gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Que Formação … II

Depois de termos publicado um texto sobre este tema, recebemos de um nosso leitor o texto que abaixo publicamos, como artigo de opinião.

“Perante o Despacho 5061/2010 de 22 de Março e do Programa Nacional de Formação de Treinadores de 7 de Abril de 2010, quem não tiver os seguintes atributos:

a) Possuir, até 31 de Dezembro de 2010, o Curso de Grau 3
b) Mínimo 18 anos de idade
c) Possuir o 12º ano de escolaridade
d) Ser Treinador de Clube de Centro de Formação de Andebol
e) Ter no mínimo 3 anos como Treinador de Grau 3

Não se pode candidatar ao Curso de Grau 4 e por conseguinte não poderá ser Treinador dos seguintes escalões:

PO.01 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Masculinos
PO.02 – Campeonato Nacional 2ª Divisão Seniores Masculinos
PO.03 – Campeonato Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos
PO.04 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Juniores Masculinos
PO.06 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Juvenis Masculinos
PO.09 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Femininos

Ora então vejamos:

• Quantos Treinadores com vários anos no seu curriculum não tem um destes atributos, principalmente o 12º ano e ser Treinador de Clube de Centro de Formação de Andebol.
• Quantos durante vários anos e com provas dadas treinaram Equipas da Elite, 1ª Divisão, etc e vão ter de deixar de o fazer.
• Como é que um despacho de 2010 tem efeitos retroactivos para aqueles que durante anos dedicaram a seu tempo ao desenvolvimento do Andebol.
• Como é que cerca de 120 Treinadores que treinam Equipas, já mencionadas deixam de ter Grau para treinar, uma vez que as inscrições são de máximo 25 e muitos deles não tem as atributos necessários para concorrer.
• Quantos Clubes deixam de ter Equipas de Competição Nacional por não terem treinadores com o Grau 4.
• Quantos destes Treinadores após terem feito o extinto 2ª Grau (Nível 4) viram ser atribuído o Nível 3 na última reformulação de carreira e não terem sido compensados dos custos inerentes a essa formação e agora não podem treinar, para quem já pode Treinar Equipas da Liga e da Elite.

• Será que é esta retribuição moral que os Treinadores tem pela sua dedicação durante vários à modalidade?
• Será que a politica correcta é usar e deitar fora?
• Será que quando se reformular a carreira de Dirigentes Desportivos ( Federativos e Associativos) existam atributos necessários, que maior parte dos que exercem essa função neste momento não têm, terão que deixar de o fazer?
• Será este o caminho ideal, deixando para trás pessoas com valor acrescentado para a Modalidade, que por saturação das constantes alterações, deixam de se interessar e desistem da Modalidade, pois sabemos que a maior o faz, neste momento, não como sustento mas com AMOR pela Modalidade.

Não seria mais correcto que este Decreto tivesse efeito a partir desta data ( 07 de Abril de 2010) para futuros Treinadores no inicio da sua Formação Técnica?
(Texto recebido )

O Reticencias

terça-feira, 29 de junho de 2010

A propósito das Competições Europeias 2010 / 2011 - Desistências

Tem se falado sobre a não presença da Equipa do Belenenses, na Challenge CUP, prova onde adquiriu o direito a participar face à classificação obtida na Super Taça Arena Portimão, e também do facto do Xico Andebol não participar na Winners CUP.

Através das declarações de responsáveis dos clubes ficamos a saber que as presenças das suas equipas nas provas Europeias era financeiramente inviável, num dos casos e no outro que as verbas poderiam ser melhor aproveitadas.

Mas, mais lamentável , são as declarações do primeiro responsável da modalidade, proferidas após o final da Taça de Portugal em directo através do Flash Interview na RTP2, são declarações com ameaças implícitas. Um responsável de uma modalidade deve ser por principio ponderado e não ameaçador, deve ser moderado e, deve acima de tudo cumprir com todas as normas estabelecidas, sejam quais forem as cores dos intervenientes. O Presidente da Federação deveria na pior das hipóteses afirmar apenas que os Regulamentos são para cumprir e nada mais.

No entanto, questiona-se :

Será que os responsáveis , leram o regulamento geral da FAP ???
Será que os responsáveis , Fizeram contas ás consequências e, pesaram a sua tomada de decisão ???
Será que face a esta tomada de decisão, ponderaram que , poderão ser os “cangalheiros” da modalidade com mais tradições nos Clubes ???

Publicamos as consequências Regulamentares, desta não presença e questionamos , como vão os Clubes sobreviver sem poder ter publicidade em qualquer equipamento em todos os escalões??? Quem quererá ser sponsor nesta situação???
Chamamos a atenção nomeadamente para o Artigo 3.º deste Regulamento. Será que a FAP, terá coragem de aplicar o mesmo, essa será também uma boa questão, a colocar.??? Ou será só para alguns ??? E atenção estas são as unicas consequências regulamentares.

O Juridico

Divulgação – Andebol em Santarém

CAIXEIROS - ANDEBOL
Noticias

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Crónica da Taça de Portugal – 2009/2010

Com a realização da Final Four da PO20 ( Taça de Portugal Seniores Masculinos ), evento este que deveria significar o Ponto alto da Modalidade e ao mesmo tempo o encerramento da época ( conforme já referido por diversas vezes ), mas, mais uma vez, a estrutura Federativa não o entendeu, e na pratica o encerramento da época apenas será no fim de semana seguinte.

XICO ANDEBOL - Vencedor da Taça de Portugal Seniores Masculinos


Taça de Portugal 1 / 2 Final

SC Horta 23 – 26 Xico Andebol

O SC Horta apresentou-se neste jogo, sem as suas principais figuras da época que anda não terminou, diante um Xico Andebol que se apresentou completo e disposto a não deixar os seus créditos por mãos alheias, e aos 1º minutos de jogo vencia por 5-0, o SC Horta que na 1.ª parte esteve 8 minutos sem marcar um golo, destacava-se pela negativa, sem soluções na defesa e com ataques precipitados, enquanto o Xico Andebol onde Paulo Sampaio fazia esquecer Ivo Silva, desenvolvia o seu andebol, com boas soluções para a linha dos 6 metros onde João Silva rendia o José Costa esteve com 100% de eficácia, chegou ao intervalo a vencer 15-9. No segundo tempo até aos 45 minutos o Xico foi construindo um resultado que chegou a atingir os 9 golos de diferença ( 21-12 ) , e onde O SC Horta demonstrava mais uma vez uma fragilidade confrangedora, sofrendo neste período mais um parcial de 5-0. A diferença final de 3 golos apenas se verifica nos minutos finais, fruto da gestão do plantel efectuada pelo Xico Andebol, e não fruto de uma reacção organizada do Horta. A arbitragem esteve a cargo da dupla Eurico Nicolau/Ivan Caçador, em que o melhor que se pode dizer é que quase não se deu por ela.

S. Bernardo 19 – 27 Sporting

O S. Bernardo que se apresentou desfalcado de alguns elementos nucleares, uns por lesão outros por o seu contrato ter terminado a 31 de Maio e se terem recusado ( não faremos juízos de valor, sobre esta recusa ) , casos de José Coelho e Carlos Martingo por exemplo, iniciou o jogo de uma forma espectacular, e aos 6 minutos venci um Sporting desastrado no ataque no Contra ataque e até na marcação dos livres de 7 metros , diga-se desde já com grande mérito para Telmo Ferreira ( que por sinal é dos que terminou o seu contrato a 31 de Maio ) por 5-0. O Sporting apenas marcou o seu primeiro golo j+a passava dos sete minutos de jogo e apenas conseguiu passar para a frente do marcador aos 24 minutos de jogo, chegando ao intervalo a vencer por 10-7. Destaque-se as falhas incríveis no ataque do Sporting, pelos seus atletas terem excesso de confiança. Na segunda parte foi tudo completamente diferente, S. Bernardo sem soluções atacantes e o Sporting utilizando o Contra ataque, iniciado fruto das diversas intercepções de passe, construiu um resultado que lhe permitiu descansar . Nos destaques pela positiva , diremos que Pedro Portela no Sporting e Telmo Ferreira no S. Bernardo estiveram uns bons furos acima dos Colegas. A dupla dos Irmãos Martins ( Daniel Martins/Roberto Martins ), dirigiu este jogo, sem problemas de maior no entanto terá de termais cuidado nos passos, pois não pode sancionar golos que são precedidos de passos, apesar de existir falta do defensor, e terá de ser mais criteriosa na aplicação das Sanções Disciplinares.

Final

Sporting 24 – 27 Xico Andebol

Talvez a final mais esperada, face ás equipas presentes nesta inédita final four . Venceu a melhor durante o jogo, a que praticou um Andebol mais atractivo e a que melhor soube controlar as suas emoções , apesar da sua juventude. Por isso parabéns ao Xico Andebol e ao seu treinador sempre mais sereno e que encarou e preparou o jogo de forma positiva, não foram enviadas as “camisolas” para dentro do campo . Um Sporting carregado de exclusões , inicou o jogo com base no acerto do contra ataque mas nunca acertou no ataque organizado . O Xico Andebol , a partir de cerca dos 15 minutos, passou para a frente do marcador e chegou ao intervalo a vencer por 3golos ( 15-12 ), A equipa verde e branca , passou por períodos de verdadeiro descontrolo, em especial no seu sistema defensivo, que nunca se entendeu com a excelente organização atacante do Xico Andebol, sob a batuta do jovem Rui Silva. O Sporting apenas provocou alguma emoção, quando entre os 41 minutos e os 50 consegui um parcial de 5-0 e igualou o marcador a 20 golos fruto de uma alteração táctica no sistema defensivo, e que coincidiu com a saída de Petric , que efectuou uma exibição completamente desastrada e que, coincidiu com uma subida de produção de Fábio Magalhães. No entanto o Xico Andebol, com o seu guarda redes Paulo Sampaio a efectuar uma exibição excepcional ( para nós o melhor jogador em campo ) , e com Rui Silva a surgir como finalizador , claudicou positivamente. Com esta vitória o Xico Andebol , é o representante português na Winner’s CUP, resolvendo desta forma um problema à Federação. O jogo foi dirigido , pela dupla Eurico Nicolau/ Ivan Caçador, que ao contrário do dia anterior , neste jogo não passou despercebida, face à falta de critério disciplinar , e à sua forma de julgar situações de passos com falta sobre o atacante e que eram transformados em livres de 7 metros por violação. E ao não julgamento das Faltas de Atacante sem bola.

Notas final

Lamentável que um pavilhão que reúne todas as condições, felizmente bem melhores do que as registadas na última final four em Lagoa, tenha estado positivamente ás “moscas”, durante as 1/2 Finais, algo falhou. Porque na final já estava razoavelmente composto.

O Banhadas Andebol

domingo, 27 de junho de 2010

Crónica de Fim de Semana - 35

A Crónica deste fim semana, resume-se à Taça de Portugal Feminina e à noticia das provas que terminaram.

PO23 -Taça de Portugal Seniores Femininos

Disputou-se este fim de semana as 1/2 Final e Final da Taça Portugal em Femininos no Pavilhão de Grijó. Lamentando-se que a FAP ao realizar as duas finais das Taças no mesmo fim de semana, não tenha deslocado a WEBFAP, para fazer a transmissão destes jogos , marginalizando mais vez os Femininos o que se critica e lamenta.

MADEIRA SAD VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL SENIORES FEMININOS

Resultados :
1/2 Finais
Santa Isabel 21 – 41 Madeira SAD
CS Madeira 22 – 30 João Barros

Final
Madeira SAD 28 – 20 João Barros

Com a disputa de uma final inédita, onde a presença das Meirinhas, foi a novidade, mas com todo o merecimento, pois venceram e bem uma equipas da Madeira que ainda à pouco tempo era uma das dominadores do Andebol no Feminino Madeira SAD por sua vez, atingiu uma final sem grandes novidades pois face ao sorteio das 1/2 Finais era claramente favorito , e a sua presença não foi uma grande novidade. O Madeira SAD , termina a época como vencedor da Taça de Portugal confirmando todo o favoritismo que lhe era atribuído, no entanto o João Barros ainda deu uma excelente réplica basta dizer que o resultado ao intervalo apenas era favorável ás Madeirenses por uma diferença do dois golos ( 14-12 ).
PO11 – Campeonato Nacional de Juniores Femininos

CD B. PERESTRELO CAMPEÃO NACIONAL

Classificação Final1.º CD B. Perestrelo, 2.º Juv. Lis, 3.º Maiastars e 4.º C.Gaia

PO14 – Campeonato Nacional de Infantis Femininos

JAC ALCANENA - CAMPEÃO NACIONAL

Classificação Final – 1.º JAC. Alcanena, 2.º CD B. Perestrelo, 3.º Maiastars, 4.º Arsenal Canelas, 5.º CDC Albufeira e 6.º CA Leça.

PO31 – Torneio de Selecções Regionais Infantis Masculinos

A.A.PORTO VENCEDORA DA PROVA

Classificação Final – 1.º A.A. Porto, 2.º A.A. Lisboa, 3.º A.A. Braga e 4.º A.A. Santarém .

Em relação a estas provas, a FAP, deverá rever o seu critério de atribuição destas Fases, pois é lamentável, ver pavilhões , com 10 espectadores e não foi um só jogo, basta ver alguns dos boletins de jogo da PO14 por exemplo. Isto poderá ser demonstrativo do pouco trabalho efectuado na divulgação da realização destas provas.

O Noticias

Campeonato Pan Americano de Andebol Seniores Masculinos - 2010


ARGENTINA CAMPEÃ PAN AMERICANA


Decorreu de 22 a 26 de Junho de 2010, em Santiago do Chile, o Campeonato Pan Americano de Elite em Seniores Masculinos, com a participação de 8 Países, divididos em dois grupos na 1.ª Fase. Esta prova apura os 3 primeiros Classificados para o Mundial de 2011 na Suécia. Disputaram-se um total de 20 jogos.

Grupo A – Argentina, Chile, Uruguai e Canadá
Grupo B – Brasil, Cuba, Gronelândia e Republica Dominicana

Ficaram Apurados para as 1/2 Finais
Grupo A – Argentina e Chile
Grupo B – Brasil e Cuba

1/2 Final – Resultados
Argentina 17 – 8 Cuba
Brasil 33 - 21 Chile

Final - Resultado
Brasil 27 – 28 Argentina

3.º / 4 .º Lugar – Resultado
Chile 34 – 31 Cuba

Classificação Final1.º Argentina, 2.º Brasil, 3.º Chile, 4.º Cuba, 5.º Uruguai, 6.º Gronelândia, 7.º Canadá e 8.º Republica Dominicana .
A Argentina venceu a prova derrotando o Brasil na Final e, provocando a grande surpresa desta prova, o jogo da Final foi um jogo disputado sob o signo do equilíbrio, registando-se ao intervalo de 11-10 favorável à equipa Brasileira e no final do tempo regulamentar o resultado era uma igualdade a 23 golos, sendo o resultado final decidido no prolongamento. Ocuparam os 4 primeiros lugares as equipas mais apetrechadas, apenas uma ligeira surpresa para o ressurgimento de Cuba com uma equipa jovem e fisicamente poderosa ( segundo as informações que lê-mos ). Deve-se ainda dizer que o jogo Argentina/Cuba relativo ás 1/2 Finais foi suspenso, por ameaça de bomba no pavilhão

O Noticias

sábado, 26 de junho de 2010

Europeu Open Femininos Sub 18 – 2010

Portugal vai participar no 6.º Europeu Open Femininos Sub 18 – 2010, que se realiza em Gotemburgo na Suécia de 6 a 10 de Julho de 2010. Refira-se que esta prova se insere no maior torneio Mundial de Andebol o PARTILLE CUP , que se realiza na mesma altura e em que participam cerca de 1000 ( digo mil ) equipas , de 50 ( cinquenta ) Países, nos diversos escalões de formação.

Portugal estará representado pela equipa de Juniores “B”. Participam no torneio 19 Países ( Brasil desistiu – estava enquadrado no Grupo “E” ), sendo realizado um total aproximado 80 jogos.
Lista de Convocadas
Os jogos durante a Fase Preliminar será de 20+20 minutos ( 5 minutos de intervalo ), e nas fases “Main Round” e "Challenge Round" serão 25+25 minutos ( 5 minutos de intervalo ), os jogos que definiram os 4 primeiros Classificados o tempo de jogo será de 30+30 minutos ( 5 minutos de intervalo )

Na Fase Preliminar, Potugal está enquadrado no Grupo “C”
Grupo “C” - Noruega, Roménia, Montenegro e Portugal

Apuramentos
Os dois primeiro classificados de cada Grupo vão disputar a "Main Round" e os 3º e 4º classificados, vão jogar a "Challenge Round", na 2ª Fase do European Open, que se realiza nos dias 8 e 9 de Julho.

Calendário de Portugal – 1.ª Fase
Dia 06-07-10
Roménia – Portugal ( 11H15 )
Portugal – Noruega ( 19H30 )
Dia 07-07-10
Montenegro - Portugal ( 12H30 )

Arbitragem
Extraordinário, a FAP na sua primeira noticia sobre o assunto, informava de que a dupla composta por Marta Sá e Vania Sá, iria estar presente no referido torneio, mas já fez desaparecer esta nota da noticia sobre o Open, em ficamos a dupla vai ou não vai, ou mais uma vez entramos no secretismo. Vamos estar atentos.

Nota Final desejamos que a Classificação Final seja melhorada em relação á participação de 2008 ( 18.º Lugar ) .

O Banhadas Andebol

Divulgação – Handball Project

HANDBALL PROJECT

“Handball Project Reúne a Elite do Andebol Nacional na Cidade da Maia

A Handball Project (associação para a promoção e desenvolvimento do andebol) vai de 3 a 9 de Julho organizar na cidade da Maia dois eventos de elevada relevância para o andebol numa só iniciativa, conjugando um Congresso Internacional de Andebol dirigido a treinadores com a realização de um Centro de Treino de Especialização (CTE) dirigido a atletas, sendo este último inovador no Andebol em Portugal.

O CTE é dirigido jovens praticantes da modalidade (masculinos e femininos), com idades entre os 14 e os 18 anos que ambicionem chegar ao topo do andebol, tendo uma semana para desenvolver e potenciar as suas qualidades, com ajuda de profissionais das mais diversas áreas como o treino, a condição física, a psicologia e a nutrição. As inscrições podem realizar-se até 20 de Junho de 2010.

Para este duplo evento estão já confirmadas as presenças de nomes como Jordi Rivera (treinador do Ademar León, de Espanha), Juan Fernández (vice-presidente da Associação de Treinadores de Andebol de Espanha), Filipe Calado (Treinador da equipa sénior feminina de Madeira Andebol SAD) e ainda uma referencia incontornável do andebol português, o Prof. Fernando Jorge Oliveira, para além de Carlos Resende (antigo internacional português e actual treinador), do Prof. Jorge Rito (treinador do ABC) e do Prof. José António Silva (Treinador do S.L. Benfica).

Para mais informações consultem: http://www.handballprojectandsolutions.pt/
( Texto Enviado )
Noticias

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aleksander Donner – Abandona Portugal

Conforme já noticiado , é ponto assente que o trinador Donner abandona o Andebol Português, depois de ter levado o Gil Eanes ao Titulo no Andebol feminino, quebrando a série de títulos do Madeira SAD.

Figura controversa ( basta ler as últimas declarações ao jornal o Jogo ) , mas competente e disciplinada, tinha um conceito próprio no relacionamento com as pessoas, mas apesar desta sua maneira de estar, deixou trabalho efectuado e demonstrou grande competência técnica, por todos os lados por onde passou.

O seu regresso ás origens ( embora já esteja naturalizado português ), é um regresso à procura de melhores condições de vida, já que se segundo palavras do próprio “em Portugal encontra-se proscrito para trabalhar num clube de 1.º linha “

Donner irá deste modo treinar o Zarja Kaspija Astrakhan, na esperança de mais cedo ou mais tarde ser treinador da Selecção Nacional.

O Andebol Português fica mais pobre e torna-se cada vez mais dependente e decadente , e para vermos como funcionam as estruturas desportivas neste Pais , transcrevemos o texto , sobre a segurança Social publicado no Jornal o Jogo

Com a saída do país, Aleksander Donner já se apressou a tratar das burocracias. Entre elas, deslocou-se à Segurança Social, onde foi desagradavelmente surpreendido: "Fui à Segurança Social, pois com 19 anos no país queria saber se tinha direito a algum tipo de reforma, pelos descontos que aqui fiz. Fiquei espantado e desolado ao saber que de todos os clubes onde estive apenas o Madeira SAD e o Gil Eanes tinham procedido aos descontos. Confiei nas pessoas e acho que fiz mal. Agora não tenho direito a nada", disse o técnico, que lamentou nunca se ter lembrado de confirmar essa situação. “
( texto O Jogo )

Se reparem bem nem a Federação cumpriu com as suas obrigações, pois Donner foi Seleccionador Nacional, com estas actuações atingiu-se o ridículo. O Benfica por exemplo também não pagou as contribuições à Segurança Social , nem o ABC, e agora como é quem se responsabiliza. É a história do Profissionalismo encapotado.

Terminamos com um obrigado por tudo o que fez pelo Andebol Nacional. Até ao desejado regresso ao Andebol Nacional.

O Noticias

Novo Blog – Divulgação

Mais um clube que aderiu à Blog – mania, e a quem desejamos bom trabalho. Pois a região de Santarém bem necessita.

BLOG, DA FORMAÇÃO DE ANDEBOL DOS G.F.E.C.SANTARÉM, "CAIXEIROS"


Notícias

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Que Formação …

Alertados pelos nossos leitores, fomos verificar o já “celebre” CO n.º 183 de 16-06-10, sobre a calendarização de cursos para técnicos dos diversos Graus. Até aqui tudo bem, é uma programação fornecido em tempo e saúda-se, mas neste Federação existe sempre umas…

Fica-se a saber que a partir da época 2011/2012 , apenas técnicos com o Grau 4 ou Master Coach , podem ser treinadores responsáveis, nas seguintes Provas.

PO01 – 1.ª Divisão Nacional Seniores Masculinos - 12 Clubes
PO02 – 2.ª Divisão Nacional Seniores Masculinos - 20 Clubes
PO03 - 3.ª Divisão Nacional Seniores Masculinos – 36 Clubes
PO04 - 1.ª Divisão Nacional Juniores Masculinos – 12 Clubes
PO06 - 1.ª Divisão Nacional Juvenis Masculinos – 24 Clubes
PO09 - 1.ª Divisão Nacional Seniores Femininos – 23 Clubes
( Dados actuais )

O que perfaz um total de 127 Clubes , significando que no inicio da época 2011/2012 , terão existir no mínimo 127 técnicos de Grau 4 ou Master Coach, em condições de inscrição, ou então lá teremos técnicos a inscreveram-se por várias equipas, e depois as multas do costume por não estar presente o técnico nos jogos… E aqui começa a grande barafunda e, falta de cuidado nas decisões que se tomam…

Se o numero máximo de inscrições admitidas são Master Coach ( 20 participantes ) e Grau 4 ( 25 participantes ) num total de 45 , pergunta-se será que já existem nestes dois graus 82 técnicos… Duvidamos e muito !!!

Depois temos os custos , verdadeiramente exorbitantes . Master Coach ( 1.500,00 € + 50,00 € ), Grau 4 ( 1.000,00 € + 50,00 ) , se juntarmos a estas Taxas , os custos das diversas deslocações , refeições e outras , veja os custos finais destes cursos, que na maior parte dos casos serão insuportáveis. Não haja duvidas , ser técnico no Andebol é só para quem tem dinheiro e não para quem quer ou sabe… É triste , esta filosofia da Federação… Mais será que estas verbas são para justificar a existência de uma “firma” a Form.And que continua a dar prejuízos suportados pelas verbas Federativas directamente e indirectamente do erário publico… Só assim se entendem estes custos.

E assim vai a ( não ) formação no andebol

O Reticencias

Andebol de Praia – Espinho

1.ª Etapa do Campeonato Regional de Andebol de Praia - Espinho

"Disputar-se-á nos próximos dias 3 e 4 de Julho na Praia da Baía em Espinho (em frente ao Casino) a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Andebol de Praia de Aveiro. A competição oficial disputar-se-á nos escalões de Seniores e Sub 16, no entanto, paralelamente realizar-se-ão torneios para os escalões Sub 14 e Sub 12.

Vimos por esta forma convidar todos os interessados nesta vertente da modalidade a participar ou assistir.

Para informações mais detalhadas consulte o site www.andebolaveiro.pt.vu ou o blog da Organização Local em http://www.andpraia-espinho.blogspot.com/."
(texto enviado)
Noticias

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Movimentações de Atletas – I

Normalmente , não falamos sobre os movimentos de atletas, sem termos um mínimo de credibilidade naquilo que dizemos, assim hoje iremos descrever os movimentos de atletas que são praticamente certos e naqueles em que a possibilidade de se concretizarem é quase garantida. Informa-se ainda de que apenas falaremos naquelas em que a garantia das fontes nos dê absoluta credibilidade.

Movimentos Conhecidos :

Rui Silva – Xico Andebol / Sporting
Nuno Silva – Xico Andebol / Madeira SAD
João Ferraz – Xico Andebol / Madeira SAD
Tiago Heber – AC Fafe / Xico Andebol
Daniel Costa – Ismai / Xico Andebol
Sérgio Ribeiro – Maria Balaio / Xico Andebol
Ricardo Pinto – Maria Balaio / Xico Andebol
Jorge Sousa – S. Bernardo / Águas Santas
António Areia – Belenenses / Benfica
António Campos – Belenenses / Águas Santas
Marco Sousa – S. Bernardo / Águas Santas
Eduardo Salgado – ABC / Águas Santas
Daniel Santos – S. Mamede / Madeira SAD
João Mendes – Marítimo / Madeira SAD
Dragan Jerkovic – FC Porto / Crétil ( França )
José Costa – Pilotes ( Espanha ) / Benfica

Movimentos A Confirmar :

Pedro Correia – Águas Santas / Xico Andebol
Nelson Pina – Belenenses / Benfica
Milan Vucicevic – SC Horta / Benfica
Diogo Oliveira – S. Tirso / Xico Andebol
Miguel Marinho – Maria Balaio / FC Porto
José Costa – Xico Andebol / ABC

Saídas Confirmadas com Destino Desconhecido :

Luís Nunes – Benfica
Bozidar – Benfica
Álvaro Rodrigues – FC Porto
Sérgio Martins – FC Porto
Tiago Miranda – Águas Santas
Rui Pereira – Águas Santas
André Sousa – Águas Santas
Joel Rodrigues - SC Horta
Edgar Madureira – SC Horta
Ace Jonovski – SC Horta
Eduardo Ferreira – ABC
Eduardo Gaifém – ABC
Vladimir Bolotskikh – Madeira SAD
Yuriy Kostetsky – Madeira SAD

O Administrador

terça-feira, 22 de junho de 2010

Liga dos Campeões Europeus - Masculina 2010/2011 – I

Realizou-se hoje o sorteio dos Grupos de Apuramento para a Fase de Grupos e o Sorteio dos Grupos.

O FC Porto ficou enquadrado no Grupo 2
Os jogos serão disputado dias 3/4/5-09-2010

O vencedor. ficará na Fase de Grupos enquadrado no Grupo C
Será disputado em 10 jornadas entre 22-09-10 e 06-03-2011

O Banhadas Andebol

IHF – Alteração do numero de inscritos por Jogo

A IHF, com data de 21-06-10 e efeitos imediatos, introduziu uma alteração nas Regras dos Futuros Mundiais. Assim em vez dos 14 jogadores inscritos na Lista para cada jogo a mesma passará a ser de 16 jogadores. A IHF justifica esta decisão, com a necessidade de prevenir e se possível reduzir as lesões em grandes manifestações desportivas. Esta decisão deverá ainda ser aplicada , em todas as provas Continentais de qualificação.

O Regras

Informação – Clubes – Académica da Amadora


GRANOLLERS CUP 2010

 “Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Académica da Amadora estará representada na Granollers Cup.

Nesta edição, que se inicia no próximo dia 24 de Junho e decorre até ao dia 28, o clube apresentará equipas em 4 escalões masculinos (infantis, iniciados/cadetes, juvenis e juniores), sendo a única equipa portuguesa inscrita na edição deste ano.”
( Texto Enviado )

Noticias

segunda-feira, 21 de junho de 2010

5.º Campeonato da Europa Universitário – Arbitragem -

Terminou em Nicosia ( Chipre ) o 5.º Campeonato da Europa Universitário, com uma participação extremamente positiva da representação Portuguesa.
Em Masculinos a representação portuguesa esteve a cargo da Universidade do Minho, que terminou a prova como Vice Campeã, sendo derrotada na Final pela Lyon Univ. ( 33-30 ) e ainda teve o jogador Rui Lourenço eleito como o melhor ponta direito da competição.
Em Femininos a Universidade do Porto, representou Portugal, também com uma classificação digna , obtendo o 3.º lugar.
A Ambas as formações Universitárias os nossos parabéns.

Tínhamos referido que em paralelo estava realizar-se o 8.º Curso de Candidatos a Árbitros, aberto a 7 duplas dos seguintes Países, a saber ( Informação da EHF ) , Chipre, Montenegro, Macedónia, Portugal, Eslováquia e Suiça.

Tínhamos referido a falta de informação da FPA e do seu CA, acerca da existência ou não de uma dupla portuguesa, afinal existiu mesmo , é aquilo que o povo diz “gato escondido com rabo de fora “( pois, bastava consultar as fotos inseridas no site criado para a competição), e ela esteve a cargo da Dupla de Leiria constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, esperamos que os resultados tenham sido positivos ( não está em causa o valor da dupla ), pois recordamos que esta dupla já havia frequentado o 3.º Curso que foi realizado em Portugal em Março de 2008. Apenas se lamenta que a falta de informação e de divulgação das actividades de arbitragem , sejam na nossa modalidade um culto de secretismo. Seria interessante ter conhecimento do Relatório certamente elaborado pela dupla e entregue na Federação e que todos os agentes da modalidade deveriam ter conhecimento, Pois estamos a falar de custos do erário publico.

O Formador

domingo, 20 de junho de 2010

Crónica de Fim de Semana - 34

PO25 -Taça Presidente da Republica

Disputou-se este fim de semana as 1/2 Final e Final da Taça Presidente da República, no Pavilhão Multiusos em Fafe.

A.A.S. MAMEDE VENCEDORA DA PROVA

Resultados :
1/2 Finais
Vitória FC 29 – 32 G. Sul
AA S. Mamede 32 – 28 Belenenses

Final
AA S. Mamede 27 – 23 G. Sul

O G. Sul venceu o Vitória FC, após um prolongamento já que no fim do tempo regulamentar o resultado se cifrava num empate a 24 golos, saliência para os “artilheiros” de serviço Pedro Carvalho no Vitória com 9 golos e Filipe Pinho do G. Sul com 11 golos. Na outra meia Final a nova equipa da 1.ª Divisão a A.A.S. Mamede, venceu um Belenenses que se apresentou desfalcado dos seus Juniores que se encontram em trabalhos de Selecção , num jogo equilibrado e onde ao intervalo se registava uma igualdade a 15 golos. Um facto chama a atenção neste encontro, o numero de Livres de sete metros de que beneficiou a equipa de S. Mamede ( 10 ) tendo convertido nove. Após estes resultados tivemos uma final inédita e com um vencedor inédito, em que se defrontaram duas equipas que esta época já se tinham encontrado, e confirmou-se o ditado não à duas sem três e a equipa de S. Mamede, levou novamente de vencida o G. Sul a quem já havia vencido nas duas vezes que se defrontaram na Fase Final da 2.ª Divisão , foi um jogo que apenas se desequilibrou no segundo tempo pois ao intervalo o G. Sul vencia ( 14-12 ). A A. S. Mamede fecha desta forma com “chave de ouro” a época.

PO15 – Campeonato Nacional de Infantis Masculinos
Fase Final

 AA ÁGUAS SANTAS CAMPEÃO NACIONAL

Classificação Final1.º Aguas Santas, 2.º Belenenses, 3.º Valongo do Vouga, 4.º CD Feirense, 5.º ADC Benavente e 6.º CD B. Perestrelo .

No Próximo fim de semana, terminam as seguintes competições:

PO11 – Campeonato Nacional de Juniores Femininos – disputado de 25 a 27 , em Leiria.
PO14 – Campeonato Nacional de Infantis Femininos – Disputado de 24 a 27 , em Albufeira.
PO20 – Taça de Portugal Seniores Masculinos – Disputado de 26 a 27, em Tavira.
PO23 – Taça de Portugal Seniores Femininos – Disputada de 26 a 27, em Grijó.
PO31 – Torneio de Selecções Regionais Infantis Masculinos – Disputado de 25 a 27, em Águas Santas.

De 1 a 4 de Julho – realizam-se as últimas provas do Calendário Nacional

PO37 – Encontro Nacional de Minis Masculinos – No Alto do Moinho ( A.A. Setúbal )
PO38 – Encontro Nacional de Minis Femininos – Em Alpendorada ( A.A. Porto )

O Noticias

sábado, 19 de junho de 2010

Mundial – 2011 – Suécia - Play Off – 1.ª Mão - IV

O SONHO TERMINOU
ESPANHA 33 – 25 pORTUGAL

Portugal disputou hoje a 2.ª mão do Play Off de qualificação para o Mundial de 2011 na Suécia.


Antes de entráramos propriamente dito na crónica do jogo, devemos salientar a dignidade da representação proporcionada pela Selecção , bem como o positivismo com que o Seleccionador sempre falou destes jogos, criando um ambiente que certamente deu origem ao comportamento desportivo da Selecção, nunca entrando em derrotismos fáceis. No entanto todo isto não invalida a existência de possíveis criticas. Um outro factor e importantíssimo, foi o facto da Selecção se apresentar com Publicidade no equipamento, apesar de até ao momento ser desconhecido qualquer acção ou acordo de Sponsorização, ficaremos na expectativa.

Espanha 33 – 25 Portugal

Portugal apresentou-se neste encontro, jogando de igual para igual contra uma Espanha prevenida e que não cometeu os mesmos erros do jogo da 1.ª mão. Na Selecção Nacional verificou-se a saída dos 14 de Eduardo Salgado que na primeira mão nem saiu do banco, e a entrada de Wilson Davyes e do também jovem Tiago Pereira, que substituiu o lesionado Carlos Carneiro. Nos 10 minutos iniciais ainda conseguimos equilibrar o jogo ( 5-4 ) , depois foi o avolumar do resultado chegando ao intervalo a perder ( 15-11 ) , fruto dos maus passes efectuados no ataque, e na precipitação demonstrada no momento do remate. Na defesa nunca nos entendemos com as entradas dos pontas , e com Dário Andrade em dia não, estando cerca de 8 minutos sem marcar qualquer golo. No segundo tempo o Seleccionador de Espanha manda efectuar marcação homem a homem a Cláudio Pedroso ( termina a época em grande forma ) e com o cansaço a aparecer nos nossos jogadores obrigou o Seleccionador Nacional a começar a efectuar a rotação dos atletas e as falhas técnicas começaram a surgir, dando origem a que o resultado aos 21 minutos do segundo tempo se cifrasse em 28-19, e partir daqui nada mais haveria a fazer , neste momento entra para a nossa baliza Hugo Laurentino a substituir o desamparado Hugo Figueira que apesar de ter efectuado uma boa exibição nunca chegou a estar ao nível do jogo da 1.ª mão. Neste período falhou o colectivo. David Tavares redimiu-se e efectuou uma excelente partida, cotando como o nosso melhor marcador ( 8 golos ), Inácio do Carmo também esteve bem melhor neste jogo e Cláudio pedroso continuou na rota da boa exibição do 1.º jogo. Pedro Solha que apenas jogou no segundo período não trouxe nada de novo e também não esteve bem. Na Espanha o guarda redes Sterbik e o ponta Juanin Garcia ( 11 golos ) estiveram em excelente plano e exibiram-se bem acima do demonstrado no jogo da 1.ª mão. O Estranho foi que Mats Olsson, ainda no primeiro tempo quando estivemos largo período sem marcar não tenha utilizado o Time Out. A dupla de arbitragem constituída pelos gémeos Húngaros Csaba Kekes / Pal Kekes, foi uma dupla caseira sem critério nas exclusões, por exemplo João Lopes é excluído quando o adversário estava a agarra-lhe o braço, David Tavares é outra exclusão incompressível, mas o mesmo procedimento não existia para o outro lado. Os passos nunca foram assinalados as faltas de atacante sem bola ( os espanhóis são exímios ) , nunca foram devidamente assinaladas. Em Resuma um arbitragem sem categoria.

O Noticias

Informação – Clubes – GCO

GINÁSIO CLUBE DE ODIVELAS
O I ODIFESTAND ESCOLAR 2010

Como o próprio nome indica consiste numa festa do Andebol, onde os mais novos para além de jogarem Andebol irão poder experimentar várias outras actividades nomeadamente Jogos Tradicionais, Jogos Pré-Desportivos e Jogos de Cooperação. Esta iniciativa irá contar, para além dos nossos atletas dos escalões de Bambis, Minis e Infantis, com a presença de alunos de algumas escolas/entidades convidadas:

- Escola EB1 Barbosa du Bocage (Póvoa Stº Adrião);
- Instituto Português de Pedagogia Infantil (Póvoa Stº Adrião);
- Escola EB2/3 Avelar Brotero (Odivelas);
- ATL "Esconderijo Sabichão" (São Marcos).

Paralelamente a esta iniciativa o GCO tem o prazer em anunciar também a realização de um jogo de exibição entre a nossa equipa de Seniores e uma equipa constituída por atletas que fazem parte do top do Andebol em Portugal. Esta equipa AllStar é constituída pelos seguintes atletas convidados: João Pais (Ponta Esquerda - SL Benfica), João Ferreirinho (Guarda Redes - SL Benfica), Filipe Mota (Central - FC Porto), Wilson Davyes (Lateral-Esquerdo - FC Porto), Hugo Carvalho (Central - GF Empregados do Comércio), Pedro Costa (Lateral Esquerdo - B. Bailen, Espanha), Welsau Bungué (Lateral Esquerdo - B. Bailen, Espanha). De referir também que os atletas Filipe Mota, Hugo Carvalho e Pedro Costa fazem desta forma o regresso à casa-mãe, visto que fizeram grande parte da sua formação como andebolistas no nosso clube, tendo alcançado durante os anos que representaram o GCO uma enorme lista de títulos, quer regionais, quer nacionais, bem como inúmeras chamadas às Selecções Nacionais. O início desta partida está então marcado para as 19h. De referir também a realização de uma sessão de autógrafos a partir das 18h.

Com todos estes condimentos reunidos num só dia é impossível, no próximo dia 20 Junho, faltar a esta grande festa do Andebol!!
( texto enviado )
Noticias

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Arbitragem e o CA …

Agora que a época está prestes a findar, levantamos algumas questões, estivemos grande parte do tempo em silêncio , para não sermos acusados de destabilizadores e maldizentes, mas algumas interrogações se nos levantam e merecem os nossos comentários e até as nossas reticências…

Em tempo a FAP e o seu CA, fizeram sair uma brochura, em que se pretendia cativar pessoas para a arbitragem sob a sigla “Ser árbitro uma Carreira” , reforçado pelo documento apresentado às Associações em 03-02-10, e que apresentamos a seguir:
Não entendemos como se pode “falar” em “ reconhecimento pessoal e financeiro” , esta frase é falaciosa, pois só em si engloba pressupostos que nunca são cumpridos, e quando o são, especialmente os financeiros , levam meses de atraso , tal como se passa actualmente, “ será que é para todos ???” Os benefícios financeiros , serão os investimentos a serem liquidados com meses de atraso ??? Serão os valores pagos para uma refeição , que na realidade são ridículos !!! E quanto ao reconhecimento pessoal nem se fala, porque ele não existe pura e simplesmente !!!

Fala-se numa carreira Internacional, mas esquecem-se de dizer , quais são os critérios que o CA e a FAP aplicam!!! Por exemplo até que idade !!! Quantas duplas portuguesas têm possibilidade de lá chegar !!! E quantos a EHF e a IHF, aceitam…O que são os Jovens árbitros !!! Será que o reconhecimento pessoal é a forma desabrida, como são tratados alguns dos quadros ???

O que é a possibilidade de trabalhar com grandes equipas e em grandes competições , será que os árbitros vão passar a treinar com os clubes ??? Será todos vão ter igualdade de oportunidades ???

Depois nós colocamos ainda as seguintes questões:

Porque será que os Processos Disciplinares instaurados a alguns árbitros esta época, não têm as suas conclusões divulgadas, tal como se divulga semanalmente as sanções aplicadas a todos os agentes da modalidade.

Será, que é a dirigir 5 ou mais jogos ao fim de semana, que se vai cativar alguém para a arbitragem… Por via deste facto e de outros, quantos vão abandonar a actividade…

Este tema daria para um texto muito extenso, assim, ficamos por aqui, levantando apenas uma questão. Qual o orçamento para as arbitragens e qual o Orçamento para os Delegados aos jogos…

O Reticências

Informação – Clubes - Diversos

SALGUEIROS
Noticias

quinta-feira, 17 de junho de 2010

5.º Campeonato da Europa Universitário - Arbitragem

Esta a disputar-se em Nicosia ( Chipre ) o 5.º Campeonato da Europa Universitário, que começou em 13 e termina no dia 20-06-2010, e em que participam em Masculinos a Universidade do Minho e Femininos a Universidade do Porto.
Até ao momento os resultados conhecidos são:

Femininos :
Grupo B
Univ. Porto 27 – 42 Belarussian Nat.Tec.Uni.
Univ. Nurnberg 19 – 31 Univ. Porto

Masculinos :
Grupo B
Univ.Minho 46 – 19 Univ. Groningen
Eur. Univ. Cyprus 30 – 31 Univ. Minho

Mas o mais curioso desta noticia, é que em simultâneo com o torneio realiza-se o 8.º Curso de Candidatos a Árbitros, aberto a 7 duplas dos seguintes Países, a saber ( Informação da EHF ) , Chipre, Montenegro, Macedónia, Portugal, Eslováquia e Suiça.

Repararam Portugal, tem o seu nome na lista, mas não existe qualquer informação, no Portal da FAP, informando se Portugal está efectivamente representado e por quem!!! É o secretismo total, porquê será? Continua-se a navegar em águas turvas e no obscurantismo total na Arbitragem Nacional!!! Lamentável .

O Formador

Divulgação – Fafe Final de Infantis Masculinos

Disputa de 17 a 20-06-10 em Benavente
FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE INFANTIS MASCULINOS
Noticias

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PO23 – Taça de Portugal Seniores Femininos – 1/2 Final - Sorteio

Realizou-se o sorteio das 1/2 Final da Taça de Portugal Seniores Femininos.

1/2 Final
Dia 26-06-10
Santa Isabel – Madeira SAD
CS Madeira – João Barros
Final
Dia 27-06-10

As meias final, proporcionaram um jogo que em principio será muito mais equilibrado, estamos a referir-nos ao CS madeira/João Barros, a outro jogo em principio, não nos trará grandes surpresas, no entanto na nossa opinião teremos provavelmente uma Final Madeira SAD/João Barros.

Estranho a 10 dias da realização dos jogos ainda não há nem local dos jogos, nem horário definido é pena .

O Noticias