Antes de falarmos sobre o mercado de transferências, queríamos deixar uma breve nota sobre uma hipotética de distribuição por zonas na próxima época que foi publicado num outro blog. Não acreditamos que a FAP fizesse uma distribuição assim, já que é de todo o interesse do andebol feminino que, na época de 2012/2013 estejam na 1ª Divisão as melhores equipas. Mas, sobre este importante assunto, escreveremos no início de Agosto, depois da data limite de inscrição das equipas.
E o mercado de transferências? Temos adiado este artigo porque os clubes continuam muito fechados, sem grandes novidades e não tem sido possível apurar muita informação. Apenas Alavarium e Madeira Sad, nos seus sites oficiais, confirmaram algumas aquisições. Tudo o resto que aqui divulgaremos serão os rumores credíveis que conseguimos recolher. Repetimos: Não são confirmações a 100% mas são rumores com uma grande percentagem de certeza. Aqueles rumores de pouca fidedignidade não colocamos aqui.
Comecemos pelas confirmações. O Madeira Sad anunciou a aquisição da ponta direita internacional jovem portuguesa Catarina Ascensão e da Guarda-redes, Rubi Pestana. Ambas são provenientes do Sports Madeira que tem sido um grande viveiro para a Sad madeirense. Catarina Ascensão é uma grande aquisição, uma das jovens promessas do andebol português, uma das raras esquerdinas de qualidade e que vem compensar o abandono da modalidade de Filipa Silva.
Sabemos que o Madeira Sad continua à procura de jogadoras de primeira linha que possam colmatar as saídas por final de carreira de Mariela Gonçalves e Juliana Sousa, duas jogadoras que marcaram uma era do andebol feminino português. A continuidade de Daniela Silva também é muito incerta. Mónica Soares, talvez a maior esperança dos escalões de formação nacionais, está a um passo da Madeira. O Seu clube, Valongo do Vouga, não vai ter seniores e Mónica parece ter praticamente tudo acordado com as madeirenses, sendo um grande passo na carreira desta promissora atleta.
Também através do seu site oficial, o Alavarium confirmou as contratações da ponta esquerda Ana Marques e da ponta direita Lisa Antunes ex Valongo do Vouga. Ana Marques, ex Colégio João de Barros, é uma das melhores pontas esquerdas nacionais e um grande reforço para as aveirenses. O Alavarium consegue assim reforçar-se nos seus postos mais débeis que eram as pontas. Sabemos que mais 2 jogadoras oriundas do Valongo do Vouga podem ingressar no Alavarium.
Infelizmente, apenas estes 2 clubes oficializaram as suas contratações. Mas há mais rumores que, pela sua fiabilidade, partilhamos neste espaço. No Gil Eanes, só agora as coisas se começam a compor, depois de indefinições. Assegurada a continuidade de Florêncio, sabemos que a equipa de Lagos corre atrás de uma pivot para compensar a saída de Tânia Afonseca. Mariama Samo (Juve Lis) e Helena Soares (Colégio de Gaia) são os alvos, mas com nenhuma das duas as negociações estão a correr bem. Celeste Viana abandona a modalidade. Face à indefinição de Dulce Pina, o Gil parece estar interessado na lateral esquerdina da Juve Lis, Diana Pereira, mas também ela se mostra relutante em aceitar a proposta. Sem o peso do dinheiro por força das restrições orçamentais, o Gil não tem tido vida fácil a cativar novas atletas, mesmo tendo o símbolo de campeão nacional nas camisolas. Florêncio queria uma equipa mais completa, com um plantel mais profundo, mas as coisas não estão fáceis.
No Colégio João de Barros também há mexidas. Depois da saída confirmada de Ana Marques, especula-se da saída da pivot Helena Corro para o São Bernardo. As fontes que nos dizem desta possibilidade são credíveis, mas a nós custa-nos a crer que uma jogadora troque a 3ª melhor equipa nacional por uma das mais fracas equipas do campeonato. Quem está de regresso é a Guarda-redes Carolina Costa. Já a lateral Natalina Melo não parece disposta a continuar e Paulo Félix tenta convencer a histórica do Colégio de Gaia, Andreia Ramos a juntar-se à formação de Pombal. E garante a contratação da excelente esquerdina Beatriz Santos do Sir 1º de Maio. Muitas mexidas, por isso, num clube normalmente com poucas mexidas.
A Juve Lis tem sido um dos clubes com jogadoras mais assediadas. O Gil tenta roubar Samo e Diana Pereira e a jovem lateral Inês Silva tem uma boa proposta de um outro clube. Mas parece que as leirienses vão conseguir aguentar estas jogadoras e estão a tentar pescar jogadoras em Alcanena. Quem termina a carreira é a carismática Guarda-redes Raquel Pinho.
O clube em maior aflição é mesmo o Colégio de Gaia. Uma autêntica razia está a assolar uma das equipas portuguesas com maior tradição. A central Andreia Ramos está de saída, a lateral Sara Torres também, a ponta Maria Domingues idem aspas e a central Vera Saraiva também. E não temos notícias de reforços até ao momento, embora acreditemos que Paula Castro consiga encontrar uma ou outra solução mas sem a qualidade destas jogadoras. A menos que surja alguma notícia de aquisições surpreendentes, vai ser uma época muito complicada para os lados de Gaia.
A grande notícia no Académico do Porto é a possível saída de Luísa Estriga. Isto pode modificar tudo no clube, sobretudo quando se souber qual o novo treinador, algo que não se conhece. A Guarda-redes Susana Cerqueira transita do Salgueiros para a equipa da Costa Cabral, mas há muitas indefinições, nomeadamente da permanência ou não da Guarda-redes Rita Monteiro e da pivot Joana Oliveira. Se perder estas duas peças, o Académico dificilmente consegue repetir a proeza da época passada.
No Santa Joana, a chegada de um novo treinador é a grande notícia. Miguel Solha foi uma boa aposta de uma equipa que, segundo se diz, anda no mercado em busca de reforços. Fala-se no regresso de Rita Monteiro e na possível saída da lateral Mariana Regadas.
Por falar em Mariana Regadas, o seu nome tem sido apontado ao Maiastars. Uma troca que será muito complicada de digerir entre dois clubes com grande rivalidade entre eles. Veremos o que decide a lateral esquerda. Quem parece já estar confirmada na formação da Maia é Sara Torres que abandona o Colégio de Gaia. Mas a grande baixa, por motivos académicos, é Inês Santos.
O Sports Madeira perde duas peças muito importantes, como já referimos: Rubi Pestana e, sobretudo, Catarina Ascensão. As madeirenses sonham ainda com o empréstimo de Mónica Soares por parte do Madeira Sad pois, caso contrário, a equipa perderá qualidade.
No Porto Salvo, sai o histórico treinador do clube Luís Miranda e fala-se na possibilidade do comando passar para uma treinadora que não conseguimos apurar a identidade mas que se fala pode levar consigo algumas jogadoras.
No Garrett, a saída do treinador Durães pode arrastar algumas atletas, embora o clube esteja a tentar manter as suas jovens atletas que tão boa conta de si têm dado. O novo treinador é Ruben Pereira que orientou os masculinos do Sporting de Espinho. No Salgueiros, o treinador Paulo Dias também parece estar de saída, depois de se ter incompatibilizado com a maioria das suas jogadoras.
Destaque ainda para o aparecimento de 3 novas equipas confirmadas: Associação Académica de Espinho, São Félix da Marinha e o Alcanena, esta última a tentar segurar as suas melhores atletas que já estão a ser assediadas.
Infelizmente, desaparecem algumas equipas seniores: Santa Isabel, Assomada e Académica de Coimbra. Apesar dos esforços, parece que não vão conseguir escapar à pena de morte.
Acreditamos que ainda muitas movimentações estejam para acontecer, mas é pena que os clubes continuem a comunicar tão mal para o exterior. E depois queixam-se que se dá pouco destaque ao feminino…
Críticos Femininos