gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Acção Técnica de Santa Maria da Feira 2008 – 2

Hoje vamos divulgar e comentar a intervenção do Seleccionador nacional de Seniores Masculinos Mats Olsson . Que fez uma intervenção esclarecendo o trabalho efectuado e as programação para a época 2008 / 2009.

O Seleccionador Nacional ao fazer um pequeno resumo da época que agora findou, esqueceu-se de referir na sua intervenção, a sua condição de treinador dos Guarda Redes da Selecção Feminina da Noruega , tanto mais que Portugal irá brevemente participar numa competição feminina em que esta selecção também estará presente ( Mas também sabemos que dos grandes defensores de Mats é o actual Vice – Presidente da FAP e candidato a Presidente ).

Uma grande novidade no programa para 2008 /2009 , é que segundo as palavras de Mats Olsson é o Andebol Feminino , investindo-se na sua promoção e divulgação , aproveitando o facto da Selecção Nacional de Seniores ter conseguido o histórico apuramento para uma Fase Final de um Europeu, tentando que este apuramento seja a “locomotiva” para os praticantes femininos. Estamos de acordo , mas estaremos vigilantes , esperando que não sejam só palavras e se passem aos actos. Para concretizar todos estes objectivos foram contratados mais dois elementos para a equipa técnica da FAP a Sandra e o Pedro, esta divulgação foi efectuada na apresentação dos técnicos das Selecções.

Foi apresentado os programas de trabalho, para as diversas selecções tanto Masculinas como Femininas , nos diversos escalões que irão estar em actividade na próxima época, divulgando que os dias de estagio das Selecções Masculinas soma 273 ( duzentos e setenta e três ) dias, e as Femininas 250 ( duzentos e cinquenta ) dias, perfazendo um total de 523 dias. Tendo ainda afirmado que a nível Europeu não conhece nenhuma Federação irá ter tantos dias dedicados ás Selecções como a Portuguesa . Será que isto não é um exagero , quais as compensações para os clubes que pagam e não é pouco a formação e a manutenção destes atletas ? que pagam os seus impostos ? que Pagam a Segurança Social, que pagam os Seguros ? que pagam as Inscrições ? E depois a FAP, é transformada no Clube Selecção só com dividendos. Estamos de acordo com os trabalhos de Selecção e com uma representação digna , mas exageros, não!!!

Mats Olsson, ao apresentar os trabalhos para a época que se avizinha, que um melhor trabalho nas selecções, vai no futuro valorizar a Liga e as suas equipas , pois sempre que existirem melhores jogadores , melhor será a prova da Liga. Estamos de acordo com a sua intervenção, embora a subjectividade das suas palavras possam ter diversas interpretações, nos neste momento preferimos entender a positividade das mesmas .

O Noticias

Vencedores das Provas Nacionais – Escalões de Formação

Para memória Histórica , concluímos a divulgação dos vencedores de todas as provas Nacionais na época 2007/2008.

Masculinos

PO04 - Campeonato Nacional Juniores 1.º DivisãoS. Bernardo ( A.A. Aveiro )
PO05 - Campeonato Nacional Juniores 2.ª DivisãoFC. Infesta ( A.A. Porto )
PO06 - Campeonato Nacional Juvenis 1.ª DivisãoABC ( A.A. Braga )
PO07 – Campeonato Nacional Juvenis 2.ª DivisãoGinásio do Sul ( A.A. Lisboa )
PO08 – Campeonato Nacional Iniciados 1.ª DivisãoD.F. Holanda ( A.A. Braga )
PO08A – Campeonato Nacional de Iniciados 2.ª DivisãoISAVE ( A.A. Braga )
PO15 – Campeonato Nacional Infantis - SC Espinho ( A.A. Aveiro )
PO30 – Torneio Selecções Regionais – IniciadosA.A. Madeira
PO37 – Encontro Nacional Minis
Aguas Santas ( A.A. Porto )

Femininos

PO11- Campeonato Nacional JunioresColégio de Gaia ( A.A. Porto )
PO12 - Campeonato Nacional JuvenisMaiastars ( A.A. Braga )
PO13 – Campeonato Nacional Iniciados 1.ª DivisãoJuventude de Lis ( A.A. Leiria )
PO13A – Campeonato Nacional Iniciados 2.ª DivisãoBatalha A.C. ( A.A. Leiria )
PO14 – Campeonato Nacional InfantisA.D. Sanjoanense ( A.A. Aveiro )
PO32 – Torneio Selecções Regionais – IniciadosNão se realizouapenas se conhece o que está inserido no Comunicado N.º1 da FAP ( lamenta-se )
PO37 – Encontro Nacional Minis
JAC Alcanena ( A.A. Santarém )

Masculinos / Femininos

Encontro Nacional de Bambisprova Não ProgramadaLagoa AC ( A.A. Algarve )

O Historiador

domingo, 29 de junho de 2008

Acção Técnica de Santa Maria da Feira 2008 - 1

Decorreu em Santa Maria da Feira, a reunião anual com técnicos, árbitros e dirigentes, para esclarecimento e directrizes técnicas para a época 2008/2009, no entanto mesma verificou um aproveitamento, de autentica campanha, pois voltou-se a referir os objectivos 2012, já apresentados em Assembleia Geral , onde foram aprovados. Verificaram-se várias intervenções, no entanto pelo seu conteúdo vamos apenas, nos referir a três delas, as que interessam verdadeiramente ao mundo do Andebol, e que são do Vice-Presidente da FAP Henrique Torrinha, do Seleccionador Nacional Mats Olsson, e do Prof. Pedro Sequeira da Formand. Como os comentários das três intervenções criariam um “post” demasiado longo, hoje vamos apenas referirmo-nos á intervenção do Prof. Pedro Sequeira, que refere essencialmente questões de orientação técnica para os quadros de arbitragem, mas que no nosso entender devem ser conhecidas de todos, para evitar surpresas nos jogos das diversas provas Nacionais.

As principais Orientações Técnicas , incidem essencialmente sobre o Jogo Passivo, Falta do Atacante e Sanção Progressiva, sendo referido com ênfase , de que se mantinham todas as orientações fornecidas na acção levada a efeito em 2007.

Jogo Passivo

Maior rigor na execução do Lançamento de Saída – Com esta chamada de atenção pretende-se que o jogo tenha menos períodos mortos e que o respectivo lançamento seja executado sem demoras ( no nosso entender é uma boa chamada de atenção e cá estaremos para verificar como os quadros de arbitragem vão proceder )

Demora na execução de todos os outros Lançamentos – Englobando-se aqui os próprios Livres de 7 Metros conforme foi referido . ( Desta forma as demoras na execução, podem levar á marcação de jogo Passivo )

Defesas que se superiorizam aos ataques - Basicamente o que se pretende é premiar as defesas que sejam mais eficazes, e que não permitem aos ataques criar opções de remate para golo . ( Na nossa opinião é uma orientação que vai criar polémicas nos jogos a ser cumprida com rigor )

Equipas que atacam jogando com o cronometro – Ou seja punir as equipas que provocam demoras excessivas na execução dos seus ataques, jogando com o tempo, e que na pratica o que pretendem é não atacar.

Substituições Defesa / Ataque – Mais uma vez este assunto é focado, exigindo maior rigor aos quadros de arbitragem, ou seja a decisão de substituição defesa ataque compete aos treinadores e são eles que devem decidir , aos árbitros apenas compete verificar se esse tipo de actuação vai ou não prejudicar o desenvolvimento do jogo e não marcar Jogo Passivo de cada vez que se verificar esta situação. Não se pode dizer que não irá haver tolerância, pois quem vê jogos do Campeonato da Europa ou do Mundo, constata que tais situações nem se colocam na maior parte das vezes.

Falta do Atacante

Prisão do Braço pelo atacante do defesa – Uma chamada de atenção para estas situações não passarem tantas vezes sem sanção.

Atacante fez falta sem bola – Uma referência especial, para o sancionamento da falta do atacante que após libertar a bola, se projecta sobre o defesa e que raramente é sancionada no nosso entender.

Simulações de Falta do Atacante – Eis uma situação que se verifica assiduamente e que normalmente não é punida . Estamos a falar dos defesas que ao menor contacto com os atacantes simulam que os mesmos cometem falta, foi indicado aos quadros que devem punir não só tecnicamente mas disciplinarmente estas situações.

Sanção Progressiva

As regras são claras em relação à sua aplicação isto , portanto é apenas aplicar o que está escrito, e ser mais rigoroso. No entanto surge uma nova orientação para os quadros de arbitragem que no nosso entender irá criar muita polémica, ou seja foi transmitido de que apenas se deve proceder à amostragem de cartões amarelos entre os 0 e os 10 minutos de jogo. E que a partir deste tempo só aplicar as exclusões , pois a partir desta altura não deverá haver cartões amarelos , principalmente na 2.ª Parte. O Conteúdo das regras da modalidade não refere nada disto, e poder-se-á criar situações de verdadeira injustiça com esta orientação. No entanto os clubes e os atletas tem de estar prevenidos para estas orientações, principalmente nos primeiros jogos da próxima época.

O Formador

Crónica do Fim de Semana

Com a realização este fim de semana, da PO15 – Campeonato de Infantis Masculinos, cuja Fase final se realizou em Aveiro ficou concluído o Calendário Federativo.

PO15 – Campeonato Nacional de Infantis Masculinos – Fase Final disputada em Aveiro no Pavilhão do S. Bernardo, com a participação das equipas do SC Espinho, Lagoa AC, FC Infesta, ABC, ADC Benavente, e CD S.Bernardo , sendo brilhante vencedor a equipa do SC Espinho ( A.A. Aveiro ), só com vitórias.

Realizou-se também o Encontro Nacional de Bambis, em Lagoa no Pavilhão Jacinto Correia, com as equipas do Lagoa AC “A” e “B”, CC Alto da Loba, ASS. Assomada e AC Lamego , apenas 4 Clubes conforme já noticiamos, sendo vencedor a equipa do Lagoa AC “A” ( A.A. Algarve ).

Efectuaram-se ainda mais duas acções de âmbito Federativo :

A tão propalada “ Conversa / Encontro “ em Aveiro sobre Andebol Feminino , de que não possuímos até ao momento qualquer informçã0.

A reunião anual com técnicos e árbitros em Vila da Feira , para esclarecimento e directrizes técnicas para a época 2008/2009, está acção merecerá um artigo próprio.

O Noticias

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Propósito das Alterações ao Código do Trabalho

Á primeira vista, poder-se-á perguntar o que têm as alterações ao Código do Trabalho a ver com o Andebol; aparentemente, pode parecer que nada, mas não é verdade. As alterações agora aprovadas vão mexer e muito com a nossa modalidade (e com as outras também), pois ao ser agravada a tributação e as taxas de Segurança Social para os chamados “Recibos Verdes”, como vão os Clubes que têm atletas remunerados neste sistema, resolver o assunto? De facto, o custo e o risco inerentes, devem fazer reflectir muito bem sobre a opção (até agora recusada pela grande maioria) mais legítima dos contratos de trabalho. Por outro lado o Secretário do Estado fica sem campo de manobra, para dizer que é o Ministro do Trabalho que não quer atribuir o regime contributivo especial ao Andebol, de forma, a ficar em paridade com o Futebol e o Basquetebol. Outras questões se poderão levantar , tal como “será que agora ficará mais económico participar nas chamadas competições profissionais???”.E já agora como irá a FAP fiscalizar aquelas obrigações financeiras nas suas provas ?

O Jurista

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Exames para Árbitros Nacionais

Em tempo, a FAP , fez publicar através da sua circular 118 – Época 2007/2008, os árbitros convocados para exames a quadros Nacionais, que seriam efectuados durante a realização da PO37 ( Encontro Nacional Minis em Masculinos e Femininos ), que se realizaram em Aveiro ( Masculinos ) e Lagoa ( Femininos ), convocando um total de 27 quadros para Aveiro e 13 quadros para Lagoa, estranhamente não havia quadros das Associações de Lisboa, Porto, Leiria e Braga, ou se trabalha muito mal na formação nestas Associações, ou não existiam quadros com valor suficiente para prestar provas de aptidão aos quadros Nacionais, não acreditamos pois por exemplo Leiria e Braga tem dado provas relativas do trabalho que estão a efectuar.

Agora a FAP Faz publicar através da sua circular 136 Época 2007/2008 , os resultados dos exames. Tudo normal ( até estranhamente normal, pois é a 1.ª vez que esta época se dá conta dos resultados de uma acção de formação ), no entanto o que se verifica , apenas é dado conhecimento dos considerados aptos, então, e os outros, foram não aptos ou faltaram ?? Porque não se divulga o que se passou com os outros quadros ??Mas estranho, aparecem na lista de aptos duas duplas de Braga que nem sequer constavam da convocatória, o que se passou ? Será a FAP a pagar favores !!! O que se passou com os quadros, por exemplo das Associações de Portalegre, Setúbal , Évora, Guarda e Castelo Branco, senhores da FAP a transparência deve ser total, os processos devem ser tratados com igualdade para todos, e não só para alguns.

Referimos apenas por curiosidade a passagem a árbitro Nacional do Quadro Henrique Oliveira de Vila Real , apenas pelo facto deste elemento ter vindo dos Açores para o Continente. Pois não existem noticias de exames para quadro Nacional de árbitros das Regiões Autónomas.

O Formador

O Andebol Feminino

A FAP, divulgou no seu portal , no dia 17 deste mês uma acção sobre o tema Andebol feminino a decorrer em Aveiro, no próximo dia 28 pelas 15H00 na Biblioteca Municipal, sobre o Titulo “ Conversa / Encontro “ dedicado ao Andebol Feminino, e diz “pomposamente” que conta com a presença do Vice-Presidente da FAP Henrique Torrinha.

Estranho a data e o local , para a realização de tal evento, estranha a data, porque estamos em vésperas de eleições Federativas e nunca se registou até agora nenhuma preocupação em dialogar sobre o tema , Estranho o Local, por que não foi realizado em conjunto com uma prova Feminina e é realizada precisamente quando se disputa uma final dum Campeonato Nacional Masculino ( Infantis ) , estranho ainda porque não se divulga outras presenças, essas sim ligadas directamente ao Andebol Feminino , como por exemplo a Seleccionadora Nacional e ou elementos da estrutura da própria FAP , ligadas ao Planeamento Desportivo Nacional. Estranho ainda porque tendo-se realizado no último fim de semana a final da Taça de Portugal Feminina, que nem sequer mereceu a Transmissão de qualquer jogo no Portal da FAP, conforme na altura se noticiou, não se aproveitou para levar a efeito a “ Conversa / Encontro ”, estranho ainda a mesma ser com Henrique Torrinha, quando toda a gente conhece bem as suas posições acerca do tema “Andebol Feminino” , quando na entrega dos troféus da Taça de Portugal Feminina esteve presente foi o Vice-Presidente Ulisses Pereira ( por acaso também candidato, e de Aveiro ).

O Andebol Feminino , merece muito mais do que uma simples “ Conversa / Encontro “ , merece uma profunda reflexão e reestruturação da sua forma competitiva. Pois não se deve programar provas , que depois não se realizam, conforme o “Torneio de Selecções Regionais de Infantis Femininos “ , e posteriormente se realizam encontros Nacionais de Bambis Masculinos e Femininos que nem estavam previstos na Calendarização Nacional, com apenas 4 ( quatro ) Clubes. È uma tristeza.

Uma pergunta se colocará, quem estará presente nesta acção ??? Ou quem foi convidado ( Obrigado a estar presente ) ???

O Analista

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Qual o Melhor Lateral Esquerdo - Resultados

Eis os resultados da sondagem , sobre o Melhor Lateral Esquerdo de sempre.

E tal como prometemos, hoje iniciaremos a 6.ª sondagem, desta vez dedicada aos “Pontas Esquerdos”, de certo que alguns nomes ficaram de fora, mas estas foram as nossas opções, pois o critério , foi seleccionar apenas 10. E Por vezes a nossa memória também tem falhas. Reforçamos o nosso anterior pedido , ou seja que ao número de visitas corresponda igual número de votos. Chamamos a atenção de que voltamos ao anterior fornecedor de Poll’s, que voltou a estará activo.

O Jurássico.

Madeira Handball – 2008

O Madeira Handball é o dos torneios Históricos e pioneiros existentes na modalidade, que mereceu e merece a honra de ser um marco na mesma, chegando inclusive a Internacional e a fazer parte do calendário da Federação Internacional , apenas tem resistido devido à tenacidade dos Dirigentes do Académico do Funchal, para eles endereçamos as nossas saudações.

Quem não se lembra do Madeira Handball com dezenas de equipas em todos os escalões ( Masculinos e Femininos ) , com várias equipas do Continente presentes ( Belenenses, Passos Manuel , etc... ), e em que, os principais árbitros Nacionais, quase que se digladiavam para estarem presentes e que tinha o forte apoio do IDRAM, da FPA ( hoje FAP ), hoje em dia apenas a A.A. Madeira continua a apoiar o evento, o que lamentámos , pois é um torneio que merece muito mais. Ao seu principal Responsável Prof. Paulo Vieira , desejámos que não desmoralize pois melhores dias virão.

A 24.º ( o número é obra ) Edição do Torneio realiza-se de 2 a 6 de Julho, nos escalões de Iniciados e Juvenis , tanto em Masculinos como em Femininos, estão inscritas 20 equipas de 7 Clubes ( Académico do Funchal, JAC Alcanena, Bartolomeu Perestrelo, Infante, Sports Madeira, AD Machico e CS Marítimo ). Englobando cerca de 200 atletas e 10 duplas de arbitragem ( Todos da responsabilidade da A.A. Madeira ), engloba a vertente Pavilhão e de Praia de forma a tornar mais lúdica a participação das equipas neste salutar Torneio.

O Banhadas Andebol

terça-feira, 24 de junho de 2008

Liga dos Campeões 2008/2009 – Masculinos

Estão definidas as 16 equipas onde se encontra o representante de Portugal o S.L. Benfica, que disputarão uma eliminatória a duas mãos, respectivamente em 06/07-09-2008 e 13/14-09-2008, e cujo sorteio será em 01-07-2008 em Viena, para apuramento das 8 equipas que entrarão na chamada Fase de Grupos.

As equipas vencidas , ficam qualificadas para a 2.ª Eliminatória da EHF CUP.

O Sorteio dos Grupos, será efectuado no dia 4 de Julho em Gotemburgo na Suécia , durante a Realização do Open Europeu Sub 18 Femininos e da Partille CUP ( Um dos maiores Torneios Mundiais para jovens de ambos os sexos )

As 16 equipas são :

Rhein-Neckar-Löwen ( 4.ª equipa da Alemanha )
Steaua Bucuresti ( Roménia )
HC Metalurg ( Macedónia )
A1 Bregenz ( Austria )
Haukar ( Islândia )
ASE Doukas ( Grécia )
BHC Meshkov Brest ( Bielorussia )
Italgest Casarano ( Italia )
Crvena Zvezda ( Sérvia )
Granitas Kaunas ( Lituânia )
Pölva Serviti ( Estónia )
Cyprus College ( Chipre )
Izmir Büyksehir Bel. ( Turquia )
Sport Lisboa Benfica ( Portugal )
KV Sasja ( Belgica )
HB Dudelange ( Luxemburgo )

O Noticias

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Vencedores das Provas Nacionais – Seniores

Para a memória Histórica , iniciamos a divulgação dos vencedores de todas as provas Nacionais na época 2007/2008.

Masculinos

Campeonato Nacional – LPAS.L. Benfica ( A.A. Lisboa )
Taça da LIga - F.C. Porto ( A.A. Porto )

PO01 - Campeonato Nacional 1.º Divisão C.S. Marítimo ( A.A. Madeira )
PO02 - Campeonato Nacional 2.ª DivisãoC.D.E. Camões ( A.A. Lisboa )
PO03 - Campeonato Nacional 3.ª DivisãoAlto do Moinho ( A.A. Setúbal )
PO20 - Taça de PortugalA.B.C ( A.A. Braga )
PO25 - Taça Presidente da Republica
S.L. Benfica ( A.A. Lisboa )

Femininos

PO09 - Campeonato Nacional 1.ª DivisãoMadeira SAD ( A.A. Madeira )
PO10 - Campeonato Nacional 2.ª DivisãoS.I.M. Porto Salvo ( A.A. Lisboa )
PO23 – Taça de PortugalMadeira SAD ( A.A. Madeira )
PO24 – Super TaçaMadeira SAD ( A.A. Madeira )
PO26 – Taça FemininaNão se realizouapenas se conhece o que está inserido no Comunicado N.º1 da FAP ( lamenta-se )

O Historiador

Regras de Andebol - 17

Eis as soluções das perguntas anteriores:

76Resposta C – Regras ( 7:4b ), 77 - Resposta A, B, E – Regras ( 2:5, 4:5, 16:3a ), 78 - Resposta B – Regras ( 7:6 ), 79 Resposta B – Regras ( 7:7, 13:1a ) 80Resposta B – Regras ( 7:7, 13:1a )

Perguntas Seguintes :

81 - A7 encontra-se no meio da defesa da sua equipa. B3 tenta passar a bola ao longo do chão. A7 tenta impedir a passagem com o seu pé repetida e intencionalmente. A bola bate no seu pé e entra na baliza de equipa A. Decisão?

A - Lançamento livre para B
B - Golo
C - Vantagem; golo
D - Sanção progressiva para A7

82 - Uma reposição em jogo é assinalada para a equipa A. A8 lança a bola para a baliza da equipa de B. A bola bate na barra, ressalta para A8, que pega na bola e faz golo. Decisão correcta?

A - Lançamento de guarda-redes para B
B - Golo
C - Repetição da reposição em jogo após apito
D - Lançamento livre para B

83 - Guarda-redes A defende um remate e mergulha para a bola que está rolando em direcção a área de jogo. B7 está de pé isolado e pronto para apanhar a bola. No último momento, o guarda-redes A bate na bola com a mão para fora da linha de saída da baliza. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para B
B - Reposição para B
C - Lançamento de guarda-redes para A

84 - Quando o guarda-redes A9 se prepara para executar um lançamento de guarda-redes, a bola cai da mão dele para o seu pé. De lá a bola rola por cima da linha de área de baliza em direcção ao terreno de jogo. Guarda-redes A9 corre para a bola, apanha-a e regressa com ela para a sua área de baliza para repetir o lançamento de guarda-redes. Decisão?

A - Lançamento de 7 metros contra A
B - Lançamento livre contra A
C - Paragem do tempo de jogo
D - Correcção, lançamento de guarda-redes após apito

85 - Como é penalizado o jogo passivo repetido?

A - Lançamento livre e advertência
B - Lançamento livre e exclusão
C - Lançamento livre
D - Lançamento livre e desqualificação

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

domingo, 22 de junho de 2008

Crónica do Fim de Semana

Este fim de semana, ficou quase concluído todo o Calendário de Provas Programadas , ficando por finalizar a PO15 – Campeonato de Infantis Masculinos, cuja Fase final apenas se realiza no próximo fim de semana. As provas concluídas foram:

PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos – Fase Final disputada em Braga no Pavilhão Flávio Sá Leite, com a participação das equipas do ABC, Belenenses, F. Holanda e SC Espinho, sendo vencedor a equipa do ABC ( A.A. Braga )

PO07 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Juvenis Masculinos – Fase Final disputada em Lagos no Pavilhão Municipal de Lagos, com a participação das equipas do AC Costa Doiro, ABC “B”, CA Salvaterra de Magos, CD Marienses, G. Colégio Universal e Ginásio do Sul, sendo vencedor a equipa do Ginásio do Sul ( A.A. Lisboa )

PO23 – Taça de Portugal Feminina – Disputou-se a Final Four , no Pavilhão da Maia, com a participação das equipas do Madeira SAD, Colégio de Gaia, Maiastars e Gil Eanes, sobre esta prova temos a lamentar a falta de consideração da FAP, pois estando nestas equipas a maior parte das atletas, que brilhantemente se classificaram para a Fase Final do Campeonato da Europa, não tenha transmitido nenhum dos jogos, quando mobilizou os seus meios para a Fafe Final de Juvenis da 1.ª Divisão em Braga, será que o Portal da FAP, não poderia transmitir a Final ?? seria assim tão trabalhoso, transferir os meios de Braga para a Maia ?? Pensamos que não, foi na nossa opinião um tratamento no mínimo negativo para com o Andebol Feminino. Assim não vamos longe!!! Foi vencedora a equipa do Madeira SAD ( A.A. Madeira )

PO37 – Encontro Nacional de Minis – A final do Encontro nacional de Minis Masculinos disputou-se em Aveiro com a participação das equipas do : G. C. Tarouca, Arsenal Canelas, D. F. Holanda, Infesta F. C., N. A. A. L. Passos Manuel, Juventude de Lis, C. C. Alto da Loba, A. C. Fafe, C. A. Leça, G. E. Ponte Sôr, C. C. R. Fermentões, A. A. Águas Santas “A”, A. A. Águas Santas “B”, ABC Nelas, Lagoa A. C., C. D. Feirense, C. D. S. Paio Oleiros, A. D. Afifense, D. L. C. Gouveia, C. D. S. Bernardo, C. P. Valongo Vouga, C. D. Bartolomeu Perestrelo, Escola E/B 2,3 Correia Oliveira, Lamego A. C. e C. F. Os Belenenses, sendo vencedora a equipa do Aguas Santas ( A.A. Porto )

A final do Encontro nacional de Minis em Femininos disputou-se em Lagoa, com a participação das equipas do Arsenal Canelas, Ass Assomada, CA Leça, CDE Gil Eanes, JAC - Alcanena, Lagoa AC e Maiastars, sendo vencedora a equipa do JAC – Alcanena ( A. A. Santarém )

O Noticias

A Noticia Esperada

Finalmente a FAP, divulgou a noticia da convocação pela IHF, da dupla de arbitragem Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira, para frequentar um curso IHF em Granollers ( Barcelona ) de 24 a 29 de Junho de 2008. Curso será coordenado por Ramon Gallego e faz parte integrante do Global Referee Training Program ( GRTP ) , durante este curso a dupla terá de efectuar testes escritos , provas físicas e actuar em alguns jogos , este curso será ainda frequentado por duplas de mais 16 Países .

Esta noticia, é uma daquelas noticias que gostaríamos de dar todos os dias, pois é o reconhecimento do trabalho efectuado pela dupla, e a confirmação do bom aproveitamento no curso da EHF , que decorreu em Lagoa já este ano, mas cujos resultados a FAP nunca divulgou. Lamentavelmente esta noticia já era do conhecimento generalizado à algum tempo, e prova de tal facto é a sua divulgação a apenas 8 dias da realização da acção, quando todos sabemos que tanto a EHF como a IHF , efectuam a sua programação com bastante antecedência .

Desta forma, se tudo correr normalmente, passaremos a ter duas duplas no quadro da IFH, o que não deixa de ser significativo para a modalidade. À dupla portuguesa , desejamos as maiores felicidades, e endereçamos desde já os parabéns.

O Formador

sábado, 21 de junho de 2008

O Abandono de José Macau

Só temos lido louvores e agradecimentos a José Macau. Estamos de acordo, pois foi um árbitro que juntamente com António Goulão (convém não esquecer este, já que um sem o outro não iriam “longe”), marcou uma época.

Mas caso curioso , muitas das palavras e actos que têm sido ditos ou praticados, provêm de elementos que muitas vezes os apelidavam da dupla do “Regime”,… Bom, esqueceram-se disso e resolveram vender “a alma ao diabo”.

Sobre este abandono deve dizer-se que o mesmo foi planeado com bastante antecedência, estando já para se verificar na época passada, mas tem de se dizer em abono da verdade, que a intenção de muita gente e alguma segundo sabemos da própria FAP, era pôr a dupla na “rua”, perdoem-nos a expressão.

O Abandono, deve-se, não ao valor que o árbitro José Macau possui, mas sim ao facto de a dupla ter saído dos quadros da Elite da IHF , quadro esse, do qual actualmente apenas faz parte a dupla portuguesa Eurico Nicolau / Ivan Caçador. Temos a convicção plena de que se este facto não se registasse, José Macau não abandonaria a arbitragem.

Antes que a IHF tomasse essa decisão, esteve previsto que António Goulão abandonasse, permitindo a junção de António Marreiros com J. Macau, admitindo-se que esta “super-dupla” reconquistasse os amores perdidos da IHF.

Mas António Goulão fez “finca pé” e não alinhou, o que provocou uma situação de difícil digestão para muita gente que agora se acentua, ao saber-se que irá actuar a nível Internacional ( EHF ), com um árbitro espanhol da mesma categoria e que também não tem parceiro. Eis uma novidade que muita pouca gente sabia, e por este facto teve também de fazer parte da lista de quadros a indicar à EHF e que ainda não foi divulgada publicamente.

No entanto, não queremos deixar de dar o nosso forte abraço a José Macau , e englobar neste agradecimento um dos seus mestres e que dá pelo nome de Manuel de Abreu , houve mais, mas como o próprio referiu no seu pequeno agradecimento público na Gala da LPA, este antigo árbitro Internacional marcou-o, e nós sabemos que é verdade.

Apenas esperamos que agora José Macau exerça as suas funções profissionais na FAP e que na sua participação nas acções de formação de jovens árbitros, saiba transmitir o que de bom aprendeu e seja capaz de esquecer a sua própria altivez. Obrigado José Macau.

O Regras

sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Propósito de ...

A FAP , noticia no seu Portal a nomeação pela EHF da dupla Daniel Freitas / César Carvalho da A. A. Braga , para o XX Torneio Torrellano CUP , que se realiza em Espanha , sendo o maior Torneio do género ( engloba, quase todos os escalões etários em masculinos e femininos ) na Europa e talvez único a nível Mundial , desde já endereçamos as nossos parabéns à jovem dupla Bracarense, na esperança de que saibam aproveitar esta oportunidade, pois esta nomeação não significa que passem a fazer de imediato parte dos quadros, isto não é um curso, atenção!!!. No entanto deixa-nos perplexos esta nomeação e porquê, esta dupla não fazia parte do Projecto Árbitros Jovens da EHF , ora para ser nomeada nesta altura , significa que foi indicada, e já esta época, tudo bem , mas porque não divulga a FAP , as indicações que a que procedeu tanto dos árbitros como dos delegados para os quadros da EHF ??? Não lhe ficaria bem dar conhecer as suas indicações ??? Ou será que existem grandes surpresas e está tudo no segredo dos deuses.

O Regras

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quem se Lembra !!!

O nosso colaborador o Jurássico, enviou-nos esta bela imagem “ Uma delicia “, sobre Andebol, e informa-nos de que tem mais. Era numa época de divulgação da mesma. E ao mesmo tempo faz uma pergunta . “Para quando uma reedição actualizada do belo livro de Regras em banda desenhada para os jovens deste Pais , tão carentes de literatura sobre a Modalidade”.

O Jurássico

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Um exemplo –Rapidez na tomada de decisões

Durante a disputa da 2.ª mão dos Play OFF de apuramento para o 21.º Mundial ( A realizar em 2009 na Croácia em Seniores Masculinos ) disputados no dia 14-06-08, registaram-se incidentes ( arremesso de objectos pelo publico para o recinto ) no jogo Bósnia Herzegovina / Hungria , que levaram à suspensão do mesmo aos 49 minutos ( 19 minutos da 2.ª parte ), deve ainda dizer-se que o resultado no momento da suspensão do encontro era de 24:27 a favor da Hungria. Agora vejam o exemplo , hoje dia 18, o órgão de 1.ª instancia da EHF , já tomou decisões, “ tal como cá !!!” e foram simplesmente espectaculares , “ A Hungria é declarada vencedora por 24:27, como consequência a Hungria é qualificada para o Mundial de 2009, A Bósnia Herzegovina é multada em 7.500 € , e os próximos dois jogos oficiais a disputar em casa serão realizados à porta fechada sem espectadores “ , mais ainda a EHF completa a sua decisão informando que a Bósnia Herzegovina tem 3 ( Três ), para recorrer. Resolvemos divulgar esta decisão , para se verificar a rapidez com se tomam decisões , não deixando para amanhã o que se pode decidir hoje. É possível, que esta nossa informação sirva , para que os Órgãos Disciplinares tanto da FAP como da Liga constatem, como se tomam decisões, sem ferir a verdade desportiva e não esperar semanas, para as aplicar e na maior parte das vezes, quando já não servem de nada.

O Jurídico

terça-feira, 17 de junho de 2008

Classificações FAP, dos Árbitros

A FAP , com “pompa e circunstância” através da sua Circular 123 – 07/08, publica a Classificação do árbitros a nível Nacional, referindo que desta forma está dar cumprimento à norma constante no Art.º 27 do Titulo 15 do Regulamento Geral da FAP e Associações. Depois Publica a Circular 126 – 07/08 , que indica quais os quadros de arbitragem das diversas categorias convocados para a acção de reciclagem. Tudo seria normal , se tudo fosse claro, vejamos as contradições :

A classificação distribuída através da circular 123-07/08 está incompleta , faltam quadros , por exemplo todos os chamados quadros Jovens , não se entende porquê, pois são uma Categoria consagrada no Art.º 16 do Titulo 15 , desta forma não é cumprida a matéria plasmada nomeadamente nas alíneas b) e c) do ponto 1 do Art.º 18 do titulo já referido, e que passamos a transcrever, para melhor compreensão . “1. O acesso à categoria de árbitro “Internacional” dependerá de: a) .... ; b) Da conclusão com aproveitamento do curso de Árbitro Europeu, Árbitro Internacional ou de Jovem Árbitro; c) Da confirmação da E.H.F., I.H.F., consoante os casos.”. Todas estas falhas, são indicativo de uma classificação feita à pressa, e sem preocupações de cumprimento da matéria constante nos Regulamentos.

Ao emitir a circular 126-07/08, com a indicação de quais os quadros que estarão presentes na acção de reciclagem, a realizar nos dia 28-06-08 em Estarreja, nas diversas categorias, pressupõe que já fez os respectivos movimentos regulamentares ( subidas e descidas ). Das duas uma, ou não se registarão movimentações ou não foram divulgadas, Porquê?

Nós perguntamos mais, quem cumpriu os requisitos estabelecidos na Circular 10-07/08. e que aqui divulgamos :

Seria fastidioso , estar a enumerar todas as falhas registadas, as questões aqui levantadas são pertinentes , agora as interpretações são todas possíveis “desde ma fé!!! A incompetência!!! Ou distracção!!!

O Jurídico

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Jogos Olímpicos 2008 – Beijing








Procedemos à divulgação do resultado do sorteio que se realizou hoje, para a constituição dos Grupos Masculinos e Femininos, dos jogos Olímpicos de Verão.

O Noticias

Crónica do Fim de Semana

Iniciamos esta crónica com as Provas que se finalizaram este Fim de Semana.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos – Prova que conforme em devido tempo noticiamos, O vencedor foi encontrado a 2 jornadas do Fim ( CDE Camões ). Teve neste fim de semana o seu “terminus” com a disputa da última jornada da Fase Final, com os seguintes resultados :

Almada 24 – 25 S.P.Oleiros
CDE Camões 28
– 27 A.S.Mamede
A.C.Lamego 29 – 40 CDC Santana

Na presença deste resultados a equipa classificada em 2.º lugar foi o S.P.Oleiros ( A. A. Aveiro ) o que lhe permite ascender por direito desportivo a PO01.

PO03 – Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculino – Com resultado do Jogo Gondomar / Alto do Moinho ( 22-30 ) , está encontrado o Campeão Nacional da 3.ª Divisão . O Alto do Moinho ( A. A. Setúbal )

PO04 – Campeonato Nacional de Juniores 1.ª Divisão Masculinos – Disputou-se este fim de semana em Aveiro a Fase Final, com a participação das equipas do S.Bernardo, ABC, Benfica e F.Holanda , sendo vencedor a equipa do S.Bernardo ( A. A. Aveiro )

PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos 1.ª Divisão – Disputou-se este fim de semana em Guimarães no Pav. do F. Holanda a Fase Final, com a participação das equipas do F. Holanda, FC Porto, Ismai e SL Benfica, sendo Vencedor a equipa do F. Holanda ( A. A. Braga )

PO08A – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos 2.ª Divisão – Disputou-se este fim de semana em Lamego no Pav. do A. Magalhães a Fase Final, com a participação das equipas do N.A. Penedono, N.A. Samora Correia, A.C. Lamego, C.B. Penafiel, ISAVE, e G.C. Odivelas, sendo Vencedor a equipa do ISAVE ( A. A. Braga )

Realizou-se ainda a Gala Da Liga 2008 ( Gala ou Jantar Convívio )

Poderá parecer depreciativo ou titulo que damos a este texto, no entanto, a possível falta de noção de responsabilidade de alguns, assim nos leva a pensar. A Direcção da LPA, efectuou o seu fecho de época, com a organização desta nobre actividade. Mais uma vez no Casino da Figueira da Foz, corrigindo alguns defeitos da anterior, como por exemplo a distribuição dos prémios, em que a entrega foi efectuada por diversas personalidades da modalidade, e as sua realização passou de um domingo para um sábado, e o discurso de António Salvador, foi mais curto e mais objectivo. No entanto a frustração estava patente nos dirigentes da LPA presentes, pois algumas ausências que devem ser criticadas como o por exemplo a do Presidente da Mesa da Assembleia Geral Dr. João Nogueira e a do Presidente do Conselho de Arbitragem Carlos Joaquim. Será que o andebol em geral e os Clubes e ou SAD’s em especial merecem o esforço que uma realização deste tipo representa, e poderia ser aproveitado pelos mesmos de forma a proporcionar uma aproximação dos agentes da modalidade com sponsorização. Será que alguns dos actuais dirigentes dos Clubes e ou SAD’s, sabem o que são as exigências do profissionalismo!!! E permitem que alguns dos indigitados a receber galardões primem pela ausência !!! Será que estes já estão de férias !!! , será que este mês não é pago!!! No meio deste deserto é de realçar o bom exemplo dado pelo Liberty S.Bernardo, FC Porto, SC Horta e ABC, para eles os nossos parabéns, para os outros severas criticas. Deve-se no entanto referir que embora o brilho não ofuscante , na nossa opinião foi bastante razoável a sua organização. Mais uma vez a FAP e as suas Associações , bem como todos os técnicos das Selecções Nacionais, segundo aquilo que fomos ouvindo , foram nominalmente convidados, mas alguns nem resposta deram, será este o novo espírito conciliador ( era uma frase pronunciada, por muitos no hall de entrada ) .Estivemos presentes, não fomos convidados ( pagamos o nosso bilhete ), mas não estamos arrependidos, pois deu para vermos e constatarmos a presença de algumas figuras da modalidade , que representavam, o passado, o actual e o futuro da modalidade , bem como de figuras proeminentes no Desporto Português, tais como José António, Fernando Areias e Ricardo Costa ( Atletas ) Vítor Bessa e Carlos Ribeiro ( Árbitros ) e do ilustre homem de direito Dr. José Manuel Meirim, de salientar de igual modo a presença de representações da APAOMA, ATAP e AJAP ( vimos pela 1.ª vez uma aparição publica deste organismo )de realçar ainda a presença do Ex-Vice-Presidente Manuel Miguel , numa demonstração da sua verticalidade e amor pela modalidade. Uma nota especial pelo seu significado, foi a entrega a Halcon , de uma recordação pela colaboração prestada, durante a ligação entre esta entidade e a LPA, pensamos que a LPA foi inteligente ao fazer esta agradecimento publico, assim se premeia e dignifica os Sponsores. Uma nota ainda a presença de Aleksander Donner, o que não deixa de ter significado, muito embora fosse um dos galardoados.

Foram conhecidos os vencedores dos prémios anuais instituídos pela Liga, que fez uma apresentação dos candidatos digna e apelativa ( o Marketing esteve em acção ) e os vencedores foram :

Personalidade Desportiva do AnoNelson Évora ( Atletismo )
Jogador do AnoCarlos Carneiro ( SLB )
Jogador Jovem do AnoNuno Grilo ( Liberty S.Bernardo )
Guarda Redes do AnoJoão Ferreirinho ( SLB )
Treinador do AnoAleksander Donner ( SLB )
Melhor MracadorYuriy Kostetsky ( Madeira SAD )
Melhor Dupla de ArbitragemAntónio Goulão / José Macau

Embora alguns destes vencedores, não sejam os nossos preferidos, não efectuamos qualquer contestação.

O Noticias

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Planeamento Competitivo 2007/2008

No fim de semana de 12 a 15 de Junho, muitas provas do Calendário federativo atingem o seu fim , como por exemplo a PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos, a PO04 – Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1.ª Divisão e outras. No entanto verificando o Calendário Federativo inserido no anexo ao Comunicado Oficial n.º1, no Portal da FAP encontramos duas Provas , a PO26 – Taça Feminina ( Seniores Femininos ) , com datas previstas para 22 a 24 – 02 - 08 , estranho pois esta prova não se disputou e não existe em todo o Portal nem mais uma palavra acerca da mesma , podem por exemplo, verificar a “Tag” competições. Será que as Associações e as restantes entidades envolvidas no processo do Andebol não merecem uma palavra !!! Mas, igualmente estranho, no planeamento já referido existe uma outra prova a PO32 – Torneio de Selecções Regionais ( Iniciados Femininos ) , com datas da Fase Final planeadas para este fim de semana, mais uma vez a FAP faz “tábua rasa” ao seu próprio planeamento, devidamente aprovado em Assembleia Geral, e sobre esta prova, não existe de igual modo nem mais uma palavra, no Portal !!! As Associações continuam estranhamente caladas , e coincidência das coincidências, ambas as provas são Femininas, pelos vistos são provas que dão muito que fazer e não houve candidatos a organizar, e a FAP esqueceu-se!!! Será este o tratamento futuro do Andebol Feminino!!!

O Analista

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Campeonato da Europa Seniores Femininos 2008

Foram constituídos os potes para o sorteio que se realizará em 20 de Junho pelas 16H00 em Ohrid na Macedónia .

Pote 1 – Noruega, Rússia, França e Alemanha
Pote 2 – Hungria, Suécia, Croácia e Portugal
Pote 3
– Espanha, Áustria, Dinamarca e Macedónia
Pote 4 – Ucrânia, Servia, Bielo-Rússia e Roménia

A constituição dos potes não teve nada a ver com a hierarquia e o “ranking” das Selecções, pois a equipa Campeã Olímpica encontra-se no pote 3. Qualquer que seja o resultado do sorteio, apenas evitamos na 1.ª Fase a Hungria a Suécia e a Croácia.

O Banhadas Andebol

Regras de Andebol - 16

Eis as soluções das perguntas anteriores:

71Resposta A – Regras ( 7:3d, 7:3 Comentário ), 72 - Resposta B – Regras ( 7:3 ), 73 - Resposta C – Regras ( 6:7b, 13:1a ), 74 Resposta B – Regras ( 7:7, 7:3, 7:4 ) 75 Resposta C – Regras ( 14:6 )

Perguntas Seguintes :

76 - A5 recebe a bola e quer começar um ataque. Ele dribla a bola no solo, enquanto dá 5 passos. Depois disso ele agarra a bola novamente e passa-a. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para equipa B
B - Lançamento livre para equipa A
C - Jogo prossegue
D - 7-metros para equipa B

77 - Um Lançamento livre para a equipa B está para ser executado após o sinal de fim do jogo. Antes da execução do Lançamento livre, A8 e A9 deixam o terreno de jogo ao mesmo tempo. Eles são substituídos, primeiro por A10 e imediatamente a seguir por A11. Qual das afirmações está correcta?

A - O cronometrista apita e indica aos árbitros que existe uma falta na substituição da equipa A.
B - 2 Minutos de suspensão para A10 devido à falta na substituição.
C - 2 Minutos de suspensão para A11 devido à falta na substituição.
D - O cronometrista não deve apitar, pois não existe qualquer violação das regras.
E - A11 deve regressar ao seu banco de suplentes; enquanto A8 e A9 são autorizados a reentrar no terreno de jogo.

78 - B6 agarra a bola, desliza e cai. Deitado de costas, ele passa a bola a B9. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para A
B - Jogo prossegue
C - Lançamento livre para B

79 - A3 corre entre dois oponentes e lança a bola na direcção em que está correndo. Ele agarra a bola novamente antes desta tocar o solo. O caminho para a baliza fica assim livre. A3 dribla a bola uma vez e remata à baliza.

A - Golo
B - Lançamento livre para B
C - Lançamento de guarda-redes para B

80 - A7 quer passar a bola para A5 depois de dribla-la uma vez, mas A5 está marcado por um adversário. A7 fica tão atrapalhado que deixa cair a bola, mas ele agarra-a novamente antes desta tocar o chão. Decisão correcta?

A - Jogo prossegue
B - Lançamento livre para B
C - Lançamento livre para A


As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eleições FAP – Lista – Comentário

Conforme informámos no “post” anterior, iremos comentar a Lista divulgada no dia 6-06-08 no Portal da FAP. Mas antes de o efectuarmos, existe algo estranho e que passaremos a dissecar . Diz o ponto 2 do Art,º 18.º dos Estatutos da FAP o seguinte “Só poderão ser submetidas a sufrágio as listas apresentadas ao presidente da assembleia em exercício até 30 dias antes da data marcada, subscritas por um mínimo de três sócios efectivos em pleno gozo dos seus direitos”.

Ora a lista divulgada não refere quem são os sócios efectivos ( Associações ) que a subscrevem, Tendo a mesma, uma assinatura, que não identifica quem, embora possa ser decifrada ( Henrique Torrinha ), Então a lista não deveria ser assinada pelos proponentes ? È um facto no mínimo estranho para não dizer que provavelmente está ferida de legalidade estatutária a ver vamos. Por outro lado, cumpriram-se os tais ditos 30 dias?

Outro facto estranho no documento divulgado, reside na forma como é descrita a composição da direcção. Conforme já referimos algumas vezes diz o Art.º 48.º dos Estatutos da FAP “O Presidente será substituído nas suas faltas , ausências e impedimentos pelo vice-presidente designado pela Liga Portuguesa de Andebol, nos termos do artigo 17º n.º 2.” Ora sendo este elemento o 2.º da hierarquia da FAP, não se compreende como surge em último lugar na composição da Direcção, a seguir ao Director executivo. Pensamos que isto não é uma forma salutar de começar as relações institucionais entre órgãos .

Análise da Lista :

Presidente da Federação – Não teceremos grandes comentários, pois já foi tudo dito. Lamentamos que o futuro presidente seja um profissional ( tal como diz Luís Santos , na sua última entrevista ao jornal Record). Gostaríamos de saber face ao Código do Trabalho, que tipo de contrato vai ter e qual a sua duração ?

Assembleia Geral – Apenas a substituição da Vogal, que tinha em tempo apresentado a sua demissão, entrando um dos anteriores suplentes.

Direcção – Praticamente tudo na mesma , apenas a substituição de Torrinha pelo Rui Coelho, Mantendo-se tudo o resto (salvaguardando-se que não existe nenhuma indicação de quem será o Vice-Presidente indicado pela LPA ). Aqui vamos colocar algumas reticências , pois não sabemos qual o relacionamento que Rui Coelho irá ter com Henrique Torrinha, e presumimos que será frequente o confronto de posições perante vários assuntos. Será que RC vai ser mais um profissional, ou irá preparar a sua candidatura a altos cargos Internacionais, que lhe foram coartados em tempos por Luís Santos? Quanto ao Director Executivo, mantemos uma reserva funcional , pois o seu poder de decisão é bastante limitado e ao que julgamos saber, é mais um profissional a exercer actividades paralelas e algumas de mau gosto, como ser defensor de atletas contra clubes filiados na FAP , através do seu escritório de advogados ( Já noticiado em tempo )

Conselho Fiscal – Apenas a substituição do Vogal, de resto tudo igual, daqui não esperemos grandes novidades.

Conselho de Arbitragem – Um Órgão cuja composição sofre alterações. Para presidente , vai mais funcionário da FAP, ou seja mais um profissional, ( gostaríamos de saber qual o seu contrato, face ás suas anteriores funções na estrutura da FAP ); como Vice o actual presidente; uma falta de respeito para com o próprio. E ao mesmo tempo não entendemos como este elemento aceita pacificamente tal situação ( ou será gato escondido com rabo de fora ). Para vogal passa na prática, quem já vinha exercendo esse lugar , deixando ser suplente. Neste órgão face ao que se vinha ouvindo dizer nos pavilhões, existem algumas surpresas, pois nem José Macau, que estava cheio de esperança de vir a ser o chamado “Chefe dos árbitros”, nem Manuel da Conceição surgem na sua composição , embora este último faça parte dos suplentes indicados juntamente com o antigo árbitro João Costa. Na nossa opinião vai ser um órgão de difícil relacionamento. Parece-nos que o único objectivo é que haja tantos problemas que será “legitimo” correr com todos aquando da implementação do novo Reg Jurídico das Federações Desportivas

Conselho Disciplinar – Sem uma única Alteração ( Tudo na mesma )

Conselho Jurisdicional – Sem uma única alteração ( Tudo na mesma )

Conselho Técnico – Sem uma única alteração (tudo na mesma). No entanto uma surpresa a aceitação do Presidente do Órgão para continuar. Foi tão mal tratado recentemente, que è no mínimo estranho.

Lista de Suplentes – Praticamente os mesmos, até aqueles que nunca tomam posse, no entanto uma alteração significativa o desaparecimento do antigo árbitro Carlos José, não é de estranhar pois o seu relacionamento com Henrique Torrinha nunca foi dos melhores.

O Jurídico.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Crónica de um Feriado

Concluíram-se no Dia de Portugal, mais duas provas do Calendário Nacional, eis os resultados :

PO05 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Juniores Masculino – Disputou-se hoje a 6.ª e última jornada desta prova, com as 4 equipas presentes na Fase Final ainda com hipóteses matemáticas de disputarem o Titulo Nacional ( Ginásio do Sul, Almada AC, FC Infesta e AC Fafe ), na presença do resultado hoje verificado entre o FC Infesta e o Almada AC ( 24-24 ), sagrou-se Campeão Nacional a equipa FC Infesta ( Porto ),

PO14 – Campeonato Nacional de Infantis Femininos – Conclui-se hoje a prova em referência se esteve a disputar no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, desde o dia 7 de Junho. Saúda-se a Transmissão em Directo pelo Portal da FAP, dos jogos do dia 9 e 10, só é pena esta atitude não ter uma maior continuidade, nos chamados escalões de formação. Sagrou-se Campeã Nacional a Equipa da AD Sanjoanense ( Aveiro ).

O Noticias

Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Iniciados Masculinos

Divulga-se o cartaz da Organização da Fase Final desta prova, que se disputa de 12 a 15 de Junho , em Lamego. Efectuamos a divulgação, pelo principio da igualdade de tratamento e porque o Portal da FAP, mais uma vez, tem um comportamento negativo, divulgando apenas os responsáveis e árbitros da prova sem mais informação. Um agradecimento à claque do Andebol Clube de Lamego, que nos enviou o Cartaz.

O Banhadas Andebol

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Iniciados Masculinos

Divulga-se o cartaz da Organização da Fase Final desta prova, que se disputa de 13 a 15 de Junho , no Pavilhão do F. Holanda. Em anterior “post” fizemos uma critica ao cartaz apresentado, desta vez teremos de dizer que o bom senso imperou, e o mesmo apresenta uma imagem de belo recorte e, no entender de uma forma correcta.

A acompanhar o envio do respectivo cartaz, recebemos um esclarecimento, que transcrevemos na integra.

“Em anexo enviamos o cartaz da Fase Final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Iniciados Masculinos que se realiza no nosso pavilhão no próximo fim-de-semana em co-organização FAP-AAB-DFH.
Aproveitamos a oportunidade para informar, dado que foram feitas leituras menos correctas, que a prova que se realizou no nosso pavilhão no passado fim-de-semana (3ª Fase - Zona 1 do Nacional de Juvenis) não era organização do nosso clube que apenas cedeu as instalações e deu apoio logístico. Daí que o cartaz que foi utilizado tenha sido aquele que temos usado para publicitar os eventos que se realizam no nosso pavilhão (o que fizemos por absoluta auto-recreação e para manter um hábito criado no nosso clube). O cartaz em questão nem sequer foi reproduzido em tipografia.”


O Banhadas Andebol

domingo, 8 de junho de 2008

Crónica do Fim de Semana

Iniciamos esta crónica com o Andebol Feminino, ao nível de Selecções.

Play OFF de Apuramento para Fase Final do Europeu de 2008 em Seniores Femininos, a disputar em Dezembro na Macedónia.

Portugal 35 – 24 Polónia

Sensacional vitória de Portugal e do Andebol Feminino, pela 1.ª vez o Andebol Feminino, ganha o direito a estar presente numa fase Final. PARABENS PORTUGAL.

Portugal, venceu hoje a Polónia por 11 golos de diferença , conseguindo desta forma, ultrapassar a desvantagem trazida da Polónia ( 9 golos ). O encontro disputou-se no Pavilhão Municipal de Gaia, perante uma fraca mas entusiasta assistência. Efectuo uma 1.ª parte desgastante, mas que consegui traduzir numa vantagem confortável intervalo ( 19-12 ). Iniciou muito bem a 2.º parte, em que atingiu níveis brilhantes , chegando a uma confortável vantagem de 15 golos ( aos 15 minutos ), nesta altura o desgaste físico da equipa das quinas e o começar a controlar a vantagem , proporcionou uma recuperação da equipa Polaca. Com o resultado a 3 minutos do fim a situar-se numa diferença de apenas 9 golos, o que poderia criar graves problemas no apuramento. Uma exclusão da melhor atleta Polaca ( n.º 14 ) , que não viria mais a entrar, proporcionou o avolumar do resultado a favor das cores Nacionais. Deve-se ainda destacar na equipa Portuguesa a Brilhante exibição da nossa Guarda Redes ( Virgínia Ganau ) , extraordinária não só nos momentos decisivos.

Equipas apurados no Play OFF, finalizado este fim de semana : Portugal ,Ucrânia, Áustria, Espanha, Croácia, Roménia, Bielo-Rússia, Dinamarca, Suécia, e Sérvia. A que se juntarão a Noruega ( campeã Europeia ), Rússia, França, Alemanha e Hungria ( Classificados do 2.º ao 5.º Lugar no Europeu de 2006 ) e a Macedónia ( Pais organizador ) perfazendo um total de 16 Países. A constituição dos Grupos da Fase Final será efectuada em 20 de Julho de 2008.

A nível Nacional

PO03 – Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculino - Sensacional resultado o empate obtido pelo Gondomar ao empatar no Alto do Moinho no jogo da 1.ª Mão da Final deste Campeonato ( 27 – 27 ), sendo agora o natural favorito à vitória nesta prova.

PO06 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos 1.ª Divisão – Disputaram-se este fim de semana a 3.ª Fase das Zonas 1 e 2, que apuravam para a Fase Final a disputar em Braga de 20 a 22 de Junho, sendo apurados respectivamente na Zona 1 ( ABC e F. Holanda ) e na Zona 2 ( SC. Espinho e Belenenses ).

PO15 – Campeonato Nacional de Infantis Masculinos – Dispotou-se a 3. Fase deste Campeonato , para encontrar a equipa em falta para a fase final final que se disputara em Aveiro de 25 a 28 de Junho. Venceu esta 3.ª Fase a equipa do Lagoa AC, que assim se juntará ao ABC, Benavente, Infesta e SC Espinho.

PO23 – Taça de Portugal Seniores Femininos – Realizou-se o sorteio das 1/2 Finais a disputar em 21-06-08 na Maia, com o seguinte Resultado , Maiastars / G. Eanes e Madeira SAD / C. Gaia , sendo indicativo de que uma das melhores equipas Nacionais não disputará final , que se realizará em 22-06-08.

O Noticias

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Eleições FAP – Lista – Última Hora

Extraordinário, no último minuto do prazo estabelecido estatutariamente a FAP, divulgou no seu Portal a lista candidata aos Órgãos Sociais, nas eleições que se irão realizar no próximo dia 05-07-08, conforme já noticiamos, deve dizer-se a bem da verdade de que esta lista foi apresentada apenas com nomes, sem um programa de acção, nem uma apresentação sequer. Pois no Portal da FAP, nada se encontra publicado. O que desde já se lamenta. Num próximo “post” faremos os nossos comentários. No entanto o curioso, é que o documento tem a data de 30-05-08.

Presidente da Federação - Henrique José Xavier Torrinha Cardoso

Assembleia Geral - Pedro José del Negro Feist – Presidente, Aparício Barbosa da Silva Braga – Vice-presidente , José Manuel Lopes Costa - Vogal

Direcção - Rui Coelho – Vice-presidente, Ulisses Manuel Brandão Pereira - Vice-presidente, Miguel Nuno Sá Nogueira Ferreira Fernandes – Director Executivo , Vice-Presidente designado pela LPA ( A designar pela LPA )

Conselho Fiscal - Raul Miguel Castro – Presidente, José Carlos Tagarro Nogueira – vice- presidente, António Manuel Faria Ferreira – vice-presidente

Conselho de Arbitragem - António José Nogueiras Galambas – Presidente, José Augusto Sousa Cardoso – vice-presidente, Armando Figueiredo Pinho – vogal

Conselho Disciplinar - António Manuel Furtado Sousa – Presidente, Mónica Pinto dos Santos – secretário, Mariana Boavida Pires – vogal

Conselho Juridiscional - Pedro Maria Cardoso Gonçalves Mourão – Presidente, João Carlos Marques Flamino – vice-presidente, José Manuel Matos Mota – vogal, Simone Gonçalves Silva Duarte – vogal, Luis Carlos Laia Vasconcelos Salgado – vogal

Conselho Técnico - Fernando Jorge Gonçalves Pais – Presidente, Jorge Manuel Rodrigues Santos – vice-presidente, Nuno Manuel Tavares Trancoso – vogal

Lista de Suplentes – Aníbal Justiniano, António José Machado Matos, Hélder Manuel Matias Roque, João Manuel Lourenço Jóia, João Tiago Joaquim Costa, José Manuel Santos Marques, Manuel António Varela Conceição, Mário Rui Santos, Osvaldo Ferreira Leite, Pedro Resende Almeida Vasconcelos, Sónia Cristina da Silva Godinho, Valdemar Augusto Pais Patrício, Valdemar Rodrigues Santos.

O Noticias