Esta crónica relativa á PO01.
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final
Grupo “A”
6.ª Jornada
Águas Santas 28 - 27 Sporting
Benfica 29 - 31 ABC
FC Porto 24 – 24 Madeira SAD
Jornada que se iniciou com a antecipação do Águas Santas / Sporting, pelo motivo de a equipa do Sporting jogar no fim de semana para a Challenge CUP, e que terminou a vitória do Águas Santas pela diferença mínima, num jogo de grande equilíbrio, com o técnico do Sporting a fazer “poupanças” de plantel que não se entendem, no entanto o Sporting que chegou a ter 3 golos de vantagem a cerca de 5 minutos do fim (27-24), sofrendo nos 5 minutos finais um parcial de 4/0, sendo o momento decisivo do encontro a intervenção de António Campos aos 58 minutos ao defender um remate de Frankis Carol, com Albano Lopes a transformar-se na figura do jogo ao marcar os dois últimos golos do Águas Santas, sendo o golo da vitória foi concretizado a 1 segundo do final. De destacar ainda no Águas Santas a prestação do jovem Mário Lourenço (6 golos), e de Hugo Figueira e João Pinto (7 golos) no Sporting. A grande surpresa da jornada veio da Luz, onde o Benfica sofreu uma derrota diante a equipa do ABC, que se encontra no último lugar do Grupo “A”, com esta derrota a equipa encarnada hipotecou qualquer esperança que eventualmente ainda tivesse de chegar a título Nacional. O Jogo foi de um grande equilíbrio, com os minhotos a aproveitar quase todas as oportunidades que tiveram, pois Ricardo Candeias (43% de eficácia), mais uma vez esteve muito bem. O Benfica apesar de ter estado grande parte dos primeiros 30 minutos no comando do marcador, nunca teve uma vantagem superior a 2 golos, chegando ao intervalo a vencer por 15-14. O ABC apenas passa pela primeira vez para o comando do marcador aos 40 minutos de jogo através de um golo de contra ataque de Pedro Seabra (7 golos) que realizou uma excelente exibição a marcar e a fazer jogar. A equipa Minhota chegou a ter uma vantagem de 4 golos aos 53 minutos (28-24), controlou o marcador nos últimos minutos do encontro, de referir que os Lisboetas estiveram 8 minutos sem concretizar (dos 45 aos 53 minutos). No Aba de destacar ainda José Pedro Coelho (8 golos) que também realizou uma excelente partida. No Benfica além do já referido Ricardo Candeias, uma referencia especial para o David Tavares (10 golos), que foi o marcador de serviço, e para o jogo de sacrifício de José Costa (6 golos). A jornada terminou, com um empate entre o FC Porto e o Madeira SAD. A Classificação após esta jornada ficou assim ordenada, 1.º FC Porto (47 pontos), 2.º Benfica e Madeira SAD (40 pontos), 4.º Sporting e Águas Santas (38 pontos), 6.º ABC (35 pontos).
FC Porto 24 – 24 Madeira SAD
Realizou-se no Dragão Caixa com uma boa assistência, o último jogo da jornada, onde o FC Porto, defrontou o Madeira SAD a única equipa que nesta fase tinha “roubado” pontos á equipa nortenha. O Madeira SAD demonstrou o motivo de se encontrar nesta Fase, e porque é a duas épocas seguidas o vice campeão, e ao mesmo tempo a forma superior como é orientado. O FC Porto iniciou o encontro com a sua forma habitual uma defesa agressiva , partindo rapidamente para o contra ataque ou em ataques rápidos com grande eficácia, e com uma excelente recuperação defensiva, o Madeira SAD, embora estivesse bem defensivamente nunca conseguiu usar uma das suas armas o contra ataque durante os primeiros 30 minutos, período em perdeu várias bolas no ataque planeado, e onde João Antunes esteve particularmente infeliz na recepção das bolas que lhe eram passadas, desta forma o FC Porto ganhou ascendente no marcador o que lhe permitiu chegar ao intervalo a vencer por 5 golos de diferença (13-8), referir ainda que o Madeira SAD, perdeu por lesão um dos seus mais influentes atletas o jovem Hugo Rosário cerca dos 20 minutos de jogo. Recomeço do encontro com o FC Porto a colocar a sua vantagem em 7 golos (16-9) aos 33 minutos, no entanto a equipa Insular apresentando-se com uma atitude totalmente diferente, com melhoria no sistema defensivo, onde se registou um aumento positivo da agressividade, permitiu-lhe efectuar um parcial de 5/0 colocando o resultado em 16-14 aos 38 minutos, a partir deste momento entrou-se numa toda de equilíbrio, com a equipa Portista a sentir a responsabilidade, cometendo vários erros, que nunca lhe permitiram distanciar-se no marcador, na nossa opinião e quando o resultado se encontrava em 24-22 a favor da equipa do FC Porto, um livre de 7 metros não concretizado cerca dos 28 minutos, foi o momento crucial da partida, pois na resposta o Madeira SAD coloca o marcador em apenas 1 golo de diferença, com Nuno Silva a marcar o golo da igualdade a 1 segundo do fim do jogo, através de um lance preparado. No FC Porto Gilberto Duarte (6 golos) a marcar e assistir foi a sua principal figura, assim Dario Andrade (6 golos) em nítida subida de forma. No Madeira SAD, quanto a nós o principal destaque é o seu conjunto. O encontro foi arbitrado e bem pela dupla de Leiria Flávio Carvalho / João Malhado, que só atingem nota máxima, porque depois de já terem aplicado diversas sanções disciplinares e quando nada o justifica se interrompa o jogo para fazer avisos verbais. Em relação a esta dupla, não entendemos como têm sido tão poucas vezes utilizada em jogos de grau de dificuldade similar a este.
Grupo “B”
6.ª Jornada
SC Horta 38 - 31 Xico Andebol
Ismai 38 - 44 Belenenses
AC Fafe 30 - 27 São Bernardo
Um encontro que se tornou o centro de atenção da Jornada deste Grupo, pelos números com terminou, estamos a referir-nos ao Ismai / Belenenses, que deve desde já dizer-se se realizou no Restelo, e não na Maia como se poderia supor, foi um jogo sem preocupações defensivas, e mais equilibrado do que o resultado deixa transparecer, ao intervalo registava-se uma igualdade a 20 golos, na equipa do Belenenses apenas não concretizaram os dois guarda redes, grande eficácia das duas equipas na utilização do contra ataque. No Belenenses destaca-se Pedro Delgado (6 golos) com uma eficácia de 86%, no Ismai Sérgio Martins com 11 golos foi o marcador de serviço na equipa Maiata. O SC Horta confirmou o bom momento que atravessa (sem derrotas nesta fase), ao vencer o Xico Andebol, num encontro onde esteve sempre na frente do marcador, com a equipa de Guimarães, a apenas oferecer réplica nos segundos 30 minutos, o contra ataque foi utilizado pelas duas equipas com grande eficácia. No Horta mais uma vez o “eterno” Yuriy Kostetsky (7 golos) e a eficácia de Nelson Pina com 6 golos são o nosso destaque na equipa Açoriana, na equipa do Xico Andebol Gustavo Castro (7 golos) foi a sua principal figura. Defrontaram-se as duas equipas classificadas nos dois últimos lugares o AC Fafe / São Bernardo, que terminou com a vitória da equipa de Fafe, que assumiu o comando do marcador cerca dos 5 minutos para não mais o largar até final do encontro, a sua vantagem máxima atingiu os 6 golos (por exemplo aos 37 minutos), mas embora permitindo alguma recuperação controlou sempre o marcador. Luís Nunes (9 golos) foi o marcador de serviço da equipa Minhota, enquanto no São Bernardo, a ausência de Daan Garcia é por demais evidente, embora Tiago Sousa (11 golos) e Hugo Silva (8 golos) terem sido os marcadores de serviço. Com este resultado a equipa de Aveiro começa a estar cada vez mais próxima da descida de divisão. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º SC Horta (37 pontos), 2.º Belenenses (35 pontos), 3.º Xico Andebol (29 pontos), 4.º AC Fafe (26 pontos), 5.º Ismai (25 pontos), 6.º São Bernardo (22 pontos).
O Banhadas Andebol