gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PO09 – Situação do Passos Manuel

IMPRESSIONANTE E INCOMPREENSÍVEL

Ao lermos hoje na informação desportiva, a atitude da Federação de Andebol, acerca do adiamento dos jogos da equipa Feminina do Passos Manuel, derivados do acidente de ação sofrido e noticiado, em tempo, e de a Federação fazer textos, a informar que estava acompanhar a situação com atenção e preocupação, ficamos estupefactos no mínimo, perante a intransigência manifestada pela Federação, escudando-se nos regulamentos e marcando os jogos em atraso para datas inconcebíveis, não existindo a mínima preocupação na defesa da integridade física das/dos acidentados. Lamentável e porquê?

Porque a Federação já alterou datas de outras provas via CO, ver por exemplo CO N.º 57, sobre a última jornada da PO01, emitido em 27-01-17.

Total desconhecimento do conteúdo do ponto 3 do artigo 11.º do Regulamento especifico da prova.
Total desconhecimento do conteúdo do artigo 9.º do Titulo 1 do Regulamento Geral da Federação.
Pois o que se verifica na nossa opinião é uma verdadeira falta de vontade, verificando tudo isto numa época que segundo a própria Federação diz ser dedicada em especial ao Andebol Feminino, mas depois tomam-se atitudes que provavelmente irão terminar no desaparecimento de mais uma equipa do Andebol Feminino (esperamos que não). Mais uma vez lamentável.

Diremos ainda para completar o “ramalhete”, que quem mais vezes infringe os seus próprios Regulamentos é a Federação, e dá-mos como exemplo, o Titulo 9 (Regulamento de Arbitragem, é completamente adulterado e nada é dito).

São feitos sorteios, sem as provas estarem homologadas, ver artigo 14.º do Titulo 8, por exemplo, como no caso do sorteio realizado sobre a Fase final da PO04, onde nem foram cumpridas 24 horas sobre o início do último jogo (18H00).
No final apenas teremos de dizer que a FAP é gerida por notas de imprensa, em vez de serem elaborados comunicados, depois de termos lido com a atenção a referida nota, mantemos na totalidade tudo que o dizemos, pois a FAP, tem instrumentos próprios para resolver a situação e é de muito mau tom e não fica bem evocar as faltas que o Presidente da FAP fez, para se poder inteirar pessoalmente do estado de saúde dos acidentados.

No final perguntamos mas que Regulamentos têm de ser cumpridos?

O Administrador

Competições Europeias 2016 / 2017 – LXXXI - Sorteios

Realizou-se (28-02-17) na EHF, o sorteio da 5.ª Eliminatória (1/4 Final) da Challenge CUP Masculina, onde se encontra presente a equipa portuguesa do Sporting.

O Sorteio pôde ser seguido em directo através do YouTube e do @EHF_Live Twitter.

CHALLENGE CUP MASCULINA
O Sporting, vai disputar a 5.ª Eliminatória (8 equipas, 1/4 Final), defrontando o AC Doukas da Grécia. A 1.ª mão será disputada na Grécia nos dias 25/26-03-17 e a 2.ª mão em Portugal nos dias 01/02-04-17.
Sorteio das 1/2 Final

Vencedor do HC Sloga Pozega (Sérvia) / Valur (Islândia), com o vencedor do AHC Potaissa Turda (Roménia) / HB Dudelange (Luxemburgo).

Vencedor do JMS Hurry- Up (Holanda) / HKM Sala (Eslováquia), com o vencedor do AC Doukas (Grécia) / Sporting).

A serem previsivelmente realizadas. A1.ª Mão em 22/23-04-17, e a 2.ª Mão em 29/30-04-17.

A equipa Grega, apenas possui um estrangeiro no seu plantel (O Francês Celym Darsoulant), tendo eliminado em jogos bem disputados a equipa Turca do Tasova Yibo SK, e na 3.ª Eliminatória passou com alguma dificuldade frente a outra equipa Grega (IEK Xini Dikeas), sendo na nossa opinião o adversário mais acessível, na eliminatória apesar de o ambiente que os portugueses irão encontrar na Grécia, não será certamente fácil de digerir.

O Noticias

PO03 – Campeonato Nacional 3.ª Divisão – 2.ª Fase – 2016/2017 - Sorteio

Realizou-se (27-02-17) o sorteio da 2.ª Fase da PO03, prova não fixa. È uma prova que passando na sua 1.ª Fase para a esfera Associativa proporcionou a estas entidades (nem todas) a organização, de verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Obrigando as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel.

O número de equipas que participaram nesta fase inicial da prova, voltou a diminuir, depois de na época 15/16 (42 equipas, embora incluindo 3 equipas B) se ter verificado um aumento significativo em relação á época 14/15 (34 equipas). Esta época voltamos a ter uma descida para um número similar ao de 14/15 (35 equipas, sendo 1 B), esta descida tanto pode ser derivada à alteração verificada no sistema da PO02, como às dificuldades por que passa a modalidade.

A Prova prevista inicialmente em 5 zonas (CO n.º 25, retificado pelo 31, para apenas 4 zonas), continua-se a estranhar a não previsão da Zona Açores, conforme consta no Regulamento Especifico da Prova, onde se prevê um número mínimo de participantes para se poder registar uma subida de Divisão, e agora no que se divulga, omite-se tudo.

Sobre estas provas foram emitidos designadamente os Comunicados Oficiais esta época,
N.º 25 e 24 (onde é indicado a estrutura e formato competitivo, que foi retificado posteriormente), e ainda o CO 31, relativo ao acerto das zonas.

Espera-se que as equipas participantes sejam as reúnem os requisitos exigido regulamentarmente a fim de se evitarem situações desagradáveis.

PO03 – Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – 3.ª Divisão

Zonas na 1.ª Fase e Apurados

Zona 1 – Académico FC, CDC Santana, CD Natação, CA Póvoa Varzim, e Póvoa Lanhoso (11 equipas).
Zona 2 – CD Feirense, Alavarium, e AA Coimbra (7 equipas).
Zona 3 – SIR 1.º Maio, Samora Correia e 3A – AA Almeirim (6 equipas).
Zona 4 – Ginásio Sul, Lagoa AC, Oriental Lisboa, CF Sassoeiros e CD Mafra (11 equipas).

O número de equipa indicado no final de cada zona, é indicativo do número de participantes na 1.ª Fase.

Devem ainda ser considerados o vencedor do jogo de apuramento entre zonas, a saber:

Esta época o sorteio é efetuado com todas as zonas terminadas a sua 1.ª Fase, e com os apuramento completamente definidos, o que se saúda.

Modelos Competitivo

Sofreu apenas um ajustamento em relação ao número de apurados, pois de resto é igual ao anterior. Os clubes apurados da 1ª Fase serão agrupados na 2ª Fase em duas zonas geográficas (TXT a 2 voltas). Os Três primeiros Classificados de cada zona disputam a PO02 na época seguinte. O 1º Classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final onde se apura o Campeão Nacional.

Mais uma vez. Não se prevê nem nada se diz sobre a Zona Açores, mas depois no Anexo V, prevê uma final com 3 dias em concentração de 16 a 18-06-17, mas uma vez perguntamos em que ficamos?

Constituição das Zonas, inicio em 11-03-17 terminando previsivelmente em 03-06-17

Zona 1Académico FC, CDC Santana, CD Natação, CA Póvoa Varzim, Póvoa Lanhoso, CD Feirense, Alavarium, e AA Coimbra.
1.ª Jornada
Zona 2SIR 1.º Maio, Samora Correia, 3A – AA Almeirim, Ginásio Sul, Lagoa AC, Oriental Lisboa, CF Sassoeiros e CD Mafra.
1.ª Jornada
O Banhadas Andebol

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

P004 – Fase Final – 2016 /2017 - Sorteio

Realizou-se hoje (27-02-17) o sorteio da Fase Final, e das fases de apuramento (Grupo ”B”). Será nesta Fase Final, que se irá registar certamente algum equilíbrio e um mais elevado nível de competitividade, pelo menos é o que se espera.

Recordar que a Fase Final Nacional é disputada por 6 equipas é designada por Grupo “A”

·         O sistema de disputa será de TXT a duas voltas.
·         Os Clubes iniciam esta Fase com 0 pontos

O Chamado Grupo “B” – Fase Apuramento, é disputado pelos clubes não apurados para a Fase Final Nacional, com os clubes a ficarem nas zonas onde já se encontravam.

·         O Sistema de Disputa é de TXT a 1 volta, após sorteio, sendo para o efeito os campos considerados neutros ou neutralizados.

·         Os clubes iniciam esta fase com 50% dos pontos acumulados na 1.ª Fase, com os normais arredondamentos.

·         Descem á 2.ª Divisão Nacional (PO05) 4 equipas, duas em cada Zona (os 2 últimos de cada Zona da Fase de Apuramento)

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

Equipas Apuradas – Fase Final Grupo “A”

Zona Norte – Águas Santas, FC Porto e Ismai
Zona Sul – Benfica, Sporting e Estarreja AC

Resultado do Sorteio

Grupo “A” - Disputa-se previsivelmente de 19-03-17 a 04-06-17
1.ª Jornada
Grupo “B” - Disputa-se previsivelmente de 26-03-17 a 28-05-17
Zona Norte
1.ª Jornada
Zona Sul
1.ª Jornada

Nota- No Grupo “B”, a prova vai ser realizada em locais neutros (ou neutralizados), mas para a qual desejamos que a CA tenha especial atenção, pois as pressões vão existir, e esta fase da prova, não é o local indicado, para se efectuarem experiências.

O Noticias.

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 18 – 2016 / 2017

Mais uma normal crónica de fim-de-semana desta prova do calendário nacional.

Renovamos o nosso o texto sobre as estatísticas, pode ser que alguém de bom senso nos leia e pense, “Continuamos a aguardar pela existência das tão preciosas estatísticas, pois enquanto na FAP, se desviarem os gastos para outros fins, provavelmente com visões diferentes da nossa e da maioria dos adeptos da modalidade, o feminino bem pode continuar à espera de que elas existam.”

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
12.ª Jornada
Dia 19-03-17
Juventude Mar - CA Leça (17H00) 25/26 (1.º da 1.ª Volta.
17.º Jornada
Dia 11-03-17
Académico FC - Passos Manuel (21H30)
18.ª Jornada
Dia 05-03-17
Colégio Gaia - Passos Manuel (18H30)
19.ª Jornada
Dia 23-02-17
Colégio Gaia 29 - 26 Maiastars
Dia 25-02-17
Alavarium 23 - 17 SIR 1.º Maio/CJB
Académico FC 23 - 22 Santa Joana
Dia 05-03-17
Madeira SAD - CA Leça (12H00)
CS Madeira - Juventude Mar (17H00)
Dia 12-03-17
Juventude Lis - Passos Manuel (15H00)

Nesta Jornada e no fim-de-semana, apenas tivemos três jogos disputados, com um dos jogos a ser antecipado, com os restantes jogos a serem adiados. E saúde-se o facto de não existirem ocorrências disciplinares registadas. Nos 3 jogos disputados, existiu apenas um encontro onde foi rectificado o resultado ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta.

Na quinta-feira em jogo antecipado da jornada, tivemos o Colégio Gaia / Maiastars, que tal como se previa foi um encontro disputado com uma excelente réplica da equipa maiata, apesar de ter terminado com a vitória da equipa do Colégio Gaia, que com esta vitória associada aos restantes resultados verificados mantém o 3.º lugar da Classificação Geral. Co Colégio Gaia construiu a sua vitória nos primeiros 30 minutos, ao chegar ao intervalo a vencer por 16-11, resultado que aparentemente dava uma certa tranquilidade á equipa da casa, mas o Maiastars com uma excelente reação foi diminuído a diferença que em alguns momentos, parecia quase impossível, e tiveram uma aproximação no marcador que se traduziu no resultado final. Sandra Santiago com 10 golos, e Carolina Monteiro com 7 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia, por sua vez Diana Oliveira e Debora Moreno, ambas com 9 golos cada, foram as melhores marcadoras do Maiastars.

No Pavilhão do Alavarium, disputou-se (na nossa opinião), um dos mais importantes jogos, da jornada o Alavarium / SIR 1.º Maio/CJB, pois colocava frente a frente duas consideradas melhores equipas do Campeonato, que voltou a terminar com a vitória da equipa aveirense, que assim continua no 2.º lugar da classificação e a equipa da Marinha Grande mantêm o 4.º lugar que já tinha. A equipa do Alavarium a comandar o marcador e o jogo durante os 60 minutos, apesar das várias tentativas de recuperação tentadas pelo SIR 1.º Maio/CJB (equipa que da nossa parte esperávamos mais neste campeonato), chegando-se ao intervalo com o Alavarium a vencer por 11-7. Nos segundos 30 minutos a equipa visitante sentiu grandes dificuldades apesar das várias tentativas de recuperação, conseguindo no entanto equilibrar mais o encontro, mas terminando derrotado por um diferencial provavelmente não esperado por muita gente (nós incluídos). No Alavarium, Mónica Soares com 8 golos e Soraia Fernandes com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, enquanto no SIR 1.º Maio/CJB, Lorena Delgado com 7 golos, e Neuza Valente com 5 golos foram as suas melhores marcadoras.

No Lima tivemos o único jogo em que foi rectificado o resultado em relação ao verificado na 1.ª volta, com a vitória do Académico FC sobre a equipa de São Pedro Fins o Santa Joana, pela diferença mínima. Jogo disputado com grande equilíbrio, apesar do Académico chegar ao intervalo na frente do marcador por 13-10, as alternâncias no marcador foram várias, nos segundos 30 minutos, com uma boa reação o Santa Joana, equilibrou ainda mais o jogo sucedendo-se as igualdades no marcador, com a equipa visitada a obter o golo da vitória, já muito perto dos momentos finais do encontro. Cristiana Alves com 6 golos, e Sara Sá com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Académico FC, enquanto no Santa Joana, Ana Carvalho com 7 golos, foi a melhor marcadora da equipa.

Classificação após estes jogos: - 1.º Madeira SAD (52 pontos, -1 jogo), 2.º Alavarium (46 pontos), 3.º Colégio Gaia (45 pontos, -1 jogo), 4.º SIR 1.º Maio/CJB, e Maiastars (41 pontos), 6.º CS Madeira (37 pontos, --1 jogo), 7.º Juventude Lis (35 pontos, -1 jogo), 8.º CA Leça (34 pontos, -2 jogos), 9.º Santa Joana (28 pontos), 10.º Passos Manuel (26 pontos, -3 jogos), 11.º Académico FC (25 pontos, -1 jogo), 12.º Juventude Mar (22 pontos, -2 jogos).

O Noticias

PO23 - Taça de Portugal Seniores Femininos – 2016 / 2017 – VIII – 1/4 Final - I

Ligeira crónica dedicada apenas ao encontro que se disputou este fim-de-semana, em virtude provavelmente de não ser disputada jornada dupla para o Campeonato Nacional (PO09)

1/4 Final – Resultados

Dia 25-02-17
Madeira SAD 30 – 20 Maiastars
Dia 01-04-17
JAC-Alcanena – Assomada (17H00)
Santa Joana – Alavarium (18H00)
CA Leça – Colégio Gaia (18H00)

Tivemos a realização do primeiro encontro dos 1/4 Final, disputado na Madeira, entre o Madeira SAD e equipa do Maiastars, que têm vindo a realizar uma boa época, mas neste confronto, não teve qualquer hipótese, pois as madeirenses entraram com vontade de resolver cedo o jogo, para não terem de passar por alguma dificuldade, que pudesse causar alguma surpresa, e comandaram o marcador durante os 60 minutos, chegando por vezes a estar a vencer pela diferença mínima, mas apenas nos primeiros 30 minutos, estando ao intervalo a vencer por 14-12, reiniciando o encontro a toda a velocidade e rapidamente construíram o diferencial que as pôs a recata de qualquer tentativa de recuperação, como a equipa maiata, já sem poder de recuperação, e assim o Madeira SAD, é a primeira equipa a ganhar um lugar na Final Four da Taça de Portugal. Onde conforme já afirmamos temos certamente na Final Four uma equipa da PO10 (2.ª Divisão Nacional), que sairá do Jogo JAC-Alcanena/Assomada.

Os restantes jogos disputar-se-ão na data prevista, esperando para ver se vai ou não existir o chamado “espirito de Taça”, o que consideramos difícil, e deverá pender para as equipas previsivelmente mais apetrechadas, na nossa opinião (Alavarium que que não deverá em principio se tudo correr dentro de uma normalidade total, falhar o apuramento, e o Colégio Gaia).

Equipas a disputar os 1/4 Final

2.ª Divisão (2) – Assomada, e JAC-Alcanena.

1.ª Divisão (5) – Madeira SAD (*), Alavarium, Colégio Gaia, Santa Joana, e CA Leça.

(*) – Já apurada para a Final Four

Para os jogos das 1/2 Final e Final (Final Four) previstos para as datas abaixo indicadas, não tendo ainda sido indicado nem o local de realização nem a data do sorteio.

A estrutura da prova será:

1/2 Final – Vencedores dos 1/4 Final – 03-06-2017 
Final – Vencedores das 1/2 Finais – 04-06-2017

O Noticias

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 18 – 2016 / 2017 - IV

Crónica dedicada à PO04, relativa á última jornada, da 1.ª Fase da Prova, onde são apurados os finalistas.

São directamente aprovados para a Fase Final as 3 primeiras classificadas em cada zona da 1.ª Fase

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos.

Zona Norte
18.ª Jornada
Dia 26-02-17
CD Feirense 27 – 38 FC Porto
Ismai 23 – 28 Águas Santas
GC Santo Tirso 26 – 33 Xico Andebol
ABC 35 – 26 Boavista FC
AA Avanca 31 – 27 Académico FC

Apurados Fase Final Grupo A – Águas Santas, FC Porto e Ismai
Equipas Na Fase de Apuramento, Grupo B, e pontuação que transita – ABC (21 pontos), AA Avanca (19 pontos), CD Feirense (17 pontos), Xico Andebol (15 pontos), Académico FC (15 pontos), Boavista FC (14 pontos), GC Santo Tirso (10 pontos).

Jornada que corresponde à 9.ª jornada da 2.ª volta, e é a última jornada desta Fase, disputado com os apuramentos já definidos, á algum tempo, o seu interesse residia em verificar quem acumulava pontos para a Fase de Apuramento (Grupo B). Nesta jornada verificaram-se um conjunto de resultados, que confirmaram todos os que se verificaram na jornada homóloga da 1.ª volta. De realçar que foi uma jornada disputada sem a existência de ocorrências disciplinares. O encontro mais equilibrado disputou-se em Avanca, onde a equipa local teve de enfrentar um Académico FC que proporcionou um jogo equilibrado, tendo iniciado o encontro a vencer (2-0), mas rapidamente os locais tomaram conta do jogo, e chegaram ao intervalo já a vencer por 15-13, para no segundo tempo a equipa do Lima ainda chegar à diferença mínima (15.14, e 22-21, por exemplo), para a equipa visitada, rapidamente por ordem na casa. Reinier Dranquet com 8 golos e Ruben Ribeiro com 6 golos, foram os melhores marcadores do AA Avanca, com Gonçalo Meireles e os seus 11 golos a ser o melhor marcador do Académico FC. No dérbi maiato, disputado no Municipal da Maia, jogo disputado entre duas equipas já apuradas para a Fase Final Grupo A, o Ismai começou melhor, mas rapidamente o Águas Santas, repôs a ordem normal do jogo e passou para o comando do jogo e do marcador, atingindo o intervalo a vencer por 6 golos de diferença (16-10). No segundo tempo a equipa do Águas Santas limitou-se a controlar o marcador e o jogo, mantendo sempre um diferencial no marcador que o colocava a salvo de qualquer imponderável neste jogo. Leonel Fernandes com 6 golos, foi o melhor marcador do Ismai, enquanto Miguel Gomes com 11 golos, foi o melhor marcador do Águas Santas. No Flávio Sá Leite, tivemos o ABC / Boavista FC, com a equipa bracarense a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos de jogo, com o resultado ao intervalo a ser-lhe já favorável por 20-15, o que é um reflexo puro da sua superioridade neste encontro, no segundo período de jogo nada se alterou, com a equipa do ABC a aumentar progressivamente a sua diferença. No ABC onde 10 jogadores marcaram golos, Gonçalo Areias com 8 golos, e Francisco Silva com 7 golos foram os seus principais marcadores. No Boavista FC, Francisco Lopes e David Pereira, ambos com 6 golos cada foram os seus melhores marcadores. Em Santo Tirso a equipa local, perdeu no confronto com o Xico Andebol, terminando esta Fase da prova, sem ter obtido nenhuma vitória, e neste encontro ao intervalo já estava a perder por 15-8, para posteriormente no segundo tempo a equipa de Guimarães, face ao resultado dos primeiros 30 minutos, a que se junta a reação natural a um resultado fortemente adverso, foi disputado com mais equilíbrio. João Almeida com 8 golos, foi o melhor marcador do GC Santo Tirso, enquanto no Xico Andebol, Francisco Ribeiro com 8 golos, e Rui Pedrosa com 7 golos, foram os seus melhores marcadores. No pavilhão da Lavandeira, tivemos um CD Feirense / FC Porto, que terminou com a esperada vitória do FC Porto, diante uma equipa que se apresentou com apenas 10 jogadores, mas que deu uma “luta inesperada” nos primeiros 30 minutos, quando se registaram diversas igualdades no marcador (10-10, 12-12, como exemplo), obrigando a equipa do FC Porto a um esforço de que não estaria á espera, mas mesmo assim chegou ao intervalo já na frente do marcador por 19-16. No segundo tempo, verificou-se uma nítida quebra da equipa do CD Feirense, com o FC Porto a construir passo a passo a sua robusta vitória. João Cardoso com 8 golos, Nuno Reis e Rafael Guedes, ambos com 7 golos cada foram os melhores marcadores do CD Feirense, no FC Porto onde 10 jogadores marcaram golos, Miguel Pinto, João Furtado e Miguel Salgado, todos com 6 golos cada, foram os seus principais marcadores.

Classificação Final da 1.ª Fase - 1.º Águas Santas (52 pontos), 2.º FC Porto (49 pontos), 3.º Ismai (42 pontos), 4.ºABC (41 pontos), 5.º AA Avanca (38 pontos), 6.º CD Feirense (33 pontos), 7.º Xico Andebol (30 pontos), 8.º Académico FC (29 pontos), 9.º Boavista FC (27 pontos), 10.º GC Santo Tirso (19 pontos).

Zona Sul
14.ª Jornada
Dia 25-02-17
Estarreja AC 28 – 33 Sporting
18.ª Jornada
26-02-17
Juventude Lis 32 – 23 ADC Benavente
Belenenses 26 – 25 São Bernardo
AC Sismaria 26 – 20 Estarreja AC
Benfica 25 – 21 Sporting
Ginásio Sul 23 – 27 Alto Moinho

Apurados Fase Final Grupo A – Benfica, Sporting, e Estarreja AC
Equipas Na Fase de Apuramento, Grupo B, e pontuação que transita – AC Sismaria (21 pontos), Alto Moinho (19 pontos), Belenenses (17 pontos, São bernardo (15 pontos), Juventude Lis (13 pontos), ADC Benavente (12 pontos), Ginásio Sul (11 pontos).

Zona, onde apenas o terceiro apurado da zona, estava por decidir, e depois da vitória da equipa do Sporting no jogo em atraso da 14.ª jornada, assim continuou. Foi uma jornada onde tudo ficou clarificado, com o apuramento do Estarreja AC por um golo. Foi uma jornada onde apenas 2 resultados foram confirmados em relação à jornada homóloga da 1.ª volta, e onde se verificaram 2 jogos com ocorrências disciplinares. Vamos começar pelo e encontro que iria decidir o 3.º apurado da Zona para a Fase Final Grupo A, o AC Sismaria / Estarreja AC, foi um encontro com duas parte distintas, pois nos primeiros 30 minutos apesar do equilíbrio verificado a equipa do Estarreja AC, esteve quase sempre no comando do jogo e do marcador, excepcto quando permitiu uma igualdade a 11 golos perto final do primeiro tempo, para chegar ao intervalo na frente do marcador por 12-11. No segundo tempo inverteram-se as situações, sendo o mesmo disputado com total supremacia da equipa de Gândara que chegou a ter o apuramento nas suas mãos, quando vencia por 8 golos de diferença, aos 24-26, e aos 25-17, e até os 7 golos poderiam servir á equipa local, pois a forma de desempate era favorável á equipa visitada, que perdeu o apuramento nos momentos finais do encontro, ao vencer o encontro por apenas 6 golos de diferença. (jogo com ocorrências disciplinares). Simão Santos com 10 golos, foi o melhor marcador do AC Sismaria, com os melhores marcadores do Estarreja AC a não passarem dos 4 golos (Diogo Vaia, Tiago Couto, e Pedro Oliveira). A jornada tinha ainda um clássico da modalidade e do escalão o Benfica / Sporting, que foi um dos resultados confirmados em relação ao ocorrido na 1.ª volta, que terminou com a vitória do Benfica num encontro de grande equilíbrio, onde foram privilegiados os sistemas defensivos, e apesar do equilíbrio ao longo dos 60 minutos o Benfica comandou o marcador a maior parte do tempo, atingindo-se o intervalo com o Benfica vencer pela diferença mínima (12-11), depois de ter estado com 3 golos de vantagem (10-7). No segundo tempo o Sporting, entra bem e iguala a 14 golos, para posteriormente ficar na frente do marcador por 17-15, sofrendo de seguida um parcial de 4-0 e o Benfica voltou a assumir o comando do jogo por 19-17, mantendo o mesmo até final do jogo, e terminando esta Fase da prova só contabilizando vitórias. No Benfica João Machado com 6 golos foio melhor marcador da equipa, por sua vez no Sporting com 10 jogadores a marcarem golos, Joel Ribeiro com 7 golos foi o principal marcador da equipa. No outro encontro onde se confirmou o resultado da 1.ª volta foi o Ginásio Sul / Alto Moinho, com a equipa do Ginásio Sul a dar uma excelente réplica em especial durante os 30 minutos iniciais, em que chegou a estar na frente do marcador (10-9, por exemplo), para posteriormente começar a ceder e ao intervalo, já o Alto Moinho comandava o marcador e o jogo por 15-12. Segundo tempo sem grande história, a não a flutuação do diferencial que chegou a ser de 7 golos, a favor da equipa visitante, por 21-14. Fábio Veloso com 5 golos foi o melhor marcador do Ginásio Sul, no Alto Moinho, onde 11 atletas marcaram golos, Victor Talmazan com 7 golos foi o seu principal marcador. Tivemos em Leiria o Juventude Lis / ADC Benavente, jogo onde foi rectificado o resultado em relação ao verificado na 1.ª volta, foi um jogo onde o equilíbrio apenas se verificou até uma igualdade a 7 golos, ainda nos primeiros 30 minutos, com a equipa da Juventude Lis a assumir o comando do jogo e do marcador para já vencer ao intervalo por um claro 17-11. No segundo tempo manteve.se o ritmo do primeiro comos leirienses sempre no comando marcador e aumentando a diferença a seu favor no términus do jogo. Na Juventude Lis, Fábio Moreira com 9 golos, e Pedro Santos com 7 golos, foram os melhores marcadores da equipa. Por sua vez André Rodrigues com 8 golos e Diogo Lazaro com 6 golos, foram os melhores marcadores do ADC Benavente. Terminamos com o jogo mais equilibrado da jornada o Belenenses / São Bernardo (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com a vitória do Belenenses pela diferença mínima, num encontro onde foram várias as situações de igualdade, durante os 60 minutos, face ao equilíbrio verificado, entre as duas equipas, e até com alternâncias no comando do marcador. Gabriel Cavalcanti com 9 golos foi o melhor marcador do Belenenses, por sua vez com o mesmo número de golos temos Carlos Madureira, a ser o melhor marcador do São Bernardo.

Classificação Final da 1.ª Fase - 1.º Benfica (54 pontos), 2.º Sporting (49 pontos), 3.º Estarreja AC (42 pontos) 4.º AC Sismaria (42 pontos), 5.º Alto Moinho (38 pontos), 6.º Belenenses (34 pontos), 7.º São Bernardo (30 pontos), 8.º Juventude Lis (26 pontos), 9.º ADC Benavente (23 pontos), 10.º Ginásio Sul (22 pontos).

O Sorteio para a Fase Final, realiza-se em 27-02-17 na Federação

O Noticias

Crónica de Fim-de-semana – 44 – 2016 / 2017 – I – Actualizada

Crónica de fim-de-semana da PO01, dedicada à 24.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

16.ª Jornada
Dia 08-03-17
ABC - SC Horta (21H00)
24.ª Jornada
Dia 25-02-17
Boa Hora 24 – 24 Águas Santas
AC Fafe 23 – 29 AA Avanca
ABC 29 – 23 Benfica
São Mamede 28 – 24 Belenenses
Arsenal 27 – 45 FC Porto
Sporting 40 – 23 Ismai
Dia 26-02-17
Madeira SAD 36 - 26 SC Horta

Conforme informamos no texto de apresentação desta crónica é dirigida aos jogos referentes à jornada 24.ª Jornada (11.º da 1.ª Volta) desta 1.ª Fase da Prova, que felizmente se disputou de forma completa, embora um jogo tenha sido adiado à última da hora o Madeira SAD / SC Horta (por motivos de transporte), a publicação e o aviso na portal da Federação foi feito já depois de noticiado pelos Jornais, sendo um encontro decisivo para a discussão do 5.º lugar da classificação nesta Fase da Prova., continuando no entanto, ainda em atraso o jogo relativo à 16.ª Jornada da prova. No final da Jornada verificou-se a confirmação de 4 dos resultados ocorridos na 1.ª volta. E Verificou-se um encontro com ocorrências disciplinares registadas.

Equipas que já se encontram apuradas para o Grupo A na 2.ª Fase da Prova:
FC Porto, Sporting, Benfica. ABC, Madeira SAD.

Equipas que já se encontram apuradas para o Grupo B na 2.ª Fase da Prova:
São Mamede, SC Horta, Arsenal, AC Fafe, Belenenses, Boa Hora e Ismai.

Actualização


Disputou-se hoje (26-02-17), o jogo adiado devido a problemas com os voos Madeira SAD / SC Horta. Jogo que terminou com a vitória do Madeira SAD, após um primeiro tempo de grande equilíbrio e alternâncias no marcador, começando bem o Madeira SAD, para permitir após uma igualdade a 3 golos (4 minutos), que o SC Horta assumisse o comando do marcador e chegasse à maior vantagem de qualquer das equipas neste período, que foi de 4 golos (8-4), para os madeirense reagirem e fazerem um parcial de 4-0 entre os 12 minutos quando perdiam por 9-6, e se colocarem na frente do marcador por 10-9, cerca dos 18 minutos, entrando.se de seguida num período de grande equilíbrio, e sucessivas igualdades, até aos 14-14 (26 minutos), para se atingir o intervalo com o Madeira SAD na frente do Marcador por 16-14. Mas com um segundo tempo de total domínio dos madeirenses que foram aumentando progressivamente a sua vantagem, e não permitindo grandes veleidades ao ataque dos açorianos de tal forma que estes apenas marcaram 4 golos em 15 minutos (25-18, a favor do Madeira SAD), que chegou aos 10 golos de vantagem quando estavam decorridos cerca de 55 minutos de jogo (34-24), vantagem com que terminou o encontro. No Madeira SAD com 12 jogadores a marcarem golos, Daniel Santos com 7 golos (88% de eficácia), e Fábio Magalhães com 6 golos (60% de eficácia) foram os seus principais marcadores, sendo ainda de referir a prestação de Luís Carvalho na baliza com 36% de eficácia), enquanto Noelvis Reve com 7 golos (54% de eficácia), e Hugo Freitas com 6 golos (55% de eficácia), foram os melhores marcadores do SC Horta.O Madeira SAD apesar da sua vitória que o deixou mais perto de garantir o 5.º Lugar, deixou a certeza de ser um dos apurados para o Grupo A, pois em caso de igualdade pontual com o AA Avanca, tem vantagem no sistema de desempate (duas vitórias).

ABC 29 – 23 Benfica

Mais um clássico da modalidade, que coloca frente a frente os finalistas do último Campeonato Nacional, e é por nós considerado o jogo da jornada, disputado Flávio Sá Leite, que se não encontrava com amoldura humana que o jogo merecia, e era um jogo onde estava em jogo a discussão do 3.º lugar da classificação nesta Fase da Prova. O ABC ao vencer este encontro, como têm um jogo em atraso ainda pode alcançar o 3.º lugar da classificação Geral. Este foi um encontro, onde as equipas começaram o encontro demasiado nervosas, cometendo demasiadas falhas nos 5 minutos iniciais do mesmo, tanto assim que o 1.º golos apenas surge cerca dos 5 minutos, para depois se entrar num período de ritmo que classificamos de “frenético”, com um grande equilíbrio, e com os dois guarda-redes os experiente Humberto Gomes (28% de eficácia) no ABC e Hugo Figueira (21% de eficácia), com o jovem Capdville a chegar aos 22% de eficácia) no Benfica, o jogo foi equilibrado até aos 10 minutos quando o Benfica vencer por 6-5, posteriormente chegou a ter 3 golos de vantagem aos 20 minutos quando vencia por 11-8, mas uma grande melhoria no ABC, não só em termos defensivos, como em termos de ataque, permitiu que a mesma recuperasse e atingisse o intervalo a vencer pela diferença mínima (13-12), com Pedro Spínola (9 golos, e 75% de eficácia) em bom plano, o que se estendeu a todo o encontro, sendo bem acompanhado por Pedro Seabra (5 golos, e 71% de eficácia) e Hugo Rocha (4 golos, 67% de eficácia, mas desqualificado de forma infantil), iniciou o 2.ª Tempo de forma bem mais positiva, e aos 40 minutos vencia por 5 golos de diferença (19-14), enquanto na equipa do Benfica era notório a falta de um central com a capacidade de substituir o lesionado Tiago Pereira, e mantendo sempre o seu 6x0 como sistema defensivo, enquanto o ABC, com a sua defesa mais aberta e mais agressiva no sentido positivo, foi alargando a sua vantagem que chegou a cifrar-se em 7 golos por diversas ocasiões como por exemplo aos 56 minutos (28-21), O ABC que inscreveu no seu boletim de jogo o seu reforço Délcio Pina (Natural de Cabo Verde já por nós anunciado em tempo), mas que não chegou a utilizá-lo, não podemos terminar esta analise sem referir mais uma vezo excelente momento de forma do jovem do Benfica Alexandre Cavalcanti (6 golos, e 86% de eficácia). Como nota final informamos que em caso de igualdade pontual entre as duas equipas o ABC tem vantagem pois venceu por uma diferença de 6 golos, tendo perdido na 1.ª volta por 4 golos. Dirigiu o encontro a dupla IHF da Madeira constituída por Duarte santos e Ricardo Vieira, que não teve um jogo fácil, e teve por vezes de tomar decisões que parecem impopulares mas foram corretas, com um critério disciplinar bem apertado, teremos de classificar a sua actuação de positiva.

Sporting 40 – 23 Ismai

Encontro que assinalou a estreia de Hugo Canela como treinador principal, e que foi disputado no Casal Vistoso perante uma assistência que classificamos de ridícula. O jogo que se poderia pensar ser mais equilibrado, face ao resultado ocorrido na 1.ª volta (diferença de 5 golos favorável ao Sporting), apenas teve emoção nos primeiros minutos com o Ismai a entrara a vencer e a conseguir equilibrar o marcador até cerca dos 9 minutos quando se registou uma igualdade a 5 golos, com a equipa do Sporting a pecar na finalização e a ser pouco assertiva na finalização. As equipas apresentaram esquemas defensivos diferenciados, pois enquanto o Sporting, se apresentava com o clássico 6x0, o Ismai, aplica o 3x2x1, que normalmente cria grandes problemas á equipa do Sporting. Paulatinamente o Sporting, foi assentando seu jogo, e começou a criar grandes problemas à equipa maiata, a que não era alheia a boa exibição do seu guarda-redes Asanin (30% de eficácia), mesmo com Manuel Borges (17% de eficácia) a ter intervenções bastante positivas, mas que acabou por globalmente ser apanhado em falso, face aos problemas defensivos da sua equipa, que se foram avolumando ao longo do encontro, com a perca de ritmo dos seus laterais Yoan Blanco (5 golos, e 50% de eficácia) e Angel Zulueta (5 golos, e 83% de eficácia), e com grande eficácia, chegou ao intervalo a vencer por 21-12. No 2.º tempo não abrandado o ritmo, e fazendo uma total gestão do plantel, controlou o jogo e o resultado, tendo 13 jogadores a marcarem golos, e tiveram algumas falhas imperdoáveis por falta de objetividade no momento do remate como algumas tentativas de “rosca” ou de “chapéu” que não resultaram por mérito do então guarda-redes do Ismai Reyniel Nelson (18% de eficácia), tendo em joão Paulo Pinto com 7 golos (78% de eficácia), o seu principal marcador, mas atletas como Carlos Ruesga (4 golos, e 80% de eficácia), Igor Zabic (4 golos, e 80% de eficácia), fazem toda a diferença numa equipa. Dirigiu o encontro a jovem dupla bracarense constituída por Fernando Costa e Diogo Teixeira, que tiveram uma postura, de não complicar o que era fácil, e produziram trabalho bem positivo.

Tivemos (na nossa opinião) a grande surpresa da jornada no Pavilhão Eduardo Soares, onde disputou o encontro São Mamede / Belenenses, e que constituiu a primeira vitória da equipa de São Mamede, diante um Belenenses que esteve no primeiro tempo cerca de 12 minutos sem marcar sofrendo um parcial de 8-0, passando de 11-6 a seu favor aos 16 minutos de jogo, para 14-11 a favor da equipa do São Mamede aos 28 minutos, chegando ao intervalo a perder por 14-12., sendo uma equipa que nunca mais se encontrou, chegando a equipa visitada a ter vantagens de 6 golos, como por exemplo aos 55 minutos quando vencia por 26-20. Uma das grandes diferenças esteve na eficácia dos guarda-redes de ambas as equipas, pois enquanto Tiago Amorim teve uma eficácia de 45% na baliza do São Mamede, desta vez nem João Moniz (24% de eficácia), nem Miguel Espinha (29% de eficácia) se aproximaram deste valor, mas a realidade está na falta de um verdadeiro organizador de jogo em campo (Nuno Roque ausente por lesão). José Silva com 11 golos (92% de eficácia), e com um contra ataque que foi mortífero, foi o melhor marcador do São Mamede, com Gonçalo Ribeiro e os seus 8 golos (73% de eficácia) a ser o melhor marcador do São Mamede, de referir ainda que este foi um dos encontros onde foi retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta.

Em Lisboa no Pavilhão Fernando Tavares disputou o Boa Hora / Águas Santas, que foi um encontro que terminou com uma igualdade. Sendo mais um em que foi retificado resultado ocorrido na primeira volta, e esta igualdade poderá criar alguns problemas à equipa maiata, face à discussão existente para os lugares entre o 5.º e o 7.º lugar desta fase. Jogo com forte equilíbrio nos primeiros 15 minutos, com a marcador a assinalar 7-6 a favor do Águas Santas, que a partir desse momento, controlou quase sempre o jogo e o marcador, chegando ainda nos primeiros 30 minutos a ter uma vantagem de 6 golos, quando estavam decorridos cerca de 25 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 15-11. No segundo tempo apesar da boa reação do Boa Hora, a equipa maiata esteve quase sempre no comando do marcador, permitindo a igualdade a 22 golos aos 57 minutos, para voltar a permitir a igualdade nos momentos finais do encontro com um golo de Ricardo Barrão (8 golos, e 62% de eficácia), sendo uma das figuras do jogo, e da sua equipa o Boa Hora, juntamente com o homem que esteve na baliza da sua equipa, Henrique Carlota com 34% de eficácia, por sua vez António Campos volta a ser uma das principais figuras da sua equipa com 37% de eficácia na baliza, com o outro experiente da equipa Pedro Cruz a marcar 13 golos (72% de eficácia).

Em Fafe realizou-se o AC Fafe / AA Avanca, encontro que se esperava mais equilibrado, face ao que a equipa minhota tem produzido em termos exibicionais nos últimos tempos, e justificado com a forma como foi disputada a primeira parte do jogo, onde a equipa visitada comandou praticamente sempre o jogo, chegando a ter vantagens de 4 golos, mas atingindo o intervalo a vencer por 15-13. No segundo tempo após a AA Avanca igualar o marcador a 16 golos quando estavam decorridos cerca de 36 minutos de jogo, com uma excelente reação e uma nítida quebra da equipa do AC Fafe, passou para o comando do marcador indo progressivamente alargando a sua vantagem, e com confirmando a vitória que obteve na 1.ª volta, e voltando a entrar na discussão do 6.º lugar, embora difícil poderá ser possível. Destaca- se na equipa do AC Fafe Belmiro Alves (7 golos, e 64% de eficácia), e Mário Lourenço (6 golos, e 75% de eficácia), bem como o seu guarda-redes Bruno Dias com 30 % de eficácia, enquanto na AA Avanca se destaca na baliza Alejandro Carreras com 33% de eficácia, e 3 jogadores com 7 golos cada (Pedro Valdez (54% de eficácia), Nuno Carvalho (100% de eficácia) e Diogo Oliveira (70% de eficácia)

Novo jogo no Flavio Sá Leite, desta vez o Arsenal / FC Porto, jogo onde o FC Porto não deu qualquer hipótese ao seu adversário comandando o marcador e o jogo durante os 60 minutos, confirmando o resultado ocorrido na 1.ª volta, dominado o jogo a seu belo prazer de tal forma que aos 4 minutos de jogo já vencia por 5-1, chegando ao intervalo a vencer já por um confortável 22-14, que é completamente esclarecedor da sua superioridade. De referir o regresso de Yoel Morales á equipa do FC Porto. Jogo que termina com a maior diferença da jornada, e foi o único encontro da jornada com ocorrências disciplinares. No segundo e sem abrandamento de ritmo mas dando tempo de jogo a todo o plantel o FC Porto foi progressivamente aumentando a sua vantagem. Grande diferença nos comportamentos e na eficácia na balizadas duas equipas, no Arsenal, David Cunha somente 10% de eficácia, no FC Porto o costume Hugo Laurentino com 42% e Alfredo Quintana com 41% de eficácia. No FC porto com 13 jogadores a marcarem golos os seus principais marcadores foram António Areia (8 golos, e 100% de eficácia), e Victor Alvarez (6 golos, e 88% de eficácia), No Arsenal, onde 10 jogadores marcaram golos, André Caldas (7 golos, e 64% de eficácia), foi o seu principal marcador.

A Classificação está assim ordenada: - 1.º FC Porto (72 pontos), 2.º Sporting (66 Pontos), 3.º Benfica (60 pontos), 4.º ABC (58 pontos, - 1 jogo), 5.º Madeira SAD (53 pontos), 6.º Águas Santas (52 pontos), 7.º AA Avanca (49 pontos), 8.º Ismai (42 pontos), 9.º Boa Hora (41 pontos), 10.º Belenenses, e AC Fafe (39 pontos), 12.º Arsenal (36 pontos), 13.º SC Horta (32 pontos, -1 jogo), 14.º São Mamede (29 pontos).  

O Banhadas Andebol

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

IHF – Atletas e Treinadores do Ano – 2016

ATLETAS E TREINADORES
DO ANO 2016
A IHF procedeu em 23-02-17, á divulgação dos nomes dos Atletas e dos Treinadores, candidatos a serem considerados os “Atletas e os Treinados do Ano 2016”, tanto no Masculino como no Feminino. Que foram propostos por um grupo de especialistas da IHF (informação daquela entidade)

A Votação irá de correr até ao próximo dia 09-03-17, mais uma vez não se compreende o curto espaço de tempo que é proporcionado a todos os que pretendem participar nesta votação o que se lamenta.

OS CANDIDATOS SÃO:

Atleta Feminino

Nora Mork (Noruega)
Cristina Neagu (Roménia)
Nycke Groot (Holanda)
Isabelle Gullden (Suécia)
Kari Grimsbo (Noruega)

Atleta Masculino

Nikola Karabatic (França)
Mikkel Hansen (Dinamarca)
Andreas Wolff (Alemanha)
Domagoj Duvnjak (Croácia)
Sander Sagosen (Noruega)

Treinador Feminino

Thrir Hergeirsson (Noruega)
Olivier Krumbholz (França)
Evgeniy Trefilov (Rússia)
Kim Rasmussen (Dinamarca)
Henk Groener (Holanda)

Treinador Masculino

Christian Berge (Noruega)
Didier Dinart (França)
Gudmundur Gudmindsson (Islândia)
Dagur Sigurdsson (Alemanha)
Veselin Vujovic (Eslovénia)

Nota – Os vencedores serão anunciados logo após o terminus da votação. As mesmas poderão ser efectuada nos seguintes links:


O Noticias 

Nomeações – EHF – 2016 / 2017 – XXV

A EHF mais uma vez procedeu a nomeações para algumas das suas provas, tendo sido atribuído a Portugal, a seguintes nomeação.

Delegado

José Jorge – Foi nomeado para os encontros referentes ao Grupo 2 de Apuramento do Europeu Sub-19 Feminino, que se disputa em Espanha, com a presença dos seguintes Países (Espanha, Roménia, Lituânia, e Islândia) entre os dias 17ª 19-03-17.

Ao nomeado desejamos as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

O Regras

Informação – Torneio – Costa D’Oiro - 2017

XXVI TORNEIO COSTA D’OIRO LAGOS
Contamos convosco!
Ao dispor para qualquer esclarecimento.
Pedro Pinto – 912 727 584
João Carneiro – 914 857 669
Carlos Carneiro – 919 666 991
WWW.ACCD.PT
(Fonte Costa D’Oiro)

O Noticias  

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Torneios de Seleções Regionais (Masculinos e Femininos) – IV

A Federação emitiu diversos CO sobre estas provas dando a conhecer as diversas fases da mesma, formas de apuramento e outros elementos relativos á organização das diversas concentrações que mereceram já da nossa parte alguns textos de opinião e divulgação das provas. Face à Federação não ter atribuído qualquer numeração a estas provas, embora as mesmas, anteriormente tivessem designações atribuídas “… provas que antigamente eram designadas por PO30 e PO31, mas com novo formato (que no caso dos femininos consideramos completamente negativo) ”. Alteramos a designação das mesmas evitando assim qualquer confusão que possa surgir.

Torneio Selecções Regionais Masculinas - Prova destinada a atletas nascidos em 2001 e 2202.

Participam – Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Évora, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém/Portalegre, Setúbal, Vila Real, Viseu/Guarda, num total de 13 equipas sendo duas mistas o que é pouco entendível.

Terminada que foi a 1.ª Fase, com as seguintes Classificações:

Zona 1 (Lamego) – 1.º Viseu/Guarda, 2.º Braga, 3.º Vila Real
Zona 2 (Benavente) – 1.º Porto, 2.º Aveiro, 3.º Santarém/Portalegre, 4.º Leiria.
Zona 3 (Redondo) – 1.º Lisboa, 2.º Madeira, 3.º Évora.
Zona 4 (V. R. S. António) – 1.º Algarve, 2.º Setúbal, 3.º Beja.

Apuradas para Fase Final – Viseu/Guarda, Porto, Lisboa, Algarve, a disputar entre 09 e 11-06-17

Apuradas para a Fase Intermédia – Braga, Aveiro, Madeira, Setúbal, Santarém/Portalegre, Beja, a disputar entre 13 e 14-05-17

Zona 1 Intermédia – Braga, Aveiro Santarém/Portalegre
Zona 2 Intermédia – Madeira, Setúbal, Beja.

Nota – Os vencedores de cada Zona, focam apurados para disputar a fase Final

Até este momento não existem ainda quaisquer indicações dos locais onde as respetivas Fases serão realizadas, o que no mínimo se estranha.

Torneio Selecções Regionais Femininas - Prova destinada a atletas nascidos em 2002 e 2003.

Participam – Algarve, Aveiro/Viseu, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, num total de 8 Associações, embora sejam apenas 7 equipas pois duas Associações formam equipa única, número que consideramos bastante escasso.

Terminada que foi a 1.ª Fase, com as seguintes Classificações:

Zona 1 (Esposende) – 1-.º Braga, 2.º Porto, 3.º Aveiro/Viseu.
Zona 2 (Loulé) – 1.º Lisboa, 2.º Algarve, 3.º Leiria, 4.º Madeira.

Apuradas para Fase Final – Braga, Porto, Lisboa, Algarve, a disputar de 13 a 14-05-17.

Tal como nos masculinos, até este momento não existem ainda quaisquer indicações do local onde a respetiva Fase será realizada, o que no mínimo se estranha.

Repetimos a nossa anterior nota final, pois segundo se entende haverá provas a serem disputadas num só dia, e repetimos o que anteriormente se escreveu “… 1.ª Fase as fases serem disputados num só dia, sistema do qual discordamos em absoluto, pois torna a mesma uma prova feita por métodos economicista e não uma competição para desenvolvimento e implementação da modalidade, nestes termos provavelmente o mais sensato (na nossa opinião), em vez de se fazerem deslocações de centenas de Km’s, Mais valia fazerem-se concentrações regionais, para observação, e desenvolvimento envolvendo os clubes das respetivas Associações.”

O Formador