Jogaram-se os jogos da 2.ª Mão dos 1/4 Final do Play OFF da prova da Liga. Mas antes de falar sobre os mesmos, lembrar uma caixa jornalística inserida no Jornal o Record de 22_04_09 , que transcrevemos, e que é demonstrativa , da qualidade do Jornalismo que temos.
Daqui se infere que o jornalista que elaborou este texto, mostra ( mostrou ), um total desconhecimento do regulamento da prova, ao fazer a apologia da diferença de golos, é triste, mas é o que temos, Paciência!!!
Resultados 2.ª Mão 1/4 Final
SC Horta 25 – 26 FC Porto
Sporting 30 – 27 ABC
Belenenses 29 – 35 Madeira SAD
S. Bernardo 28 – 27 Benfica
SC Horta 25 – 26 FC Porto
Apenas podemos referi o apuramento do FC Porto, com um resultado que espelha as dificuldades sentidas, pois não recebemos qualquer informação deste encontro.
Sporting 30 – 27 ABC
Dizer em 1.º lugar, que pela primeira vez , em muitos anos o Pavilhão do Casal Vistoso, registou uma enchente, quase esgotou, com um publico entusiasta que puxou sempre pela sua equipa proporcionando um espectáculo, dentro do espectáculo que foi o jogo. A organização do jogo, também saiu fora do comum , com um espectáculo de Luzes e som , na apresentação dos intervenientes, inédito também está época , provando que quando querem também os clubes ( alguns ), sabem promover os jogos e cativar assistentes.
O Jogo foi sempre comandado pelo Sporting, com uma defesa agressiva ( por vezes em demasia ) e com um ataque consolidado, e que teve no Guarda Redes Humberto Gomes uma das suas principais figuras. O ABC, equilibrou sempre o jogo, mas alguns dos seus elementos, denotam falta de frescura física . ( Caso curioso, o mesmo se está a passar com todos os elementos que estiveram ultimamente nas Selecções Nacionais ), e faltou Guarda Redes desta vez, pois tanto Bruno Dias, como Ivo Silva , não estiveram nos seus dias. NO Sporting de salientar Bosko Bjelanovic , João Pinto ( um regresso aos seus dias ) e a grande surpresa pela eficácia demonstrada Zarko Pejovic. No ABC, apesar do elevado número de 7 metros conquistados, José Costa não está no seu melhor e Dário Andrade ( 10 golos ) , teve falhas imperdoáveis, principalmente na marcação de 7 metros, teve em Eduardo Salgado e em Eduardo Gaifem , os seus melhores elementos. Com este resultado , o Sporting passa directamente para as meias Finais, não havendo necessidade de 3.º Jogo. A Dupla de Arbitragem Daniel Martins / Roberto Martins, não teve trabalho fácil, mas por culpa própria , esgota os Cartões amarelos em 5 minutos e depois não soube manter o mesmo critério durante todo o jogo. Demonstrando uma falta de equilíbrio na aplicação da Sanção Progressiva. O Jogo não foi fácil , pois o Sporting apresentou uma defesa demasiado agressiva no nosso entender. O Critério dos 7 metros nem sempre foi o melhor e no jogo passivo, tiveram algumas falhas. Apesar de tudo isto e considerando a dificuldade do jogo em si, a arbitragem poderá ser considerada positiva. Mas devem lembrar-se de que são uma dupla e não um árbitro sozinho a tomar as decisões mais difíceis.
Belenenses 29 – 35 Madeira SAD
Pavilhão do Restelo bem composto, com a vivacidade do costume, e um Belenenses, que jogava a hipótese de terceiro jogo, e que comandou o marcador até cerca dos 50 minutos, mas sempre em decrescendo, verificando-se que começa a registar-se problemas de forma física ,que naturalmente afecta o discernimento. O Madeira por culpa própria só consegui aproximar-se passar inclusive para a frente nos minutos finais, permitindo no entanto o empate ao Belém no período Regulamentar ( 27-27 ). No prolongamento a desorientação total associada à falta de frescura física, levou ao descalabro total da equipa de Belém, que neste período apenas marca dois golos. De destacar na equipa do Madeira SAD Gonçalo Vieira a quem foi tudo foi permito em termos de jogo, e no Belenenses o lesionado Nelson Pina em alguns períodos do jogo. A Dupla de Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador, teve presente em mais um jogo de alto risco, e mais uma vez teve comportamento aceitável, embora o seu critério disciplinar , por vezes não se entenda. Não foi certamente por sua culpa que o Belenenses perdeu este encontro.
S. Bernardo 28 – 27 Benfica
Vitória da inteligência sobre o conformismo e a falta de soluções, O S. Bernardo foi uma equipa que nunca perdeu o norte apesar de aos 8 minutos ter visto o seu atleta Marco Sousa ser e bem sancionado com Cartão Vermelho, e que teve em Nuno Grilo ( 15 golos ), e no seu Guarda Redes Telmo Ferreira os seus expoentes máximos. Ao intervalo o resultado era favorável ao Benfica ( 15-17 ), mas esta equipa Teve apenas em João Ferreirinho , um atleta à altura do prestigio da equipa, não se entendendo a razão de Zaikin , que estava a ter uma excelente prestação, ter passado grande parte do 2.º Tempo sentado, de igual modo não se entende a falta de coragem em colocar em campo os jovens , Pavel, Antunes e Pais, já tanto Carlos Carneiro como Luís Nunes, estiveram bastante abaixo do seu valor, Carneiro a fazer passes para intercepções dos adversários e Luís Nunes a inventar isolado, e na marcação de 7 metros. Assim e por culpa própria o Benfica vai ter de disputar 3.º jogo. A dupla de arbitragem constituída por Mário Coutinho / Ramiro Silva, tal como tínhamos previsto teve um jogo dificílimo, e esteve uns furos abaixo do desejado, embora não seja por sua culpa que o Benfica perdeu o jogo. O Cartão Vermelho a Nikola Miricki, é um exagero , já que com 2 minutos de exclusão teria resolvido problema, ficando por mostrar aí sim um Cartão Vermelho a Cláudio Pedroso por uma entrada sobre Nuno Grilo. Nesta dupla mais uma vez se verificou um desequilíbrio notório ena aplicação das Sanções Progressivas, e na forma como são marcados Passos, que foram muitos os que não foram sancionados.
1/2 Finais da Prova da Liga
Face aos resultados verificados, o enquadramento das 1/2 Finais será o seguinte:
Benfica / S. Bernardo – Sporting
FC Porto – Madeira SADPerspectivando-se umas meias finais “apetitosas”, a serem disputadas em :
1.ª Mão – 06-05-09
2.ª Mão – 10-05-09
3.º Jogo se necessário – 14-05-09
O Noticias