Crónica de fim de semana dedicada à jornada Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”, o Grupo “B”, que teve um jogo adiado, já depois das nomeações das duplas de arbitragem, ficando deste modo com a jornada incompleta.
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final
Grupo “A”
4.ª Jornada
ABC 17 - 21 FC Porto
Sporting 28 – 23 Águas Santas
Madeira SAD 21 - 25 Benfica
Jornada que se iniciou com mais clássico, o ABC / FC Porto, e confirmou o momento menos bom que a equipa Bracarense está a atravessar, pois averbou mais uma derrota, não tendo ainda nesta fase conseguido obter um ponto positivo ( 4 derrotas ). No entanto o jogo foi disputado com algum equilíbrio, tendo o ABC comandado o marcador até cerca dos 19 minutos ( 7-6 ), a partir deste momento o FC Poro assumiu o comando do marcador , para não mais o largar, apesar da excelente réplica que o ABC sempre deu. Quanto a nós existem dois momentos chave, aos 49 minutos quando na sequência de livre de 7 metros Mário Peixoto é sancionado com desqualificação directa, quando o resultado estava e 17-15 a favor do FC Porto, e os 54 minutos com o resultado em 19-15 a favor do FC Porto Luís Bogas falha um livre de 7 metros, atirando para fora. O ABC apenas teve 50% de concretização nos 7 meros, concretizando 4 em 8 lançamentos. No FC Porto destaca-se a exibição de Filipe Mota ( 4 golos em 4 remates ) e a do guiado redes Cubano Alfredo Quintana com 58% de eficácia, no ABC , apenas Tiago Pereira (7 golos ) e Humberto Gomes estiveram ao seu nível. Uma referência final para mais uma desqualificação de Tiago Rocha. Depois verificaram-se as vitórias do Sporting sobre o Águas Santas e a do Benfica na Madeira, que com este resultado, colocou-se em 2.º lugar da tabela classificativa, ultrapassando o seu adversário desta jornada. A Classificação ficou assim ordenada, FC Porto ( 39 pontos ), Benfica ( 37 pontos ), Madeira SAD ( 36 pontos ), Sporting e ABC ( 34 pontos ), e Águas Santas ( 30 pontos ).
Sporting 28 – 23 Águas Santas
Boa vitória do Sporting, num jogo disputado num pavilhão pouco mais que vazio, e cujo resultado não espelha o equilíbrio verificado, na maior parte do encontro. O Águas Santas foi uma equipa com uma defesa agressiva, que criou sempre grandes problemas ao ataque do Sporting, principalmente durante o 1.º período de jogo, em que varias vezes esteve em igualdade no marcador e até na frente do mesmo, obrigando o treinador do Sporting a alterar o seu sistema defensivo, e fazer entrar o guarda redes Ricardo Correia, e desta forma chegou ao intervalo a vencer por 15-13. No segundo período o resultado manteve-se equilibrado até aos 44 minutos ( 20-19 ), e é a partir deste momento que o Sporting consegue dilatar a resultado. No jogo deve-se destacar as excelentes exibições dos guarda redes Ricardo Correia e António Campos. No Sporting destaca-se o regresso de Bosko aos golos, e a precipitação de Petric momento do remate, não se entendendo que com dois centrais de raiz no banco, os mesmos não sejam utilizados. No Águas Santas Joel Rodrigues e Marco Sousa, foram os mais regulares. O Jogo foi dirigido pela dupla lisboeta António Trina / Tiago Monteiro, que realizaram trabalho bastante positivo, pecando por serem demasiado tolerantes com a agressividade das defesas.
Nota – Não se entende a passividade da mesa e do delegado ao jogo, perante os bancos dos oficiais ao jogo, que estiveram sistematicamente em pé com mais de uma pessoa, e não respeitando a zona dos treinadores, principalmente no fim da mesma.
Madeira SAD 21 - 25 Benfica
Excelente jogo de andebol, num pavilhão cheio de publico criando uma moldura humana, que a modalidade precisa. Num jogo com uma primeira parte extraordinariamente bem disputada e com equilíbrio, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques, e com o Benfica a efectuar um jogo pensado, permitiu-lhe chegar ao intervalo na frente do marcador 13-11. Um inicio do segundo período cheio de determinação e garra permitiu aos insulares igualar a partida aso 13 golos quando iam decorridos 35 minutos. Respondendo o Benfica uma série de 3/0, estando o Madeira SAD 7 minutos sem concretizar. Um dos momentos chave do encontro regista-se aos 48 minutos quando Gustavo Castro falha um livre de 7 metros, e na resposta o Benfica coloca o resultado em 19-16 a seu favor., outro dos momentos chave, foi o falhanço incrível de João Ferraz aos 56 minutos ao querer adorar um remate, quando o resultado estava em 22-20 a favor do Benfica. A vitória do Benfica assentou essencialmente numa boa defesa, nunca se desorganizando, e soube sempre aproveitar as situações de inferioridade numérica do adversário, ao contrário do seu adversário. No Benfica destaque para o excelente jogo de Carlos Carneiro ( 10 golos ), e de David Tavares ( 7 golos ) e para o comportamento dos dois guarda redes João Ferreirinho e Ricardo Candeias. No Madeira SAD além do guarda redes Luís Carvalho que esteve muito bem , destacamos o Gonçalo Vieira ( 4 golos ). Pela negativa teremos de salientar a forma em que se apresentaram José Coelho e João Ferraz. O Jogo foi dirigido pela dupla Aveirense Mário Coutinho / Ramiro Silva , que nos surpreenderam pela positiva.
Nota – Um destaque pela positiva para o trabalho realizado pelos comentadores do jogo na Região Autónoma, J. Fernandes Filipe Calado, pela qualidade das suas intervenções.
Grupo “B”
4.ª Jornada
Xico Andebol 27 - 30 São Bernardo
São Mamede - SC Horta ( Adiado 04-05-11 )
Folga – Belenenses
Continua a grande luta pela sobrevivência, e num jogo entre dois dos candidatos á descida de divisão o Xico Andebol / São Bernardo, a jovem equipa Aveirense foi a Guimarães obter uma excelente vitória, que configura uma boa recuperação pontual desta equipa. Foi um jogo com uma primeira parte de equilíbrio as em que o Xico Andebol, nuca consegui estar na frente do marcador, atingindo-se o intervalo com o resultado favorável ao São Bernardo por 17-14, num segundo tempo a equipa de São bernardo, comandou sempre o marcador, chegando a desfrutar por duas ocasiões de 5 golos de diferença, aos 39 minutos (23-18 ) e aos 52 minutos ( 29-24 ), depois foi gerir até ao fim. André Marques e Daan Garcia com 6 golos, são no São Bernardo os destaques. No Xico Andebol , o destaque vai inteirinho para José Sampaio ( 8 golo ). A Classificação ficou assim ordenada, Belenenses ( 29 pontos – menos 1 jogo ), SC Horta ( 27 pontos – menos 2 jogos ), São Bernardo ( 24 pontos ), Xico Andebol ( 21 pontos – menos 1 jogo ), e São Mamede ( 18 pontos – menos 2 jogos ).
O Banhadas Andebol