gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 31 de outubro de 2020

Adiamento de Jogos - Covid-19 – Andebol - XVI

MARCAÇÃO DOS JOGOS ADIADOS

NO

(PERÍODO DE 30-10 A 3-11-20)

Depois das notícias anteriormente publicadas sobre este controverso tema, e que segundo as diversas crónicas que temos lido não têm sido tão consensuais (basta ver as reações hoje existentes nos diversos OCS), como querem fazer quer, a FAP, emite o CO N.º 23 (30-10-20) precisamente sobre este tema, mas dirigido à remarcação dos jogos adiados, e nós perguntamos, quem paga aos clubes que antecipadamente já tinham as suas despesas de deslocação e alguns até estadia, pagas e organizadas?

Assim diz o Comunicado Oficial, (apenas iremos referir os aspetos relevantes ás marcações).

Os jogos do Campeonato placard Andebol 1 – PO.01 e do Campeonato da 1ª divisão Seniores Femininos – PO.09, não se realizarão nas datas previstas, devendo os clubes chegar a acordo, no quadro e termos regulamentares, para a realização do jogo numa nova data, devendo proceder à referida alteração no Sistema de Informação da FAP.

Nós perguntamos, qual o motivo da Federação não ter procedido ela à indicação de datas? Que serão escassas, e em especial na PO09, face ás decisões do Governo da Região Autónoma da Madeira, com as deslocações das equipas da Região ao continente, pois em relação á PO01, os jogos não realizados, diziam respeito essencialmente a encontros adiados em jornadas anteriores.

Os jogos da 2ª Eliminatória da Taça de Portugal Seniores Masculina - PO.20 não se realizarão nas datas previstas, devendo os clubes chegar a acordo, no quadro e termos regulamentares, para a realização do jogo numa nova data, devendo proceder à referida alteração no Sistema de Informação da FAP, devendo estes jogos realizarem-se até ao dia 22/11/2020.

Repetimos a mesma pergunta porque, não estabeleceu uma data para a realização da Eliminatória? Já que estabelece uma data limite (22-11-20)

Os jogos da PO.03 - Campeonato Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos e da PO.10 - Campeonato Nacional Seniores Femininos, as Associações Regionais com delegação de competências deverão proceder à recalendarização dos mesmos, prevalecendo o acordo entre os clubes intervenientes, nos termos regulamentares.

Aqui existiu um critério diferenciado, colocando o problemas de existir um novo calendário, a ser realizado pelas Associações com Delegação de competências, o que é no nosso entender uma boa solução, embora dando preferência ao acordo entre os clubes.

Sobre este tema não poderemos terminar sem enunciar as palavras proferidas pelo Presidente da FAP, aos OCS, e com as quais estamos completamente de acordo, e que são retiradas de um artigo publicado no resumo da imprensa pela FAP.

“…da Federação de Andebol de Portugal (FAP), lamentou que o desporto não tenha a mesma consideração de outros setores da sociedade. O país não pode parar, a economia não pode parar, as empresas não podem parar, o turismo não pode parar, a cultura não pode parar, mas acho que o desporto também não. Também é economia, cultura e turismo. É atividade física, saúde, salientou o dirigente, referindo que o processo de diálogo que as federações mantiveram com o Governo esta semana podia ter sido diferente.”

Desporto os parentes pobres da Economia Nacional.

O Noticias

Nomeações – EHF – 2019 / 2020 – XIII

 
A EHF procedeu a nomeações para as Provas Europeias (Euro 2022), tendo a Portugal sido atribuídas as seguintes, existindo jogos na mesma prova ainda sem qualquer nomeação:

Delegados

António Marreiros – Foi nomeado para o encontro da 1.ª Jornada do Grupo 3 da Fase de Qualificação 2 so EHF Euro 2022 Masculino, que se disputa entre Portugal e Israel, em Portugal no dia 04-11-20.

Árbitros

Eurico Nicolau / Ivan Caçador – Foram nomeados para dirigir o encontro da 1.ª Jornada do Grupo8 da Fase de Qualificação 2 do EHF Euro 2022 Masculino, que se disputa entre a Suécia e a Roménia, na Suécia no dia 05-11-20.

Aos nomeados, desejamos as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

O Regras

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Europeu 2022 Seniores Masculino – IX

EHF EURO 2022

SENIORES MASCULINOS

HUNGRIA E ESLOVÁQUIA

(CONVOCADOS)

PORTUGAL JOGA A 1.ª JORNADA (GRUPO 4) EM MATOSINHOS

Europeu que será pela primeira vez disputado por 24 equipas,

Portugal depois de em 27-10-20, em conferência de imprensa, ter sido divulgada uma pré convocatória, de 35 pré convocados, que era constituída por um misto de experiência e juventude, mas que conforme foi afirmado na altura, que face à situação atual, poderá atualizada diariamente, e que apenas no próximo dia 01-11-20, seria divulgada a lista dos 18 convocados para o jogo com Israel. Mas no entanto em 30-10-20, foi divulgada a lista não de 18 mas de 19 atletas para os jogos com Israel e Lituânia.

Uma nota negativa da nossa parte, pois desapareceu do Portal da FAP, a possibilidade de o jogo ser transmitido pela RTP2, o que se estranha, ou então esta não consegue ter os meios disponíveis na data prevista, mas a notícia da FAP sobre o estagio da Seleção, informa que o jogo será transmitido, não se entende a discrepâncias nas informações…

Este Grupo começa com o adiamento do jogo Islândia – Israel, para data a confirmar

Lista de convocados sem comentários – Para o Mini Estágio de 31-10-20 a 09-11-20, incluindo os dias dos jogos.

Para este tipo de organizações felizmente que a deliberação do Governo ainda não abrangeu.

Equipas Já Qualificadas

Organizadores – Hungria, e Eslováquia

Campeã da EuropaEspanha

Vice Campeã da EuropaCroácia

Grupo 4.

Grupo 4 – Islândia, Portugal, Lituânia, e Israel.

Calendário

1.ª Jornada

Dia 4-11-20

Portugal – Israel (19H30) RTP2 (Senhora da Hora – Matosinhos)

Nota – Felizmente temos o regresso da RTP2, e a transmissão dos jogos, com acesso a toda a gente. Veremos se é para continuar.

2.ª Jornada

Dia 8-11-20

Lituânia – Portugal (14H00) RTP 2

3.º Jornada

Dia 06-01-21 (*)

Portugal – Islândia

4.ª Jornada

Dia 10-01-21 (*)

Islândia – Portugal (16H00)

5.ª Jornada

Dia 28-04-21

Israel - Portugal

6.ª Jornada

Dia 02-05-21

Portugal – Lituânia (17H00) (Senhora da Hora – Matosinhos)

(*) – Face á presença das equipas da França, Alemanha, Noruega, Portugal, Eslovénia, e Suécia, se encontrarem a disputar os Torneios de Qualificação Olímpica, os seus jogos nestas jornadas são disputados, em 6 e 10-01-21.

Nesta Fase de Qualificação, são apurados para a Fase Final os dois primeiros classificados em cada Grupo, e ainda os 4 melhores terceiros.

Para a definição dos melhores terceiros, não contam os resultados obtidos com as equipas classificadas nos dois primeiros lugares do seu grupo.

O Noticias


Adiamento de Jogos - Covid-19 – Andebol - XV

ADIADOS TODOS OS JOGOS

NO

(PERÍODO DE 30-10 A 3-11-20)

Depois do CO N.º 22 de 28-10-20, onde a FAP, explicava e bem as limitações impostas à circulação, Temos a notícia de que o governo em 29-10-20, resolve proibir a realização de quaisquer encontros das chamadas modalidades amadores, porque as profissionais (Futebol). O que obrigou o grupo de Federações face à urgência do tema a emitir o Comunicado conjunto de datado de 29-10-20, mas penas divulgado pela FAP, em 30-10-20, onde se informa que são adiados todos os encontros previstos para o período compreendido entre as 00H00 de 30-10-20, e as 06H00 de 03-11-20.

Os parentes pobres do Economia Nacional. 

O Noticias

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Competições Europeias 2020 / 2021 – LIV

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS MASCULINA

FC PORTO EMPATA COM O LOMZA VIVE KIELCE (GRUPO A)

Hoje dia 29-10-200, o FC Porto disputou o único que se realizou da 6.ª Jornada do Grupo A na Fase de Grupos da Liga dos Campeões Europeus Masculina, que esta época é disputada sobre novos moldes, e que felizmente até ao momento não têm nenhum dos seus encontros, previsto ser adiado, por força das atuais circunstâncias de saúde pública.

FC Porto 32 – 32 Lomza Vive Kielce

Jogo realizado no Dragão Arena, sem público, e que assinala o regresso de Rui Silva e Miguel Martins à equipa portuguesa. Assistimos aos primeiros 30 minutos jogados a um ritmo infernal, com o FC Porto, a melhor em termos defensivos a partir dos 14 minutos com a entrada de Alfredo Quintana (38% de eficácia), para a baliza tornando-se um dos homens do jogo, pois a equipa polaca fazendo valer toda a sua experiencia através especialmente de Igor Karacic (5 golos), e dos irmãos Daniel (3 golos) e Alex (4 golos) Dujshebaev, mas com o seu excelente guarda-redes Andreas Wolff (17% de eficácia) em dia menos feliz, e com os seus pontas Gudjonsson (4 golos) e Moryto (4 golos), em bom plano, chegando a estar a vencer por 4 golos de vantagem (6-2), aos 8 minutos, para o FC Porto onde Miguel Martins (9 golos), que realizou uma soberana exibição contribuindo para que aos 18 minutos o marcador fosse uma igualdade a 11 golos, e aos 23 minutos o FC Porto, assume pela vez o comando do jogo e do marcador (14-13), através de André Gomes (4 golos), que na prática “despareceu” do jogo no segundo tempo, o intervalo chega com o FC Porto a vencer por 19-17, números completamente esclarecedores da forma de como decorreu o primeiro tempo. Nos segundos 30 minutos, aos 37 minutos o FC Porto vencia pela maior margem (3 golos) que desfrutou durante todo o encontro, quando vencia por 22-19, repetindo aos 46 (26-23) e 50 minutos (28-25), com Iturriza (4 golos) ser um dos seus principais elementos, e com Rui Silva (3 golos), a jogar e a fazer jogar, e assistir de forma primorosa, mas permitiu a recuperação dos polacos que aos 54 minutos venciam por 29-28, e daqui até final do encontro assistimos a sucessivas igualdades, e nos últimos 2 minutos nenhuma das equipas concretizou qualquer situação de golo, pelo que a igualdade no marcador foi o resultado final, apesar de FC Porto terminar os últimos 12 segundos de jogo em posse de bola. Dirigiu o encontro a dupla da Alemanha constituída por Robert Schulze, e Tobias Tonnies, que apenas temos de lhe apontar a má gestão de tempo, nos últimos 12 segundos de jogo, que deram origem a que o livre de 9 metros fosse executado depois de ter terminado o tempo de jogo, numa situação de clara vantagem para o infrator, e o de ter permitido que o banco do Kielce, protestasse por tudo e por nada, sem motivos para tal.

Nota - não apresentamos estatísticas sobre os jogadores de campo, pois as suas ações diferem completamente do consagrado no Boletim de jogo, em especial no que se refere ao número de golos, concretizados por cada atleta.

Recordamos a Constituição do Grupo

Grupo A - Macedónia do Norte – HC Vardar 1961, França - Paris St. Germain Handball, Polónia - PGE Vive Kielce, Portugal - F.C. Porto, Hungria - MOL-PICK Szeged, Bielorrússia - HC Meshkov Brest, Noruega - Elverum Handball, Alemanha - SG Flensburg-Handewitt.

Calendário e Resultados

1.ª Jornada

Dia 17-09-20

FC Porto 28 – 30 Elverum Handball

2.ª Jornada

Dia 23-09-20

FC Porto 27 – 25 HC Meshkov Brest

3.ª Jornada

Dia 30-09-20

SG Flensburg-Handewitt 36 – 29 FC Porto

4.ª Jornada

Dia 15-10-20

FC Porto 25 – 19 MOL-PICK Szeged

5.ª Jornada

Dia 22-10-20

HC Vardar 1961 25 – 25 FC Porto

6.ª Jornada

Dia 29-10-20

FC Porto 32 – 32 Lomza Vive Kielce

7.ª Jornada

Dia 18-11-20

FC Porto – Paris St. Germain Handball (17H45) Porto Canal e EHF TV

Horas Continentais

A Fase de Grupos, disputa-se previsivelmente de 16-09-20, e prolonga-se até 03-03-21.

O Banhadas Andebol

Circulação entre Concelhos - Covid-19 – Andebol - XIV

DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO QUE EVITA A INTERRUPÇÃO DAS PROVAS

(PERÍODO DE 30-10 A 3-11-20)

A FAP, através do CO N.º 22 de 28-10-20, explica, esclarece e bem, o tema sobre o assunto: Limitação de circulação entre diferentes Concelhos do território Continental, no período entre as 00H00 de 30 de Outubro e as 06H00 do dia 3 de Novembro de 2020 – Conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020 de 26 de Outubro / Esclarecimentos.

Depois de diversos pontos onde esclarece, que considerando o calendário desportivo e marcações de jogos em curso, devem (resumimos a descrito):

  • Prosseguir a sua normal atividade
  • As restrições não se aplicam às deslocações para efeitos de atividades profissionais ou equiparadas, desde que:
    • Não é exigida declaração/autorização escrita para estes casos, apenas declaração, sob compromisso de honra.
    • É exigida uma declaração da entidade empregadora para estes casos, juntando em anexo, minuta a emitir pelos Clubes a favor dos respetivos agentes desportivos filiados para esse efeito.
  • Em termos legais, a atividade dos praticantes desportivos Federados e seus treinadores, bem como acompanhantes desportivos do desporto adaptado, é equiparado a atividade profissional.

Link do CO e respetivos Anexos

Imagem da declaração a ser preenchida pelos Clubes:


O Noticias

Competições Europeias 2020 / 2021 – LIII

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS MASCULINA

FC PORTO / LOMZA VIVE KIELCE (GRUPO A)

Hoje dia 29-10-20 está prevista a disputa a 6.ª Jornada do Grupo A da liga dos Campeões Europeus Masculina, com a equipa portuguesa que se encontra presente na Fase de Grupos, que esta época é disputada sobre novos moldes, e que vai defrontar o Lomza Vive Kielca (Polónia), e que felizmente até ao momento não têm nenhum dos seus encontros, previsto ser adiado, por força das atuais circunstâncias de saúde pública, desejando desde já as maiores felicidades na sua caminhada, nesta Fase de Grupos.

Recordamos a Constituição do Grupo

Grupo A - Macedónia do Norte – HC Vardar 1961, França - Paris St. Germain Handball, Polónia - PGE Vive Kielce, Portugal - F.C. Porto, Hungria - MOL-PICK Szeged, Bielorrússia - HC Meshkov Brest, Noruega - Elverum Handball, Alemanha - SG Flensburg-Handewitt.

Calendário e Resultados

1.ª Jornada

Dia 17-09-20

FC Porto 28 – 30 Elverum Handball

2.ª Jornada

Dia 23-09-20

FC Porto 27 – 25 HC Meshkov Brest

3.ª Jornada

Dia 30-09-20

SG Flensburg-Handewitt 36 – 29 FC Porto

4.ª Jornada

Dia 15-10-20

FC Porto 25 – 19 MOL-PICK Szeged

5.ª Jornada

Dia 22-10-20

HC Vardar 1961 25 – 25 FC Porto

6.ª Jornada

Dia 29-10-20

FC Porto – Lomza Vive Kielce (19H45) Porto Canal e EHF TV

Horas Continentais

A Fase de Grupos, disputa-se de 16-09-20, e prolonga-se até 03-03-21.

O Banhadas Andebol

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Euro Sub-18 e Sub-20 Masculinos - 2020 – III – Cancelados

 
EURO SUB-18 E SUB-20 MASCULINOS – EM 2021

1.ª DIVISÃO – CANCELADOS

EURO CHAMIONSHIPS SUB-18 MASCULINOS

2.º DIVISÃO CANCELADOS

Conforme informação da EHF, e já publicada no Portal da FAP e bem, a EHF tomou a decisão face á situação pandémica que se vive, e em contato e com o acordo de todas as partes envolvidas, e após uma análise cuidadosa, da diferente forma existente nos diversos Países, relacionadas com as medidas de prevenção existentes, e de acordo com os participantes decidiu, anular as seguintes provas, que se encontravam previstas a serem realizadas em Janeiro de 2021:

Euro Sub-18 Masculino – Eslovénia – Cancelado

Euro Sub-20 Masculino – Croácia – Cancelado

Euro Sub-20 Championship Masculino – Bósnia Herzegovina - Cancelada (equivalente á 2.ª Divisão)

Nota – Portugal encontrava-se qualificado para as duas primeiras provas e até divulgou convocatórias para a realização de estágios de 1 a 7 de Novembro de 2020, neste momento temos dúvidas sobre a sua validade ou não, pois existem custos que irão ter de ser suportados, mais tarde, e de que a modalidade, vai muito provavelmente necessitar, face à falta de consideração pelas entidades governamentais que existem atualmente

Foram igualmente cancelados em Janeiro e reagendadas as seguintes provas:

Euro Sub-18 Championship Masculino – Macedónia do Norte – para 15 a 22-08-21

Euro Sub-18 Championship Masculino – Bulgária – para 15 a 22-08-21

Euro Sub-18 Championship Masculino – Montenegro – para 15 a 22-08-21

Estas três provas, nas definições em vigor na EHF, são na prática a segunda divisão, para estes escalões, havendo subidas e descidas.

Informa ainda a EHF, de que as equipas Sub-18 e Sub-20, continuaram o seu apuramento para os Mundiais de Sub-19 e Sub-21, que se disputarão no verão de 2021, através de um modo específico de qualificação com as equipas classificadas em 13.º e 14.º do Ranking, terão de defrontar as equipas anteriormente promovidas. O número de lugares Europeus nos Mundiais está assim garantido de uma forma justa.

Nota – Resta saber em lugar dos Rankings, estará colocado Portugal, pois não existe qualquer informação acerca do assunto.

Informa ainda a EHF que as provas Femininas, neste momento se manterão conforme programadas.

Para ver e ler as noticias completas quer da FAP, quer da EHF, seguir os seguintes links:

EHF - https://www.eurohandball.com/en/news/en/ehf-redefines-approach-to-upcoming-younger-age-category-events/

FAP - https://portal.fpa.pt/2020/10/campeonatos-da-europa-das-camadas-jovens-cancelados/

O Noticias

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Europeu 2022 Seniores Masculino – VIII

EHF EURO 2022

SENIORES MASCULINOS

HUNGRIA E ESLOVÁQUIA

(CALENDÁRIO ACTUALIZADO DA QUALIFICAÇÃO – GRUPO 4)

PORTUGAL JOGA A 1.ª JORNADA EM MATOSINHOS

Europeu que será pela primeira vez disputado por 24 equipas,

Depois de termos divulgado a ordem dos jogos de Portugal, que vai ter um calendário apertado com viagens atrás umas das outras e com o Mundial a ser disputado, quase em simultâneo, hoje divulgamos as datas finais, embora alguns dos jogos ainda não tenham horas e os locais completamente definidos.

Portugal hoje (27-10-20), realizou-se uma conferência de imprensa via net, sobre a Seleção e a pré convocatória. Registou-se a intervenção positiva do Presidente da FAP (Miguel Laranjeiro), que focou em aspetos fundamentais, da forma que o desporto vive atualmente, focando em especial na falta de apoio do Estado em relação ao mesmo, onde não existe qualquer definição.

Seguiu-se uma intervenção igualmente positiva do Selecionador Nacional, que divulgou a primeira lista de 35 pré convocados, que é constituída por um misto de experiência e juventude, mas que face à situação atual, poderá atualizada diariamente, e apenas no próximo dia 01-11-20, será divulgada a lista dos 18 convocados para o jogo com Israel.

Uma nota negativa da nossa parte, pois sendo o jogo transmitido pela RTP2, a mesma não esteve representada na conferência de imprensa.

Lista de pré convocados (35 atletas)

Guarda-Redes – Alfredo Quintana, Humberto Gomes, Gustavo Capdville, Diogo Valério, e Manuel Gaspar.

Centrais – Miguel Martins, Rui Silva, Diogo Oliveira, André José, e Pedro Seabra.

Pontas – Pedro Portela, Diogo Branquinho, António Areia, Sérgio Barros, Leonel Fernandes, Ricardo Mourão, João Pais, Carlos Martins, Miguel Alves, e Francisco Tavares.

Pivôs – Daymaro Salina, Tiago Rocha, Alexis Borges, Luís Frade, e Victor Iturriza.

Laterais – Gilberto Duarte, João Ferraz, Belone Moreira, André Gomes, Fábio Magalhães, Salvador Salvador, Martim Costa, Jorge Silva, Angel Hernandez, e Diogo Silva.

Equipas Já Qualificadas

Organizadores – Hungria, e Eslováquia

Campeã da EuropaEspanha

Vice Campeã da EuropaCroácia

Grupo 4.

Grupo 4 – Islândia, Portugal, Lituânia, e Israel.

Calendário

1.ª Jornada

Dia 4-11-20

Portugal – Israel (19H30) RTP2 (Senhora da Hora – Matosinhos)

Nota – Felizmente temos o regresso da RTP2, e a transmissão dos jogos, com acesso a toda a gente. Veremos se é para continuar.

2.ª Jornada

Dia 8-11-20

Lituânia – Portugal (14H00)

3.º Jornada

Dia 06-01-21 (*)

Portugal – Islândia

4.ª Jornada

Dia 10-01-21 (*)

Islândia – Portugal (16H00)

5.ª Jornada

Dia 28-04-21

Israel - Portugal

6.ª Jornada

Dia 02-05-21

Portugal – Lituânia (17H00) (Senhora da Hora – Matosinhos)

(*) – Face á presença das equipas da França, Alemanha, Noruega, Portugal, Eslovénia, e Suécia, se encontrarem a disputar os Torneios de Qualificação Olímpica, os seus jogos nestas jornadas são disputados, em 6 e 10-01-21.

Nesta Fase de Qualificação, são apurados para a Fase Final os dois primeiros classificados em cada Grupo, e ainda os 4 melhores terceiros.

Para a definição dos melhores terceiros, não contam os resultados obtidos com as equipas classificadas nos dois primeiros lugares do seu grupo.

O Noticias

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 12 – 2020 / 2021 – I


Nova crónica intermédia de fim-de-semana, dedicada ao antecipado da 9.ª jornada da PO01.

Mais uma vez continuamos a dar valor acrescentado às diversas transmissões que estão a ser realizadas, em especial pelos canais próprios de alguns clubes, via internet e não só, tal como se saúda o positivismo das diversas Transmissões.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

1.ª Jornada

Dia 08-12-20

Belenenses - Boa Hora (18H00)

Dia 31-10-20

SC Horta - FC Gaia (21H00)

Madeira SAD - Póvoa AC

2.ª Jornada

Dia 25-11-20

Águas Santas – Belenenses (20H00)

3.ª Jornada

Dia 14-10-20

Belenenses - Madeira SAD (19H00)

5.º Jornada

Dia 01-12-20

SC Horta - Póvoa AC (21H00)

7.º Jornada

04-11-20

Boavista FC - Ismai (18H00)

08-12-20

SC Horta - Madeira SAD (11H30)

Nota jogo no Funchal

8.ª Jornada

Dia 30-01-21

Ismai - FC Gaia (16H00)

9.ª Jornada

Dia 27-10-20

Benfica 32 - 21 Madeira SAD

Dia 01-11-20

Belenenses - FC Porto (18H00)  Porto Canal / Andebol TV

Dia 10-11-20

Sporting - AD Sanjoanense (20H00)

Dia 11-11-20

ABC - Ismai (21H00)

FC Gaia - AA Avanca (21H00)

Boavista FC - Póvoa AC (20H00)

SC Horta - Vitória FC (21H00)

Águas Santas - Boa Hora (21H00)

Crónica dedicada a apenas ao encontro que se disputou relativo à 9.ª Jornada, e cujo campeonato irá sofrer uma natural interrupção, devido aos trabalhos da Seleção Nacional de Seniores Masculinos. Hoje a estatística já tinha a sua tarefa concluída, o que saudamos, mantemos, no entanto a nossa opinião, de que ao terminarem os diretos, representou um forte retrocesso na modalidade, na nossa modalidade, com a Federação mais uma vez a esquecer-se da matéria regulamentar por si elaborada e aprovada, ver ponto 8 do Artigo 11.º do Regulamento da prova. Continuaremos a falar neste tema até que alguém venha a público esclarecer o que se passa na realidade, mas como já referimos a informação é “pobre”. Encontro disputado sem registos disciplinares.

Benfica 32 – 21 Madeira SAD

Encontro disputado na Luz 1, que marca a sua estreia no Andebol, entre duas equipas com objetivos completamente diferenciados, e cuja constituição dos planteis isso demonstra, terminou como seria de espera com a vitória do Benfica, por um diferencial não esperado, mas que corresponde na realidade ao que se passou em campo, de tal forma, que aos 8 minutos de jogo o Benfica vencia por 7-0, com o Madeira SAD a obter o seu 1.º golo, apenas aos 9 minutos, e aos 18 minutos o resultado cifrava-se em 12-4, com o Madeira SAD a ter no seu guarda-redes Radule Radulovic (28% de eficácia), um dos seus melhores elementos, mas com uma defensiva de tal maneira permissiva, que permitia que o adversário, por mérito próprio todos os ressaltos, tendo no seu pivô Vrazalica (6 golos, 50% de eficácia), o seu principal elemento em termos atacantes e o mais produtivo, deve-se registar que atletas houve que por falta de soluções, estiveram demasiado tempo em jogo por parte do Madeira SAD, onde Nuno Silva (4 golos, 57% de eficácia, 8 assistências), ainda tentou algumas vezes tentar arranjar soluções no ataque, mas o número de faltas técnicas do Madeira SAD, foi enorme desde remates falhados, a maus passes, a percas de bola de tudo existiu, enquanto o Benfica, geria o jogo a seu “belo prazer”, e mesmo depois de uma excelente reação dos madeirenses, que apenas durou 5 minutos, quando colocou o resultado em apenas 4 golos de diferença (12-8) aos 22 minutos, voltou a estabelecer um forte diferencial que se refletiu no resultado ao intervalo, (19-10), tendo contribuído para tal Petar Djordic (8 golos, 66% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e Sergey Ferrer (48% de eficácia na baliza, depois dos primeiros 30 minutos, nada de positivo para a equipa do Madeira SAD, enquanto o Benfica foi dilatando a margem que chegou a ser de 14 golos (32-18), aos 34 minutos, quando o seu técnico, já geria o plantel dando tempo de jogo a toda a gente, pois apenas não substituiu o guarda-redes, e terminou o encontro com 11 atletas a marcarem golos, e o Madeira SAD com 10. Jogo que foi dirigido pela dupla Internacional Feminina, do Porto, constituída por Marta Sá e Vânia Sá que apesar de terem estado bastante melhor do que no seu último encontro, na nossa opinião neste encontro foram pouco coerentes no julgamento das faltas pela conduta para com o adversário.

Classificação, após este encontro – 1.º Benfica (+1 jogo) (27 pontos), 2.º FC Porto, e Sporting, e Benfica (24 pontos), 4.º ABC, e Águas Santas (-1 jogo) (17 pontos), 6.º Vitória FC (15 pontos), 7.º Belenenses (-3 jogos), 8.º AA Avanca (12 pontos), 9.º Madeira SAD (-2 jogos), e AD Sanjoanense (11 pontos), 10.º Boa Hora (-1 jogo), SC Horta (-3 jogos), e Póvoa AC (-2 jogos) (10 pontos), 14.º FC Gaia (-2 jogos) (8 pontos), 15.º Ismai (-2 jogos), e Boavista FC (-1 jogo) (7 pontos).

O Banhadas Andebol

Campeonato do Mundo Masculino 2021 – XVIII - Informação

27.º MUNDIAL DE SENIORES MASCULINOS – EGIPTO – 2021

JOGOS DE APURAMENTO PARA O 4.º REPRESENTANTE DA AMÉRICA DO SUL

O Mundial Masculino de 2021, a ser disputado no Egipto (27.ª Edição), que será o primeiro Mundial a ser disputado por 32 equipas, e está previsto para ser realizado de 13 a 31 de Janeiros de 2021. Teve o seu sorteio realizado hoje 5 de Setembro de 2020, no planalto das Pirâmides de Gizé palas 18H00. 

Disputasse em Montevideu no Uruguai, de 4 a 7 de Novembro de 2020, o torneio de apuramento da 4.ª equipa do América Central e do Sul, organizado pela (SCAHC), Confederação de Andebol do Sul e América Central, e onde participarão, Paraguai. Chile e Salvador, com a Colômbia a ser ainda uma forte dúvida.

Modelo Competitivo do Mundial, conforme já tínhamos divulgado

As 32 equipas foram divididas em 8 Grupos de 4 equipas, na Fase Preliminar, recebendo cada pavilhão dois Grupos nesta Fase, que será disputada de 13 a 19 de Janeiro.

As 3 primeiras equipas de cada Grupo da Fase Preliminar, irão disputar a Main Round, onde serão constituídos 4 grupos, de 6 equipas, e disputar-se-á de 20 a 25 de Janeiro. As não apuradas disputarão a President’s CUP.

As duas primeiras classificadas, de cada Grupo da Main Round, para a disputa dos 1/4 final que se realizarão em 27 de Janeiro, com as 1/2 Final em 29 de Janeiro, e a Final em 31 de janeiro, juntamento com o jogo para a atribuição do 3/4 Lugar.

Constituição dos Grupos:

Grupo A – Alemanha, Hungria, Uruguai, Cabo Verde.

Grupo B – Espanha, Tunísia, Brasil, Polónia.

Grupo C – Croácia, Qatar, Japão, Angola.

Grupo D – Dinamarca, Argentina, Bahrein, RD Congo.

Grupo E – Noruega, Áustria, França, América do Norte (1).

Grupo F – Portugal, Argélia, Islândia, Marrocos.

Grupo G – Suécia, Egipto, República Checa, América do Sul (4).

Grupo H – Eslovénia, Bielorrússia, Coreia, Rússia.

Portugal, que se apresenta nesta prova, como um dos principais candidatos a um dos lugares, cimeiros, não só na nossa opinião, mas inclusive na próprias palavras do Selecionador Nacional, têm um dos grupos que poderá ser considerado como dos mais acessíveis, assim tudo corra pelo melhor, pois a Islândia será provavelmente a equipa que pensamos será talvez a que maiores problemas poderá criar.

O Banhadas Andebol

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Crónica de fim-de-semana No Feminino – 02 – 2020 / 2021

Crónica dedicada ao Feminino, onde tentaremos acompanhar o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

1.ª Jornada

Dia 09-01-20

CA Leça -Alavarium (18H15)

2.ª Jornada

Dia 24-10-20

Maiastars 22 - 19 CS Madeira

ABC 24 - 30 Madeira SAD

Santa Joana 33 - 25 Assomada

AD Academia 14 - 15 CA Leça

SIR 1,º Maio/CJB 22 - 27 Benfica

Dia 15-11-20

Alavarium - Colégio Gaia (17H00)

Dia 05-12-20

Juventude Lis - ARC Alpendorada (19H00)

3.ª Jornada

Dia 25-10-20

ABC 21 - 21 CS Madeira

Maiastars 19 - 37 Madeira SAD

Dia 31-10-20

CA Leça - Juventude Lis (18H15)

Colégio Gaia - SIR 1.º Maio/CJB (17H00)

Santa Joana - ARC Alpendorada (18H00)

Benfica - AD Academia (18H00)

Assomada - Alavarium (18H00)

Infelizmente iniciamos o Campeonato, com jogos adiados em última instância, o que na nossa opinião poderá não ser saudável para o bom andamento da prova, no ressalvamos esta nossa opinião se alguns deste adiamentos foram motivados por razões de saúde e aí a nossa opinião inverte-se e apenas lamentamos a falta de informação credível. Este fim-de-semana, realizou-se como normalmente jornada dupla para as equipas da Madeira, e para os seus adversários. Não se entende o aparecimento do símbolo de relatório de estatísticas junto aos Boletins de jogo, quando esta época nem são obrigatórias, nem existe nenhuma realizada. Felizmente não temos a registar ocorrências disciplinares.

ABC 24 – 30 Madeira SAD

No Pavilhão Flávio Sá Leite, tivemos o único encontro transmitido pela Andebol TV. Foi um encontro com total domínio nos primeiros 30 minutos da equipa do Madeira SAD, que mostrou toda a sua experiência, de tal forma que o ABC, apenas consegue o seu primeiro golo cerca dos 8 minutos, e aos 16 minutos o Madeira SAD vencia por 10-6, quando o ABC procede à troca de guarda-redes, entrando Maria Costa, que deu mais confiança á equipa, e esteve muito bem, que no entanto aos 20 minutos perdia pela diferença então registada (12-6), com o ABC, a executar a partir deste momento as suas ações atacantes em 2:4, e que deu algum resultado, pois chegaram ao intervalo a perder pro 15-11, de destacar neste período de jogo Rebeca Freitas (5 golos), no ABC com um excelente jogo, e que acaba por ser a principal marcadora do ABC, assim como no Madeira SAD, que apresentou na baliza Nádia Nunes, a ter em Marina Azevedo (6 golos) a sua principal jogadora, bem acompanhada de Greyce Santos (6 golos), e de Luana Jesus (5 golos), deve referir, que o ABC neste período cometeu algumas faltas técnicas, em especial faltas do atacante e maus passes, que deram origem a diversos contra ataques do Madeira SAD. No segundo tempo se alterou e com o Madeira SAD, a fazer valer a sua experiencia e superioridade, foi dilatando o marcador que chegou a 9 golos, aos 56 minutos (30-21), para já em gestão de recursos, incluindo a substituição da guarda-redes, o Madeira SAD sofre um parcial de 3-0, e consegue reduzir a diferença final, apenas referir que a arbitragem da dupla Internacional de Guarda/Braga, constituída por Daniel Freitas e César Carvalho, estiveram serenos, e realizaram tarefa positiva. No segundo jogo que disputou nesta jornada dupla, a equipa da Madeira, realizou no pavilhão Municipal da Maia, o jogo Maiastars / Madeira SAD, com a equipa maiata a apresentar-se desfalcada de algumas das atletas do 7 inicial, por motivos de saúde pública, mas não existiu consenso para o adiamento do jogo. O encontro foi praticamente de sentido único, como Madeira SAD a chegar ao intervalo, na frente do marcador por 18-9, para no segundo tempo continuar no mesmo ritmo e vencer por uma margem que não esperada por muita gente (nós incluídos). Nathalia Baliana com 5 golos, foi a melhor marcadora da equipa maiata, por sua vez no Madeira SAD onde 12 jogadoras marcaram golos, Mariana Azevedo com 7 golos, foi a sua principal marcadora, tendo desta forma a equipa do Madeira SAD, terminado esta jornada dupla de forma totalmente positiva.

No Municipal da Maia, tivemos o Maiastars / CS Madeira, que era o primeiro jogo da jornada dupla de ambas as equipas, que segundo as informações disponíveis, se apresentaram bastante desfalcadas, jogo disputado entre duas das equipas que melhor andebol praticam no género, e que disputaram uns primeiros 30 minutos de total equilíbrio, com a equipa do Maiastars a chegar ao intervalo a vencer pela margem mínima (12/11), no segundo tempo o CS Madeira reinicia bem o jogo igualando o marcador, mas de imediato o Maiastars assume o comando do jogo e do marcador, chegando por exemplo aos 21-17, para terminar por vencer por margem de apenas 3 golos, o que diz bem do equilíbrio ocorrido durante os 60 minutos de jogo. Souad Feraoune com 9 golos, e Ana Silva com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, por sua vez, a experiente Cláudia Aguiar com 6 golos, foi a melhor marcadora do CS Madeira. No dia seguinte a equipa do CS Madeira, deslocou-se ao Flávio Sá Leite, para o encontro ABC / CS Madeira, mais um encontro onde se previa um forte equilíbrio, conforme se veio a verificar, pois o ABC apesar de chagar ao intervalo a vencer por 11-9, nunca conseguiu distanciar no marcador, obtendo margens de segurança, e o CS Madeira, com uma excelente reação ao jogo, nos segundos 30 minutos inverteu o resultado, vencendo o período de jogo, exatamente pelo mesmo diferencial, obtendo um empate final, que se ajusta ao desenrolar do jogo. Joana Pissarra com 5 golos, foi a melhor marcadora do ABC, com Jéssica Gouveia, igualmente com 5 golos, a ser a melhor marcadora do CS Madeira.

No Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, com inversão de calendário, disputou-se o AD Academia Andebol SPS / CA Leça, que terminou com vitória da equipa do CA Leça pela diferença mínima, num encontro em que ao intervalo já vencia pela mesma diferença (8-7), foi um encontro onde imperou um forte equilíbrio, o resultado quer ao intervalo quero final, é plenamente demonstrativo da forma defensiva, e da falta de soluções atacantes quer de uma quer de outra equipa, na AD Academia Andebol SPS, Bruna Dias com 7 golos, foi a sua melhor marcadora, Com Mariana Ribeiro a ser a melhor marcadora do CA Leça com 8 golos, uma referência final, para o facto de o CA, ter convertido 7 dos seus golos em livres de 7 metros, beneficiou de 8, mostrando grande eficácia, neste aspeto do jogo.

No pavilhão Nery Capucho na Marinha Grande, realizou-se o SIR 1.º Maio/CJB / Benfica, que era um dos encontros que poderia despertar mais interesse nesta jornada, e que apesar de não ter relatório disciplinar, terminou com 12 exclusões, foi um encontro com duas partes distintas, pois nos primeiros 30 minutos, tivemos, um forte equilíbrio no jogo e no marcador, basta referir, que o intervalo chega com a equipa visitante na frente do marcador por 10-9, depois de momentos antes, se registar uma igualdade a 9 golos. No segundo tempo, depois de uma igualdade a 13 golos, o Benfica passa para a frente do marcador chegando a ter uma vantagem de 10 golos (27-17), para terminar com uma confortável vantagem. Luana Periquito com 7 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB, por sua vez no Benfica, Cláudia Correia, igualmente com 7 golos, Madalena Pereira, e Rute Fernandes, ambas com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras.

Em Corim, Águas Santas, disputou-se o ND Santa Joana / Assomada, foi um encontro em que as equipas realizaram os primeiros 30 minutos, de grande equilíbrio, e várias alternâncias no marcador, com a equipa da Assomada a dar alguma réplica, mas chegou ao intervalo em desvantagem, com o marcador a assinalar 14-10, a favor do Santa Joana, no segundo tempo ainda existiu inicialmente alguma reação da assomada, ao colocar, por exemplo o resultado em 15-12, mas de imediato a equipa visitada pôs ordem na cas e terminou a vencer por uma margem folgada. Constança Sequeira com 8 golos, e Francisca Martins, com 7 golos, foram as melhores marcadoras do ND Santa Joana, na equipa da Assomada onde 10 jogadores concretizaram golos, Maura Galheta com 6 golos, foi a sua principal marcadora.

Não publicamos qualquer classificação, por entendermos que ainda não se justifica.

O Noticias

Nomeações – EHF – 2019 / 2020 – XII

 

A EHF procedeu a nomeações para as Provas Europeias, tendo a Portugal sido atribuídas as seguintes, existindo jogos na mesma prova ainda sem qualquer nomeação:

Delegados

António Goulão – Foi nomeado para o encontro da 6ª Jornada do Grupo A da Fase de Grupos da Liga dos Campeões Europeus Masculinos, que se disputa entre o FC Porto (Portugal) e o Lomza Vive Kielce (Polónia), em Portugal no dia 29-10-20.

Árbitros

Duarte Santos / Ricardo Vieira – Foram nomeados para dirigir o encontro da 6.ª Jornada do Grupo B da Liga dos Campeões Europeus Masculinos, que se disputa entre o Barcelona (Espanha) e o Aalborg Handbold (Dinamarca), em Espanha no dia 29-10-20.

Aos nomeados, desejamos as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

O Regras

domingo, 25 de outubro de 2020

Crónica de Fim-de-semana – 11 – 2020 / 2021 – I – Em Atualização


Novo regresso às normais crónicas de fim-de-semana, dedicada aos restantes jogos da 8.ª Jornada da PO01.

Mais uma vez continuamos a dar valor acrescentado às diversas transmissões que estão a ser realizadas, em especial pelos canais próprios de alguns clubes, via internet e não só, tal como se saúda o positivismo das diversas Transmissões.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

1.ª Jornada

Dia 08-12-20

Belenenses - Boa Hora (18H00)

Dia 31-10-20

SC Horta - FC Gaia (21H00)

Madeira SAD - Póvoa AC

2.ª Jornada

Dia 25-11-20

Águas Santas – Belenenses (20H00)

3.ª Jornada

Dia 14-10-20

Belenenses - Madeira SAD (19H00)

5.º Jornada

Dia 01-12-20

SC Horta - Póvoa AC (21H00)

7.º Jornada

04-11-20

Boavista FC - Ismai (18H00)

08-12-20

SC Horta - Madeira SAD (11H30)

Nota jogo no Funchal

8.ª Jornada

Dia 22-10-20

Boa Hora 25 - 31 Benfica

Dia 24-10-20

ABC 30 – 30 Belenenses

AA Avanca 24 – 21 Boavista FC

Póvoa AC 22 – 27 Águas Santas

Madeira SAD 28 – 34 Sporting

AD Sanjoanense 24 – 22 SC Horta

Dia 25-10-20

Vitória FC 24 - 30 FC Porto

Dia 30-01-21

Ismai - FC Gaia (16H00)

Crónica dedicada a apenas aos que se disputaram relativos à 8.ª Jornada, que teve adiamentos inesperados. Hoje a estatística já tinha a sua tarefa praticamente concluída, com exceção de um único encontro o que saudamos, mantemos, no entanto a nossa opinião, de que ao terminarem os diretos, representou um forte retrocesso na modalidade, na nossa modalidade, com a Federação mais uma vez a esquecer-se da matéria regulamentar por si elaborada e aprovada, ver ponto 8 do Artigo 11.º do Regulamento da prova. Continuaremos a falar neste tema até que alguém venha a público esclarecer o que se passa na realidade, mas como já referimos a informação é “pobre”. Encontros disputados com um único registo disciplinar.

Atualização

Vitória FC 24 – 30 FC Porto

Jogo disputado no pavilhão Antoine Velge, onde foi notória a ausência dos centrais de raiz no FC Porto, Rui Silva, e Miguel Martins, pois apesar de uma boa entrada da equipa, que facilmente chegou ao 6-1, estavam decorridos cerca de 10 minutos de jogo, esteve posteriormente cerca de 9 minutos em que apenas concretizou um golo, (entre os 12 e os 21), quando o marcador assinalava um 8-7 a favor do FC Porto, que encontrou pela frente uma equipa organizada, com bons executantes, e com sentido de jogo. De destacar durante todo o encontro as boas prestações quer de Alfredo Quintana (43% de eficácia) no FC Porto, quer de Alan Lima (35% de eficácia) no Vitória FC, e aos 23 minutos de jogo tínhamos uma igualdade a 9 golos, que se repetiu aos 28 minutos agora a 11 golos, e aos 12 golos, pouco tempo do final dos primeiros 30 minutos, que terminaram com o FC Porto a vencer por 14-12. Deve dizer que em determinados momentos do encontro o FC Porto, deu a sensação de passividade em termos defensivos, ao contrário da equipa setubalense. Nos segundo 30 minutos, com Bruno Rodrigues (5 golos, 50% de eficácia), e Ruben Santos (4 golos, 50% de eficácia), e Nuno Gonçalves (4 golos, mas apenas 40% de eficácia), fizeram tudo por tudo para o resultado no final do encontro ser outro, e assim aos 45 minutos o FC Porto vencia por 20-18, precisamente a mesma diferença com que foi para o intervalo, e aproveitando e bem os contra ataques, em especial através de Leonel Fernandes (6 golos, 85% de eficácia), e o bom jogo de André Gomes (5 golos, 62% de eficácia), e com António Areia (5 golos, 83% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros), com a sua normal eficácia nos 7 metros, apenas se começou a distanciar no marcador cerca dos 46 minutos após um Time-Out oportuno do seu técnico, passando a partir desse momento a atacar com 7 jogadores de campo, e então foi quando começou a dilatar o resultado, chegando aos 7 golos de diferença aos 53 minutos (26-19), e a última vez cerca dos 28 minutos quando vencia por 29-22. De destacar neste encontro em especial o trabalho defensivo de Lucas Barros (2 golos, 66% de eficácia) do Vitória FC. Jogo dirigido pela dupla de Leiria / Santarém, constituída por Francisco Remígio e Fábio Gonçalves, que apesar de não realizarem uma arbitragem perfeita, estiveram bem, não complicando

ABC 30 – 30 Belenenses

Jogo disputado no Flávio Sá Leite, com a presença notada de alguns espectadores (não sabemos o motivo, por isso o referimos), entre duas equipas que têm tido um bom comportamento na prova, e onde por aldo imperava a juventude (ABC), pelo outro lado tínhamos a experiencia (Belenenses), foi um encontro sempre disputado com grande equilíbrio, com sistemas defensivos, bastantes parecidos, embora o ABC no segundo tempo tenha por momentos utilizado o 3:2:1, o normal em ambas as equipas foi o 5:1, o equilíbrio e as alternâncias foram de tal forma, que a maior vantagem, que uma equipa teve sobre a outra foi de 2 golos, sucedendo-se as igualdades, o que demonstra o equilíbrio do jogo, que deu origem a que sobressaíssem as suas figuras individualmente, com o ABC (em nossa opinião), a ter em André José (8 golos, 61% de eficácia, e 4 assistências) a sua principal figura, não esquecendo a prestação de Rodic (5 golos, 83% de eficácia) e de Cláudio Silva (25% de eficácia), por sua vez no Belenenses, temos igualmente na nossa opinião uma boa prestação de Manuel Moreira (32% de eficácia) na baliza, que entrou aos 21 minutos a substituir João Moniz (30% de eficácia), e os experientes Tiago Pereira (5 golos, 50% de eficácia, e 3 assistências) e Bruno Moreira (6 golos, 66% de eficácia), embora Rui Barreto, com 8 golos e 100% de eficácia, tenha estado em dia sim. Aos 20 minutos de jogo tínhamos uma igualdade a 9, que se repetiu aos 25, a 12 golos, para o ABC, chegar aos 15-13 aos 29 minutos e ir para o intervalo a vencer por 15-14. No segundo tempo o Belenenses iguala a 15 golos, mas o ABC passa a comandar o jogo e o marcador até cerca dos 40 minutos quando o Belenenses, iguala a 19 golos, e passa depois do minutos inicial para a frente do marcador por 20-19 (42 minutos), como ABC a passar para uma defesa mais agressiva, após o Belenenses fazer 22-20 a seu favor (45 minutos), volta a igualar o marcador a 23 golos, aos 48 minutos, após a entrada do jovem Rui Batista (3 golos, 60% de eficácia), daqui até ao final do tempo regulamentar, a diferença de um golos a favor do Belenenses, foi a dominante, com o ABC a igualar, através de um livre de 7 metros, a 10 segundos do final do encontro. Dirigiu o encontro a dupla Internacional do Porto, constituída por Marta Sá e Vânia Sá, que não estiveram ao nível a que já as vimos, pois consideramos impróprio dar advertências verbais, após já termos advertido com o Cartão Amarelo, e tiveram algumas falhas na lei da vantagem, e nos livres de 7 metros.

Madeira SAD 28 – 34 Sporting

Na Madeira, realizou-se este encontro, que se esperava mais equilibrado mas os primeiros 30 minutos, com uma boa gestão do plantel, o equilíbrio apenas se manteve até aos 10 minutos (igualdade a 5 golos), mas o Sporting com um parcial de 5-0, coloca o resultado em 10-5 a seu favor aos 15 minutos de jogo, com Manuel Gaspar (37% de eficácia) na baliza a ser um dos seus principais elementos, juntamente com Frankis Carol (7 golos, 77% de eficácia), e até ao intervalo, o Sporting, com um ataque planeado, bem construído, chegou com 7 golos de vantagem, vantagem máxima construída neste primeiro tempo, com o resultado em 17-10, e com Elias António (4 golos, mas apenas 40% de eficácia) a ser uma das principais figuras da equipa do Madeira SAD. No segundo tempo o Madeira SAD, aproveitou e bem a gestão do plantel do Sporting, apesar de aos 42 minutos de jogo o Sporting, estar a vencer por 26-17 (maior diferencial em todo o encontro), mas coma entrada de Cudic (8% de eficácia) neste momento para a baliza do Sporting, e com o crescendo da equipa madeirense onde Nuno Reis (9 golos, 90% de eficácia), esteve no seu melhor, em especial nas ações de contra ataque, bem acompanhado pelo pivô da sua equipa Vrazalica (7 golos, 70% de eficácia), chegaram a colocar o marcador em apenas 4 golos de diferença, aos 54 minutos (30-26), para o Sporting, voltar a fazer entrar os seus principais elementos, e com Valdez (5 golos, 71% de eficácia) em grande plano, muito bem comandados por Ruesga (6 golos, 85% de eficácia), voltaram a colocar o resultado em 7 golos de diferença (29-22) aos 50 minutos, para terminarem com um resultado em o Madeira SAD nos segundos 30 minutos acaba por ser o vencedor do parcial. De destacar pela negativa os variados erros técnicos cometidos pelas duas equipas, com especial incidência na equipa do Sporting. Jogo dirigido pela dupla de Aveiro, constituída por Ruben Maia, e André Nunes, que na nossa opinião apesar de terem realizado uma atuação positiva, têm obrigação de fazer melhor em especial no jogo passivo.

No pavilhão Adelino Costa, disputou-se o AA Avanca / Boavista FC, encontro que tal como se esperava, terminou com a vitória da equipa da AA Avanca, num jogo em eu comandou o marcador durante os 60 minutos, mas cujo resultado final poderá ser enganador, começou muito bem e rapidamente chegou a 4-1 para chegar ao intervalo a vencer pela máxima diferença registada em todo o encontro 13-6. A equipa do Bessa, nos segundos 30 minutos deu uma excelente réplica e mesmo a AA Avanca, fazendo a gestão do jogo, esta nunca se perturbou e começou a diminuir a diferença de tal forma que aos 41 minutos o resultado era de 15-11 a favor da equipa local, obrigando a equipa da Artística a usar neste um momento um Time-Out, que resultou pois voltaria a alargar o diferencial para 19-13, cerca dos 50 minutos de jogo, com a equipa do Boavista a realizar 10 minutos finais de qualidade, conseguindo reduzir a diferença para o resultado final, ficar em apenas 3 golos de diferença. André Sousa com 6 golos, e 85% de eficácia, Rafael Andrade (62% de eficácia) e Rui Ferreira (62% de eficácia), ambos com 5 golos, foram os melhores marcadores da equipa da AA Avanca, onde Luís Silva na baliza foi um dos seus principais elementos (58% de eficácia) no Boavista FC, António Aparício (6 golos, 54% de eficácia), e Gonçalo Ferreira com 5 golos, somente 38% de eficácia, foram os seus melhores marcadores, com Daniel Paiva na baliza a cegar aos 34% de eficácia.

No Municipal da Travessas, disputou-se o AD Sanjoanense / SC Horta, jogo com ocorrências disciplinares registadas, e que terminou com a difícil vitória da equipa da casa, que assim registou a sua primeira vitória na prova, que não foi facilitada por um brioso adversário que ao intervalo vencia por 11-8, e com a equipa insular a manter-se na frente do jogo e do marcador até aos 19-18, consentido a igualdade a 19 golos, e só a partir desse momento a equipa da AD Sanjoanense, passou a comandar o marcador, mas consentindo nova igualdade a 21 e a 22 golos, consumando a sua vitória com parcial de 3-o, nos momentos finais do encontro, que teve 12 exclusões e duas desqualificações. Na AD Sanjoanense com 26% de eficácia Lucas Santana, na baliza foi um dos seus principais elementos, e com Tomás Van Zeller na baliza do SC Horta a chegar a uns muito bons 36% de eficácia, na AD Sanjoanense, Vinícios de Carvalho com 6 golos (66% de eficácia), e Miguel Cortinhas (5 golos, 71% de eficácia), foram os seus melhores marcadores, por sua vez Miguel Gomes (80% de eficácia), Danilo Milovic (80% de eficácia), e Bruno Landim (80% de eficácia), todos com 4 golos, foram os seus melhores marcadores.

No Municipal da Póvoa de Varzim, tivemos o Póvoa AC / Águas Santas, que foi um encontro equilibrado até á igualdade a 5 golos, para a equipa maiata, passar para a frente do marcador, e nunca mais deixar de comandar o jogo e o marcador, chegando ao intervalo a vencer por uma margem de 5 golos (12-7). No segundo período do jogo, o jogo manteve-se igual, e a equipa maiata, teve de suportar a garra e a determinação do Póvoa AC, nunca conseguindo dilatar a vantagem, de tal forma que nestes 30 minutos se verificou uma igualdade a 15 golos. No Póvoa AC, os seus melhores marcadores não ultrapassaram os 4 golos (João Santos, António Ventura, e Manuel Lima), por sua vez no Águas Santas, Pedro Cruz, e Francisco Fontes, ambos com 6 golos, fôramos seus melhores marcadores.

Classificação, após este encontro – 1.º FC Porto, Sporting, e Benfica (24 pontos), 4.º ABC, e Águas Santas (-1 jogo) (17 pontos), 6.º Vitória FC (15 pontos), 7.º Belenenses (-3 jogos), 8.º AA Avanca (12 pontos), 9.º AD Sanjoanense (11 pontos), 10.º Boa Hora (-1 jogo), Madeira SAD (-3 jogos, SC Horta (-3 jogos), e Póvoa AC (-2 jogos) (10 pontos), 14.º FC Gaia (-2 jogos) (8 pontos), 15.º Ismai (-2 jogos), e Boavista FC (-1 jogo) (7 pontos).

O Banhadas Andebol