Mais um fim de semana com jornadas duplas na prática, para algumas equipas das divisões secundárias em Seniores Masculinos, e em que se verificou um estagio da Selecção Nacional de igual escalão, que motivou alguns protestos camuflados por parte de Técnicos ( ver declarações do técnico do FC Porto ).
Mais uma vez se chama a atenção, para os incumprimentos por parte das equipas de arbitragem ( segundo sabemos ), no envio dos resultados dos jogos, principalmente nas provas femininas e esta semana na PO03 e PO04. Para quando uma tomada de posição sobre o assunto???PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos11.ª Jornada ( última da 1.ª volta ) – ResultadosMarítimo 21 – 30 Madeira SAD
CS Horta 31 – 33 Xico Andebol
Sporting 37 – 27 Águas Santas
Belenenses 25 – 25 Benfica
S. Bernardo 27 – 20 AC Fafe
ABC 24 - 27 Porto
Numa jornada, em que existiram jogos decisivos, mais uma vez se verifica uma transmissão Televisiva, em horário coincidente com outros jogos, voltamos a dizer estas situações só prejudicam a modalidade e os clubes. E é pena.
Nesta jornada , era decidido o 6.º Classificado no final da 1.ª volta, lugar que garantia o apuramento para a super taça Arena Portimão, E com a vitória do Xico Andebol na Horta, ficou definido o 6.º lugar , que ficou pertença desta equipa confirmando ser a equipa sensação desta prova, deixando de fora o todo “poderoso” Sporting, que vai ter de arrepiar caminho, para obter resultados a condizer com a valia do seu plantel. O Empate do Benfica no Restelo, permeia a agressividade positiva e a garra dos jovens de Belém, que com este resultado mantêm o 4 lugar em igualdade pontual com o Madeira SAD. A vitória do FC Porto em Braga, permeia a melhor equipa, no jogo, com este resultado termina a 1.º volta isolado no topo da com 2 pontos de vantagem sobre o ABC. O Benfica com o empate obtido no Restelo, igualou o ABC em termos pontuais, mas termina a 1.ª volta no 2.º lugar da tabela Classificativa. O Sporting, venceu mais facilmente do que o esperado um Águas Santas, que esteve longe do que pode e deve produzir. Estão apurados para a Super taça Arena Portimão ( FC Porto, Benfica, ABC, Belenenses, Madeira SAD e Xico Andebol ).
ABC 24 – 27 FC PortoNum jogo de emoções fortes, venceu a melhor equipa em campo, com uma defesa bem estruturada, e agressiva, nunca permitiu soluções atacantes ao ABC, que por sua vez defendia mal e nunca conseguiu fazer Contra Ataque, e em que durante a 1.ª parte apenas o seu Guarda Redes Hugo Figueira esteve ao nível e quase sempre bem, acompanhado pelo jovem Mário Peixoto. A o intervalo o resultado já era favorável ao FC Porto com uma margem bastante confortável ( 14-8 ). Apesar das diversas alterações feitas pelo ABC no seu sistema defensivo, nos primeiros minutos da 2.ª parte, parecia que nada resultava, e chegou a estar em desvantagem por 9 golos ( 9-18 ), e apenas tem uma reacção mais forte a partir dos 22 minutos do 2.º tempo, que lhe permitiu terminar com uma desvantagem de apenas 3 golos. No segundo tempo surgiu então Luís Bogas ( 5 golos ) que tinha estado irreconhecível durante o 1.º tempo . deve-se ainda salientar que o ABC , nunca soube tirar partido das vá rias exclusões sofridas pelo FC Porto. No Porto deve-se salientar a excelência das exibições de Hugo Laurentino e de Filipe Mota., bem acompanhados por Wilson Davyes.
A arbitragem a cargo da dupla da IHF Ivan Caçador/Eurico Nicolau, se em termos técnicos não se lhe pode apontar muitas criticas, apenas a questão dos passos, na nossa opinião falhou algumas vezes, sendo a aplicação do aviso de jogo Passivo muito aplicada. Já em termos disciplinares o seu critério foi desequilibrado , não utilizando o mesmo critério para situações iguais e aqui o FC Porto , pode sentir-se mais prejudicado, no entanto a Desqualificação de Dário de Andrade é bem aplicada.
Belenenses 25 – 25 BenficaResultado que acaba por premiar a equipa de Belém , que correu sempre atrás do prejuízo, demonstrando a garra dos seus jovens, diante de um Benfica trapalhão e sem soluções, dando a sensação de que não existia equipa técnica, que transmitisse força e desse soluções aos seus comandados. Jogo com bastantes falhas técnicas, e por vezes mal jogado, em que o principal ponto de interesse, acabou por ser a incerteza no resultado. Com os homens de Belém a obter o empate nos últimos segundos do jogo, de contra ataque. Nos homens do Restelo, deve-se no entanto salientar a boa exibição do Guarda Redes António Campos , o poder concretizador de Francisco Bacalhau ( 8 golos ), até parecia um jovem, não falhando nenhum livre de 7 metros. NO Benfica mais uma Ricardo Candeias, que não pode fazer tudo sozinho., é a única referência pela positiva.
A dupla de arbitragem constituída pelos Leiriense Daniel Martins/Roberto Martins, com a sua actuação menos conseguida, acabou no nosso entender por fazer uma arbitragem sofrível, prejudicando o espectáculo. Tem valor e a obrigação de produzir muito mais. O critério de Faltas do Atacante e dos 7 metros foi instável, e a Sanção Progressiva foi aplica indiscriminadamente, com alguns atletas sem perceber o motivo da sua exclusão.
PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos 14.ª Jornada ( 5.ª da 2.º Volta ) - Resultados
Zona Norte
AC Lamego 20 – 32 Académico FC
AA S. Mamede 30 – 25 Maria Balaio
S. P. Oleiros 42 – 35 Feirense
Modicus 24 – 31 Ismai
Santo Tirso 27 – 28 AvancaDois jogos despertavam o interesse desta jornada, estamos a referir-nos ao S. Mamede/ Maria Balaio, que terminou com a vitória dos Academistas, e criou uma nova situação de equilíbrio classificativo, e o Modicus/Ismai, que confirmou a subida de rendimento dos Maiatos, vencendo e bem por margem folgada. Uma das surpresas da jornada foi a vitória do Avanca em Santo Tirso, confirmando a irregularidade desta equipa. O Académico FC por sua vez venceu facilmente em Lamego, não se deixando surpreender, e o S. P. Oleiros venceu o último classificado, cumprindo Calendário. Com estes resultados o Modicus desce ao 3.º Lugar, por troca com AA S. Mamede, e o Ismai mantém o 4.º lugar, a diferença pontual entre o 1.º ( Maria Balaio ) e o 4.º , é apenas de 3 pontos, o que mantém em aberto a luta pelos 3 lugares de apuramento.
Zona Sul
Alto Moinho 27 – 24 Almada
Sismaria 19 – 27 G. Sul
Emp. Comércio 24 – 19 Camões
Passos Manuel 36 – 29 Évora AC
Alavarium 22 – 19 Juv. Lis
Um dos factos mais salientes desta jornada é a segunda derrota consecutiva do Camões, desta vez frente aos Caixeiros, e com uma margem para não deixar duvidas a ninguém , será caso para perguntar o que se passa com a equipa Lisboeta ? Nos restantes jogos, todas as equipas confirmaram os resultados obtidos na 1.ª volta. Referência para a excelente vitória do G. Sul em Leiria , frente ao Sismaria. O G. Sul está a efectuar uma prova em crescendo, perfilando-se desde já juntamente com O Passos Manuel, que para nós é a surpresa da zona, e o Alavarium, como as equipas candidatas a um dos lugares de apuramento, onde se pode incluir os Emp. Comércio. As equipas situadas entre o 2.º ( Alavarium ) e o 5.º Classificado ( Emp. Comércio ) estão separadas apenas por dois pontos.
PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos13.ª Jornada ( 2.ª da 2.ª Volta ) - Resultados
Belenenses 34 – 21 Aguas Santas
FC Gaia 29 – 30 Infesta ( posteriormente )
Sporting 33 – 28 S. Bernardo
Marítimo 31 – 24 Fermentões
Benfica 22 – 36 FC Porto
Xico Andebol 21 – 39 ABCO facto, mais saliente, é a expressiva vitória que o ABC, infligiu ao Xico Andebol, e a também expressiva vitória do FC Porto diante o Benfica, uma para não dizer a grande desilusão desta prova, sendo cada vez mais último, na tabela Classificativa. Todos os outros resultados , são confirmação do verificado na 1.ª volta. Nesta prova , a única discussão ( no nosso entender ) com interesse , diz respeito a quem será o oitavo classificado, pois apenas os 8 primeiros seguem para a fase seguinte, onde o marítimo e o Infesta terão certamente uma palavra. De resto mentem-se tudo na mesma.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos11.ª Jornada ( Jogo em atraso ) – Resultados
Zona Sul
Madeira SAD 19 – 19 Gil Eanes
12.ª Jornada ( 1.ª da 2.ª volta ) - Resultados
Zona Sul
Porto Salvo 31 – 21 SIR 1.º Maio
Assomada 23 – 18 BC Branco
CS Madeira 25 – 46 Gil Eanes
João Barros 48 – 12 CDC Albufeira
Madeira SAD 32 – 15 Juv. Lis ( já realizado )
O empate do Gil Eanes diante do Madeira SAD, no jogo em atraso da 11.ª jornada, juntamente com a vitória obtida no recinto do CS Madeira, são os resultados mais salientes dos jogos disputados este fim de semana. De resto todos resultados confirmam o que já dissemos várias vezes, vitória das equipas mais apetrechadas. E a classificação actual , não reflecte o real valor das equipas, pois existem ainda vários jogos em atraso. Neste momento, comanda o Madeira SAD ( 32 pontos ) seguido do João Barros ( 27 pontos ) e do Gil Eanes ( 26 pontos ), mas menos dois jogos , sendo que Madeira SAD e Gil Eanes , são únicas equipas que ainda não conheceram a derrota. Em 4.º surge a Juv. Lis ( 26 pontos ) , mas mais 3 jogos do que o Gil Eanes e CS Madeira ( 21 pontos ) e mais um 1 do que Madeira SAD e João Barros, tendo ainda mais jogos que o Porto Salvo em 5.º lugar.
Zona Norte
Salgueiros 29 – 28 CA Leça
Alavarium 34 – 11 CD Palmilheira
Santa Isabel 32 – 24 Almeida Garrett
Santa Joana 38 – 33 Académico FC
Maiastars 21 – 20 C. Gaia
Juv. Mar 27 – 25 S. BernardoA equipa do Maiastars, venceu pela margem mínima a equipa do C. Gaia, sendo o resultado surpresa desta jornada, confirmando desta forma que o empate verificado entre estas equipas na 1.ª volta não foi mero acaso. Salienta-se ainda a vitória da equipa do Salgueiros sobre o CA Leça , embora pela diferença mínima, a vitória do Santa Isabel sobre o Almeida Garrett, é apenas a confirmação da diferença existente entre as duas equipas, assim como a vitória do Santa Joana sobre o Académico FC, com resultado similar ao registado na 1.º volta. O Alavarium cumpriu calendárioe e a JUv. Mar venceu dificílmente o S.Bernardo. O Santa Isabel passou para o comando da zona em igualdade pontual com o Alavarium , com 1 ponto de vantagem sobre o dueto constituído pelo Maiastars e C. Gaia. mas à condição pois as Gaienses tem um jogo a menos. A discussão pelo apuramento encontra-se completamente em aberto.
O Banhadas Andebol