamos a alertar que poderão surgir alterações de última hora, que sempre que possível daremos conta das mesmas

Hoje publicamos o FC Gaia

FC Gaia

Pavilhão – Pavilhão do FC Gaia

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 02-08-22

O Noticias

domingo, 21 de agosto de 2022

Época 2022/2023 - XXIV Torneio Internacional de Viseu – VI

TORNEIO INTERNACIONAL DE VISEU

(XXIV TORNEIO)

HBC NANTES VENCE TORNEIO

Terminou o Torneio Internacional de Viseu, com a disputa dos últimos jogos, naquele que foi o torneio de referência para dar início à época desportiva 2022 / 2023, e que vai na sua 24.ª Edição. Tendo como vencedor a equipa francesa do Nantes, única equipa que registou duas vitórias.

Académico Viseu 25 – 36 Águas Santas

A equipa do Águas Santas com substancias melhorias e relação ao último encontro, em especial no sector atacante, onde se apresentou com maior fluidez, onde Afonso Lima foi determinante, bem como Fábio Teixeira, com Diogo Ribeiro na baliza a ser um obstáculo para o ataque do Académico de Viseu, que por sua vez revelou precipitação no ataque, e permissivo nas sua defesa, embora com entrada do seu guarda-redes Ruben Sousa, tenha registado algumas melhorias, embora Diogo Liberato não tenha estado tão eficaz commo no jogo anterior, e Benjamim João tenha estado num nível aceitável, o número de falhas técnicas foi elevado, e levou a que equipa maiata, chegasse aos 24 minutos a vence pela diferença de 9 golos, precisamente a mesma diferença com que se chegou ao intervalo (20-11). No segundo tempo, com Alexandre Magalhães na baliza dos maiatos a ser um grande obstáculo para o ataque do Académico Viseu, que sofre um parcial de 7-3 em 14 minutos, chega ao minuto 44 a perder por 27-13 (maior diferencial registado), com destaque para Gustavo Oliveira na equipa maiata, com o jogo a ser de maior equilíbrio, a partir desse momento, com Rodrigo Gameiro agora na baliza dos visienses, a dar boa conta do recado, mas a sua equipa continuou a cometer demasiados erros no ataque, e a permitir transições rápidas pela equipa maiata, e chega aos 55 minutos, com o resultado de 34-21 a favor do Águas Santas, terminando com um diferencial de 11 golos. Dirigiu este encontro a dupla da Galiza, constituída por César Diaz e Pablo Barreiro, que realizaram uma arbitragem bastante positiva.

Voltamos a afirmar que estas nomeações são nitidamente um voto de desconfiança à arbitragem Nacional, provavelmente intencionalmente, pois algumas têm qualidade bastante duvidosa, tivemos duas nomeações de duplas portuguesas, mas apenas as internacionais, que nos abstemos de comentar.

1.º TROFÉU INTERNACIONAL VIDA

PORTUGAL VENCE O TROFÉU

(Foto FAP)

Portugal 20 – 13 Espanha (ACR)

Infelizmente, mais um jogo em que informava da sua transmissão pelo canal 11, mas o mesmo nada transmitiu e a Federação, lamentavelmente nada informa, parece que os adeptos da modalidade, são corpos estranhos, quando a Andebol TV estava presente, pois transmitiu o 1.º Jogo do dia, e certamente que a Federação já estava informada da não transmissão, e nada fez para esta vertente da Modalidade seja divulgada como merece, situação que na nossa opinião é aberrante, pois estava presente o responsável máximo do programa 4ALL. Situação Lamentável.

A equipa nacional, venceu o encontro, ao derrotar a seleção de Espanha por 20-13, num jogo, que a chegou no seu início a ter algum equilíbrio, mas João Gerónimo, voltou a afirmar-se como uma das principais figuras desta equipa, rapidamente colocaram Portugal na Frente do marcador, e chegar ao intervalo na frente do marcador por 7-6, diferença que não traduz a superioridade da equipa nacional, que no inicio dos segundos 20 minutos com uma entrada mais assertiva, rapidamente alargou o diferencial, chegando ao final do encontro com um diferencial de 7 golos. Encontro onde finalmente, existiu u Boletim de jogo, o que se saúda, na equipa nacional destaque para João Gerónimo com 5 golos, para Ricardo Queirós com 6, na equipa de Espanha onde apenas 3 atletas arcaram golos, total destaque para Óscar Perales com 10 golos.

Benfica 36 – 33 Ademar León

Mais um jogo com transmissão anunciada pelo Canal 11, e mais uma vez não se registou qualquer transmissão, e repetimos há uma evidente falta de respeito por todos os são verdadeiros adeptos da modalidade.

Jogo com a equipa portuguesa a realizar o seu segundo jogo, da época, defrontando uma equipa mais acessível do que a equipa francesa que o foi o seu adversário no primeiro jogo da época. O Benfica teve um início mas equilibrado e chegou a comandar o marcador com 2 golos de vantagem, apte perto 10 minutos de jogo (7-5), mas uma reação positiva do Ademar León, com parcial de 3-0, chega aos 12 minutos a vencer por 8-7, e seguidamente tivemos um encontro equilibrado, com igualdades e alternâncias no marcador até cerca dos 18 minutos (igualdade a 10 golos), com a equipa espanhola a passar para a frente do marcador e chegar aos 23 minutos a vencer por 16-12 (maior vantagem que qualquer das equipas, teve nos primeiros 30 minutos), para o Benfica responder com um parcial de 4-0, e igualar a 16 golos aos 28 minutos, com o Ademar de León a marcar o golo que o colocou na frente do arcador e cima dos 30 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 18-17. No segundo tempo voltamos a ter períodos de grande equilíbrio, com o Benfica chegar a voltar a estar na frente do marcador com 2 golos de vantagem, 23-21 (36 minutos) e 26-24 (43 minutos), para sofrer um parcial de 3-0, que colocou novamente o Ademar León na frente do marcador aos 46 minutos por 27-26, voltando a registar-se mais uma vez, uma toada de equilibro e alternância, chegando aos 51 minutos com nova igualdade, agora a 29 golos, mantendo-se a mesma toada, entrando-se nos 3 minutos finais com uma igualdade a 33 golos, com o Benfica neste período a realizar um parcial de 3-0, e a vencer o encontro.

Não apresentamos os golos dos atletas, pois a organização e a Federação entenderam não publicar qualquer boletim de jogo (com a exceção do jogo de 4ALL).

Resultados do Torneio

Dia 19-08-22

Académico Viseu 37 – 31 Onnereds HK

FC Porto 34 – 37 HBC Nantes

Dia 20-08-22

Onnereds HK 33 – 25 Águas Santas

FC Porto 36 – 36 Ademar León

HBC Nantes 41 – 29 Benfica (Em diferido no Canal 11 ás 21H30)

Dia 21-08-22

Académico Viseu 25 – 36 Águas Santas

Benfica 36 – 33 Ademar León

O Noticias