gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Marketing e Divulgação da Modalidade

Muito se têm escrito e falado acerca das iniciativas de divulgação da Modalidade.

Existem algumas que têm merecido da nossa parte uma chamada de atenção especial. A FAP , contratou uma empresa que efectuou um estudo e lançou o “next21” , relacionado com o Campeonato Nacional de Juniores da 1.ª Divisão Masculino, mas pouco mais têm sido feito, do que uns anúncios no seu Portal e umas Transmissões dos jogos através do mesmo Portal.

Agora fomos surpreendidos, com diversas acções levadas a cabo pela LPA, que através de “Emailing List”, divulga semanalmente os jogos da sua prova, e as acções que leva cabo em diversos jogos, também fomos informados de que estas acções já têm algum tempo e tem tido uma razoável aceitação dos participantes. Temos pena de não fazer parte do “Emailing List” da LPA, pois já poderíamos ter divulgado, esta iniciativa de divulgação da modalidade, e só agora através de um nosso leitor fomos alertados para a mesma . Seguem alguns exemplos do que afirmamos:

Divulgação da Jornada.
Sessão de Autógrafos
Entrevista
O Noticias

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Analise das Nomeações – Fim de Semana

Regressa a Liga, e com jogos de grau de dificuldade elevada. É um fim de semana para encher pavilhões .As provas FAP , também entram em momentos decisivos, pelo que as s nomeações também deveriam ser cuidadas, e acompanhadas pelos Observadores.

17. ª Jornada da LPA

Delegados – O CA da Liga, parece que desta vez acertou, pois todos os Delegados , são mais interventivos, e com maior capacidade de acção, esperamos que este critério seja para continuar.

Duplas – Foram nomeadas as melhores duplas Portuguesas de momento, para esta jornada, esperamos que as mesmas tenham um comportamento à altura. A dupla Leiriense Daniel Martins / Roberto Martins reaparece após a desastrosa actuação no ABC / Benfica, apesar do seu valor por vezes perde-se em autoritarismos desnecessários.

Desejamos, que todos os jogos corram da melhor forma para todo e qualquer interveniente

Nesta prova parece-nos que houve especial cuidado nas nomeações dos Oficiais de Mesa

Jogos – Duplas

FC Porto – Sporting - Duarte Santos / Ricardo Vieira
S. Bernardo Águas Santas – Daniel Martins / Roberto Martins
Madeira SAD - ABC – Bruno Rodrigues / Carlos Capela
Belenenses – Benfica – Ivan Caçador / Eurico Nicolau

Nomeações FAP

O CA da FAP , por vezes parece estar a “leste” do valor dos quadros de arbitragem e do grau de responsabilidade e dificuldade das provas, bem como do respeito e defesa da arbitragem , sua obrigação. Algumas das nomeações, demonstram a pressa com as mesmas são feitas, e não têm em consideração deslocações que se efectuam e a fadiga que por vezes provocam. A nomeação de observadores capazes, para alguns destes jogos são imprescindíveis , existem falhas e gravosas , pois parece que a nomeação de observadores não existe.

Na PO01, nada a dizer, o CA da FAP , procedeu em nosso entender a nomeações de forma correcta em relação ás duplas e Oficiais de Mesa, no entanto, estranha-se que não existam Observadores nomeados, Será que existem!!!

Na PO04, este fim de semana, voltou-se atrás na qualidade, então para uma prova que a FAP, considera prioritária, até criou um Marketing próprio “ Next21” , o CA nomeia duplas mistas, juntando árbitros que nunca actuaram em conjunto, será que nesta fase é altura de experiências!!!É mais uma prova sem Observadores nomeados, porquê !!!Não são necessários!!!

O Analista

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Taça de Portugal 1/8 Final – Sorteio

Realizou em 25-02-09, pelas 17H00 na sede da FPA o sorteio dos 1/8 de final, da Taça de Portugal Seniores Masculinos, cujo resultado foi o Seguinte :

Belenenses – S.Mamede
G. Sul – Ismai
FC Porto – Sporting
Alavarium – Madeira SAD
Águas Santas – SC Horta
ABC – S. Bernardo
Emp. Comércio – Albicastrense
S. P. Oleiros – Benfica

Merecem nota de destaque os jogos FC Porto / Sporting, Águas Santas / SC Horta e o ABC / S. Bernardo.

Este sorteio significa, que teremos garantidamente nos 1/4 Final , uma equipa da 1.º Divisão Nacional que sairá do despique entre o G.Sul e Ismai, e outra equipa ou da 1.ª Divisão ou da 2.º que sairá do encontro entre o Emp. Comércio e o Albicastrense. Os restantes jogos podem proporcionar encontros interessantes, pois as equipas á partida mais evoluídas , com excepção do Belenenses, jogam em casa dos previsivelmente mais fracos.

Os jogos serão disputados em 08-03-09.

O Noticias

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Taça de Portugal 1/16 Final - Resultados

Concluíram-se os 1/16 Final da Taça de Portugal, sem tomba gigantes, e apenas com um resultado , que eventualmente poder-se-á considerar surpresa , estamos a referir-nos à vitória do G. Sul em Guimarães diante do F. Holanda. De resto verificou a lógica, com resultados que são uma verdadeiro “massacre” dos mais fortes , realçando o verdadeiro desequilíbrio existente as duas provas de topo do calendário Nacional, ainda existe quem tenha a ideia de juntar estas equipas , pergunta-se para quê, têm uma primeira visão dos resultados que vão existir, esperamos que o bom senso prevaleça , e se verifique uma verdadeira reestruturação das provas Nacionais, de forma a que equilíbrio seja acompanhado de evolução e de qualidade.

Dia 01-02-09
Belenenses 24 – 19 AC Fafe
Dia 10-02-09
Camões 23 – 30 SC Horta
Dia 15-02-09
S.P. Oleiros 23 – 21 J. Lis
Dia 22-02-09
Benfica 33 – 27 CS Marítimo
Ismai 42 –19 ADC Benavente
Dia 24-02-09
GS Santo Tirso 37 – 41 Alavarium
AC Lamego 28 – 31 AD Albicastrense
ABC 40 – 13 CDC Santana
S. Bernardo 33 – 28 Alto Moinho
FC Porto 51 – 15 Évora AC
Emp. Comércio 31 – 27 IFC Torrense
Sporting 39 – 20 Avanca
FC Gaia 25 – 29 S.Mamede
Isave 25 – 28 Águas Santas
Madeira SAD 30 – 15 Modicus
F. Holanda 22 – 23 G. Sul

Apurados para os 1/8 Final , a disputar em 08-03-09 e com sorteio marcado, para dia 25-02-09 ás 17h00 na sede da FAP.

Liga ( 9 ) – Belenenses, SC Horta, Benfica, ABC,S. Bernardo, FC Porto, Sporting, Águas Santas, Madeira SAD.
1.ª Divisão ( 5 ) – S.P. Oleiros, Ismai , Alavarium, Emp. Comércio, G. Sul
2.ª Divisão ( 2 ) – AD Albicastrense , S. Mamede

O Noticias

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 35

A crónica deste fim de Fim de Semana, começa com o fim do sonho europeu das equipas Portuguesas, já não existe nenhuma equipa Portuguesa a participar em qualquer competição Europeia de Clubes. A eliminação do Belenenses e do S. Bernardo , foram as últimas , e enquanto a equipa de Belém sofreu uma derrota esperada, embora por números exagerados, dando a sensação de que não correu nada bem a sua deslocação a Espanha. Já a eliminação do S. Bernardo e na presença dos resultados obtidos , parece-nos que foi má opção em termos desportivos, a realização dos dois jogos da eliminatória na Roménia, dando prioridade ao financeiro em detrimento do desportivo.

EHF Cup 1/8 Final

CAI BM. Aragon ( Espanha ) 43 – 30 Belenenses

Challenge Cup, 1/8 Final

S Bernardo 29 – 34 CSU Suceava ( Roménia )
CSU Suceava ( Roménia ) 28 – 27 S. Bernardo


PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 19.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

J. Lis 21 – 25 Marítimo
AC Fafe 31 – 23 S. P. Oleiros
Emp. Comércio 24 – 21 Alavarium
Camões 29 – 26 G. Sul
F. Holanda 31 – 27 Avanca
Modicus 31 – 31 Ismai

Nesta prova, verifica-se a queda do S.P. Oleiros, e as restantes equipas de Aveiro não registaram resultados positivos, o F. Holanda e o Emp. Do Comercio , “parece-nos”, que se reencontraram , no entanto faltam apenas 3 jornadas para o final desta 1.ª fase e parece-nos pouco para uma recuperação que poderia ser surpreendente. Embora nos pareça difícil que o Ismai aceda ao 8.º posto, para poder entrar na disputa do “Play Off” , nada será impossível e este lugar deverá ser disputado pelo F. Holanda, S.P. Oleiros e Ismai, o que à algumas semanas atrás seria impensável. O Marítimo regressou ao comando da Classificação, mas disputa dos 4 primeiros lugares está totalmente aberta, e todos sabemos quanto é vantajoso, em termos de Play Off ficar classificado nestes lugares.

Errata : Também erramos, e por isso emendámos , é claro que o F. Holanda tem um jogo a menos o que altera substancialmente a analise na disputa do 8.º lugar, que efectivamente deverá ser entre o Ismai , S.P. Oleiros e muito provavelmente o Camões, a ver vamos.

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 17.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

AC Fafe 13 – 33 Belenenses
ABC 24 – 28 F. Holanda
S. Bernardo 20 – 36 FC Porto
Sporting 34 – 20 Infesta
Águas Santas 32 – 22 Benfica
Fermentões 30 – 24 G. Sul

Resultado que nos chama a atenção, não pela vitória, pois os seus últimos jogos tem demonstrado uma subida qualitativa , mas sim pelos números, a vitória do FC Porto em S. Bernardo, um outro resultado que poderá despertar curiosidade é a vitória da Equipa de Águas Santas sobre o Benfica pela diferença de12 golos. O Benfica é uma equipa instável. Os 2 primeiros lugares estão quase entregues ( Belenenses e F. Holanda ) , centrando-se agora a grande disputa no 8.º lugar que dará acesso ao Grupo A na Fase seguinte da prova.

O Banhadas Andebol

domingo, 22 de fevereiro de 2009

6.º Jogos do Mediterrâneo – Juniores “C” Masculinos

Conforme tinha, os previsto , ainda era cedo para falarmos em bons resultados, depois dos dois primeiros dias de prova, no dia em que Portugal defrontou a França e o Egipto e perdeu ambos os jogos, o que levou a ficarmos apenas no 3.º lugar do grupo.

Esta classificação colocou-nos a disputar os lugares entre o 1.º e o 6.º , No entanto logo a 19 de manhã defrontamos a Espanha e voltamos a perder ( embora apenas por um golo 23 - 22 ) e à tarde vencemos a Tunísia ( 25 – 13 ). Dia 20, no jogo que nos faltava disputar nesta fase voltamos a perder agora com a Selecção de Montenegro e por números verdadeiramente esclarecedores ( 24- 17 ) . Ficando Classificados em 5.º Lugar neste grupo, o que é verdadeiramente esclarecedor, quando nos propúnhamos a melhorar o resultado da época anterior e a disputar os lugares do podium, para terminar, perdemos com a Tunísia a quém havia-mos vencido na Fase anterior .Obtivemos uma das piores classificações de sempre.

De salientar que a Dupla de Arbitragem Feminina Vânia Sá e Marta Sá, dirigiram no dia 20, o difícil jogo entre a França e a Espanha., depois de no dia 19 terem dirigido o Turquia / Itália e o França / Montenegro, depois de ter dirigido 4 jogos nos primeiros dias, face ao número de encontros em que participou, foi provavelmente a representação Portuguesa mais positiva.

Resultados de Portugal :

Dia 15-02-09
Portugal 23 – 8 Líbia
Dia 16-02-09
Chipre 15 – 30 Portugal
Tunísia B 14 – 26 Portugal
Dia 17-02-09
Portugal 15 – 29 França
Egipto 20 – 17 Portugal
Dia 19-02-09
Espanha 23 – 22 Portugal
Portugal 25 – 13 Tunísia
Dia 20-02-09
Montenegro 24 – 17 Portugal
Dia 21-02-09
Portugal 22 – 24 Tunísia

Classificação final do Torneio
1.º - Espanha, 2.º - França, 3.º - Egipto, 4.º - Montenegro, 5.º- Tunísia e 6.º - Portugal

Não poderemos face a estes resultados considerar a participação de Portugal , positiva , bem pelo contrário, no entanto consideramos que os jovens atletas são os menos culpados, e deveria a entidade que é responsável pela modalidade em Portugal rever os seus critérios relativamente a processos, dias de estágios , comitivas e técnicos, porque tudo isto tem custos e não são baixos,

Como de costume sempre que as nossas equipas deixam de obter resultados positivos ou sofrem derrotas os critérios editoriais do Portal da FAP, alteram-se e as noticias passam para segundo plano.

O Noticias

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Paulo Jorge Pereira – Novo Projecto

O professor Paulo Jorge Pereira, vai encetar uma nova fase da sua vida como Técnico ( e dos bons ), ao aceitar o convite , para dirigir a Selecção de Angola Seniores Feminina, é uma honra para o Andebol Português , que um seu Técnico, vá dirigir uma das melhores Selecções Mundiais no Andebol Feminino, pena é que em Portugal não tenham reconhecido os seus Méritos ( Lamentável ) e, o Organismo responsável pelo Andebol Nacional , vá apostando em técnicos ( será que são !!! ) cujo passado e ou presente nada apresentam como trabalho válido, mas com custos elevados.

Ao Professor Paulo Jorge Pereira, apresentamos desde já os nossos parabéns e desejos de felicidades no seu novo projecto, e que o seu Blog, continue a existir e nos vá presenteando, sempre que possível com novos artigos e nos vá fornecendo novidades da sua nova actividade, até sempre.

O Banhadas Andebol

Analise das Nomeações – Fim de Semana

Este fim de semana, apenas teremos, provas FAP , deste modo a analise será sintética, e englobará, nomeadamente a PO01, e a PO04, que estão a entrar em fases decisivas, e pensamos nós este fim de semana com todas as duplas libertas o CA da FAP , não teria grandes problemas em efectuar as melhores nomeações , no entanto existem ainda algumas falhas , principalmente ao nível do acompanhamento e observação.

O CA da FAP , tem a obrigação de nesta fase trabalhar mais em termos nomeativos, assim como a nomeação de observadores capazes, para alguns destes jogos são imprescindíveis , também aqui existem falhas e gravosas , pois parece que a nomeação de delegados e observadores não existe, em termos práticos.

Na PO01, nada a dizer, o CA da FAP , procedeu em nosso entender a nomeações de forma correcta em relação ás duplas e Oficiais de Mesa, no entanto estranho apenas um Observador nomeado e logo para uma dupla Internacional, então!!! e a dupla do Quadro de Árbitros Jovens de Braga Jorge Fernandes / Alberto Alves, não é acompanhada!!!, será que existe apenas a preocupação do número de Observações, e apenas se fazem observações nas provas de escalões inferiores!!! É um tema a meditar no futuro.

Na PO04, verificou-se algum cuidado, no entanto parece que deveria ter havido um cuidado ainda mais apurado, pois existem nomeações em falta de quadros da elite, pois ao serem nomeadas 3 duplas do quadro de Árbitros jovens , será pura coincidência são todas da Associação de Andebol de Braga. Quanto a Observadores zero , leram bem zero , No mínimo absurdo!!!

Na PO20 , 1/16 de Final da Taça de Portugal , mais uma vez nem um único Observador nomeado, mas pergunta-se o que anda a fazer o CA, em relação a esta questão que é tão premente no acompanhamento e formação dos árbitros. Quanto ás nomeações das duplas existe um misto de elite e de todas as restantes categorias, e nos jogos de possível equilíbrio, a bem da verdade tem de se dizer que houve ( parece-nos ) um cuidado especial.

O Analista

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

APAOMA – Eleições - Resultados

PARABENS AOS VENCEDORES – HONRA AOS VENCIDOS

Esta será uma máxima para começar este texto, esperamos que seja para cumprir, não temos informações da forma como decorreu a Assembleia Geral, realizada em 19-02-09, no entanto, recebemos a informação dos resultados finais da votação, através de Fernando Ferrão, candidato a Presidente através da Lista “A”., que aqui transcrevemos :

Fechou o acto eleitoral para os corpos sociais da APAOMA.O escrutínio encerrou as 5 horas da manhã de hoje, tendo sido apurado o seguinte resultado.

Lista A - 115 votos
Lista B - 152 votos

Quero também expressar através deste Blog as minhas felicitações à lista vencedora na pessoa do companheiro António Trinca que já felicitei pessoalmente logo que se encerrou o escrutínio.

Encerrou mais um capitulo da historia da APAOMA, está na hora de todos dar-mos as mãos e trabalhar em prol da arbitragem.

Como sempre estarei disponível para servir o Andebol onde for necessário. Aproveito também para agradecer todo o apoio que me foi manifestado por todos os companheiros que votaram ou apoiaram a lista A.

Saudações Desportivas

Fernando Ferrão


Pela nossa parte apenas esperamos, que exista trabalho, e que a arbitragem seja dignificada, e contribua para o desenvolvimento da nossa modalidade.

O Jurídico

Comité Olímpico e o Andebol

Vão realizar-se eleições para o CO Português, e, a nossa modalidade, que é a 2.ª Modalidade praticada em Portugal, e a 1.ª no sector Feminino, nunca obteve grandes favores do nosso CO, no entanto outras modalidades, como o Voley ou o Ciclismo, citando apenas estas, parecem predestinadas, a fazer parte da Comissão Executiva deste Organismo, mais uma vez fomos esquecidos, não tirando mérito aos que segundo o que anda a ser publicado nos vários Órgãos da Comunicação Social, é mais importante ser politico ou estar nas boas graças, pois desta forma obtêm-se os votos suficientes para vencer as eleições. E instalarem-se no poder.

A FAP pelos vistos é uma das apoiantes, da única Lista que se apresentará a sufrágio, não sabemos a que preço, aquilo que sabemos é que mais uma vez somos “escorraçados”, da Comissão Executiva, mas atribuem-nos um “lugarzito” o de Secretário do Conselho Fiscal , giro, e a personalidade que aceita este cargo , é nem mais nem menos que o Eng. Rui Coelho, o homem que já esteve com um pé num dos cargos mais altos da hierarquia do Andebol a nível Internacional. Estranho que o tenha aceite, pois o cargo não é minimamente compatível com a importância da nossa Modalidade. Mas vamos cantando e rindo e fica tudo bem.....

O Banhadas Andebol

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

APAOMA – Cadernos Eleitorais ... ou Sebentas...

A APAOMA distribuiu dia 17-02-09, os chamados Cadernos Eleitorais, se as listas têm dois dias para os conferir, o prazo acaba depois do acto Eleitoral . O que se deve chamar a isto !!! Vindo de uma Associação de Classe que tem o dever e a obrigação, do máximo de transparência e dignidade . O Que dizer !!!!

Nos cadernos divulgados , segundo informações recolhidas, são tantas as irregularidades , que nós perguntamos aonde isto vai parar...

- Existem inscritos que não podem ser sócios da Associação

- Na Associação de Andebol de Lisboa, o Caderno Eleitoral , apresenta 72 árbitros e Oficiais de Mesa Regionais, quando registados na FAP, existem 14 Árbitros Nacionais, 16 Árbitros Regionais, 10 Oficiais de Mesa Nacionais e 2 Oficiais de Mesa Regionais, que perfaz um total de 42 quadros ( se todos forem sócios da Apaoma )

- Na Associação de Andebol da Madeira, o Caderno Eleitoral, apresenta 21 árbitros e Oficiais de Mesa Regionais, e 6 elementos sem nenhuma categoria, enquanto registados na FAP, existem 2 Árbitros Internacionais, 12 Árbitros Nacionais, NENHUM Árbitro Regional, 1 Árbitro Estagiário, 3 Oficiais de Mesa Nacionais e 2 Oficiais de Mesa Regionais.

- Pela Associação de Andebol de Setúbal, faz parte dos Cadernos Eleitorais ,um pseudo ( candidato ) a Árbitro, mas o estranho é que este elemento, só frequentará o próximo curso a realizar por aquela Associação Regional. ( Esta é de artista !!! )

- Será que poderão realizar-se eleições com os Cadernos Eleitorais neste estado, pensamos que não, e é legitimo que qualquer das Listas impugne o Acto , que não têm a mínima hipótese de ser considerado LEGAL, perante os Estatutos da própria Associação de Classe, e perante a LEI.

Não divulgamos alguns dos nomes que se encontram irregulares a pedido das pessoas que nos forneceram a informação, e que provavelmente, nada têm a ver com o que se está a passar.

O Jurídico

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Informação – Clubes

9º TORNEIO DE ANDEBOL “VILA DE BENAVENTE”
Realiza-se de 20 a 24 de Fevereiro, a 9ª edição do Torneio de Andebol “Vila de Benavente”.

O Torneio, destina-se aos escalões de Minis, Infantis, Iniciados e Juvenis Masculinos, e conta com as seguintes presenças: Sporting C.P., C.F. Os Belenenses, S.L. Benfica, ABC Braga, A.A. Águas Santas, V.F.C. Setúbal, NAAL Passos Manuel, C.D. Olhanenses, C.F.V.G. Vidigueira, S.C. Espinho e o clube anfitrião A.D.C. Benavente.

Em, Minis, Infantis e Iniciados vão jogar no sistema TXT, em que o vencedor será aquele que obtiver mais pontos.

Em Juvenis serão realizados dois jogos, em que os vencidos jogarão entre si novo jogo para disputar o 3º e 4º lugar, enquanto os vencedores realizarão uma final (1º e 2º lugar).

Em Bambis, haverá dois jogos de andebol de 5 com as equipas do C.A. Salvaterra e do Vulcanense F.C. Em Feminino também haverá a realização de um jogo contra uma equipa da A.Re. Porto Alto.

Todos os jogos vão realizar-se no Pavilhão Gimnodesportivo na Escola Secundária de Benavente.

A Organização do Torneio é da responsabilidade da A.D.C. Benavente, com os apoios da Câmara Municipal de Benavente, Junta de Freguesia, comércio local, Bombeiros Voluntários de Benavente, Federação de Andebol de Portugal e Associação de Andebol de Santarém.

O Noticias

Regras de Andebol - 41

Eis as soluções das perguntas anteriores:

196Resposta A,D – Regras ( 13:6, 17:10, Clarificação 9 ), 197 - Resposta B,D – Regras ( 2:8a, Clarificação 2 ), 198Resposta A,B,D – Regras ( 4;2 ), 199 Resposta C,D – Regras ( 8:4, Clarificação 5:2 ) 200Resposta B – Regras ( 6:2c, 14:1a, Clarificação 5 )

Perguntas Seguintes :

201 - A bola vai de um colega para área de baliza onde o guarda-redes A1 salta e captura a bola no ar. O guarda-redes agarra firmemente a bola e aterra fora da área de baliza. Decisão?

A - Jogo prossegue
B - Lançamento de guarda-redes para A
C - Lançamento livre para equipa B
D - Lançamento de 7 metros para equipa B

202 - Guarda-redes B está executando um lançamento de guarda-redes. A bola toca o árbitro e volta para guarda-redes B que não saiu da sua área de baliza. Decisão?

A - Jogo prossegue
B - Repetição do lançamento de guarda-redes
C - Lançamento livre para A
D - Lançamento livre para B após apito

203 - A bola ressalta de um colega para a área de baliza onde o guarda-redes A1 salta e apanha a bola no ar. O guarda-redes agarra a bola e aterra com um pé dentro da área de baliza e um pé fora. Decisão?

A - Jogo prossegue
B - Lançamento de guarda-redes para A
C - Lançamento livre para a equipa B
D - Lançamento de 7 metros para a equipa B

204 - Em que situações deve uma agressão conduzir a uma Expulsão?

A - No terreno de jogo durante o tempo de intervalo
B - No terreno e durante o jogo
C - Durante o jogo e fora do terreno de jogo
D - Antes e depois do jogo

205 - Equipa A remata à baliza. Guarda-redes B agarra a bola. Neste momento o cronometrista apita para terminar o jogo. Os árbitros verificam com o cronometrista que faltam 30 segundos para terminar a segunda parte. Todos os jogadores permaneceram no terreno de jogo. Como deve o jogo ser reiniciado?

A - Lançamento livre para B
B - Lançamento de guarda-redes para B
C - Lançamento livre para A
D - Sinal de apito necessário

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

APAOMA – Eleições – Ultima Hora

Recebemos a informação da Alteração do local da Assembleia Geral , a realizar em 19-02-09, que embora prevista na convocatória é no mínimo estranho o Timing da mesma.


Gabinete de Apoio ao Associativismo

Avenida 25 de Abril
Edifício Monte Sião
Torre da Marinha
2840-443 Seixal.


Terminamos com um Apelo à presença massiva dos quadros de arbitragem , num acto cívico da maior importância em especial para eles e em geral para a modalidade.

O Jurídico

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Record de Hoje

Com o titulo “Clubes ameaçam faltar aos jogos nas ilhas “ a peça jornalística refere-se, aos clubes da Liga, que se encontram a disputar a Taça de Portugal, que já vai nos 1/16 Final. Após ler-mos a noticia , tentamos obter mais informações sobre o que na realidade se passava, e também como diz o jornal o Record , a decisão teve por base uma decisão tomada na última reunião dos Clubes com a Direcção da LPA , realizada este fim de semana no Estádio de Alvalade, é difícil conseguir-se saber alguma coisa do que se passa nestas reuniões, pois as mesmas são demasiados herméticas e os seus intervenientes raramente deixam escapar algo , mas desta vez , como o Presidente da Direcção falou conseguimos mais alguma coisa.

Existe um Despacho da Secretaria do Estado , de Outubro de 2007, que consagra, o pagamento das viagens ás Regiões Autónomas, apenas para a Taça de Portugal, às equipas que disputam competições Profissionais. Na Época passada, registaram-se 3 deslocações ( ABC, Águas Santas e S. Bernardo ), e apesar de os Clubes terem cumprido todos os requisitos previstos, e enviado toda a documentação para a FAP, esta nada liquidou, empurrando para o IDP, e oficio para cá oficio para lá até este momento nada foi resolvido, e a última informação o que dizia era “nada”. Não se entende que andando a FAP tão solicita em resolver problemas e em verdadeiras operações de charme , ainda não ter resolvido o assunto, pois já investe em Transmissões Televisivas com Clubes da Liga ( Belenenses / Aragon ) , ou será que está a ver se os Clubes faltam aos jogos !!! Gostaríamos de ver até onde vai a solidariedade dos Clubes , Aguardemos. Pois é uma verdadeira vergonha o que se está a passar.

O Analista

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

6.º Jogos do Mediterrâneo – Juniores “C” Masculinos

No final do 2.º dia de provas, o comportamento da Selecção Nacional, têm sido bastante positivo ( esperamos que continuem assim até ao fim ), no entanto convêm esclarecer de que até ao momento Portugal ainda não defrontou nenhuma das equipas ( Selecções ), que poderá criar problemas, pois ainda falta jogar com a França e o Egipto, o que só acontecerá amanhã dia 17.

Convém informar de que os jogos são jogados em três períodos ( 15 minutos ), nesta fase, e o resultado em cada período vale pontos ( 1 ) e o resultado final ( 2 pontos )

Resultados até hoje de Portugal :

Dia 15-02-09
Portugal 23
– 8 Líbia ( 5 pontos )
Dia 16-02-09
Chipre 15 – 30 Portugal ( 5 pontos )
Tunísia B 14 – 26 Portugal ( 4,5 Pontos )

Classificação do Grupo de Portugal
Jogos que Faltam

Dia 17-02-09
Portugal – França ( 11H30 , Locais )
Egipto – Portugal ( 17H30 , Locais )

Dia 18 é dia de folga

Nota sobre as actuações da dupla feminina portuguesa não existe qualquer tipo de informação.

O Noticias

APAOMA – A ser verdade ... É Mau

A ser verdade o que o candidato Fernando Ferrão nos narra no texto que nos fez chegar, estamos perante mais um escândalo a somar aos muitos que o tortuoso processo de eleições tem sido sujeito, e que pede mais uma vez a intervenção do Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação de Classe, que pelos vistos , têm sido até ao momento o único elemento com esclarecimento suficiente para evitar todos estes processos, nada abonatórios. Aguardaremos a sua intervenção.

Eis o Texto de denuncia que nos foi enviado:

Pelo interesse que o Blog de V. Exª tem demonstrado pelas eleições para os Corpos Sociais da Apaoma, cumpre-me mais uma vez denunciar mais uma tentativa de condicionar e viciar o acto eleitoral que se aproxima.

O Dr. Hugo Virgílio continua com habilidades e em conluio com o cabeça de lista Sr. António Trinca. Estes senhores tem muita dificuldade de viver e agir em democracia.

No passado dia 05 de Fevereiro encerrou o período para inscrição de sócios e regularização de quotas. Ficou estabelecido que de imediato seriam publicados os cadernos eleitorais para possibilidade de fiscalização por parte de representantes das duas listas. Até esta data nada disso aconteceu. Estou plenamente convicto que o Sr. António Trinca com a conivência do Dr. Hugo Virgílio já tem conhecimento dos cadernos eleitorais e já estarão a cozinhar mais uma das suas habilidades.

Tenho conhecimento que muitos sócios apoiantes da minha candidatura não receberam o respectivo boletim de voto para poderem exercer esse direito enquanto o Sr. António Trinca e o Sr. Felisberto Silva andam a entrega-los em mão aos seus acólitos.

Mesmo que os cadernos cheguem ao meu conhecimento na segunda feira, e como tenho dois dias para os conferir e reclamar alguma irregularidade, quer dizer que os cadernos estarão para publicação no dia 18, sendo as eleições no dia seguinte. Jamais poderia pensar que este tipo de procedimentos seriam possíveis de utilizar por pessoas que tem a obrigação de ter um comportamento irrepreensível, pois são árbitros no activo. Que vão pensar os clubes, treinadores, jogadores e dirigentes destes senhores? Nada de bom com certeza.

Espero, para bem da classe, que o acto eleitoral decora sem problemas e com a total transparência e honestidade - como se exige da classe que representamos.

Respeitosos cumprimentos

Fernando Ferrão


Terminamos com um Apelo à presença massiva dos quadros de arbitragem , num acto cívico da maior importância em especial para eles e em geral para a modalidade.

O Jurídico

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 34

Iniciamos no Feminino

Challenge Cup 1/8 Final – 2.ª Mão


Gil Eanes 26 – 25 ZRK Trogir ( Croácia )

Vitória do querer e da boa vontade , mas não chegou, para passar aos 1/4 Final, Fica no entanto o trabalho que está ser realizado em Lagos e que trará certamente dividendos no futuro. Parabéns Gil Eanes.

Passamos ao Masculino

EHF Cup 1/8 Final

CF Belenenses 33 – 37 CAI BM. Aragon ( Espanha )

Pavilhão cheio , publico entusiasta, forte apoio à equipa de Belém , alguns bons momentos de jogo, minutos iniciais de completo desacerto do Belenenses, Inicio de 2.ª parte com uma recuperação excepcional de garra e querer, e novamente uma dezana de minutos na 2.ª metade do 2.º tempo de completo desacerto, e que ditou o resultado final. No Belenenses Tiago Silva esteve a milhas do seu valor, nem defendia e a atacar esteve muito mal, Nelson Pina que tem valor , deve-se lembrara que o Andebol é um jogo de equipa e não pode perder 5 bolas seguidas em bonitos , mas sem eficácia. A Equipa espanhola deu um exemplo de velocidade de circulação de bola sem batimentos, em que cada um sabia o seu lugar e com dois pontas, verdadeiros fora de série. A Dupla de arbitragem Francesa , se actuasse nas provas Nacionais iria ter grandes dissabores, sem critério na Falta do Atacante, sem critério na Lei da Vantagem, nas violações da Área de Baliza, com uma actuação para esquecer. Apenas uma nota, se uma dupla portuguesa actuasse desta forma, não faltariam agora as criticas e de certeza contundentes.

Challenge Cup, 1/8 Final

CS Marítimo 26 - 30 HC Buducnost Podgorica
HC Buducnost Podgorica 31 – 28 CS Marítimo


Terminou a aventura Europeia do Marítimo , com bastante dignidade, apesar de ter sido derrotado nos dois jogos da Eliminatória que foi disputada no Funchal.

Campeonato da Liga

Prova ao rubro, que este fim de semana teve todos os ingredientes, bons jogos, emotividade, incerteza nos resultados e até publico num jogo os outros foram fracos, boas e más Arbitragens, e algumas mesas ( Deixam muito a desejar ) e até policia, enfim houve de tudo, mas passemos aos jogos.

Disputou a 16.ª Jornada com os seguintes resultados

Sporting 31 – 30 Águas Santas
ABC 28 – 28 S. Bernardo
Benfica 31 – 31 Madeira SAD
SC Horta 29 – 23 Belenenses ( Já Disputado )

Sporting 31 – 30 Águas Santas

Jogo disputado em Loures e que até estava com mais publico do que é habitual , no entanto a falta de informação e de divulgação dos jogos por parte dos clubes, provoca situações destas. Resultado enganador, pois a partir dos 25 minutos da 1.ª parte o Águas Santas ( Vencia ao intervalo 15-14 ) comandou o jogo até aos 57 minutos altura em que Pedro Neto , fez um remate disparatado e sem nexo e proporciona a reviravolta no resultado. Paulo Queirós deu um banho táctico a Paulo Faria. O Sporting foi uma tudo menos uma equipa, sem fio de jogo, ataca mal e a defender nem se fala, foi salvo por um GR ( Humberto Gomes ) que em esteve em dia , em períodos cruciais do Jogo. DE salientar no Águas Santas a acção de Jorge Carvalho ( 10 Golos ). A Dupla de Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador, num jogo em que os atletas não criaram grandes problemas, também não inventou, no entanto a forma como julgaram as violações da área dos 6 metros não foi a mais correcta. De resto bem .

ABC 28 – 28 S. Bernardo

Apesar de existir um jogo de Futebol, quase à mesma hora, o Pavilhão estava como de costume muito bem composto, Braga tem os seus fieis adeptos ( Gostávamos de ver este espírito noutros clubes ) . O S. Bernardo proporcionou a surpresa da jornada ( mal aproveitada pelo Benfica ) ao empatar em Braga, mas o mais surpreendente foi que ao Intervalo vencia por 17 – 11, disputou um jogo cheio de garra, com efeitos de surpresa sobre um ABC, que correu o jogo todo atrás do prejuízo, e que apenas conseguiu empatar nos últimos segundos. No S. Bernardo , Nuno Grilo com 13 golos foi a figura do jogo. No ABC, Dário e Fábio carregaram com a equipa . A Dupla de Arbitragem Duarte Santos / Ricardo Vieira, estiveram razoáveis embora nos parece que Ricardo Vieira , deve acalmar em certos momentos do jogo. Tiveram no entanto uma virtude entenderam que o andebol é de sete e só actuaram disciplinarmente quando deviam, no entanto convém lembrar que as sanções disciplinares no último minuto, passíveis de interferir no resultado do jogo, devem ser punidas com Cartão Vermelho ( Desqualificação ) e relatório escrito.

Benfica 31 – 31 Madeira SAD

Um jogo que foi emotivo pela incerteza do resultado , com o Madeira SAD a funcionar como verdadeira equipa e o Benfica a defender mal como já à muito tempo que não o víamos fazer, e sem soluções. Valeu O Luís Nunes , que parece ter entendido, de que as “flores” só devem ser feitas quando resultado está consolidado , e foi a figura do Benfica com 12 Golos, talvez o falar-se na sua possível mudança o tenha feito pensar na sua forma de estar em jogo. Por seu lado o Madeira SAD, com os seus “veteranos” Yuriy Kostetsky ( 11 golos ) e Carlos Galambas ( 8 golos , 5 seguidos aos 6 metros ) em grande plano deram cabo de todos os planos do Benfica. Por fim o caricato O Madeira SAD obtém o empate num livre directo da depois do tempo terminado ( mas legal ).
Antes de se falar na Arbitragem , deve dizer-se que a distância dos 3 metros é para manter até a bola sair da mão do lançador ( Aplicação de sanção progressiva ao infractor ) . Depois só pode ser concedido “time out” à equipa que possui a bola em seu poder e nunca deverá a mesa sinalizar para conceder tempo de jogo, depois de a bola sair pela linha Lateral, má actuação dos Oficiais de Mesa e do Delegado ao jogo, no entanto os técnicos devem saber que o Cartão de “Time Out”, deve ser entregue em mão e não atirado para cima da mesa e mais devem também saber, o momento preciso em que o solicitam. Os Árbitros os Oficiais de Mesa e o Delegado devem igualmente, saber que depois de um Cartão Vermelho ( Desqualificação ) seja a quem for , o inscrito no Boletim de jogo a quem foi aplicada essa sanção tem de abandonar imediatamente o recinto de jogo, ora o que se viu foi uma autêntica palhaçada, com O técnico do Madeira SAD , depois de Desqualificado a fazer o Tempo de paragem e a dar instruções , até que finalmente alguém esse lembrou de pôr a Policia a trabalhar para retirar o mesmo de campo. A Dupla de Arbitragem António Trinca / Tiago Monteiro , que até possuem condições morfológicas para serem uma boa dupla , mas que só isso não chega. Tiveram uma actuação completamente desequilibrada, começaram por impor um critério disciplinar que depois não conseguirem manter, provocando protestos por tudo e por nada, o critério dos 7 metros não existiu, defendia-se dentro da área dos 6 metros sistematicamente, e na 2.º parte do jogo o descontrole foi total. Finalmente parece que entenderam o jogo passivo só esperamos que tenha sido em definitivo.

PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 18.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Marítimo 33 – 26 S.P. Oleiros ( Já disputado )
Avanca 25 – 25 Camões
Ismai 21 – 23 Emp. Comércio
Alavarium 23 – 22 AC Fafe
G. Sul 24 – 22 Modicus
J. Lis – F. Holanda ( 14-03-09 )

Jornada sem surpresas aparentes, mas com resultados equilibrados, em o Ismai perdeu o balanço que começava a levar.A subida do Alavarium ao comando da prova em igualdade com o Marítimo, a descida do S. P. Oleiros ao 7.º Lugar e a distância Pontual, ( quando faltam 4 jornadas para o terminus desta fase ) entre o 1.º e o 7.º Classificado é de 6 pontos , convém recordar que o 8.º Classificado tem um jogo a menos ( F. Holanda ) e que poderá eventualmente ficar a 5 pontos.

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 16.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Belenenses 43 – 30 F. Holanda
AC Fafe 22 – 26 Águas Santas
Benfica 28 – 27 Sporting
G. Sul 31 – 35 S. Bernardo
FC Porto 29 – 29 ABC
Infesta 28 – 25 Fermentões

Alguns resultados surpresa , como o empate do FC Porto com o ABC, a expressiva vitória do Belenenses sobre o F. Holanda, que permitiu o isolamento da equipa de Belém no 1.º Lugar , em detrimento do F. Holanda, bem como a subida do ABC ao 3.º lugar.

PO09- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

Completou-se a 18.º Jornada, com os seguintes resultados.

ND St. Joana 27 – 39 CS Madeira
Almeida Garrett 23 - 46 Madeira SAD
Maiastars 21 – 34 Gil Eanes ( Já disputado )
Porto Salvo 27 – 19 J. Lis
João Barros 18 – 17 C. Gaia

Jornada em que a grande surpresa foi a vitória da equipa de João Barros sobre o Colégio de Gaia, que lhe permitiu o acesso à Fase Final Grupo “A” e estabeleceu a classificação final da Fase regular .

Apurados para o Grupo A , disputa da Fase Final Grupo “A” do Campeonato Nacional Madeira SAD, Colégio de Gaia, João Barros e Gil Eanes , esta Fase será disputada no sistema de TXT a duas voltas , transitando as equipas com 50% dos Pontos da 1.ª Fase.

Nestes Termos o Grupo “A” inicia-se com a seguinte Classificação:

1.º Madeira SAD 27 Pontos
2.º Colégio de Gaia 24 Pontos
3.º João Barros 22 Pontos
4.º Gil Eanes 21 Pontos

A grande surpresa é o não apuramento da CS Madeira, o que já não se verificava à uns anos.

O Banhadas Andebol

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Andebol No Feminino

Hoje Divulgamos duas acções, que certamente vão contribuir para o desenvolvimento do Andebol na vertente Feminino.

1 - Casa do Benfica no Seixal

ANDEBOL FEMININO - inscrições abertas

Treinos
2ª feiras
: Das 20:30h ás 21:30h - Escola Pedro Eanes Lobato - Amora
6ª feiras: Das 19 ás 20:00h - Escola Alfredo Reis Silveira - Torre da Marinha

Nascidas em 1992 a 2001
Email - casabenficaseixal@gmail.com
Contacto: 963 742 702 / 914 321 858

2- Centro Social da Juventude do Mar

O Centro Social da Juventude de Mar , organiza uma Tertúlia, que decorrerá durante o Torneio de Esposende, com o tema: “Andebol Feminino – Que Futuro?”

A acção decorrerá na Casa da Juventude em Esposende no dia 22 de Fevereiro às 20:30h, Entrada Livre.

Contacto - Paulo Alexandre Reis Martins - Centro Social da Juventude de Mar – Treinador - pauloreismartins@sapo.pt

O Formador

Analise das Nomeações – Fim de Semana

As provas tanto da LPA , como da FAP , nomeadamente a Po01, e a Po04, estão a entrar em fases decisivas, e como alguém já disse , “terminaram as experiências”, neste momento tanto uma entidade como outra tem de se preocupar em efectuar nomeações que defendam a qualidade dos jogos e até as próprias duplas de arbitragem.

Não pode haver nomeações de “encaixe”, ou de baixo custo, a preocupação tem de ser a defesa da competição, todos os pontos são necessários para definição de posições nas provas já indicadas, a qualidade dos delegados é importante, têm de ser perfeitos conhecedores não só das regras, como de todo o meio envolvente ao jogo, colaborando e criando condições, para que exista qualidade nas arbitragens, falta apenas dizer, quão importante se torna a nomeação dos oficiais de mesa, verdadeiros auxiliares das duplas de arbitragem e que na maior parte das vezes fazem figura de corpo presente e apenas fazem “papeis” de exclusões.

Analise das Nomeações

16. ª Jornada da LPA

Delegados – O CA da Liga, esqueceu os princípios já focados na introdução e nomeou um delegado para o Sporting / Águas Santas com total discordância da nossa parte, é pouco interventivo, na acção comportamental dos Bancos, pensamos que existem delegados na Liga com mais qualidades para o desempenho de funções, nesta fase da prova. Quanto aos restantes completamente de acordo.

Duplas – Completa discordância com a nomeação da Dupla que vai dirigir o jogo Benfica / Madeira SAD , depois da sua actuação no Restelo na última semana, esta dupla nunca poderia ser nomeada para outro jogo de aparente equilíbrio e que não vai ser fácil, até nos aspectos disciplinares, mais uma vez vai ser marcado jogo passivo a meia dúzia de segundos de jogo, etc... , quanto ás restantes nada a dizer são as melhores duplas Portuguesas de momento, pode é as vezes não correr bem.

Desejamos, que todos os jogos corram da melhor forma para todo e qualquer interveniente

Nesta prova parece-nos que houve especial cuidado nas nomeações dos Oficiais de Mesa

Jogos – Duplas

ABC – S. Bernardo – Duarte Santos / Ricardo Vieira
Benfica - Madeira SAD – António Trinca / Tiago Monteiro
Sporting – Águas Santas – Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Nomeações FAP

Em relação a estas nomeações, mantemos o critério da analise ser global, já definido.

Nas nomeações da PO01, nada a dizer efectivamente o CA da FAP , procedeu em nosso entender a nomeações de forma correcta em relação ás duplas e Oficiais de Mesa, apenas se lamentando que nos dois jogos na Região de Aveiro, apenas exista um Oficial de Mesa em cada jogo, por outro lado apenas um dos jogos tem Observador nomeado, o que nos parece muito pouco e estranho. Na PO04, verificou-se algum cuidado embora, não se possa proceder a nomeações da mesma dupla para um jogo ás 15H00 no G.Sul e ás 18H30 na Luz 2 – para apitar um Sporting / Benfica, é completamente irracional este tipo de nomeações , não está em causa a qualidade da dupla, está sim a forma como vai chegar ao 2.º segundo jogo, se conseguir !!! , observadores, apenas um nomeado e curioso o mesma da véspera na PO01 ( José Macau ).Na PO09 o panorama melhorou, passou de péssimo a medíocre, e esta prova merecia um pouco mais de qualidade.

Continua saga do número exagerado de jogos que algumas duplas realizam por fim de semana. Sinceramente não se entende.

O Analista

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Taça de Portugal 1/16 Final - Informação

Já realizados :

Dia 01-02-09
Belenenses 24 – 19 AC Fafe
Dia 10-02-09
Camões 23 – 30 SC Horta

A Realizar :

Dia 15-02-09
S.P. Oleiros – J. Lis ( 17H30 )
Dia 22-02-09
Benfica – CS Marítimo ( 15H00 )
Dia 24-02-09
GS Santo Tirso – Alavarium ( 17H30 )
AC Lamego – AD Albicastrense ( 16H00 )
ABC – CDC Santana ( 17H00 )
S.Bernardo – Alto Moinho ( 21H00 )
FC Porto – Évora AC ( 17H00 )
Emp. Comércio – IFC Torrense ( 16H00 )
Sporting – Avança ( 15H30 )
Ismai – ADC Benavente ( 22-02-09 ás 16H00 )
FC Gaia – S.Mamede ( 17H00 )
Isave – Águas Santas ( 15H00 )
Madeira SAD – Modicus ( 17H00 )
F. Holanda – G. Sul ( 16H00 )

O Noticias

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Torneio Internacional

Embora com informação escondida, esteve pouco tempo com visibilidade no Portal da FAP, no Site da LPA , nada existe, vai realizar-se um torneio Internacional de Andebol Masculino na Cidade da Horta, presumivelmente será de Seniores Masculinos, apesar de a informação ser omissa nesse aspecto.


Taça Intercontinental de Andebol Masculino - Cidade da Horta 2009


Este Torneio é organizado pelo SC Horta, Associação de Andebol do Faial e com o apoio da Câmara Municipal da Horta , nos dias 19 a 21 de Março de 2009.

Participam no Torneio : SC Horta, Great Dane Handball Club ( Inglaterra ), Atlético Clube Minas Gerais ( Brasil ) e 1.º Agosto ( Angola) .

A formula de disputa é de TXT.

O Noticias

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Informação – Belenenses

Provas Europeias, finalmente uma boa noticia no Portal da FAP, o Belenenses / CAI BM Aragon , para a 1.ª mão dos 1/8 final da EHF CUP, é transmitido na RTP2, no dia 14-02-09 pelas 17H30, ( Ainda bem, para o Clube e para a modalidade ) nada disto seria noticia importante, se não fosse a FAP , transmitir igualmente através do seu Portal o jogo.

Algumas questões se levantam , sabendo todos os adeptos da modalidade das dificuldades financeiras, que o notável Clube do Restelo atravessa , pergunta-se Quem paga a Transmissão Televisiva ??? , não acreditamos que seja de “borla” , então muito teria mudado na Televisão Estatal !!!, e qual o interesse da FAP nesta Transmissão, “não haverá gato escondido com rabo de fora !!!” . Por lado estranha-se que a LPA, nada tenha dito ainda no seu Site, pois é um Clube seu sócio, e a disputar as suas provas, por vezes também é necessário trabalho de pesquisa, ou não será !!!



O Noticias

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Informação – Gil Eanes

Challenge CUP – Femininos - 2.ª Mão 1/8 Final

O Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes têm a honra de convidar todos os Lacobrigenses e amantes do desporto a assistir ao 2.º jogo dos Oitavos de Final da CHALLENGE CUP 2008/2009, a disputar entre o nosso Clube e a equipa ZRK TROGIR, da Croácia, que se disputará em Lagos, no próximo dia 15 de Fevereiro de 2009, pelas 17:00 Horas, no Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal de Lagos.

A entrada é livre e o jogo será transmitido em directo pela televisão (RTP2). Informação adicional, segundo o portal da FAP, também é transmitido online.


CONTAMOS COM A PRESENÇA E O APOIO DE TODOS PARA ULTRAPASSAR MAIS ESTA ELIMINATÓRIA.

O Noticias

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 33

Iniciamos no Feminino

Challenge Cup 1/8 Final – 1.ª Mão

ZRK Trogir ( Croácia ) 34 – 26 Gil Eanes

Derrota esperada, no entanto a equipa Algarvia, apenas desmoronou na 2.ª parte , pois ao intervalo registava-se um empate a 13 golo. Este resultado não permite grandes esperanças para o jogo da 2.ª mão, pois são 8 golos de diferença.

Campeonato da Liga

Disputou a 15.ª Jornada com os seguintes resultados

Águas Santas 19 – 28 ABC
Madeira SAD 31 – 23 SC Horta
S. Bernardo 29 – 32 Benfica
Belenenses 27 – 26 FC Porto

Águas Santas 19 – 28 ABC

Jogo disputado num pavilhão em que o publico era escasso , e em que o ABC dominou praticamente durante todo o encontro, ao Intervalo já vencia por ( 14-11) , O jogo disputou-se em bom ritmo e o número de falhas técnicas, foi baixo , tanto numa como noutra equipa. O Aguas Santas , continua a ter problemas disciplinares , que foram reflectidos no número de exclusões ( 6 ) contra 4 do ABC. Bo ABC mais uma vez a actuação do jovem Bruno Dias foi determinante bem como Dário Andrade na execução de lançamentos de 7 metros. NO Águas Santas Jorge de Carvalho esteve uns furos acima do que ultimamente tem produzido. A Dupla de Arbitragem João Moreira / Alberto Cerqueira, num jogo em que os atletas não criaram grandes problemas, também não os criou e teve uma actuação globalmente positiva, contrariando as suas últimas actuações.

Madeira SAD 31 – 23 SC Horta

Não recebemos reportagem deste jogo, pelo que apenas apresentamos o resultado.

S. Bernardo 29 – 32 Benfica

Um jogo que possuiu todos os ingredientes de um bom jogo de Andebol , publico, emotividade, qualidade e incerteza no resultado, a diferença de 3golos não espelha o equilíbrio durante os 60 minutos. 1.ª parte que terminou com o resultado a favor do Benfica ( 18-17 ) , e com Cláudio Pedroso ( 6 golos ) a ser a figura central do Benfica e Filipe Martins a ser um pivot de excepção no lado do S. Bernardo. No entanto as falhas técnicas da equipa de Aveiro ditaram a sua sorte ( 15 ) , Nuno Grilo também não esteve nos seus dias e acertou quase tantas vezes nos postes e ou trave como de golos que marcou ( 5 ) . No final poderemos dizer, que à muito tempo não víamos Carlos Carneiro jogar para a equipa , E que Filipe Martins foi a grande figura do jogo ( 11 golos ). A Dupla de Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador , estão efectivamente em grande forma, a sua ida ao Mundial , deu-lhes ainda mais personalidade e calma na resolução de possíveis problemas , tiveram uma actuação a roçar o excelente , e nem o número de exclusões 10 no total se pode considerar excessiva, pois teve sempre o jogo completamente controlado.

Belenenses 27 – 26 FC Porto

Como de costume Restelo com uma boa e entusiástica assistência, O resultado ao Intervalo 16-13 a favor da equipa de Belém traduz fielmente a permeabilidade defensiva e a quantidade de falhas técnicas da equipa do FC Porto. A 2.º parte do encontro foi bastante emotivo, com o FC Porto a rectificar o seu jogo, e igualou aos 16-16 e aos 26-26, nesta altura atirou um remate ao poste condenando-se a si próprio no resultado final, sofrendo a sua 1.º derrota na prova. O FC Porto estreou o seu novo GR Dragan Jerkovic, que apenas entrou para um Lançamento de 7 metros, não entendemos , o porquê de inscrever 3 GR , para este jogo. Com de costume Eduardo Filipe ( 7 golos ) foi o marcador de serviço do FC Porto e Pedro Spínola com igual número continuam a ser o abano de “família” das equipas. A Dupla de Arbitragem António Trinca / Tiago Monteiro , tiveram uma actuação conforme tínhamos previsto ( infelizmente ) Desatentos na execução de 7 metros com Sanção Disciplinar e a execução demora 11 segundos ( cronometro nem parou ), o Jogo Passivo comete erros grosseiros em numero indefinido, Disciplinarmente abanou completamente quando o resultado começou a ficar equilibrado.

PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 17.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

F.Holanda 22 – 23 Marítimo
SP Oleiros 26 – 28 Alavarium
AC Fafe 21 – 29 Ismai
Modicus 28 – 23 Avanca
Camões 21 – 21 J.Lis
Emp. Comercio 21 - 18 G. Sul

Jornada repleta de surpresas, , vitoria do Alavarium em Oleiros, a surpreendente vitória do Ismai em Fafe e por 8 golos de diferença, a vitoria do Modicus sobre o Avanca, e por fim o empate da J.Lis em Lisboa perante o Camões. Este conjunto de resultados tornou a prova com um equilíbrio que à umas jornadas atrás era impensável. O Marítimo comanda com mais 3 pontos ( tem um mais um jogo ), mas diferença entre o 2.º e o 8.º é apenas de 5 pontos.

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 15.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Águas Santas 26 – 32 Belenenses
F.Holanda 30 – 33 FC Porto
ABC 40 – 25 G.Sul
Fermentões 27 – 25 Benfica
Sporting 38 – 24 Fafe
S.Bernardo 21 – 35 Infesta

Uma jornada que foi uma verdadeira caixinha de surpresas, Derrota do F.Holanda em casa perante o FC Porto , derrota do S.Bernardo em casa perante o Infesta e por números que não deixam duvidas, segunda derrota consecutiva “ perigoso”, a expressiva vitória do Sporting diante o Fafe. O Belenenses assumiu o comando da prova em detrimento do F.Holanda , que passou para o 2.º lugar, Estes resultados permitiram ao Sporting fixar-se isolado no 4.º lugar distanciando-se do S.Bernardo ( 5.º lugar ).

PO09- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

Completou a 17.º Jornada, com os seguintes resultados.

Almeida Garret 24 – 37 CS Madeira
ND St. Joana 21 – 35 Madeira SAD
J. Lis 18 – 24 Gil Eanes ( Já disputado )
João Barros 26 – 22 Porto Salvo
Maiastars 18 – 30 C.Gaia

Tudo conforme o previsto com as equipas mais apetrechadas a cumprirem a sua obrigação, regista-se o facto de o Gil Eanes ficar com um jogo a mais.

O Banhadas Andebol

domingo, 8 de fevereiro de 2009

APAOMA – Adiadas para já ...

A novela continua, e conforme prevíamos a Assembleia Geral que inclui o acto eleitoral , para esta Associação de Classe , foi mais uma vez adiado, agora está prevista para o dia 19-02-09 pelas 17H30 , conforme se noticia, e os motivos invocados, são aqueles que tínhamos relatado, não nos enganamos muito. Só esperamos que desta seja de vez, embora a ordem da trabalhos não se compreenda muito bem !!!, misturar numa Assembleia que pretende Eleitoral, alterações Estatutárias, cria-nos algumas duvidas e expectativas. Então não seria preferível que os Órgãos Eleitos sejam “A” ou “B”, analisassem as mesmas e as confirmassem ou não, será que fazem parte dos seus projectos, enfim muitas perguntas se poderiam colocar !!!!.

Terminamos com um Apelo à presença massiva dos quadros de arbitragem , num acto cívico da maior importância em especial para eles e em geral para a modalidade.

O Jurídico

Regras de Andebol - 40

Eis as soluções das perguntas anteriores:

191Resposta A,B,D – Regras ( 2:8a, 8:5, 17:2, 17:10 ), 192 - Resposta A,B,D – Regras ( 16:1b.c, 14:10, 16:3e, 15:9 ), 193 – Resposta A,B – Regras ( 13;7, 15:1, 15:3 ), 194 – Resposta A – Regras ( Clarificação 3 ) 195 – Resposta B,D – Regras ( 13:6, Clarificação 6a, 16:6c, Regulamento da Área de Substituição 7 )

Perguntas Seguintes :

196 - Equipa A tem a bola na linha de 9-metros de B. O cronometrista interrompe o jogo e explica aos árbitros que o Treinador da equipa A o insultou. Decisão?

A - Advertência para o Treinador A; relatório escrito
B - Desqualificação do Treinador A; relatório escrito
C - O jogo é reiniciado com um lançamento livre para B na área de substituição;
D - O jogo é reiniciado com o lançamento para A correspondente à situação de jogo

197 - Em que situações é obrigatório interromper o tempo de jogo (time-out)?

A - Lançamento de 7 metros
B - 2-minutos exclusão
C - Influências externas
D - Desqualificação

198 - Logo após a execução do lançamento de saída pela equipa B, os árbitros verificam que uma pessoa que não consta no Boletim de Jogo está presente na sua zona de substituição. Verifica-se que é um membro da Direcção do clube, mas a equipa B já tem 4 pessoas registadas como oficiais no Boletim de Jogo. Decisão correcta?

A - A pessoa deve deixar a área de substituição
B - O oficial responsável da equipa B leva uma punição pessoal
C - Adicionalmente um outro oficial da equipa B deve deixar a área de substituição
D - O jogo recomeça com um lançamento livre a favor da equipa A

199 - O que é considerado como conduta de anti-desportiva?

A - Lançar a bola à cabeça de um defesa imóvel
B - Comportamento passivo por parte do guarda-redes durante a execução de um lançamento de 7 metros, quando é visível que ele não tenta defender o remate
C - Tentativa de enganar os árbitros com uma falsa acção
D - Quando um defesa usa os pés ou pernas abaixo dos joelhos repetidamente para defender um remate

200 - A bola ressalta do guarda-redes B para um atacante A que aguarda fora da linha de área de baliza. Para impedir a clara chance de golo, um defesa B entra na área de baliza e impede o atacante A de receber a bola. Decisão?

A - Lançamento livre para A
B - Lançamento de 7 metros para A
C - Sanção progressiva para o defensor B
D - Desqualificação do defensor B

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador


O Regras

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Analise das Nomeações – Fim de Semana

Antes de entrarmos propriamente dito na analise das nomeações, fazemos uma referência a um texto que saiu no Comunicado n.º 18 da LPA, pela surpresa que o seu conteúdo provoca. Diz o texto “Considerando o sucedido num jogo da 14.ª jornada, cumpre à Direcção esclarecer e informar os Delegados da LPA que não poderão ser aceites pedidos de Time-out quando o jogo se encontra interrompido. O Delegado LPA ao jogo deverá cumprir e fazer cumprir esta norma” , Então existem Delegados que não sabem que isto não é possível!!!, será que a LPA se viu forçada a emitir este alerta, face à ignorância de algum Delegado!!!

Pela nossa parte lamentamos, não ter nenhuma informação atempada do tema, pois o facto registou-se na última jornada e nenhum dos nossos colaboradores deu isso. As nossas desculpas.

Analise das Nomeações

14. ª Jornada da LPA

Delegados – Discordamos da nomeação de Carlos Moura, para o jogo Belenenses / Porto, pois consideramos que este Delegado é demasiado passivo, para o desempenho das funções em jogos com ambiente mais “quente” , quanto aos restantes completamente de acordo.

Duplas – A nossa total discordância com a nomeação da Dupla que vai dirigir o jogo do Restelo , é uma dupla com características muito próprias , em que por vezes parece que não está em campo e outras quer fazer valer o seu autoritarismo e provoca reacções adversas dos praticantes , se estiver em dia não, o Andebol praticado não vai ser de sete certamente, e vai haver jogo passivo logo que uma preparação de ataque demorar mais um pouco. De registar o regresso as nomeações da dupla António Goulão / Paulo Silva.

Para bem da modalidade, desejamos, que todos os jogos corram da melhor forma para todo e qualquer interveniente

Jogos – Duplas

Águas Santas – ABC
– João Moreira / Alberto Cerqueira
Madeira SAD – SC Horta – António Goulão / Paulo Silva
S. Bernardo – Benfica – Eurico Nicolau / Ivan Caçador
Belenenses – FC Porto – António Trinca / Tiago Monteiro

Nomeações FAP

Em relação a estas nomeações, mantemos o critério da analise ser global, já definido.

Nas nomeações da PO01, merece realce a nomeação efectuada para um dos Derby de Aveiro ( SP Oleiros / Alavarium ) , em se verificou cuidado na nomeação ( Eurico Nicolau / Ivan Caçador ), de resto, nada de importante a focar , pois, estamos quase de acordo com a totalidade das nomeações. Na PO04, estranha-se mais uma vez, que nenhum jogo tenha observador quando se disputa um jogo de alta importância , estamos a referir-nos ao Sporting / AC Fafe, em que discordamos da nomeação efectuada, que nem defendo o jogo nem os próprios árbitros, O CA da FAP ao nomear uma dupla de Braga ( Daniel Freitas / César Carvalho ) para este jogo errou. Na PO09 o panorama continua desolador, pois as nomeações são efectuadas, na nossa opinião diga-se sem cuidado que a prova devia merecer. Por exemplo nenhuma dupla do quadro de Elite está nomeada.

De referir o desaparecimento das nomeações dos árbitro Felisberto Silva e Hugo Virgílio, estranho !!!

Continua saga do número exagerado de jogos que algumas duplas realizam por fim de semana. Sinceramente não se entende.

O Analista

Esclarecimentos – Eurico Nicolau

Recebemos de Eurico Nicolau cópia da carta enviada ao Director do Jornal Record, e que transcrevemos na integra. Apenas diremos que registamos com satisfação o conteúdo e a forma como a mesma está redigida, a bem da verdade. Parabéns ao autor, pela sua preocupação na reposição da verdade dos factos.

Exmº Senhor,
Eurico Nicolau, o abrigo da Lei de imprensa venho, pela presente, expressar a minha indignação e o meu mais veemente protesto pelo teor manifestamente incorrecto – até fantasioso - da notícia publicada no V. jornal (edição n." 10893, terça-feira, dia 3 de Fevereiro de 2009, página 37), onde me são atribuídas declarações que não proferi de todo e – em consequência - são divulgadas sem qualquer rigor, ou verdade, declarações que não são da m/autoria.

Com efeito, são me imputadas as seguintes declarações que, repito, nunca em momento algum proferi:
"Já não há roubos como antes. Pertencemos a nova geração que dá credibilidade à modalidade. Não foi por acaso que a França foi campeã na Croácia"
.
Quando por conversa telefónica o jornalista Alexandre Reis, me fez a pergunta, de como está a ser o trabalho realizado pela Federação Portuguesa para a preparação de árbitros, eu, Eurico Nicolau, respondi "que a nossa Federação tal como a Federação Internacional está a realizar um trabalho com as camadas jovens de árbitros, estando cada vez mais a dar oportunidades aos mesmos, para estar nos grandes palcos, ainda com poucos anos de experiência.
Pelo facto de serem mais novos são mais fáceis de trabalhar, de se adaptar, ao contrário dos árbitros mais velhos que, pelo facto de terem mais anos de serviço, mais vícios apresentam."


Quando proferi as palavras "trabalhar", "adaptar", "vícios" apenas e só me queria referir ás orientações dadas pelas Comissões de Arbitragem, a nível técnico e de conduta de jogo.
Nunca em momento algum da minha conversa com o referido Jornalista pus em causa a honra, honestidade, e conduta desportiva de qualquer árbitro, nunca o poderia fazer pois foi com muitos deles, com a experiência que me transmitiram, que evoluí
.

Assim, vejo-me envolvido numa situação para a qual em nada contribui , nem sequer corresponde à mI opinião pessoal pelo que lá é relatado.

Salvo melhor opinião, informar não é - nem pode ser - sinónimo de deturpar, bem sabendo o Senhor Jornalista Alexandre Reis, que me contactou, que nunca foram por mim prestadas tais declarações, tendo aquele afinal acabado por me atribuir declarações e factos que, afinal, se revelam inveridicos.

Abstendo-me de tecer mais comentários sobre este artigo, solicito se digne tomar providências no sentido de publicar a presente, ao abrigo da Lei de Imprensa já citada, a fim de repor a verdade sobre os factos reservando-me, desde já, no direito de, no imediato, tomar as medidas que reputo por necessárias, tendo em vista a retractação - merecida e devida – ao meu bom nome e das pessoas eventualmente visadas.

Sem mais de momento, apresento os melhores cumprimentos

Eurico Nicolau”

O Formador