gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 30 de agosto de 2008

Comissão de Arbitragem da LPA

Uma Comissão de Arbitragem, não é só para fazer nomeações de quadros de Arbitragem, e gerir o enquadramento dos Delegados, é muito mais do que isso ( esta introdução aplica-se de igual modo ao CA da FAP ), é a criação de normas, é a fiscalização, é as linhas de orientação, e a criação de documentos de suporte ao bom funcionamento, etc... O Porquê deste “Post” !!!

Lamentavelmente , quando se entra no Site da LPA, e se pesquisa na opção Arbitragem , e seguidamente em documentos , o que encontramos “zero” , mas existe descrição dos mesmos ( a saber Documentos de Orientador de Delegados, Observadores e Quadros de Arbitragem ) , o que significa que já existiram. Agora pergunta-se, deixaram de existir !!! Não estão actualizados !!! Foram retirados , porquê !!! , mas mais grave, também o Catalogo de perguntas ( Elaborado com base em documento da IHF ) deixou de estar disponível, Porquê!!!

Estas formas de actuar não se coadunam , com processos de transparência, nem com a actuação de um órgão que se pretende , não apenas nomeativo .

O Analista.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

1ª Crónica do 7 Metros...e Meio.

Uma nova Parceria se vai iniciar com a apresentação da 1.ª Crónica do Sete Metros... e Meio. Saudamos o seu regresso e apresentamos na integra a sua primeira crónica.

Dinastia Fricassé

Meus amigos,

Cá estou eu novamente! Como devem calcular não me falta o que escrever, este período de ausência agudizou a minha falta de lucidez de tal forma que a demência crónica que me ataca, levou a que reflectisse sobre...a gripe das aves. Ora ao contrário do que falam, meus amigos, é caso para estarmos alarmados…ela chegou, está a propagar-se e já anda entre nós. Consta inclusive que alguns galináceos de grande porte aparentam dificuldades de equilíbrio no poleiro, e com receio de serem esborrachados com a sua queda, alguns franganotes do aviário já buscam outras capoeiras. Um verdadeiro problema de saúde pública.

Ora como diz e muito bem o site da Calçada, Torresmo de Braga sucede a Deus da Ajuda no comando da Calçada. Meus amigos…trata-se efectivamente duma sucessão, de uma passagem do trono, ao jeito da mais conservadora casa real com costumes profundamente monárquicos no que respeita ao modelo de sucessão.

Para os menos entendidos nestas "coisas" da história dinástica portuguesa tudo começou com a Dinastia Afonsina em 1143, mais ou menos na mesma altura em que Deus assumiu o comando da Calçada (como ninguém vivo se recorda não é possível garantir que estou a faltar à verdade, mas aceito que possa ter sido antes), mas se em 1910 tudo teve um final feliz para a República, já no aviário da Calçada esse dia ainda não chegou. A dinastia Fricassé está para ficar, e já espalha a gripe pelos seus súbditos.
Eu sei…digamos que Dinastia Fricassé não será um cognome tão elegante como o que aos longos dos tempos se foi atribuindo, por exemplo, às nossas selecções de futebol, como foram os Magriços, Patrícios, Tugas e mais recentemente os conquistadores, nem sempre consensuais, mas meus amigos, aqui estaremos certamente de acordo, a dinastia Fricassé assenta que nem uma luva no trono da Calçada.

Ora no aviário da Calçada, podemos encontrar algumas galinhas poedeiras, uns quantos pintainhos mas o que mais abunda são os Galos Capões. Como escreve, e bem no meu entender, o Tratado Popular da Ciência Politica, "Dois galos na capoeira é asneira, a menos que um deles seja capado", nada mais acertado. Curioso foi ver, na Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais do Galinheiro da Calçada, os pintainhos na plateia com o rabinho a dar a dar, uns afagavam o que ainda resta da crista, outros faziam um esforço hercúleo para caber dentro da fatiota de gala, e alguns, os Galos Capões (segredo da gastronomia que remonta ao tempo dos romanos que rapidamente descobriram que capar galos os tornava mais opulentos) exibiam o seu peitoral bem inchado embora desconfiados, sem saber bem o que estavam ali a fazer.

Meus amigos, só visto…uma sala cheia de Aves choronas, sensíveis, de coração enorme, comovidas com a partida do "Conquitador", mas o melhor estava para vir, o discurso de Torresmos, o Galo Mor, ressuscitou a plateia que de lágrimas de crocodilo passaram a lágrimas de riso ainda e só justificadas com a "comoção" do momento. O Secretário de Estado, alérgico a penas, nem sequer compareceu, limitando-se a enviar uma mensagem de despedida para o "amigo" Deus em que era notória a satisfação de o ver pelas costas. Esta ausência também evidencia que o Torresmos não tem o apoio de quem realmente interessa (apesar dele estar convencido que o único apoio importante é o da sua Associação). O "amigo" Moustafa também faltou à festa, demonstrando que não querer ser associado ao nosso andebol, apesar de Deus continuar convencido de que foi ele o grande obreiro da indicação do egípcio. Quem apareceu foi o Comandante do Olimpo que foi atrás do prometido jantar, o qual não parou de olhar enfadado para o relógio à espera do momento para abandonar a sala. Enfim, só visto.

Mas como se este belo elenco não chegasse para deliciar as hostes o que surpreendeu tudo e todos foi a apresentação de linhas orientadoras para um aviário cheio de galináceos desorientados, com o lema utilizado "Compromisso com a excelência". Lema gasto, totalmente vazio e profundamente incoerente com os galos que pontificam no poleiro da Calçada. Saberão aquelas aves raras o que é a excelência, ou o que implica o caminho da excelência? Será que conhecem os conceitos de qualidade, competência e formação? Será que se riram muito de nós quando escreveram "A valorização da cooperação, participação, mobilização de vontades e competências, como desígnio da Família do Andebol"? Meus amigos, todos tivemos oportunidade de ouvir os vários discursos, bem ao "mau" jeito da propaganda politica, pelo menos quando acordava-mos com a cabeça do companheiro do lado a bater-nos no ombro! Se alguém achava que pior seria impossível…ora então aí está, o impossível está a acontecer.
Se a maioria dos nomes que compõem os Órgãos Sociais do Galinheiro da Calçada se esperavam, o presidente dos homens do apito, o Major Paraquedista, foi a grande surpresa. O coitado foi alvo de mais uma cuidada politica de recrutamento da Calçada, que solidária com um dos ramos das forças armadas, havia acolhido um marinheiro Sargentão de água doce que agarrado a patinho-boia foi recebido pelo Galo Mor com a condição de dizer sempre que sim a tudo e mais alguma coisa. Com o pára-quedas descontrolado o Major Paraquedista, a caminho da cerimónia de homenagem aos combatentes do ultramar bem ao lado da Torre de Belém, caiu no Galinheiro da Calçada. Desorientado, convencido de que se tratava de uma universidade Sénior, o Major impressionou ao fazer a continência a Torresmos quando este num dos seus recorrentes devaneios lhe perguntou o que fazia ali. Como ao peito levava o apito de suporte à salvação em mar, foi imediatamente convidado a presidir o galinheiro da arbitragem do aviário da Calçada. Com medo de se encontrar num país inimigo, e que a recusa legitimasse um problema diplomático, o patriotismo do Major levou-o a aceitar incondicionalmente, honrando a bandeira, e "sem saber ler nem escrever" lá está enfiado na trincheira.
Ocupada a combater incêndios e sem meios para combater com aves não voadoras, a Força Aérea Portuguesa ainda não indicou qualquer representante para a Calçada, mas segundo informações veiculadas pela agência Lusa consta que os nossos militares já nem saem dos quartéis com receio de serem apanhados pelo Galo Mor.
Alvo de fogo amigo, conceito que nunca entendi, levar um balázio de alguém que está ao nosso lado é tudo menos amigo, o Major terá como missão desviar-se da artilharia dos Granizés que compõem o CA. Os perigosos obuses do Asterix do Restelo, qual miúdo só atira quando vê costas, e as bisnagadas do Zé da Ribeira, que com dificuldades para segurar a bazuca gamou a bisnaga ao puto do quarto 312, serão a maior preocupação do Major Paraquedista com o dia do seu abandono a ser alvo de apostas no mercado negro, que já agitam o negócio da Santa Casa da Misericórdia.
Portanto, novidades para os lados da Calçada da Ajuda só mesmo o Major Paraquedista que, segundo apuramos tem um perfil aposto ao do mano e por isso irá encaixar na perfeição no estilo predilecto do Torresmos, ou seja, será mais um "yes man". Por isso, desenganem-se aqueles que pensam que ser Major é sinónimo de se ser ideologicamente integro, pois jamais ele saberá impor seja o que for e ainda o iremos ver, como aconteceu com tantos outros, a carregar as malas do Torresmos e a ser o motorista do Zé da Ribeira. Nós apostamos claramente que o Major Paraquedista vai engolir sapos atrás de sapos e por isso se vai manter por muitos anos no poleiro para mal da arbitragem. Como uns bons pais, ficaremos atentos aos seus primeiros passos.

Sete Metros... e Meio

ISAVE – Acabou e Agora...

Depois do nosso “post” de 14-08-2008, esperávamos que o bem senso ( se existe ) dos Dirigentes do ISAVE, tivesse prioridade seus procedimentos, mas juntando factos a sua desistência ( será que foi desistência !!! ) a 4 dias do inicio da prova é esclarecedor da qualidade do projecto em que se envolveram.

Foi-nos dado razão quando dissemos “...Dessa forma, não auguramos futuro à chamada Academia Desportiva ISAVE.”

Também soubemos que o Presidente e a Direcção da LPA, foram intransigentes no cumprimento das normas estabelecidas, e na nossa opinião com a sua atitude elevaram a sua credibilidade e a da Instituição que dirigem , provando que os possíveis contadores de “Histórias”, não devem ter lugar na nossa modalidade. Foi essa intransigência a que levou a que o Próprio ISAVE, divulga-se a sua desistência , mais uma vez foram na nossa opinião pouco correctos, na sua forma de comunicação.

A prova da LPA, será disputada apenas por 9 Clubes, mas, para bem da modalidade, já sabem o que acontece aos incumpridores. No nosso anterior artigo o que na altura dissemos confirma-se “...a credibilidade da Liga afirmou-se face ao trabalho desenvolvido, e não pode agora ficar prisioneira de incumprimentos, sob pena de os Órgãos Sociais da LPA ficarem com o ónus da situação criada, para além desta em nada contribuir para o principio de equidade competitiva que se deseja.”

Agora a LPA, tem de tentar resolver o problema, provocado por esta decisão tardia “ muito tardia “ Do ISAVE e dos seus Dirigentes!!!

O Banhadas Andebol

Outra vez... A Form.And,S.A

Em 05-05-08 , publicamos um “post” denunciado, a actuação da esta entidade completamente dependente da FAP.

Esperávamos que com as mudanças verificadas nos Órgãos Sócias da FAP , se registassem alterações no procedimento, mas não, estávamos enganado !!!!

Na altura e dissemos e hoje repetimos:

“Por exemplo é incompreensível, como uma instituição de utilidade pública como a FAP, gerida com dinheiros públicos , sem fins lucrativos, é sócia maioritária de uma S.A.”

“ A Form.and, S.A é uma sociedade para a formação de agentes desportivos no andebol ( Reafirmo do andebol ) onde a Federação de Andebol de Portugal é accionista maioritária”.

“Os seus objectivos sociais, conforme consta, certamente em escritura pública são “... a prestação de serviços de formação de agentes desportivos no andebol e execução de cursos, acções de formação e estudos e publicações sobre o andebol “

Desta forma não se compreende. que voltem a insistir com novas acções dirigidas ao Futebol ( repito para o Futebol ) , pois existe nova noticia do seguinte teor “ Potencialidades do Futebol “, como diria o meu companheiro de redacção o Reticencias “Eu nem queria acreditar...”

Para que não existam duvidas, veja-se a imagem que acompanha a reportagem.
O Jurídico

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Analise das nomeações da LPA

Tal como anteriormente tínhamos informado em tempo, não iremos proceder a qualquer previsão de nomeações tanto da FAP como da LPA , mas isso não é impeditivo de se fazer uma breve analise ás nomeações já efectuadas e divulgadas pelo CA da Liga ou da FAP, sempre que se justificar, englobando no caso da LPA as nomeações dos delegados para os respectivos jogos.

Nesta 1.ª fase da prova e face à ausência lamentável de informação ( Não há nenhum comunicado da do CA da FAP , nos termos Regulamentares da constituição das Duplas, nem dos resultados dos testes físicos , Lamentável )” , os comentários serão sintéticos. Pois existe alguma expectativa e apreensão, quando ao cumprimento das “Orientações Técnicas Obrigatórias “, depois de termos observado os JO , essencialmente quanto ao Jogo Passivo nas Substituições Defesa / Ataque ( nenhuma vez foi marcado ), e à recomendação de não exibir Cartões Amarelos para além dos 10 minutos de jogo ( nunca foi utilizada ).

1.º Jornada da LPA

Delegados – Um aspecto em que o CA começa bem ( veremos se o critério é para manter nas jornadas seguintes ), pois procedeu à nomeação dos Delegados mais competentes .

Duplas – As nomeações não merecem reparos de maior, no entanto e face a alguns jogos já observados por nós discordamos da nomeação da Dupla Tiago Monteiro / António Trinca para o jogo Sporting / SC Horta, pois esta dupla está demasiado ansiosa e muito preocupada em falar com os intervenientes o que não é bom augúrio. Quanto as restantes de realçar a nomeação da Dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador para o jogo da Jornada ( Benfica / FC Porto ). Como de costume os Oficiais de Mesa são nomeados pela FAP, esperando que para aquelas bandas também haja bom senso nesta nomeações.

Jogos – Duplas

ABC / ISAVE – Mário Coutinho / Ramiro Silva
Sporting / SC Horta – António Trinca / Tiago Monteiro
Benfica / FC Porto – Eurico Nicolau / Ivan Caçador
S.Bernardo / Madeira SAD – Flávio Carvalho / João Malhado
Águas Santas / Belenenses – Daniel Martins / Roberto Martins.

Uma nota apenas, no site da LPA, temos a indicação dos pedidos de dispensa, e dos condicionamentos, já não há !!!.

O Analista

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Andebol em Leça da Palmeira

Vai-se realizar no próximo fim de semana, o 1º "Torneio de Andebol de Leça da Palmeira", para o escalão de Seniores Masculinos com a participação do CALE, F.C. Porto ( Juniores ), ABC ( Juniores ) e AC Fafe. Os jogos vão se realizar no pavilhão municipal de Leça da Palmeira.

Dia 30-08-08
17H00 - ABC (juniores) / AC Fafe
19H00 - CALE / FC Porto (juniores)

Dia 31-08-08
17H00 - Jogo de atribuição de 3º e 4º Lugar
19H00 – FINAL

O Noticias

Precisões e Orientações Técnicas – “ Obrigatórias” – 2008/2009 – Parte 5

Na sequência da publicação, dos artigos , sobre as Precisões e Orientações técnicas , tornadas obrigatórias pela FAP, através da Circular n.º1 de 04-08-2008, para a época de 2008/2009. Apresentamos neste “post” alguns aspectos elucidativos da Falta do Atacante, continuando a respeitar a ordem de elaboração do documento FAP e dos slides de apresentação.

FALTA DO ATACANTE – Parte 2

A imagens que se segue, refere-se à Regra 8:2 que explicita o que não é permitido fazer.
As imagens seguintes são ilustrativas do movimento não permitido e que se enquadra na perfeição na Regra 8:2.

No nosso entender nunca são demais estas chamadas de atenção, para se conseguir uma uniformização de critérios e de actuação, deve-se ainda evidenciar que tudo isto só será possível com uma boa colocação em campo da dupla, e uma coordenação perfeita, no âmbito da técnica da arbitragem.

Nota próximo “post” daremos sequência ás imagens exemplares sobre Faltas do Atacante.

O Formador

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Incrível ... Super Taça Feminina

Conforme anteriormente anunciado , realizou-se hoje o Sorteio desta Prova PO24 , com o seguinte resultado :

Dia 30-08-08 ( 1/2 Final )
Madeira Sad – Maiastars ( 16H00 )
Gil Eanes – Colégio de gaia ( 18H00 )

Dia 31-08-08
3.º / 4.º Lugar ( 10H00 )
Final ( 12H00 )

Todos os Jogos se realizarão no Pavilhão Municipal de Ansião.

Agora, é Incrível... A FAP , ainda anuncia, e apenas a 5 dias do inicio da Prova muito estranho e negativo, que oportunamente será comunicado aos clubes intervenientes todas as questões de ordem Logística... É ou não incrível...

Eu nem queria acreditar... que isto fosse possível !!! Onde está a organização !!! Haja um mínimo de respeito pelos Clubes, seus atletas e dirigentes.

O Reticencias

II Torneio César Branco - Resultados

Realizou-se no Pavilhão do Ginásio do Sul, de 20 a 23 de Agosto de 2008, o II – Torneio César Branco, com uma agradável assistência, principalmente nos últimos jogos do dia, registaram-se alguns jogos deveras interessantes como foi o caso do Belenenses / Benfica e do Belenenses / Sporting, surpreenderam-nos pela negativa o comportamento do SC Horta , e algumas das arbitragens, sendo este aspecto preocupante , pois vai iniciar-se a nova época já no próximo fim de semana. Pela positiva, deve salientar-se a boa organização do torneio, e a boa prestação da equipa do Belenenses , que é uma equipa, à imagem do seu treinador, “Garra”, até dizer “Chega”, a rever os aspectos dos horários, em que as equipas, devem habituar-se a que os mesmos são para cumprir. O Belenenses foi um digno vencedor do Torneio pela 2.º vez consecutiva , arrecadando ainda todos os prémios individuais , Melhor Guarda Redes ( Hugo Figueira ) , Melhor Marcador ( Pedro Spínola ) e Melhor Jogador ( Nelson Pina ).

Classificação Final
1.º - Belenenses
2.º - Sporting
3.º - Benfica
4.º - Emp. Comércio
5.º - SC Horta
6.º - Ginásio do Sul

O Noticias

domingo, 24 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos – 2008 – Resultados Final

Femininos

Noruega / RússiaVenceu a melhor equipa do Torneio Olímpico a Noruega ( 34-27 ) , perante a equipa Russa, com uma actuação verdadeiramente desastrosa , a Noruega chegou a ter 11 golos de vantagem, e utilizou uma arma fabulosa, o Contra Ataque, teve uma atitude defensiva, excepcional suportada na categoria da sua GR ( Lunde ) e com uma Pivot, que realizou um jogo digno de ser visto e revisto essencialmente pelas nossas praticantes ( Lybekk ) , na equipa Russa não destacaremos ninguém pelo negativismo da sua prestação, no entanto diremos que o número de falhas técnicas desta equipa foi de uma anormalidade impressionante. A dupla Francesa, que dirigiu um encontro fácil , esteve francamente mal na aplicação da Sanção Progressiva, culminando com uma exclusão a 2 minutos do fim, de uma Jogadora Noruega ( Gro ), que ninguém entendeu, pois durante o encontro verificaram-se situações bem mais graves e nada sancionou.

Masculinos

França / Islândia – Uma vitória Francesa ( 28-23 ) , alicerçada numa defesa extraordinária e que os Islandeses nunca se entenderam, Foi um jogo incaracterístico com um domínio total da França, que esteve tacticamente, tanto a defender como a atacar simplesmente fantástica, na Islândia o Contra Ataque falhou. Na equipa Francesa O seu GR Omeyer , esteve mais uma vez simplesmente Fantástico com 19 defesas decisivas, de salientar o jogador do ano, Karabatic com 8 golos e uma eficácia de 89 %, e o Jogador espectáculo Abalo. Na Islândia o veterano Stefansson foi o jogador em destaque. A dupla Alemã que dirigiu esta final, deu uma lição de arbitragem , simplesmente implacável na Falta do Atacante, bem nas Violações da Área dos 6 metros ( uma falha que deu origem a um 7 metros ), e uma atenção excepcional nos Bloqueios do Pivot. Disciplinarmente critério uniforme durante todo o encontro.

Femininos – Classificação Final
1.ª – Noruega
2.º - Rússia
3.º - Coreia
4-º - Hungria


Masculinos – Classificação Final
1.ª – França
2.º - Islândia
3.º - Espanha
4-º - Croácia


Terminou o Andebol Olímpico, e as nossas crónica sobre os mesmos, até Londres 2012.

O Analista

sábado, 23 de agosto de 2008

Agora Acredito... A Propósito do Andebol feminino

O Nosso colega o Analista, escreveu um texto a propósito do Andebol feminino, e relativo à Super Taça. Eu nem cria acreditar... Mas agora acredito afinal na FAP , também lêem os “Blogs” “ desse gajos “.

Então não queria acreditar... Mas no mesmo dia da publicação do texto, a FAP , faz sair, mas atenção em noticia de rodapé, a noticia sobre a realização desta prova do Calendário Nacional. Porquê!!! A noticia não merece destaque !!! Então não se pratica Andebol Feminino !!! Ou a mesma é secundária.... Será este o “produto” ....

Mais a FAP, através do Comunicado Oficial n.º 7 , indica o local da realização ( C.M. Ansião ), com Organização ( FAP / CM Ansião ), mas não dá indicação do programa nem de mais nada, o que se estranha , apenas indica que o Sorteio se realiza no dia 25, na sede da FAP, ( apenas a 5 dias do inicio da Prova muito estranho e negativo )

Eu nem queria acreditar... O site da C.M. de Ansião, na sua programação de eventos, é completamente omisso na matéria. Esta é mais uma curiosidade. Quanto custará à FAP esta realização, à pressa ...

O Reticencias

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos – 2008 – Resultados 1/2 Final

Femininos

Coreia / Noruega – Encontro verdadeiramente sensacional, com o resultado a favor da Noruega ( 29-28 ), a ser decidido em cima dos 60 minutos. De salientar os processos defensivos de ambas as equipas , com todas as GR a serem as grandes figuras do encontro , sendo ainda de destacar ao ataque as figuras Gro pela Noruega e Seongok pela Coreia. A Dupla de arbitragem , teve uma forte melhoria na sua actuação da 1.ª para a 2.ª Parte essencialmente no julgamento das Faltas do Atacante e no Julgamento do Jogo Passivo, já que na 1.ª Parte tinham tido um critério menos equilibrado na aplicação da Sanção Progressiva. Por fim apenas diremos que temos fortes duvidas na validação do último golo da equipa Norueguesa, que acabou por ser confirmado pela Mesa, mas para nós a buzina soou antes da bola entrar na baliza. Pelo que deveria ter-se seguido os prolongamentos regulamentares.

Hungria / Rússia - Mais uma bela partida de Andebol, em que a Hungria raramente encontrou soluções para ultrapassar o bloco defensivo Russo, que venceu toda a justiça ( 22-20 ). A Rússia comandou todo o encontro , apenas permitindo uma aproximação nos minutos finais . De destacar a GR n.º1 da Rússia Suslina com uma magnifica exibição e do lado Húngaro a espaços a Kovacsicz com 80 % de eficácia no remate. Uma chamada de atenção para o espectáculo que o “irascível” Treinador russo Trefilov é no banco. Quanto à arbitragem da dupla Polaca , foi sem macula , bem tecnicamente e disciplinarmente , com alguns pormenores deveras interessantes , como seja a exigência da distância de 3 metros dos defesas, do executante dos Livres de 7 metros.

Masculinos

França / Croácia – Uma partida que é um exemplo da riqueza Técnico / Táctica fabulosa, jogada a um ritmo normalmente baixo, que terminou com uma vitória justa da equipa Francesa ( 25-23 ), em que o seu GR Omeyer , esteve simplesmente Fantástico com 17 defesas decisivas. A Croácia teve Balic a menos e disso se ressentiu toda a equipa. A França ao ter poupado Narcise na 1.ª Parte , teve uma jogada táctica de mestre, pois este mesmo jogador foi decisivo no 2.º tempo em que marcou 6 Golos. A IHF não esteve bem no nosso entender ao nomear a mesma dupla que tinha dirigido o encontro entre as mesmas equipas na Fase Preliminar. A dupla Russa disso se ressentiu , e não esteve bem, nomeadamente no Jogo Passivo e no critério da aplicação da Sanção Progressiva.

Islândia / Espanha – Sensacional vitória da Islândia ( 36–30 ) , que iniciou o jogo com um contra ataque simplesmente fantástico, aos 5 minutos de jogo vencia por ( 5-0 ) , toada que se manteve durante todo o tempo, a sua forma defensiva foi, uma fantástica arma , nunca permitindo qualquer veleidade à equipa Espanhola, esta por sua vez nunca se encontrou , e sem soluções no ataque, exibição, em que a sua “fúria” , não existiu. A Dupla Eslovaca, esteve muito bem durante todo o encontro, nunca permitindo comportamento anti desportivos , embora existindo 14 exclusões ( 9 para Islândia e 5 para a Espanha ) o jogo não foi violento. Não permitiu “Teatro”, e foi eximia no sancionamento da Falta do Atacante.

Femininos – Jogos Classificativos e Final
Dia 23-08-08
Suécia / Roménia - 7/8 Lugar ( 01H00 )
China / França - 5/6 Lugar ( 03H15 )
Coreia / Hungria - 3/4 Lugar ( 06H30 )
Noruega / Rússia - Final ( 08H45 )

Masculinos – Jogos Classificativos e Final
Dia 24-08-08

Dinamarca / Coreia - 7/8 Lugar ( 01H00 )
Rússia / Polónia - 5/6 Lugar ( 03H15 )
Croácia / Espanha - 3/4 Lugar ( 06H30 )
França / – Islândia ( 08H45 )

Horas de Portugal

O Analista

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Propósito do Andebol Feminino

Vamos recordar a propósito do Andebol feminino as palavras proferidas em Vila da Feira, por altos responsáveis da FAP :

...Mais Jogadores e menos Atletas” , “ ... Uma grande novidade no programa para 2008 /2009 , é que segundo as palavras de Mats Olsson é o Andebol Feminino , investindo-se na sua promoção e divulgação , aproveitando o facto da Selecção Nacional de Seniores ter conseguido o histórico apuramento para uma Fase Final de um Europeu, tentando que este apuramento seja a “locomotiva” para os praticantes femininos. Estamos de acordo , mas estaremos vigilantes , esperando que não sejam só palavras e se passem aos actos. Para concretizar todos estes objectivos foram contratados mais dois elementos para a equipa técnica da FAP a Sandra e o Pedro, esta divulgação foi efectuada na apresentação dos técnicos das Selecções...”

Tudo isto foi dito, mas parece-nos , que foram apenas palavras e frases de circunstância, e porquê ??? No planeamento de datas divulgado pela FAP , no seu portal, verifica-se que a prova PO24 ( Super Taça Seniores Feminina ), tem a sua realização calendarizada para 30 e 31 de Agosto de 2008, confirma-se ainda através da Circular n.º 147 de 17- 7-2008, que FAP abriu um processo de candidatura de organização , com prazo limite de 04-08-08. A mesma circular refere, quais as equipas com direito de participação ( Madeira SAD, Colégio de Gaia, Maiastars e Gil Eanes ), tudo correcto, no entanto até hoje dia 21-08-08, nada se sabe , se houve ou não candidaturas e quais, se a prova se realiza ou não, e mais grave, o silencia é de tal forma, que a 9 dias da data prevista , não existe qualquer tipo de informação, estranho não é !!! Será desta forma que se pretende transformar 2008 / 2009 na época do Andebol Feminino , não é certamente , e começamos mal.

O Analista

Regras de Andebol - 23

Eis as soluções das perguntas anteriores:

106Resposta B – Regras ( 9:1, 15:2 ), 107 - Resposta B, D – Regras ( 9:1 Comentário ), 108Resposta C, E – Regras ( 9:1 Comentário ), 109Resposta A, C – Regras ( 2:9 Comentário, 9:2 ) 110Resposta A – Regras ( 10:1 )

Perguntas Seguintes :

111 - Equipa A ganha o sorteio de moeda, e quer mudar de campo. O capitão de equipa B decide que equipa A deveria executar o lançamento de saída. Decisão correcta?

A - Lançamento de saída da equipa A
B - Mudança de campo e lançamento de saída da equipa B
C - Repetição sorteio de moeda
D - Os capitães de equipa têm que chegar a um acordo

112 - Donde pode o lançamento de saída ser executado?

A - Até 3m atrás da linha central do próprio meio campo
B - Até 3m para lá da linha central e no meio campo dos adversários
C - No meio do terreno de jogo com um pé na linha de centro, com uma tolerância lateralmente de cerca de 1,5 metros

113 - O resultado é 15-15 mesmo antes do fim do jogo. A equipa visitante marca 16-15. A equipa da casa quer executar depressa o lançamento de saída. O jogador com a bola está no centro do terreno de jogo com um pé na frente da linha de centro e um pé atrás da linha. Decisão?

A - Correcção; então sinal de apito para executar o lançamento de saída
B - A posição está correcta; sinal de apito para executar o lançamento de saída
C - Paragem do tempo de jogo; Correcção; sinal de apito para executar o lançamento de saída

114 - Equipa A está para executar um lançamento de saída. O guarda-redes B não está ainda na sua área de baliza. Apesar disso soa o apito do árbitro central para o jogo começar, e o jogador A9 imediatamente faz golo. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para equipa A da linha central
B - Repetição do lançamento de saída
C - Golo
D - Lançamento livre contra A

115 - A3 executa uma reposição em jogo de uma posição 2 metros fora da linha lateral. Decisão correcta?

A - Nada, isto é permitido
B - Lançamento livre para B
C - Repetição da reposição em jogo
D - Repetição da reposição em jogo após apito

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Iniciados Masculinos e Femininos 1.ª Divisão

Foi efectuado hoje na sede da FAP, os sorteios para a 1.ª Fase destas provas, cujo resultados se divulgam .

PO08 - Masculinos

A 1.ª Fase será disputada em 6 zonas, com um total de 48 equipas, entre 20-09-08 e 31-01-09, no sistema de TxT a 2 voltas.

Zona 1 – AC Fafe, CA Leça, CD Feirense, S.Paio Oleiros, EA Moimenta Beira, FC Porto, GC Santo Tirso e Jobra.

Zona 2 – Ismai, Alavarium ACA, CCD Macieira, CCR Fermentões, DF Holanda, GD Col. Carvalhos, NA Penedono e SC Espinho.

Zona 3 – Aguas Santas, AA Avança, ABC, AC Sismaria, ACD Monte, FC Gaia, FC Infesta e Gigantes S.Mangualde.

Zona 4 – AD Sanjoanense, AC Lamego, CD Salvaterra de Magos, S.Bernardo, CP Natação, GC Tarouca, Isave e Padroense FC.

Zona 5 – AA Amadora, ACR Zona Azul, ADC Benavente, Almada AC, Olhanenses, Belenenses, GS Loures e Vitória FC.

Zona 6 – CCP Serpa, Alto do Moinho, Ginásio do Sul, Lagoa AC, Samora Correia, Passos Manuel, SL Benfica e Sporting CP.

Nota – No nosso entender não se compreende como foram constituídas algumas zonas, pois o Regulamento especifico da Prova é omisso, e verifica-se que existem equipas a efectuar deslocações que consideramos desajustadas, como ex: Porque está o Alto do Moinho na Zona 6 e não na Zona 5 por troca com o Vitória FC, os Olhanenses na Zona 5 e não na Zona 6 , e mais existem.

PO13 – Femininos

A 1.ª Fase será disputada em 4 zonas, com um total de 24 equipas, entre 01-10-08 e 13-12-08, no sistema de TxT a 2 voltas.

Zona 1 – AD Sanjoanense, ADCR Aguiar da Beira, ARC Alpendorada, Alavarium ACA, CA S.Felix Marinha e CL Almeida Garret.

Zona 2 – AC Lamego, CA Leça, CP Valongo Vouga, LA Aguada Cima, Maiastars, ND Colégio de Gaia.

Zona 3 – D.Fuas Roupinho, Batalha AC, C.Benfica e C.Branco, JAC Alcanena, Juv. Lis e SIR 1.º Maio.

Zona 4 – ARE Porto Alto, ASS Assomada, Vela de Tavira, CDC Albufeira, CDE Gil Eanes e SIM Porto Salvo.

Zonas constituídas de forma mais equilibrada, em que a grande prejudicada é a equipa do Porto Salvo, face ás deslocações que será obrigada a fazer nesta 1.ª Fase.

O Noticias

Jogos Olímpicos – 2008 – 1/2 Final

Depois de se terem verificados encontros verdadeiramente sensacionais em termos da prática andebolista, informamos os nossos leitores de que os podem visionar através do Link , que fornecemos , após entrarem só têm de verificar qual a câmara de TV que está a transmitir os jogos de andebol, fazemos ainda um alerta de 20 em 20 minutos a emissão desaparece , para a mesma voltar e é rápido, só têm de carregar novamente no botão Play.

Femininos
Dia 21-08-08

Noruega – Coreia ( 11H00 )
Hungria – Rússia ( 13H15 )

Masculinos
Dia 22-08-08
França – Croácia ( 11H00 )
Islândia – Espanha ( 13H15 )

Horas de Portugal

Fazendo um pequeno balanço do que vimos, encontramos vários factores extremamente positivos e que podem servir de exemplo nas nossas provas: Por exemplo o comportamento dos bancos , nunca mais do que um Oficial em Pé, a eficácia de actuação dos responsáveis pela Limpeza do Piso , e o trabalho dos Locutores, durante os encontros são mais um bom exemplo.

Constamos que nunca foi marcado Jogo Passivo numa situação de Substituição de Defesa / Ataque. As faltas de atacante foram na grande maioria das situações aplicadas dentro das Orientações definidas inclusive no documento FAP, ao contrário do Jogo Passivo, Nunca foi mascado jogo Passivo ao ataque, quando as equipas se estavam a superiorizar nas acções defensivas , o que discordamos. E também verificamos arbitragens menos conseguidas , pois apesar das diversas chamadas de atenção da IHF ( ver documento já publicado ) , continuou-se a ver Faltas do Atacante transformadas em Livres de 7 metros. Por ultimo apenas informamos de que em todos os jogos verificamos que a moldura á volta dos 40X20 ,que é obrigatória nos nossos campos não existe.

O Analista

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Precisões e Orientações Técnicas – “ Obrigatórias” – 2008/2009 – Parte 4

Na sequência da publicação, dos artigos , sobre as Precisões e Orientações técnicas , tornadas obrigatórias pela FAP, através da Circular n.º1 de 04-08-2008, para a época de 2008/2009. Apenas pretendemos com esta publicação, chegar a todos ( Atletas, Técnicos, Dirigentes e simples Adeptos ) auxiliando no visionamento daquilo que se irá passar ( esperamos nós ) na direcção dos jogos.

Neste “post” iniciamos a Falta do Atacante, continuando a respeitar a ordem de elaboração do documento FAP e dos slides de apresentação.

FALTA DO ATACANTE – Parte 1

As Imagens que se seguem, referem-se ao ataque organizado, e ás possíveis faltas cometidas pelos atacantes, destacando-se o posicionamento dos árbitros e rigor que é exigido na observação deste tipo de faltas.

A imagem seguinte, é uma nítida chamada de atenção para o teor da Regra 8 ( 8:1 ) , que explicita o que é permitido fazer
No nosso entender nunca são demais estas chamadas de atenção, para se conseguir uma uniformização de critérios e de actuação, deve-se ainda evidenciar que tudo isto só será possível com uma interacção da dupla.

O Formador

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PO04 – Campeonato Nacional de Juniores Masculinos

Foi apresentado com “Pompa e Circunstância” a nova designação desta Prova “ NEXT<21 “, está nova designação resulta certamente da nova parceria “paga” , com uma empresa de promoção de eventos desportivos, nós apenas nos perguntamos ? Para quê então a existência de um funcionário para o Marketing na FAP, se existe a necessidade de parcerias externas e com custos !!! A Nova designação pode ser apelativa , não discutimos isso, só não entendemos o porquê do “21” !!! No Regulamento Especifico da Prova ela é para atletas nascidos em 89 e 90 , e poderão ser utilizados , apenas e só 3 atletas nascidos em 88 ( 1.º ano de Seniores ) , não seria mais lógico , ser “20”, ajustando esta designação aos termos Internacionais ( Sub – 20 ). Desejamos no entanto que está designação seja eficaz .

Em simultâneo foram realizados os Sorteios das provas de Juniores e Juvenis Masculinos , com os seguintes resultados :

Next<21>
PO06 – Juvenis Masculinos 1.ª Divisão
Zona Norte Zona Sul O Noticias

Jogos Olímpicos – 2008 – Andebol Masculinos - Preliminares

Publicamos os Resultados dos Grupos “A” e “B” da Fase preliminar e o Calendário dos 1/4 Final da prova. As grandes surpresas foram a dificuldade de apuramento da Espanha no Grupo “A”, que apenas venceu o Brasil pela diferença mínima ( 36-35 ), e o não apuramento da Alemanha ( actual Campeã Mundial em titulo ). Nos 1/4 Final , merece uma nota de destaque, o encontro entre as equipas Campeã Olímpica e campeã da Europa ( Croácia / Dinamarca ).

Grupo A - Classificação
Grupo B - Classificação 1/4 Final - Calendário O Noticias

domingo, 17 de agosto de 2008

Torneio Internacional S.Mateus - Resultados

Realizou-se de 15 a 17 de Agosto de 2008, o XI – Torneio Internacional de S. Mateus, integrado na Feira de S. Mateus em Viseu, com a participação das equipas Da Liga , ABC, Benfica e Sporting e ainda Equipa Espanhola do C.BM Tabisam Torrevieja ( da liga ASABAL). Como notas negativas teremos de salientar a falta de aderência do publico , pois realizaram-se jogos com o Pavilhão quase vazio, e ainda a falta de informação no Portal da FAP, das nomeações das duplas para os referidos encontros. Como nota positiva , uma referência para a transmissão através do Portal da FAP de todos os jogos.

Chama-se a atenção dos responsáveis de que o SITE da A.A.Viseu , não contem, nem uma palavra acerca deste Torneio o que é lamentável.

As equipas Nacionais presentes , apresentaram algumas qualidades e defeitos já verificados na época anterior, no entanto não poderemos esquecer que estamos em inicio de época , e estes jogos servem precisamente de preparação. Quanto à equipa Espanhola salienta-se a qualidade do andebol praticado nomeadamente quando ataca.

As arbitragens , estiveram ao nível desejado , no entanto na nossa opinião não cumpriram algumas das orientações definidas pela FAP , para está época , nomeadamente ao nível do Jogo Passivo , e da amostragem dos Cartões amarelos ( vimos cartões amarelos a serem mostrados aos 15 minutos de jogo e mais ).

Classificação Final

1.º - Sporting
2.º - Benfica
3.º - ABC
4.º - Torrevieja


O Noticias

Jogos Olímpicos – 2008 – Andebol Feminino - Preliminares

Publicamos os Resultados dos Grupos “A” e “B” da Fase preliminar e o Calendário dos 1/4 Final da prova. As grandes surpresas foram o apuramento da China no Grupo “A”, ao vencer hoje a França ( 21-18 ), e o não apuramento da Alemanha ( última classificada do Grupo “B” ), de salientar que esta equipa perdeu 3 jogos pela diferença mínima. Nos 1/4 Final , merece uma nota o encontro entre as equipas Asiáticas ( China / Coreia ).

Grupo A - Classificação
Grupo B - Classificação
1/4 Final - Calendário
O Noticias

sábado, 16 de agosto de 2008

Preparação De Árbitros e Delegados Para Os Jogos Olímpicos

Apresentamos, documento elaborado pela IHF, e publicada no seu site sobre as arbitragens para os JO, considerando a relevância do seu conteúdo para a formação dos nossos árbitros, e ao mesmo tempo perguntamos, para quando a FAP , adquirir o DVD que foi entregue a estas duplas.

(À semelhança das equipas, também os árbitros de Andebol realizam uma preparação intensiva para os Jogos Olímpicos. Todas as 15 duplas nomeados pela Federação Internacional de Andebol (IHF) para Pequim receberam, antes do início dos Jogos Olímpicos, um DVD realçando temas específicos para que os árbitros pudessem iniciar o seu trabalho de preparação. Estes DVDs (contendo lances de jogos masculinos e femininos) foram também enviados a todas as equipas participantes de modo a saberem bem o que as espera, em Pequim, no que se refere à arbitragem. Dois dias antes do primeiro dia do inicio dos jogos de Andebol, nas Olimpíadas, os 30 árbitros reuniram com membros do PRC e CCM para um mini-curso, no decorrer do qual foram apresentadas as directrizes gerais.

O primeiro ponto a ser debatido foi o comportamento na área entre os 6m e os 9m. Muitas vezes, é complicado para os árbitros julgarem qual foi o jogador a cometer a primeira falta. Por esta razão a IHF tem de definir de forma muito clara a distribuição de tarefas entre os dois árbitros. "Buscamos uma arbitragem equilibrada para as jogadas de ataque e de defesa", Dietrich Späte, perito da IHF explica o objectivo dizendo: "O nosso objectivo é premiar acções de defesa positivas que resultam numa posse de bola legítima. Neste sentido, os árbitros devem seguir uma linha de decisão única quanto a faltas ofensivas."

Para além disto, o curso abordou ainda as medidas de contra-ataque. "O factor principal é o posicionamento dos árbitros. Estes necessitam antecipar as jogadas mas não devem correr demasiadamente rápido, de modo a poderem ocupar a melhor posição para observar o jogo", afirma Späte. Devido ás manobras ofensivas que decorrem na defesa e ao contra-ataque, as jogadas defensivas legítimas devem ser recompensadas de igual modo.

O último tema a ser discutido foi o comportamento rigoroso que os árbitros devem seguir no que se refere a provocações e comportamentos pouco desportistas nos espaços dedicados aos jogos. "Cabe aos árbitros eliminarem jogadas destrutivas. Tanto as equipas como os árbitros devem fazer todos os esforços para igualarem os desempenhos mostrados no Campeonato do Mundo de Andebol na Alemanha, em 2007. O objectivo é um jogo rápido orientado para a recuperação da posse de bola. É importante que a prática desportiva do andebol dê o exemplo, de modo a poder transmitir uma imagem positiva da modalidade, acrescentando-se contudo que a pressão psicológica sobre os árbitros está a aumentar consideravelmente: "O essencial é, certamente, possuir a sensibilidade necessária."

Paralelamente, foi realizada outra reunião com os técnicos oficiais, liderada pelo Delegado Técnico, Alexander Kozhukhov, em que se debateram, essencialmente, os procedimentos a manter durante os Jogos. )

O Formador

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Precisões e Orientações Técnicas – “ Obrigatórias” – 2008/2009 – Parte 3

Na sequência da publicação, dos artigos , sobre as Precisões e Orientações técnicas , tornadas obrigatórias pela FAP, através da Circular n.º1 de 04-08-2008, para a época de 2008/2009. Esperamos estar a contribuir, para mais e melhores adeptos.

Neste “post” terminamos o Jogo Passivo , continuando a respeitar a ordem de elaboração do documento FAP e dos slides de apresentação.

JOGO PASSIVO – Parte 3

Refere-se ao ataque o organizado e a superioridade das defesas sobre o ataque.

O sinal n.º 18 ( Significa Advertência de Jogo Passivo ) , Já publicado .

É uma situação de muito difícil interpretação , para os árbitros, já que, a maioria não possui formação técnica suficiente para fazer distinção, entre superioridade da defesa e defesa faltosa, deste modo vai ser difícil encontrara um equilíbrio entre as actuações das diversas duplas. No entanto, fica o alerta, para o cuidado que os técnicos vão ter de ter nas chamadas substituições defesa / Ataque, e ainda na forma de organização dos sistemas de ataque, que não podem jogar para o cronometro, este é um aspecto de essencial relevância, principalmente nos minutos finais em jogos equilibrados.

Publica-se , um resumo final relativo ás situações de jogo passivo, alertando para a frase final “ Máximo rigor “, a ver vamos !!!

O Formador

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ISAVE – A Liga e os Incumprimentos

Eis um tema, que só abordamos após a entrevista do Presidente da LPA, a um OCS. Por principio, só abordamos os temas após algum conhecimento dos factos. Juntando factos do conhecimento público e outros que fomos recolhendo, temos que:

A proposta desportiva chamada ISAVE ( Academia Desportiva do ISAVE ), se bem conduzida , é “era” pelo menos, em teoria, um projecto com todas as condições para se desenvolver e crescer na modalidade: tinha escalões de formação, tinha um suporte logístico (pelo menos parecia), e uma Instituição Académica com credibilidade. Mas como em todos os projectos, é necessário não ser megalómano e ter dirigentes com capacidade de trabalho e que saibam angariar/criar credibilidade, e que não sejam contadores de “histórias” , inventando desculpas ou tentando tornar-se nos coitadinhos. Dessa forma, não auguramos futuro à chamada Academia Desportiva ISAVE.

A Direcção da LPA, e nomeadamente o seu Presidente foram claros, na última Assembleia Geral da Liga, ao referir, que a credibilidade da Liga afirmou-se face ao trabalho desenvolvido, e não pode agora ficar prisioneira de incumprimentos, sob pena de os Órgãos Sociais da LPA ficarem com o ónus da situação criada, para além desta em nada contribuir para o principio de equidade competitiva que se deseja. Ou o ISAVE cumpre ou o Campeonato deverá ser disputado com apenas 9 equipas, estas sim credíveis e com projectos de desenvolvimento e competitivos. Com a coragem que se conhece à Direcção da LPA e ao seu presidente ( verdadeiros amadores , mas dirigentes com passado contributivo para o desenvolvimento da modalidade e não só do “produto” ), não nos custa pensar que esta será a solução. Pois o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.

O Banhadas Andebol

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

II Torneio César Branco

Realiza-se no Pavilhão do Ginásio do Sul, de 20 a 23 de Agosto de 2008, o II – Torneio César Branco, integrado na preparação das equipas da LPA e da 1.ª Divisão Nacional de Seniores Masculinos. Será certamente mais um aperitivo para a nova época e ao mesmo tempo uma oportunidade de os adeptos da modalidade, verem as suas equipas em acção. Esperamos que os adeptos da modalidade dêem uma boa resposta e o aproveitem com máximo prazer e desportivismo.

20 de Agosto de 2008
19.30 - Empregados do Comércio - Sp. Horta
21.30 – Ginásio C. Sul - C.F. "Os Belenenses"

21 de Agosto de 2008
19.30 – Sporting C. P. - Empregados do Comércio
21.30 – SL Benfica - Ginásio C. Sul

22 de Agosto de 2008
19.30 - Sp. Horta - Sporting C. P.
21.30 – C.F. "Os Belenenses" - S.L. Benfica

23 de Agosto de 2008
17.00 – Apuramento do 5º e 6º classificado
19.00 – Apuramento do 3º e 4º classificado
21.00 - Final

O Noticias

Duplas de Árbitros – FAP e LPA Época 2008/2009

Estranho o CA da FAP, tomou posse em 5 de Julho de 2008, entretanto já se realizaram, várias acções sobre as novas Orientações técnicas “ Obrigatórias “ para serem aplicadas na nova época , já se fizeram certamente várias sessões de testes de aptidão física, e até ao momento não existe qualquer comunicado da FAP , nem com os resultados dos testes, nem sequer com a constituição das duplas pelas diversas categorias conforme estipula o Titulo 15 do Regulamento Geral da FAP e Associações .

Na presença de tantos incumprimentos, “bizarramente” , no site da LPA , já existe ( com data de 29-07-08 ) a lista das duplas que irão actuar na época que se inicia em 31-08-08. Como é possível !!! No entanto, pergunta-se face ao quadro competitivo da LPA , são necessárias 12 Duplas !!! Para quê !!! O que justifica tal facto !!! No nosso entender nada o justifica, não a ser para satisfazer alguém !!!

Mas conforme se pode verificar no quadro abaixo, surge uma dupla com a Observação “Condicionada” , mais uma aberração, então agora existem duplas condicionadas , ou será que também tem incumprimentos !!! O CA da LPA, não pode ter duplas condicionadas seja por que motivo for, ou estão aptas ou não estão, não existem duplas condicionadas. Nós questionamos ainda como publica o CA da LPA as duplas para a nova época sem o CA da FAP, cumprir as normas estabelecidas regulamentarmente ?

Outra anormalidade do quadro do CA da LPA, é a falta de respeito para com o Árbitro Internacional António Goulão, e porquê ? Num campo informa que a dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador são quadros IHF , e a dupla Duarte Santos / Ricardo Vieira são quadros EHF , então e o quadro António Goulão!!! , nem no campo observações diz nada. Não existe procuração de ninguém , porque felizmente mantemos a equidistância, mas não podemos deixar passar em claro situações de injustiça pura.
O Analista

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quais os Melhores de Sempre - Selecção

Na presença dos resultados das diversas votações que efectuamos, e com base nos mesmos, elaboramos a Selecção de Sempre , o critério seguido , foi. Seleccionar sempre os 2 ( dois ) elementos com a votação mais elevada, tanto para Treinadores , como para atletas e neste caso por posto especifico,, o que dará um total de 14 atletas. Sabemos que o ideal seria seleccionar 16, mas para evitar ambiguidades na escolha dos outros dois elementos tomas a decisão de escolher apenas 14. Indicamos sempre em 1.º Lugar o elemento com a votação mais elevada.

Eis a nossa Selecção de Sempre

Técnicos – António Cunha e Ângelo Pintado.

Guarda Redes – Carlos Silva e Paulo Morgado
Centrais – Luís Hernâni e Manuel Brito
Pivot – Nicolau Espadinha e Armando Pires
Lateral Direito – Filipe Cruz e Alexandre Barbosa
Lateral Esquerdo – Carlos Resende e José Manuel
Ponta Direita – Miranda e Luís Lopes
Ponta Esquerda – Vasco Vasconcelos e Álvaro Martins

O Jurássico

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Precisões e Orientações Técnicas – “ Obrigatórias” – 2008/2009 – Parte 2

Damos continuidade á publicação, dos artigos , sobre as Precisões e Orientações técnicas , tornadas obrigatórias pela FAP, através da Circular n.º1 de 04-08-2008, para a época de 2008/2009. Reforçando esperamos nós a contribuição, para mais e melhores adeptos.

Continuamos no Jogo Passivo , respeitando a ordem de elaboração do documento FAP e dos slides de apresentação.

JOGO PASSIVO – Parte 2

Refere-se à demora na execução dos lançamento Livres e Reposição em Jogo.

O sinal n.º 18 ( Significa Advertência de Jogo Passivo ) , Já publicado .

Chama-se a atenção de que, o colocar a bola no chão, o chamar a atenção do árbitro para a distância dos 3 metros , a demora do GR em repor a bola em jogo, o aguardar por uma substituição para posterior execução do respectivo lançamento, são exemplos de situações, susceptíveis de ser assinalado jogo passivo através do Sinal n.º 18. Alertamos de que os árbitros não necessitam normalmente de apitar para a execução dos respectivos lançamentos, a não ser em casos especiais.

O Formador

Regras de Andebol - 22

Eis as soluções das perguntas anteriores:

101Resposta B – Regras ( 9:1, 7:8, 13:2 ), 102 - Resposta D – Regras ( 6:3b, 9:1, 13:2 ), 103 Resposta B – Regras ( 12:1, 12:2, 15:2 ), 104Resposta C – Regras ( 9:1, 6:4, 12:1 ) 105 Resposta C – Regras ( 9:1, 14:2 )

Perguntas Seguintes :

106 - A6 executa uma reposição em jogo na direcção do seu guarda-redes. O guarda-redes repara na bola muito tarde e a esta entra na baliza. Decisão correcta?


A - Lançamento livre para B
B - Golo
C - Lançamento de guarda-redes para A
D - Repetição da reposição em jogo após de apito

107 - A11 faz um chapéu por cima do guarda-redes B que está avançado da sua baliza. Antes de cruzar a linha de baliza, a bola é repelida por um oficial da equipa para B que estava sentado na primeira fila de espectadores atrás da baliza. Decisão?

A - Lançamento de 7 metros para A
B - Golo para A
C - Desqualificação para oficial B
D - Relatório no Boletim de Jogo

108 - Um oficial da equipa da casa A, que não se encontra inscrito no Boletim de Jogo, intercepta a bola que se dirige na direcção da baliza vazia 2 segundos antes do fim do jogo com o resultado 25-25. Assim um golo para B é evitado. De seguida soa o sinal de final de jogo. O que está correcto?

A - Resultado final de 25-25
B - Lançamento de final 7 metros contra A
C - Resultado final de 25-26
D - Desqualificação do oficial
E - Relatório de Jogo

109 - Até que ponto pode o árbitro decidir pela anulação de um golo?

A - Até ao apito para o lançamento de saída
B - Até ao apito final
C - Até ao apito final da primeira parte do jogo
D - Não pode ser anulado

110 - Equipa A ganha o sorteio de moeda e decide começar com a bola. O capitão de equipa que B quer mudar de campo. Decisão correcta?

A - Mudar de campo
B - Mudar de campo se equipa A estiver de acordo
C - Sorteio novamente
D - Não mudar de campo

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

domingo, 10 de agosto de 2008

Torneio Internacional S.Mateus

Vai realizar-se de 15 a 17 de Agosto de 2008, o XI – Torneio Internacional de S. Mateus, integrado na Feira de S. Mateus em Viseu, com a participação das equipas Da Liga , ABC, Benfica e Sporting e ainda Equipa Espanhola do C.BM Tabisam Torrevieja. Será o aperitivo para a nova época e ao mesmo tempo será a altura das equipas afinarem as suas estratégias, com os primeiros confrontos entre si. Esperamos que os adeptos da modalidade aproveitem bem este 1.º ensaio.

Jogos no Pavilhão da Inatel

15-08-08
Sporting – C.BM Tabiscam Torrevieja ás 19H00
ABC – Benfica ás 21H00

16-08-08
C.BM Tabiscam Torrevieja – Benfica ás 15H00
Sporting – ABC ás 17H00

17-08-08
ABC - C.BM Tabiscam Torrevieja ás 11H30
Benfica – Sporting ás 15H00

O Noticias