Voltamos a fazer uma crónica repartida, efectuando a segunda parte da mesma após a realização da jornada da PO04.
PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Não queremos deixar passar em claro, as anormalidades cometidas nesta jornada em termos de horários, e transmissões televisivas. Como é possível , existirem dois jogos marcados para o mesmo dia e hora e ambos com transmissão televisiva ??? Como é admissível que isto aconteça ??? Quem beneficia com esta situação??? A modalidade não é certamente. O publico que gosta de andebol apesar de ter as suas cores clubistas , vai a todas, e com esta autênticas aberrações, fica completamente manietado. Mais quem são as firmas que investem em publicidade com esta dispersão de meios ??? Ninguém certamente, pois a anarquia é total !!! Mas ainda existem outras vicissitudes, é que com horários coincidentes com a hora das transmissões , estavam marcados a maioria dos outros jogos. Se fosse o extinto organismo que organizava a prova de topo do Andebol Nacional a fazer isto , caía o “Carmo e a Trindade”, mas como são os omnipotentes, está tudo bem. E assim vai o Andebol Nacional.
20.ª Jornada ( 9.ª da 2.ª volta ) – Resultados
Madeira SAD 29 – 22 AC Fafe
SC Horta 22 –
25 SportingXico Andebol 23 –
25 ABCFC Porto 29 – 23 S. Bernardo
Benfica 27 – 25 Marítimo
Aguas Santas 27 – 20 Belenenses
Depois da realização dos dois jogos em atraso, e com todas as equipas com o mesmo número de jogos, esta jornada continha alguns jogos interessantes, começando pelo SC Horta / Sporting , em que a equipa Açoriana normalmente complica a vida aos visitantes , mas o Sporting venceu dificilmente , num jogo em que esteve sempre na frente do marcador e em que a sua 1.ª linha esteve completamente desastrosa ( 4 golos em 16 remates ) , com Petric no seu normal, ou seja, sem rendimento que justifique o investimento feito. Um jogo que poderá tornar-se decisivo para as aspirações da equipa surpresa da prova, o Xico Andebol / ABC, que terminou com a difícil vitória do ABC. Registou-se uma verdadeira surpresa no jogo Aguas Santas / Belenenses, com uma surpreendente vitória dos nortenhos e por números esclarecedores, num jogo em o Aguas Santas comandou quase sempre o jogo, e em que ao intervalo já vencia ( 17-11 ), Pedro Cruz foi o marcador de serviço com 7 golos. Destaque ainda, para a pior exibição do Benfica nos últimos tempos , sem Carlos Carneiro e Cláudio Pedroso, foi uma equipa descaracterizado, onde sobressaiu inesperadamente Luís Nunes tanto pela positiva ( 7 golos ), como pela negativa , demasiadas falhas no momento da concretização, o Marítimo que ia causando uma surpresa, vendeu cara a derrota e ao intervalo apenas perdia por um golo ( 13-12 ). Os outros jogos terminaram com resultados dentro da normalidade esperada, mas, existe sempre um mas, no Madeira SAD / AC Fafe , ao intervalo tínhamos uma grande surpresa com o AC Fafe na posição de vencedor ( 13-11 ) , só perdendo esta posição aos 40 minutos quando o Madeira SAD passou para a frente do marcador ( 17-16 ) . O FC Porto / S. Bernardo, foi um jogo de relativamente fácil para o comandante da prova que já vencia ao intervalo ( 14-8 ) , mas que os comandados de Ricardo Tavares no 2.º tempo, resolveram vender cara a derrota realizando uma exibição equilibrada, e que não permitiu ao Porto dilatar o resultado. Com esta jornada disputada e a duas jornadas do fim da 1.ª Fase, esta prova corre o risco de ter o vencedor encontrado ainda antes do inicio da Fase Final do Grupo “A”, tal a diferença pontual existente entre o 1.º e os outros possíveis apurados. O FC Porto continua no comando agora com 55 pontos, seguido ABC e Benfica com 48 pontos, e pelo Belenenses ( 47 pontos ) que desceu para o 4.º lugar em igualdade pontual com o Madeira SAD, o Sporting mantém o 6.º lugar ( 44 pontos ) e o Xico Andebol mantém o 7.º lugar ( 40 pontos ), e já com o S. Bernardo fora da luta pela disputa do 6.º lugar a duas jornadas do fim desta Fase. As duas últimas jornadas apenas vão servir para definir o 6.º apurado ( entre o Sporting e o Xico Andebol ), e para as restantes equipas amealharem pontos para a Fase seguinte.
Xico Andebol 23 – 25 ABC
Um derby , que merecia mais publico , face ao valor e à juventude que existe nas duas equipas. No entanto um facto insólito que não devemos deixar passar em claro, foi a forma como o Treinador do ABC, que se encontra suspenso, conseguiu dirigir a sua equipa desde a bancada, não entendemos como tal é possível , pois é impossível existir contacto directo entre o treinador suspenso e os seus atletas em situações de suspensão, mas estas são as vicissitudes do Andebol Nacional. O ABC começou mal o jogo, nunca se entendendo com a atitude defensiva do Xico Andebol, e com demasiadas falhas no seu ataque planeado, de tal forma que esteve sempre em inferioridade no marcador , só conseguindo a igualdade aos 22 minutos de jogo ( 10-10 ), passando pela 1.ª vez para a frente aos 25 minutos ( 11-12 ) conseguindo atingir o Intervalo na condição de vencedor ( 12-13 ). No segundo tempo , com um bom início de jogo e com uma forte melhoria no seu sistema defensivo, arrancou de vez e chegou a ter 6 golos de vantagem, quando o Xico Andebol , com a melhoria de produção do seu sector defensivo e de Nuno Silva, consegue um parcial de 4-0, colocando forte pressão na equipa do ABC ( 20-22 ) aos 53 minutos , daqui até final do encontro, o Xico Andebol pressionou ( chegando a jogar HXH ) , numa tentativa de virar o resultado , mas a maior experiência do ABC e a melhoria significativa da actuação de Hugo Figueira permitiu aos Bracarenses terminar na situação de vencedores. No ABC , sem Luís Bogas , foi o jovem Hugo Rosário uma das figuras em destaque , não só pelo que marcou ( 6 golos ) , mas também pelo que defendeu , Mas Eduardo Salgado ( 10 golos ) , foi o marcador de serviço, pela negativa o seu pivot Naumovsky pois esteve completamente desastrado na recepção. No Xico Andebol, que realizou excelente prestação no jogo para os 6 metros , deve-se destacar a acção de José Ricardo Costa que esteve simplesmente impecável ( 6 golos ) , e ainda Nuno Silva que produziu uma segunda parte de grande nível , pois além de ser um excelente defensor é um atacante com uma vasta gama de recursos, abaixo do seu nível, esteve Rui Silva, de quem se espera sempre grandes prestações. A Dupla de arbitragem Daniel Martins / Roberto Martins, surpreenderam-nos pela positiva, embora a sua arbitragem não estivesse isente de erros, pois o seu critério nas violações da área de baliza tanto por atacantes como por defensores , falhou diversas vezes. E o seu melhor foi na nossa opinião o critério disciplinar e as faltas do atacante. Em relação a esta dupla pergunta-se qual o motivo porque usam o emblema da EHF, se não são internacionais!!!Quem os autorizou a tal!!!Quantos jogos já apitaram na EHF!!! Em que curso foram aprovados!!!
PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores MasculinosFase Final3.ª Jornada – ResultadosModicus 20 –
36 CamõesG. Sul 23 – 18 Sismaria
AA S. Mamede 28 – 12 Maria Balaio
O facto mais saliente desta jornada, reside na sensacional vitória do Camões em Sandim, e por números tais, que nem os mais optimistas esperariam. Veremos se esta vitória é extemporânea ou indicia o inicio de uma recuperação. O Modicus é a surpresa pela negativa, ainda não obteve qualquer ponto positivo. O G. Sul , também venceu o Sismaria, que parece-nos voltou a ser a equipa irregular da 1.ª Fase. AA S. Mamede continua a sua caminhada, e poder-se-á dizer que esmagou completamente o Maria Balaio, obtendo um resultado completamente inesperado , tal foi a diferença registada, e sendo agora a única equipa sem qualquer ponto perdido.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores FemininosFase Final1.ª JornadaJoão Barros 36 – 13 Alavarium
C. Gaia 19 –
25 Madeira SADJuv. Lis 19 –
29 Gil EanesJuv. Mar 35 – 31 Santa Joana
Jogo grande deste inicio de fase o C. Gaia / Madeira SAD, por á partida serem dois dos mais fortes candidatos ao titulo Nacional , com o Madeira SAD a não deixar “os seus créditos por mãos alheias” e a vencer categoricamente o vencedor da Zona Norte. O Gil Eanes que na 1.ª fase tinha vencido os dois jogos frente ás Leirienses, confirmou a sua superioridade obtendo um resultado dilatado, O Juv. Mar com o Santa Joana, que na 1.º fase dividiram entre si as vitórias, desfizeram essa igualdade com a vitória da equipa da juv. Mar a vencer , num jogo equilibrado, e o confronto entre as Meirinhas e as Aveirenses, terminou com uma goleada não esperada, nesta fase da prova, com uma total superioridade do João Barros.
O Banhadas Andebol