Realizou-se este fim de semana no Pavilhão Municipal de Mangualde a Fase Final desta prova, com a participação do Sporting, FC Porto, Benfica e ABC.
SPORTING CAMPEÃO NACIONAL
PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos
Resultados
1.ª Jornada
Benfica 24 – 30 Sporting
FC Porto 32 – 28 ABC
2.ª Jornada
Sporting 36 – 24 ABC
Benfica 19 – 25 FC Porto
3.ª Jornada
ABC 27 – 25 Benfica
FC Porto 21- 31 Sporting
Classificação – 1.º Sporting, 2.º FC Porto, 3.º ABC e 4.º Benfica
O Sporting ao vencer Campeonato renovando o título de Campeão Nacional que estava na sua posse, sendo esta vitória a terceira consecutiva. O Campeonato foi disputado com o Pavilhão a registar assistências superiores á ultima edição desta prova, embora o nível das equipas, na nossa opinião merecesse mais publico. O Campeonato não registou o equilíbrio que a 1.ª Fase da prova poderia fazer supor, pois a superioridade demonstrada pela equipa do Sporting, foi flagrante, conforme se pode constatar pelos resultados. Tal como na última época o titulo apenas foi decidido na última jornada, o que se saúda, saudando-se de igual modo a forma desportiva como decorreu toda a prova, com as equipas a apresentarem os seus principais atletas, o que proporcionou jogos com grande qualidade, ao mesmo tempo que o Seleccionador Nacional, teve oportunidade de ver em acção praticamente todos os Seleccionáveis.
FC Porto 21 – 31 Sporting
Jogo disputado pelos mesmos intervenientes da última época, inclusive a equipa de arbitragem que foi exactamente a mesma. Foi um jogo, muito bem jogado com um “lote” de praticantes de nível superior, e proporcionaram um encontro com bons momentos de andebol, com o Sporting a tomar conta do comando do marcador cerca dos 8 minutos de jogo (4-3), para o FC Porto, registar uma “branca” e estar cerca de 8 minutos sem marcar, facto muito bem aproveitado pela equipa Lisboeta que rapidamente colocou o marcador em 11-4 aos 16 minutos, ficando (no nosso entender) sentenciado, neste momento o resultado final. O Intervalo chegou com o Sporting a vencer por 18-8. Nos segundos 30 minutos, de realçar a melhoria do FC Porto, mas que mesmo assim nunca chegou a criara grandes problemas. O Sporting apresentou-se com uma defesa agressiva e coesa que efectuava uma pressão alta, e que permitiu diversas acções de ataque rápido e de contra ataque, e no ataque planeado, teve em Rui Silva (8 golos) um autêntico “maestro”, e com o notável rematador dos 9 metros Nuno Gonçalves (7 golos), deve-se ainda salientar o ponta Frederico Malhão (4 golos), mas com uma excelente exibição. Uma palavra para dois dos guarda redes Luís Oliveira do Sporting e António Silva do FC Porto que efectuaram excelentes prestações. O FC Porto, que usou prioritariamente o sistema defensivo em linha pretendendo beneficiar da excelente envergadura física dos seus atletas, nunca se entendeu com o ataque organizado do Sporting, enquanto no ataque planeado os seus atletas revelaram-se demasiado precipitados, uma palavra para o jovem Belmiro Alves (6 golos), que surgiu na parte final do encontro. O Encontro foi dirigido pela dupla Internacional de Leiria composta por Daniel Martins e Roberto Martins, que ao contrário do ano anterior produziu um trabalho mais equilibrado e positivo, inclusive em diversos momentos do jogo nem se deu por eles.
Nota – Os comentários do jogo efectuados na FAP TV pelo Adjunto do Seleccionador Nacional de Juniores Pedro Vieira, não tiveram comparação possível com os que Rolando Freitas, fez na última época. Pois foram comentários lúcidos e sem parcialidade, o que muito agradecemos.
O Noticias