gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Super Taça – Feminina – 2021/2022 - I

 
SUPER TAÇA FEMININA

VISEU

Finalmente que se sabe alguma coisa acerca da Super Taça Feminina 2021/2022, prova que não se disputou na época transata, e que que foi prevista nos Regulamentos da Po09, e da PO23, mas que que infelizmente a informação da FAP continua a ser deficiente, e as noticias vão surgindo através de terceiros.

PO24 – Super taça de Seniores Femininos (22.ª Edição)

Participantes nos termos RegulamentaresMadeira SAD e ARC Alpendorada (*)

(*) – Curiosamente os finalistas da Taça de Portugal

O jogo será disputados no Pavilhão Desportivo Cidade de Viseu, pelas 15H00 do dia 19-09-21

Em caso de igualdade no final do tempo regulamentar, aplica-se o sistema de desempate previsto nas Regras de Jogo

Mas perguntamos como é estabelecida a ordem das equipas, pois até ao momento os CO’s são completamente omissos, sobre a data da realização de qualquer sorteio?

Temos a esperança que no mínimo, o encontro seja transmitido na Andebol TV.

O Noticias

Mundial Sub-20 Femininos - 2022 – I

 
MUNDIAL SUB-20 FEMININOS

ESLOVÉNIA - 2022

(JUNIORES A)

Após a triste notícia que publicamos, conforme informação transmitida no Portal da FAP, de termos sido obrigados a desistir de estar presentes na Fase Final do Europeu do escalão a disputar-se em Cleje na Eslovénia de 8 a 18 de Julho de 2921. Disse ainda na altura a FAP que a situação tinha sido comunicada à EHF, e à Federação que organiza a prova, devendo esclarecer-se que segundo informação da FAP, ambas as entidades compreenderam a situação, e como tal, no Grupo onde Portugal estaria inserido foi atribuída uma vitória de 10-0, em cada jogo que iriamos disputar na Fase Preliminar, consideram Portugal como dando faltas de comparência situação que pela nossa parte não é bem digerida. De tal forma que na classificação final Portugal é considerado como 16.º Classificada e com a nota de desistente do Campeonato. A primeira consequência desta não participação, esta na não participação (nem no apuramento Europeu da Seleção Nacional) no Mundial Sub-20 que se realiza na Eslovénia (de 22-06-22 a 03-07-22). Esperemos que não existam outras.

As equipas classificadas até ao 12.º lugar no Europeu (Portugal foi classificado em 16.º), estão de já apurada para o Mundial - Hungria, Rússia, França, Suécia, Roménia, Dinamarca, Croácia, Alemanha, Noruega, 11.º Suíça, 12.º Eslováquia.

Está igualmente apurada a Eslovénia como equipa organizadora.

Existe ainda duas vagas que vai ser disputada no torneio em que participam as seguintes equipas, divididas em dois Grupos:

Grupo A – Áustria, Holanda, Lituânia.

Grupo B – Montenegro, Itália, Polónia.

Estes Serão disputados entre 22 e 28-11-21, com os vencedores dos Grupos a serem igualmente apurados para o Mundial.

Diga-se que participam nestes torneios o 13.º (Montenegro), e o 14.º (Áustria), a Eslovénia não participa por ser o País organizador da prova, e estão ainda presentes, os 1.º e o 2.º classificados da EHF Championship (2.ª Divisão), (Itália, Lituânia, e Holanda e Polónia), com Portugal a ser excluído de qualquer participação, na nossa opinião, apesar de toda a compreensão esta é para já a primeira consequência, e bastante negativa infelizmente,

O Noticias

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Planeamento Desportivo – Época 2021/2022 – XV

 

Provas Nacionais Não Fixas - Época 2021/2022

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos analisar uma prova que na época anterior passou surpreendentemente passou a prova não fixa, a PO04, e que foi uma das provas que maiores alterações sofreu, na época trasacta, mas que esta sua passagem para não fixa, que não se entende muito bem, pois deixou de haver a PO05, ou seja nesta prova nunca existirão subidas e descidas de divisão, sendo uma agora uma prova que passará provavelmente na sua 1.ª Fase e pela primeira vez nos últimos anos, com a responsabilidade da organização pelas Associações, passando posteriormente a ser da Federação, pensamos nós.

A prova assume novamente uma nova designação tal como muitas outras, deixando de ser (PO04 – Campeonato Nacional Sub-19 Masculino) passando a ser Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos, chamamos a atenção de que apesar da sua designação de Sub-20, não significa que os atletas com 20 anos possam participar, ver Anexo III ao CO N.º 1 para a presente época.

No entanto, teremos de esperar pelos Comunicados Oficiais onde se esclareçam as datas limite de inscrição para estas provas, pois e segundo o que consultamos até ao momento, em que escrevemos este texto, nada existe, e assim o que tivemos até ao momento, foi "zero" em termos de informação. Veremos então, se não existem desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal).

PO04 – Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos - É uma prova que dispõe de Regulamento Desportivo elaborado, o que entendemos como positivo, embora depois no seu modelo competitivo, seja uma cópia perfeita do que estava regulamentado para os Sub-19 na época anterior, embora por aquilo que nos é dado a entender, fique dependente da criação e da elaboração provavelmente de um CO com a indicação da estrutura e da Calendarização da mesma.

O modelo competitivo

Tínhamos um modelo que em nossa opinião era equilibrado, embora a verdadeira prova, apenas fosse realizada na Fase Final, com este novo modelo, passamos a ter uma prova aberta, e que provavelmente será muito mais desequilibrada, e que acabará por se traduzir, no equilíbrio que existia antigamente na Fase Final. A prova será disputada numa:

1.ª Fase – Campeonatos Regionais ou Inter-regionais.

Mas não existe nenhuma estrutura definida. Pois podem participar todos os Clubes que se inscreverem regulamentarmente nas Associações Reginais, e se encontrem nas condições estabelecidas no Anexo 10 ao CO N.º 1.

2.ª Fase – 4 Zonas de 8 clubes cada (32 equipas), pensamos que clubes a mais, jogando no sistema de TxT a 2 voltas.

Ainda nesta Fase os vencedores de cada zona, a que se poderão juntar os representantes das Regiões Autónomas, disputarão em regime de concentração, no sistema de TxT a uma volta disputam o Titulo Nacional da categoria. Mas caso não existam representantes das Regiões Autónomas, a prova será disputada no sistema TxT a duas voltas. Pergunta-se e se apenas houver um representante das Regiões Autónomas, como será em concentração com 5 equipas.

No ponto 4, do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), e na alínea b) diz “ No Final da prova, aplica-se o disposto no Regulamento de Desempates estabelecido pela EHF, para eliminatórias a 2 mãos”, como é possível a existência deste texto, se nunca está prevista uma Final.

Uma questão que gostaríamos de colocar, e os clubes que antigamente tinham duas equipas, uma PO04 e outra na PO05, como é? Pois o regulamento é completamente omisso, em relação estas situações, que deveriam ter sido previstas, pois caso contrário, teremos uma significativa perca de praticantes, e do número de equipas.

Aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nesta prova, e sua divisão em Zonas Geográficas na 1.ª Fase, para elaborar uma análise mais completa.

O Analista

Planteis – PO01 – Época 2021 / 2022 – FC Gaia

 

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Continuamos a alertar que poderão surgir alterações de última hora, que sempre que possível daremos conta das mesmas

Hoje publicamos o FC Gaia

FC Gaia

Pavilhão – Pavilhão do FC Gaia

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 02-08-21

(Imagem Facebook) 
 
O Noticias

Informação – EHF – Jovens

 
RANKING DA JUVENTUDE NA EHF

Após terem terminado os diversos Campeonatos Europeus nas categorias mais jovens incluindo os chamados da 1.ª e 2.ª Divisão em 2021, quer em Masculinos, quer em Femininos, e que se realizaram durante os meses de julho e Agosto, num total de 10 Provas, em Sub-17 e Sub-19, a EHF com base nas classificações registadas nesses eventos, criou um ranking de Países para estes escalões.

Sendo atribuídos 80 pontos aos vencedores dos Euros (1.ª Divisão), 76 aos 2.º Classificados, e 72 aos 3.º Classificados, e ainda 34 pontos aos vencedores das provas da (2.ª Divisão), digamos assim.

Desta classificação resultou que os grandes dominadores da temporada, foram a Hungria e a Alemanha.

Ranking dos Escalões Jovens

1 – Hungria e Alemanha – 208 pontos

3 – Croácia – 196 pontos

4 – Dinamarca – 172 pontos

5 – Rússia – 178 pontos

6 – Suécia – 160 pontos

7 – França – 156 pontos

8 – Roménia – 150 pontos

9 – Noruega – 148 Pontos

10 – Espanha – 130 Pontos

Sem nos alongarmos em grandes comentários, apenas diremos, que temos de trabalhar muito, pois não basta fazer propaganda das nossas presenças.

O Formador

domingo, 29 de agosto de 2021

Escalões Etários – Época 2021/2022 – XIV

ESCALÕES ETÁRIOS ÉPOCA 2021/202

Com a publicação do CO N.º 55 (23-03-21) a Federação informou, que devido ao impacto da pandemia, e ainda devido ao facto da maioria dos atletas estar sem competir ou com treino condicionado ou suspenso (eis uma verdade absoluta e que estamos em completo acordo), pelo segundo a sua intenção decidiu que não devia proceder ao ajustamento de idades para a época 2021/2022, criando ainda a categoria de Sénior Sub-20, todas estas decisões têm um caracter temporário (usando as suas palavras), e serão alvo de avaliação em 2022, para projetar as épocas seguintes. E diz ainda que estas decisões visam estabilizar a formação e o cumprimento de todas as suas etapas de desenvolvimento, assim como incrementar a captação de novos atletas para a modalidade nos escalões iniciais (Matéria que subscrevemos na sua totalidade). Felizmente toda esta matéria foi cumprida na totalidade e encontra vertida no Anexo III ao CO N.º 1 da presente época, embora com uma forma de apresentação diferente.

Assim os novos escalões são:

Comparando com o que estava em vigor, estas alterações obrigou a uma alteração significativa de alguns dos regulamentos das provas, existentes atualmente, bem como à criação de novos regulamentos para novas provas, de forma a conseguir enquadrar todas esta alterações. Neste novo enquadramento a única diferença existente em relação ao que foi comunicado pelo CO N.º 85 de 2019/2020, e que agora surge e bem o escalão de veteranos.

Assim verifica-se que em termos de Seniores, os femininos, sofrem alteração, pois eram desde 2002, e agora passam a 2001, assim neste escalão não se manteve o critério. Os escalões Sub-19 Masculinos, e Sub-18 Femininos deixam de existir e passam a estar enquadrados nos escalões de Seniores Sub-20, o escalão Sub-17 Masculino, passa a Sub-18, o Sub-16 Feminino passa a Sub-17, o escalão sub-15 Masculino, passa a Sub-16, o Sub-14 Feminino passa a Sub-15, o escalão Sub-13 Masculino, passa a Sub-14, o escalão Sub-12 Feminino, passa a Sub-13, os Minis passam a ter a designação de Sub-12 em Masculinos e de Sub-11 em Femininos (então publicada), é gora omissa, embora se mantenham as mesmas datas de nascimento mantendo aqui sim as mesmas datas, o mesmo se passa com os escalões de Bambis e Manitas, onde são omissas as designações de “Sub”, sendo que nos Manitas é lhes acrescentado a data de 2016, para ambos os géneros, no entanto as alterações não são tão poucas como isso, pois aquilo que a Federação fez na prática, foi alterar a designação das provas, e não mantendo os escalões, esta é a nossa opinião.

O Analista

sábado, 28 de agosto de 2021

Competições Europeias – 2021 /2022 – XVII

 
EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

(ÉPOCA 2021 / 2022)

BENFICA VENCE JOGO DA 1.ª MÃO

RONDA DE QUALIFICAÇÃO 1

Masculinos

EHF EUROPEAN LEAGUE

O Benfica nesta Ronda de Qualificação defrontou os Suíços do HC Kriens-Luzern, num encontro em que comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, apesar da contrariedade de Sergey ter fica de fora deste encontro por motivos de saúde publicam e tal coo prevíamos teve um jogo de relativa facilidade aos 10 minutos de jogo já vencia por 6-4, para aos 15 minutos vencer por 9-5, e estar sempre com uma margem de segurança, chegando ao intervalo a vencer por 17-12, maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos onde apresentou uma eficácia de remate de 74%, já no segundo tempo chega aos 18-12 cerca dos 35 minutos através de livre de 7 metros concretizado por Ole Rahmel, mas continuando com o seu bom jogo, o Benfica chega aos 51 minutos a vencer por 27-19, maior diferencial registado até então, e que se repetiu aos 54 (28-20) e aos 57 minutos (29-21), e acaba por terminar com 7 golos de vantagem, concretizando o seu último golo, novamente através de um livre de 7 metros convertido por Ole Rahmel. As estatísticas da EHF, não nos conferem grande fiabilidade, pois o núero de golos não atribuídos no relatório final têm um valor “abismal”, vamos no entanto confiarna eficácia dos guarda-redes, com Pedro Tonicher (23% de eficácia) na baliza do Benfica, contra os 16% de Zaponsek da equipa Suíça, os melhores marcador do Benfica foram Ole Rahmel (7 golos) e Petar com o mesmo número de golos, com Lazar kukic a chegar aos 5 golos, com este resultado na nossa opinião o Benfica têm praticamente garantida a sua passagem à 2.ª Ronda de Qualificação. Na equipa Suíça Harbbuz com 7 golos e Orbovic com 6 são os melhores marcadores.

1.ª Mão

Dia 28-08-21

HC Kriens-Luzern (Suiça) 24 – 31 Benfica

2.ª Mão

Dia 04-09-21

Benfica - HC Kriens-Luzern (Suiça) (15H30)

 

ÁGUAS SANTAS EMPATA JOGO DA 1.ª MÃO

DA 1.ª RONDA DE QUALIFICAÇÃO

(ÉPOCA 2021 / 2022)

O Águas Santas tal como se previa a equipa maiata sentiu grandes dificuldade ao defrontar os Espanhóis do BM Logrono La Rioja, co a equipa Espanhola a concretizar o golo da igualdade nos momentos final do encontro. O Águas Santas que iniciou o encontro da melhor maneira e aos 5 minutos vencia por 3-0, comandando o marcador até cerca dos 26 minutos (11-10), para os espanhóis nos momentos finais do primeiro tempo passarem para a frente do marcador aproveitando as diversas superioridades numéricas de que dispuserem neste encontro onde o Águas Santas teve 7 exclusões, e uma desqualificação, chegando ao intervalo a vencer por 14-12. No segundo tempo a equipa maiata continuou a dar excelente réplica, com António Campos na baliza em bom plano (35% de eficácia), e os jovens João Gomes (9 golos), e Miguel Pinto (3 golos), com Mário Lourenço (5 golos, 4 de 7 metros) no ataque, a darem boa conta do recado, já que André Sousa (2 golos), cometeu demasiado faltas técnicas, e o jogo embora tenha decorrido com os espanhóis na frente do marcador nunca conseguiram grande margens (2 golos), foi a sua maior vantagem), quando por exemplo venciam por 19-17 cerca dos 40 minutos de jogo, com o Águas Santas sempre a reagir, e aos 44 minutos igualavam a 20 golos, para chegaram e estar na frente do marcador por 23-21, com apenas 4 jogadores campo, e sem sofrer golos, durante estas duas exclusões, mas aos 52 minutos temos nova igualdade, agora a 23 golos, com os homens da La Rioja a fazer o 24-23, para com nova e positiva reação dos maiatos chegarem aos 58,30 a vencer por 26-25, sofrendo o golo da igualdade após uma falha técnica que cometeram. Na equipa espanhola destaque para Javier Romeu na baliza com 33% de eficácia, e no ataque para Leonardo Dutra (6 golos) e Eduardo Caballero (5 golos), que foram os melhores marcadores da equipa. Tarefa difícil mas não impossível da equipa maiata para o encontro da 2.ª Mão.

1.ª Mão

Dia 28-08-21

Águas Santas 26 – 26 BM Logrono La Rioja (Espanha)

2.ª Mão

Dia 04-09-21

BM Logrono La Rioja (Espanha) - Águas Santas (18H00)

 

Horas Continentais

Mais uma vez alertamos que para esta prova estão prioritariamente designados pela EHF, os dias de fim-de-semana.

Terminamos esta crónica desejando as maiores felicidades às equipas portuguesas, e que possam disputar os seus encontros, sempre em segurança, e que façam parte dos 16 apurados para a 2.ª Ronda de Qualificação.

O Sorteio da Ronda de Qualificação 2, está previsto para o dia 07-09-21, e como de costume terá transmissão no Facebook da EHF, e no seu canal de YouTube.

O Banhadas Andebol

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Super Taças – Masculina – 2021/2022 - III

SUPER TAÇA MASCULINA

(2021/2022)

Nos termos regulamentares, da época em curso (2020 /2021), e conforme consta do Regulamentos da PO01 e da PO20, a realização na de uma Super Taça, com a designação de PO22, que se encontra consignada no Ponto 5 do Artigo 1.º da PO01 época 2020/2021:

A referida prova que se realiza na Nazaré (Pavilhão Municipal) assim como as respetivas datas, apenas veio confirmar a nossa publicação anterior, onde dissemos:

“… pois já se sabe que a prova se disputará em 11 e 12 de Setembro na Nazaré, e contará com a participação dos dois finalistas da Taça de Portugal, FC Porto e Benfica, e pela aplicação do Regulamento da PO01, estarão ainda presentes o Sporting e o Águas Santas.”

O Sorteio foi realizado em 26-08-21 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Nazaré

Resultado e Calendário da Prova

Dia 11-09-21

1/2 Final

Sporting – Águas Santas (15H00)

FC Porto – Benfica (17H00)

Dia 12-09-21

17H00

Todos os jogos terão transmissão na RTP2, o que se saúda.

É um sorteio onde se verifica a existência de um clássico (FC Porto / Benfica), e outro encontro qua apesar da não se apelidar de clássico, se aproxima bastante do termo usado, sendo neste momento uma incógnita, a equipa que o Sporting irá apresentar, face aos termos de saúde publica porque estão a passar, conforme têm sido noticiado.

Em cada jogo os clubes apenas poderão inscrever 16 jogadores no Boletim de Jogo. Tanto o CO como o Regulamento da prova, são omissos no número de utilização de jogadores, no entanto, o ponto 4 do Artigo 4.º do Subtítulo 7 do Titulo 8 do Regulamento Geral da Federação e Associações, é bastante claro, e apenas poderão ser utilizados 16 jogadores durante a prova (considerada em concentração).

Os desempates, são realizados conforme o previsto nas Regras da Modalidade.

O Noticias 

Planteis – PO01 – Época 2021 / 2022 – Póvoa AC

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Sendo possível que posteriormente surjam algumas alterações pontuais.

Hoje publicamos o Póvoa AC

Póvoa AC

Pavilhão – Municipal Póvoa Varzim

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 09-08-21

(Foto Facebook)
O Noticias

Europeu Sub-18 e Sub-20 Masculino 2022 - I

A EHF, confirmou em 24-08-21, a informação já por nós veiculada de que face aos resultados verificados nos EHF Sub-19 realizado na Croácia, e aos EHF Championsship realizados ca Bulgária, Letória e Macedónia do Norte.

Assim:

As 13 primeiras classificadas no EHF Euro Sub-19 (onde se inclui Portugal), por sua vez as equipas classificadas de 14.º a 16.º (Israel, Rússia, e Áustria) irão disputar os EHF Championsship, em 2022

Equipa apuradas para o Euro Sub-18 e Sub-20 em 2022 – Alemanha, Croácia, Espanha, Eslovênia, Dinamarca, Portugal, Suécia, Islândia, Hungria, França, Noruega, Itália, Sérvia, a que se juntam os vencedores dos EHF Championsship, Ilhas de Faroé, Montenegro e Polónia,

O Formador

Competições Europeias – 2021 /2022 – XVI

 

EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

(ÉPOCA 2021 / 2022)

RONDA DE QUALIFICAÇÃO 1 

Masculinos

EHF EUROPEAN LEAGUE

Inicia-se este fim-de-semana a Ronda de Qualificação 1, e onde participam alguns dos clubes portuguesas, que disputarão a prova (Benfica e Águas Santas).

Conforme se informou na altura a mesma será disputada por 52 equipas, e terá a realização de duas eliminatórias, antes da chamada Fase de Grupos, onde estarão apenas 24 equipas, disputando-se depois os 1/8, e os 1/4 Final, terminando a competição com uma Final Four a ser disputada previsivelmente em 28/29 Maio de 2022.

O Benfica defronta nesta Ronda de Qualificação os Suíços do HC Kriens-Luzern, que na nossa opinião estamos em crer, que é um adversário que estará ao alcance da equipa portuguesa com o seguinte calendário:

1.ª Mão

Dia 28-08-21

HC Kriens-Luzern (Suiça) – Benfica (17H00)

2.ª Mão

Dia 04-09-21

Benfica - HC Kriens-Luzern (Suiça) (15H30)


O Águas Santas vai defrontar os Espanhóis do BM Logrono La Rioja, que na nossa opinião estamos em crer, que é um adversário que certamente irá colocar grandes dificuldades à equipa Portuguesa. Mas não existem impossíveis, com o seguinte calendário 

1.ª Mão

Dia 28-08-21

Águas Santas - BM Logrono La Rioja (Espanha) (18H00)

2.ª Mão

Dia 04-09-21

BM Logrono La Rioja (Espanha) - Águas Santas (18H00)

 

Horas Continentais

Mais uma vez alertamos que para esta prova estão prioritariamente designados pela EHF, os dias de fim-de-semana.

Terminamos esta ligeira crónica desejando as maiores felicidades às equipas portuguesas, e que possam disputar os seus encontros, sempre em segurança, e que façam parte dos 16 apurados para a 2.ª Ronda de Qualificação.

O Sorteio da Ronda de Qualificação 2, está previsto para o dia 07-09-21, e como de costume terá transmissão no Facebook da EHF, e no seu canal de YouTube.

O Banhadas Andebol

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Nomeações – EHF – 2021 / 2022 – I

 

A EHF procedeu a nomeações para as Provas Europeias, tendo a Portugal sido atribuídas as seguintes.

Árbitros

Eurico Nicolau / Ivan Caçador Foram nomeados para dirigir o encontro da 2.ª Mão da 1.ª Ronda de Qualificação da EHF European League Masculina, que se disputa entre o Kadetten Schaffhausen (Suíça) e o Vojvodina (Sérvia), na Suíça  em 04-09-2021.

Delegados

José Jorge – Foi nomeado para os encontros da 1.ª Mão e da 2.ª Mão da 1.ª Ronda de Qualificação EHF European League Masculina, que se disputam entre o HC Prolet 62 (Macedónia do Norte) e o Fraikin BM Granollers (Espanha), em Espanha nos dias 03-09-21 e 04-09-21.

Aos nomeados, desejamos as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

O Regras

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 – XIII

A PROPÓSITO DE ESTATÍSTICAS

(MAIS UMA VEZ)

O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina (Placard Andebol 1), principal prova do Calendário Nacional, vai iniciar-se sem se saber se haverá ou não estatísticas em direto, o que hoje nos surge nos Regulamentos Desportivos (ausência da obrigatoriedade da publicação das mesmas , uma hora depois do jogo), é um autêntico retrocesso na modalidade, pois agora apenas diz que serão publicadas no site da FAP.

Diz o artigo 11.º do regulamento da prova, a recolha obrigatória de dados estatísticos, com a entidade organizadora da prova (Federação), através da chamada equipa de estatística, a nomear um colaborador (observador), e informar que os resultados serão publicados no portal da Federação (Máximo 1 hora após o final do Jogo, deixou de existir), que no entanto os tem publicado inúmeras vezes com atraso e a más horas, não se compreendendo a existência do sinal de que existe estatísticas no feminino.

No entanto a Federação faz “tabua rasa” do regulamento da PO01, cujo ponto 8 do Artigo 11.º publicamos imagem.

Onde está o Comunicado Oficial a explicar a alteração do sistema?

Infelizmente é uma folha resumo sem qualquer informação temporária, e apenas foram preenchidas hoje, sem qualquer informação adicional

Ficaremos a aguardar e a desejar que esta época exista uma informação satisfatória e credível. 

O Analista

Movimentações de Atletas – 2021 – IV - Feminino

Hoje elaboramos um novo texto sobre os movimentos de atletas, no Feminino, continua-se com o mesmo critério, ou seja só se dará informação dos movimentos de atletas que são praticamente certos, e daqueles em que a possibilidade de se concretizarem é quase garantida. Informa-se ainda de que apenas falaremos naqueles em que a garantia das fontes nos dê alguma credibilidade, embora por vezes falhe.

No Feminino o mercado de transferências, é difícil de descrever porque apesar de alguma abertura dos clubes, existem outros que continuam muito fechados. Assim tudo o que aqui divulgaremos, teremos algumas certezas, e outras serão os rumores credíveis que conseguimos recolher.

Não temos qualquer problema em afirmar que usamos por vezes informação que foi publicada noutros locais, a quem desejamos longa vida, e que contribuam para o conhecimento e divulgação da nossa modalidade, em especial na vertente Feminina, não faremos cópia de artigos, mas recolha de informação, que por vezes até foi publicada em Jornais Regionais, ou em páginas de Facebook. Apenas desejamos longa vida a todos. E o nosso profundo agradecimento pela coragem no aparecimento.

Acreditamos que ainda muitas movimentações estejam para acontecer, ou até já aconteceram, mas é pena que os clubes continuem a comunicar mal para o exterior, e bem precisavam de melhorar a sua forma de comunicação. Para que o feminino tivesse o destaque que merece.

Mas temos o grato prazer de iniciar neste texto dedicado ao feminino, com a excelente noticia, da existência de pelo menos mais duas equipas do género na época 2021 / 2022, o regresso do Almada AC e da AA Coimbra, apenas desejamos é que outros projetos não terminem de forma abrupta.

Técnicos

César Couto – Boavista FC (Novo)

Alexandre Monteiro – ARC Alpendorada (Renovação)

Paulo Martins – Juventude Mar (Saída)

Paulo Barreto – AA Coimbra (Novo)

Renovações

Helena Soares – Colégio Gaia

Ana Catarina Ferreira – Colégio Gaia

Maria João Santos – Colégio Gaia

Sara Rodrigues – Alavarium
Filipa Abreu - Colégio Gaia

Beatriz Santos – Juventude Lis

Patrícia Mendes – Juventude Lis

Inês Magalhães – CA Leça

Barbara Ferreira – CA Leça

Bebiana Sabino – Colégio Gaia

Catarina Cunha – CA Leça

Filipa Ventura – CA Leça

Beatriz Barros – CA Leça

Sheila Langa – CA Leça

Beatriz Barradas – CA Leça

Mariana Almeida – CA Leça

Ana Frade – CA Leça

Vera Monteiro – CA Leça

Juliana Monteiro – CA Leça

Beatriz Prata – CA Leça

Madalena Barbosa – CA Leça

Mariana Moreira – CA Leça

Iris Jorge – CA Leça

Helena Cruz – CA Leça GR

Catarina Silva – Madeira SAD

Bárbara Ferreira – Juventude Lis

Maria Brites – Juventude Lis

Sara Brás – ARC Alpendorada

Catarina Ruela – Colégio Gaia

Patrícia Resende – Colégio Gaia

Ana Rita Silva – ARC Alpendorada

Cristiana Vieira – ARC Alpendorada

Rita Guimarães – ARC Alpendorada

Júlia Figueira – Madeira SAD

Mariana Silva – Madeira SAD

Sofia Ferreira – Madeira SAD

Ana Dias – ARC Alpendorada

Isabel Araújo – Colégio Gaia

Mariana Neves – Colégio Gaia

Margarida Fagundes – ARC Alpendorada

Catarina Reis – ARC Alpendorada

Josefina Rodrigues – ARC Alpendorada

Patrícia Vieira – Colégio Gaia

Adriana Laje – Benfica

Iara Gaspar – ABC

Beatriz Vieira – Colégio Gaia

Mariana Pereira – Colégio Gaia

Catarina Silva – Colégio Gaia

Sofia Vieira – Colégio Gaia

Rita Rodrigues – Colégio Gaia

Sara Andrade – Colégio Gaia

Movimentos Confirmados

Leonor Gonçalves - ARC Alpendorada / Alavarium

Suelma Gonçalves – AD Sanjoanense / Madeira SAD

Erika Siqueira - AD Academia Andebol SPS / Alavarium

Rita Campos – Juventude Lis / Benfica

Beatriz Constantino - Benfica / JAC Alcanena

Daniela Mendes – Alavarium / Colégio Gaia

Maria Unjanque – Porto Salvo / Benfica

Dani Joia – MKS Piotrcovia / Madeira SAD

Filipa Costa – Colégio Gaia / CA Leça

Ana Filipa Silva – Maiastars / ARC Alpendorada

Carolina Loureiro – Colégio Gaia / AS Cannes Mandelieu

Beatriz Figueiredo – Colégio Gaia / ARC Alpendorada

Cátia Ferreira – AC Lusitanos / CA Leça

Laura Fernandes – CS Madeira / Madeira SAD

Rebeca Freitas – ABC / ARC Alpendorada

Rita Alves – S/Clube / ARC Alpendorada

Alice Ronchi Ferreira – Maiastars / ARC Alpendorada

Sofia Jesus – Colégio Gaia / ARC Alpendorada

Odete Tavares – Madeira SAD / Benfica

Beatriz Pesqueira – CD Palmilheira / CA Leça

Jéssica Dias – ABC / TSG Leihgestern

Maria Nunes – Juventude Lis / ARC Alpendorada

Yui Shibuya – Sony / Benfica

Francisca Mirra – Didáxis / ABC

Beatriz Miranda - Alavarium / ARC Alpendorada

Mariana Ramada – Maiastars / ARC Alpendorada

Francisca Marques – S/Clube / Benfica

Carolina Nogueira - DAC / Colégio Gaia

Joana Rocha – Maiastars / Colégio Gaia

Filipa Sapinho – Académico FC / Colégio Gaia

Ana Sofia – ARC Alpendorada / Colégio Gaia 

Mariana Costa – ARC Alpendorada / Benfica

O Administrador

Planteis – PO01 – Época 2021 / 2022 – FC Porto

 

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. Podendo ainda verificar-se algumas alterações que tentaremos dar a conhecer em devido tempo.

Hoje publicamos o FC Porto

FC Porto

Pavilhão – Dragão Arena

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 12-07-21

(Foto EHF)
 
O Noticias

terça-feira, 24 de agosto de 2021

PO23 - Taça de Portugal Seniores Femininos – 2021 / 2022 - I

TAÇA DE PORTUGAL SENIORES FEMININOS

A Federação publicou através do seu Comunicado Oficial. N.º 14 (13-08-21), a estrutura da prova (Sem designação pois não está enquadrada nas fixas, nem nas não fixas, o que será? Ver Anexo 2 ao CO N.º 1 da presente época), que conforme várias vezes temos afirmado, deveria ser uma prova por excelência do Calendário Nacional, no género Feminino. (Mas curiosamente é uma estrutura provisória pois ainda não terminou o limite das inscrições para as equipas participantes na PO10, cujo prazo limite termina em 17-09-21). Sendo esta a prova onde se poderá verificar, ou se devia verificar, as grandes surpresas nos resultados, devendo (no nosso entender) desse modo, ser uma prova de massiva participação, e com Regulamento aberto, e sem condicionantes.

Iremos analisar algumas das matérias Regulamentares e não só desta prova

O seu regulamento sofreu alterações na última época (Esta época é pura cópia do Regulamento da Época 2020/2021, com a manutenção dos valores das multas, felizmente bem) que em nossa opinião apenas desvalorizaram a prova, mantendo-se no entanto obrigatória a participação dos clubes da PO10, desde a sua 1.ª Fase, o único de requisito de participação, é a existência de um técnico qualificado, conforme anexo VII ao CO N.º 1 da época 2021/2022. Mantendo-se todos os ajustamentos já realizados anteriormente, onde as mais significativas na nossa opinião, são:

Mantêm-se a norma dos cabeças de série. Assim, os seis primeiros classificados do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época anterior, serão cabeças de série (não se defrontando entre si) nos 1/16 de final, sendo que nesta eliminatória os clubes da PO01, sempre que defrontarem Clubes de Divisão inferior, jogarão na condição de visitantes

Obrigatoriedade de a partir dos 1/8 Final de existirem no mínimo 12 atletas por jogo; As zonas nas Eliminatórias serão até aos 1/16 Final;

A Federação, retira deste Regulamento de prova (tal como o fez na última época e igualmente para os masculinos), a indicação de que poderia apurar o seu vencedor ou finalista para uma prova europeia, o que significa, a nítida desvalorização que é dada à mesma, lamenta-se e é um puro atraso no desenvolvimento da modalidade “na nossa opinião”. Felizmente, de uma forma ambígua, regulamenta-se que um dos finalistas, é apurado para a disputa da Supertaça da época 2022/2023 (ao contrário dos masculinos, onde se apuram os finalistas, nova descriminação).

Infelizmente quando esta análise é feita, ainda não se sabe quantas equipas irão existir na PO10 (não iremos referir as equipas B) para esta analise ser mais completa. Apenas poderemos dizer que na época 2014/2015 a participação destas equipas foi em número de 20, e na época 2015/2016 foi exatamente o mesmo número, na época 2016/2017 tivemos a participação de 24 equipas, o que se deve salientar, e na época 2017/2018 tivemos 23 equipas, ou seja praticamente o mesmo número, na época 2018/2019 inicial de 25 equipas, o que juntado as equipas da PO09, participaram na prova 37 equipas (Foi BOM), mas desejamos mais, e em 2020/2021 tivemos a participação de 28 equipas na PO10, o que juntando as 14 equipas da PO09, teremos um número final de 42 equipas o que na nossa opinião poderá ser MUITO BOM. 

A Federação lamentavelmente retirou (tal como o tinha feito para o masculino), o artigo sobre estatísticas, que tinha introduzido e bem na época anterior, relativo a obrigatoriedade de estistica a partir dos 1/4 Final, mais um retrocesso.

Continua a verificar-se a norma dos cabeças de série, Assim, os seis primeiros classificados do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época anterior, serão cabeças de série (não se defrontando entre si) nos 1/16 de final, sendo que nesta eliminatória os clubes da PO01, sempre que defrontarem Clubes de Divisão inferior, jogarão na condição de visitantes

Mas esta prova só voltara a ter verdadeiro espírito de taça, quando for uma prova aberta sem limitações, e com todas as equipas a iniciarem a sua participação ao mesmo tempo.

Continua na forma que já se verificava na época anterior, a fórmula de utilização dos CROM’s, continuando igualmente a dizer que na chamada Final Four (Fase em concentração) a responsabilidade da sua indicação é da entidade organizadora, Nós perguntamos se não existem Oficiais de Mesa, como, será?

Mais uma vez se saúda, a Federação por no Regulamento Desportivo da Prova, ter sido previsto a criação de zonas para as primeiras eliminatórias, mantendo a alteração introduzida no seu Regulamento, onde se informa que pode criar as chamadas “zonas geográfica”, esta época, existe a previsão de apenas uma data, será assim tão grande a diminuição do número de participantes para na segunda data prevista entrarmos diretamente nos 1/16 avos, não será puro negativismo.

A estrutura da prova será:

Eliminatórias, Clubes Participante e Datas dos Jogos:

1ª Eliminatória -16-10-21 (data alternativa 01-11-21) -Clubes da PO.10;

1/16 Final – 04-12-21 -Vencedores da 1ª Eliminatória e Clubes da PO.09;

1/8 Final – 05-02-22 -Vencedores dos 1/16 Final; (apesar do CO dizer 2021)

1/4 Final - 26-03-22 -Vencedores dos 1/8 Final; (apesar do CO dizer 2021)

1/2 Final - 04-06-22 -Vencedores dos 1/4 Final; (apesar do CO dizer 2021)

Final – 05-06-22 -Vencedores das 1/2 Finais. (apesar do CO dizer 2021)

Mais uma vez somos obrigados a lamentar a falta de cuidado na elaboração dos CO.

As datas dos Sorteios serão indicadas em Comunicado Oficial, após terminar o prazo para as inscrições.

O Noticias

Informação – 18.º Congresso Técnico Cientifico de Andebol - II

 
18.º CONGRESSO TÉCNICO CIENTIFICO DE ANDEBOL

“DA BASE AO TOPO”

(CURSOS DE TREINADORES)

A Federação desta vez deu o devido destaque à notícia sobre a realização do 18.º Congresso Cientifico de Andebol, cujas datas iniciais (16 e 17 de Setembro) foram alteradas para 10 a 12 de Setembro de 2021, sendo que o formato do mesmo, desta vez conforme notícia da FAP será em formato hibrido (presencial e online).

Felizmente na nossa opinião uma boa notícia, pois será uma forma de manter ativa uma iniciativa que vai na sua 18.ª Edição.

Sendo finalmente divulgado o tema principal do respetivo, que estava em falta na primeira notícia sobre o mesmo, e que será “da base ao topo”. Sendo já referido o seu programa. A própria Federação destaca a presença dos Selecionadores Nacionais Masculinos e Femininos, Paulo Pereira e José António Silva.

As inscrições estão disponíveis em: https://fpa.eventkey.pt , e devem realizadas até ao dia 09-09-21.

O valor da inscrição será:

Online – 15€

Hibrido – 23€

O Congresso está homologado pelo IPDJ com 3,0, para efeitos de formação de treinadores e da renovação da EHF Pro Licence.

A opção Hibrida, terá as sessões presenciais no Cine Teatro da Nazaré, com a lotação limitada a 150 participantes (mas nada é dito sobe a forme como serão preenchidas), pois não basta dizer que é necessário cumprir com as regras em vigor, pois para a opção online será fornecido o acesso a uma plataforma digital, mas é omisso qual.

O Programa é apresentado, e apenas se deu conhecimento ou enfase ao nome de dois preletores, e os outros como Mats Olsson, Sófia Osório, Vera Lopes, e Simon Sorensen, é pena. Pois esta ação aproveita e bem na nossa opinião a realização da Supertaça Masculina.

Programa

Dia 10-09-21 – Sexta-feira – Online
18h30 – 20h30 – Apresentação de trabalhos e teses

Dia 11-09-21 – Sábado – Online e Presencial

08h15 – 08h45 – Acreditação
08h45 – 09h15 – Cerimónia de Abertura
09h15 – 11h00 – O treino de Guarda Redes – “da base ao Topo, Escola Nórdica” – Mats Olsson
11h00 – 11h30 – Intervalo
11h30 – 13h00 – Painel – Andebol Feminino – Que Futuro? – José António Silva, Sofia Osório e Vera Lopes
13h00 – 14h45 – Almoço
15h00 – 15h55 – Painel de pré-análise técnica e tática do jogo 1 da Supertaça
 (horário a confirmar) – Visualização da 1ª Meia final – Supertaça
 (horário a confirmar) – Painel de pré-análise técnica e tática do jogo 2 da Supertaça
 (horário a confirmar) – Visualização da 2ª Meia final – Supertaça

Dia 12-09-21 – Domingo – Online e Presencial
09h30 – 11h00 – Conceito do Sistema defensivo dinamarquês – da Base ao Topo – Simon Sørensen
11h00 – 11h30 – Intervalo
11h30 – 13h00 – Conceitos de treino da base ao topo – Paulo Pereira
13h00 – 14h45 – Almoço
14h45 – 15h45 – Painel de pré-análise técnica e tática do jogo 1 da Supertaça
 (horário a confirmar) – Visualização da final – Supertaça

O Formador

Planteis – PO01 – Época 2021 / 2022 – Sporting CP

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos. No surgem normalmente surpresas de última hora

Hoje publicamos o Sporting CP

Sporting CP

Pavilhão – João Rocha

Nota – Reinicio dos Trabalhos – 26-07-21

(Foto Facebook)
O Noticias