Iniciamos no Feminino
Challenge Cup 1/8 Final – 2.ª MãoGil Eanes 26 – 25 ZRK Trogir ( Croácia )
Vitória do querer e da boa vontade , mas não chegou, para passar aos 1/4 Final, Fica no entanto o trabalho que está ser realizado em Lagos e que trará certamente dividendos no futuro. Parabéns Gil Eanes.
Passamos ao Masculino
EHF Cup 1/8 FinalCF Belenenses 33 – 37 CAI BM. Aragon ( Espanha )Pavilhão cheio , publico entusiasta, forte apoio à equipa de Belém , alguns bons momentos de jogo, minutos iniciais de completo desacerto do Belenenses, Inicio de 2.ª parte com uma recuperação excepcional de garra e querer, e novamente uma dezana de minutos na 2.ª metade do 2.º tempo de completo desacerto, e que ditou o resultado final. No Belenenses Tiago Silva esteve a milhas do seu valor, nem defendia e a atacar esteve muito mal, Nelson Pina que tem valor , deve-se lembrara que o Andebol é um jogo de equipa e não pode perder 5 bolas seguidas em bonitos , mas sem eficácia. A Equipa espanhola deu um exemplo de velocidade de circulação de bola sem batimentos, em que cada um sabia o seu lugar e com dois pontas, verdadeiros fora de série.
A Dupla de arbitragem Francesa , se actuasse nas provas Nacionais iria ter grandes dissabores, sem critério na Falta do Atacante, sem critério na Lei da Vantagem, nas violações da Área de Baliza, com uma actuação para esquecer. Apenas uma nota, se uma dupla portuguesa actuasse desta forma, não faltariam agora as criticas e de certeza contundentes.
Challenge Cup, 1/8 FinalCS Marítimo 26 - 30 HC Buducnost Podgorica
HC Buducnost Podgorica 31 – 28 CS MarítimoTerminou a aventura Europeia do Marítimo , com bastante dignidade, apesar de ter sido derrotado nos dois jogos da Eliminatória que foi disputada no Funchal.
Campeonato da Liga Prova ao rubro, que este fim de semana teve todos os ingredientes, bons jogos, emotividade, incerteza nos resultados e até publico num jogo os outros foram fracos, boas e más Arbitragens, e algumas mesas ( Deixam muito a desejar ) e até policia, enfim houve de tudo, mas passemos aos jogos.Disputou a 16.ª Jornada com os seguintes resultadosSporting 31 – 30 Águas Santas
ABC 28 – 28 S. Bernardo
Benfica 31 – 31 Madeira SAD
SC Horta 29 – 23 Belenenses ( Já Disputado )
Sporting 31 – 30 Águas Santas
Jogo disputado em Loures e que até estava com mais publico do que é habitual , no entanto a falta de informação e de divulgação dos jogos por parte dos clubes, provoca situações destas. Resultado enganador, pois a partir dos 25 minutos da 1.ª parte o Águas Santas ( Vencia ao intervalo 15-14 ) comandou o jogo até aos 57 minutos altura em que Pedro Neto , fez um remate disparatado e sem nexo e proporciona a reviravolta no resultado. Paulo Queirós deu um banho táctico a Paulo Faria. O Sporting foi uma tudo menos uma equipa, sem fio de jogo, ataca mal e a defender nem se fala, foi salvo por um GR ( Humberto Gomes ) que em esteve em dia , em períodos cruciais do Jogo. DE salientar no Águas Santas a acção de Jorge Carvalho ( 10 Golos ).
A Dupla de Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador, num jogo em que os atletas não criaram grandes problemas, também não inventou, no entanto a forma como julgaram as violações da área dos 6 metros não foi a mais correcta. De resto bem .
ABC 28 – 28 S. BernardoApesar de existir um jogo de Futebol, quase à mesma hora, o Pavilhão estava como de costume muito bem composto, Braga tem os seus fieis adeptos ( Gostávamos de ver este espírito noutros clubes ) . O S. Bernardo proporcionou a surpresa da jornada ( mal aproveitada pelo Benfica ) ao empatar em Braga, mas o mais surpreendente foi que ao Intervalo vencia por 17 – 11, disputou um jogo cheio de garra, com efeitos de surpresa sobre um ABC, que correu o jogo todo atrás do prejuízo, e que apenas conseguiu empatar nos últimos segundos. No S. Bernardo , Nuno Grilo com 13 golos foi a figura do jogo. No ABC, Dário e Fábio carregaram com a equipa .
A Dupla de Arbitragem Duarte Santos / Ricardo Vieira, estiveram razoáveis embora nos parece que Ricardo Vieira , deve acalmar em certos momentos do jogo. Tiveram no entanto uma virtude entenderam que o andebol é de sete e só actuaram disciplinarmente quando deviam, no entanto convém lembrar que as sanções disciplinares no último minuto, passíveis de interferir no resultado do jogo, devem ser punidas com Cartão Vermelho ( Desqualificação ) e relatório escrito.
Benfica 31 – 31 Madeira SAD
Um jogo que foi emotivo pela incerteza do resultado , com o Madeira SAD a funcionar como verdadeira equipa e o Benfica a defender mal como já à muito tempo que não o víamos fazer, e sem soluções. Valeu O Luís Nunes , que parece ter entendido, de que as “flores” só devem ser feitas quando resultado está consolidado , e foi a figura do Benfica com 12 Golos, talvez o falar-se na sua possível mudança o tenha feito pensar na sua forma de estar em jogo. Por seu lado o Madeira SAD, com os seus “veteranos” Yuriy Kostetsky ( 11 golos ) e Carlos Galambas ( 8 golos , 5 seguidos aos 6 metros ) em grande plano deram cabo de todos os planos do Benfica. Por fim o caricato O Madeira SAD obtém o empate num livre directo da depois do tempo terminado ( mas legal ).
Antes de se falar na Arbitragem , deve dizer-se que a distância dos 3 metros é para manter até a bola sair da mão do lançador ( Aplicação de sanção progressiva ao infractor ) . Depois só pode ser concedido “time out” à equipa que possui a bola em seu poder e nunca deverá a mesa sinalizar para conceder tempo de jogo, depois de a bola sair pela linha Lateral, má actuação dos Oficiais de Mesa e do Delegado ao jogo, no entanto os técnicos devem saber que o Cartão de “Time Out”, deve ser entregue em mão e não atirado para cima da mesa e mais devem também saber, o momento preciso em que o solicitam. Os Árbitros os Oficiais de Mesa e o Delegado devem igualmente, saber que depois de um Cartão Vermelho ( Desqualificação ) seja a quem for , o inscrito no Boletim de jogo a quem foi aplicada essa sanção tem de abandonar imediatamente o recinto de jogo, ora o que se viu foi uma autêntica palhaçada, com O técnico do Madeira SAD , depois de Desqualificado a fazer o Tempo de paragem e a dar instruções , até que finalmente alguém esse lembrou de pôr a Policia a trabalhar para retirar o mesmo de campo.
A Dupla de Arbitragem António Trinca / Tiago Monteiro , que até possuem condições morfológicas para serem uma boa dupla , mas que só isso não chega. Tiveram uma actuação completamente desequilibrada, começaram por impor um critério disciplinar que depois não conseguirem manter, provocando protestos por tudo e por nada, o critério dos 7 metros não existiu, defendia-se dentro da área dos 6 metros sistematicamente, e na 2.º parte do jogo o descontrole foi total. Finalmente parece que entenderam o jogo passivo só esperamos que tenha sido em definitivo.
PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos Disputou-se a 18.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.
Marítimo 33 – 26 S.P. Oleiros ( Já disputado )
Avanca 25 – 25 Camões
Ismai 21 – 23 Emp. Comércio
Alavarium 23 – 22 AC Fafe
G. Sul 24 – 22 Modicus
J. Lis – F. Holanda ( 14-03-09 )
Jornada sem surpresas aparentes, mas com resultados equilibrados, em o Ismai perdeu o balanço que começava a levar.A subida do Alavarium ao comando da prova em igualdade com o Marítimo, a descida do S. P. Oleiros ao 7.º Lugar e a distância Pontual, ( quando faltam 4 jornadas para o terminus desta fase ) entre o 1.º e o 7.º Classificado é de 6 pontos , convém recordar que o 8.º Classificado tem um jogo a menos ( F. Holanda ) e que poderá eventualmente ficar a 5 pontos.
PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. MasculinosDisputou-se a 16.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.
Belenenses 43 – 30 F. Holanda
AC Fafe 22 – 26 Águas Santas
Benfica 28 – 27 Sporting
G. Sul 31 – 35 S. Bernardo
FC Porto 29 – 29 ABC
Infesta 28 – 25 Fermentões
Alguns resultados surpresa , como o empate do FC Porto com o ABC, a expressiva vitória do Belenenses sobre o F. Holanda, que permitiu o isolamento da equipa de Belém no 1.º Lugar , em detrimento do F. Holanda, bem como a subida do ABC ao 3.º lugar.
PO09- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos
Completou-se a 18.º Jornada, com os seguintes resultados.
ND St. Joana 27 – 39 CS Madeira
Almeida Garrett 23 - 46 Madeira SAD
Maiastars 21 – 34 Gil Eanes ( Já disputado )
Porto Salvo 27 – 19 J. Lis
João Barros 18 – 17 C. Gaia
Jornada em que a grande surpresa foi a vitória da equipa de João Barros sobre o Colégio de Gaia, que lhe permitiu o acesso à Fase Final Grupo “A” e estabeleceu a classificação final da Fase regular .
Apurados para o Grupo A , disputa da Fase Final Grupo “A” do Campeonato Nacional Madeira SAD, Colégio de Gaia, João Barros e Gil Eanes , esta Fase será disputada no sistema de TXT a duas voltas , transitando as equipas com 50% dos Pontos da 1.ª Fase.
Nestes Termos o Grupo “A” inicia-se com a seguinte Classificação:
1.º Madeira SAD 27 Pontos
2.º Colégio de Gaia 24 Pontos
3.º João Barros 22 Pontos
4.º Gil Eanes 21 Pontos
A grande surpresa é o não apuramento da CS Madeira, o que já não se verificava à uns anos.
O Banhadas Andebol