gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Torneio 4 Nações – Juniores “A” Masculinos

Terminou a participação da Selecção de Juniores “A”, no Torneio das 4 Nações que se disputou em Puente Genil, Córdoba (Espanha), de uma forma verdadeiramente positiva, vencendo a sempre difícil Selecção Francesa , embora pela margem mínima , e no dia seguinte ao realizar um jogo sem grandes preocupações defensivas, venceu por uma margem confortável a Tunísia , terminando a disputar o 1.º lugar no torneio com a forte equipa da casa , a Espanha , perdemos num jogo bastante disputado , e onde a grande figura do jogo foi o guarda redes espanhol Gonzalo Perez de Vargas , que já havia sido a grande figura do encontro da Espanha com a França, e que foi eleito o melhor guarda redes do torneio, sendo o melhor marcador da prova o Espanhol Álvaro Cabana e o Português João Ferraz foi eleito o melhor jogador do Torneio.
Esperamos que esta equipa de Juniores “A”, que é constituída por um lote de atletas de eleição, e que vai entrar novamente em estagio de 3 a 9 de Janeiro, registando-se algumas alterações no lista de convocados ( João Ferraz e Gilberto Duarte que transitam para o estagio e jogos da Selecção “A” e, entram António Areias do Benfica e Artem Kuybida do Vitória FC ), consiga atingir em pleno os seus objectivos.

Resultados
França 27 – 28 Portugal
Espanha 32 – 24 Tunísia
Portugal 41 – 32 Tunísia
Espanha 30 – 15 França
França 30 – 29 Tunísia
Espanha 29 – 25 Portugal

Classificação Final – 1.º Espanha, 2.º Portugal, 3.º França e 4.º Tunísia

O Noticias

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Partille CUP

Partille CUP, é o maior torneio Mundial de Andebol, que é organizado anualmente na Suécia. A próxima edição é de 4 a 9 de Julho de 2011. Para se verificar ao nível de organização a que se chegou , hoje dá-mos a conhecer um vídeo promocional , com uma canção concebida em especial para o Torneio.
O Noticias

Informação - Clubes

II Torneio Ano Novo
O Noticias

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Arbitragem – IHF

Inserido no programa IHF – GRTP, realizou-se em St. Gallen na Suiça de 15 a 19 de Dezembro de 2010, uma acção de formação de árbitros, para os quadros da IHF.

Nesta acção estiveram presentes dupla da Suécia, Grécia, Polónia, Escócia , República Democrática do Congo e PORTUGAL. O curso foi dirigido por Roland Burgi ( Suiça ) e teve como prelector principal Manfred Prause ( Alemanha ).

Estamos em condições de afirmar que a dupla Portuguesa presente foi a dupla Internacional Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira . Pois são vários os vídeos existente na Internet , sobre esta acção.
O Lamentável , é que a arbitragem portuguesa , continue a ser regida por critérios de obscurantismo e falta de transparência absoluta, pois até ao momento nem uma palavra sobre o assunto no Portal da FAP.

Gostaríamos de endereçar os nossos parabéns à dupla portuguesa pois a sua presença poderá representar um significativo avanço para a arbitragem Nacional, que poderá passar a contar com duas duplas nos quadros da IHF. Mas infelizmente não são conhecidos os resultados desta acção.

O Formador

Informação - Clubes

I Torneio Cidade de Ermesinde
O Noticias

sábado, 25 de dezembro de 2010

Informação - Clubes

TORNEIO CIDADE DE LEIRIA

Disputa-se na Cidade de Leiria de 15 a 16 de Janeiro de 2011
O Noticias

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boas Festas – Agradecimento e Retribuição

O Banhadas Andebol e todos os seus Colaboradores, agradecem e retribuem a todos os amantes da Modalidade, sejam Dirigentes, Técnicos, Atletas, Árbitros, sejam de Clubes ,da FAP, das Associações, ou de qualquer Associação de Classe, um Bom Natal e um Prospero Ano Novo. E que o Novo ano nos traga mais desenvolvimento, mais e melhor actividade, mais e melhor bom senso, mais e melhor qualidade e acima de tudo mais transparência nos actos, mais e melhor informação e que num momento difícil para todos sejam resolvidos alguns pormenores que provocam fortes divisões. Que 2011 seja um ano de serenidade e rectificação de processos.

A Todos os nossos leitores os nossos desejos de BOAS FESTAS e um BEM HAJA a TODOS

Saudações Andebolistas.

O Administrador

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

XXII Torneio Internacional de Andebol Feminino - Kakygaia 2010 - II

KAKYGAIA 2010
Hoje divulgamos o quadro competitivo desta prova , que é a maior manifestação desportiva , realizada em Portugal , dedicada ao Andebol Feminino, e que se realiza de 27 a 30 de Dezembro de 2010
O Banhadas Andebol

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Planeamento da Época 2011 / 2012

Noticia o Portal da Federação que se realizou em 11-12-10 , em Almeirim uma reunião com as Associações ( esta reunião já mereceu comentários da nossa parte, nomeadamente a publicação de um texto sobre a PO09 ) .

Apresenta ainda o Portal da Federação o documento de trabalho , para essa reunião, que aconselhamos vivamente a sua atenta leitura, pois de planeamento e quadros competitivos nada se tratou na prática , sendo 90% do tempo ocupado com a formação de treinadores e com a convenção RINCK – Edição 2010 , chagando ao desplante de num dos documentos ( Slides ) apresentados , quando se referem ao feminino o texto apresentado é simplesmente espectacular “ AGUARDA DEFINIÇÃO DOS QUADROS COMPETITIVOS
A Federação que já aprovou em Assembleia Geral o Orçamento e Plano de Actividades para 2011, em 13-11-10 ( Mas estranhamente ainda não publicado no Portal da FAP ), em 11-12-10 , ainda não definido os quadros competitivos, como é possível ???

O Analista

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PO03 – Crónica Semanal – 13

Crónica dedicada ao Campeonato, a que menos se liga, e que esta semana volta a ser disputado em todas as zonas.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

Zona Sul - 11.ª Jornada
CD Marienses 28 – 27 Oriental Lisboa
IFC Torrense 26 – 21 Lagoa AC
AC Costa Oiro 25 – 18 GC Odivelas
AC Sines 20 – 33 ACR Zona Azul
GS Loures 19 – 29 Vela Tavira

Grandes dificuldades dos Açorianos , para levar de vencida uma das boas equipas desta zona, o Oriental Lisboa , num jogo em que a equipa Continental vencia ao intervalo ( 15-14 ), O IFC Torrense, venceu uma equipa que se encontrava em ascensão o Lagoa AC e voltando a colocar-se no número de pretendentes ao apuramento. O GC Odivelas continua de mal a pior , perdendo agora com os Algarvios do Costa Oiro, que desta forma alcançaram a sua segunda vitória na prova. O Zona Azul continua a vencer , desta vez o frágil AC Sines, que continua sem registar qualquer vitória. Por fim o Vela Tavira , foi a Loures vencer o Clube local, por margem folgada, confirmando-se como o principal favorito ao apuramento, NO Loures a falta do Pavel , foi por demais evidente , enquanto nos Algarvios o veterano Bolotskikh ( 8 golos ) continua a marcar a diferença. . A classificação é comandada pelo Vela Tavira ( 31 pontos ) , Loures, Marienses e Zona Azul ( 27 pontos ), IFC Torrense ( 25 pontos ) e pelo Oriental Lisboa ( 24 pontos ).

Zona Centro - 13.ª Jornada
SIR 1ºMaio 26 – 27 Académico Viseu
AC Coimbra 21 – 27 ADC Benavente
NA Samora Correia 30 – 24 ABC Nelas
Tondela AC 25 – 25 Ass. 20 Km Almeirim
AD Albicastrense 30 – 27 ND Pombal
Folga - Batalha AC

Nesta jornada o Samora Correia , venceu o ABC Nelas, confirmando o seu segundo lugar na classificação , a equipa de Viseu com esta derrota hipotecou praticamente todas as hipóteses que ainda poderia ter de um eventual apuramento para a Fase seguinte. O Académico de Viseu foi vencer o 1.ª Maio , pela margem mínima , num jogo sempre equilibrado, convém não esquecer que na 1.ª volta a equipa da Marinha Grande tinha vencido por Falta de Comparência Administrativa. O Benavente foi a Coimbra vencer a Académica e com este resultado deu mais um significativo passo rumo ao apuramento. O Tondela ao empatar em casa com o Almeirim , conseguiu desta forma agregar alguns pontos numa tentativa de lutar pela manutenção. Por sua vez a equipa de Castelo Branco, averbou a sua terceira vitória, e com este resultado ultrapassou o seu adversário na Classificação. Após esta jornada a classificação continua a ser comandada pelo Benavente ( 32 pontos ), seguido pelo Samora Correia ( 30 Pontos ), AC. Coimbra ( 26 pontos ) , 1.º Maio ( 25 pontos ), Almeirim e ABC Nelas ( 24 pontos ).

Zona Norte - 11.ª Jornada
CA Leça 22 – 22 Arsenal Canelas
FC Infesta 28 – 22 IC Madalenense
ACD Monte 32 – 27 CCR Fermentões
AD Afifense 24 – 35 Ílhavo AC
FC Gaia 25 – 26 CD Feirense

O AD Afifense, se tinha esperanças de se aproximar dos possíveis lugares de apuramento para a Fase seguinte , deve tê-las perdido, ao ser tal como jogo da 1.ª volta novamente “cilindrado” pelo Ílhavo . O Infesta venceu sem grandes dificuldades o Madalenense , num jogo que o diferencial foi feito no primeiro tempo, com esta vitória continua a ser a única equipa, sem conhecer o paladar da derrota. Num jogo entre equipas que lutam pela sobrevivência o CA Leça com o Arsenal Canelas , registou-se um empate , que acaba por ser um bom resultado para o Arsenal. A equipa do Monte continua a efectuar uma prova bastante interessante , vencendo e convencendo o Fermentões , e igualando o este na classificação. Por fim o CD Feirense que tem vindo a recuperar de mau inicio de prova, foi a Gaia vencer a equipa local , pela diferença mínima . A classificação é comandada pelo FC Infesta ( 32 pontos ), seguido pelo Ílhavo ( 30 pontos ),seguidos pelo Fermentões e ACD Monte ( 23 pontos ) e Afifense ( 22 pontos ) .

O Noticias

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 13 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Norte
17.ª Jornada
Maiastars 20 - 21 CA Leça
Santa Joana 33 - 24 Salgueiros 08
CD Palmilheira 20 - 24 Santa Isabel
Almeida Garrett 30 - 29 Juventude Mar
Alpendorada - Colégio Gaia
Alavarium 31 - 29 Académico FC
18.ª Jornada
Salgueiros 08 25 – 24 São Bernardo
Santa Isabel 22 – 26 Santa Joana
Académico FC 35 – 18 CD Palmilheira
Juventude Mar 25 – 29 Maiastars
Colégio Gaia 35 – 27 Almeida Garrett
CA Leça 15 – 27 Alavarium

Zona Sul
1.ª Fase - 12.ª Jornada
Madeira SAD 42 - 10 Porto Salvo
CS Madeira 19 - 26 João Barros
SIR 1.ª Maio 23 - 27 Passos Manuel
Assomada - Gil Eanes ( adiado )
Juventude Lis 48 - 14 AC. Coimbra
1.ª Fase - 13.ª Jornada
CS Madeira 34 – 14 Porto Salvo
Madeira SAD 33 – 21 João Barros

Mais um fim-de-semana com muitos jogos, com jornada dupla a Norte e, além da jornada normal, alguns acertos de calendário a Sul. Optaremos por apenas comentar os jogos mais importantes.

A norte, o grande jogo de Sábado opunha o Alavarium ao Académico do Porto e foi mesmo um óptimo jogo de andebol. O Académico fez uma grande primeira parte, com a dupla Isabel Oliveira e Joana Oliveira em bom plano, bem acompanhadas por uma Ana Sampaio que continua a ser uma das melhores jogadoras nacionais em contra-ataque. Mas na segunda parte, o Alavarium fez uma grande exibição, com Cláudia Correia completamente imparável, destroçando quem aparecia à frente, muito bem auxiliada pela pivot Catarina Martins que parece de volta à sua grande forma e pela esquerdina Cheila Santos e a equipa parece saber exactamente o que fazer em campo, mostrando ser, a seguir ao Colégio de Gaia, a equipa da Zona Norte em melhores condições para chegar à fase final.

Mas esta foi uma jornada cheia de surpresas. A meio da semana, o Maiastars tinha sido surpreendido perante um Cale sem Joana Borges e a meio do jogo com mais lesões. A equipa da Maia parece que encarou o jogo com alguma sobranceria e isso foi fatal, sobretudo quando se joga contra uma equipa como o CALE que defende duríssimo e mostra uma garra difícil de encontrar noutras equipas. Ana Paula Costa fez mais uma excelente exibição e, perante as ausências, apareceu uma Carla Matos com uma boa exibição. No Maiastars as falhas técnicas sucederam-se e a surpresa aconteceu.

A outra grande surpresa foi a derrota da Juve Mar na deslocação ao Almeida Garrett. E começam a faltar palavras para caracterizar a reviravolta que está a dar a equipa de Gaia. Depois de ter ocupado durante muito tempo a cauda da classificação, os últimos jogos têm sido de grande qualidade, com resultados fantásticos que culminam nesta vitória perante uma das mais fortes equipas da Zona Norte. O Almeida Garrett é uma das mais jovens equipas do campeonato e em cada jogo parece que há uma jovem jogadora a destacar-se, desta feita foi Juliana Silva que esteve muito eficaz e marcou 12 golos, bem acompanhada por uma Sofia Gomes que parece não saber jogar mal. Quanto à Juve Mar, volta a escorregar em jogos em que tal não era previsível. Paulo Martins parece não conseguir incutir humildade nas suas atletas nestes embates mais fáceis e perderam o controlo emocional durante a partida, numa equipa que sem Teresa Santos perde a jogadora que verdadeiramente desequilibra.

No dia seguinte, a Juve Mar (já com Teresa Santos e em bom nível) tinha a grande oportunidade para rectificar o mau resultado da véspera mas baqueou perante o Maiastars. A equipa nunca se encontrou e Paulo Martins não conseguiu encontrar o antídoto para Ana Pereira que esteve inspirada e arrancou uma exibição digna de uma atiradora internacional perante a passividade da defensiva da Juve Mar. 3 derrotas consecutivas lançam uma equipa que fez uma excelente primeira volta numa situação complicada, perdendo toda a vantagem que tinha. Já o Maiastars, com esta vitória consegue recuperar o mau resultado do meio da semana mas ainda está em dificuldades para conquistar o lugar na fase final. Se repetirem a exibição de São Bartolomeu do Mar, podem lá chegar, mas têm que decidir se o verdadeiro Maiastars é esse ou o que se afundou com o Cale.

O Santa Joana conseguiu uma importante vitória no terreno do Santa Isabel, mercê de uma melhor prestação defensiva e de uma péssima exibição do Santa Isabel que parece ter perdido as esperanças. Mas esperava-se que a equipa de Sílvia Fernandes mostrasse outra atitude que não tem tido e veremos se conseguem limpar a má imagem no que resta da fase final. No Santa Joana, a notícia da saída da sua treinadora no final deste mês, parece ter produzido efeitos positivos mas será que depois destes resultados a decisão se mantém? Neste jogo, Ana Dias efectuou a sua melhor exibição da época e Mariana Regadas fez mais uma boa exibição numa época muito bem conseguida por esta jogadora.

Uma nota para os incidentes com os adeptos em Alpendorada que obrigaram à interrupção da partida entre a equipa da casa e o Colégio de Gaia.

Na Zona Sul, apenas havia 2 jogos verdadeiramente importantes e em ambos participava o Colégio João de Barros na sua visita à ilha da Madeira. No Sábado, o Sports Madeira fez uma excelente primeira parte, com uma atitude defensiva mais próxima do que lhe é exigido e com uma Catarina Ascensão que vai provando ser uma raridade no panorama das esquerdinas em Portugal mas, na segunda parte, o poderio do Colégio João de Barros veio ao de cima, com destaque para a incontornável Maria Pereira e, sobretudo, Inês Catarino que tem efectuado uma época de enorme qualidade. Foi um jogo dominado pelas esquerdinas.

No Domingo, o grande jogo da jornada, entre o 2º e o 3º classificado do campeonato passado. A primeira parte trouxe um jogo emotivo entre o Madeira SAD e o Colégio João de Barros, com a equipa de Pombal muito organizada e com uma Eduarda Pinheiro renascida das cinzas. Mas a segunda parte voltou a mostrar que o Colégio João de Barros continua a não conseguir aproximar-se dos 2 grandes do andebol feminino português. Sem Natalina Melo e Inês Reis, a defesa da equipa de Paulo Félix parece muito menos consistente e nos últimos jogos a equipa tem sofrido muitos golos. Claro que, quando pela frente, se tem a equipa em melhor forma do campeonato, as coisas ficam ainda mais difíceis. Ana Andrade começa de novo a aparecer e Renata Tavares é, a léguas, a melhor pivot do nosso andebol e capaz de destruir qualquer defesa.

Críticos Femininos

Boas Festas – Inédito

Por para nós ser inédito , junto publicamos o Postal de Boas Festas da Secção do Andebol Feminino da Associação Académica de Espinho.
Os nossos parabéns

O Noticias

Crónica de Fim de Semana – 14 – 2010 / 2011 - I

Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à da PO01, que só voltarão em 12-02-11, pois a prova sofrerá uma prolongada interrupção, para estágios e jogos de preparação das Selecções nacionais, disputa dos 1/4 Final da Taça de Portugal e disputa da Super Taça.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

16.ª Jornada – 5.ª da 2.ª Volta
Sporting 21 – 20 Aguas Santas
Madeira SAD 28 – 27 SC Horta
ABC 28 – 24 Maria Balaio
S. Bernardo 25 – 27 Belenenses
S. Mamede 26 – 37 FC Porto
Xico Andebol 28 – 37 Benfica

Jornada sem surpresas, nem pequenas nem grandes, tudo absolutamente normal, embora alguns jogos revelassem um maior equilíbrio, O Madeira SAD venceu o Horta pela margem mínima, “vingando” assim a derrota sofrida na 1.ª volta, num jogo em que o SC Horta comandou a maior parte do tempo de jogo, chegando a ter um diferencial a seu favor de 4 golos ( 22-18 aos 41 minutos ), o Madeira SAD apenas passou para a frente do marcador aos 53 minutos ( 26-25 ), numa altura em que se encontrava em inferioridade numérica. Com o golo da vitória a ser marcado aos 58 minutos. José Coelho ( 9 golos ) foi o marcador de serviço dos Madeirenses , enquanto na equipa da Horta temos a evidência do Costume Yuriy Kostetsky ( 7 golos ). Num jogo entre equipas da mesma Associação, o ABC , venceu com maior grau de dificuldade do que se esperava, num jogo equilibrado, apesar do ABC ter comandado a maior parte do tempo o marcador, mas o excesso de confiança, levou a que o Maria Balaio, obtivesse o empate a 23 golos aos 56 minutos , o ABC apenas arranca em definitivo para a vitória aos 55 minutos através da concretização de um livre de 7 metros. Um jogo sem destaques especiais , sendo apenas de referir o baixo índice de concretização de livres de 7 metros de ambas as equipas. Em Aveiro a equipa local continua sem vencer, desta vez perdeu contra a também aguerrida equipa do Belenenses , que comandou sempre o marcador , obrigando os jovens de Aveiro a andar a corre sempre atrás do prejuízo, sendo a maior registada de 6 golos ( 25-19 ) aos 52 minutos. NO S. Bernardo o jovem Dann Garcia ( 8 golos ) foi o marcador de serviço, enquanto na equipa de Belém, Elledy Semedo com 12 golos foi o destaque da equipa. O FC Porto venceu o S. Mamede, com o resultado totalmente construído no primeiro período, registando-se ao intervalo o resultado de 22-11, a favor dos azuis, mas no período complementar fruto da rotatividade do plantel que Obradovic costuma efectuar quando os resultados estão mais ou menos conseguidos, o S. Mamede conseguiu equilibrar a contenda terminando com o encontro exactamente com o mesmo diferencial registado ao intervalo. Manuel Sousa ( 7 golos ) é o marcador de serviço nos academistas, enquanto Ricardo Moreira ( 8 golos ) foi o mais eficaz do ataque do FC Porto , bem acompanhado por Dário Andrade ( 6 golos ) e Tiago Rocha ( 7 golos ). O Benfica deslocou-se a Guimarães com espectro da qualidade exibida nos últimos jogos e provocaram alguns dissabores, assim apresentou-se prevenido. Exibindo-se de forma a que nunca deixou duvidas sobre as suas intenções e comandou o marcador desde o primeiro ao último minuto do encontro. João Ferreirinho voltou a estar bem , seguido de perto por Carlos Carneiro e David Tavares ambos com 7 golos, no Xico Andebol, o seu técnico chegou a utilizar os 3 guarda redes inscritos na ficha de jogo , o jovem Tiago Silva com 5 golos tantos como os seus companheiros Tiago Magalhães e José Sampaio, foi a grande figura da equipa, talvez motivado pela chamada à Selecção de Juniores “A”. O Sporting, venceu o Aguas Santas pela diferença mínima. A classificação ficou assim ordenada , FC Porto comanda com ( 44 pontos ), seguido do ABC ( 42 pontos ) , Sporting ( 39 pontos ), Benfica e Madeira SAD ( 38 pontos ) , Aguas Santas ( 36 pontos ) , SC Horta ( 33 pontos ) e Belenenses ( 32 pontos ) .

Sporting 21 – 20 Aguas Santas

Apesar de em termos numéricos se ter registado uma vitória do Sporting, face ao que passou em campo nos últimos 6 minutos , temos grande dificuldade em dizer se o mérito é dos verdes ou se o demérito é dos negros, uma equipa que com o resultado a situar-se num diferencial de 1 golo ( 21-20 ) falha dois livres de 7 metros, e remata precipitadamente ( Pedro Cruz ) após um time out de equipa, temos de dizer que não soube vencer. O encontro foi jogado com as defesas a sobreporem-se sistematicamente aos ataques , onde ambas as equipas nunca encontraram soluções. Tirando alguns aspectos defensivos, o jogo foi tecnicamente pobre . Com os dois guarda redes. Ricardo Correia pelo Sporting e António Campos pelo Aguas Santas a serem das principais figuras do jogo. No Sporting apesar das falhas nos 7 metros Pedro Solha, aproveitando algumas falhas técnicas dos seus adversários foi o marcador de serviço com 8 golos. Já no Aguas Santas Jorge de Sousa com 6 golos foi para nós a figura de destaque. Dirigiu o encontro a dupla Bracarense constituída por César Carvalho e Daniel Freitas, tem alguns aspectos a rever na sua conduta, nomeadamente o seu critério de Faltas do Atacante, que por vezes se torna incompreensível, nos aspectos disciplinares tem de ser mais equilibrada de principio ao fim do jogo. Na lei da vantagem estiveram bem , mas nas violações da área de baliza por parte dos atacantes, já não estiveram com a atenção que um jogo desta natureza obriga. E faltas ( conduta anti desportiva ) como as que vimos ser cometidas nos últimos 60 segundos mereciam outra acção disciplinar.

O Banhadas Andebol

Europeu de 2010 – Seniores Femininos IV

NORUEGA - CAMPEÃ DA EUROPA

Terminou o campeonato da Europa de 2010, com a vitória da equipa da Noruega, que desta forma venceu 4 títulos de Campeã da Europa seguidos ( 2004, 2006, 2008 e agora 2010 ).
Noruega e Suécia , qualificam-se directamente para o Mundial de 2011 no Brasil, sendo a Noruega qualificada ainda, para os Jogos Olímpicos de 2012.

Na nossa opinião a Suécia juntamente com a Roménia , são as grandes surpresas pela positiva , considerando ainda a boa presença da equipa de Montenegro e boa segunda Fase que foi efectuada pela equipa Francesa. Devemos ainda dizer que a Dinamarca que no último Europeu se tinha classificado em 11.º lugar , deve ser considerada como uma das equipas que mais se destacou.

Pala negativa , consideramos que as grandes desilusões da prova se chamam Espanha e Alemanha.

Resultados
5 / 6 Lugar
Montenegro 19 – 23 França
1/2 Final
Roménia 23 – 25 Suécia
Dinamarca 19 – 29 Noruega
3/4 Lugar
Dinamarca 15 – 16 Roménia
Final
Noruega 25 – 20 Suécia

Classificação final 1.º Noruega, 2.º Suécia, 3.º Roménia, 4.º Dinamarca, 5. º França, 6. º Roménia, 7.º Rússia, 8.º Holanda, 9.º Croácia, 10.º Hungria, 11.º Espanha , 12.º Ucrânia, 13.º Alemanha, 14.º Sérvia, 15.º Islândia e 16.º Eslovénia

O Noticias

domingo, 19 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana – 14 – 2010 / 2011 - II

Crónica de fim de semana dedicada à PO02.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

13.ª Jornada – Resultados – 4.ª da 2.ª Volta
Zona Norte
S. Tirso 30 – 32 Ismai
Alavarium 28 – 33 Callidas
Avanca 34 – 30 AC Fafe
Académico FC 26 – 23 Modicus
Santana 29 – 28 SP. Oleiros

Um sensacional Avanca, venceu um favorito AC Fafe , que não confirmou em campo a sua superioridade, num jogo em que a equipa de Aveiro, confirmou a sua subida de rendimento, e construiu o resultado no 1.º período ( 18-14 ), pois a forte reacção AC Fafe na segunda parte , o brigou a equipa de Aveiro a trabalho suplementas. O Callidas, também confirmou o bom momento que atravessa ao ir vencer o Alavarium na condição de visitante, confirmando o resultado obtido na 1.ª volta. O Académico venceu com grande dificuldade o Modicus , que ao intervalo vencia por 15-14. Por sua vez o Santana venceu pela margem mínima num jogo equilibrado , e desta forma desempatou com o seu adversário na classificação geral da zona. Por fim o Ismai, que nos parece encontrar-se numa fase menos boa venceu dificilmente o S. Tirso. Depois desta jornada o Ismai comanda isolado ( 36 pontos ), seguido do AC Fafe ( 34 pontos ) e do Avanca ( 33 ) , Académico FC ( 31 ), Santana ( 26 ) e SP. Oleiros ( 24 ).

Zona Sul
Juventude Lis 34 – 25 Almada
Camões 28 – 26 Alto Moinho
Passos Manuel 23 – 22 Ginásio Sul
Marítimo 42 – 18 Paço Arcos
Vitória FC 24 – 26 Sismaria

Mais uma jornada de resultados inesperados, e que causam alguma surpresa, começamos pela vitória do Sismaria em Setúbal , perante o Vitória FC , num jogo bastante equilibrado e onde ao intervalo se registava uma igualdade a 13 golos , a equipa de Leiria com este resultado deu seguimento ao bom momento que atravessa. O Marítimo que na jornada anterior tinha sido derrotado em Leiria pelo Sismaria venceu, cilindrando completamente o Paço Arcos , onde a falta de João Lino foi por demais evidente. O irregular Camões depois de 3 derrotas consecutivas, venceu dificilmente o Alto Moinho , destacando-se do seu adversário na classificação da zona. O Passos Manuel ao vencer o Ginásio Sul, pela margem mínima , quebrou a série de bons resultados que a equipa da margem sul do Tejo vinha efectuando ultimamente. A Vitória da Juventude Lis sobre o Almada , e absolutamente normal , face ao comportamento desta histórica equipa do Andebol Nacional.O Marítimo continua no comando da Zona continua o com ( 32 pontos , mas menos 1 jogo ), seguido agora pelo Sismaria ( 30 pontos ), do Passos Manuel e Vitória FC ( 29 pontos ), do Ginásio Sul e Camões ( 28 pontos ), e Alto Moinho e ( 26 pontos )

O Banhadas Andebol

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Torneio 4 Nações – Juniores “A” Masculinos

A selecção nacional de juniores ‘A’ masculinos vai disputar o Torneio das Quatro Nações, que este ano vai decorrer entre 27 e 29 de Dezembro, em Puente Genil, Córdoba (Espanha), juntamente com as selecções nacionais de Espanha, França e Tunísia, que este ano substitui a Alemanha.
Esta participação, bem como o estagio que antecede , inserem-se na preparação para a Fafe Final do Mundial de Sub 21 , a disputar na Grécia.

Lista de Convocados:
Calendário
Dia 27-12-10
França - Portugal ( 18H00 )
Espanha : Tunísia ( 20H00 )
Dia 28-12-10
Portugal - Tunísia ( 18H00 )
Espanha - França ( 20H00 )
Dia 29-12-10
França - Tunísia ( 18H00 )
Espanha - Portugal ( 20H00 )

O Noticias

Informações - Clubes - Diversos

SALGUEIROS 08

O Noticias

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Europeu de 2010 – Seniores Femininos III

Terminou hoje a Fase dos Grupos Principais , onde os 1.º e 2.º Classificados de cada Grupo são os apurados para as 1/2 Final , e os 3.º Classificados disputarão entre o jogo que decide os 5.º e 6.º Lugar.

A grande sensação da prova até ao momento tem sido a equipa de Montenegro , com um excelente comportamento a equipa Romena , uma nota a prova efectuada pela equipa Francesa nesta fase, com uma vitória sobre a equipa Sueca, o que lhe permitiu ir jogar a discussão do 5 e 6.º Lugares finais . As surpresas pela negativa são a Espanha e a Rússia ( na nossa opinião ).

Classificações da Main Round

Grupo M1
Grupo M2

5 / 6 Lugar – dia 18-12-10
Montenegro – França ( 11H30 )
1/2 Final - dia 18-12-2010
Roménia – Suécia ( 14H30 )
Dinamarca – Noruega ( 17H00 )
Final – dia 19-12-10 ás 17H00

O Noticias

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Andebol Profissional

PRIMEIRA REUNIÃO DO PROFISSIONAL HANDBALL BOARD

Na sequência das decisões do Congresso EHF em Setembro de 2010, o “ Professional Handball Board” efectuou a sua primeira reunião em Viena, mais concretamente, em 24 de Novembro de 2010, uma participação de representantes da EHF, Clubes, Federações Nacionais e outras partes interessadas. Conforme noticia publicada no Site da EHF.

"Presentes na reunião, Jean Brihault e Jan Tuik como membros do Comité Executivo EHF, Joan Marin e Gerd Butzek como representantes dos clubes em nome do Fórum Clube Andebol, Morten Stig Christensen e Philippe Bana como representantes para o Conselho Nacional de Federações/nações, o Presidente da EHF Tor Lian, EHF secretário geral Michael Wiederer e o Secretário-Geral adjunto Alexander Toncourt , também participaram na reunião.

PRINCIPAIS TÓPICOS DISCUTIDOS

• As questões estruturais, do PHB foram analisadas e segmentadas em várias rúbricas, onde foram discutidas e analisadas.

• Os procedimentos sobre os salários dos jogadores, seguros, durante eventos oficiais e outras actividades das selecções nacionais foi estabelecido. Estes procedimentos incluem um projecto piloto com as Federações Nacionais a fim de harmonizar as especificidades regionais.

• Foi ainda analisada a forma de juntar provas como a EHF CUP e a CUP Winners’ CUP numa European CUP. Atendendo aos aspectos regionais, a Challenge CUP permanece intocável.

• A questão principal do calendário internacional será tratada em conjunto com o calendário da IHF, que será recebido pelas Federações Continentais num futuro próximo.

• Temas como direitos de transmissão televisiva, comercialização de outros direitos, atribuição de eventos e questões técnicas tais como nomeações de árbitros, foram assuntos também tratados na reunião.

REUNIÃO COM OUTRAS PARTES INTERESSADAS

• Posteriormente foi efectuada uma sessão de trabalho com outras partes interessadas, onde estiveram também presentes, Jordi Pallarés (ASOBAL) e Reiner Witte (HBL) como representantes das ligas e Jaume Fort que representa a União dos jogadores.

• O reconhecimento destas estruturas, bem como uma eventual assinatura de um memorando de entendimento está prevista para o final de Janeiro de 2011.

• Devido à evolução registada, a eleição do Presidente e Vice-Presidente do “Professional Handball Board” foi adiada até a próxima reunião do PHB, que está marcada para Fevereiro de 2011 (23 e 24) “
( Fonte EHF )

E nós? “Enterrámos” a Liga, que aliás, parece nunca ter existido. E ultrapassámos os problemas? Resolvemos as questões pendentes? Ou fingimos que nunca existiram.

Tal como “fingimos” que nunca existiu a Liga? E a legislação que afecta, as questões relevantes, tem vindo a ser adequada à realidade? O pouco que se conseguiu, tem vindo a ser melhorado, ou pelo contrário. Também tem vindo a desaparecer?

Enfim, esperemos que as directivas europeias resolvam a questão (caso continuemos na Europa).

O Noticias

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 1/4 Final - Sorteio

Realizou-se hoje, o sorteio dos 1/4 Final, com o seguinte resultado :

FC Porto – SC Horta
ABC – Madeira SAD
Belenenses – Sporting
Benfica – Ismai

Os jogos disputar-se-ão em 05-02-11, e o sorteio da 1/2 Final será efectuado em data a designar, sabendo-se desde já a que a final four será disputada em 28 e 29 de Maio de 2011 na Cidade de Tavira, continuamos no ciclo Algarvio.

O Sorteio, poderá ter proporcionado aos organizadores da Final Four uma verdadeira “sorte grande” , pois poderá dar origem à presença de 4 das mais fortes equipas do panorama Nacional, e sabendo nós que Tavira que possui um além de um Pavilhão com todas as condições para a realização de uma prova com estas característica , publioc o que é importante.

Dois jogos, dos chamados “grandes” , o ABC / Madeira SAD , e o Belenenses / Sporting, já que os outros dois encontros , não nos parecem ser capazes de dar origem a qualquer surpresa.

2.ª Divisão ( 1 ) – Ismai.
1.ª Divisão ( 7 ) - ABC, FC Porto, Benfica, Belenenses, Madeira SAD, Sporting e SC Horta.

O Noticias

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Super Taça Arena Portimão ( PO22 ) – 2010/2011

Realizou hoje o Sorteio da Prova, que se disputa em Portimão de 19 a 22 Janeiro , ( Datas que sofreu ajustamentos devido ao acto eleitoral que se realizará no dia 23 )no recinto Arena Portimão com o seguinte resultado:

Grupo “A” – Benfica , FC Porto e Sporting
Grupo “B” - ABC, Madeira SAD e Aguas Santas

Esquema da Prova :
1.ª Fase – Dois Grupos – TXT a uma volta
2.º Fase – Jogos Classificativos :
5/6 Lugar ( os Terceiros de cada Grupo )
3/4 Lugar ( os Segundos de cada Grupo )
1/2 Lugar ( os Primeiros de cada Grupo )

O vencedor da Prova, fica automaticamente apurado para uma Competição Europeia a Challenge CUP .

Calendário dos Jogos :

Dia 19-01-2010
Sporting – FC Porto
Aguas Santas – Madeira SAD
Dia 20-01-2010
Benfica – Sporting
ABC – Aguas Santas
Dia 21-01-2010
FC Porto - Benfica
Madeira SAD - ABC
Dia 22-01-2010
3.º “A” – 3.º “B” – ( 11H00 )
2.º “A” – 2.º “B” – ( 14H30 )
FINAL – Vencedor GR. “A” - Vencedor GR. “B” ( 17H00 ) RTP2

Nota – O Calendário poderá sofre alterações e os horários só serão fixados posteriormente.

Todos os jogos serão transmitidas pela WEB FAP TV, mas algo desperta a nossa curiosidade , então este ano existe uma diminuição drástica das transmissões pela estação oficial ( RTP2 ), que só transmite dois jogos incluindo a final e um jogo de 6 ,ª Feira ….

Estes jogos vão ser disputados, após uma longa interrupção das provas do Calendário Nacional, para realização de diversos estágios e jogos das Selecções nacionais de Seniores e de Juniores “A”, normalmente as equipas que fornecem mais jogadores para estas selecções apresentam-se sempre em deficit, veremos o que vai acontecer.

O Noticias

PO03 – Crónica Semanal – 12

Crónica dedicada ao Campeonato, a que menos se liga, e que esta semana volta a ser disputado em todas as zonas.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

Zona Sul - 10.ª Jornada
Oriental Lisboa 25 – 25 Lagoa AC
CD Marienses 35 – 22 GS Loures
Vela Tavira 29 – 18 AC Sines
ACR Zona Azul 27 – 20 AC Costa Oiro
GC Odivelas 21 – 27 IFC Torrense

Surpresa o empate cedido pelo Oriental Lisboa no encontro com Lagoa AC , que confirma o excelente resultado obtido na semana transacta. A vitória da equipa dos Marienses sobre o GS Loures , poderia ser esperada mas não pelos números verificados, pois ao intervalo registava-se um empate a 14 golos . O Vela Tavira continua a sua senda vitoriosa , vencendo sem contestação o AC Sines. O Zona Azul continua a efectuar uma prova bastante interessante vencendo sem grandes problemas os Algarvios do Costa Oiro. Por último o regresso do IFC Torrense ás vitórias , ao ir a Odivelas vencer os locais. A classificação é comandada pelo Vela Tavira ( 28 pontos ) , Loures ( 26 pontos ) , seguidos pelo Zona Azul e Marienses ( 24 pontos ), e pelo Oriental Lisboa ( 23 pontos ).

Zona Centro - 12.ª Jornada
Batalha AC 30 – 29 Tondela AC
Ass. 20 Km Almeirim 30 – 35 NA Samora Correia
ND Pombal 17 – 22 AC Coimbra
ADC Benavente 27 – 25 SIR 1ºMaio
ABC Nelas 32 – 25 AD Albicastrense
Folga - Académico Viseu

O Batalha / Tondela , foi um jogo sempre disputadíssimo, com o Batalha a regressar ás vitórias vencendo pela diferença mínima . O Samora Correia foi a Almeirim vencer num jogo em que comandou quase sempre , depois, temos o regresso da Académica aos resultados positivos ao ir vencer o ND Pombal que nos parece estar em regressão. O Benavente regressou as vitórias vencendo o 1.º Maio com alguma dificuldade . Por sua vez o Nelas venceu e de que maneira o Albicastrense que estava a demonstrar uma subida de rendimento. Após esta jornada a classificação continua a ser comandada pelo Benavente ( 29 pontos ), seguido pelo Samora Correia ( 27 Pontos ), AC. Coimbra ( 25 pontos ) , 1.º Maio ( 24 pontos ) ABC Nelas ( 23 pontos ).

Zona Norte - 10.ª Jornada
Arsenal Canelas 32 - 23 IC Madalenense
CA Leça 37 – 27 FC Gaia
CD Feirense 31 – 21 AD Afifense
Ílhavo AC 26 – 24 ACD Monte
CCR Fermentões 31 – 41 FC Infesta

Ao contrario da jornada anterior , desta vês não registaram grandes surpresas, prevalecendo maioritariamente, as vitórias das equipas visitadas. O FC Infesta deslocou ao sempre difícil reduto do Fermentões e venceu de forma inequívoca os locais . O Ílhavo venceu dificilmente o ACD Monte , O Feirense recebeu os homens de Afife e venceu sem margem para duvidas , parecendo-nos que esta equipa se encontra numa fase menos boa . CA Leça embalado pela sua primeira vitória , obtida na jornada anterior , venceu o FC Gaia por uma margem confortável . O Arsenal Canelas obteve a sua primeira vitória com o novo treinador. Depois desta jornada o FC Infesta continua no comando sem conhecer a derrota ( 29 pontos ), seguido pelo Ílhavo ( 27 pontos ),seguidos pelo Fermentões ( 22 pontos ) e Afifense ( 21 pontos ) .

O Noticias

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 12 – 2010 / 2011

Regresso das crónicas exclusivamente dedicadas ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Norte
15.ª Jornada
CD Palmilheira 21 - 26 S. Bernardo
Alavarium 35 – 21 Salgueiros 08
Almeida Garrett 28 – 29 Académico FC
Alpendorada 19 – 24 CA Leça
Colégio Gaia 29 – 26 Juventude Mar
Maiastars 35 – 13 Santa Isabel
Folga Santa Joana
16.ª Jornada
S. Bernardo – Santa Joana ( 15-12-10 )
Salgueiros 08 27 – 22 CD Palmilheira
Santa Isabel 25 – 30 Alavarium
CA Leça 26 – 31 Almeida Garrett
Juventude Mar 35 – 20 Alpendorada
Académico FC 29 – 24 Maiastars
Folga Colégio Gaia

Zona Sul
7.ª Jornada
Gil Eanes 35 – 23 CS Madeira
10.ª Jornada
Passos Manuel 18 – 47 Madeira SAD
Assomada 22 – 22 Porto Salvo
11.ª Jornada
AC. Coimbra 9 – 42 Madeira SAD
Passos Manuel 36 – 42 CS Madeira
Porto Salvo 25 – 22 SIR 1.º Maio
João Barros 40 – 33 Assomada
Gil Eanes 32 – 22 Juventude Lis

Foram dias de muito andebol feminino em Portugal. A Norte, jornada dupla e, a Sul, muitos clubes aproveitaram o Domingo para acertar o acalendário, criando quase uma jornada dupla. Com tantos jogos, acabámos por seleccionar alguns que presenciámos e que valem a pena o comentário.

A Norte, o grande destaque acaba por ser as duas derrotas do Santa Isabel que faz com que seja a primeira das 7 candidatas à fase final que disse adeus a esse objectivo. As lesões da Guarda-redes Carina Gomes e da ponta esquerda Ana Correia ocorreram na pior altura e deixaram esta equipa fragilizada. Quarta-feira, no jogo com o Maiastars também não jogou a sua melhor jogadora, Marlene Pinto, o que resultou numa exibição inacreditavelmente fraca, em que foram esmagadas por um Maiastars entusiasmo pelo dilatar do resultado e ao qual bastou imprimir o seu ritmo rápido para conseguir uma das vitórias mais fáceis da época, com Olinda Leal a comandar o ritmo do contra-ataque..

No Sábado, já com Marlene Pinto, a exibição foi bem melhor diante do Alavarium. A lateral esquerda voltou aos dias de inspiração e esteve quase perfeita nos remates de primeira linha. No entanto, defensivamente, nunca conseguiram encontrar soluções para parar Cláudia Correia e, quando optaram por a marcar individualmente, surgiu a juvenil Mariana Lopes a fazer a diferença e a marcar 10 golos, o que numa atleta juvenil é sempre um feito digno de registo. Com estas duas derrotas, o Santa Isabel fica fora da corrida mas, com o regresso das lesionadas, estamos em crer que poderá surpreender as melhores equipas e decidir quem vai à fase final.

Quanto ao Alavarium, antes deste jogo tinha batido um Salgueiros bastante desfalcado, onde se nota o cada vez maior divórcio entre jogadoras e treinador. Soraia Durão fez um grande jogo em Aveiro mas não chegou para equilibrar um jogo em que Filipa Fontes esteve em destaque. A equipa aveirense confirma assim ser uma das mais fortes candidatas à fase final.

O Académico do Porto, na Quarta-feira, fez uma exibição muito pouco conseguida diante de um Almeida Garrett que, como vimos dizendo, está a subir muito de produção. Juliana Silva fez mais uma bela exibição e tem sido uma das surpresas deste Garrett que esteve perto de surpreender um Académico onde Ana Sampaio faz dos contra-ataques a sua praia e uma arma letal.

Mas este Académico é capaz do melhor e do pior. Depois de alguns jogos menos conseguidos, faz uma exibição muito consistente contra o Maiastars num dos jogos mais importantes da jornada. É verdade que a primeira parte não saiu de feição para a equipa de Luísa Estriga que não conseguir fazer o seu habitual contra-ataque directo mas na segunda parte a equipa defendeu a roçar a perfeição e neutralizou quase por completo as atiradoras do Maiastars. Ana Carvalho fez talvez o seu melhor jogo desta época e Isabel Oliveira, na hora da verdade, acabou por mostrar que também ela é capaz do melhor e do pior. Felizmente para a sua equipa, neste jogo, esteve muito bem e foi uma das melhores em campo. Quanto à equipa de José Carlos Ribas, a equipa desapareceu por completo na segunda parte, Inês Santos está longe da forma da época passada e vai-se salvando Renata Pereira. No próximo fim-de-semana, a equipa vai jogar ao reduto da Juventude Mar e, em caso de derrota, a situação começa a ficar aflitiva para a equipa maiata.

A Juventude Mar jogou no Colégio de Gaia e, apesar da boa exibição, não conseguiu evitar a derrota. Andreia Escrivães fez um bom jogo em Gaia e Carla Sá continua com a eficácia de sempre. Contudo, do lado de lá, estava um Colégio que continua com a confiança em alta, em que é difícil destacar jogadoras porque há muita gente a jogar a muito bom nível: Ana Rita Costa, Maria Domingues, Sara Torres, Fernanda Carvalho, Andreia Ramos e nem foi preciso jogar Helena Soares. Já no Sábado, A Juve Mar esmagou o Alpendorada e parece-nos que se vencer no próximo fim-de-semana o Maiastars abre as portas da fase final.

Finalmente, a Norte, destaque para a excelente vitória do Almeida Garrett no difícil reduto do Cale. É verdade que a equipa de Leça apresentou-se desfalcada da Guarda-redes Rita Machado e da internacional Joana Borges, mas é inegável que a formação do Garrett está em trajectória ascendente e os resultados provam isso mesmo. Além da já citada, Juliana Silva, há uma série de jovens a despontar nesta equipa: Cristiana Brito, Cátia Prata e Sofia Gomes que apenas foi inscrita recentemente mas que em Leça esteve simplesmente imparável.

No Sul, o Gil Eanes teve dois jogos contra as equipas que estão a lutar, ombro a ombro, pelo 4º lugar que dá acesso à fase final. E a verdade é que a equipa de João Florêncio ganhou tranquilamente. No Sábado, esperava-se mais réplica de uma Juventude Lis que tem feito uma excelente época. No entanto, as algarvias parecem começar a jogar ao ritmo do seu treinador e a Juve Lis mostrou uma inoperância ofensiva gritante, salvando-se a atiradora Diana Pereira. Vera Lopes fez uma excelente exibição e custa-nos muito a perceber como é que, perante tão más exibições da selecção, esta jogadora poucos minutos jogou na primeira linha nacional.

No Domingo, o Gil bateu o Sports Madeira com base num contra-ataque que começa já a ser uma imagem de marca. Ana Seabra e Diana Fernandes facilmente abriram portas para um resultado confortável perante umas madeirenses que gostam pouco de correr para trás. Aliás, o Sports Madeira, no Sábado, foi jogar ao reduto do Passos Manuel e este jogo começa a tornar-se um clássico quanto ao número de golos. Sempre que estas duas equipas jogam, os golos sucedem-se, com equipas que gostam de correr para o contra-ataque mas esquecem-se de recuperar. E se o Sports Madeira ambiciona ir a Leiria vencer a Juve Lis por mais de 2 golos para se apurar para a fase final, tem que perceber que também atrás se ganham os jogos. E os apuramentos.

Outro jogo cheio de golos foi o Colégio João de Barros – Assomada. Sem Maria Pereira e Inês Reis (e sem Natalina Melo que continua lesionada), a equipa de Pombal esteve muito mal defensivamente, longe das excelentes prestações que costuma ter. Valeu uma Inês Catarino com a mira afinada para irem mantendo uma vantagem confortável no marcador perante um Assomada que começa a ver as suas jovens a evoluírem muito e a começarem a jogar um andebol agradável. No Domingo, com Maria Pina em campo a fazer um bom jogo, arrancaram um interessante empate no derby com o Porto Salvo que já tinha sentido inesperadas dificuldades na véspera para bater o Sir 1º de Maio e fez um jogo bem abaixo daquilo que nos tem habituado.

Finalmente, o líder do campeonato, Madeira SAD, no Sábado teve um jogo demasiado fácil em Coimbra perante a Académica, mas a sua exibição foi muito descolorida. No Domingo, um jogo com outro ritmo, em casa do Passos Manuel, em que a média de cada ataque devia ser na casa dos 10/12 segundos, com as equipas a optarem por um ritmo frenético com Suaré a ser o abono de família da equipa da casa e Rita Alves e Cláudia Aguiar a ultrapassarem os 10 golos. No próximo Domingo, a SAD receberá o João de Barros num jogo muito interessante mas que, face ao actual momento de forma de ambas as equipas, deve pender para as madeirenses.

Críticos Femininos

Crónica de Fim de Semana – 13 – 2010 / 2011 - II

Crónica de fim de semana dedicada à PO02.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

12.ª Jornada – Resultados – 3.ª da 2.ª Volta

Zona Norte
Ismai 26 – 26 Callidas
S. Tirso 23 – 26 Santana
SP. Oleiros 26 – 31 Académico FC
Modicus 25 – 26 Avanca
AC Fafe 33 – 29 Alavarium

O Callidas ao ir empatar ao Ismai, colocou o seu vizinho AC Fafe no comando da zona. Excelente resultado do Callidas num jogo sempre equilibrado. Depois temos um Avanca / Modicus com os homens da equipa , a vencerem pela margem mínima , e a confirmarem o resultado obtido na 1.ª volta, Nos restantes jogos vitórias dos favoritos . Depois desta jornada o AC Fafe e Ismai comandam ( 33 pontos ), seguidos pelo Avanca ( 30 ) , Académico FC ( 28 ), Santana e SP. Oleiros ( 23 ).

Zona Sul
Almada AC 20 – 26 Alto Moinho
Juventude Lis 19 – 28 Vitória FC
Sismaria 28 – 27 Marítimo
Paço Arcos 30 – 30 Passos Manuel
Ginásio Sul 22 – 21 Camões

Jornada de resultados não esperados , senão vejamos o Sismaria vence pela margem mínima o super favorito Marítimo num jogo sempre equilibrado. Depois temos a vitória do Ginásio Sul sobre o irregular Camões, também pela diferença mínima , a equipa lisboeta apesar de encetar uma recuperação no segundo período não conseguiu atingir esse objectivo, por último tivemos o empate registado no jogo Paço Arcos / Passos Manuel . Os resultados verificados nos restantes encontros são absolutamente normais. Após a realização desta jornada, a classificação sofreu algumas alterações e um conjunto de aproximações, que nos leva a pensar que os lugares de apuramento ainda vão ser muito discutidos. O Marítimo continua no comando da Zona continua o com ( 29 pontos , mas menos 1 jogo ), seguido do Vitória FC ( 28 pontos ), e do Ginásio Sul e AC Sismaria ( 27 pontos ), Passos Manuel ( 26 pontos ), e Alto Moinho e Camões ( 25 pontos )

O Banhadas Andebol

domingo, 12 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana – 13 – 2010 / 2011 - I

Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à da PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

15.ª Jornada – 4.ª da 2.ª Volta
SC Horta 19 – 27 Sporting
Aguas Santas 29 – 22 S. Mamede
FC Porto 37 – 24 S. Bernardo
Benfica 26 – 29 ABC
Maria Balaio 31 – 35 Madeira SAD
Belenenses 38 – 28 Xico Andebol

Nesta jornada destacava-se o Benfica /ABC , que terminou com a vitória dos Bracarenses. O líder FC Porto defrontou o lanterna vermelha o S. Bernardo e não deixou os seus créditos por mãos alheias, imprimindo um ritmo elevado de tal forma que aos 15 minutos de jogo já vencia por 11-5, atingindo-se o intervalo já com 18-10, o segundo tempo permitiu ao FC Porto fazer gestão de recursos , numa equipa onde apenas Ricardo Pesqueira não concretizou , com Dário Andrade a ser o marcador de serviço ( 7 golos ) . No S. Bernardo nem João Pinto desta vez esteve bem . O Maria Balaio recebia o Madeira SAD, e começou da pior maneira possível aos 6 minutos já perdia 4-0 , continuando a cumular erros sobre erros de tal forma que cerca dos 17 minutos o resultado já se cifrava em 14-3 a favor dos Madeirenses., foi um jogo em que os Insulares comandaram sempre o marcador apenas permitindo um aproximar do mesmo nos últimos minutos. No Maria Balaio como de costume André Caldas é figura de destaque ( 9 golos ), No Madeira SAD saliência para o jovem Daniel Santos ( 9 golos ) e mais uma vez para Telmo Ferreira a efectuar uma excelente época. O Aguas Santas / S. Mamede , também teve um inicio muito parecido com o jogo dos Madeirenses, tanto assim é , que os Academistas apenas marcaram o seu primeiro golo aos 10 minutos de jogo ( 5-1 ), foi um jogo de sentido único , com a equipa de Aguas Santas a comandar sempre o marcador. Eduardo Salgado ( 12 golos ) e António Campos , são os merecidos destaques no Aguas Santas , enquanto Tiago Andrade com 12 golos foi o destaque nos Academistas. O Belenenses recebeu o Xico Andebol , vencendo por uma dilatada margem, mas que não reflecte o que na realidade se passou, pois o Xico comandou o marcador até cerca dos 38 minutos chegando a usufruir de uma vantagem de 5 golos ( 13-8 e 15-10 ), a partir deste momento a equipa do Restelo assumiu o comando para não mais o largar, Elledy Semedo no Belenenses e José Sampaio no Xico foram os marcadores de Serviço ( 9 golos ). O Sporting foi vencer ao sempre difícil reduto do Horta , começando cedo a distanciar-se no marcador Fábio Magalhães ( 7 golos ) e Carlos Galambas ( 6 golos ) foram os marcadores de serviço do Sporting, enquanto Yuriy Kostetsky ( 7 golos ) o foi pelo lado dos insulares. Após estes resultados comanda o FC Porto ( 41 pontos ), seguidos do ABC ( 39 ), do Sporting ( 36 ) e do trio ( Benfica , Madeira SAD e do Aguas Santas – 35 pontos ).

Benfica 26 – 29 ABC

Surpresa só para quem não viu o jogo, pois foi de tal forma evidente a superioridade da equipa Bracarense que, soube gerir o encontro a seu belo prazer. O Benfica , mal a defender, apenas João Ferreirinho estava ao seu nível , sem soluções para os rápidos contra ataques da equipa adversária, e no ataque a dependência do dia “sim ou não” de Carlos Carneiro é por demais evidente. Cláudio Pedroso ainda tentou resolver algumas vezes, mas quando isso acontecia estava na Baliza um guarda redes de nome Humberto Gomes com uma excelente actuação. , Como mais há a dizer sobre este jogo, apenas uma referência para o José Costa do Benfica ( 6 golos ), mas com garra e determinação. No ABC, os “veteranos” Luís Bogas ( 6 golos ) e Carlos Matos, são o toque de experiência quando se tem de gerir um resultado. Dirigiu o jogo a dupla de Leiria Daniel Martins / Roberto Martins , que não complicaram , mas que tem de ser mais vigilantes nos golos homologados em violação.

O Banhadas Andebol