Nova crónica completa, com a realização das principais provas do Calendário Nacional.
PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final
9.ª Jornada
Grupo “A”
ABC 19 – 18 Madeira SAD
Belenenses – Sporting ( 02-06-10 )
FC Porto 37 – 31 Benfica
Depois de o Título já estar decidido, o interesse na competição é diminuto, fruto da forma e do modelo competitivo. Após a realização de jogos em atraso Sporting/Benfica ( 27-23 e FC Porto/Madeira SAD ( 33-20 ), voltamos a ter uma jornada incompleta, face ao adiamento do jogo Belenenses/Sporting, motivado pela participação dos leões na final da Challenge CUP. O interesse neste momento reside em saber o ordenamento classificativo e, que vai decidir quais as equipas Portuguesas nas provas Europeias na Época 2010/2011. Assim tivemos um ABC/Madeira SAD , em que o ABC obteve uma dificílima vitória, num jogo sempre equilibrado, e com constantes igualdades no marcador, e onde os Guarda Redes foram figuras Luís Carvalho ( 58% de eficácia ) e Hugo Figueira ( 47% de eficácia ). O FC Porto/Benfica , foi um jogo que terminou com vitória esperada do FC Porto. Depois desta jornada , o já Campeão Nacional, comanda com 54 pontos, seguido do ABC ( 44 ) , Madeira SAD ( 43 ), Benfica ( 42 ), Belenenses e Sporting ( 41 – menos um jogo ).
FC Porto 37 – 31 Benfica
Antes de entráramos propriamente na crónica do jogo, teremos de dizer, que um jogo de Andebol é um espectáculo desportivo e não circense e, em que o respeito pelo adversário deve estar sempre em mente, sejam quais forem os resultados alcançados e, devem ser acima tudo grandes espectáculos de Fair Play, servindo de exemplo para os mais jovens.
O FC Porto levou de vencida um Benfica que apenas durou 16 minutos ( 9-9 ), a partir daí foi um calvário completo, sem sistema defensivo, e um ataque a viver das acções individuais de Carlos Carneiro, que ao contrario de outros jogos, juntamente com Ricardo Candeias, foram as referências da equipa pela positiva, quanto ao resto , foram praticamente nulos, nem as intervenções do técnico conseguiram animar uma equipa completamente descrente, por exemplo David Tavares foi uma sombra de si mesmo. O FC Porto com um jogo alicerçado numa excelente defensiva e com um Guarda Redes em grande forma ( Hugo Laurentino ), foi construindo um resultado expressivo , chegando ao intervalo a vencer por 20-15. No segundo período assistimos novamente a mais do mesmo , com o Benfica a permitir os Contra Ataques e os ataques rápidos do FC Porto, e sem soluções ao ataque de tal forma que apenas marca o primeiro golo neste período aos 36 minutos ( 24-16 ) . O FC Porto a partir deste momento passou a gerir o jogo e a efectuar jogadas para a “galeria”, mas sempre eficazes. Carlos Carneiro acaba por ser a figura do jogo pelos 14 golos convertidos , basta dizer que quando o resultado era de 14-11 , Carlos Carneiro tinha 7 golos marcados. A arbitragem do jogo esteve a cargo da jovem dupla Leiriense Flávio Carvalho/João Malhado, que não tiveram trabalho fácil, mas que eles próprios complicaram com critério disciplinar desequilibrado, principalmente no primeiro tempo de jogo, melhorando significativamente no segundo tempo. Não entendemos a “rábula” da bola, nem qual o papel do delegado ao jogo nestas situações em que deveria ter sido mais interventivo, uma troca de bola , não é um time out.
Grupo B
Marítimo 27 – 25 AC Fafe
Aguas Santas 29 – 29 SC Horta
S. Bernardo - Xico Andebol ( 02-06-10 )
Reafirmamos o anteriormente dito, evitando ser repetitivos, pois com as descidas já definidas, os jogos tornam-se em verdadeiros encontros para “encher”, e desta forma temos mais um jogo adiado o S. Bernardo/Xico Andebol, que permitiu ao Xico Andebol, participar na Fase Final de Juniores completo. Esta é uma situação que só não é desequilibrante, porque o Belenenses/Sporting, também foi adiado. O Marítimo venceu o AC Fafe , relegando desta forma o seu adversário para o ultimo lugar da tabela classificativa. O SC Horta obteve mais um empate ( nesta fase já vai com 4 em 9 nove jogos ), e desta forma temos 3 equipas nos lugares cimeiros deste grupo, igualadas em termos pontuais ( 39 ) , mas o S. Bernardo com menos um jogo, seguidos do Xico Andebol ( 36 – menos um jogo ), Marítimo ( 29 ) e AC Fafe ( 27 ). Apenas como mera curiosidade , existe a forte possibilidade de os três últimos classificados serem precisamente as equipas que esta época se juntaram às equipas que transitaram do campeonato da Liga.
PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final
10.ª Jornada
Maria Balaio 20 – 28 Sismaria
Modicus 35 – 29 G. Sul
Camões 27 – 32 S. Mamede
Última jornada e, com o Campeão Nacional decidido, nesta jornada o interesse está no ordenamento final do Campeonato, e os jogo com maior interesse eram o Modicus/G.Sul que terminou com uma concludente vitória do Modicus que já vencia ao intervalo ( 18-14 ) e, o Maria Balaio/Sismaria , que terminou com a expressiva vitória do Sismaria, vitória construída no segundo tempo , pois ao intervalo encontrava-se a perder ( 12-11 ). No entanto este resultado não têm qualquer influência, na tabela classificativa. Tivemos o Camões/S. Mamede , que terminou com a vitória esperada do já Campeão Nacional, diante um Camões que foi a grande decepção desta Fase da prova. Assim S. Mamede e Maria Balaio disputaram na próxima época a 1.ª Divisão Nacional.
Classificação Final – 1.º S. Mamede, 2.º Maria Balaio, 3.º Modicus, 4.º G. Sul, 5.º Sismaria e 6.º Camões
Na Zona Norte descem de divisão o AC Lamego e o CD Feirense, sejam quais forem os resultados nas próximas jornadas, e na Zona Sul, o histórico Almada AC , também já está condenado, faltando definir quem o acompanha e que sairá do quarteto composto por ( Emp. Comércio, Évora AC, Alto Moinho e Juv. Lis )
Terminaram este fim de semana , mais duas provas Nacionais.
PO07- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Juvenis Masculinos
C.A. LEÇA CAMPEÃO NACIONAL
PO13A- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Iniciados Femininos
LA AGUADA DE CIMA CAMPEÃ NACIONAL
O Banhadas Andebol