PO01 – Campeonato Nacional da 1.º Divisão Seniores Masculinos
Disputou-se a 2.ª mão da Final, com o seguinte resultado:
Marítimo 28 – 26 F. Holanda
Conforme tínhamos previsto , o jogo da 1.ª Mão ditou praticamente o Campeão Nacional, apesar da vitória o Marítimo, nunca criou situações de poder dilatar a vantagem, demonstrando que terminou a época em constante descida de forma em contraste com o seu opositor que tinha terminada a 1.ª fase da prova num modesto 6.º lugar, conseguiu rentabilizar os seus atletas de forma a que nesta fase e como o Calendário Federativo o proporcionava, terminar em crescendo. Com este resultado o F. Holanda tornou-se no novo Vencedor do Campeonato Nacional de Seniores Masculino e juntamente com o Marítimo que se classificou em 2.º Lugar, asseguraram já, por direito Desportivo, a sua participação no mais que provável novo Campeonato Nacional.
Ordenamento Classificativo
3/4 Lugar 2.ª Mão
Alavarium 32 – 30 Fafe
Aplicam-se nos comentários a este jogo , na pratica o que dissemos para o jogo da Final, pois como seria previsível a diferença de 8 golos verificada no jogo da 2.ª Mão, era praticamente irrecuperável. Com este resultado o AC Fafe, garantiu o 3.º Lugar na Prova e assegurou , a sua participação no mais que provável, novo Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos. Com estes resultados, a Associação de Andebol de Aveiro, ficará apenas com um Clube na nova prova, pois se a sua proposta tem sido aprovada, segundo sabemos , então teria mais representantes, mas a Associação de Andebol de Braga , soube sempre tirar partido da sua influencia junto dos Órgãos gestores modalidade ao seu mais alto nível.
PO04 – Camp. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masc. - Grupo A
Disputou a fase em concentração da Zona 2 , com os seguintes Resultados:
ABC 36 – 27 S. Bernardo
Águas Santas 34 – 28 F. Holanda
S. Bernardo 33 – 25 F. Holanda
ABC 24 – 14 Águas Santas
Aguas Santas 25 – 29 S. Bernardo
F. Holanda 17 – 37 ABC
Fase disputada e com grandes surpresas, que apenas se verificaram pela qualidade dos dirigentes que a modalidade tem e pela elaboração do Calendário Federativo , que tudo permitiu. Nós perguntamos como é possível que uma das melhores equipas de Juniores existentes, não seja apurada para a Fase Final , estamos certamente a referir-nos ao F. Holanda, 2:º Classificado na Fase Regular, em que apenas foi ultrapassada pelo Belenenses. Tudo isto só possível com a história dos jogadores Juniores a actuarem nos Seniores ( nós somos favoráveis , mas com regras mais apertadas ) e depois ao elaborar os Calendários em que permitiu uma paragem na Prova de Juniores ( Já alertados em tempo oportuno por nós ) . permitindo que o seu clube assegurasse na pratica o titulo Nacional em Seniores. Mas mesmo assim os seus dirigentes, preferiram , enfraquecer a equipa de Juniores, para defenderem uma margem de 9 golos, nos Seniores, e tiveram o prémio , foram afastados da Fase Final de Juniores, destruindo uma época de trabalho, nunca se lembrando dos jovens que não actuam nos Seniores. Era nestas situações que a Associação de Andebol de Braga deveria intervir e energicamente.
Tirando o comportamento deveras surpreendente pela negativa da equipa do F. Holanda , tudo o resto se processou de forma norma. Sendo apuradas as equipas mais apetrechadas, que se encontravam a disputar esta zona. No entanto foi confrangedor assistir ao último jogo desta Fase ( F. Holanda / ABC ) , sem publico, ( não se entende ) equipas sem interesse no jogo, sem velocidade e sem garra, pois uma equipa já estava apurada e a outra já não conseguia lá chegar, enfim uma tristeza.
Equipas já apuradas para a Fase Final, Belenenses e Sporting, a que se juntam as agora apuradas ABC e S. Bernardo, tirando a surpresa pela negativa do F. Holanda, estão apuradas as equipas Classificadas até ao 5.º lugar na Fase Regular, provando que a hierarquia então estabelecida estava correcta.
Não existe informação do local da realização da Fase Final, apesar dor rumores que correm de que a mesma será realizada no Restelo, pelo menos publico haverá, e será disputada entre 12 e 14 de Junho de 2009.
PO23 – Taça de Portugal Femininos 1/2 Final e Final
Disputaram-se os 1/2 Final e final desta prova com os seguintes resultados :
1/2 Final
João Barros 18 – 27 Gil Eanes
CS Madeira 24 – 32 Madeira SAD
Final
Gil Eanes 28 – 29 Madeira SAD
Disputaram-se este fim de semana em Ansião, as 1/2 Final e Final da Taça de Portugal de Andebol em Seniores Femininos, face ao sorteio entretanto realizado , poucas duvidas haveria de quem seriam os finalistas, e concretizou-se, pois foram apuradas para a disputa da Final as duas equipas com maior potencial ( Gil Eanes e Madeira SAD ).
Na final venceu após o 2.º Prolongamento a equipa do Madeira SAD, apesar da excelente réplica proporcionada pelo Gil Eanes, começa a notar-se o trabalho de Donner.
Temos a lamentar por a organização fazer coincidir a final com Final da Taça de Portugal em Futebol, retirando a possibilidade de qualquer transmissão televisiva, depois não se compreende como após se ter afirmado de que esta época , seria a época do Andebol Feminino, se tenha optado por transmitir, no portal da FAP, uma Fase intermédia de uma prova em detrimento de uma final. Enfim critérios….
O Noticias