Mais um fim de semana em que tivemos equipas Portugueses nas Competições Europeias em Masculinos e em Femininas. Estiveram acção 6 equipas ( 3 Masculinas e 3 Femininas ) e, disputaram um total de 9 jogos , vencendo 4 jogos e perdendo cinco , pelo que não se poderá considerar positivo.
Masculinos
EHF CUP
Madeira SAD – Disputou o encontro da 1.ª Mão relativo à 3.ª Eliminatória , com os Austríacos do A1 Bregenz , no Funchal e venceu pela margem mínima, realizando um jogo quase perfeito, anulando positivamente toda a 1.ª linha da equipa Austríaca, com um sistema defensivo que variava entre 3x2x1 e o 3x3 , provocando grandes dificuldades no ataque ao adversário, mas com grande desgaste físico, ao ataque esteve bem em alguns momentos do encontro , enquanto, noutras situações revelou alguma inexperiência, com remates precipitados, diga-se a maioria deles a ficaram no forte bloco defensivo do Bregenz. Chegou durante o 1.º tempo a ter 5 golos de vantagem ( 15-10 e 16-11 ) , mas não soube gerir esta diferença e permitiu uma forte reacção do adversário chegando ao intervalo com um empate a 16 golos , estando cerca de 7 minutos sem concretizar. Um mau começo no segundo tempo, permitiu ao adversário em menos de um minuto passar para a frente do marcador por dois ( 18-16 ) , para depois voltar ao seu ritmo, e comandar quase sempre o marcador, chegando aos 3 golos de vantagem ( 30-27 ) cerca dos 53 minutos. De destacar no Madeira SAD, a actuação do jovem central Nuno Silva a jogar e a fazer jogar , e de Miguel Ferraz ( 8 golos ) , mas por vezes precipitado na concretização, e também do jovem Daniel Santos ( 7 golos ) , uma referência especial para a qualidade e garra dos guarda redes da equipa . A dupla de arbitragem que veio da Eslovénia e constituída por Tomo Vodopivec / Robert Krasna , num jogo sem grandes problemas ( a não ser os provocados pelo piso – demasiadas interrupções ) produziu um trabalho que poderia ser bem mais positivo, se tivesse punido disciplinarmente todas as situações de agarrar o adversário e não só a 2 minutos do fim .
Na nossa opinião dificilmente o Madeira SAD, passará a eliminatória, mas “enquanto à vida à esperança”.
1.º Mão - Madeira SAD 31 – 30 A1 Bregenz
2.ª Mão - Dia 27-11-10
A1 Bregenz - Madeira SAD ( 19H00 )
CHALLENGE CUP
SPORTING – VENCE ELIMINATÓRIA
Sporting – Foi à Ucrânia disputar os dois jogos relativos à 3.ª Eliminatória com o HC "Polytechnik". Deslocou-se desfalcado de Pedro Marques que se encontra lesionado, e na defesa do seu titulo de vencedor desta prova, e não deixou os créditos por mão alheias, vencendo a 1.ª Mão, num jogo em que comandou sempre o marcador, chegando ao intervalo já na posição de vencedor ( 15-13 ), e onde mais uma vez Pedro Solha ( 6 golos ) e Hugo Figueira foram as suas principais figuras. No jogo da 2.ª Mão a equipa de Alvalade perdeu, mas conseguiu o apuramento face ao diferencial obtido na 1.º Mão , foi um jogo menos conseguido chegando ao intervalo já a perder ( 14-13 ) e onde novamente Pedro Solha foi a figura predominante com 13 golos.
1.º Mão - HC "Polytechnik" 21 – 26 Sporting
2.ª Mão - Sporting 26 – 30 HC "Polytechnik"
Nota – O Sorteio dos 1/16 Final realizar-se-á no dia 30-11-10 , Realizando a 1.ª Mão em 19/20-02-11 e a 2.ª Mão em 26/27-02-11.
ABC – ELIMINADO
ABC – Foi à Sérvia disputar os dois jogos relativos à 3.ª Eliminatória com o Radnicki Kragujevac , e deslocou-se desfalcado de um dos seus principais “artilheiros” por lesão ( José Rolo ), perdeu o jogo da 1.ª Mão por apenas dois golos de diferença num jogo que chegou ao intervalo na posição de vencedor ( 13-12 ) e onde Luís Bogas esteve ao seu nível com 8 golos, vem acompanhado por Rui Lourenço ( 7 golos ), com este resultado as esperanças mantinham-se, mas foram vãs , pois voltou a perder e desta vez com um diferencial de 3 golos num jogo que nunca comandou, e onde foi “castigado com 8 exclusões e “faltou” Luís Bogas. Terminando com fortes queixas da arbitragem da dupla Eslovaca.
1.º Mão - Radnicki Kragujevac 27 – 25 ABC
2.ª Mão - ABC 17 – 20 Radnicki Kragujevac
Femininos
EHF CUP
GIL EANES - ELIMINADO
Gil Eanes – Defrontou as holandesas do T+A/ VOC Amsterdam no jogo da 2.ª Mão, embora as esperanças de apuramento fossem escassas, voltou a perder com as holandesas num jogo onde ao intervalo , já perdiam por 16-14, efectuando uma 1.ª parte mais consistente, mas as holandesas controlaram sempre o encontro, e terminaram novamente na posição de vencedoras, de destacar na equipa Portuguesa os 9 golos de Ana Seabra.
1.º Mão - Gil Eanes 30 – 34 T+A/ VOC Amsterdam
2.ª Mão - T+A/ VOC Amsterdam 34 – 29 Gil Eanes
CHALLENGE CUP
JUVENTUDE LIS - VENCE ELIMINATÓRIA
Juventude Lis – Disputou em Leiria no pavilhão de São Romão, os dois jogos relativos à 3.ª Eliminatória com o Stopinu NHK ( Letónia ). E soube aproveitar o factor casa, vencendo facilmente no 1.ª Mão a frágil equipa da Letónia, ao intervalo já o resultado era favorável às Leirienses ( 17-4 ), terminando o jogo, com um diferencial que lhe permitiu jogar a segunda mão com total confiança no apuramento , e onde Diana Pereira foi a artilheira de serviço ( 9 golos ). No segundo jogo , a Juventude Lis , entrou novamente muito bem e ao intervalo já vencia por 19-10. não dando quaisquer hipóteses a equipa adversária , neste jogo a marcadora de serviço foi a Gizelle Carvalho com 8 golos. Uma referencia apenas para a equipa da Letónia, que se apresentou com apenas 9 jogadoras, o que se estranha, assim como a fraca assistência ao segundo jogo , segundo Boletim de jogo apenas 100 espectadores e, é uma pena.
1.º Mão - Stopinu NHK 14 – 31 Juventude Lis
2.ª Mão - Juventude Lis 33 – 22 Stopinu NHK
Nota – O Sorteio dos 1/16 Final realizar-se-á no dia 23-11-10 , e contará também com a presença do Colégio de Gaia. Realizando a 1.ª Mão em 5/6-02-11 e a 2.ª Mão em 12/13-02-11.
CUP WINNERS' CUP
MADEIRA SAD - ELIMINADO
Madeira SAD – Deslocou-se à Roménia para disputar o encontro da 2.ª Mão , levando a bagagem cheia de esperanças, mas que se esvaíram totalmente no comportamento da equipa , que foi completamente dominada pela equipa Romena. Sem soluções atacantes, com uma defesa totalmente permissiva, com uma quantidade impressionante de falhas técnicas, ( maus passes, perdas de bola, faltas do atacante e passos ) , foi presa fácil para uma equipa Romena que sem deslumbrar foi mais eficaz e, contou uma Guarda Redes em evidência (Smedescu ). Aos 14 minutos de jogo apenas tinha concretizado 2 golos e já perdia por ( 6-2 ), no segundo tempo apenas concretizou cerca dos 37 minutos o seu nono golo , nessa altura perdia por ( 17-9 ), falhando neste período cerca de 7 situações de ataque, apesar de ter jogado várias vezes contra apenas 4 jogadoras de campo, nunca se superiorizou ao adversário , apenas efectuando uma ténue reacção nos momentos finais, quando diminuiu a diferença para 4 golos ( 22-18 ), mas esta reacção durou pouco tempo. A arbitragem a cargo da dupla Grega Konstantinos Katsikis / Michalis Michailidis, produziu globalmente um trabalho positivo, especialmente nos aspectos disciplinares onde não se deixou influenciar pelo ambiente. Nas faltas de atacante já não esteve tão bem.
1.ª Mão - Madeira SAD 27 – 27 C.S. Tomis Constanta
2.ª Mão - C.S. Tomis Constanta 24 – 18 Madeira SAD
O Noticias